Postagens

Mostrando postagens de Novembro 22, 2013
Publicidade />

Petição Avaaz: Alimentos saudáveis para o Brasil e para o Mundo

Imagem
Eu acabei de criar minha própria petição e espero que possam assiná-la. Ela se chama: Alimentos saudáveis para o Brasil e para o Mundo.

Eu realmente me preocupo sobre este assunto e juntos nós podemos fazer algo a respeito disso! Cada pessoa que assina nos ajuda a chegarmos mais próximo do nosso objetivo de 100 assinaturas - será que você pode nos ajudar assinando a petição?

Clique abaixo para ler mais a respeito e assine:
>http://www.avaaz.org/po/petition/Alimentos_saudaveis_para_o_Brasil_e_para_o_Mundo/?launch

Campanhas como esta sempre começam pequenas, mas elas crescem quando pessoas como nós se envolvem - por favor reserve um segundo agora mesmo para nos ajudar assinando e passando esta petição adiante.

Abraços,
Paulo Campos

Alepe homenageia os 78 anos do Instituto Agronômico de Pernambuco

Imagem
Secretário Aldo Santos na Alepe
Presente em 182 municípios pernambucanos, levando inovação tecnológica e conhecimento ao homem do campo, nas áreas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural e infraestrutura hídrica, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) recebeu, nesta quinta-feira, 21, homenagem da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Um Grande Expediente Especial, proposto pelo deputado Claudiano Martins Filho, foi dedicado a passagem dos 78 anos de fundação da instituição, vinculada à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado.

“Recebemos esse tributo com orgulho, pois é o reconhecimento dos serviços prestados pelo IPA pela melhoria da qualidade de vida dos agricultores, prioritariamente os de base familiar”, destacou o presidente do Instituto, Júlio Zoé de Brito. O secretário Aldo Santos reforçou que nesses 78 anos o órgão contribuiu significativamente para o desenvolvimento do setor agropecuário pernambucano. “O IPA está consolidado no País como um d…

Produtores rurais de Pernambuco devem se inscrever no Cadastro Ambiental Rural

Imagem
O lançamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), quarta-feira (20), reuniu representantes de entidades de classe e de ONGs, no auditório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

O CAR é um programa do governo federal, em parceira com os estados, para a regularização dos imóveis rurais, com o objetivo de ser um instrumento de controle da preservação ambiental. Na ocasião, o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme Francisco Cabral, disse que divulgará “o exemplo de Pernambuco, que demonstrou já estar em perfeita sintonia com a importância da regularização dos imóveis rurais em todo o Brasil, diante deste evento”.

Tacaratu: Secretaria de Saúde promove ações do 'Novembro Azul' em parceria com a Cortez Engenharia

Imagem
A Secretaria Municipal de Saúde de Tacaratu realizou no mês passado a campanha “Outubro Rosa”, dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, com o objetivo de esclarecer a população, especialmente as mulheres, sobre a importância da realização de exames periódicos, principalmente a mamografia. Agora é a vez do “Novembro Azul”, cujo objetivo é estimular os homens acima de 40 anos a realizar periodicamente o exame de próstata.

Na quarta-feira passada (21), representantes da Cortez Engenharia se reuniram com a equipe de saúde do município para promoverem ações direcionadas a Prevenção de Câncer de Próstata da campanha “Novembro Azul”, em conjunto com a campanha de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A empresa foi convidada a aderir às ações porque a maioria de seus colaboradores é do sexo masculino.

O coordenador do Programa de Saúde do Homem Municipal, Pedro Roberto Viana, explicou a campanha e comentou a respeito da importância de parcerias como esta para o sucesso dos eventos.…

Primeiro polo de reciclagem de lixo do país é inaugurado no Rio de Janeiro

Imagem
Catadores do antigo lixão de Gramacho, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, contarão a partir de hoje (22) com o primeiro polo de reciclagem de lixo do Brasil. O polo foi inaugurado nesta sexta. Na primeira etapa do projeto, cerca de 140 catadores terão à disposição dois galpões voltados para o recebimento, triagem, enfardamento e estocagem de resíduos para venda.

