domingo, 15 de março de 2020

Petrolândia: Secretaria de Educação vai analisar possível suspensão de aulas devido ao Covid-19 nesta segunda-feira (16)


Secretaria de Educação de Petrolândia - Foto: Assis Ramalho

A Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai analisar a partir desta segunda-feira a possibilidade de suspender as aulas na rede municipal de ensino como medida preventiva à disseminação do Covid-19. A informação foi colhida pela reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia junto à secretária de Educação, Alexandrina Neta. Até o momento, não houve divulgação de casos suspeitos na cidade, localizada no Sertão de Pernambuco.

Na capital, a quase 500 km de Petrolândia, a Prefeitura do Recife anunciou, na manhã deste domingo (15), 10 novas ações para a contenção do vírus na cidade. A primeira delas é a suspensão das aulas na rede municipal de ensino, com a antecipação das férias escolares, a partir da próxima quarta-feira (18). Não há prazo para o retorno das atividades. De acordo com o prefeito Geraldo Julio (PSB), o plano de contingência municipal, agora com 68 ações, "tem o objetivo nesse momento de fazer a contenção e de preparar a mitigação dessa emergência em saúde". A Prefeitura do Recife determinou ainda que, em função da situação de emergência, a suspensão de aulas se estende também para as escolas e faculdades particulares, a partir desta mesma data. Segundo a prefeitura do Recife, a distribuição da merenda escolar aos alunos não será prejudicada, com a distribuição de kits de alimentação às famílias dos alunos, uma vez por semana.

Com o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus em Pernambuco, que já tem sete casos confirmados, universidades pernambucanas reuniram-se emergencialmente neste domingo (15) e decidiram que vão suspender as aulas nas instituições de ensino, até o dia 31 de março. Depois desse prazo, a medida será reavaliada. O Consórcio Pernambuco Universitas é formado pela Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade de Pernambuco e pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. A medida também se aplica aos Institutos Federais. As instituições decidiram por suspender as aulas são: UFPE, UFRPE, IFPE, UPE, Ufape, IF Sertão e Univasf -, além da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Redação do Blog de Assis Ramalho

Por coronavírus, universidades e IFPE suspendem atividades até 31 de março

Reunião ocorreu na reitoria da UPEFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Seis instituições públicas de ensino superior de Pernambuco - UFPE, UFRPE, IFPE, UPE, Ufape, IF-Sertão e Univasf -, além da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), anunciaram neste domingo (15) que vão paralisar as atividades a partir desta segunda-feira (16). A medida vale até o fim de março e afeta todos os campi espalhados pelo Estado. A decisão foi tomada como medida de prevenção e contenção do novo coronavírus no Estado.

A paralisação foi decidida em reunião realizada na reitoria da Universidade de Pernambuco (UPE), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Participaram do encontro reitores das cinco instituições do grupo Universitas (UFPE, UFRPE, Univasf, Unicap e UPE), além de representantes dos institutos federais de Pernambuco (IFPE) e Sertão e da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape). Também estiveram presentes o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, e a secretária executiva da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ricarda Bezerra.

A decisão foi tomada a partir de uma votação, em que cada gestor declarou se concordava em parar as atividades, a partir de que dia e por quanto tempo. Ao fim da discussão, ficou decidido que as aulas serão suspensas a partir desta segunda-feira (16) nas sete instituições. O prazo de retomar as atividades no dia 31 de março também poderá ser revisto nesse período, dependendo do grau de avanço do vírus nas próximas semanas.

"Estamos tirando as pessoas de circulação para que o Estado possa atender quem precisa de tratamento, dando um exemplo de bom senso", afirmou a reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José de Sena. A reposição das aulas que deixarão de ser realizadas será organizada separadamente por cada instituição.

Por Folha de Pernambuco

Petrolândia: Central de Adubos celebra 10 anos com 10 carros em prêmios de promoção; Compre e concorra!



A Central de Adubos completa 10 anos de atividades e, como maior loja de produtos agropecuários do Vale São Francisco, a comemoração vai ser grandiosa. Os clientes das lojas Central de Adubos vão concorrer a 10 veículos (confira o regulamento nas lojas).

A maior promoção da história da Central de Adubos já começou. Compre os melhores produtos pelos menores preços e ganhe cupons para concorrer ao sorteio de 09 automóveis Renault Kwid e 01 picape Toyota Hilux. Promoção assim é show, papai! E só Central de Adubos faz. 

A Central de Adubos está presente com 7 lojas, nas cidades de Petrolina e Petrolândia, em Pernambuco, Juazeiro, João Dourado e  Irecê, na Bahia, e em Itabaiana, Sergipe. 

Considerada multi-especialista do campo, especializada em Adubos, Implementos, Defensivos Agrícolas, Material para Irrigação entre outros, a Central de Adubos apresenta aos seus clientes a maior variedade de produtos, são mais de 80 mil itens divididos em diversos departamentos.

Saiba mais no site Central de Adubos

Certificado de Autorização SECAP/MF N° 06.007842/2020

Consulte sempre um engenheiro agrônomo. 

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Central de Adubos

Bolsonaro participa de manifestação de apoiadores em Brasília


O presidente Jair Bolsonaro acompanhou, da área externa do Palácio do Planalto, em Brasília, a manifestação de apoiadores de seu governo, que está sendo realizada neste domingo (15) na capital federal e em outras cidades do país.

