sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Gilmar Mendes concede prisão domiciliar a Fabrício Queiroz e mulher

Ministro do STF tomou decisão um dia após ministro Félix Fischer, do STJ, determinar que casal fosse para a cadeia. Queiroz e Márcia Aguiar cumprem domiciliar desde o começo de julho.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta sexta-feira (14) um habeas corpus para restaurar a prisão domiciliar de Fabrício Queiroz e da mulher, Márcia Aguiar.

Os dois são investigados pelo Ministério Público do Rio por suposta participação no esquema de rachadinha no gabinete do então deputado estadual e atual senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

A decisão de Mendes atende a um pedido da defesa de Queiroz e ocorre um dia após o ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça, revogar a prisão domiciliar concedida ao casal.

Na decisão, Mendes cita que, diante de um quadro de pandemia e do frágil estado de saúde de Queiroz, a prisão domiciliar "se impõe".

“No caso em análise, considerando a fragilidade da saúde do paciente, que foi submetido, recentemente, a duas cirurgias em decorrência de neoplasia maligna e de obstrução de colo vesical, entendo que a substituição da prisão preventiva pela prisão domiciliar é medida que se impõe”.

Petrolândia: Portal Cidadão, com serviços de emissão de RG e Junta Militar, passa a funcionar no espaço desativado da "Internet Cidadão"


Petrolândia Digital/Internet Cidadão, em 2012 (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

Há mais de 10 anos, Petrolândia contou, durante algum tempo, com uma lan house gratuita para a população, mantida pela Prefeitura de Petrolândia em uma das salas da Praça dos Três Poderes. À época, os smartphones ainda eram muito caros, mas a inclusão digital já era uma urgência. Os usuários podiam navegar na Internet, durante período pré-determinado, e imprimir gratuitamente documentos. Após alguns anos, com o equipamento sucateado, o espaço foi desativado. Até esta sexta-feira (14/08), quando foi reaberta a sala com o nome de Portal Cidadão, conforme divulgação feita nas redes sociais da Prefeitura de Petrolândia.

O espaço, localizado na Avenida dos Três Poderes, com entrada em frente à Atenize, oferece emissão da Carteira de Identidade (RG) e da Junta Militar, que funcionavam na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar, ao lado da sede da Guarda Municipal.

No centro comercial da cidade, próximo aos meios de transporte e serviços bancários, de correspondentes e lotéricos, será menos penoso aos cidadãos fazer o pagamento de taxas de emissão de segunda via de identidade e retornar ao posto de atendimento, por exemplo.

De acordo com Danielle, responsável pelo atendimento da emissão de RGs, está sendo estudado o atendimento dos usuários por agendamento prévio. Por enquanto, portanto, segue o modelo atual de distribuição de fichas.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Casal de idosos morre de coronavírus no mesmo dia após 56 anos juntos, em Palmas-TO


Francisco morreu durante a madrugada e Eda no começo da tarde. Os dois estavam internados na UTI, em Palmas, capital do Tocantins (Foto: Arquivo pessoal)

O casal Francisco Paulo de Souza, de 79 anos e Eda Mary Jordão de Souza, de 76 se despediu quase ao mesmo tempo nesta sexta-feira (14) após 56 anos juntos. Os dois estavam internados na UTI de um hospital particular em Palmas, em leitos lado a lado, com o novo coronavírus. Ele morreu durante a madrugada e ela algumas horas depois, no começo da tarde.

Os dois estão entre os 500 tocantinenses que perderam a batalha contra a doença. Para quem conheceu os dois, a lição que fica é do amor eterno.

"Quando ele faleceu, uma das características que o pessoal mais salientava era sua receptividade. O abraço, o afeto que ele tinha para com todos que vinham na igreja", diz o pastor Danilo Alves, da igreja em que Francisco Paulo era diácono.

Os dois morreram no dia em que o Tocantins chegou a marca de 500 mortes pelo novo coronavírus. Atualmente o estado está com 35.403 casos confirmados da doença desde o começo da pandemia. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 21.896 pacientes estão recuperados e 13.007 ainda estão em acompanhamento e isolamento.

G1 TO

Defensoria Pública anuncia força-tarefa para revisar sentenças de vara criminal em que juíza citou raça ao condenar réu negro no Paraná



A Defensoria Pública do Estado do Paraná anunciou a convocação de uma força-tarefa para revisar sentenças proferidas pela 1ª Vara Criminal de Curitiba, onde atua a juíza Inês Marchalek Zarpelon, que mencionou a raça de um réu negro em uma condenação.

A informação foi repassada pela defensoria, ao final de uma nota, de quarta-feira (12), em que afirma que afirma "estarrecimento e inconformismo com o teor da sentença" proferida pela juíza.

Em um trecho da sentença, proferida em 19 de junho, a magistrada disse que "seguramente integrante do grupo criminoso, em razão da sua raça, agia de forma extremamente discreta os delitos e o seu comportamento, juntamente com os demais, causavam o desassossego e a desesperança da população, pelo que deve ser valorada negativamente (sic)".

Após a repercussão do caso, Inês Zarpelon pediu "sinceras desculpas" e afirmou que a frase foi retirada de contexto. Veja o que disse a magistrada, em nota.

Nesta sexta-feira (14), após o anúncio da revisão das sentenças, a juíza destacou: "Eu só gostaria de dizer que fico feliz com a realização da força tarefa. Que não gostaria que pairem dúvidas sobre minha lisura".

Aulas remotas no IFPE começam a partir desta segunda-feira (17)


Os campi do Instituto retornarão, de forma gradativa, suas atividades de ensino

A partir desta segunda-feira (17), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) dará início à retomada progressiva das atividades de ensino do calendário letivo de 2020. Inicialmente, o ensino retornará de forma remota, com ou sem uso de tecnologias digitais, para todos os 22.918 estudantes dos cursos ofertados pelo Instituto (cursos técnicos subsequentes e integrados; de graduação - tecnólogos, bacharelados e licenciaturas - e de pós-graduação). Todas as medidas desse retorno foram tomadas pensando no bem-estar e na saúde dos estudantes e de toda a comunidade acadêmica.

Nos Campi Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Ipojuca, Igarassu, Olinda, Pesqueira, Palmares e Vitória de Santo Antão as atividades começam na segunda-feira (17). Já nos polos de Educação a Distância (EaD), esse início será na quarta-feira (19); no Campus Paulista, no dia 24 de agosto; e nos Campi Belo Jardim, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes e Recife, no dia 31 do mesmo mês. Na maior parte dos campi, as aulas remotas ocorrerão de segunda a sexta, de acordo com os horários estabelecidos por cada unidade. Em algumas dessas unidades também serão realizadas atividades aos sábados.

Anvisa contraria Bolsonaro e nega “acesso fácil” a cloroquina e ivermectina


Pela resolução em vigor, o paciente é obrigado a apresentar as duas vias da receita médica, devendo a primeira ficar retida na farmácia

Um dia após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciar que vai facilitar o acesso a hidroxicloroquina e ivermectina, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reiterou, nesta sexta-feira (14/8), que não houve alteração na regra de compra dos medicamentos e que ainda é preciso apresentar receita dupla nas farmácias e drogarias. Mesmo sem eficácia comprovada para o novo coronavírus, os remédios são defendidos pelo presidente no tratamento da doença.