Ao final desta fase, prevista para o fim deste ano, a Secretaria Estadual do Ambiente vai entregar os projetos executivos do polo aos parceiros financiadores. Os relatórios vão conter os respectivos custos previstos, que indicarão a construção de mais seis galpões.

Com isso, o espaço onde funcionava o lixão terá, no total, oito galpões com maquinário, duas unidades de processamento de resíduos, além de um centro administrativo para cursos de qualificação profissional e uma creche. A ideia é absorver 400 ex-catadores, promovendo a inclusão sócio-produtiva.

Tacaratu: Agência Comunitária dos Correios é inaugurada no distrito de Caraibeiras

Imagem
Prefeito Gerson Silva,feliz com a nova realização Parceria Correios e Prefeitura em prol da comunidade
Nesta sexta-feira, 22, foi inaugura no distrito de Caraibeiras, zona rural de Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, Agência Comunitária dos Correios.

A implantação do serviço na comunidade foi viabilizada através de convênio da Prefeitura Municipal de Tacaratu com a ECT-Correios.

A ação vai facilitar a vida dos moradores de Caraibeiras, com a prestação e serviços de qualidade em sua própria comunidade, evitando deslocamentos à sede do município.

Correios e Banco do Brasil, representado por Miltão, parceria no Banco Postal
Informações e fotos: Facebook Prefeitura Municipal de Tacaratu

Entrevista do deputado estadual José Humberto Cavalcanti (PDT-PE)

Imagem
José Humberto Cavalcanti é deputado estadual pelo PTB PE, eleito em 2011 com mais de 32 mil votos. Eleito deputado estadual pelo PMDB em 1986, compôs a Frente Popular sendo o sexto mais votado de Pernambuco. Foi o primeiro presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática e vice-presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Economia, além de ter participado da CPI que investigou as irregularidades na CELPE.

Atuou na elaboração da Constituição do Estado enquanto membro da Comissão de Sistematização e teve destaque na emenda que possibilitou uma redistribuição mais justa da Cota (parte do ICMS que cabe aos municípios). Presidiu a Comissão de Constituição, Legislação e Justiça e, com o término do mandato, se tornou Assistente Parlamentar na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Assessorou e coordenou as campanhas do então deputado federal, Armando Monteiro, nos anos de 2002 e 2006. Ainda nesse período, foi nomeado Secretário Geral do PTB, cargo que possui até hoje. 

Petrolândia: Convite - Hospital Municipal promove ações do Novembro Azul de 25 a 27 de novembro

Imagem
A Secretaria de Sáude do Município de Petrolândia convida toda a população de homens adultos a participar do evento Novembro Azul, que ocorrerá de 25 a 27 de novembro de 2013 no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima.

Serão realizados a partir das 17h00 na entrada do Bloco A :

*Exame de PSA acima de 50 anos (exame de sangue para detectar alterações na próstata)
*Consulta com Nutricionista (Dr. Cíntia Campos)
*Teste de Glicemia Capilar
*Aferição de Pressão Arterial
*Triagem para Urologia (Agendamento de consulta) – Trazer resultados de exames
*Corte de cabelo/barba
*Entrega de Preservativos
*Realização de Teste Rápido para HIV

Palestras Educativas às 18h30

*Segunda 25/11: Principais DST’s no homem (Enfª Maria Luiza)
*Terça26/11: Alimentação saudável para prevenção do Diabetes (Nutricionista: Dr. Cíntia + Preparador Físico: Eudjan)
*Quarta 27/11: Saúde do Homem com ênfase em Câncer de Próstata (Dr. Danilo)

Obs: Levar o cartão de consulta do hospital com o número do prontuário.