Mesmo após decreto do governo do Distrito Federal (GDF) proibir eventos que reunissem público superior a 100 pessoas, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), apoiadores do presidente foram às ruas de Brasília. Vestindo roupas e portando bandeiras verdes e amarelas, além de cartazes contendo frases contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), os manifestantes marcharam pela Esplanada dos Ministérios até o gramado em frente ao Congresso Nacional. Eles foram seguidos por uma carreata. A Polícia Militar do DF não estimou o número de participantes.

A comitiva de carros do presidente Jair Bolsonaro saiu do Palácio da Alvorada, residência oficial, por volta das 12h20 e percorreu o centro da capital. No Eixo Monumental, uma das principais vias da cidade, a comitiva chegou a ser acompanhada pelos carros que participavam da carreata. Em seguida, o presidente foi até o Palácio do Planalto. Do alto da rampa, seguiu acompanhando a manifestação, com as pessoas se aglomerando em frente ao prédio. O momento foi transmitido ao vivo, em sua página no Facebook. Em seguida, ele desceu para ficar mais próximo do público. Separado por grades, a pouco mais de um metro de distância, o presidente conversou, cumprimentou e tirou fotos com os simpatizantes por pouco mais de uma hora.

Por Agência Brasil

CBF suspende todos os torneios nacionais a partir desta segunda-feira


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma nota oficial neste domingo (15) na qual anuncia a decisão de suspender, a partir desta segunda-feira (16), por prazo indeterminado, as competições nacionais sob sua coordenação que estão em andamento: Copa do Brasil, Campeonatos Brasileiros Femininos A1 e A2, Campeonato Brasileiro Sub-17 e Copa do Brasil Sub-20. “Sabemos e assumimos a responsabilidade do futebol na luta contra a expansão da Covid-19 no Brasil”, afirma no documento o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

Com a determinação, está suspensa a partida da volta do Afogados da Ingazeira contra a Ponte Preta pela Copa do Brasil. No jogo de ida, em São Paulo, o time do Sertão pernambucano foi derrotado por 3x0.

Em relação aos campeonatos estaduais, as Federações Estaduais de futebol, entidades organizadoras, terão deliberações específicas para cada competição, sendo respeitada a sua autonomia local. A CBF seguirá em permanente contato com o Ministério da Saúde, unindo esforços para que o País e o esporte superem o grande desafio em relação à pandemia, torcendo para que, o quanto antes, possamos voltar à normalidade.

Agência

Em nota, Governo de Pernambuco informa suspensão de aulas em unidades de ensino estaduais do Recife

De acordo com o Governo, não há indicação para suspender aulas em outras cidades, neste momento

Em nota distribuída à imprensa no início da noite deste domingo (15), o Governo de Pernambuco comunica a suspensão das aulas na rede estadual de ensino localizadas no Recife, única cidade onde foram confirmados casos de Covid-19. Amanhã (16), o Governo do Estado, prefeitos da Região Metropolitana do Recife-RMR e o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco-Amupe, José Patriota, participam de nova reunião sobre o assunto. 

Confira abaixo a nota, na íntegra.

Nota Oficial

O Governo de Pernambuco informa que as unidades de ensino estaduais (escolas, escolas técnicas e universidades) localizadas no Recife irão seguir a orientação da autoridade sanitária municipal. Portanto, as aulas estarão suspensas, a partir da próxima quarta-feira (18), nesta cidade. No momento, não há indicativo de ampliação da medida para outros municípios, tendo em vista que todos os casos confirmados estão restritos à capital. Esta decisão será avaliada e atualizada diariamente.

Nesta segunda-feira, o Governo de Pernambuco vai reunir os prefeitos da RMR e o presidente da Amupe, José Patriota, para tratar novamente do assunto.

Redação do Blog de Assis Ramalho

American Airlines corta 75% dos voos, incluindo todos para o Brasil


A companhia American Airlines cortou 75% dos voos, incluindo todos para o Brasil, a partir de segunda-feira (16) até 6 de maio. A medida foi anunciada após a Casa Branca incluir viajantes do Reino Unido e da Irlanda na restrição das viagens da Europa com direção aos Estados Unidos por causa da pandemia do novo coronavírus.

Os voos para Brasil que foram bloqueados são:
Nova York (JFK) e Miami (MIA) para o Rio de Janeiro (GIG)
Dallas-Fort Worth (DFW), Nova York (JFK) e Miami para São Paulo (GRU)
Miami para Brasília (BSB) e Manaus (MAO)

A empresa continua a operar um voo diário de Dallas-Fort Worth e de Miami para Londres, além de três voos por semana para Tóquio. Também estão mantidos as operações internacionais de curta distância, que incluem voos para o Canadá, México, Caribe, América Central e alguns países na parte norte da América do Sul.

Paulo Freire se tornará Patrono da Educação de Pernambuco nesta segunda (16)

Ato acontece às 11h no Palácio do Campo das Princesas (Foto: Instituto Paulo Freire)

Após ser aprovado na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei que concede a Paulo Freire o título de Patrono da Educação de Pernambuco será sancionado pelo governador Paulo Câmara na próxima segunda-feira (16), às 11h, em ato realizado no Palácio do Campo das Princesas.