Nessa quinta-feira (13/8), Bolsonaro afirmou que, a partir de agora, seria preciso apresentar apenas receita médica simples para fazer a compra, não sendo mais necessária a retenção da via no local. “O presidente da Anvisa acabou de confirmar a informação sobre a hidroxicloroquina e a ivermectina. Você já pode comprar com uma receita simples, caso o seu médico recomende para você, obviamente”, disse durante transmissão semanal que faz em suas redes sociais.

Feira Agroecológica de Surubim recebe apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário


Feira Agroecológica de Surubim (Foto: Alian Aragão/PMS)

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) segue desenvolvendo ações em apoio às feiras orgânicas de Pernambuco. Nessa quarta-feira (12) foram entregues pela Secretaria 100 galeias (caixas vazadas para transporte de alimentos) à Feira Agroecológica de Surubim, no Agreste Setentrional do Estado. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas no âmbito do Circuito Pernambuco Orgânico, que tem o objetivo de fortalecer a rede de feiras orgânicas do Estado. Além das galeias, foram entregues pela Agroflor as declarações de registro na Organização de Controle Social (OCS) de quatro agricultores da feira: Silvana Santana, Adriano Santana, Joelma Pereira e Ednaldo de Souza. A vinculação a uma OCS permite aos agricultores e agricultoras serem reconhecidos como produtores orgânicos.

Contando com apoio da Prefeitura Municipal, Governo de Pernambuco, Banco do Nordeste e das ONGs Agroflor e Centro Sabiá, a Feira Agroecológica de Surubim possui atualmente um ano de atividades e contempla agricultores das cidades de Bom Jardim, João Alfredo, Cumaru, Vertente do Lério, além de Surubim. “O apoio à agroecologia e às feiras orgânicas é um compromisso do Governo do Estado e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário com o fortalecimento da agricultura familiar”, destacou o gerente de Processos Agroecológicos da SDA, Mailson Pedro Rodrigues, que representou o secretário Dilson Peixoto no evento.

Ministério da Saúde aprova novas tecnologias para combate à tuberculose no SUS



O Ministério da Saúde aprovou novas tecnologias a serem incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento de tuberculose: dois novos medicamentos e uma técnica de diagnóstico.

A definição foi tomada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS em reunião nos dias 5 e 6 de agosto. Os dois medicamentos admitidos para os tratamentos foram a delamanida e a bedaquilina.

Eles podem ser utilizados em situações em que pacientes apresentam resistência aos remédios empregados no método tradicional. No caso da delamanida, a Organização Mundial da Saúde indica que ela seja ministrada somente quando as demais alternativas não funcionaram.

Paulo Câmara destaca que momento da pandemia pede reforço nas ações de prevenção


Os números da pandemia da Covid-19 permanecem em queda em Pernambuco desde o último mês de maio. Apesar disso, o governador Paulo Câmara avalia que não é o momento de as pessoas relaxarem nas medidas de prevenção. O uso da máscara, a higienização constante das mãos e o respeito ao distanciamento social devem continuar sendo prioridade.

“Não dá para relaxar diante de um inimigo desconhecido, que pode ser fatal. Baixar a guarda é reabrir as portas para o vírus. Os fatos comprovam: seguir ou não as orientações pode ser questão de vida ou morte. É necessário entender esta nova realidade, nunca negá-la. Novos hábitos se tornaram obrigatórios: usar a máscara, manter as mãos limpas, respeitar o distanciamento social. Todos nós sabemos o que precisa ser feito”, afirmou o governador.

Nesta sexta-feira (14.08), a Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais 1.567 casos da Covid-19 e 27 óbitos provocados pela doença em Pernambuco. Agora, o Estado contabiliza 7.111 mortes em decorrência do coronavírus e 110.409 pessoas contaminadas.

Por Assessoria de Comunicação do Governo de Pernambuco

Petrolândia/Tacaratu: Hoje é o Dia do Cardiologista; Parabéns ao médico Dr. Amilton Viana


Hoje é o Dia do Cardiologista, e os parabéns vai para o médico Dr. Amilton Viana, Cardiologista, Clínico Geral e Médico do Trabalho.

Os desejos de nós que fazemos o Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia é que a data hoje seja cada vez mais lembrada e respeitada por todos. Parabéns ao Dr. Amilton Viana, e aos demais Cardiologista de Petrolândia e região.

Dia do Cardiologista. Cuidar do coração faz bem!

É no dia 14 de Agosto que comemoramos o dia do cardiologista, profissional da especialidade médica que atua no diagnóstico e tratamento de doenças e disfunções do nosso sistema cardiovascular.

O cardiologista pode atuar no diagnóstico das doenças, na realização de exames físicos e clínicos e na interpretação de exames cardíacos como eletrocardiograma, ecocardiograma e exames relacionados a doenças do coração.

Devemos aproveitar essa data para darmos maior atenção à saúde e assim evitarmos problemas cardiovasculares. Alguns cuidados são básicos, mas fundamentais, como: uma boa alimentação rica em frutas e verduras, a prática de exercícios físicos sempre com orientação de um profissional, dormir em torno de 8 horas por noite, e claro, consultas e exames regulares para estar sempre em dia com o seu corpo.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Lista dos prefeitos e gestores públicos de Pernambuco que tiveram contas julgadas irregulares nos últimos oito anos é entregue ao TRE; veja nomes e municípios

A divulgação dos nomes vai ajudar o TRE-PE a definir os candidatos que ficarão inelegíveis nas próximas eleições, com base na Lei da Ficha Limpa. O documento também tem o propósito de orientar o cidadão na escolha dos seus candidatos no momento do voto.

Os conselheiros Dirceu Rodolfo de Melo Júnior e Ranilson Ramos, presidente e vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, estiveram nesta sexta-feira (14) com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Frederico Neves, para fazer a entrega da lista dos prefeitos e gestores públicos que tiveram contas julgadas irregulares pelo TCE, nos últimos oito anos. Os processos têm trânsito em julgado, ou seja, não cabe mais a possibilidade de recurso junto ao Tribunal.A lista traz o nome de 1.146 prefeitos e gestores e um total de 1.148 contas julgadas irregulares. O encaminhamento ao TRE-PE atende à Lei Federal nº 9.504/97, que determina aos Tribunais de Contas, nos anos em que se realizarem as eleições, o envio à Justiça Eleitoral dessas informações.

A divulgação dos nomes vai ajudar o TRE-PE a definir os candidatos que ficarão inelegíveis nas próximas eleições, com base na Lei da Ficha Limpa. Importante destacar que a inclusão do nome na lista não significa, desde já, que o gestor não estará apto a concorrer ao pleito. Essa decisão é de competência da justiça eleitoral, levando em conta os critérios da lei da Ficha Limpa.

O documento também tem o propósito de orientar o cidadão na escolha dos seus candidatos no momento do voto.

“Isso é muito importante para a sociedade civil e para a cidadania, pois demonstra que esses gestores não tiveram um bom desempenho, uma vez que suas contas foram rejeitadas por irregularidade insanável”, afirmou o presidente do TCE, conselheiro Dirceu Rodolfo. “A lista responde de forma muito clara se aquele determinado candidato foi um bom gestor, como prefeito, ou como administrador de algum órgão público”, disse ele.

