Web Radio Petrolândia

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Governo Temer não tem mulheres ocupando ministérios

Pela primeira vez desde o período da ditadura militar, somente homens compõem a equipe presidencial.

O ministério empossado nesta quinta-feira pelo presidente interino Michel Temer reverteu a tendência das últimas décadas de um número cada vez maior de mulheres no primeiro escalão. É a primeira vez, desde o período de Ernesto Geisel (1974-1979), ainda na ditadura, em que somente homens formam o gabinete de um presidente.

A presença feminina vinha aumentando na Esplanada dos Ministérios desde 1982, quando Esther de Figueiredo Ferraz foi escalada para a pasta de Educação e Cultura por João Figueiredo (1979-1985). Devido à quebra desta tradição, feministas e especialistas em estudos de gênero se queixam de falta de diversidade na linha de frente da nova gestão.

A diferença no perfil dos dois governos ficou evidente nas cerimônias que marcaram a despedida de Dilma Rousseff no Palácio do Planalto e a nomeação dos ministros da administração peemedebista. A presidente afastada fez seu pronunciamento rodeada de mulheres e fez questão de destacar:

— Tenho orgulho de ser a primeira mulher eleita presidenta do Brasil.

Ato contra o afastamento de Dilma da presidência fecha Avenida Paulista


Manifestantes de movimentos sociais e centrais sindicais fizeram nesta quinta-feira (12), na Avenida Paulista, região central de São Paulo, um protesto contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) e a posse do presidente em exercício Michel Temer (PMDB). A porta do escritório da Presidência em São Paulo foi pichada.

Segundo o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), 35 mil pessoas participaram do ato. A Polícia Militar não divulgou o número de manifestantes.

O ato começou na altura do Masp, onde o grupo se concentrou desde o final da tarde. Um carro de som acompanha o protesto Às 19h, o grupo seguiu até a frente da Fiesp. Um cordão de policiais militares isolou a área para evitar que os manifestantes pró-Dilma se encontrassem com um grupo contrário à presidente afastada que está acampado lá.

Os manifestantes queimaram patos de papelão que levavam durante o protesto, em uma alusão à campanha da Fiesp pela saída de Dilma.

Paulo garante investimento em pesquisas para o combate ao Aedes aegypti e ao vírus zika

Governo de Pernambuco também premiou alunos da rede estadual de educação que se engajaram no enfrentamento às arboviroses

Pernambuco dá mais um importante passo no combate ao mosquito Aedes aegypti e às arboviroses associadas. Um aporte de R$ 3 milhões feito pelo Governo do Estado vai permitir que pesquisadores avancem nos estudos sobre as formas de contaminação, prevenção e também garantam a redução dos efeitos do vírus Zika, que é transmitido pelo inseto. O edital “Estudos e Pesquisas para Políticas Públicas Estaduais em Apoio Emergencial para o Estudo do vírus Zika” - lançado no mês de março - selecionou 21 projetos que foram validados, nesta quinta-feira (12.05), pelo governador Paulo Câmara, em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. A medida é um desdobramento do Plano Estadual de Enfrentamento às Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti, que foi apresentado, de forma pioneira no Brasil, em novembro de 2015.

Na solenidade, Paulo defendeu o investimento em pesquisa e inovação como fundamental para o desenvolvimento de um Estado e do País. "Temos que pesquisar, inovar e buscar as boas aplicações desse trabalho. Só assim nós vamos atingir o patamar dos países desenvolvidos. Tenho certeza que os 21 projetos selecionados para receber esse aporte financeiro vão dar respostas positivas e nos deixar mais preparados para lidar com a questão, que é tão importante para todos nós", ressaltou.

Petrolândia: Fase municipal dos Jogos Escolares tem início nesta sexta-feira (13)

Reinaldo Souza, aluno da Escola Municipal 7 de Setembro, acendeu a pira olímpica em 2015 (Foto: Assis Ramalho)

José Epifânio Barros, Diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, informa a programação dos Jogos Escolares 2016 - Etapa Municipal, que terá início nesta sexta-feira (13) com as disputas de modalidades individuais. Confira a tabela.

Jogos Escolares 2016

Sexta-feira - 13/05/2016

Manhã
Local: Orla Fluvial
Início às 8h00 
Competições: Corrida, salto em distância, arremesso de peso e lançamento de disco

Tarde 
Início às 15h00 
Local: Ginásio Municipal Dr. Francisco Simões de Lima
Competição: Salto em altura
Local: Estádio Municipal "O Galegão"
Competição: Lançamento de dardo

Segunda-feira - 16/05/2016

Manhã 
Local: Sede da AABB
Às 8h00
Competição: Voleibol de areia
Às 9h00
Competição: Natação

Tarde
Local: Ginásio Dr. Francisco Simões de Lima
Às 15h00
Competição: Tênis de mesa
Às 16h00
Competição: Badminton

Noite
Local: Ginásio Dr. Francisco Simões de Lima
Às 19h00
Competição: Xadrez
Obs.: Houve mudança no horário do xadrez para compatibilização com horário disponível do árbitro. 