“Será um momento de celebração por tudo o que Paulo Freire significa para a nossa educação, pois acreditamos no poder transformador de uma educação verdadeiramente alicerçada na Pedagogia Freireana”, diz o deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB), autor do projeto que originou a lei.

“Devemos muito a Paulo Freire e ao seu legado. Se a educação pública de Pernambuco hoje é uma das melhores do Brasil, é porque entendemos que precisamos valorizar as relações e a construção cultural de cada uma e de cada um dentro do processo educacional, como defendia nosso patrono da educação brasileira, da educação da cidade do Recife e, agora, do estado de Pernambuco”, justifica o parlamentar.

Prefeitura de Petrolândia vai analisar possível suspensão de aulas devido ao Covid-19

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vai analisar esta semana a possibilidade de suspender as aulas na rede municipal de ensino como medida preventiva à disseminação do Covid-19. A informação foi colhida pela reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia junto à secretária de Educação, Alexandrina Neta. Até o momento, não houve divulgação de casos suspeitos na cidade, localizada no Sertão de Pernambuco.

Na capital, a quase 500 km de Petrolândia, a Prefeitura do Recife anunciou, na manhã deste domingo (15), 10 novas ações para a contenção do vírus na cidade. A primeira delas é a suspensão das aulas na rede municipal de ensino, com a antecipação das férias escolares, a partir da próxima quarta-feira (18). Não há prazo para o retorno das atividades. De acordo com o prefeito Geraldo Julio (PSB), o plano de contingência municipal, agora com 68 ações, "tem o objetivo nesse momento de fazer a contenção e de preparar a mitigação dessa emergência em saúde". A Prefeitura do Recife determinou ainda que, em função da situação de emergência, a suspensão de aulas se estende também para as escolas e faculdades particulares, a partir desta mesma data. Segundo a prefeitura do Recife, a distribuição da merenda escolar aos alunos não será prejudicada, com a distribuição de kits de alimentação às famílias dos alunos, uma vez por semana. 

Com o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus em Pernambuco, que já tem sete casos confirmados, universidades pernambucanas reuniram-se emergencialmente neste domingo (15) e decidiram que vão suspender as aulas nas instituições de ensino, até o dia 31 de março. Depois desse prazo, a medida será reavaliada. O Consórcio Pernambuco Universitas é formado pela Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade de Pernambuco e pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. A medida também se aplica aos Institutos Federais. As instituições decidiram por suspender as aulas são: UFPE, UFRPE, IFPE, UPE, Ufape, IF Sertão e Univasf -, além da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

Redação do Blog de Assis Ramalho

Mesmo em isolamento, Bolsonaro vai à manifestação

Bolsonaro cumprimenta apoiadores neste domingo (15/3)

Jair Bolsonaro saiu do isolamento e apareceu em público na manifestação pró-governo deste domingo (15/3). O presidente havia sido orientado pelos médicos a se manter isolado, mesmo após testar negativo para a Covid-19.

Separado por duas grades, Bolsonaro cumprimentou apoiadores que o esperavam vestidos de verde e amarelo segurando cartazes. “Manifestação não é minha, é espontânea do povo”, disse Bolsonaro em transmissão ao vivo do Palácio do Planalto. O presidente não estava usando máscara.

Bolsonaro chegou a pedir aos apoiadores que adiassem as manifestações marcadas para este domingo, no entanto, na manhã de hoje, o presidente passou a incentivar os protestos nas redes sociais. Ele postou, em sua página no Twitter, imagens dos atos a favor do governo em diversas cidades. No Facebook, Bolsonaro compartilhou uma transmissão ao vivo de uma manifestação em Brasília. "Devemos lealdade ao povo brasileiro", registrou.
Concentração no Museu Nacional 

Em Brasília, apoiadores do presidente se concentraram em frente ao Museu Nacional e um carro de som comandou a manifestação. Os simpatizantes do governo negam que o protesto seja contra as instituições, mas criticam os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informou que faz a segurança da manifestação e que o decreto do GDF limitou apenas os eventos esportivos e aqueles que dependem de Licenciamento do Poder Público. "Eventos familiares, espontâneos ou manifestações não dependem de licenciamento, por isto, estão fora das limitações do Decreto", esclareceu.

Por Correio Braziliense

Reservatório de Sobradinho atinge 55,87%


O volume útil do Reservatório da Usina de Sobradinho (BA) atingiu 55,87% de sua capacidade no último dia 11 de março. O aumento, ocorrido também na usina de Três Marias (MG), onde o volume útil chegou a 95,86%, se deve ao alto índice de chuvas nos estados de Minas Gerais e Bahia que acarretou no aumento da vazão afluente do reservatório.

Considerando as previsões hidrológicas e as vazões no Rio São Francisco, as perspectivas de armazenamento para os reservatórios de Três Marias e Sobradinho no final do período úmido (30/04/2020), são 100% do volume útil e acima de 70%, respectivamente.

"O Reservatório de Sobradinho vem liberando vazões da ordem de 800 m³/s e mesmo com a melhora em seu nível de armazenamento, não há previsão, no momento, de aumento dos valores das vazões liberadas pelas usinas no Rio São Francisco operadas pela Chesf. A prioridade é executar a operação de forma coordenada, de modo a elevar os níveis dos reservatórios de Sobradinho e Itaparica, com o objetivo de atender aos usos múltiplos da água", ressaltou João Henrique Franklin, Diretor de Operação da Chesf.

