quarta-feira, 1 de julho de 2020

Caso Miguel: MP de Pernambuco pede cassação do prefeito de Tamandaré



Ministério Público de Pernambuco pediu à Justiça, nesta quarta-feira (01/07), a cassação do mandato e o bloqueio dos bens do prefeito de Tamandaré (PE), Sérgio Hacker Corte Real. O político é esposo de Sarí Corte Real, indiciada pelo abandono do gatroto Miguel Otávio, de 5 anos, que morreu após cair de um prédio de luxo em Recife (PE).

A mãe do garoto, Mirtes Renata Santana de Souza, era empregada doméstica do prefeito, embora seu nome constasse dos quadros de funcionários comissionados da administração municipal, assim como o da avó da criança, Marta Maria Santana Alves.

111° aniversário de Petrolândia é comemorado pelo vereador Delano Santos e família



Hoje, 1° de julho, é o aniversário da nossa querida cidade.

Ela está completando 111anos de trabalho, muita dedicação, para conseguir transformar as dificuldades em ações de desenvolvimento para nosso município.

O povo petrolandense é munido de muita dignidade, são pessoas sábias, capazes de preparar um novo cenário em favor de todos.

Povo merecido de boas oportunidades têm muita fé, coragem, dedicação, humanidade e muito amor.

Não podemos esquecer 111 anos de emancipação política desta bela cidade, que é acompanhada e orientada por nosso querido padroeiro São Francisco de Assis. Petrolândia tem os mais belos pontos turísticos da natureza, como o Rio São Francisco, que banha este solo em favor de todos.

Com dedicação aos petrolandenses.

Delano Santos de Souza e família.

Queiroz diz a advogado que não pretende fazer delação


"Doutor, eu não quero delatar e não tenho o que delatar", afirmou Queiroz ao defensor, de acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. Catta Preta, assim como outros advogados da área penal, é contra acordos de delação, por acreditarem que suprime as possibilidades de defesa.

Queiroz está preso em razão das suspeitas de que integra um esquema de rachadinha montado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Ele seria responsável por recolher os repasses feitos por servidores do gabinete de Flávio Bolsonaro. Ele nega as acusações e diz que os valor de R$ 1,2 milhão depositados na conta do senador se referem a venda de automóveis.

A possibilidade dele firmar um acordo de delação foi ventilado nesta semana. Em troca, ele quer proteção para sua família.

Denúncia

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou nesta quarta-feira (1) o deputado Márcio Pacheco, do PSC. Ele é acusado de envolvimento no mesmo esquema de rachadinha de Flávio Bolsonaro.

Pacheco é o primeiro parlamentar a ser denunciado no âmbito das investigações. Ele é ex-líder do governo de Wilson Witzel na Alerj. Ele é acusado de movimentar R$ 25 milhões do salário de assessores.

Por Correio Braziliense

Adiamento das Eleições: veja como votou a bancada de Pernambuco


Mesmo diante da pressão de prefeitos para que as eleições municipais fossem mantidas em outubro, a Câmara Federal aprovou, nesta quarta-feira (1), o texto-base de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adia as disputas para novembro. Foram 402 votos a favor e 90 contra.

Pela proposta, o 1º turno das eleições municipais será em 15 de novembro. Em caso de segundo turno, a votação será em 29 de novembro. Apenas o PL e o PSC orientaram contra o adiamento. O governo, o Pros e o Patriotas liberaram as bancadas.

Confira como votou a bancada de Pernambuco:

André de Paula (PSD) - Sim
André Ferreira (PSC) - Não
Augusto Coutinho (Solidariedade) - Sim
Carlos Veras (PT) - Sim
Daniel Coelho (Cidadania) - Sim
Danilo Cabral (PSB) - Não
Eduardo da Fonte (PP) - Sim
Felipe Carreras (PSB) - Sim
Fernando Coelho (DEM) - Não
Fernando Monteiro (PP) - Não
Fernando Rodolfo (PL) - Não
Gonzaga Patriota (PSB) - Sim
João H. Campos (PSB) - Sim
Luciano Bivar (PSL) - Sim
Marília Arraes (PT) - Sim
Ossesio Silva (Republicanos) - Sim
Pastor Eurico (Patriota) - Não
Raul Henry (MDB) - Sim
Renildo Calheiros (PCdoB) - Sim
Ricardo Teobaldo (Pode) - Não
Sebastião Oliveira (PL) - Não
Silvio Costa Filho (Republicanos) - Sim
Tadeu Alencar (PSB) - Sim
Túlio GadÇelha (PDT) - Sim
Wolney Queiroz (PDT) - Sim

Por Folha de Pernambuco

'Ciclone bomba': sobe para 10 o número de mortes em Santa Catarina (vídeo)


Subiu para 10 o número de mortes causadas pelo fenômeno climático conhecido como "ciclone bomba" no Sul do país - nove mortes foram registradas em Santa Catarina e uma pessoa segue desaparecida no estado. Já no Rio Grande do Sul, um homem morreu soterrado.

Durante a madrugada desta quarta-feira (1º), os ventos chegaram a 90 km/h. Conforme o monitoramento da Celesc, 580 mil imóveis permaneciam sem luz até as 13h30. Na terça-feira (30), a ventania causada pelo fenômeno e tempestades provocaram estragos em todas as regiões.

Assista ao vídeo, acima

Por G1 SC

30º Festival de Inverno de Garanhuns é adiado para 2021 devido à pandemia do coronavírus


A 30ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), no Agreste de Pernambuco, foi cancelada em 2020 devido à pandemia do coronavírus. O evento, que iria ocorrer na segunda metade de julho, será realizado no mesmo mês, em 2021.

Por meio de nota, a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do estado (Fundarpe) destacaram que "o atual cenário de pandemia, que impede a realização de eventos com grande concentração de pessoas, tornou impossível a realização da edição deste ano do Festival de Inverno de Garanhuns".