Segundo informações de Epifânio, a data da competição de judô ainda não foi definida. Será informada tão logo haja confirmação. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de José Epifânio Barros/Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer de Petrolândia

Prefeitura de Afogados da Ingazeira participa de pesquisa das universidades de Harvard e Columbia


As Universidades Americanas de Harvard e Columbia são duas das mais antigas e respeitadas instituições de ensino superior do mundo. Harvard, situada no Estado Americano de Massachusetts, foi fundada em 1636 e é a mais antiga universidade dos EUA. Columbia fica em Nova York e é mais “nova”, foi fundada em 1754. Para se ter ideia da importância das duas, elas aprovam apenas 7% das centenas de milhares de estudantes que nelas pleiteiam ingresso.

Nesta XIX marcha em defesa dos municípios, os caminhos de Afogados da Ingazeira e o das duas respeitadas universidades se encontraram. Afogados foi um dos poucos municípios brasileiros escolhidos para participar de uma pesquisa sobre a qualidade da gestão pública no Brasil.

Fernando Filho (PSB-PE) assume Ministério de Minas e Energia


Temer empossa deputado Fernando Filho (PSB-PE) em Minas e Energia

Escolhido ministro de Minas e Energia no governo Temer, Fernando Bezerra Coelho Filho, 32 anos, é deputado federal pelo PSB de Pernambuco. Na Câmara dos Deputados desde 2007, está em seu 3º mandato consecutivo.

Filiado ao PSB desde 2005, foi eleito o deputado federal mais novo nas eleições de 2006, com o total de 117.720 votos, quando tinha 22 anos de idade.

Formado em administração de empresas pela Faap, em São Paulo, e nascido no Recife, Coelho é filho do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), que votou a favor abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff no Senado.

Temer fala em manter programas sociais e reequilibrar as contas


O presidente em exercício Michel Temer afirmou nesta quinta-feira (12), em seu primeiro pronunciamento como substituto de Dilma Rousseff no comando do Palácio do Planalto, que irá manter os programas sociais da gestão petista, como Bolsa Família, Pronatec e Minha Casa, Minha Vida.

"Reafirmo, e faço em letras garrafais, vamos manter os programas sociais. O Bolsa Família, o Pronatec, o Fies, o Prouni, o Minha Casa, Minha Vida, entre outros, são projetos que deram certo e terão sua gestão aprimorada. Aliás, mais do que nunca, precisamos acabar com um hábito no Brasil em que, assumindo outrem o governo, você destrói o que foi feito. Ao contrário, você tem que prestigiar aquilo que deu certo, complementá-los, aprimorá-los", discursou Temer.

Temer também afirmou que, além de melhorar o ambiente de negócios no país para o setor privado, para produzir e gerar emprego, é necessário restaurar as contas públicas.

Segundo ele, o corte de ministérios já feito em seu governo é parte das medidas de reequilíbrio fiscal. “A primeira medida nessa linha está, ainda que modestamente, aqui apresentada. Já eliminamos vários ministérios da máquina publica e ao mesmo tempo nós nao vamos parar por aí”, afirmou, sem detalhar se outras pastas serão cortadas."

Nem Dilma, nem Temer, internautas querem o bruxo Dumbledore como presidente


Entre o discurso de despedida da presidenta afastada Dilma Rousseff e a posse do presidente interino, Michel Temer, surgiu nas redes sociais um novo nome para disputar a faixa presidencial brasileira: o bruxo Dumbledore. Trata-se de um personagem da série de best sellers Harry Potter, da autora britânica J. K. Rowling. A hashtag #DumbledorePresidente estava entre as mais comentadas do Twitter no começo da tarde de hoje (12).

Para os internautas que estão usando a hashtag, se Dumbledore conseguiu dirigir a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts em meio a uma crise instaurada pelo vilão Voldemort (capaz de matar com um movimento de varinha), certamente conseguirá tirar o Brasil da crise política e econômica. “Pela minha família, pelos meus amigos, pelas cartas de Hogwarts que ainda não chegaram; MEU VOTO É SIM! #DumbledorePresidente”, postou um usuário da rede social.