Por Companhia Hidrelétrica do São Francisco - CHESF

Veja datas, vagas e salários dos concursos públicos municipais abertos em Pernambuco


Os concurseiros de plantão precisam ficar atento aos prazos legais dos concursos já que 2020 é ano de eleições municipais e os agentes públicos — sejam eles candidatos ou não — possuem restrições para poder nomear os aprovados. Hoje, onze concursos ou seleções simplificadas estão com as inscrições abertas pelas prefeituras de Pernambuco. Alguns se encerram já na próxima semana e outros seguem até maio.

Confira a relação dos concursos abertos:
Prefeitura de Abreu e Lima

Inscrições: até 23 de março de 2020

Vagas: 522

Edital: Clique aqui!

Há vagas em Abreu e Lima para cargos como médico, auxiliar administrativo, biólogo, enfermeiro e engenheiro, ajudante de pedreiro, auxiliar de serviços gerais, almoxarife, entre outros. Para se inscrever, é preciso pagar uma taxa de inscrição, que varia entre R$ 40 e R$ 70.
Prefeitura de Araçoiaba

Inscrições: até 31 de março de 2020

Vagas: 370

Edital: Clique aqui!

As vagas em Araçoiaba são distribuídas nos níveis fundamental, médio, técnico e superior. Para se inscrever, o candidato deve preencher a ficha de inscrição online e imprimir o boleto para pagamento da taxa. O valor é de R$ 80 para cargos de nível fundamental, R$ 100 para os cargos de níveis médio e técnico e R$ 120 para cargos de nível superior.

Há oportunidades para agente comunitário de saúde, auxiliar administrativo, eletricista, encanador, guarda municipal, mecânico automotivo, técnico agropecuário, técnico de enfermagem, técnico em informática, contador, nutricionista professor entre outras funções.
Prefeitura de Bonito

Inscrições: até 31 de março de 2020

Vagas: 18

Edital: Clique aqui!

As vagas em Bonito são de níveis médio e fundamental para o cargo de agente comunitário de saúde. O valor da taxa é de R$ 100,00. Dia 3 de abril é a data final para o pagamento da taxa de inscrição. A remuneração prevista no edital de seleção pública é de R$ 1.400,00.
Prefeitura de Granito

Inscrições: até 27 de março de 2020

Vagas: 40

Edital: Clique aqui!

As vagas em Granito são para Agente Comunitário de Saúde, Assistente Social, Cirurgião Dentista ESF, Enfermeira Plantonista, Enfermeiro ESF, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Guarda Municipal, Médico Clínico Geral ESF, Médico Plantonista, Nutricionista, Professor de Educação Física, Professor de Matemática, Professor de Inglês, Psicólogo, Técnico em Enfermagem e Psicopedagogo.

As inscrições podem ser realizadas pelo site da Contemax Consultoria Técnica e Planejamento Ltda e a taxa de inscrição é de R$ 45,50 para Ensino Médio e Técnico. Já para Ensino Superior, a taxa é de R$57,50. O pagamento deve ser feito através de boleto bancário.
Prefeitura de Gravatá

Inscrições: até 31 de maio de 2020

Vagas: 515

Edital: Clique aqui!

As vagas em Gravatá são distribuídas nos níveis fundamental, médio, técnico e superior. Para os cargos de nível fundamental, as inscrições custam R$ 50; para níveis médio e técnico, R$ 70; e para nível superior, R$ 80. As inscrições devem ser feitas no site do Instituto de Administração e Tecnologia (ADM&TEC).

Entre os cargos para o nível fundamental estão auxiliar de serviços gerais, com 19 vagas e vigilante, com 15 vagas. Para nível médio, entre os cargos disponíveis estão guarda municipal (20) e assistente administrativo educacional de zona urbana (15). No nível técnico, tem 20 vagas para técnico de enfermagem (10 para plantonista e 10 para diarista). Para nível superior, há vagas para várias especialidades médicas e para professores, entre outros. Clique aqui para conferir o editar do concurso de Gravatá!
Prefeitura de Lagoa do Carro

Inscrições: até 18 de março de 2020

Vagas: 193

Edital: Clique aqui!

As vagas em Lagoa do Carro são para os níveis fundamental, médio, técnico e superior, com salários de até R$ 6 mil. As taxas custam R$ 50, R$ 70 e R$ 90, para cargos dos níveis fundamental, médio/técnico e superior, respectivamente.
Prefeitura de Olinda

Inscrições: até 20 de março de 2020

Vagas: 31

Edital: Clique aqui!

Há vagas disponíveis para os seguintes cargos: Médico Clínico de Urgência e Emergência Plantonista (3), Médico Pediatra de Urgência e Emergência Plantonista (6), Médico Geriatra (2), Médico ESF/EAP (18), e Cardiologista (1).

A remuneração a ser recebida pelo profissional efetivado varia de R$ 3.000,00 a R$ 7.000,00, referente a carga horária semanal de 20 a 40 horas. Interessados devem realizar as inscrições de maneira presencial no horário das 8h às 15h, na Secretaria de Saúde de Olinda, situada na Rua do Sol, nº 311, Carmo, Olinda.
Prefeitura de Paranatama

Inscrições: até 22 de março de 2020

Vagas: 11

Edital: Clique aqui!