“Não há dúvidas de que o compartilhamento de informações é o melhor caminho para um controle efetivo do gasto do dinheiro público”, afirmou o conselheiro Ranilson Ramos. “Essa conjugação de esforços entre as instituições, com o TCE cuidando do controle externo e o TRE se responsabilizando pela inelegibilidade dos candidatos, resultará em mais segurança para o cidadão, na hora de escolher aqueles que vão administrar seus municípios”, disse o vice-presidente do TCE.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral também destacou a importância da lista entregue pelo TCE. “O gestor público que observa as leis, cumpre com sua obrigação. Aquele que todavia não cumpre a legislação, haverá de responder pelas consequências de seus atos”, disse ele.

Segundo o desembargador, a lista será analisada pelos juízes eleitorais, que vão decidir pela inelegibilidade ou dos candidatos. “A partir do momento em que os candidatos indicados pelos partidos formalizarem o pedido de registro de candidaturas, o poder judiciário eleitoral estará preparado para apreciar os casos concretos e dizer se há condição de inelegibilidade de alguns deles”, disse o desembargador.

Quem tiver interesse em consultar os dados e os detalhes dos processos que levaram ao julgamento pela irregularidade das contas pode acessar o site do Tribunal de Contas.

A partir da segunda quinzena de setembro, o TCE vai disponibilizar, também em seu site, informações detalhadas dos processos que constam na lista entregue à justiça eleitoral. A ferramenta vai possibilitar ao público consultar, entre outras, as irregularidades que levaram o Tribunal de Contas a decidir pela rejeição das contas dos 1.146 gestores citados no documento.

>> Para ter acesso à lista, acesse aqui.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco

Consórcio Nordeste estuda acordo com a Rússia para compra de vacina contra a Covid-19

Cientista durante a pesquisa por uma vacina contra a Covid-19 em São Petesburgo, na Rússia, em 11 de junho de 2020 — Foto: Anton Vaganov/File Photo/Reuters

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) afirmou em coletiva realizada nesta sexta-feira (14), que os estados do Nordeste, por meio do Consórcio Nordeste, estão em contato com o governo da Rússia para um possível acordo de uso da vacina contra a Covid-19, anunciada esta semana pelo governo russo.

O protocolo de adesão ainda está em fase preliminar. Flávio Dino explicou que o governador da Bahia, Rui Costa, está em nome dos nove estados, realizando as negociações junto com empresas e as autoridades russas para garantir acesso à vacina.

"O governador do estado da Bahia, onde se situa o Consórcio Nordeste, está em nome dos nove estados do Nordeste tratando com empresas e com o Governo Russo um protocolo que nos garanta o acesso a este momento de experimento. E se Deus nos proteger por este caminho ou por qualquer outro, nos termos uma diálogo visando um futuro no abastecimento do nosso estado no que se refere a uma possível vacina que seja produzida naquele país ou qualquer outro. Neste caso, foi a Rússia que anunciou ter descoberto a vacina", disse.

A eficácia da vacina russa tem sido questionada pela comunidade científica internacional. O site oficial sobre a pesquisa afirma que, no dia 1° de agosto, os testes de fase 1 e 2 foram concluídos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que sejam realizadas três etapas de testes.

Nesta semana, o Paraná assinou um documento para o desenvolvimento da vacina russa contra o coronavírus no país. A assinatura do termo foi realizada por videoconferência com representantes do governo do Pará, Ministério da Saúde e embaixada da Rússia.

Registro internacional

A Rússia foi o primeiro país a aprovar uma vacina contra a Covid-19, menos de dois meses depois do início dos testes clínicos. O anúncio foi feito pelo presidente russo, Vladmir Putin, na terça-feira (11).

A vacina russa se chamará Sputnik V, em alusão à corrida espacial da Guerra Fria entre União Soviética e Estados Unidos. O Sputnik I foi o primeiro satélite a orbitar a Terra, lançado pelos soviéticos em 1957.

A vacina ainda não concluiu os testes em estágio avançado e por isso, tem sido alvo de desconfiança por parte de cientistas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a Rússia "não precisa de sua aprovação" para registrar a vacina, e que precisará ter acesso aos dados da pesquisa para avaliar a eficácia e segurança de imunização.

Desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, em Moscou, os testes clínicos iniciais da vacina russa começaram em humanos há menos de dois meses, em 17 de junho. Apenas 38 pessoas foram testadas e as pesquisas dos estudos não foram publicados pelas autoridades russas.

A terceira fase de testes começou na quarta-feira (12). Mais de 2 mil pessoas na Rússia, em países do Oriente Médio (Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita) e da América Latina (Brasil e México), receberam a dose da Sputnik V.

Por Rafaelle Fróes, G1 MA — São Luís, MA

Petrolândia: Prefeita Jane faz entrega simbólica da carteira de identidade funcional da Guarda Civil Municipal

Entrega simbólica da carteira de identidade funcional da Guarda Civil Municipal de Petrolândia confeccionada pelo município em papel moeda e com requisitos de segurança.

A entrega foi realizada pela prefeita Jane ao Comandante da GCM, Marcelo Farias, no intuito de valorizar a categoria, já que eles agora poderão se identificar devidamente como Guardas Municipais.

Uma demanda antiga e muito importante para os guardas que ficaram muito felizes com a iniciativa!

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Filho de Bolsonaro, Jair Renan é diagnosticado com covid-19

 (foto: EVARISTO SÁ/AFP)

O filho do presidente Jair Bolsonaro, Jair Renan, conhecido como número “04”, foi diagnosticado com a covid-19. A informação é da coluna de Bela Megale, do jornal O Globo. Segundo ela, Renan apresenta sintomas leves, como perda de olfato.

O Correio procurou o Planalto para obter informações oficiais sobre o estado de saúde do rapaz, mas até a publicação da reportagem não obteve retorno. No final de abril, Renan publicou nas redes sociais um vídeo no qual aparecia fazendo piadas e dizendo que a pandemia do novo coronavírus é "história da mídia" e que não passa de uma "gripezinha".

As declarações ocorreram enquanto Renan participava de uma transmissão de vídeo games online e remetem à frases já ditas pelo pai e parafraseiam falas de um show em que o cantor Leonardo diz: “Prefiro morrer transando que tossindo”.

Na ocasião, Jair Renan contou que estava com coriza, o que levou internautas que interagiam com ele a questionar se ele estava com coronavírus. “Não, essa gripe não chega até mim, não. Meu histórico de atleta", respondeu.

Em seguida, ele ironizou o isolamento social: "Vamos pra rua na pandemia, tá ok? Pô, que pandemia, malandro? Isso é história da mídia aí pra trancar você dentro de casa, achar que o mundo tá acabando. Pô, é só uma gripezinha, irmão, toma no c... . Peguei, passou. Prefiro morrer tossindo que morrer transando... Quer dizer, prefiro morrer transando que tossindo”, corrigiu, rindo. "Foi mal, foi mal, tá tarde já. Eu prefiro morrer transando do que tossindo, rapaziada", completou.