Agora, vamos para a luta política e mobilização das ruas, avisa Humberto

Foto: Roberto Stuckert Filho

Nem as quase 20 horas da sessão do Senado que deu seguimento ao processo de impeachment de Dilma Rousseff tiraram o ânimo dos senadores petistas para lutar pelo mandato da presidenta. Iniciados os trabalhos às 9h30 da quarta-feira (11) e encerrados perto das 7h desta quinta, os parlamentares deixaram a Casa e, apenas duas horas depois, já estavam no Palácio do Planalto para abraçar Dilma nos momentos que antecederam o seu afastamento.

Líder do Governo até essa quarta-feira, o senador Humberto Costa (PT-PE) esteve com a presidenta em seu gabinete e ficou ao lado dela na cerimônia em que Dilma leu uma declaração ao Brasil, junta da equipe ministerial, denunciando o golpe sofrido. Depois do ato, Humberto acompanhou Dilma e o ex-presidente Lula num evento externo, em frente à rampa do Palácio do Planalto, em que ela falou para centenas de pessoas e militantes de movimentos sociais que foram prestar apoio a ela e à democracia.

Michel Temer não tem legitimidade para conduzir o Brasil, diz Joaquim Barbosa


Após o Senado votar pela admissibilidade do processo de impeachment de Dilma Rousseff, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa questionou a maneira como o processo foi conduzido e, embora tenha admitido que Dilma falhou como presidente, disse que Michel Temer não tem legitimidade para governar o País. Para ele, o ideal seria que novas eleições fossem convocadas, mas admitiu que dificilmente o STF aprovaria algo desse tipo.

Barbosa participou nesta quinta-feira (12) de evento em São Paulo, para o qual foi convidado para discorrer sobre as instituições brasileiras. Afirmou ter sido uma coincidência o evento ter caído no mesmo dia em que o Senado votou o processo de impeachment. Aproveitou, portanto, para fazer algumas provocações aos parlamentares. "Tenho sérias duvidas quanto à integridade e à adequação desse processo pelo motivo que foi escolhido. Se a presidente tivesse sendo processada pelo Congresso por sua cumplicidade e ambiguidade em relação à corrupção avassaladora mostrada no País nos últimos anos, eu não veria nenhum problema. Mas não é isso que está em causa", afirmou.

Petrolândia: Pediatra Dra. Lígia Carvalho atende na MedClinic nesta sexta-feira a partir das 13h00


A MedClinic Clínica Especializada informa que a pediatra Dra. Lígia Carvalho atenderá nesta sexta-feira (13), a partir das 13h00. Para marcações, o telefone é (87) 3851 1879. Celular (87) 9-96662380.

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic

"Ordem e Progresso" será slogan do governo de Temer


O slogan do governo de Michel Temer será “Governo Federal: Ordem e Progresso”. A informação foi divulgada antecipadamente pelo marqueteiro do PMDB, Elsinho Mouco, um dos idealizadores do novo conceito, nesta quinta-feira, quando Temer assumiu interinamente a presidência da República, após o afastamento de Dilma do governo pelo Senado Federal, tendo em vista a admissibilidade do processo de impeachment contra ela. No entanto, a assessoria do partido não confirma que a escolha do slogan seja definitiva.

A ideia do novo conceito, que substitui o lema “O Brasil: Pátria Educadora”, criado pelo governo Dilma, teria surgido nesta quarta-feira, quando Mouco teve uma reunião com a equipe de Temer para definir a imagem do novo governo.

Petrolândia: Ket's Buffet está em festa e comemora 2 anos de sucesso com música e promoção nesta quinta e sexta. Confira!

#VemProKets

O Ket's Buffet e Restaurante, situado na Av. Prefeito José Gomes de Avelar, centro de Petrolândia, comemora festivamente o aniversário de 2 anos de sucesso, nesta quinta e sexta, dias 12 e 13 de maio.

Hoje tem música ao vivo, com apresentações de Ana Caroline e Bruno. Amanhã, a atração musical é Iranildo. 

Promoções: Aniversário no Ket's tem promoção para fazer a alegria de seus clientes, as verdadeiras estrelas que fazem o sucesso do ambiente mais aconchegante e agradável para o seu happy hour, prestigiados com o melhor atendimento. 

Promoção desta quinta: sushi (R$ 9,90), temaki (R$ 9,90) e torre (R$ 14,99).

Promoção de amanhã: frango à passarinho (R$ 14,99), caipirinha (3,99) e torre (R$ 14,99).

Promoção para o seu aniversário no Ket's: aniversário gostoso é aniversário no Ket's. Comemore seu aniversário com a família e amigos no Ket's Buffet e ganhe uma torta para adoçar a ocasião. Faça a reserva com antecedência.  