Governo de Pernambuco anuncia adesão ao Sistema Nacional de Cultura

Imagem
Pernambuco aderiu ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Nesta sexta-feira (22/11), o governador Eduardo Campos assinou o termo de adesão ao SNC, uma iniciativa do Ministério da Cultura para potencializar estímulos ao segmento cultural. A solenidade aconteceu na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Para Eduardo, o Sistema Nacional de Cultura é uma oportunidade para equilibrar os investimentos em cultura no Brasil. "O objetivo do sistema é descentralizar os recursos que hoje estão super concentrados no Sudeste brasileiro, que detém 75% dos recursos, enquanto apenas 6% vêm para o Nordeste. A expectativa é de que o mecanismo permita que cheguem, aos fundos estaduais e municipais, os recursos que a Lei Rouanet não consegue mandar", disse.

Claro apresenta maior número de queixas dos usuários em julho

Imagem
A operadora Claro foi a que registrou o maior número de reclamações em julho, com 31 queixas por grupo de mil usuários. A informação foi dada hoje (22), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ao divulgar a avaliação trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal, de maio a julho de 2013.

As demais operadoras registraram índices de reclamação dentro da meta de dez reclamações: Vivo (10), Oi (9) e Tim (6).

Os principais motivos das reclamações apresentadas contra as operadoras são cobrança, 25%; promoções, 14%; serviços adicionais, 11%; cartão pré-pago, 11%; rede, 11%; atendimento, 7%; área de cobertura, 4%; planos de serviço, 4%; habilitação, 4%.

Petrolândia: Prefeitura entrega uma van à Educação e dois tratores à Secretaria de Agricultura

Imagem
Novos tratores adquiridos pela Prefeitura de Petrolândia Van para uso exclusivo da Secretaria de Educação
Na manhã desta sexta-feira, 22, foram expostos em frente à Prefeitura Municipal de Petrolândia, na Avenida dos Três Poderes, as novas aquisições da frota da instituição. 
À Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foram entregues dois novos tratores, equipados com grades aradoras de 16 discos e arados reversíveis com controle remoto, adquiridos com recursos próprios, ampliam o maquinário à disposição dos produtores rurais.
 A Secretaria de Educação foi beneficiada com a aquisição, com recursos próprios, de um van Ducato. O veículo servirá à locomoção dos professores.

O prefeito Lourival Simões divulgou também, em seu perfil no Facebook, a realização de capacitação dos operadores de máquinas da Prefeitura, para reciclagem e instrução do uso correto dos equipamentos.

Capacitação de operadores de máquinas pesadas
Notícias relacionadas (clique para ler):
>Petrolândia: Prefeitura rece…

TCE-PE elege nova mesa diretora na próxima quarta-feira, dia 27

Imagem
A presidente do Tribunal de Contas, conselheira Teresa Duere, marcou para a próxima quarta-feira, 27, a sessão para a escolha dos integrantes da futura mesa diretora do órgão (biênio 2014-2015).

A sessão terá início às 9h30 para não coincidir com o horário do Pleno, que está marcado para às 10h. 
Pelo princípio do rodízio, que já é tradição no TCE, o próximo presidente deverá ser o atual vice, Valdecir Fernandes Pascoal.

TCE-PE - Gerência de Jornalismo (GEJO) / Diário Oficial de Pernambuco, 21/11/13

Ex-marido de Camila Canuto comete suicídio após confessar assassinato da jovem à família

Imagem
Ex-marido de Camila Canuto, Chedrick Madruga, 23, teria cometido suicídio após confessar para a família dele o assassinato da ex-mulher. Foto: Reprodução Facebook
Credito:Tribuna do Agreste
As suspeitas que começaram a surgir e que aos poucos ganharam forças, se confirmaram nesta sexta-feira, 22, quando informações confirmadas por familiares deram conta de que o ex-marido da arapiraquense Camila Canuto, 20, filha do empresário Cicero da Pitú, cometeu suicídio após confessar para a família dele que tinha assassinado a ex-mulher.

A informação foi confirmada por um familiar da jovem, que falou sobre o fato. O ex-marido de Camila, identificado como Chedrick Madruga, 23, relatou o crime aos seus familiares, que moram em Natal-RN, e em seguida cometeu suicídio. A Policia Potiguar foi acionada e investiga o fato. O motivo do assassinato de Camilla ainda é desconhecido.

