domingo, 3 de agosto de 2014

Veja os resultados de domingo das Séries A , C e D com crônica, classificação e lances em video

Flamengo perde para o Chapecoense e volta para a lanterna; Foi a primeira derrota com o técnico Vanderlei Luxemburgo, e time ainda não marcou um gol sequer como visitante no Brasileiro

Fluminense assume a vice-liderança, Internacional pula para terceiro e Chapecoense empurra o Flamengo para a lanterna do Brasileirão;

Confira os demais jogos do Brasileirão da série A, C e D com crônica, classificação e lances em vídeo.

CAMPEONATO BRASILEIRO (13ª RODADA) SÉRIE A
Palmeiras 1 x 1 Bahia
Chapecoense 1 x 0 Flamengo
Coritiba 0 x 0 Corinthians
Figueirense 3 x 0 Sport
Internacional 1 x 0 Santos
Atlético-MG 3 x 1 Atlético-PR
Fluminense 2 x 0 Goiás
>VEJA A TABELA COMPLETA

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE C (PRIMEIRA FASE - 9ª RODADA)
Mogi Mirim 1 x 0 Juventude
Botafogo-PB 2 x 0 Águia de Marabá
Paysandu 0 x 0 Crac
São Caetano 0 x 1 Duque de Caxias
Caxias 1 x 0 Macaé
Tupi 1 x 1 Guarani
Cuiabá 1 x 0 CRB
>VEJA A TABELA COMPLETA

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE D  (PRIMEIRA FASE - 3ª RODADA)
Pelotas 0 x 3 Londrina
Villa Nova 2 x 3 Itaporã
Baraúnas 1 x 1 Coruripe
Maringá 2 x 1 Brasil de Pelotas
Santos-AP 1 x 2 Rio Branco-AC
Goianésia 1 x 0 Grêmio Barueri
Moto Club 3 x 1 Guarany de Sobral
Operário-MT 1 x 0 Tombense
Genus 0 x 2 Princesa do Solimões
Atlético Acreano 2 x 1 São Raimundo-RR
>VEJA A TABELA COMPLETA

>Veja tudo sobre o Brasileirão deste final de semana

Fonte: Globoesporte.com


Petrolândia: Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Oficina da Vida tem inscrições abertas


Notícias relacionada  (clique para ler) Petrolândia: Curso Prático de Atendimento Pré-Hospitalar é realizado no Ginásio de Esportes de Petrolândia
Informações: Samyr Oliveira e Felipe Areias

Avião cai em cima de residência e deixa cinco mortos no Maranhão

Avião cai em cima de casa e mata cinco em Balsas, MA (Foto: Divulgação / Polícia Civil)

Um avião com cinco pessoas a bordo caiu em cima de uma residência na madrugada neste domingo (3), em Balsas, a 810 km de São Luís, no sul do Maranhão. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, todas as pessoas que estavam na aeronave morreram. Os corpos já foram retirados do avião e aguardam remoção do Instituto Médico Legal (IML). A aeronave era um monomotor Embraer-720C, de prefixo PTWPH, segundo informações do site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

De acordo com a polícia, morreram a idosa Maria de Jesus Cruz e Silva, de 87 anos, que era transportada de um Hospital São José, em Balsas, para outro em Teresina, no Piauí; a filha dela Francisca Pereira e Silva (idade não informada); o neto Alan Patric Silva Setulvedo, 32; o piloto Delano Martins Coelho, 36, e a esposa dele, Lorena Alves de Lima, 22.

O piloto do avião é o mesmo que pilotava o avião Cessna 210, de prefixo PR-VPI, que caiu em fevereiro deste ano, em Nova Araguaína, no Tocantins. Ele era o proprietário da aeronave, segundo o site da Anac, e possuía habilitação para pilotar, de acordo a polícia.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Civil e Cenipa foram encaminhadas ao local. A polícia informou que aguarda chegada de perícia especializada e que as partes do avião serão encaminhadas para o Instituto de Criminalística de Imperatriz, a 400 km de Balsas.

A casa onde a aeronave caiu, localizada no Rua Doutor Rosy Cury, no bairro Catumbi, pertence a uma família. Na residência, estavam o pai, identificado como Mácio André Ertell, a esposa Sabrina, e o filho, de 11 anos. A mãe sofreu um corte no pé. O pai e o filho não tiveram ferimentos. Segundo a polícia, a princípio, a família será deslocada para casa de familiares que, também, moram em Balsas, até que o local do acidente seja liberado, após as avaliações dos peritos.

Petrolândia: FALVAPI oferece cursos de pós-graduação. Inscrições abertas.

A FALVAPI (Faculdade Alternativa Vale do Ipiranga), sediada em Minas Gerais, oferece em Petrolândia Pós-Graduações  lato sensu em Saúde Pública, Educação Infantil, Gestão Pública e Gestão de Projetos.

A taxa de matrícula é de R$ 50 e dezoito mensalidades de R$ 140.

Os interessados devem procurar Rubinnery na Escola Municipal 1º de Julho, localizada na Quadra 01, ao lado do PETI/Projovem, no horário das 08h00 às 12h00. Contato: (87) 9907-6167.