Ketty Gislene/Ket's Buffet e Restaurante

Petrolândia: Bairro Nova Esperança vai ganhar Unidade Básica de Saúde


Prefeitura abriu licitação também para conclusão da creche na Quadra 01 (Reprodução Google Street View, no ínicio da construção, em 2012)

São muitas as carências do Bairro Nova Esperança, situado na periferia de Petrolândia, em ritmo acelerado de expansão habitacional. O principal deles, além da regularização fundiária do loteamento, é a falta de saneamento básico: água tratada encanada, rede de esgoto, definição e calçamento das ruas.

A última - ou primeira - grande intervenção da prefeitura na comunidade foi a construção da Escola Municipal Itamar Leite, inaugurada no dia 4 de outubro de 2010. Desde então, a unidade escolar tem servido de base para ações da Prefeitura em prol da comunidade, com ações de saúde, cultura e assistência social, entre outras.

A promessa para a expansão da rede de abastecimento de água existe, ainda sem sair do papel, mas uma nova esperança de melhores dias, pelo menos no acesso aos serviços básicos de saúde, foi divulgada no Diário Oficial da União, na edição dessa quarta-feira (11), com a publicação de aviso de licitação para construção da UBS - Unidade Básica de Saúde, com o objetivo de prover atendimento à comunidade carente na área de cobertura do PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde). A licitação vai acontecer no dia 25 deste mês, na CPL da Prefeitura.

Na mesma edição, a Prefeitura de Petrolândia avisa licitação, na modalidade Concorrência, para a conclusão da obra iniciada em 2012 para construção da creche, localizada ao lado da Escola Municipal 1º de Julho, na Quadra 01. A reunião será realizada no dia 09 de junho.

Confira abaixo os avisos de licitação, publicados nas páginas 277 e 278 do D.O.U. edição 11/05/2016, pela Prefeitura Municipal de Petrolândia.

AVISOS DE LICITAÇÃO

TOMADA DE PREÇO Nº 3/2016
Proc. Nº 039/2016
Objeto: contratação de empresa de engenharia para construção da UBS - Unidade Básica de Saúde no loteamento nova esperança, no atendimento da comunidade carente onde é uma área de cobertura de PACS. Data abertura: 25/05/2016 às 09:00 horas, com valor Estimado em: R$ 697.122,92 (Seiscentos e Noventa e Sete Mil, Cento e Vinte e Dois Reais e Noventa e Dois Centavos); com fundamento no Art. 23 Inciso I alínea "b" da Lei Federal 8.666/93.

CONCORRÊNCIA Nº 4/2016
Proc. Nº 040/2016
Objeto: contratação de empresa de engenharia para conclusão do prédio localizado na Rua Belo Jardim, levando em consideração a falta de um espeço ideal para funcionamento de uma creche municipal. Data abertura: 09/06/2016 às 09:00 horas, com valor Estimado em: R$ 301.453,51 (Trezentos e Um Mil, Quatrocentos e Cinquenta e Três Reais e Cinquenta e Um Centavos); com fundamento no Art. 23 Inciso I alínea "c" da Lei Federal  8.666/93, respectivamente.

Informações na sala da CPL, sita à Praça dos Três Poderes, nº 141 - Centro, nesta cidade, local em que os interessados poderão ler e obter os textos integrais dos Editais no horário das 07:30 às 13:30hs, ou através de informações pelo telefone (087) 3851.1156 e/ou no e-mail pregaopmp@hotmail.com. Em 10 de maio de 2016. SIMONE ALVES DE SOUZA - Pregoeira

Redação do Blog de Assis Ramalho

Homenagem da Secretaria de Saúde de Petrolândia ao Dia Mundial do Enfermeiro


Assessoria Secretaria de Saúde de Petrolândia

Imprensa estrangeira 'alerta' mundo sobre impeachment no Brasil


A abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, aprovado pelo Senado Federal nesta quinta-feira (12), é um dos assuntos mais repercutidos na imprensa mundial. O afastamento da petista recebeu 55 votos a favor e 22 contra, após uma longa noite de deliberações em Brasília.

Na Europa, os veículos midiáticos informaram o afastamento de Dilma com alertas de "urgente" distribuídos a seus leitores. Para o jornal francês Le Monde, o Brasil deu salto "no desconhecido" com a abertura do processo. Para o diário parisiense, "uma atmosfera de melancolia" reinava no plenário.

Em Londres, o jornal The Guardian acompanhou em tempo real a decisão no Senado. Sobre a defesa de Dilma Rousseff, publicou a frase do advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, que advertiu em seu discurso que o Brasil se tornaria "a maior república de bananas do planeta" caso o impeachment fosse aceito.

População de Tacaratu faz manifestação por melhoria no atendimento do Banco do Brasil

O áudio das entrevistas vão ao ar na manhã desta sexta-feira (13) no programa ''Acordando com as Notícias'', transmitido pela Web Rádio Petrolândia, apresentado por Assis Ramalho, de segunda a sábado, das 05h30 às 08h30.