A informação também foi confirmada por um capitão da Polícia Militar da Paraíba que, em contato telefônico com o Portal96.…

Senador Humberto Costa participa de encontro de prefeitos com o Governo Federal, em Gravatá-PE; na ocasião municípios serão contemplados com entrega de caminhões pipa

Imagem
Município de Tacaratu, no Sertão de Itaparica, foi contemplado com um caminhão pipa.
O senador Humberto Costa participa, no próximo dia 2 de dezembro, do Encontro de Prefeitos e Prefeitas de Pernambuco com Governo Federal, no Hotel Canariu’s, em Gravatá. No evento, ministros e representantes de várias pastas irão prestar orientações sobre os programas e ações, além de apresentar oportunidades de financiamentos federais disponíveis para os municípios.

Entre os nomes que devem vir a Pernambuco estão os das ministras da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, do Planejamento, Miriam Belchior e Desenvolvimento Social, Tereza Campello.

A agenda era esperada desde o primeiro semestre deste ano e contou com a articulação do senador. “Vários prefeitos nos procuraram pedindo informações sobre ações do Governo Federal. Conversei com Ideli e com gestores e combinamos o evento”, lembrou o senador.


Transposição do São Francisco: número de trabalhadores contratados aumentou mais de 90% em um ano, diz governo

Imagem
A obra, que garantirá segurança hídrica a mais de 12 milhões de pessoas no Nordeste, registrou mais de 7 mil postos de emprego no mês de novembro

Este mês, o Ministério da Integração Nacional registrou aumento de 94% no efetivo de mão de obra do Projeto de Integração do Rio São Francisco, quando comparado ao mesmo período de 2012. Atualmente, 7.439 trabalhadores estão contratados para atuarem no empreendimento. A expectativa é de gerar novos postos de trabalho nos próximos meses.

Com a conclusão das contratações remanescentes do Projeto de Integração do Rio São Francisco, o ministério tem reforçado o ritmo das obras. Somente em 2013, mais de 3.000 novas pessoas foram admitidas.

O Projeto São Francisco dispõe de 113 frentes de serviço em atividade, ao longo dos mais de 470 km de extensão dos Eixos Leste e Norte. Com mais de duas mil máquinas em funcionamento, o São Francisco possui ainda quatro trechos que operam 24 horas por dia, nos municípios de Salgueiro (PE), Cabrobó (PE), Jati (C…

MPPE busca garantir qualidade no serviço do Hospital Regional de Arcoverde

Imagem
Adotar medidas para garantir que o serviço prestado à população pelo Hospital Regional de Arcoverde (Sertão do Moxotó) seja de qualidade. Este foi o principal objetivo da reunião realizada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), nesta sexta-feira (22), na sala dos Órgãos Colegiados, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça. De imediato, o presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremepe), Sílvio Rodrigues, se comprometeu a elaborar um diagnóstico do hospital, com os principais problemas encontrados, e encaminhá-lo ao MPPE.

A situação do Hospital Regional de Arcoverde é preocupante. De acordo com a promotora de Justiça Ericka Garmes Pires Veras, diversas denúncias já foram apresentadas ao MPPE pela população, as quais dizem respeito, principalmente, à estrutura física e à ausência de médicos na unidade hospitalar.

Secretário da Casa Civil de Pernambuco participa da abertura do 13º Encontro de Procuradores da Fazenda

Imagem
Pernambuco sedia pela quarta vez o Encontro Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional. Abertura do evento, que ocorreu na noite de ontem, (21), no Enotel, em Porto de Galinhas, contou com as participações do Secretário da Casa Civil do Governo de Pernambuco, Tadeu Alencar. Nesta 13ª edição, que prossegue até amanhã, o tema central do ciclo de palestras e debates é “Advocacia de Estado e a Viabilização das Políticas Públicas”.