Outros casos de coronavírus na família

Na família Bolsonaro, também testaram positivo para a doença o presidente Jair Bolsonaro, a primeira-dama, Michelle, e a esposa do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Heloísa Bolsonaro.

Por Correio Braziliense

Brasileira de 15 anos é morta por colega de escola na Holanda


Alice Albuquerque, 15 anos, foi morta a facadas em Rotterdam, na Holanda, por volta das 20h15, horário local, na quinta-feira, 12.

Segundo a imprensa holandesa, uma amiga da jovem, de 16 anos, a mãe e a irmã foram detidas pelas autoridades do país para averiguações. Cento e cinquenta policiais trabalham nas investigações do caso.

De acordo com testemunhas, ela, que nasceu em Manaus e morava há seis anos com a mãe na Europa, recebeu uma mensagem para ir ao apartamento da jovem, que era colega de classe, para se reconciliar, após uma briga um dia antes do assassinato. Chegando lá, Alice sofreu facadas no pescoço dadas por ela. Uma ambulância foi chamada, mas Alice não resistiu aos ferimentos.

Guto Albuquerque, primo de Alice e digital influencer, usou sua conta nas redes sociais para pedir justiça por sua família. "Uma perda, uma vida cheia de vida, cheia de sonho, cheia de objetivos. Tantas coisas na vida para construir. Tantos sonhos, uma flor de menina. Uma vida destruída. Só queremos justiça. Quinze anos de primavera. Minha menina lida, vou te amar para vida toda, minha Alice".

Via G1

Petrolândia agora tem Casa dos Parafusos para atender profissionais de diversas áreas





Mesmo em tempos de pandemia causada pelo novo coronavírus, petrolandenses continuam apostando no comércio do município para empreender e conquistar seu espaço.

Para atender profissionais das mais diversas áreas, como serralheiros, marceneiros e mecânicos, a Casa dos Parafusos já está funcionando em Petrolândia.
O estabelecimento trabalha com a linha completa de Parafusos, ferramentas, aviamentos pérola, etc.

A Casa dos Parafusos em Petrolândia está localizada na Rua 15 de Novembro, de frente para Dêta Agricultura, próximo as lojas Gran Fina e Ótica da Família.

Contato: 87 - 9. 9966-8370.

Casa dos Parafusos - Organização: Terezinha Lisboa

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Boletim desta sexta [14/08]: Pernambuco registra 1.567 novos casos e 27 óbitos por Covid-19


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta sexta-feira (14.08), 1.567 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, apenas 111 (7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Todos os outros 1.456 (93%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que já estavam curados, ou na fase final da doença. Agora, Pernambuco totaliza 110.409 casos já confirmados, sendo 24.627 graves e 85.782 leves.

Também foram confirmados 27 óbitos, ocorridos desde o dia 14 de maio. Do total de mortes do informe de hoje, 7 (26%) ocorreram nos últimos três dias, sendo nenhuma morte registrada no dia de ontem (quinta, 13/08), 6 mortes em 12/08 e 1 em 11/08. Os outros 20 óbitos (74%) ocorrem entre os dias 14/05 e 10/08. Com isso, o Estado totaliza 7.111 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Por Diário de Pernambuco

Estudo confirma eficácia da Coronavac na fase 2 dos testes clínicos



A vacina Coronavac se mostrou eficaz e segura, segundo estudo publicado nesta semana pela farmacêutica chinesa Sinovac Life Science. O trabalho analisou o comportamento de 600 voluntários vacinados na China durante a fase 2 dos testes clínicos. A vacina é desenvolvida pela Sinovac Life Science em parceria com o Instituto Butantan.

De acordo com o coordenador dos ensaios clínicos da vacina Coronavac e diretor médico de Pesquisa Clínica do Instituto Butantan, Ricardo Palacios, o produto é muito promissor e eficaz. “Os estudos feitos até agora, na China, demonstraram que mais de 90% dos voluntários que receberam as vacinas tiveram anticorpos capazes de neutralizar o coronavírus, isso é um diferencial”, afirmou.

Segundo Palácios, os testes mostraram que entre duas e quatro semanas a pessoa está imunizada. “Duas semanas após a segunda dose as pessoas têm níveis de anticorpos capazes de neutralizar o vírus da covid-19”, afirmou Palácios, em entrevista à Agência Brasil.

Dirigente anuncia saída de Rafinha do Flamengo e diz que clube está no mercado em busca de reposição

Rafinha durante o treino de quinta-feira, no CT do Goiás — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, confirmou a saída de Rafinha do clube. O lateral aceitou uma proposta do Olympiacos, da Grécia, apesar dos esforços da diretoria rubro-negra em tentar reverter a situação.

- O Rafinha, a partir das 15h30, quando o Flamengo decola para Curitiba, está desligado do futebol profissional do Flamengo, a pedido dele.

Braz explicou a situação da saída de Rafinha e afirmou que o lateral entendeu que a proposta era muito boa para sua carreira. Ele ressaltou que o jogador impôs uma cláusula em seu contrato quando veio para o Flamengo, que permitia a liberação sem custos para o futebol europeu em caso de oferta. Por outro lado, o dirigente lembrou que o clube também não gastou na contratação. Rafinha não receberá o restante de luvas a que tinha direito no contrato com o Flamengo.

Marcos Braz, VP de futebol do Flamengo, durante entrevista coletiva — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

- O Rafinha recebeu uma proposta de um time grego. Já comunicou à gente que vai aceitar a proposta. O Flamengo lamenta, não gostaria de perder o atleta. Estou muito à vontade para falar dele. Custou bastante tempo para colocar na cabeça dele que poderia fazer um grande trabalho na América do Sul. Isso foi feito. Os resultados não são questionáveis.

- É um jogador de 35 anos e recebeu uma proposta para que ficasse dois anos, até os 37, jogando em alta performance. O atleta entendeu que deveria sair e nos comunicou. O Flamengo tentou entender como seria a proposta. São números que são grandes, e ele fez a opção por querer o novo contrato. Existia uma cláusula que, se ele quisesse voltar para a Europa, poderia quando quisesse. As pessoas têm que entender que quando o Flamengo foi buscar o Rafinha, foi buscar um jogador do Bayern de Munique, que estava há 14 anos na Alemanha. Tivemos que convencê-lo a mudar de vida. Foi maravilhoso enquanto durou. A cláusula foi imposta por ele. Se não tivesse este ponto, lá atrás ele não viria por questão de segurança - explicou Braz.

O dirigente afirmou também que o Flamengo está no mercado em busca de uma reposição. Por enquanto, a ideia é promover o jovem Matheuzinho, do sub-20, a partir da próxima semana.

- A partir desta decisão do Rafinha, começamos o processo efetivo de uma contratação para a posição. Eu não vou falar de nomes de jogadores porque atrapalha até a possível negociação com qualquer jogador que podemos ter. Se o jogador tiver contrato, a janela internacional vai de outubro a novembro. Mas se não tiver contrato, ele já pode vir. A reposição do Rafinha evidentemente é difícil. Longe de ser confortável repôr, mas será reposto. Eu acho que tem grandes laterais. Mas não é só a parte técnica a análise. É saber se é possível trazer estes laterais que identificarmos. Eles se comprometem com os dirigentes, com os elencos. Não é fácil, mas é dever nosso achar.