Na manhã desta quarta-feira (11) foi realizada em Tacaratu, Sertão de Pernambuco, em frente à agência local do Banco do Brasil, uma manifestação de moradores da cidade para em reivindicação de melhorias no atendimento da instituição financeira naquele município. De acordo com os manifestantes, há mais de dois meses a agência do Banco do Brasil não presta atendimento à população. Segundo eles, para a não prestação dos serviços bancários, a agência alega que o cofre está com defeito. Foram expressas muitas queixas sobre os transtornos ocasionados para o comércio e a população, que tem se deslocado até as cidades vizinhas para realizar saques, depósitos e pagamentos.

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. a comerciante Socorro Melo fez um desabafo.

''A verdade é que a nossa cidade está sendo prejudicada há mais de dois meses, por que não tem dinheiro nos caixas e no cofre do banco, e o que se ouve dizer é que o cofre está quebrado, que o banco já comprou e que está esperando a chegada dele. Então, nós comerciantes, assim como todos do município, estamos sendo prejudicados. Mas o que mais me deixa triste é ver as pessoas idosas que têm que se deslocar para outras cidades para tirar o dinheiro de suas aposentadorias, sendo inclusive assaltadas. Ontem uma senhora foi a Petrolândia tirar o dinheiro, e lá, cortaram a bolsa e roubaram o dinheiro dela. Isso tem acontecido com frequência, e isso não é justo, é preciso ter amor ao próximo''

A nossa reportagem também conversou com Rinaldo Melo, outro líder da manifestação, que também fez duras críticas aos serviços prestados pelo banco.

"Primeiramente queremos agradecer a você, Assis, por ter atendido o nosso chamado e ter vindo até aqui para registrar tudo isso no seu Blog, e na Web Rádio (Petrolândia). Estamos aqui em nome do povo de Tacaratu e Caraibeiras fazendo reivindicação, em uma maneira democrática, por melhores serviços do Banco do Brasil, em um momento em que estão nos omitindo esses serviços que é um direito da população, mas que não temos acesso aos caixas eletrônicos para saques. Então, é um problema que prejudica toda a população tacaratuense e estamos manifestando esse repúdio pela falta de atenção que essa agência não está dando à população'', disse Rinaldo.

Dona Raimunda, aposentada de 77 anos

Também entrevistamos a aposentada Raimunda Maria da Silva, popularmente conhecida por dona Raimunda, de 77 anos, que falou do sofrimento pelo qual ela e os demais aposentados passam, devido ao banco não disponibilizar dinheiro nos caixas eletrônicos.

''Eu tenho 77 anos e tenho que me deslocar todos os meses daqui para Petrolândia para receber a minha aposentadoria. Não só eu como todos os aposentados têm que pagar passagem, faça chuva ou faça sol. sem falar que muitos têm problemas de saúde e sofrem muito. Também já teve pessoas que foram assaltados em Petrolândia, e até mesmo na estrada. Então, a gente tem aqui um banco, que é nosso, e vivemos nessa humilhação. Isso é demais."

Dona Raimunda pede o apoio de todos os tacaratuenses na luta pelo retorno do pleno atendimento do Banco do Brasil.

''Eu peço a todos de Tacaratu que se unam, que a união faz a força, porque não somos só nós, aposentados, que estamos sofrendo. São comerciantes e muitos que precisam desse banco. Então, vamos se unir, vamos chegar junto porque isso é nosso e é um direito que nós temos. Só depende de nós'', desabafou dona Raimunda.

Após vários apelos ao microfone, em que os manifestantes pediam que a gerente do Banco do Brasil, Geovana Gomes, viesse até eles dar explicações, a bancária mandou que se formasse uma comissão de cerca de quinze pessoas, e os recebeu no interior da agência. A bancária afirmou que, por norma do banco, ela não poderia se pronunciar em frente à instituição bancária e que também não poderia ser fotografada nem conceder entrevista à imprensa.

Após a reunião entre a comissão e a gerente da agência, à qual não tivemos acesso, nossa reportagem voltou a falar com Socorro Melo e Rinaldo Sá, para saber o desfecho do encontro.

''Ela disse que não pode nos atender lá fora, porque ela recebe ordem, e que a Superintendência não deixou, e ela falou que está esperando o cofre e que a previsão é para o dia 13 de junho, e que o cofre já se encontra pago e está na fila da espera, porque tem outras demandas. Então, vamos aguardar e senão chegar até o dia 13, a gente vai está aqui novamente fazendo outra manifestação'', afirmou Socorro Melo.