Na ocasião, o secretário Tadeu Alencar lembrou que foi procurador do Estado na primeira gestão do governador Eduardo Campos, onde pode exercer tudo o que aprendeu como procurador da Fazenda, trazendo para Pernambuco a experiência de recuperação de crédito público, de lidar com as questões relacionadas à autonomia funcional, da independência e de colocar o grande papel da advocacia de estado e de procurador a serviço do Estado de Pernambuco.

Petrolândia: Aterro Sanitário do município está regularizado, anuncia prefeito Lourival Simões

Imagem
Aterro sanitário de Petrolândia (Fotos: Lourival Simões)
No início da tarde desta sexta-feira, 22, o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, anunciou em seu perfil no Facebook que o Aterro Sanitário do município está regularizado, com laudo da CPRH, como resultado de ações conjuntas de articulação.

De acordo com o Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Pernambuco, o Aterro Sanitário de Petrolândia deve servir como destinação dos resíduos sólidos de Petrolândia, Jatobá e Tacaratu, conforme Proposta de Aterros Sanitários em Arranjos Consorciados, disponível no site da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade e CPRH.
Para ver o Mapa de Aterros Sanitários em Arranjos Consorciados de PE, clique no link: >Semas - Mapa Destinação Resíduos Sólidos PE (Arquivo PDF)


Redação do Blog de Assis Ramalho Informações: Lourival Simões e Semas-PE Fotos: Reprodução Facebook Lourival Simões

Tacaratu: Agentes Comunitários de Saúde recebem atualização profissional da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com Secretaria Municipal de Saúde

Imagem
Quarta-feira passada, dia 20, às 8 horas da manhã, no Auditório da Secretaria de Educação de Tacaratu os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município participaram de atualização profissional, proposta pela Secretaria Estadual de Saúde.

Na ocasião foi discutido o papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS) na Estratégia Saúde da Família, para mostrar que trabalhando em equipe e com foco na Prevenção e Promoção da saúde e não apenas no tratamento alcançaremos melhores índices de saúde na nossa população.

Os ACS são apresentados como uma engrenagem do atendimento primário, pois são os profissionais da saúde que acompanham de perto a vida do munícipe. No entanto, além da realização do trabalho de prevenção de doenças, auxiliam também nas diversas áreas sociais, como escolas, centros, espaços culturais e associações. Envolvendo todas as famílias, o papel do agente de saúde é fazer um trabalho de articulação comunitária.

É importante que as pessoas saibam que, por trás dos ACS, há toda u…

Armando Monteiro Neto intensifica agenda e visita dez municípios do Sertão

Imagem
Dando continuidade às viagens de trabalho pelo interior, o senador Armando Monteiro (PTB) vai percorrer dez municípios do Sertão entre esta sexta-feira (22) e domingo (24). Hoje, o trabalhista desembarca em Petrolina no início da tarde, onde concede entrevistas a rádios e blogs locais e almoça com os deputados estaduais Adalberto Cavalcanti (PTB) e Odacy Amorim (PT). No final da tarde, visitará a prefeita Lúcia Cavalcanti (PSB), em Dormentes, e à noite irá a Afrânio.

No sábado, logo cedo, Armando tem reuniões em Petrolina e deverá fazer uma visita ao prefeito afastado de Petrolina Júlio Lóssio (PMDB). Depois, segue para compromissos nos municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Cabrobó. No domingo, a agenda de encontros com prefeitos e lideranças da região continua em Salgueiro, Custódia e Arcoverde.

Com informações da assessoria de imprensa do PTB
Foto: Assis Ramalho

Governador de Alagoas lamenta prisão de primo acusado de participar de roubos e assaltos

Imagem
O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) confirmou que Antônio José Brandão Vilela, de 18 anos, jovem suspeito de assaltos que foi preso no começo da manhã, durante operação policial, é filho de um primo dele. Após coletiva, no Centro de Convenções, em Maceió, Vilela disse lamentar o fato de tomar conhecimento da prisão de um parente, mas afirmou que 'a polícia fez o seu papel'.