Veja outros tópicos da coletiva:

Jogadores fora de forma?

- Essa situação em relação ao peso é de se estranhar. O departamento médico e de fisiologia do Flamengo é reconhecido internacionalmente. O Dr. Tannure e sua equipe toda hora são perguntados sobre metodologia. A grande imprensa e a mídia alternativa a toda hora fazem matérias exaltando e elogiando este departamento e de uma hora para outra tem problema com peso. Quando Jesus chegou, falaram que tinha muito treinamento e os jogadores estavam se quebrando. Agora, que encontrou jogador fora do peso. Temos um elenco maravilhoso, profissional e responsável.

Os atletas são inquestionáveis neste ponto. Várias partidas que o Flamengo virou no final, inclusive nosso maior título. Eu confio nos atletas e nos profissionais da área. Eu conferi os dados. E não correspondem a falta de comprometimento. É um ano atípico, em que o ápice da parte física não deve mesmo ser agora.

Por que não contratou um lateral no início do ano?

- Conhecíamos esta cláusula e procuramos a possibilidade de fortalecer o nosso elenco com outro jogador para a posição. Não conseguimos e não contrataríamos por contratar. Depois veio a pandemia, que paralisou desde março. Já expliquei por que não tivemos ênfase no mercado. Quanto ao João Lucas, quem tem que saber se ele está dentro do processo ou não é o técnico que chegou.

Resultados de Domènec

- O Jorge Jesus, quando chegou, teve de 15 a 20 dias para trabalhar, e o atual técnico teve cinco. Confiamos no profissional que contratamos e nos que chegaram com ele. Os resultados não são os esperados por todos, mas confiamos no trabalho do treinador. Temos que entender que tem um tempo para isso ser maturado.

Alterações de Domènec na equipe

- Eu não posso chegar e analisar o trabalho dele com sete dias úteis de trabalho. Foi opção dele essa parte tática. Ele, como todos os profissionais, viu o que se passou lá. Ele tem toda a liberdade e segurança da torcida para que sigamos com ele, com resultado melhor e com êxito. Não teve conversa com ele após o jogo. O que houve foi uma conversa, pedida pelo treinador. Ele pediu para os jogadores para ter uma conversa para falar de todas as questões que serão impostas no trabalho. Diferente do que saiu na imprensa, quem pediu a reunião foi o Domènec.

Renovação de Diego Alves

- No dia 14 de março o Flamengo parou de jogar e veio a pandemia. O Flamengo teve que se posicionar em situações da parte financeira. Muitas incertezas. Empresas patrocinadoras que tinham questões a se dirimir. O Flamengo se posicionou na parte financeira estrutural. Funcionários tiveram redução de salário, jogadores também. Não nos sentíamos a vontade de fazer nenhuma contratação ou renovação.


Diego Alves, quando a diretoria atual chegou, estava três meses afastado. Tinha goleiro vindo do México que estava aqui e teve que pegar a ponte aérea para São Paulo. O Flamengo não vai fazer loucura. Ninguém quer mais o Diego Alves que eu aqui. Diego Ribas conversamos também, já entendeu. Está tudo tranquilo. O que não está tranquilo são os resultados. Respeito a posição da torcida e dos jornalistas, mas fazemos um trabalho tranquilo.

Renovação de Diego Ribas

- Está andando. (As conversas) já se iniciaram.

Rodrigo Caio na lateral direita

- Eu até revi essa entrevista de dois anos atrás do Rodrigo Caio dizendo que se sente desconfortável na lateral. Mas foi opção do técnico. O resultado do jogo não foi só em função disso. Perdemos o jogo. O Flamengo jogou mal. Isso acontece. Times que são campeões também jogam mal. Se fizer uma análise dos jogos com o Fluminense, no Carioca, com outro técnico, os mesmos jogadores. Ali o Flamengo não esteve no seu melhor, também. Antes da pandemia, no último jogo, já sem público, o Flamengo teve dificuldades. Isso acontece. Não é o que a torcida quer. É o que o jornalista tem que analisar. Respeitamos. Mas temos que ter calma e tranquilidade para saber que estamos no norte certo.

Planejamento após a saída de Jorge Jesus foi um erro?

- Não enxergamos como um erro. Trazer o Mauricinho é um acerto da diretoria. Conhecemos o Maurício e o profissional que ele é. Agora, ele trabalhou junto com toda a fisiologia do Flamengo, departamento médico. Quando foi campeão, foi todo mundo junto, quando perde, está todo mundo junto. Falar que foi culpa de A, B ou C é muito raso.

Rafinha consultado sobre Domènec?

- O jogador, quando foi procurado por mim sobre o Domènec, foi por terem trabalhado no Bayern de Munique. Meu sentimento é nenhum. Estou acostumado com isso. O jogador quer sair, entende que tem uma boa proposta salarial. Ele quer ir embora. O jogador não tem nenhum compromisso comigo por ter falado do técnico. Evidente que se tem um profissional do nível do Rafinha e você pode fazer uma pergunta, você faz.

A pandemia prejudica o projeto do Flamengo de trazer profissionais da Europa?

- Pandemia foi um golpe para a humanidade. O Flamengo agora está numa posição que nunca teve. Nunca ousou de trazer um jogador do Bayern. Procuramos outros caminhos, com técnicos de fora. Quando a pessoa sai da Europa e vem para o Flamengo, a análise não é só do Flamengo, mas de todo o contexto. Analisa-se o país, as condições de moradia. O Rafinha estava há 14 anos na Alemanha. O Filipe Luís morava em Madri há 10 anos. A análise é a segurança de Madri e do Rio, a diferença das moedas. Eu e o Bruno (Spindel) conseguimos, apesar disso tudo, trazer jogadores da Europa. Isso tudo tinha que ser questionado há um ano. Quando trouxemos eles, foi muito divulgado e se sabiam as questões contratuais. O Flamengo briga de igual para igual para trazer jogadores para cá.

Desconforto na saída de Rafinha?

- Trabalhamos com naturalidade com isso. Quem trouxe o Rafinha para o Flamengo e estava tratando deste ajuste era o Lincoln. Um outro empresário, autorizado pelo Rafinha, trouxe outra proposta, e o Rafinha o autorizou a seguir em frente. Não tem desconforto nenhum. Ele foi um grande profissional, importantíssimo para os títulos que conquistamos. Se sentiu seguro e tranquilo em ir para o outro clube. Temos que respeitar.

Surpreende a saída do Rafinha?

- O Flamengo tem com o Rafinha um contrato de dois anos. Temos mais um ano. Teoricamente, cumprimos todos os pontos contratuais com o jogador e ele também. A multa dele é bem alta para a América Latina, mas o retorno para a Europa era possível por essa cláusula.

Como lidar com uma fase difícil depois de tanto tempo?

- Acho que a torcida do Flamengo comeu peixe mais espinhoso já. A diretoria também já passou por outras situações. Nos três títulos que disputamos este ano, nós ganhamos. Um nacional, Supercopa, um internacional, a Recopa e um regional, o Estadual.