''Segundo ela, devido à escassez de cofres, devido aos muitos assaltos que acontecem no Brasil está havendo esse impasse mais que o banco já requisitou o cofre, inclusive já pagou o cofre e que está na fila de espera. Queremos agradecer a você, Assis, pela força e meus parabéns pelo seu trabalho, pelo sucesso do Blog e da (Web) Rádio'', disse Rinaldo Sá.

O vereador Caíque também comentou sobre a reunião com a gerente do Banco.

''Eu acho que o movimento foi proveitoso, inclusive quero parabenizar os enfrentantes Rinaldo, Socorro e todos que compareceram. Acho que faltou um pouco dos comerciantes, que eram para estar todos presentes, mas cada um tem o seu compromisso. Mas acredito que foi proveitoso e se, em breve, não for resolvido o problema, voltaremos a nos unir e fazer uma nova manifestação'', declarou o vereador.

Vale lembrar que a agência do Banco do Brasil em Tacaratu foi alvo de ladrões, entre 2012 e 2013, com uso de explosivos nos caixas eletrônicos.

No encerramento do ato, a gerente do Banco do Brasil, Geovana Gomes, recebeu a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia em sua sala, mas apenas para explicar o porquê de não poder conceder entrevista nem ser fotografada.

Ver todas as fotos, clique> População de Tacaratu faz manifestação por melhorias no atendimento do Banco do Brasil

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Michel Temer é notificado presidente e anuncia ministério; confira


Logo após ter sido notificado da decisão do Senado Federal, que aprovou na manhã desta quinta-feira (12) a abertura de processo de impeachment e o afastamento por até 180 dias de Dilma Rousseff da Presidência da República, a assessoria do vice-presidente Michel Temer anunciou os nomes dos ministros que integrarão o ministério do novo governo.

Temer recebeu a notificação às 11h25 do senador Vicentinho Alves (PR-TO), primeiro-secretário do Senado. Antes de notificar Temer, no Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-presidência, Alves já tinha intimado a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto.

Entre os nomes anunciados nesta quinta, alguns já haviam sido divulgados informalmente por interlocutores de Temer ao longo das últimas semanas, como Henrique Meirelles (Fazenda), Romero Jucá (Planejamento), Eliseu Padilha (Casa Civil) e Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo).

Marca Estrela ensina como fazer um delicioso Pavê de Coco para agradar a familia no fim de semana

Informe publicitário

PAVÊ DE COCO

Ingredientes:

Creme de Coco:

½ litro de leite
8 gemas
2 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de leite condensado
300g de coco fresco, ralado
200ml de leite de coco
2 colheres (sopa) de amido de milho
4 gotas de essência de baunilha

Cobertura:

Petrolândia: Mensagem da vereadora Dona Santa em homenagem ao Dia das Mães

Vereadora Dona Santa (Foto: Assis Ramalho)

A vereadora petrolandense Maria do Socorro Santos de Souza, mais conhecida como Dona Santa, divulga mensagem em homenagem às Mães de Petrolândia pela passagem do Dia das Mães, comemorado no domingo passado (08).

Mãe...

“Uma simples mulher existe
pela imensidão do seu amor,
tem um pouco de Deus,
e pela constância de sua dedicação
tem um pouco de anjo;
Que, sendo moça, pensa como uma anciã
e, sendo velha,
age com todas as forças da juventude;
Quando ignorante,
melhor que qualquer sábio
desvenda os segredos da natureza,
e, quando sábia,
assume a simplicidade das crianças.

Pobre, sabe enriquecer-se com a felicidade dos
que ama e, rica, empobrecer-se para que seu
coração não sangre, ferido pelos ingratos.

Forte, entretanto, estremece ao choro duma
criancinha, e fraca, não se altera
com a bravura dos leões.

Viva, não sabemos lhe dar o valor
porque à sua sombra todas as dores se apagam.

Morta, tudo o que somos e tudo que temos
daríamos para vê-la de novo,
e receber um aperto de seus braços
e uma palavra de seus lábios”.

Ser Mãe traz recompensas maravilhosas, muito amor e um laço que nada pode quebrar. Mas também pode ser tarefa difícil, e é de grande responsabilidade e não acaba nunca.

Para todas as minhas amigas que um dia aceitaram a nobre missão que é ser Mãe: um Feliz Dia das Mães! Para todas sem exceção, com sincero amor e muita alegria, desejo um feliz dia. Que possam ser homenageadas como merecem, não apenas nesta data, mas durante todo o ano, por toda a vida!

Uma homenagem da Vereadora Dona Santa.