O evento é tradicional no município do Agreste e já contou com apresentação de nomes como Titãs, Alceu Valença, Elza Soares e Fafá de Belém. Neste ano, o FIG iria celebrar a diversidade cultural do Brasil.

Por G1 Caruaru

Dois corpos são encontrados carbonizados em Petrolina, no Sertão de PE

Os corpos estavam dentro de um carro na Vila do Leite em Petrolina — Foto: Ricardo Mattos/TV Grande Rio

Dois corpos carbonizados foram encontrados nesta terça-feira (30) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, eles estavam dentro de um carro, em um matagal, na Vila do Leite, após o povoado das Pedrinhas.

A Polícia localizou o carro, após ser acionada pela central através de denúncia anônima e acredita que os corpos sejam dos dois jovens desaparecidos no Dom Avelar, no início do mês. Segundo testemunhas, o veículo apresentava as mesmas características do carro de uma das vítimas, Lucas de Araújo Moura , de 20 anos. Os familiares de Antônio Carlos Melo Junior, de 26, foram até o local e também acreditam que os corpos são dos jovens desaparecidos.

"A gente fica perguntando até quando vai ficar acontecendo isso, quem vai ser o próximo? Essas mães sofrem. É muito triste essa situação", lamenta um familiar de de Antônio Carlos que não quis se identificar.

Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) para realização de perícia. A investigação do caso aguarda o resultado dos exames.

"O que temos de dados é que pode ser dos dois que estavam desaparecidos desde o início de junho. O veiculo apresenta as mesmas característica do veículo usado por uma das vítimas. Então agora, a gente está fazendo a coleta de dados do veículo para poder fazer a comparação junto ao sistema, para identificar o carro e encaminhamos os corpos para o IML para ser feita a perícia de DNA para identificar efetivamente se esses dois corpos pertencem às pessoas que estavam desaparecidas no inicio de junho", explica o delegado Magno Alves.

Por G1 Petrolina

Globo libera Galvão à Band em participação no especial de Luciano do Valle


A Globo liberou Galvão Bueno e Cléber Machado para um programa especial da Band que vai homenagear o narrador Luciano do Valle neste domingo (5). Os locutores gravaram participações com depoimentos inéditos sobre a influência de Luciano em suas carreiras e a relação que tinham com ele. A informação é confirmada pela Band ao UOL Esporte. Galvão Bueno falará como, inicialmente como companheiro de Globo e depois como seu principal concorrente por mais de 30 anos, Luciano do Valle ajudou a melhorar seu desempenho como narrador. Além disso, vai contar bastidores da amizade que nutriu com o colega de profissão.

Cléber Machado também vai descrever a amizade que teve com Luciano do Valle. Além disso, vai contar como o histórico locutor virou uma referência para ele se desenvolver como narrador de outros esportes além do futebol quando ainda estava começando. Além de Galvão Bueno e Cléber Machado, o especial de Luciano do Valle promovido pela emissora paulista terá participações de Hortência Marcari, Oscar Schmidt, Neto, Denilson, Emerson Fitipaldi, Marcelo Negrão, Paula e Renata Fan, entre outros nomes.

Por causa de nomes fechados de última hora, a Band aumentou o tempo do especial, que terá meia hora a mais e será exibido das 14h às 16h de domingo. Logo depois, a Band vai reprisar a final do Campeonato Brasileiro de 1990, na qual o Corinthians levou a melhor sobre o São Paulo. A reexibição terá narração original de Luciano do Valle, em partida que foi exibida com exclusividade pela Band na época.

O especial vai ao ar na Band um dia depois do aniversário de Luciano, que completaria 73 anos se estivesse vivo. Além de depoimentos exclusivos, o programa vai mostrar narrações de modalidades que ele ajudou a popularizar com o projeto de "Canal do Esporte" comandado pelo locutor entre os anos 80 e 90 na Band.

Entre os esportes que terão reprises exibidas nesse especial, estão sinuca e basquete. No primeiro, momentos do lendário Rui Chapéu serão revividos. Já o segundo vai mostrar jogos da NBA, de Oscar e da dupla Hortência e Magic Paula.

Por: Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL, em Aracaju

Congresso conclui votação e eleições de 2020 são adiadas para novembro

Plenário da Câmara durante a sessão desta quarta (1º), durante votação da PEC das eleições — Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (01/07), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2020, que adia as eleições deste ano de 4 de outubro para dia 15 de novembro – e segundo turno em 29 de novembro, onde for necessário – por causa da pandemia do novo coronavírus. A proposta passou em dois turnos e será promulgada nesta quinta-feira (02/07), às 10 horas.

Foram 402 votos favoráveis e 90 contrários, com 4 abstenções no primeiro turno e por 407 a 70, com uma abstenção, no segundo. Na Câmara, o relator Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) manteve a íntegra aprovada no Senado no último dia 23 de junho.

Proposta pacífica no Senado, a PEC enfrentava resistência entre deputados. Passou, contudo, depois de acordo envolvendo a manutenção do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) sem perdas (decorrentes da queda de arrecadação) até o fim do ano e a retomada da inserção de propaganda partidária gratuita na televisão e no rádio — a ser aprovada em projeto de lei do Senado.

Além das datas do pleito, a PEC altera uma série de outras etapas do calendário eleitoral e permite que partidos façam convenções e reuniões para escolha de candidatos e formação de coligações virtualmente.

Pelo texto do Senado, se o cenário fosse desfavorável no nível do estado como um todo, caberia ao Congresso, provocado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e com parecer da autoridade sanitária nacional, estabelecer nova data para as eleições, desde que elas fossem realizadas até dia 27 de dezembro caso não houvesse condições sanitárias de fazer no dia definido pela PEC. No caso dos municípios, bastaria a decisão do TSE.