Informações: Claudia Barbosa Fortes/FALVAPI

Mais de 350 morrem em terremoto no sudoeste da China


Foto mostra destruição causada por terremoto em Ludian, na China (Foto: China Daily/Reuters)

Mais de 350 pessoas morreram em um terremoto na região montanhosa da remota província chinesa de Yunnan, no sudoeste do país, neste domingo (3), segundo a agência estatal chinesa Xinhua. O terremoto de magnitude 6,1 também foi sentido nas províncias vizinhas de Guizhou e Sichuan.

O tremor aconteceu às 16h30 (5h30 de Brasília), a uma profundidade de 10 km, segundo o Centro de Geofísica dos Estados Unidos (USGS). A TV chinesa mostrou imagens de moradores aterrorizados correndo para as ruas e prédios derrubados – um deles, uma escola. Segundo as autoridades, as comunicações com o local foram seriamente afetadas.

Moradores e as equipes de resgate trabalham no local em busca de sobreviventes. 367 pessoas morreram, mais de 1.400 ficaram feridas e outras 181 são consideradas desaparecidas, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

O governo enviou 2 mil barracas, 3 mil macas, 3 mil cobertores e 3 mil casacos para a zona do desastre. A imprensa estatal anunciou o envio de 2.500 soldados às áreas afetadas pelo terremoto, que se unirão a uma equipe de mais de 300 policiais e bombeiros procedentes da cidade de Zhaotong.

Armando reafirma força no Recife em caminhada na Zona Norte

  Fotos: Léo Caldas/Divulgação

O Recife assistiu neste domingo (3) mais uma demonstração de força da candidatura de Armando Monteiro (PTB) ao governo do Estado. Ao lado de cinco vereadores da capital, além de outras lideranças políticas, Armando caminhou pelo comércio de Água Fria, na Zona Norte da capital, e ouviu palavras de incentivo de moradores, comerciantes e ambulantes do bairro, que fizeram questão de salientar a liderança do petebista nas pesquisas de opinião: no Recife, o senador licenciado tem 30% das intenções de voto, contra apenas 11% de Paulo Câmara (PSB), que caiu 12 pontos percentuais com relação à última sondagem do Instituto Mauricio de Nassau.

Junto com Armando, estavam o senador Humberto Costa (PT) e os vereadores Antônio Luiz Neto (PTB), Eduardo Marques (PTB), Isabella de Roldão (PDT), Henrique Leite (PT) e Alfredo Santana (PRB). O candidato a governador, líder em todas as pesquisas, questionou a oferta de serviços públicos no bairro.

Armando também defendeu duas das principais bandeiras do seu projeto para governar Pernambuco. "Sem educação não há cidadania", disse o senador licenciado. O candidato ainda salientou que vai dar mais espaço para as pequenas e micro empresas. "Precisamos estimular os pequenos negócios", destacou, após falar sobre as dificuldades dos pequenos empreendedores.

Consulta a bibliotecas nas escolas cai com o avanço de séries


O uso das bibliotecas nas escolas cai conforme os alunos avançam de série, de acordo com dados da Prova Brasil 2011, que são os últimos disponíveis. Os registros da prova mostram que 57,4% dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede pública utilizaram as bibliotecas e salas de leitura sempre ou quase sempre. Entre os alunos do 9º ano, esse percentual caiu para 29,9%.

Os dados foram disponibilizados pelo movimento Todos pela Educação, e podem ser acessados no site do Observatório do PNE [Plano Nacional de Educação]. Foram levados em consideração os questionários aplicados em escolas que ofereciam bibliotecas e salas de leitura à época, equivalentes a 37,9% dos 156.164 estabelecimentos públicos de ensino básico.

Os dados mostram também que entre os alunos do 5º ano, 24,1%, frequentavam esses espaços de vez em quando, e 18,5% o faziam nunca, ou quase nunca. Entre os alunos do 9º ano, esses percentuais aumentaram, respectivamente, para 35% e 35,1%.

"Infelizmente, a gente conclui, com esses dados, que o incentivo à leitura vai caindo ao longo dos anos, e isso é muito ruim", diz o gerente de Conteúdo do movimento Todos pela Educação e um dos coordenadores do Observatório do PNE, Ricardo Falzetta. Os motivos para essa redução variam, segundo ele, a começar pela falta de espaços de leitura adequados, carência de acervo diversificado e ausência de profissionais qualificados para atender os alunos.

O levantamento mostra que 83,9% das bibliotecas e salas de leitura das escolas consideradas no levantamento tinham acervo diversificado, 14,2% tinham brinquedoteca, havia espaços para estudo coletivo em 56,4% delas e 75,8% dos espaços estavam instalados em lugares arejados e bem iluminados. Além disso, 78% das bibliotecas ou salas de leitura contavam com profissional responsável pelo atendimento aos alunos.

Frases do dia 03/08/2014: Coletânea IHU On-Line

Ofensiva final

"Os indígenas brasileiros estão vivendo uma ofensiva final" – Eduardo Viveiros de Castro, antropólogo – Folha de S. Paulo, 03-08-2014.

Maioria

“Isso está acontecendo sob o olhar complacente do Judiciário. Há uma campanha a todo vapor do Legislativo para acabar com esses direitos. Precisamos lembrar que o Congresso brasileiro é formado por uma maioria de proprietários rurais” –Eduardo Viveiros de Castro, antropólogo – Folha de S. Paulo, 03-08-2014.