Dilma Rousseff regulamenta Marco Civil da Internet


A presidente Dilma Rousseff regulamentou, nesta quarta-feira, 11, o Marco Civil da Internet, no que pode ser um de seus últimos atos à frente do governo federal. O decreto, que versa sobre temas como neutralidade de rede e tratamento dos dados pessoais dos usuários, foi publicado na edição extra do Diário Oficial da União. Entre as principais decisões, o texto fortalece a posição do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), estabelecendo que a organização multissetorial será responsável por determinar as diretrizes da internet no País.

A reportagem é de Bruno Capelas, publicada por O Estado de S. Paulo, 12-05-2016.

Uma decisão da regulamentação que pode provocar bastante polêmica nos próximos dias é a que proíbe que operadoras e empresas de internet façam parcerias comerciais para não cobrar os usuários pelos dados utilizados em determinados aplicativos. A prática, conhecida como "zero rating", é bastante popular no Brasil para serviços como Twitter, Facebook e WhatsApp.

Para Humberto, Senado cometeu um atentado contra a democracia ao afastar Dilma


Depois de quase 20 horas de sessão, o Senado Federal decidiu, por 55 votos a 22, admitir o processo de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff. Com isso, Dilma é afastada do cargo por até 180 dias, período em que será julgada pelos crimes de responsabilidade de que é acusada.

Para o senador Humberto Costa (PT-PE), que apresentará sua renúncia imediata à liderança do Governo, o Senado cometeu, na madrugada desta quinta-feira (12), um atentado à democracia brasileira. "A maioria dos senadores chancelou um golpe parlamentar contra uma presidenta honesta, que jamais cometeu qualquer tipo de crime. Ela está sendo vítima de uma das maiores armações políticas da nossa História", afirmou.

Temer deve anunciar ministério na tarde desta quinta-feira; veja perfil do novo presidente


Michel Miguel Elias Temer Lulia, de 75 anos, chega ao comando do Palácio do Planalto nesta quinta-feira, no auge de uma carreira política de 35 anos. A notificação do afastamento da presidente, que já foi lida em plenário, chegará às mãos de Dilma Rousseff por volta das 10h. Em seguida, segue para o Palácio do Jaburu, residência oficial da vice-presidência, para notificar o vice, que se torna presidente assim que assinar o documento. O anúncio do novo ministério está previsto para acontecer na tarde desta quinta-feira, em seu primeiro pronunciamento como presidente em exercício, por volta das 15h.

Caçula de oito filhos de uma família de ascendência libanesa, Temer é reconhecido por aliados e adversários como um articulador político de bastidores, que domina as engrenagens do Congresso Nacional.

Presidente nacional do PMDB há 15 anos, o jurista se elegeu vice-presidente da República, pela primeira vez, em 2010, ao lado de Dilma. À época, além de comandar o PMDB, ele presidia a Câmara dos Deputados, pela terceira vez em 13 anos. No primeiro mandato de Dilma, Temer manteve uma relação protocolar com a presidente e teve um papel discreto no Executivo.

Pernambuco fica com três ministérios, anuncia Magno Martins


O jornalista e blogueiro Magno Martins antecipou, hoje (12), em sua página no Facebook, a provável composição do Ministério de Temer. Na lista constam três deputados pernambucanos. Mendonca Filho (DEM) na Educação, Bruno Araújo (PSDB) em Cidades e Raul Jungmann (PPS) em Defesa, eis a cota de Pernambuco no Ministério Temer. 

Para quem não lembra, o deputado federal Bruno Araújo entrou para os anais da história ao dar o 342º voto a favor à abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, em sessão da Câmara Federal realizada no dia 17 de abril. 

Enquanto o Senado Federal discutia o impeachment de Dilma Rousseff (PT), o vice-presidente Michel Temer (PMDB) esteve no gabinete da vice-presidência finalizando a composição de sua equipe de ministros.

Antes, Temer passou a maior parte do dia reunido com aliados no Palácio do Jaburu, a residência oficial da vice-presidência.

Lula prepara fase pós-Dilma com foco em 2018


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já prepara uma dura oposição ao governo de Michel Temer. Lula avalia que é muito difícil a presidente Dilma Rousseff ser reconduzida ao cargo após o afastamento de até 180 dias. Argumenta, porém, que o PT precisa rapidamente de uma bandeira para construir a narrativa do pós-Dilma e aplainar o caminho rumo às eleições de 2018.

Abatido, Lula passou o dia de ontem no hotel onde costumava despachar, em Brasília, desde que sua posse na Casa Civil foi suspensa por decisão judicial. Conversou com senadores do PT e até do PMDB de Temer, além de se reunir com movimentos sociais para organizar um ato de solidariedade à Dilma, na manhã de hoje, diante do Palácio do Planalto.