“Lamento profundamente a prisão por ser um jovem que é filho do meu primo, de pessoas que eu quero muito bem. A Polícia Militar fez o papel dela. E se for para haver punição, que haja. Os policiais cumpriram aquilo para o qual foram ordenados”, comentou o governador.

Vilela ainda acrescentou que o fato de o acusado ser um parente dele não o isentaria de se livrar da penalidade. “Pode ser qualquer pessoa, com sobrenome do Teotonio, do Nonô [José Thomaz, vice-governador] ou de qualquer outro político do Estado de Alagoas. Tem de haver punição e o mesmo tratamento para todos”, afirmou.

'A política do precariado', livro do sociólogo Ruy Braga, é um retrato do trabalho precário no Brasil

Imagem
Precariado inclui trabalhadores jovens, desqualificados ou semiqualificados,  subrremunerados e inseridos em condições degradantes de trabalho.
“O precariado é composto por aquele setor da classe trabalhadora permanentemente pressionado pela intensificação da exploração econômica e pela ameaça da exclusão social”. Essa caracterização é do sociólogo Ruy Braga, especialista em sociologia do trabalho e autor do livro A política do precariado. Do populismo à hegemonia lulista (Boitempo, 2012).

Nela, o sociólogo fala das condições de trabalho do precariado brasileiro no setor de telemarketing, área que ele vem pesquisando em detalhes. Face às estratégias de recrutamento das empresas, que procuram subordinar os trabalhadores ao despotismo das gerências, Braga alerta: “o feitiço está virando contra o feiticeiro e uma experiência coletivamente compartilhada de discriminação racial ou por orientação sexual, além das lições retiradas da relação com o despotismo gerencial, empurram os teleoperado…

Alagoana Camila Canuto pode ter sido vítima de crime passional

Imagem
A jovem alagoana Camila Canuto foi encontrada morta no município de Cachoeirinha-PE
A Polícia Civil de Pernambuco investiga se a estudante alagoana Camila Canuto, 20 anos, que desapareceu na manhã da última quinta-feira da cidade de Arapiraca, em Alagoas, e foi encontrada morta em Cachoeirinha, no agreste do estado, teria sido vítima de crime passional. A hipótese mais provável do crime está sendo investigada pelo delegado de Cachoeirinha, José Correia. Familiares viram a estudante pela última vez na manhã quinta-feira, quando saiu para trabalhar.

"Apesar de muito jovem, Camilia já foi casada e estava separada recentemente. Vamos intimar o ex-marido, que atualmente está vivendo em Natal, no Rio Grande do Norte. Mas ainda é cedo para afirmar o envolvimento dele", adiantou o delegado. A Polícia também irá requisitar a abertura do sigilo telefônico para verificar as últimas chamadas recebidas e realizadas pelo celular da estudante. O aparelho foi encontrado por um mototaxista…

ONGs apontam fracasso e deixam a conferência do clima em Varsóvia

Imagem
O resultado da conferência do clima de Varsóvia, na Polônia, que está em sua reta final, deveria ser pavimentar o caminho para o acordo climático global de 2015, a ser assinado em Paris. Ninguém esperava mais do que isso. A horas do seu término, contudo, o evento só produzia frustração e impaciência, além de aprofundar as diferenças de sempre entre países industrializados e países em desenvolvimento.

A reportagem é de Daniela Chiaretti e publicada pelo jornal Valor, 22-11-2013.

Em uma decisão sem precedentes na história dessas conferências, as maiores ONGs que participam ativamente deste processo resolveram se retirar. Foram mais de 700 ativistas das 13 maiores ONGs do mundo - incluindo Greenpeace, WWF e Oxfam - saindo no começo da tarde do Estádio Nacional de Varsóvia, onde, desde a semana passada, acontece a COP-19. Eles usavam uma camiseta branca onde se lia "Polluters talk, we walk" ("poluidores conversam, nós vamos embora").
"A conferência do clima de Varsóv…

Delmiro Gouveia(AL): Colisão entre carro e van deixa dois mortos e cinco feridos na AL-220

Imagem
A colisão frontal entre um carro de passeio e uma van de transporte alternativo deixou dois mortos e cinco feridos, na manhã desta sexta-feira (22), por volta das 6h45, em um trecho da AL-220, no bairro Ponto Chique, próximo ao antigo depósito de botijão de gás, na entrada da cidade de Delmiro Gouveia.