Um destaque do PP, contudo, mudou o texto e, assim, o Congresso se manifestará em ambos os casos.

“Se, por um lado, entendemos que pleito periódico é inerente ao princípio democrático, alicerce do sistema constitucional brasileiro, e integra as cláusulas pétreas da Constituição de 1988 (art. 60, § 4º, II), por outro lado há grande preocupação com a segurança sanitária de todo o processo eleitoral. Nesse diapasão, a proposta contida na PEC em exame parece contemplar ambos os valores em questão, todos muito caros ao ordenamento constitucional vigente”, destacou ele no parecer.

Confira os prazos definidos pela PEC:
  • A partir de 11 de agosto, emissoras ficam proibidas de transmitir programas que sejam apresentados ou comentados por pré-candidatos;
  • Entre 31 de agosto e 16 de setembro serão realizadas as convenções partidárias;
  • 26 de setembro: prazo final para que partidos e coligações solicitem o registro de candidatos à Justiça Eleitoral; início da propaganda eleitoral, inclusive na internet; prazo final da elaboração de plano de mídia para emissoras de rádio e televisão;
  • 27 de outubro: data para que partidos, coligações e candidatos divulguem relatório de transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha;
  • 15 de dezembro: prazo final para que partidos e candidatos prestem contas de campanha;
  • 18 de dezembro: prazo final para a diplomação dos eleitos (salvo quando não tiver havido eleição);
  • 12 de fevereiro de 2021: prazo final para a publicação do resultado do julgamento de contas dos candidatos;
  • 1º de março de 2021: prazo final para que partidos e coligações ajuízem representação na Justiça Eleitoral para apurar irregularidades em gastos de campanha
Metrópoles

Dr Técio de João Vicente parabeniza Petrolândia pelo aniversário de emancipação política


Técio de João Vicente

Loja Franck Eletro parabeniza Petrolândia pela passagem dos 111 anos de emancipação política


Loja Franck Eletro

Petrolândia: Excesso de canais de informações da Prefeitura dificulta acompanhamento das ações de enfrentamento à Covid-19


Todos os dias, perto da meia noite, a Prefeitura de Petrolândia tem divulgado os boletins de acompanhamento da Covid-19 no município. Não sabemos o motivo de o boletim ser publicado tão tarde, enquanto outras cidades, estados e Ministério da Saúde conseguem repassar seus boletins em horários menos esdrúxulos. Mas, o horário é o de menos. O problema é o excesso de canais de informações da Prefeitura. Site institucional, página no Facebook, página no Instagram, "lives" no Facebook, "lives" no Instagram e o singelo hotsite 'Petrolandia contra o vírus'.

Criado para ser O canal central oficial das informações sobre o novo coronavírus, com boletins, notícias, decretos e prestação de contas dos recursos recebidos pelo Município de Petrolândia para o enfrentamento à Covid 19, o hotsite foi relegado à desatualização.

Desde ontem (30), em busca de informações sobre os decretos de flexibilização, o retorno da internet é que o hotsite está fora do ar. Menos mal para quem é obrigado a entrar em todos as fontes de informação da Prefeitura de Petrolândia, perto da meia noite, na expectativa de (talvez) ser publicado um novo boletim.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Com participação da prefeita Jane, Revista Turismo na Serra realiza live com o tema Planejamento da retomada do turismo em Petrolândia'


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Assessoria de Comunicação da Revista Turismo na Serra

Live Memórias da Velha Petrolândia, assista



No aniversário de 111 anos de nossa cidade a população ganha esse presente: uma rica exposição de nossa história.
O Canal da Gota convida o Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia para uma live histórica: “Memórias da Velha Petrolândia”.
Moderada por Daniel Filho o canal recebe as convidadas e convidados:
Paula Rubens, presidente do IGH de Petrolândia; Osmar Sales, professor, ex- vereador e ex-diretor do Ginásio Municipal de Petrolândia; Maria Ramalho, historiadora, doutoranda pela UFRPE e Coimbra; Romário Hipólito, sociólogo, mestrando pela Universidade Federal São Carlos.
Hoje, aniversário de emancipação do município, dia 1.

Abaixo o link. Clique em “definir lembrete” que você será lembrado quando estiver pronto para iniciar:
https://www.youtube.com/watch?v=RTYZQ17BpUI

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

11 prefeitos pernambucanos recebem prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, da Fundação Abrinq


A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) vem a público informar que 11 prefeitos pernambucanos foram agraciados pela Fundação Abrinq com o prêmio “Prefeito Amigo da Criança”. A premiação reconhece os gestores de todo o Brasil que se dedicaram e cumpriram todas as etapas propostas ao longo dos quatro anos de gestão (2017-2020), ao atingir as metas propostas pela fundação.

Dentre as ações destaques, que foram os principais critérios para a seleção do prêmio, estão a apuração do orçamento Criança e Adolescente durante os 3 anos; redução de 4,6 pontos na média de alunos por turma nas creches da rede municipal (de 18.7 alunos por turma, em 2016, para 14,1, em 2019); aumento de 31 pontos percentuais na proporção de docentes de pré-escolas públicas municipais com ensino superior (de 60,80%, em 2016, para 91,9%, em 2019); além do aumento de 9,7 pontos no percentual de nascidos vivos cujas mães fizeram 7 ou mais consultas pré-natal (de 69,4%, em 2016, para 79,1%, em 2019).

Os gestores selecionados foram Arquimedes Valença, de Buíque; Débora Almeida, de São Bento do Una; Emerson Vasconcelos, de Poção; Ivanildo Bezerra, de Taquaritinga do Norte; Joamy Alves, de Araçoiaba; Joelma Duarte, Panelas; José Patriota, Afogados da Ingazeira; Anchieta Patriota, Carnaíba; Osório Filho, do município de Pedra; Michel Coelho, de Petrolina; e Rachel Lyra, de Caruaru.