Em Trindade, Paulo recebe apoios de lideranças do PTB e do PT

Socialista foi ao município, no Sertão do Araripe, para participar da Expogesso (Fotos: Aluísio Moreira)

Três lideranças ligadas a partidos de oposição, no município de Trindade, no Sertão do Araripe, declararam apoio, nesse sábado (2), à chapa majoritária da Frente Popular de Pernambuco, encabeçada por Paulo Câmara (PSB), como candidato ao Governo. Thayse de Tony (PT), Kilon Peixoto Neto (PTB) e Ubirajara Araripe Andrade (PTB) fizeram questão de confirmar o engajamento pessoalmente, durante a visita que o socialista fez à 6a Exposição e Feira Internacional das Indústrias de Gesso (Expogesso).

"Os apoios vão chegando naturalmente pelo sentimento que as pessoas vêm demonstrando, de que querem a continuidade e o avanço do trabalho iniciado pelo ex-governador Eduardo Campos (PSB). É uma unidade em favor dos que mais precisam, para garantir que Pernambuco continue tendo um Governo que atua para todos os pernambucanos", avaliou Paulo Câmara.

Ubirajara, que também é presidente da Câmara Municipal e da Associação de Vereadores do Araripe (AVA), explicou que, além da continuidade do atual modelo de gestão, pesou na sua decisão a influência do prefeito de Trindade, Dr. Éverton (PR). "Acompanho meu grupo, que está ao lado do prefeito. Hoje, sete dos 11 vereadores de Trindade estão com Paulo", garantiu o vereador.

MEC fará pesquisa para saber desempenho profissional de quem fez o Enade


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - autarquia do Ministério da Educação - fará pesquisa nacional com os egressos da educação superior, que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), edições de 2009 e 2012. Segundo a autarquia, o objetivo é coletar informações sobre empregos obtidos por profissionais formados.

A pesquisa será enviada por e-mail a cerca de 396 mil profissionais que fizeram o Enade em administração, ciências contábeis, comunicação social - com habilitação em jornalismo, publicidade e propaganda -, design, direito, economia, psicologia, secretariado executivo e turismo.

O tema do e-mail será Pesquisa Nacional sobre Egresso e Seu Perfil de Empregabilidade. O tempo de resposta estimado é cinco minutos e o prazo para envio das respostas vai até 8 de agosto. Todos os entrevistados terão a identidade preservada.

A divulgação dos resultados está prevista para abril de 2015. O Inep informa que os dados servirão para verificar o impacto da política de avaliação do Enade e estabelecer a relação entre o exame, a qualidade da educação superior e a capacidade de conseguir trabalho.

Agência Brasil

Nos dias 5 e 6 de agosto ocorrerão importantes deliberações sobre o FPM e a Lei de Resíduos Sólidos


Nesta terça e quarta-feira, 5 e 6 de agosto, o movimento municipalista deve atuar no Congresso Nacional pelo aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e pela prorrogação para o cumprimento da Lei de Resíduos Sólidos. Nestes dois dias haverá reuniões e, possivelmente, votações sobre os dois temas. Por isso, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, ressalta a importância daMobilização Permanente.

Em contanto com o deputado André Moura (PSC-SE), a Agência CNM confirmou o apoio do parlamentar pela prorrogação para o cumprimento da Lei 12.305/2010. Moura é favorável a um novo prazo e “está propenso” a incluir no relatório da Medida Provisória (MP) 649/2014 o pedido de prorrogação. O relator deve apresentar o parecer na próxima semana.

Ziulkoski explica que os prefeitos devem entrar em contato com os parlamentares aliados - deputados e senadores integrantes da Comissão Mista. Eles precisam defender a importância de um novo prazo e articular a aprovação.

Outra medida
A sugestão de prorrogação é do deputado Manoel Júnior (PMDB-PB). A emenda dele pode ser incluída em outra Medida, a MP 651/2014. A assessoria do relator revisor da matéria, senador Walter Pinheiro (PT-BA), esclareceu que para apresentar o parecer é preciso marcar a próxima reunião da Comissão Mista. No dia 5 os integrantes se reunirão, mas será para uma audiência pública. Assim, não há data certa para a apresentação e votação do relatório.

Curso de formação da Polícia Civil da Paraíba começa nesta segunda-feira (04)


Aulas para 526 convocados devem começar nesta segunda-feira (4).
Aprovados para o cargo de delegado receberão treinamento primeiro.

As aulas do Curso de Formação dos aprovados no concurso da Políicia Civil serão iniciadas nesta segunda-feira (4) conforme informou a Academia de Polícia Civil da Paraíba (Acadepol) neste sábado (2). O calendário de aulas foi organizado de acordo com a carga horária dos cargos previstos em edital.

No dia 28 de junho foram convocados 526 candidatos para a matrícula. A previsão é de que as aulas durem todo o dia, começando às 7h30 e se estendendo até as 18h. Os primeiros a começar o treinamento obrigatório serão os candidatos que foram aprovados para o cargo de delegado. No dia 11 iniciam-se as aulas para agentes de investigação e escrivães de polícia e no dia 25 de agosto os demais cargos passarão a participar do curso de formação.