Ao todo, são divulgadas 11 vagas dentre os cargos de Médico PSF (4); Médico NASF (1); Médico plantonista - final de semana (1); Médico plantonista - semana (3); Médico ginecologista (1) e Médico pediatra (1), os quais deverão desempenhar atividades em carga horária de 24 horas/plantão, 30 ou 40 horas semanais, com remunerações que alternam entre R$ 1.300,00 e R$ 8.000,00.

Para participar, os interessados devem realizar as inscrições a partir das 8h do dia 26 de fevereiro de 2020 até às 23h59 do dia 22 de março de 2020, via internet, no site da Funvapi e efetuar o pagamento da taxa de participação no valor de R$ 90,00. A solicitação de isenção da taxa de inscrição deverá ser feita entre 27 de fevereiro de 2020 e 2 de março de 2020.
Prefeitura de Santa Maria da Vista

Inscrições: até 10 de abril de 2020

Vagas: 59

Edital: Clique aqui!

As vagas em Santa Maria da Vista são distribuídas entre os níveis Médio e Superior. Os interessados podem se inscrever no site da empresa responsável pela seleção. As inscrições custam R$100 para cargos de nível médio e R$ 120 para nível superior.
Prefeitura do Recife (Autarquia Municipal da Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores - AMPASS)

Inscrições: até 1º de abril de 2020

Vagas: 15

Edital: Clique aqui!

As vagas são para para as carreiras de Analista de Previdência e Assistência à Saúde, Técnico em Previdência e Assistência à Saúde e Assistente de Previdência e Assistência à Saúde, do “Grupo Ocupacional de Previdência e Assistência à Saúde”. As taxas foram definidas de acordo com o grau de escolaridade, sendo: nível médio: R$ 75,00, nível médio/técnico: R$ 90,00, nível superior: R$ 105,00.
Prefeitura de São Lourenço da Mata

Inscrições: até 20 de abril de 2020

Vagas: 942

Edital: Clique aqui!

As vagas em São Lourenço da Mata são para professores e outros profissionais nas Secretarias de Assistência Social e Educação. Os salários vão de R$ 1.045 e R$ 2,8 mil. As oportunidades são para os níveis fundamental, médio e superior.

Os candidatos devem pagar as inscrições, por meio de boleto bancários. Os valores são os seguintes: R$ 34 para cargos de nível fundamental, R$ 40, para cargos de nível médio/técnico e R$ 45, para cargos de nível superior.

Por Jornal do Commércio

Prefeitura do Recife suspende aulas e antecipa férias de escolas municipais por causa do novo coronavírus

Prefeito do Recife, Geraldo Julio, se reuniu com secretariado neste domingo (15), para discutir medidas contra o novo coronavírus — Foto: Pedro Alves/G1

A prefeitura do Recife decidiu suspender as aulas das escolas da rede municipal e antecipar as férias de julho para a quarta-feira (18), devido à pandemia mundial do novo coronavírus. Em Pernambuco, foram confirmados sete casos do vírus Sars-cov-2, causador da doença Covid-19, com 103 notificações, ao todo, desde 25 de fevereiro.

De acordo com a prefeitura, apesar da suspensão das aulas, a merenda escolar para os alunos será disponibilizada por meio de kits de alimentação, disponibilizados nas unidades escolares, uma vez por semana. Os pais e responsáveis poderão retirar os mantimentos nas unidades que os estudantes frequentam.

Segundo o prefeito Geraldo Júlio (PSB), a suspensão também será estendida às escolas e universidades particulares.

“É uma decisão de saúde pública e precisa ser cumprida por todos. A suspensão é por tempo indeterminado e, na rede municipal, vamos utilizar os 15 dias de férias previstos para julho. As particulares têm autonomia para organizar seu ano letivo. É uma medida importante, que sabemos que causa impactos, por isso liberamos os kits de alimentação”, declarou o prefeito.

Entre as ações, também está a solicitação à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a suspensão de todos os voos internacionais no Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul da capital pernambucana.

“Essa medida, se acatada, deverá ter início na sexta-feira (20). Assim, os pernambucanos terão até a quinta-feira (19) para voltar ao estado. Temos, ao todo, 12 destinos internacionais. Mas, segundo o próprio governo federal, 50% dos voos internacionais no Brasil já foram cancelados”, disse o prefeito.

Geraldo Júlio também disse que serão criados leitos de isolamento provisório, em unidades municipais de saúde e da rede filantrópica, para atender os casos de coronavírus. Também foram suspensas as férias de um conjunto de servidores municipais.

“Temos a suspensão das férias dos profissionais de saúde, assistência social, defesa civil e guarda municipal, em abril e maio. Os servidores não vão mais poder tirar essas férias. Além disso, todos os profissionais necessários para o cumprimento do plano de contingência podem ser requisitados para trabalhar em regime especial de trabalho”, declarou Geraldo Júlio.

Confira as 10 ações anunciadas neste domingo (15)

As escolas da prefeitura serão fechadas a partir da próxima quarta-feira (18), com a antecipação das férias marcadas para o mês de julho. A merenda escolar será garantida através de kits de alimentação que os pais poderão apanhar na escola uma vez por semana.