Conforme testemunhas, um Fiat Uno Mille, de cor vermelha e placa NLW-5016, ocupado por três pessoas, vinha de Olho D’água do Casado com destino à Delmiro Gouveia, quando o condutor tentou desviar de um buraco na pista e acabou perdendo o controle da direção, colidindo de frente com uma Ducato, de cor branca e placa JQG-0228, que no momento estava com três passageiros, além do motorista.

Com o impacto da batida, o condutor do Fiat Uno, João Batista Correia da Silva, 33, morreu na hora e os outros dois jovens que também ocupavam o carro ficaram gravemente feridos. Todos ficaram presos às ferragens e foram resgatados por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do 9º GBM.

As pessoas que e…

Quilombolas temem que novas tecnologias comprometam as tradições

Imagem
Manter a tradição. Esse é um desafio imposto às comunidades quilombolas. A tarefa torna-se mais difícil na medida em que os mais jovens passam a ter acesso e domínio sobre as novas tecnologias na rotina do mundo moderno como os computadores e os smartphones. Os quilombolas mais tradicionais também são obrigados a conviver com a migração de amigos e parentes para grandes cidades na busca por empregos.

Apesar de tudo isso, os quilombolas que aderiram ao estilo de vida do século 21 não escondem a admiração pelos mais velhos e o orgulho das origens tem vencido em muitas comunidades. Para o diretor do departamento de proteção ao patrimônio afro-brasileiro da Fundação Cultural Palmares (FCP), Alexandro Reis, a manutenção da cultura nas comunidades quilombolas foi uma questão de sobrevivência.

“Como o Estado abandonou essas populações, a única forma para a comunidade poder sobreviver e enfrentar as dificuldades foi exatamente preservar sua cultura, suas raízes, seu modo de falar, seu modo de p…

Quadrilha é presa em Águas Belas com 16 veículos roubados em cinco estados

Imagem
Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos desarticularam uma quadrilha acusada de receptação, adulteração de sinal identificador de veículo e uso de documento falso. Com os presos foram recuperados 16 carros, todos com restrição por roubo ou furto nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, São Paulo e Minas Gerais.

Os detalhes da operação serão divulgados nesta sexta-feira na sede do Departamento de Crimes Patrimoniais (Depatri), pelo delegado Nelson Souto. A delegacia fica na Rua São Miguel, em Afogados, no Recife.

Fonte: Diario de Pernambuco

Primo do governador de Alagoas é preso acusado de participar de roubos e assaltos

Imagem
Três pessoas foram presas e um menor apreendido durante a madrugada desta sexta-feira (22), suspeitos de integrarem uma organização criminosa que atuava em Maceió e na região metropolitana. O grupo seria suspeito de assaltos a residências.

Um dos acusados seria parente do governador. Antônio José Brandão Vilela, 18 anos, foi detido em um condomínio de luxo situado na parte alta da capital, onde um veículo modelo Corolla, semelhante ao que foi utilizado em um assalto a residência registrado na Barra Nova, em Marechal Deodoro, na última terça-feira (19), foi aprendido. O carro teria sido roubado durante outro assalto a residência registrado no município no último fim de semana.

Frases do dia 22/11/2013: Coletânea IHU On-Line

Imagem
Basta!

“Corre à boca pequena nos presídios brasileiros a palavra de ordem pregada em carta redigida na Papuda por Dirceu, Genoíno & Delúbio: “Não aceitamos humilhação!” Capaz de vir por aí uma onda de rebeliões nas cadeias do País!” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 22-11-2013.