“É importante frisar que essas datas foram determinadas para que os alunos possam cumprir todo o treinamento de forma integral, participando intensamente do curso de formação e garantindo um profissional bem treinado para atuar na Polícia Civil da Paraíba”, afirmou o diretor da Acadepol, Severiano Pedro.

A previsão é que as aulas do curso de formação terminem no dia 1º de dezembro. Os alunos aprovados em todos os cargos ainda passarão por um processo de integração ao fim das aulas. A nomeação está prevista para 30 dias após o término do treinamento.

G1 PB

O São Francisco já é um rio intermitente, artigo de Roberto Malvezzi (Gogó)

(Foto Mariana Garcia)
Rio intermitente ou temporário é aquele que durante o período das chuvas (ou "cheias"), normalmente no inverno, apresenta bastante água em seu curso, a qual durante o período de estiagem (período das "secas"), normalmente no verão, desaparece temporariamente. Já o rio que nunca seca é denominado perene. 

Embora não tenha cortado totalmente seu fluxo de água, o São Francisco já é praticamente um rio intermitente.

A atual defluência – saída de água rio abaixo – da represa de Três Marias, em Minas Gerais, é de 150 m3 por segundo (sic!). Não se espantem, é essa mijada de gato. Portanto, um fiapo de água para o que já foi o grande rio São Francisco (CBHSF).

Essa realidade é visível a olho nu em municípios como Pirapora. Até a extração de água para abastecimento humano das cidades ribeirinhas já está comprometida. Se formos falar em navegação, pesca, etc., é melhor procurar nas fotografias.

A cidade de Xique-Xique, no médio São Francisco, se abastece de um braço do Velho Chico. Em 40 dias – se o rio não recuperar volume – terá seu abastecimento cortado. A calha central está há mais de trinta quilômetros da cidade. Portanto, Xique-Xique vai conhecer o que é um rio intermitente antes das demais cidades.

Abaixo, em Sobradinho, a defluência está em 1.100 metros cúbicos por segundo. As maiores balsas de transporte de passageiros entre Juazeiro e Petrolina estão encostadas no porto. Não há profundidade para sua navegação.

Gostaria de saber onde andam os políticos, os técnicos, o pessoal do governo que projetou a Transposição e nos diziam com arrogância em todos os debates que a defluência em Sobradinho era – com absoluta segurança – de 1800 metros cúbicos por segundo, portanto, a extração de água para a Transposição seria absolutamente insignificante. Onde será que eles estão?

"Vou governar ouvindo a população", diz Paulo

Durante a inauguração do comitê de Tony Gel, em Caruaru, socialista assegurou a participação do povo em sua gestão (Fotos: Wagner Ramos)

O candidato da Frente Popular ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), assegurou que vai administrar Pernambuco, a partir de 2015, junto com a população. Na inauguração do comitê do deputado estadual Tony Gel (PMDB), em Caruaru (Agreste), neste sábado (2), o socialista, ao lado dos seus companheiros de chapa, Raul Henry (PMDB/vice) e Fernando Bezerra Coelho (PSB/Senado), se comprometeu a entregar obras e ações em sintonia com as demandas dos pernambucanos. "Vou governar com vocês, ouvindo a população. Porque é assim que se governa, junto da população e olhando para os que mais precisam", ressaltou Paulo Câmara, muito prestigiado pela militância e pelos aliados do ex-prefeito.

O deputado Tony Gel lembrou que fez a opção de marchar com Paulo Câmara na eleição estadual por identificar no socialista o melhor para Pernambuco. "Fiz a escolha de acompanhar Paulo porque sei que ele representa o futuro, a continuidade dos avanços iniciados por Jarbas Vasconcelos e tocados por Eduardo Campos", assinalou o parlamentar.

Além da chapa da Frente Popular e do deputado Tony Gel, marcaram presença na inauguração do comitê, o senador e candidato a deputado federal, Jarbas Vasconcelos (PMDB), a ex-deputada Miriam Lacerda (PMDB), vereadores e lideranças locais. Do Agreste, Paulo e Fernando seguiram para Trindade, no Sertão, para participar da Expogesso.

Blog de Assis Ramalho destaca as notícias regionais da semana de 27 de julho a 02 de agosto de 2014

Neste domingo, 03 de agosto de 2014, o Blog de Assis Ramalho divulga as notícias da região que foram destaques na semana que passou. Para ler, clique na manchete.

Domingo (27)
>Lideranças petrolandenses participam de reunião sobre políticas públicas para mulheres com candidatos da Frente Popular
>Jatobá: Prefeitura realiza Governo Itinerante no Saco dos Barros
>Paulo Afonso-BA: Amigos, parentes e desportistas prestam as últimas homenagens a 'Cicinho'
>Blog de Assis Ramalho destaca as notícias regionais mais lidas da semana - 20 a 26 de julho/2014
>Troca de tiros deixa 2 mortos e um ferido em Belém do São Francisco/PE

Segunda-feira (28)
>Petrolândia: Curso Profissionalizante de Depilação com Marcler Silva acontece nos dias 8, 9 e 10 de agosto. Inscrições abertas! 
>Petrolândia: Escola Jatobá é prejudicada por despejo de lixo na calçada da instituição
>Paulo Afonso completa 56 anos nesta segunda-feira; conheça a sua história
>Petrolândia: Escola Jatobá presta homenagem a Ariano Suassuna
>Petrolândia: Nota de falecimento do professor Francisco Souza
>Petrolândia: Alba Fernanda é homenageada por colegas no seu aniversário