As escolas e faculdades particulares devem suspender as aulas a partir da próxima quarta-feira (18).
Liberação de R$ 10 milhões para aquisição de Equipamentos de Proteção Individual para os profissionais de saúde.

Suspensão das férias de todos os profissionais de saúde, assistência social, defesa civil e guarda municipal nos meses de abril e maio. Todos os profissionais necessários para a atenção emergencial à população em razão da pandemia poderão ser convocados a trabalhar em regime especial.

Criação de leitos de isolamento provisórios em unidades da rede municipal de saúde e da rede filantrópica.

Criação de um Grupo de Trabalho, formado por seis secretarias, para enfrentamento das consequências sócio-econômicas das medidas restritivas dos planos nacional, estadual e municipal de Contingência da Covid-19.

O Grupo de Trabalho está elaborando um Plano de Mitigação focado nos impactos da renda dos trabalhadores informais.

Liberação de R$ 5 milhões para fortalecimento do estoque de cestas básicas da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Criação de uma Rede de Solidariedade para os profissionais envolvidos no Plano Municipal de Contingência e para as famílias de baixa renda que serão impactadas pelas medidas restritivas.

Solicitação à Anvisa de suspensão de todos os voos internacionais a partir do próximo dia 20 de março. Os casos de necessidades de retorno de pernambucanos, depois dessa data, devem ser tratados de forma especial com Anvisa e Secretaria Estadual de Saúde.

Solicitação de R$ 92 milhões ao governo federal para custeio do Plano Municipal de Contingência – Covid-19 nos próximos meses.

Casos confirmados em Pernambuco

No sábado (14), o governo de Pernambuco confirmou cinco novos casos do novo coronavírus. Com isso, subiu para sete o número de pessoas infectadas pelo Covid-19, no estado. Além disso, o governo informou que foi confirmado o primeiro registro considerado de transmissão local (veja vídeo acima).

Eventos cancelados

Em entrevista coletiva no Palácio do Campo das Princesas, no sábado (14), o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou que foi decretada a suspensão de eventos com mais de 500 pessoas, em todo o estado. Isso inclui a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que, agora, deverá ser realizada em setembro.

Na sexta-feira (13), o estado já havia proibido a atracação de cruzeiros e de embarcações de grande porte por causa de coronavírus. O estado receberia, até abril, oito navios, com 11.033 passageiros, além de tripulações.

Navio retido

O navio de cruzeiro Silver Shadow, de bandeira bahamenha e com 609 pessoas a bordo, está retido no Porto do Recife desde a quinta-feira (12), quando um passageiro foi retirado da embarcação com sintomas do novo coronavírus. O canadense, de 78 anos, é um dos casos confirmados no estado, no sábado. Ele está internado no Hospital Português, na área central do Recife.

Outra passageira do navio, uma irlandesa, ainda aguarda, na mesma unidade hospitalar, o resultado do exame. Ela teve febre e dificuldade para respirar. Na embarcação estão, de acordo com o governo do estado, dez brasileiros. Entre os viajantes, há alemães, americanos, canadenses, ingleses e australianos, totalizando 18 nacionalidades.

No sábado (14), a Anvisa inspecionou o navio e não registrou novos casos suspeitos de coronavírus. Segundo declaração do coordenador regional da Anvisa, Olimar Cardoso dos Santos, no sábado, tratativas estão sendo realizadas para saber qual será o procedimento do navio.

Por G1 PE

Chesf faz 72 anos neste domingo (15) e anuncia investimentos: ‘gestão e visão de futuro’


“A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) chega aos 72 anos neste domingo, dia 15 de março, renovada.”, diz o texto publicado no portal oficial da companhia. A matéria também traz o planejamento da empresa para os próximos 15 anos. Veja abaixo:

Visão de futuro, novas tecnologias e processos, entregas de obras de médio e grande porte dentro dos prazos pactuados, melhores índices de operação e manutenção de seus ativos (transmissão e geração) e portfólio de projetos do Planejamento Estratégico de Longo Prazo (2020-2035).

“A Chesf que passou por um choque de gestão, nos últimos dois anos, com o objetivo de se tornar mais moderna, competitiva, com as melhores práticas do mercado e com sustentabilidade financeira”, destacou o presidente Fabio Alves.

Em 2019, a Empresa fechou o ano entregando 22 obras, a maioria em Transmissão de energia elétrica, reforçando ser referência no Nordeste nessa área, e inaugurou a primeira Usina Solar Flutuante, no Lago de Sobradinho, com a presença das maiores autoridades do País.

CLIQUE E CONHEÇA A HISTÓRIA DA CHESF COM FOTOS E VÍDEOS HISTÓRICOS

Para os próximos anos, a Chesf avalia investimentos para implantação de mais de 2.130 MW em novos projetos de geração solar. “Já somos a Empresa com maior expertise no escoamento (Transmissão) da energia de parques eólicos instalados no Nordeste. Vamos buscar o melhor posicionamento em Geração, desta vez em plataformas solares, já que sabemos que o Rio São Francisco, onde estão nossas principais hidrelétricas, tem que preservar o uso múltiplo das águas”.

Com 16 usinas, sendo 12 hidrelétricas, dois parques eólicos e duas plantas solares, a Chesf totaliza 10.323 MW de capacidade instalada. Detém, ainda, 129 subestações e 21.252 quilômetros de linhas de transmissão.