Esta é a 6ª ediação do prêmio e para sistematizar todas as ações realizadas pelos gestores, a fundação Abrinq produziu o Relatório do Processo de Avaliação da Gestão 2017-2020, que destrincha todo o processo, que pode ser baixado no site prefeitoamigo.org.br. “Os princípios do Programa Prefeito Amigo da Criança, podem ser utilizados a qualquer tempo, em qualquer município brasileiro e dependem, fundamentalmente, da vontade política dos gestores e da capacidade dos municípios em constituir redes de enfrentamento que priorizem a infância e adolescência”, destacou a Abrinq.

Por Assessoria de Imprensa da Amupe

MEC oferecerá internet para universitários de federais


O Ministério da Educação (MEC) anunciou, hoje (1º), medidas de acesso à internet para que estudantes de universidades e institutos federais possam acompanhar aulas à distância. O ministério firmou uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para oferecer internet gratuita para estudantes de famílias com renda per capita de até um e meio salário mínimo. Segundo a pasta, o número de estudantes que podem ser beneficiados está entre 450 mil e 1 milhão.

A expectativa é que a licitação para contratação da empresa de telefonia que fornecerá o acesso aconteça em 15 de julho. Confirmado o prazo, o acesso poderá ficar disponível em agosto.

“É algo que pode ser plenamente tornado disponível no início do mês de agosto. Agora, vamos depender dos resultados e das configurações que estamos preparando com as empresas de telefonia móvel”, disse o diretor-geral da RNP, Nelson Simões.

Os estudantes terão acesso gratuito aos sites indicados pelas instituições, e poderão usar o pacote pessoal de dados para chegar até esses sites e, uma vez neles, o tráfego de dados não será cobrado. Caso o estudante não tenha um plano de dados, o ministério estuda uma forma de disponibilizar um chip para acesso à internet.

Segundo o secretário-executivo da pasta, Antônio Paulo Vogel, a maior parte dos estudantes no perfil buscado pelo ministério está na Região Nordeste, sendo que 90% têm smartphones e outros aparelhos para acessar a internet. “O grande gargalo não é o equipamento, e sim o acesso à internet em si”.

Para estudantes residentes em áreas rurais ou sem sinal de internet, a saída deve ser mesmo buscar um outro local para acompanhar as aulas que forem oferecidas à distância. “As pessoas que convivem nessas áreas terão que se deslocar para um centro mais urbano, para uso de redes wi fi”, disse Simões. Ele espera, no entanto, que as empresas de telefonia que participarem da licitação tragam soluções para esses casos.

Por Agência do Brasil

Deputado André de Paula parabeniza Petrolândia pelos 111 anos de emancipação política


Terra do músico, compositor e violinista, João Teixeira Guimarães (João Pernambuco) ; banhada pelas águas do rio São Francisco e dona de um dos mais belos cartões postais pernambucanos, a cidade de Petrolândia – no Sertão do São Francisco – hoje comemora 111 anos de emancipação política. A todos os petrolandenses, o meu abraço afetuoso e fraterno! Parabéns, Petrolândia!

André de Paula - Deputado Federal (PSD)

Petrolândia: Live do Terço da Divina Misericórdia acontece no sábado às 00h; acompanhe!


Terço da Misericórdia: uma oração pela humanidade

O Terço da Divina Misericórdia é uma tradicional devoção Católica, concebida a partir das iluminações de Santa Maria Faustina na década de 1930. O principal propósito dessa oração é fortalecer nossa confiança na misericórdia de Deus e reforçar em nós esse mesmo sentimento para com nossos irmãos e irmãs.

Para Santa Faustina, que viveu em uma Europa marcada pela instabilidade do entreguerras, a oração do Terço da Misericórdia trata-se de um verdadeiro clamor pelo mundo, uma súplica para que as pessoas experimentem o amor de Deus especialmente nos momentos mais difíceis de suas vidas.

Ora, neste tempo de turbulências em que vivemos por ocasião da pandemia do coronavírus, somos também convidados a fazer da oração de Santa Faustina uma prece por toda a humanidade, por aqueles que amamos e pelos mais fragilizados nessa crise.

Quem foi Santa Faustina?
Santa Maria Faustina Kowalska nasceu na Polônia em 1905 e, aos vinte anos, ingressou na Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia. No ano de 1934, enquanto esteve na Lituânia, iniciou os escritos de A Misericórdia Divina em Minh’Alma, uma série de diários nos quais relatou as iluminações que recebia por meio de suas orações.

“O amor é um mistério que transforma tudo o que toca em coisas belas e agradáveis a Deus.”
O Diário de Santa Faustina, § 890

Vítima de tuberculose, Santa Faustina faleceu em 1938, mas sua herança espiritual jamais foi esquecida. A devoção à imagem de Jesus Misericordioso e o Terço da Misericórdia ganharam grande apreço popular, fazendo com que sua obra ficasse conhecida por católicos em diversas partes do mundo. Canonizada pelo Papa João Paulo II no ano 2000, Santa Faustina é hoje um dos mais conhecidos santos da mística cristã.

Compaixão e o Terço da Divina Misericórdia
Como dito, a oração do Terço da Misericórdia trata-se de um verdadeiro clamor pelo mundo, uma súplica para que as pessoas experimentem o amor de Deus. É a prova da compaixão que Deus teve com toda a humanidade. Confira aqui o último episódio da série de vídeos sobre a Quaresma, que fala sobre a compaixão.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Revista Turismo na Serra parabeniza Petrolândia pelo aniversário de emancipação política "umas das cidades do Nordeste mais promissoras da indústria do turismo. Parabéns para todos petrolandenses!


Hoje é aniversário de emancipação política de Petrolândia, umas das cidades do Nordeste mais promissoras da indústria do turismo. Parabéns para todos petrolandenses!

Petrolândia é uma cidade com amplo potencial para desenvolver os turismos cultural, histórico, rural, de aventura, de negócios e de lazer

Revista Turismo na Serra

Pré-candidato a vereador, Roberto das Prestações parabeniza Petrolândia pelo seu aniversário. "Obrigado Senhor Deus por mim trazer para essa cidade''


Parabéns Petrolândia, cidade linda! É com muito orgulho que falo desse município onde cheguei e fui bem recebido e bem sucedido nas minha conquistar e vitórias.

Obrigado Senhor Deus por mim trazer para essa cidade maravilhosa, parabéns Petrolândia! 

Cidade que amamos!

São os  votos do pré candidato a vereador Roberto da prestação.

MEC lança protocolo para retorno às aulas em instituições federais


O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (1º) um protocolo de biossegurança para retorno das aulas nas 69 universidades federais e 41 institutos federais do país. Esse protocolo traz diretrizes de distanciamento social coletivo em ambientes acadêmicos, além de medidas básicas de prevenção ao novo coronavírus.

O protocolo orienta, dentre outras coisas, o escalonamento das equipes, o trabalho remoto para funcionários do grupo de risco, o respeito ao distanciamento mínimo de 1,5 metro entre uma pessoa e outra e a aferição de temperatura de todos que entrarem nos prédios e nas salas.

O documento também traz orientações já comuns nos tempos atuais, como o uso constante de máscara e higienização das mãos, além de desinfecção com álcool em gel.

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta quarta-feira, 1º de julho de 2020; veja lista


Mudam de idade hoje (Terça-feira 1º de julho de 2020) e queremos aqui dedicar este dia especial a Hislaine Menezes , Anderson Moura , Lenice Mayara Nunes, Josimere Capistrano Freire , Pedro Vaz, Weder Antonio, Claudionor de Sá , Jairo Sampaio de Sá, Juliano Santos, Josimar Leandro , Weslainy Queiroz, AllyCya Santtos , Rosimeire Candeia, Maria Jania Santos, Zenaide Sá , Danilo Henrique e Weslainy Queiroz

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

ibyte se destaca com comodidade e prontidão em assistência técnica de multimarcas


A ibyte, varejo especializado em eletroeletrônicos e tecnologia, também se destaca no segmento de assistência técnica multimarcas. O serviço é realizado em todas as lojas da marca, realizando a manutenção e a configuração de impressoras, rede, smart TVs, home theater, ar-condicionado, computadores e notebooks.

Com um diagnóstico rápido, o serviço é realizado de segunda a segunda. A ibyte garante todos os procedimentos de segurança e higienização para clientes e colaboradores, focando sempre no distanciamento social, no número reduzido de clientes e no uso de equipamentos de proteção. “O que gostaríamos de reforçar é que o nosso sistema de assistência técnica disponibiliza para o consumidor os melhores profissionais em nossas lojas. O público pode solicitar o atendimento para itens de todas as marcas de tecnologia, incluindo o conserto de iphone e All in One”, comenta o diretor de marketing da ibyte, Nelson Gurgel.

Em Recife, a ibyte contém lojas nos Shoppings Recife, Guararapes, Tacaruna,e RioMar.

ibyte

A ibyte é uma rede de varejo especializada em eletroeletrônicos, tecnologia e serviços de assistência técnica com 42 unidades em todo o Brasil. A marca contém o serviço de assistência técnica multimarcas, o ibyte Service, que atende na residência dos consumidores, além de lojas físicas distribuídas em sete estados (CE, PI, MA, RN, PE, PB e PA), que contemplam mais de 3.500 produtos entre smartphones, TVs, notebooks, desktops, impressoras, áudio & vídeo, acessórios e serviços. A ibyte também atua no e-commerce (ibyte.com.br), com entrega de produtos para todo o país e atendimento por meio de WhatsApp ou telefone pelo número 4020.5000 (número único para todo o Brasil).

Assessoria de Imprensa ibyte — Capuchino Press

STR parabeniza Petrolândia: Cidade abençoada pelas águas do rio SÃO FRANCISCO, terra de paz e de simplicidade, parabéns pela passagem do seus 111 anos


  

Cidade abençoada pelas águas do rio SÃO FRANCISCO, terra de paz e de simplicidade, parabéns Petrolândia PE pela passagem do seus 111 anos

Sindicato dos Trabalhadores Rurais  de Petrolândia - STR

Boletim desta quarta [1º/07]: Com mais 847 confirmações e 65 mortes, Pernambuco chega a 4.894 óbitos pela Covid-19


Pernambuco confirmou, nesta quarta-feira (1º), 847 novos casos da Covid-19, além de 65 óbitos. Com esse acréscimo, o estado totaliza 59.705 casos confirmados e 4.894 mortes de pacientes com a doença provocada pelo novo coronavírus, números que começaram a ser registrados em março, no início da pandemia.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 705 dos 847 casos confirmados nesta quarta-feira (1º) são leves. Outros 142 foram classificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

Do total de casos confirmados desde o dia 12 de março, 19.638 são considerados graves e outros 40.067 são leves. Com relação aos 65 óbitos, eles ocorreram desde o dia 13 de abril.

Outros detalhes epidemiológicos devem ser repassados ainda nesta quarta-feira (1º) pela SES.

Por G1

Dr João parabeniza petrolândia pelos 111 anos ''uma cidade se faz do sonho dos homens e da coragem de sua gente''


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Divulgação/ assessoria de Dr João

Petrolândia: Infomoda Informática reverencia cidade pelo aniversário''TERRA DE ENCANTOS MIL"


Divulgação/Infomoda

Vereador Louro do Vidro parabeniza Petrolândia pelos 111 anos de Emancipação Politica "É um momento que reúne renovação de esperanças"

Louro do Vidro

Compartilho com alegria do mesmo sentimento que une a população de Petrolândia na celebração dos 111 anos de emancipação política. É um momento que reúne renovação de esperanças e disposição de luta para o enfrentamento dos novos desafios que a cidade está a exigir. Parabéns a minha belíssima Petrolândia pelo seu 111º aniversário de emancipação, juntos vamos seguindo firme trabalhando com compromisso e dedicação”. Vereador Louro do Vidro

Coronavírus: Sertão de Pernambuco não avança na retomada gradual em 60 cidades; Petrolândia, Tacaratu e Jatobá estão na lista

Além de Petrolândia, Jatobá e Tacaratu outras 57 cidades do Sertão ainda permanecem na 4ª fase - Veja relação abaixo

O Sertão de Pernambuco não avança para a quinta etapa do Plano de Convivência com o Novo Coronavírus. Ao todo, 60 cidades localizadas nas Regiões de Saúde de Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada ainda têm indicadores (números de casos, óbitos e demanda sobre o sistema de saúde) não estabilizados, segundo anunciou o governo estadual, nesta terça-feira (30), em coletiva de imprensa. Para esses municípios, é necessária maior cautela no avanço das flexibilizações para retomada das atividades socioeconômicas.

No próximo sábado (4), de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, será feita uma nova análise dos indicadores para determinar se haverá progressão dessas regiões.

Por outro lado, na próxima segunda-feira (6), cinquenta municípios das Regionais de Saúde do Recife, Limoeiro e Goiana avançam para a quinta etapa do Plano de Convivência com o Novo Coronavírus. Com isso, serão liberadas as atividades comerciais de vendas de automóveis com 100% da carga e os serviços de escritório com 50%.

111 anos. Parabéns Petrolândia, cidade que amamos!

 

Uma mistura de paixão

Nesta terça-feira, 1° de julho de 2020, a cidade de Petrolândia, localizada no Sertão de Pernambuco, completa os seus 111 anos de Emancipação Política. O Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia felicitam Petrolândia, a cidade que amamos. Veja abaixo um pouco da história de Petrolândia.

A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.

Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco.

Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1º de julho de 1909. O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II.

A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988.

O município de Petrolândia vem se tornando nos últimos anos um dos mais importantes da região, inclusive tendo recebido o título de Capital Pernambucana de Coconicultura (produção de coco), no que confere a ementa da Lei Ordinária Nº 571/2011 aprovada Pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

Confira imagens;


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos da velha cidade: Petrolândia Ontem, Hoje e Sempre
Fotos da nova Petrolândia: Pablo Silva

Clínica Mais Saúde parabeniza Petrolândia pelos 111 anos de emencipação política


Clínica Mais Saúde

Pernambuco prorroga suspensão de aulas presenciais até 31 de julho

Escola Estadual Delmiro Gouveia - Petrolândia - (Foto: Assis Ramalho/BlogAR)

As aulas presenciais em instituições de ensino públicas ou privadas de todo o estado estão suspensas até o dia 31 de julho por causa da pandemia do novo coronavírus. O decreto estadual que determinava a suspensão tinha prazo até esta terça-feira (30), mas a medida foi renovada por mais um mês. As atividades presenciais em instituições de ensino estão proibidas desde 18 de março, ou seja, já são 104 dias sem aulas presenciais em Pernambuco.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação e Esportes pontua que "o governo de Pernambuco prorroga a suspensão das atividades presenciais nas instituições de ensino em todo o Estado até o dia 31 de julho. A Secretaria de Educação e Esportes está trabalhando na elaboração de um plano para retomada das atividades presenciais que inclui um protocolo com diretrizes específicas para a Educação, observando todas recomendações pedagógicas e sanitárias".

O secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Alexandre Rebêlo, comentou a renovação da suspensão de aulas em coletiva de imprensa transmitida virtualmente nesta terça-feira. "A Secretaria de Educação vem, há mais de 40 dias, discutindo novos protocolos com entidades representantes dos diversos segmentos da educação. Ao longo do mês de julho, Fred (Amancio, secretário estadual de Educação e Esportes) vai apresentar quais são esses protocolos e o cronograma de retomada das atividades", afirmou.

No decreto publicado em março, o governo estadual não estabeleceu validade para a suspensão das atividades presenciais em instituições de ensino. Posteriormente, o governo determinou um prazo até 30 de abril, quando foi anunciada uma nova prorrogação até o fim de maio. Depois, o decreto foi renovado até 30 de junho e, agora, o decreto foi, mais uma vez, prolongado.

Na rede estadual de ensino, desde o dia 6 de abril, aulas passaram a ser transmitidas pela televisão e pela internet, pela plataforma Educa-PE. Em maio, o governo anunciou a antecipação do recesso escolar da rede. As férias começaram no dia 15 e terminaram em 29 de maio. No recesso, ficaram suspensas a produção e oferta de novos conteúdos de aulas remotas e outras atividades não presenciais.

No Recife, a Secretaria de Educação criou o programa Escola do Futuro em Casa, que engloba uma série de ações para que os estudantes possam ter igualdade de acesso ao ensino a distância (EAD). A Prefeitura do Recife também lançou uma campanha de doação de celulares para que os estudantes possam acompanhar as aulas remotas. Até agora, 332 celulares foram doados. As unidades da rede privada de ensino também têm apostado no modelo de ensino a distância para manter as aulas.

Orientações

No dia 16 deste mês, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE) publicou um e-book com orientações para um retorno seguro nas instituições privadas do estado. "Este guia, construído pelo Sinepe/PE, segue as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e experiências de países que já estão na fase de retomada das atividades escolares presenciais como Portugal, França, Dinamarca e China, com os devidos ajustes à realidade das escolas pernambucanas. A reabertura e a manutenção segura das escolas requerem muito esforço, mas, se bem feitas, podem ser mais uma contribuição para a saúde pública", informa o sindicato.

De acordo com o documento, a educação infantil e o terceiro ano do ensino médio serão, provavelmente, os primeiros grupos a retornar. "Os concluintes, em virtude da preparação para o Enem e demais vestibulares. Já as crianças do infantil, pelo retorno à rotina de trabalho presencial dos pais. A retomada inicial, com as duas pontas de ensino, não apresenta maiores dificuldades em termos de distanciamento físico, uma vez que esses alunos ficam em espaços distintos, com acessos diferentes, na maioria dos casos", pontua.

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) elaborou diretrizes nacionais para um protocolo de retorno às aulas presenciais. O documento foi elaborado a partir de experiências de outros países que já retornaram às aulas e tomou por base propostas de protocolos criadas por estados brasileiros. O texto aponta quatro elementos para o protocolo: instituição de comitê intersetorial, integrando as áreas da educação, saúde e assistência social; orientação prévia a estudantes, servidores e famílias quanto ao retorno, especialmente sobre os cuidados sanitários; levantamento dos servidores em grupos de risco, que deverão atuar em trabalho remoto e procedimentos de acolhimento de estudantes e servidores.

Várias agências da Organização das Nações Unidas (ONU) – como parte da Coalizão Global de Educação – criaram diretrizes para ajudar os governos a tomar decisões sobre a reabertura de escolas com segurança para os 1,3 bilhão de estudantes do mundo afetados por fechamentos. O documento recomenda a adoção de diretrizes claras para abertura e fechamento de escolas durante emergências de saúde pública. A expansão do acesso equitativo para crianças marginalizadas e fora da escola também é importante, segundo a ONU, assim como os esforços para padronizar as práticas de aprendizado remoto. O documento também recomenda abordar o impacto da Covid-19 na educação e investir em sistemas educacionais para estimular a recuperação e a resiliência.

Pelo Brasil

Nesta terça-feira, um decreto municipal renovou a suspensão das aulas na rede do Rio de Janeiro até o dia 3 de agosto. Uma das preocupações para a retomada das aulas no ensino público é com estudantes que fazem refeições nos colégios. A Prefeitura do Rio informou que seis mil merendeiras farão teste de Covid-19 para saber se podem retomar as atividades.

Na segunda-feira (29), a Prefeitura de Salvador anunciou que as aulas das escolas públicas municipais e da rede privada seguem suspensas na capital baiana por pelo menos mais 15 dias. Em Fortaleza, o retorno das aulas presenciais nas instituições de ensino privadas será no dia 20 de julho. Por outro lado, um decreto atual mantém a suspensão das atividades presenciais da rede municipal de ensino de Fortaleza até 31 de julho.

No estado de São Paulo, as aulas serão retomadas a partir de 8 setembro e com rodízio de alunos. A proposta prevê ainda uma combinação de aulas presenciais e virtuais. Em Minas Gerais, as aulas presenciais na rede estadual estão suspensas desde 18 de março e não há previsão de retorno. O governador de Minas, Romeu Zema, condiciona uma volta somente caso o número de casos e de mortes devido à Covid-19 no estado comecem a diminuir semanalmente.

Pelo mundo

Na Dinamarca, onde as escolas estão reabertas desde 15 de abril, as crianças precisam lavar as mãos de cinco a seis vezes por dia. Em Portugal, que iniciou a volta às aulas por etapas em 18 de maio, os alunos da educação infantil foram os últimos que retornaram à escola.

Na França, onde a reabertura começou em 11 de maio, algumas escolas precisaram fechar temporariamente na semana seguinte, depois que surgiram casos da Covid-19 no ambiente escolar. Caso semelhante aconteceu na Coreia do Sul, onde algumas escolas fecharam poucos dias após reabrirem por causa de novos picos de casos da doença. No país, mais de 100 escolas adiaram a volta.

Por Diário de Pernambuco

Petrolândia: Mensagem da Sanfrancisco Distribuidora aos 111 anos de Petrolândia "com muito orgulho fazemos parte dessa história"


111 Anos,
Com muito orgulho fazemos parte dessa história. Parabéns, Petrolândia-PE.

Sanfrancisco Distribuidora

Bate papo do presidente Bolsonaro com apoiadores na manhã desta quarta (1º/07); vídeo


Em conversa com apoiadores - na manhã desta quarta-feira (1º/07) - o presidente Jair Bolsonaro respondeu apoiadores no Palácio da Alvorada e questionou votação do Projeto das Fake News no Senado e comentou em Vetar o projeto de lei caso seja aprovado na Câmara dos Deputados. Também comentou sobre o cachorro devolvido por Michelle Bolsonaro e falou sobre a Liberdade na Internet.

Assista abaixo:


Informação e Vídeo: Canal You-Tub Foco Brasil

Vereador Joilton Pereira parabeniza Petrolândia pela data de aniversário ''111 anos da cidade que amamos''

Joilton Pereira - Vereador, presidente da Câmara de Petrolândia

Inajá: Boletim epidemiológico com dados oficiais desta terça (30/06); confira


Divulgação/Prefeitura de Inajá

Conta de luz sobe 4,48% para consumidores residenciais de Pernambuco


As contas de energia dos consumidores pernambucanos vão sofrer reajuste a partir de hoje. É que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a atualização tarifária anual da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Para os consumidores residenciais, o aumento direto na conta de energia será de 4,48%. A média de acréscimo para os consumidores de alta tensão será de 5,93%, e os consumidores de baixa tensão pagarão por um reajuste médio de 4,88%. De acordo com a Aneel, o efeito médio para o consumidor será de 5,16%, somando todas essas categorias.

Os consumidores residenciais abrangem apartamentos e casas, por exemplo. Os de baixa tensão incluem residências, clientes rurais e pequenos comércios. E os de alta tensão são as indústrias. As novas tarifas da Celpe vão atender a 3,75 milhões de unidades consumidoras.

De acordo com a Celpe, os clientes apenas irão perceber uma variação proporcional das tarifas a partir de julho, considerando a data da entrada em vigência e a emissão das faturas. A companhia ainda informou que “o efeito integral do reajuste autorizado pela Aneel será percebido pelos consumidores no decorrer do mês de agosto, quando completa todo o período de leitura após a aplicação do reajuste.”

Para calcular o valor do reajuste, a agência considera muitas variáveis, como a compra e venda de energia e os pagamentos de encargos. São os custos associados à prestação do serviço, divididos na Parcela A (aquisição e transmissão de energia e os encargos setoriais) e Parcela B (custos gerenciados pela empresa para manter suas atividades). "No reajuste da Celpe, de acordo com análise da Agência, o índice foi impactado principalmente por componentes da Parcela A (custos de energia e transmissão), além da inclusão de componentes financeiros apurados no atual processo", disse a Aneel.

O reajuste tarifário anual da Celpe ocorreria no dia 29 de abril. No entanto, em função do atual cenário da pandemia do coronavírus e da solicitação da própria companhia, a Aneel adiou para começar a valer hoje.

Como muitos consumidores estão passando mais tempo em casa, inclusive trabalhando na própria residência, é importante manter hábitos de economia de energia (ver infográfico). No fim de maio, a Aneel também informou que até dezembro deste ano a bandeira tarifária será verde, sem adicional de custos na conta do consumidor. O anúncio foi uma medida emergencial para aliviar a conta de luz e auxiliar o setor elétrico em meio ao cenário da pandemia da Covid-19.

Auxílio

Em maio, a Celpe passou a permitir o pagamento da conta de energia para os beneficiários do auxílio emergencial com o Cartão Virtual da Caixa Econômica Federal. A medida também beneficia os clientes de baixa renda cadastrados na Tarifa Social que ultrapassem 200 kwh (Quilowatt-hora). Para realizar o pagamento, é necessário acessar o site da Celpe (www.celpe.com.br) e clicar em “Pagamento com Cartão”. Em seguida, clicar em “Pagamento com Cartão Virtual Caixa Elo (Benefício Emergencial)”.

Por Folha de Pernambuco

Homenagem de João Bosco de Melo aos 111 anos de Petrolândia ''Recordações "


Poeta e artista plástico, João Bosco é, acima de tudo, um apaixonada pela cidade e pelas famílias de Petrolândia. Ele faz homenagem aos 111 anos de Petrolândia

Por João Bosco

Petrolândia, 01 de julho de 2020
Homenagem merecida A MINHA CIDADE

Capricha "Canta Petrolândia" (Toada)

Int.: Petrolândia Ê, Ê, Ê

Eu gosto de desafio
Falo com satisfação
Pois, eu vou contar agora
Faço uma revelação
Petrolândia de outrora
E Petrolândia de agora
É a nossa grande paixão
Ê, ê, ê


Tinha a Igreja Matriz
E o grande rio São Francisco
Terra de um povo feliz
No qual eu me identifico
Naquela bela cidade
São Francisco de Assis
Foi o padroeiro escolhido
Ê, ê, ê


Lembro da Rua da Linha
E do Abrigo de Osmil
Da Escola 'A Pituchinha'
E do Parque Infantil
Do Clube 'O Piçarrinha'
Da casa da amiga Ninha
E da Rua do Funil
Ê, ê, ê


Tinha a Escola Alinaça
Que é a Maria Cavalcanti
Tinha o Delmiro Gouveia
Cognome interessante
Eu falo com amor profundo
Que vida de estudante
É a coisa melhor do mundo
Ê, ê, ê

Saudade da PetroFest
E do forte Bloco Avenida
Que veio pra esta cidade
Com energia positiva
Temos a Turma do Tacho
Que é gostoso, é um barato
Grave na agenda da vida
Ê, ê, ê

Tinha o Emiliano Cruz
Que andava com os carneiros
Um homem de muita luz
Poeta bom brasileiro
Cheio de criatividade
O que havia na cidade
Cantava em versos o tempo inteiro
Ê, ê, ê

Tinha o Alto da Raposa
Bem distante do Letreiro
O campo de aviação
Posto Shell e o Cruzeiro
Tinha a bonita cachoeira
Tinha o estádio 'O Hiltão'
E o estádio da Gameleira
Ê, ê, ê


Pode olha pra o celular
E cante com empolgação
Lembro o cantor Leonardo
No Domingo do Faustão
E aqui em Petrolândia
Ele cantou, fez um show
Que agradou o povão
Ê, ê, ê


Confesso que esses versos
Trouxeram recordações
Lembro o Sete de Setembro
Que reuniam multidões
Lembro do grande Ruy Sá
"Temos às margens de um rio"
E do vaqueiro Rarrá
Ê vida de gado Ê, ê, ê
Sei que mexeu corações
Petrolândia Ê, ê, ê


Ela cantou no Velho Chico
Onde ela chega é boa a festa
Faz bonito no Grêmio Lítero
Tem doçura e carisma
A Rainha da Seresta
E a grande vocalista Lila
Ê, ê, ê


Por aqui vou encerrando
E pra ficam bem massa a fita
Petrolândia e barreiras
Terra de mulher bonita
Em Deus sempre acreditamos
Meus parabéns, Petrolândia,
Pelos cento e onze anos
Ê, ê, ê

Autor: João Bosco de Melo
Deus é mais e Jesus reluz


Petrolândia, 111 anos de amancipação política - PARABÉNS!!!

Veja e recorde

Da Redação do Blog de Assis Ramalho