Terça-feira (29)
>Petrolândia: Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Oficina da Vida tem inscrições abertas
>Petrolândia: Família comunica falecimento de Norma Maria Souto, esposa de Manoel do Pastel
>Petrolândia: Escolinha Lealdade F.C., de Ricardo Coalhada e Marquinhos do Gás, precisa de parcerias no objetivo de usar o esporte para inclusão, lazer e educação de jovens
>Atuando em Petrolândia, Garanhuns e cidades circunvizinhas, Rota Extintores vende e recarrega extintores
>Petrolândia: Dor e comoção marcam o sepultamento de Norma Maria Souto

Quarta-feiira (30)
>Floresta: Seminário encerra III Semana de Direitos Humanos do Sertão de Itaparica
>Petrolândia: Agroshop Farmácia e Petshop, nova loja do veterinário Dr. Tony Ferraz, será inaugurada nesta sexta-feira (01)
>Caminhão de lixo mata criança de seis anos em Cabrobó, no Sertão de PE
>Câmara Municipal de Petrolândia convida população para Sessão a ser realizada nesta quarta (30)

Quinta-feira (31)
>Petrolândia: Morre Rutemberg Oliveira (Berg da Petrocom), aos 51 anos, em Recife
>Petrolândia ganha mais uma opção de lazer: Arena Society será inaugurada em breve em nossa cidade
>Prefeitura de Tacaratu realiza I Seminário do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade
>Petrolândia: Dr. Cleobenysson, cardiologista da Endocardio, a serviço de sua saúde

Sexta-feira (01)
>Festival de Inverno de Água Branca-AL tem início neste sábado, 2 de agosto
>Codevasf e Prefeitura de Petrolândia entregam equipamentos e insumos a associações de piscicultores
>Petrolândia: Comoção, dor e aplausos marcaram o sepultamento de Berg Oliveira
>Cidades têm até este sábado (2) para acabar com os lixões.Petrolândia está entre as 6 que possuem aterros sanitários em operação em PE
>Petrolândia: Superintendente da Codevasf assina ordem de serviço do sistema de abastecimento de água para as localidades de Petrolândia, Tacaratu e Jatobá
>Veículo com placa de Petrolândia-PE se envolve em acidente com vítima fatal em Glória-SE

Sábado (02)
>Vereador é baleado durante tentativa de assalto em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco
>Petrolândia: Agroshop Farmácia e Petshop, nova loja do veterinário Dr. Tony Ferraz, é inaugurada na cidade
>Blog de Assis Ramalho atinge a marca de mais de 179 mil visitas em julho/2014

Redação do Blog de Assis Ramalho

O dilema entre combater o câncer ou a pobreza

A lavadeira Maria do Carmo Santos, de Recife, superou um câncer de mama. Em 2012, a doença matou 522 mil mulheres em todo o mundo, entre elas, mais de 16 mil brasileiras. Os diversos tipos de câncer mataram 8,2 milhões de pessoas no mundo só em 2012. A maior parte dos pacientes era de baixa renda. (Foto de Mariana Ceratti/Banco Mundial)

Aos 55 anos, a lavadeira Maria do Carmo Santos, moradora de Recife, tem dois desejos. O primeiro: participar de um programa de TV que ajude a reformar sua casa. O segundo: encontrar um grande amor. São sonhos que ela alimenta desde que se viu curada de um câncer na mama esquerda.

Há exatos 10 anos, ela tirou um tumor de 5 cm e se submeteu a 34 sessões de radioterapia. Fez todo o tratamento em hospital público e contou com a ajuda dos vizinhos para se cuidar e se sustentar. “Não sei o que teria sido de mim sem o pessoal do bairro”, lembra.

A luta de Carminha – como é conhecida – contra o câncer revela uma série de facetas desse mal, que tem grande importância nos países em desenvolvimento, como o Brasil. Segundo o Banco Mundial, até 2030, a incidência de câncer aumentará em 70% nos países de renda média (em que o Brasil se inclui) e em 82% nos mais pobres caso não sejam tomadas providências globais para enfrentar a doença.

A tendência de alta se evidencia nos números mais recentes da Agência Internacional para a Pesquisa em Câncer (Iarc), da Organização Mundial da Saúde (OMS): a doença matou 8,2 milhões em 2012. O relatório, divulgado no fim do ano passado, apontou um acréscimo de 8% com relação ao levantamento anterior, feito em 2008.

A Iarc também destacou um aumento de 20% na incidência e de 14% na mortalidade por câncer de mama no período entre as duas pesquisas. Só em 2012, em todo o mundo, 522 mil mulheres perderam essa batalha, entre as quais 16.412 brasileiras.

Tal expansão nos países em desenvolvimento se deve a dois fatores: “Em parte a uma mudança no estilo de vida e em parte porque os avanços clínicos para o combate à doença não estão chegando às mulheres que vivem nesses países”, explicou David Forman, diretor do Departamento de Informação sobre o Câncer da Iarc, à época da divulgação da pesquisa.