Gestão estratégica

Entre as conquistas da Chesf em pelo processo de renovação está a implantação do ProEPR SAP, um sistema que integra todas as empresas Eletrobras numa Instância Única, garantindo assim maior transparência, confiabilidade das informações, eficiência, redução de custos, melhor gestão dos ativos, entre outros benefícios.

A Empresa também implantou o Centro de Serviços Compartilhados (CSC Nordeste), um projeto Eletrobras que também prevê otimização custos, mensuração da performance das equipes e modernização dos processos.

Neste mês, está prevista a inauguração da Sala da Situação, um espaço moderno, preparado para uso da Business Inteligence e dos sistemas mais avançados com o objetivo oferecer as melhores condições para o processo de decisão da Diretoria.

Planejamento de Longo Prazo

Um conjunto de projetos estratégicos com objetivo de posicionar a Chesf num cenário de competitividade do mercado de energia elétrica e garantir o crescimento e a sustentabilidade da Chesf foram estabelecidos no Planejamento Chesf 2020-2035, considerando os eixos estruturadores “Consolidar negócios rentáveis”; “Eliminar os negócios não rentáveis” e “Inovar nos negócios de energia”.

“Todos esses novos processos reavivaram o orgulho de pertencer à Chesf, pois a Empresa está se movimentando para o futuro, mostrando que neste 72 anos, esta Empresa que sempre se reinventou, continua a se renovar e a fazer diferença positiva na vida dos nordestinos e de todos os brasileiros”, destacou o presidente.

Por Portal Chesf, via  PA4.COM.BR

Petrolândia: Dr Marcos Bispo (Endoscopia Digestiva) atende na Petroclínica nesta segunda-feira (16)


A Petroclínica, que mudou de endereço e agora funciona na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa que Dr Marcos Bispo (Endoscopia Digestiva) atenderá nesta segunda-feira, 16 de março de 2020.

Agendamento de consultas e mais informações: 87 99805-0774 ou 3851-2333.

Paulo Afonso (BA): Desejo de funcionário da Chesf vítima de infarto era ser cremado e suas cinzas jogadas no Rio São Francisco; pedido foi atendido pela família

Cinzas do chsfiano Neyme foram jogadas do canal do lago da PA-IV pelo filho Eglon Gregório. Foto: Redes sociais/Geraldo Carvalho

Neyme Menezes faleceu no último domingo, 8 de março. Foto: Reprodução/Facebook
Cinzas de Neyme foram jogadas do canal do lago da PA-IV pelo filho Eglon Gregório. Foto: Redes sociais/Geraldo Carvalho



Na tarde deste sábado, dia 14 de março de 2020, as cinzas do chesfiano Neyme Menezes foram jogadas no Rio São Francisco, em Paulo Afonso. Segundo publicou nas redes sociais o amigo da família, Geraldo Carvalho, esse era o desejo de Neyme: “Desejo de Neyme era ser cremado e suas cinzas jogadas no Rio São Francisco, desejo atendido ontem.”, disse.

Com a presença de um grupo de amigos e familiares, e sob forte comoção, as cinzas de Neyme foram jogadas do canal do lago da PA-IV por um dos seus filhos, Eglon Gregório.

Neyme Menezes morreu no último domingo, dia 08 de março, vítima de um infarto. Neyme era aposentado, trabalhou por longos anos nas usinas da Chesf. Ele era muito popular e querido em Paulo Afonso.

Neyme havia sofrido uma parada cardíaca antes do carnaval, e estava em tratamento. Ele deixou a esposa Gorete e três filhos: Argos Gregório, Eglon Gregório e Aisha Menezes, e demais familiares.

Por Portal PA4.COM.BR

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook deste domingo 15 de março de 2020; veja lista


Mudam de idade hoje (Domingo 15 de março de 2020) e queremos aqui dedicar este dia especial a Rafaela Santos, Jullia Campos, Raquel Melissa, Aldenice Basilio, Michelly Rodrigues , Sandrielle Barreto , Keka Nunes, Carlos Quidute , Lucas Betel , Josemar Rodrigues , Luciana Alves, Geraldo Fonseca , Maria Jose Dos Santos Goes, Aurélio Xavier , Creuza Cruz, Edivany Siqueira , Irama Inacio e Eguinaldo Feitosa

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Clínica Mais Saúde informa atendimento da semana, de 16 a 20 de março; Confira e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimento desta semana, de 16 a 20 de março2020; confira no cartaz acima!

Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9659-3298 - tel. 87 - .3851-0533

Adquira já o seu cartão de desconto SYSTEM SAÚDE e ganhe excelentes descontos!
SAIBA SOBRE O SYSTEM SAÚDE

Veja abaixo: Profissionais, Farmácias e Empresas que são credenciados e as vantagens do convênio System Saúde; adquira já o seu!

Tacaratu: Clínica Mais Saúde informa atendimento da semana, de 16 a 20 de março; Confira e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Avenida Cônego Frederico, em Tacaratu, informa atendimento da próxima semana, de 16 a 20 de março/2020; confira no cartaz acima!
Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9938-9602

Petrolândia: Aniversariante deste domingo (15/03), Creuza Cruz (Creuza de Louro) recebe felicitações da família e de amigos



Neste domingo, 15 de março de 2020, familiares e amigos de Creuza Cruz, esposa de Louro do Vidro, felicitam a funcionária pública pela passagem do seu aniversário.