Eu sei que a parada prejudicou a todos, não só o Flamengo. O jogo contra o Atlético-MG foi duro, jogamos o que podíamos, o Atlético bem armado, com jogadores qualificados. O Flamengo não aproveitou as oportunidades e não conseguiu os resultados. Ontem o Flamengo voltou a não jogar bem. No segundo tempo começou a melhorar e aí veio o terceiro gol, que praticamente definiu o resultado do jogo. Não é o resultado que queríamos, mas não falta vontade dos jogadores, concentração, absolutamente nada. É um momento de transição, que não foi opção da diretoria. Agora administramos a questão.

Detectou desmobilização no elenco após o Carioca?

- Entendo que os jogadores estão focados. São os mesmos jogadores. A maioria das pessoas que trabalham aqui são os mesmos que trabalhavam antes. O que notamos foi a falta das vitórias nos jogos. Não tem falta de apetite de jogador, falta de concentração. Temos um dos melhores departamentos de fisiologia do Brasil. Dr. Tannure ajudou muito em alguns protocolos para o retorno do futebol.

Até que ponto vai a confiança no projeto de Domènec?

- O projeto não é do Domenec. É do Flamengo. Ele está atrelado ao nosso projeto. É projeto vencedor, de futebol, de comando, de muita cobrança no futebol. O projeto é da instituição. O Flamengo ganhou muita coisa em 2019. O que podia em 2020. Agora é a gente se posicionar, estar bem nas competições, para que possamos ser campeões em 2021. Eu espero e muito que estejamos bem posicionados para que em 2021 tenhamos os mesmos resultados de 2019 e 2020.

Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Em 10 dias Anvisa deve receber pedido de registro de soros de cavalos


Pesquisadores estudam o produto para tratamento da covid-19 (Foto: Arquivo/Instituto Vital Brazil)

Nos próximos cinco a dez dias, será encaminhado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pedido do grupo de pesquisadores de várias instituições científicas para continuidade do projeto que desenvolve um produto à base de soros de cavalos para o tratamento da covid-19. A informação foi dada hoje (14), à Agência Brasil pelo coordenador do projeto, Jerson Lima Silva, do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ao longo da próxima semana, os pesquisadores vão pedir à Anvisa uma reunião oficial sobre o projeto que envolve também o Instituto Vital Brazil (IVB), o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Jerson Lima Silva disse que a Anvisa está correta ao destacar que sem o pedido de condução de estudo ou de registro de produto feito a partir do soro de equinos para tratamento da covid-19 não é possível para a Agência fazer qualquer avaliação ou pronunciamento em relação à qualidade, segurança e eficácia desse produto. De acordo com a Anvisa, não é possível também fazer qualquer afirmação sobre expectativa de aprovação e de tempo antes que haja uma solicitação formal sobre o produto em questão.

Petrolândia: Hoje é o Dia do Cardiologista; Parabéns ao médico petrolandense Dr Cleobenysson Cruz


Hoje é o Dia do Cardiologista, e os parabéns vai para o médico Petrolandense Cleobenysson Cruz.

Os desejos de nós que fazemos o Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia é que a data hoje seja cada vez mais lembrada e respeitada por todos. Parabéns ao petrolandense Dr. Cleobenysson Cruz, e aos demais Cardiologista de Petrolândia e região.

Dia do Cardiologista. Cuidar do coração faz bem!

É no dia 14 de Agosto que comemoramos o dia do cardiologista, profissional da especialidade médica que atua no diagnóstico e tratamento de doenças e disfunções do nosso sistema cardiovascular.

O cardiologista pode atuar no diagnóstico das doenças, na realização de exames físicos e clínicos e na interpretação de exames cardíacos como eletrocardiograma, ecocardiograma e exames relacionados a doenças do coração.

Devemos aproveitar essa data para darmos maior atenção à saúde e assim evitarmos problemas cardiovasculares. Alguns cuidados são básicos, mas fundamentais, como: uma boa alimentação rica em frutas e verduras, a prática de exercícios físicos sempre com orientação de um profissional, dormir em torno de 8 horas por noite, e claro, consultas e exames regulares para estar sempre em dia com o seu corpo.

Parabéns ao petrolandense Dr. Cleobenysson Cruz, e aos demais Cardiologista de Petrolândia e região.
Dr. Cleobenysson Cruz (Cardiologista e Clínico Geral) atende em Petrolândia na MedClinic

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.
Orla da cidade.

Atendimentos pela FACHESF!-Consultas
- Eletrocardiograma Digital
- Ecocardiograma com Doppler Colorido
- Teste Ergométrico
- MAPA e Holter 24h
- Avaliação pré-operatória (risco cirúrgico)
- Exames Periódicos

Da Redação do B log de Assis Ramalho

Bolsonaro acredita que avaliação positiva do governo é maior do que mostra Datafolha



Nas conversas que manteve com auxiliares, o presidente Jair Bolsonaro não escondeu a satisfação com os números da pesquisa Datafolha, que mostram melhora substancial da aprovação do governo. Ele acredita que o apoio é ainda maior do que o revelado pelo levantamento.

Bolsonaro avalia que, por ter sido realizada por telefone, a pesquisa do Datafolha pode ter sido prejudicada, sobretudo no Nordeste, onde a aprovação do presidente saltou 13 pontos percentuais entre dezembro do ano passado e agosto de 2020.

No geral, a pesquisa Datafolha aponta que, de junho para agosto, a avaliação de bom e ótimo do governo passou de 32% para 35%. No mesmo período, os que consideram o governo ruim ou péssimo caíram de 44% para 34%. Outro ponto: a aprovação pessoal de Bolsonaro subiu de 23% para 27%.

Congresso promulga MP que regulamenta auxílio a setor cultural


Medida aprovada em julho foi publicada no Diário Oficial desta sexta (14/08)

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, promulgou a Lei nº 14.036/2020, originada da Medida Provisória (MP) nº 986/2020, que define as regras de repasse dos recursos ao setor cultural, conforme previsto pela Lei Aldir Blanc, sancionada em junho.

A medida, aprovada em julho pelo Congresso, foi publicada hoje (14) no Diário Oficial da União.

O texto prevê prazo de 120 dias para que estados, municípios e o Distrito Federal repassem os R$ 3 bilhões de recursos federais destinados a ações emergenciais no setor cultural. Os valores do auxílio que não forem utilizados deverão ser devolvidos à União. Uma nova regulamentação ainda deve informar a forma e o prazo para essa devolução.

Petrolândia: Sexta-feira é dia de saborear uma boa Pizza em família! Faça seu pedido sem sair de casa a Pizzaria Delivery C&J




Hoje é sexta-feira 14 de  agosto, e é dia de saborear uma boa Pizza em família!

Para isso você pode contar com a C&J Pizzaria Delivery, são vários sabores deliciosos por apenas 10 reais[ taxa de entrega + 3 reais ], um sabor que vai contagiar sua família por um excelente preço.


Resultados da pesquisa

Resultados da WebLigue e faça seu pedido por whatsapp!

A Pizzaria Delivery C&J realiza atendimentos diariamente [de domingo a domingo]!

QUINTA MALUCA

Toda as quintas-feiras tem promoção maluca, são 3 pizzas por apenas 25 reais, é isso mesmo, 3 pizzas por 24,90, na ''quinta maluca''

A Pizzaria Delivery C&J avisa que aceita cartão de credito, debito e refeição

Aproveite já, entre em contato pelo telefone (87) 9 9802-3309.

A Pizzaria Delivery C&J está situada em Frente a Escola Jatobá.

Organização: Carlos.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Agroshop Farmácia e Petshop lembra que campanha de vacinação contra febre aftosa termina dia 31/08


A campanha de vacinação contra a febre aftosa aconteceu de 01 de junho a 31 de julho para a compra da vacina, mas os produtores podem declarar o seu rebanho até o dia 31 de agosto. Até o momento 87% do rebanho já foi imunizado e declarado na Adagro. Mais de 23 mil produtores ainda não regularizaram sua situação e constam como inadimplentes.


Para realizar a declaração, o criador deve apresentar a nota fiscal de compra da vacina e o CPF. No ato, o agricultor irá realizar a sua atualização cadastral, inclusive com o detalhamento do seu rebanho por sexo e idade, que pode ser feito presencialmente nos escritórios da Adagro ou eletronicamente no site da Adagro por meio do banner do siapec3.

O criador que não vacinar e ou declarar a vacinação paga multa de no mínimo R$ 300,00 por propriedade e R$ 60,00 por animal não imunizado. O produtor ainda fica impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA), guia necessária para circulação de animais, seja para abate ou comercialização.

Pernambuco é considerado área livre de febre aftosa com vacinação, mas para continuar com esse status é necessário manter os índices de vacinação acima de 90%.

Chesf lucra R$ 1,2 bi no primeiro semestre


A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) apresentou, no 1º semestre de 2020, um lucro líquido de R$ 1,2 bilhão, 25,6% superior ao apurado no mesmo período de 2019, e EBITDA de R$ 468 milhões. O aumento é proveniente de uma melhora na Receita Operacional Líquida (ROL) 76% maior que no ano anterior.

Foi registrado, ainda, R$ 3,9 bilhões de ROL, dos quais R$ 1,7 bilhão se refere à nova mensuração do ativo de RBSE, decorrente da revisão tarifária das concessões de transmissão renovadas, além de R$ 331 milhões (26,4% do lucro líquido) de Incentivos fiscais Sudene, fruto do projeto de otimização tributária da Empresa.

“A redução nos custos de Pessoal - R$ 50 milhões (9% menor que 2019), e nas provisões operacionais - R$ 113 milhões (26% menor que em 2019), são fatores que também contribuíram para a melhoria desse resultado, demonstrando o empenho da Companhia frente às medidas de disciplina financeira que vêm sendo adotadas nos últimos anos”, afirmou o presidente Fabio Alves.

Por - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)

Governo de Pernambuco anuncia liberação de mototáxi e lutas marciais e prorroga suspensão das aulas

Em Petrolândia, são vários os pontos onde o cliente pode fretar um mototaxista. Um desses locais fica na Avenida Manoel Borba, em frente a Casa Lotérica Styllus - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

O Governo de Pernambuco, por decisão do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, anunciou, nesta quinta-feira (13.08), a liberação de mototáxis e da prática de artes marciais com novos protocolos em todo o Estado a partir da próxima segunda-feira (17). A regulamentação do transporte público de passageiros em motocicleta, entretanto, estará a cargo das prefeituras. Também foi anunciada a prorrogação do decreto que suspende as atividades presenciais da educação básica e ensino superior até o dia 31 de agosto.

Os municípios que liberarem a volta dos mototáxis deverão obedecer aos novos protocolos de segurança, para impedir o aumento do risco de exposição à Covid-19. Entre as medidas está o fornecimento de toucas descartáveis aos passageiros e álcool em gel 70% para higienização das mãos antes de manipular equipamentos de proteção; limpeza com álcool 70% do capacete dos passageiros, dos punhos (manopla), das alças de apoio do garupa e assentos da moto na presença de cada novo passageiro; e uso pessoal do capacete para o motorista.

Também será obrigatória a utilização de máscaras para condutores e passageiros durante o trajeto e a viseira do capacete deve permanecer fechada para evitar que o vento traga sujeira ou partículas que os obriguem a tocar os olhos e outras partes do rosto. Além disso, o condutor deve manter um distanciamento entre mototaxistas de 1 metro e meio (1,5m), nos pontos ou onde as motos pararem.

Com relação à volta da prática de lutas marciais, o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio, relembrou que atividades esportivas de modalidades individuais estavam liberadas ao ar livre desde o dia 6 de julho, mas tinha como exceção as lutas marciais. “Agora, vamos dar mais esse passo e, a partir da próxima segunda-feira, a prática está liberada. As medidas específicas devem ser publicadas nos próximos dias”, afirmou.

SAÚDE – O secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que nenhuma das macrorregiões irá avançar no Plano de Convivência com a Covid-19. “O nosso comitê resolveu adotar cautela e, por isso, vamos observar por mais uma semana a evolução dos dados epidemiológicos da doença em Pernambuco”, explicou. Desta forma, a Macrorregião I, que compreende a Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata, permanece na Etapa 7; as Macrorregiões 2 e 3 continuam na Etapa 6. A Macrorregião 4 está dividida: a 7ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Salgueiro, e a 8ª Gerência Regional de Saúde, sediada em Petrolina, continuam na Etapa 5. Já as cidades pertencentes à 9ª Gerência Regional de Saúde permanecerão na Etapa 4, com exceção de Araripina e Ouricuri, municípios que seguem na Etapa 2 até o próximo dia 16 de agosto.

Por Assessoria de Imprensa do Governo de Pernambuco

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta sexta-feira 14 de agosto; veja lista e fotos

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, óculos de sol, atividades ao ar livre e close-up

Mudam de idade hoje (Sexta-feira 14 de agosto de 2020) e queremos aqui dedicar este dia especial a Ana Veronica,  Agamenon Evaristo, Maria Lucicleide ,  Ytaciane Evely ,  Profa Rosilda Magalhães,  Douglas Silva,  Itaciana Evely , Myckael Keythysson Alves da Silva Leite, Ines Eduarda,  Misael Lima   e Luciana Cruz

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

STF autoriza corte de energia de clientes residenciais que tiverem dívidas com a Celpe

Corte de energia para quem tiver dívidas com a Celpe foi autorizado pelo STF — Foto: Divulgação/Eletrobras

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, autorizou o corte de energia elétrica de clientes residenciais que tiverem dívidas com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). A suspensão do fornecimento tinha sido proibida, em março, pela da 3ª Vara Cível do Recife, enquanto vigorasse o isolamento social imposto por causa da pandemia.

A determinação do presidente do STF foi divulgada nesta quinta-feira (13). Em caráter liminar, ele deferiu o pedido para suspender os efeitos da decisão do juiz de primeiro grau. Um recurso está em tramitação no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

E março, o TJPE informou que havia acatado um pedido feito pela Defensoria Pública do estado, em uma ação civil pública. Caso a Celpe descumprisse as determinações, ficaria sujeita a uma multa diária de R$ 10 mil, por consumidor afetado.

Com a nova decisão, ficam autorizados os cortes, até o fim da ação judicial que trata da suspensão de energia para inadimplentes em Pernambuco. Além disso, Toffoli determinou a comunicação, com urgência ao TJPE e a notificação, para permitir a manifestação do tribunal.

“A subversão, como aqui se deu, da ordem administrativa vigente no estado de Pernambuco, em matéria de pagamento de faturas de consumo de energia elétrica, não pode ser feita de forma isolada, sem análise de suas consequências para o orçamento da empresa responsável pela prestação desse serviço, a qual também está, certamente, sofrendo as consequências dessa crise”, escreveu o ministro, na decisão.

A decisão do STF não trata de efeitos de uma lei municipal, em vigor no Recife, desde 30 de junho, sobre a proibição do corte de energia elétrica. A norma tem prazo de duração de 120 dias e foi sancionada por causa do novo coronavírus.

De acordo com a Celpe, os cortes devem seguir os critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Medidas

Por meio de nota, a Celpe informou que os consumidores com conta em aberto já estão sendo alertados. Após receber o aviso, terão 15 dias para regularizar a situação.

Eles terão a oportunidade de quitar a dívida, com condições especiais de pagamento, como parcelamento dos débitos, conforme a empresa. A negociação deve ser realizada pelo internet.

“Se permanecer o débito, pode ocorrer a suspensão do fornecimento. Nesse caso, a energia apenas será restabelecida em até 48 horas após a quitação das faturas em aberto”, disse a Celpe. São 3,7 milhões de clientes e a maioria mantém os pagamentos em dia, de acordo com a empresa.

A empresa informou, ainda, que, por decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), fica mantida a proibição de corte para clientes carentes e que têm tarifa social, bem como de pessoas “que dependam de equipamentos elétricos essenciais à preservação da vida, até o final de 2020”.

Diante da decisão do STF, o G1 entrou em contato com o TJPE e com a prefeitura do Recife. A assessoria de comunicação do tribunal informou que ainda não havia chegado a notificação e, por isso, só seria possível fazer um pronunciamento após a comunicação oficial.

A administração municipal não informou quais medidas serão tomadas, até a a última atualização desta reportagem.

Por G1 PE

Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena atende nesta sexta (14/08) na CLIMAGEM a partir das 08:00 da manhã; agende já a sua consulta


A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem - informa que o mastologista Dr. Paulo Lucena Júnior atenderá nesta sexta-feira (14/08/2020), a partir das 08h:00 horas da manhã.

A CLIMAGEM - Clínica Médica e Diagnóstico por Imagem, com responsabilidade técnica de Dr. Antonio Marcos de Souza, está situada na Av. Marquês de Olinda, 32, centro de Petrolândia, próximo à Pousada e Empório Atenize. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.



Blog de Assis Ramalho
Informação: Climagem

Auxílio emergencial: Caixa deposita hoje benefício para 4 milhões de nascidos em agosto - Veja quem recebe nesta sexta-feira e o que será pago


A Caixa Econômica Federal (CEF) deposita nesta sexta-feira (14) o auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães chefes de família) para 4 milhões de trabalhadores nascidos em agosto. Entre eles estão 96 mil novos aprovados.

Os nascidos em agosto fazem parte do Ciclo 1 do novo calendário de pagamentos criado pelo Ministério da Cidadania e que engloba os depósitos na Conta Social Digital da quarta, terceira, segunda e primeira parcelas - lembrando que o auxílio terá cinco parcelas.

Os saques em dinheiro, porém, seguem outro cronograma. Os aniversariantes de agosto que recebem os recursos nesta sexta-feira (14), por exemplo, vão poder sacar ou transferir o dinheiro em 1º de setembro.

Novos aprovados

O governo divulgou em 3 de agosto o calendário do auxílio emergencial para novos aprovados e pessoas que tiveram o pagamento desbloqueado (clique aqui e confira o calendário). O total de beneficiados chega a 1,15 milhão de pessoas.

Tem direito ao dinheiro quem pediu a contestação por meio da plataforma digital entre os dias 24 de abril e 19 de julho de 2020 e tenha sido considerado elegível. Também tem direito quem recebeu a primeira parcela em abril e teve o pagamento reavaliado em julho, decorrente de atualizações de dados governamentais.

Quem recebe nesta sexta-feira e o que será pago?

Será paga a quarta parcela para beneficiários nascidos em agosto e que receberam a primeira parcela em abril;
Quem nasceu em agosto e recebeu a primeira parcela em maio vai ter depositada a terceira parcela;
Os aniversariantes de agosto que receberam a primeira parcela em junho e até 4 de julho vão ter o crédito da segunda parcela;
Novos aprovados que tenham se cadastrado entre 17 de junho e 2 de julho recebem a primeira parcela;

96 mil novos aprovados que pediram a contestação por meio da plataforma digital entre os dias 24 de abril e 19 de julho de 2020 ou tiveram o pagamento reavaliado em julho;
Calendário de pagamentos e saques do Ciclo 1
Nascidos emQuantos recebemDia do crédito em contaDia para saques em dinheiro e transferências
janeiro3,8 milhões de pessoas22 de julho25 de julho
fevereiro3,5 milhões de pessoas24 de julho01 de agosto
março3,9 milhões de pessoas29 de julho01 de agosto
abril3,8 milhões de pessoas31 de julho08 de agosto
maio4,4 milhões de pessoas05 de agosto13 de agosto
junho3,9 milhões de pessoas07 de agosto22 de agosto
julho3,9 milhões de pessoas12 de agosto27 de agosto
agosto4,0 milhões de pessoas14 de agosto1º de setembro
setembro4,0 milhões de pessoas17 de agosto05 de setembro
outubro3,9 milhões de pessoas19 de agosto12 de setembro
novembro3,7 milhões de pessoas21 de agosto12 de setembro
dezembro3,8 milhões de pessoas26 de agosto17 de setembro
Teve a Conta Social Digital bloqueada? Veja o que fazer
Os beneficiários do auxílio emergencial que tiveram contas bloqueadas podem realizar o desbloqueio pelo próprio aplicativo Caixa Tem. Para isso, basta seguir as orientações do aplicativo para enviar a documentação. O processo é digital e o desbloqueio ocorre em até 24 horas.

Os usuários que tiveram as contas bloqueadas por suspeita de fraude serão informados no aplicativo que devem procurar uma agência da Caixa para o desbloqueio, de acordo com o calendário abaixo.
Nascidos em junho e julho podem fazer o desbloqueio nas agências entre 3 e 7 de agosto; os aniversariantes de agosto, setembro e outubro devem procurar uma agência da Caixa para efetuar o desbloqueio entre 10 e 14 de agosto, e os nascidos em novembro e dezembro só pode desbloquear as conta digitais entre os dias 17 e 21 deste mês.

Beneficiários do Bolsa Família

Os 19,2 milhão de beneficiários do Bolsa Família vão poder sacar a quinta parcela do auxílio a partir de 18 de agosto.

O calendário de pagamentos do auxílio para quem tem Bolsa Família segue a ordem do dígito final do número do NIS, habitual do programa, sempre nos dez últimos dias do mês.

Com isso, a quinta e última parcela do auxílio emergencial - previsto inicialmente para durar três meses - vai ser paga até 31 de agosto.

O Globo