Armando garante apoio à avicultura e pecuária leiteira do Agreste

Foto: Alexandre Albuquerque/divulgação

Numa visita marcada por declarações de apoio da população e pedidos de ajuda à avicultura e à pecuária leiteira do Agreste - duas das principais atividades econômicas da região - o candidato ao governo Armando Monteiro (PTB) circulou por mais de duas horas na 17ª Corrida da Galinha de São Bento do Una e aproveitou para debater com produtores medidas de incentivo que serão aplicadas no futuro governo.

Acompanhado do deputado federal e candidato à reeleição, Jorge Corte Real (PTB), do prefeito de Garanhuns, Izaías Regis (PTB), e de vereadores e lideranças políticas de vários municípios do Agreste Meridional, Armando Monteiro voltou a falar da importância econômica dos pequenos produtores da região para Pernambuco. "Nosso compromisso é realizar um desenvolvimento mais equilibrado que integre todas as regiões. E para isto precisamos apoiar firmemente o pequeno produtor do Agreste, a avicultura, o produtor de leite, todas as atividades econômicas que são a base econômica da região. Para isto, é preciso uma atenção do Estado, pois são estes empreendedores que sustentam o emprego e a renda aqui no Agreste", defendeu Armando.

Armando Monteiro disse que à frente do Governo de Pernambuco vai colocar a estrutura do Estado a serviço da sustentação destas atividades produtivas. "Nós vamos utilizar a estrutura do Estado, as entidades de fomento, o IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), para que cada vez mais a gente possa dar o suporte adequado a estas atividades produtivas, ao produtor de leite, ao avicultor", garantiu.

'Não em meu nome': texto de antropólogo judeu viraliza na internet


Um texto escrito pelo antropólogo judeu Marcelo Gruman se tornou viral na internet. Nele, Gruman fala de suas relações com o judaísmo e de como a sacralização do genocídio judaico estaria abrindo espaço para que Israel aniquile o povo palestino. No texto, ele clama aos judeus para que não aceitem mais a matança em seu nome.

A reprodução do texto é do sítio Redação Pragmatismo, 31-07-2014.

Eis o texto.

Não em meu nome

Na minha adolescência, tive a oportunidade de visitar Israel por duas vezes, ambas na primeira metade da década de 1990. Era estudante de uma escola judaica da zona sul da cidade do Rio de Janeiro. As viagens foram organizadas por instituições sionistas, e tinham por intuito apresentar à juventude diaspórica a realidade daquele Estado formado após o holocausto judaico da Segunda Guerra Mundial, e para o qual todo e qualquer judeu tem o direito de “retornar” caso assim o deseje. Voltar à terra ancestral. Para as organizações sionistas, ainda que não disposto a deixar a diáspora, todo e qualquer judeu ao redor do mundo deve conhecer a “terra prometida”, prestar-lhe solidariedade material ou simbólica, assim como todo muçulmano deve fazer, pelo menos uma vez na vida, a peregrinação a Meca. Para muitos jovens judeus, a visita a Israel é um rito de passagem, assim como para outros o destino é a Disneylândia.

A equivalência de Israel e Disneylândia tem um motivo. A grande maioria dos jovens não religiosos e sem interesse por questões políticas realizam a viagem apenas para se divertir. O roteiro é basicamente o mesmo: visita ao Muro das Lamentações, com direito a fotos em posição hipócrita de reza (já viram ateu rezando?), ao Museu da Diáspora, aoMuseu do Holocausto, às Colinas do Golan, ao Deserto do Neguev e a experiência de tomar um chá com os beduínos, ir ao Mar Morto e boiar na água sem fazer esforço por conta da altíssima concentração de sal, a “vivência” de alguns dias num dos kibutzim ainda existentes em Israel e uma semana num acampamento militar, onde se tem a oportunidade de atirar com uma arma de verdade. Além, é claro, da interação com jovens de outros países hospedados no mesmo local. Para variar, brasileiros e argentinos, esquecendo sua identidade étnica comum, atualizavam a rivalidade futebolística e travavam uma guerra particular pelas meninas. Neste quesito, os argentinos davam de goleada, e os brasileiros ficavam a ver navios.

Petrolândia: Procura-se a cadela Ceci, desaparecida da Quadra 06

 Ceci está cega e tem um nódulo (caroço) bem aparente na barriga

Marcela Silva, filha de Maria da Compesa, procura por sua cadelinha, Ceci, desaparecida da rua Manoel Simplício Lisboa, 58, na Quadra 06 de Petrolândia. 

Ceci está cega e tem problema de audição. Ela tem um nódulo bem aparente na barriga.

Quem encontrou o animal ou souber do seu paradeiro, por favor, entrar em contato pelos números (87) 9910-1544, 9934-4960, 9916-3109.

Informações e fotos: Marcela Silva

Ao lado de Jarbas, Paulo afirma que vai governar com ética

Socialista participou da inauguração do comitê do senador, que disputa mandato de deputado federal (Fotos: Wagner Ramos e Rodrigo Lobo)

Símbolo nacional do combate à corrupção, o senador e candidato a deputado federal, Jarbas Vasconcelos (PMDB), fez da inauguração do seu comitê, neste sábado (2), no Recife, um grande ato em favor da candidatura de Paulo Câmara (PSB) ao Governo do Estado. O peemedebista reuniu amigos e expressivas figuras da política pernambucana para reforçar a caminhada da Frente Popular.

Honrado pelo apoio e engajamento de Jarbas e dos seus aliados, Paulo Câmara comprometeu-se em replicar o modelo ético de governar que tanto marcou as gestões do peemedebista como os governos Eduardo Campos/João Lyra Neto. "Fiz parte do Governo Eduardo durante sete anos e três meses, e aprendi como se faz política com largueza. Vi como se pega as coisas boas e as tornam melhores. Foi assim que você, Jarbas, governou, e é assim que vamos governar", afirmou Paulo.

O socialista destacou que teve a oportunidade, ainda na fase de transição de governo, em 2006, de acompanhar e contribuir com a ampliação de um das marcas do Governo Jarbas: a implantação das escolas em tempo integral. "Tivemos a oportunidade de avançar nessa política iniciada por ele. E hoje todos os municípios de Pernambuco têm a oportunidade de ter seus jovens estudando em escolas de tempo integral, nas 300 espalhadas pelo Estado", frisou Câmara.

Confira as manchetes dos jornais deste domingo (03)

 
O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos jornais deste domingo 3 de agosto de 2014. Confira:

Folha de Pernambuco: Suspeito de assaltar ônibus é morto por passageiro próximo ao TI de Joana Bezerra
Diario de Pernambuco: Parlamentares em falta
Correio da Paraíba: Sargento da Polícia Militar perde moto e é baleado em assalto em João Pessoa
Diário do Nordeste: Bate-boca esconde o debate na campanha eleitoral
Gazeta de Alagoas: Estado já gastou quase R$ 50 mi em consultorias
A Tarde: Eleitorado baiano lidera média de abstenções nas urnas
Correio da Bahia: Bandidos trocam tiros e matam menino de 6 anos
Tribuna da Bahia: UFBA está entre as 18 melhores universidades do País
O Globo: Sucessão de Mantega detona guerra surda no entorno de Dilma
Folha de São Paulo: Dilma lança PAC 3 sem concluir 30% de obras do PAC 1
O Estado de São Paulo:Suplentes de candidatos ao Senado são os mais ricos desta eleição
Correio Braziliense: Polícia apreende 115 quilos de maconha dentro de ônibus no Distrito Federal
Estado de Minas: Gasto necessário para eleger um deputado federal alcança R$ 6,4 milhões
Zero Hora: Adolescente faz gerador de energia com lixo

Fonte: Rede Brasil/Blog de Assis Ramalho

Suspeito de assaltar ônibus é morto por passageiro próximo ao TI de Joana Bezerra, em Recife


Um homem suspeito de assaltar o ônibus da linha PE-15/Joana Bezerra foi morto com um tiro próximo ao peito na Joana Bezerra, na noite deste sábado (02). A vítima foi identificada como Jaderson Rodrigues dos Santos, de 24 anos, e de acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), participava de um roubo dentro do coletivo junto com outros dois comparsas. No momento em que recolhia os pertences das vítimas, um passageiro efetuou o disparo contra Jaderson. O crime foi registrado pouco antes das 19h.

Testemunhas não souberam informar se o passageiro que efetuou o disparo seria um policial à paisana. Os outros dois bandidos que participavam do assalto conseguiram fugir. Policiais do 16º Batalhão da Polícia Militar também foram acionados e chegaram momentos depois do crime, que aconteceu pouco antes do ônibus chegar ao TI. “Depois do disparo, o motorista conduziu o ônibus até o terminal”, informou o papiloscopista Adenaule Geber, do DHPP, que esteve no local para coletar os dados do crime.

O papiloscopista relata que, como o cenário do crime não estava devidamente preservado, a polícia não realizou a coleta das digitais no ônibus. O Instituto Médico Legal (IML) esteve no local e recolheu o corpo. A polícia ainda não identificou qual o calibre da arma que efetuou o disparo contra Jaderson. O projétil será retirado do corpo e encaminhado para análise do Instituto de Criminalística. A delegada que registrou o caso é Eliane Caldas.

Folha de Pernambuco

Policial militar é morto a tiros em Paudalho, Zona da Mata de Pernambuco

Policial Plínio da Silva  

O soldado da Polícia Militar Plínio Paulo Nunes da Silva, de 32 anos, foi morto a tiros na BR-408, no município de Paudalho, na Zona da Mata Norte do Estado. Segundo a corporação, o militar foi abordado por dois criminosos, em uma moto Honda 125 Fan - de placa não identificada. A vítima foi atingida por disparos de arma de fogo na cabeça, peito e braços. O crime aconteceu por volta das 21h40 da última sexta-feira.

A principal suspeita é que o soldado tenha sido vítima de latrocínio (roubo seguido de morte), já que, os bandidos levaram a moto do militar,, uma Honda XRE 300 de cor branca de placa PGR-1284. Após o crime, três pessoas teriam sido presas em um posto de gasolina e encaminhada para a Delegacia de Paudalho, onde foram ouvidas. O Portal FolhaPE tentou contato com a delegacia, mas ninguém foi localizado para falar sobre o caso.
O policial servia na Companhia Independente de Policiamento com Motos (CIPmotos) e ingressou na Corporação há quatro anos, cujo sepultamento será às 16h deste sábado, no Cemitério de Paudalho.