As felicitações são também do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia.

Parabéns!

Blog de Assis Ramalho
Foto: Divulgação

Bispo do Crato (CE) pede fim de 'abraço de paz' durante a missa

Dom Gilberto disse que tem acompanhado a repercussão do novo coronavírus pelo mundo e que o alto número de casos tem colocado a Igreja Católica em alerta

O bispo da Diocese de Crato, dom Gilberto Pastana, lançou um comunicado, na manhã deste sábado (14), pedindo para que os fiéis evitem dar as mãos durante o “Pai Nosso” e o “Abraço de Paz”. A medida é para evitar o contágio do novo coronavírus que tem assustado todo o planeta. “Com fé, autocuidado e responsabilidade social e eclesial conseguiremos deter o avanço da doença”, afirmou o sacerdote.

Dom Gilberto disse que tem acompanhado a repercussão do novo coronavírus pelo mundo e que o alto número de casos tem colocado a Igreja Católica em alerta, “sobretudo nesse tempo que vivenciamos a Campanha da Fraternidade, cujo tema nos impele à promoção da fraternidade e da vida como dom e compromisso”, reforçou.

O bispo alertou, em primeiro lugar, a importância de elevar a Deus súplicas e preces para que ele elimine a doença. “Inspire médicos e pesquisadores na descoberta de medicamentos eficazes no combate a este vírus”, pediu. No entanto, ressaltou as vendidas de prevenção, como orientações do Ministério da Saúde e os cuidados com a higiene. “O autocuidado e a responsabilidade social são de grande ajuda neste momento”, completa.

Mesmo assim, reforçou a responsabilidade eclesial, principalmente nos momentos celebrativos, onde aglomera muitas pessoas nas igrejas. “É importante nesse sentido, evitar das as mãos durante a oração do Pai-Nosso e no abraço de paz”, enfatizou. “Basta-nos uma leve inclinação de cabeça e os mesmos sentimentos fraternos ficam mantidos”, orientou Pastana.

Já durante a comunhão, dom Gilberto pediu que os fiéis evitem receber a hóstia diretamente na boca. “Como a Igreja prescreve, podemos recebê-la estendendo a palma da mão esquerda, levando-a à boca com a direita, mantendo igual piedade e devoção”, suplicou.

Ao fim do comunicado, o sacerdote pediu cuidado em relação as ‘fake news’, notícias falsas que, segundo ele, são compartilhadas para alarmar a população. “Devem ser evitadas e combatidas por todos nós. A busca de informações deve ser sempre feita em fontes confiáveis”, completou.

O último boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) aponta que o Ceará investiga 37 casos suspeitos, sendo 28 somente em Fortaleza. Os municípios de Caucaia, Aquiraz, Tamboril, Juazeiro do Norte e Quixadá seguem analisando um caso cada, enquanto Crato e Itapipoca, dois. Outros 67 pacientes já tiveram a suspeita descartada.

Por Diário do Nordeste

Petrolândia: Prefeita Jane assina Ordem de Serviço da UBSF do Projeto Icó Mandantes


A prefeita Jane Souza e o secretário de Infraestrutura Paulo Lucena, estiveram na Agrovila 06 do Projeto Icó Mandantes, neste sábado, assinando e entregando a Ordem de Serviço da UBSF Icó Mandantes à empresa responsável pela obra de requalificação do espaço.

Uma ótima notícia para todos os moradores da localidade, que estavam ansiosos por mais essa conquista!

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolândia


Notícia relacionada

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: É HOJE! Cantor Jorjão (diretamente da Bahia) é a grande atração do Parque das Pedras neste domingo (15); vai ser arretado!

Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

O cantor Jorjão, diretamente da Bahia, é a grande atração do próximo domingo (15) no Parque das Pedras, complexo de lazer com parque aquático e restaurante, localizado no Projeto Apolônio Sales, em Petrolândia.

A entrada é grátis!

O Residencial Parque das Pedras, que também abriga espaços para a construção de habitações (lotes), funciona normalmente aos sábados, domingos e feriados - das 10h00 às 18h00.

Está pensando em passar um final de semana exuberante e com grande conexão com a natureza? Então este lugar certamente é o Parque das Pedras. O espaço, com cerca de 15 mil metros quadrados. possui belezas naturais surpreendentes que irão te proporcionar momentos incríveis.

Leve sua família e os seus amigos para passar o final de semana no Residencial Parque das Pedras, verdadeira integração com a Natureza. Conheça o Residencial Parque das Pedras, empreendimento administrado pelo empresário José Antas.

O espaço da Pedra é nova parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia

Para mais informação entre em contato com o cel. 87 9.999-3238 - falar com o gerente Marcelo Antas.

Notícias relacionadas

>> Mais lazer em Petrolândia: Parque das Pedras recebe grande público no Dia Internacional da Mulher
>> Petrolândia: Parque das Pedras promove domingo com som ao vivo, gente bonita e muita descontração (Fotos)
>> Petrolândia: Proprietário do Parque das Pedras, empresário José Antas fala sobre o extraordinário
empreendimento em entrevista a Assis Ramalho

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR