sexta-feira, novembro 22, 2013

Tacaratu: Agentes Comunitários de Saúde recebem atualização profissional da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com Secretaria Municipal de Saúde


Quarta-feira passada, dia 20, às 8 horas da manhã, no Auditório da Secretaria de Educação de Tacaratu os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município participaram de atualização profissional, proposta pela Secretaria Estadual de Saúde.

Na ocasião foi discutido o papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS) na Estratégia Saúde da Família, para mostrar que trabalhando em equipe e com foco na Prevenção e Promoção da saúde e não apenas no tratamento alcançaremos melhores índices de saúde na nossa população.

Os ACS são apresentados como uma engrenagem do atendimento primário, pois são os profissionais da saúde que acompanham de perto a vida do munícipe. No entanto, além da realização do trabalho de prevenção de doenças, auxiliam também nas diversas áreas sociais, como escolas, centros, espaços culturais e associações. Envolvendo todas as famílias, o papel do agente de saúde é fazer um trabalho de articulação comunitária.

É importante que as pessoas saibam que, por trás dos ACS, há toda uma equipe multiprofissional, formada por médico, enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem, técnico de saúde bucal e os profissionais do NASF (Psicólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Farmacêutica e Assistente Social), que juntos podem atuar no fortalecimento da saúde preventiva.

Secretaria de Saúde de Tacaratu

Nenhum comentário:

Postar um comentário