Jatobá: Mais um assalto na cidade! Agora foi a vez do Mercadinho Triunfo

Imagem
Nesta quinta-feira (21), mais um assalto aconteceu na cidade de Jatobá, no Sertão de Pernambuco. O proprietário do Mercadinho Triunfo, Givaldo, tinha acabado de passar o malote para seu funcionário ir realizar um depósito, quando, ainda na entrada do estabelecimento, o empregado foi abordado por um homem moreno, forte, aparentando aproximadamente 30 anos de idade. O desconhecido, de arma em punho, anunciou o assalto e levou o malote com o dinheiro.

Segundo informações, o assaltante entrou antes no estabelecimento, praticamente visitando todo o mercado e chegou a realizar uma pequena compra. O assaltante estava em uma motocicleta CG Titan vermelha, e usava uma camisa verde, que aparentava ser de uma empresa. Após o assalto, saiu em direção à estrada da ETA.

De acordo com informações do proprietário do Mercadinho, a quantia levada era grande. Este foi o segundo assalto, em menos de uma semana, na cidade de Jatobá.

Com informações do Portal de Jatobá

Dilma mandará ministros para "afagar" prefeitos na terra de Eduardo Campos

Imagem
Na semana em que o governador-presidenciável Eduardo Campos (PSB) estampou os jornais do Brasil ao criticar, em São Paulo, as relações do Governo Federal com o empresariado, a reação da gestão da presidente Dilma Rousseff (PT) veio no melhor estilo Luiz Inácio Lula da Silva, com um agrado à base. Está sendo agendado para o dia 2 de dezembro o desembarque em Pernambuco de quatro ministros do estafe de Dilma para atender, em mutirão, os prefeitos do Estado. A presidente não definiu ainda sua nova visita a Pernambuco – antes prevista para esta semana –, mas está de olho no Estado do hoje adversário Eduardo Campos.

O objetivo do “mutirão ministerial” será amenizar as insatisfações com a administração Dilma. A articulação do encontro foi capitaneada pelo senador Humberto Costa (PT) e a ministra da Relações Institucionais, Ideli Salvatti, após diálogo com o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB).


Canal do Sertão: Armando Monteiro discute projeto na Codevasf

Imagem
O senador Armando Monteiro (PTB) esteve reunido longamente com o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, além de técnicos da entidade, para se inteirar de todo o histórico e das mudanças que ocorreram no projeto do Canal do Sertão. Esta é uma obra de infraestrutura hídrica que levará água potável para diversos municípios do Sertão pernambucano. O senador Humberto Costa (PT-PE) também esteve presente no encontro.

“Foi uma reunião para nos informarmos sobre o projeto que sofreu alterações desde a sua concepção. Na realidade, a população deveria ter sido informada sobre todo o alcance desse projeto, de modo que não fosse de repente surpreendida com essas mudanças, ou seja, tudo deveria ter sido precedido de um debate amplo e de uma mais completa informação à população e à comunidade do Araripe”, salientou. Armando deverá se reunir com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, na próxima semana para discutir o…

Deputado Fernando Filho assume a Prefeitura de Petrolina na quarta-feira(27)

Imagem
Com a decisão proferida esta semana pela ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Laurita Vaz de manter o afastamento de Julio Lossio (PMDB) da Prefeitura de Petrolina, Sertão, o deputado federal Fernando Filho (PSB), segundo colocado na eleição 2012, assumirá o comando do Executivo municipal na quarta-feira (27). No mesmo dia ou no anterior, ele renunciará à cadeira na Câmara Federal, sendo substituído pelo ex-vereador do Recife Josenildo Sinésio (ex PT, hoje PTB).

Lossio vai recorrer da decisão da ministra, pedindo que a questão seja apreciada no plenário do TSE, mas Fernando Filho foi diplomado no último dia 20 e, se não tomar posse dentro de dez dias, o terceiro colocado na eleição (Odacy Amorim, PT) será convocado. O retorno de Lossio pode ocorrer quando o mérito da ação que o cassou for apreciada pelo TSE, o que só deve ocorrer no próximo ano.

O peemedebista foi afastado este mês, após ter o mandato cassado, em agosto, pela acusação de realizar atos administrativos público…

Publicidade