Folha de Pernambuco

Acidente deixa um morto e dois feridos no Sertão de PE


Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas em um acidente na PE-378, em Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, duas motocicletas teriam batido de frente na zona rural do município. Anselmo Timóteo de Sá, de 29 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Ainda segundo a PM, Damião Augusto Pereira ficou ferido e foi encaminhado para um hospital em Manaíra, na Paraíba. O outro ferido, Aleksi Henrique Diniz, de 21 anos, foi encaminhado ao Hospital Regional de Serra Talhada, também no Sertão. A polícia não sabe o que teria causado o acidente.

Fonte: Núcleo SJCC/Caruaru Do NE10 Interior

Resultados de sábado do Brasileiro Séries A, B, C e D com classificação, crônica e lances em vídeo


Edílson (de frente) comemora com Lucas após marcar o gol do Botafogo no empate com o Cruzeiro.
Foto: Alexandre Cassiano - O Globo

O líder do Campeonato Brasileiro somou mais um ponto em sua escalada em busca do segundo título nacional consecutivo. Neste sábado, no Maracanã, empatou por 1 a 1 com o Botafogo, que conseguiu driblar sua enorme crise para, com vigor em campo e apoio da torcida, quebrar a sequência de quatro vitórias seguidas do adversário. Edílson, improvisado como meia, abriu o placar para os cariocas no primeiro tempo. O zagueiro Léo, na etapa final, empatou para os mineiros, que ainda não venceram no novo Maracanã. Confira todos os resultados deste sábado do Brasileiro Séries A, B, C e D com classificação, crônica e lances em vídeo.

CAMPEONATO BRASILEIRO 2014 (13ª rodada) 
São Paulo 1 x 1 Criciúma 
Botafogo 1 x 1 Cruzeiro
Vitória 2 x 1 Grêmio
VEJA A TABELA COMPLETA

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B 2014 (14ª rodada)
 América-MG 1 x 0 ABC
Vasco 1 x 0 Paraná
América-RN 0 x 1 Santa Cruz
Bragantino 1 x 0 Joinville
Sampaio Corrêa 3 x 3 Ponte Preta
Ceará 2 x 2 Boa Esporte
VEJA A TABELA COMPLETA

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE C2014 (primeira fase - 9ª rodada)
Madureira 3 x 1 Guaratinguetá
ASA 1 x 3 Fortaleza
VEJA A TABELA COMPLETA

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE D (primeira fase - 3ª rodada)
Penapolense 2 x 2 Boavista
Campinense 1 x 1 Jacuipense
Betim 2 x 3 Globo-RN
Estrela do Norte 4 x 3 Anapolina
Vitória da Conquista 0 x 2 Confiança
Interporto 1 x 2 Remo
Cabofriense 2 x 1 Ituano
VEJA A TABELA COMPLETA

Fonte: Globoesporte.com

Mega-Sena acumula e sorteia R$ 6,5 milhões na terça; confira demais loterias sorteadas da Caixa neste sábado (02)


A Caixa Econômica Federal divulgou as dezenas sorteadas para o concurso 1.622 da Mega-Sena. O sorteio, que ocorreu neste sábado (2), em Marataízes (ES), acumulou. Com isso, o prêmio estimado para a próxima terça-feira (5) é de R$ 6,5 milhões.

As dezenas sorteadas foram: 04 -05 - 07 - 21 - 45 - 53.

A quadra teve 7.833 acertadores e os apostadores receberão R$ 350,79. Já a quina, cujo prêmio foi de R$ 17.975,91 teve 107 acertadores.

Em Floresta, Paulo assume compromisso de manter parcerias com a prefeita

Câmara participou da inauguração do comitê dos candidatos Rodrigo Novaes e Kaio Maniçoba (Fotos: Aluísio Moreira)

Durante a inauguração do comitê de dois postulantes a deputado, Rodrigo Novaes (PSD/estadual) e Kaio Maniçoba (PHS/federal), em Floresta, o candidato ao Governo pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), garantiu que vai fortalecer em seu governo as parcerias com os municípios e com o Poder Legislativo. "Vamos ampliar as ações em conjunto com a prefeita Rorró Maniçoba (PSB), tanto em benefício de Floresta, quanto da região. E vou precisar da ajuda de Rodrigo, na Assembleia Legislativa, e de Kaio, na Câmara Federal", discursou.

Aniversariante da noite, Rodrigo Novaes lembrou que foi gestor jurídico da Secretaria de Administração na época em que Paulo comandava a pasta. "Vem desde então o nosso entrosamento e a minha admiração por este servidor público de vocação; humilde, honesto e competente. Sei da sua seriedade, Paulo. Estarei de volta à Assembleia, em 2015, ajudando-o a governar ", afirmou o deputado.

"Paulo correspondeu, como secretário, nos últimos anos, à confiança depositada por Floresta na Frente Popular. A partir do ano que vem, como governador, vai corresponder mais do que qualquer um de seus antecessores", previu Kaio Maniçoba.

Veja mais aqui!

Assessoria de Imprensa do PSB
Fotos: Aluísio Moreira