Após 13 anos e quatro meses no poder, o PT volta para a oposição apostando no racha entre Temer e o PMDB do Senado, que já dá sinais de descontentamento em relação à montagem do Ministério. A ordem é formar um grupo para esquadrinhar as primeiras medidas do presidente interino e desconstruí-las. O PT vai intensificar a luta política no Senado, já que o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), é antigo desafeto de Temer.

Compesa investe no aproveitamento do esgoto para a geração de energia

Foto: Compesa/Divulgação

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está desenvolvendo estudos para transformar as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em unidades sustentáveis em relação à geração de energia. Ontem (10), representantes da Compesa, da Odebrecht Ambiental e das universidades estadual e federal de Pernambuco, UPE e UFPE, discutiram possibilidades para que o lodo gerado no tratamento de efluentes seja usado como insumo para a produção e aproveitamento de biogás como fonte de energia. Como resultado, foi criado um Plano de Trabalho com quatro ações que devem ser executadas pela Compesa.

A discussão aconteceu durante o Workshop Produção e Aproveitamento Energético do Biogás nas ETEs da Compesa, no auditório da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli/UPE), no Benfica, Recife. Na ocasião, o diretor Técnico de Engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio Souza, e o de Novos Negócios, Ricardo Barretto, reafirmaram o interesse da companhia em investir em unidades de tratamento de esgoto que façam o reaproveitamento do lodo para fins ambientalmente corretos, como é a produção do biogás.

Governador de PE divulga nota oficial sobre o processo de impeachment, pede apaziguação de ânimos e afirma que PSB não vai ter ministro no governo Temer


Por meio da rede social Facebook, na manhã desta quinta (12), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, divulgou nota oficial sobre o desfecho da votação da admissibilidade do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff pelo Senado Federal. O governador afirma que a medida é traumática e o momento exige apaziguação de ânimos. 

Câmara destaca ainda que o PSB não vai apresentar nem chancelar nomes para o Ministério de Temer. Leia nota oficial abaixo, na íntegra.

NOTA OFICIAL

A admissibilidade do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff pelo plenário do Senado Federal seguiu as normas constitucionais e o rito estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal. Em que pese essa ser uma medida extremamente traumática.

Como afirmei anteriormente, não é algo singelo e confortável o fato de num período de apenas 24 anos tenha existido a necessidade de afastar dois presidentes da República.

Em seu perfil no Facebook, Dilma diz que decisão do afastamento "é golpe"


A presidenta Dilma Rousseff publicou em seu perfil no Facebook, às 8h30, que a decisão do Senado de abrir processo de julgamento contra ela "é golpe". Dilma, que acompanhou toda a votação da admissibilidade do processo de impeachment no Palácio da Alvorada disse que “quanto mais uma palavra se aproxima da realidade que se quer esconder, maior o incômodo que seu uso traz.”

No post, que traz o vídeo do advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, em seu discurso de defesa da presidenta na sessão do Senado, Dilma destacou o trecho em que Cardozo alegou que "se está usando pretextos jurídicos para tirar do poder uma presidente legitimamente eleita do poder em uma injustiça histórica."

Confira como foi a votação no Senado por parlamentar

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O plenário do Senado Federal aprovou, na madrugada desta quinta-feira (12), a instauração do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Com 78 senadores presentes, 55 votaram favoravelmente à continuidado do processo de impedimento, enquanto 22 votaram não. Apenas o presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), optou por não votar.

Antes da votação, realizada por meio de painel eletrônico, os senadores que se inscreveram tiveram a oportunidade de defender seus votos por até 15 minutos cada. Por isso, a sessão que teve início às 10h de quarta-feira, só se encerrou às 6h40 desta quinta (12), após o pronunciamento do Advogado Geral da União, José Eduardo Cardozo e da votação.

Diferentemente da Câmara, no plenário do Senado não houve orientação das lideranças anteriormente à votação.

Confira, abaixo, como votou cada senador:

Petrolândia: Hospital Municipal Dr. Francisco Simões promove ações para comemorar o Dia das Mães

 

Em comemoração ao dia das mães, o voluntariado do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia, promoveu no último domingo (08) diversas atividades voltadas para o bem-estar das mulheres que se encontravam hospitalizadas ou que acompanhavam os pacientes durante o tratamento.

Na parte da manhã o voluntariado do hospital realizou atendimento as mães com sorteios de cestas básicas contendo cosméticos, lembranças para cuidar das unhas e no final da tarde a orquestra do SCFV, com o maestro Deison, fez apresentação no bloco F para as mães que acabara de dá à luz a seus filhos e todos os funcionários do hospital.

'' Foi muito emocionante a apresentação , várias pessoas foram às lágrimas. Muito gratificante '' disse Fabiana Simões, diretora do HOMUPE.

Ver fotos, clique > Hospital Municipal Dr. Francisco Simões promove ações para comemorar o Dia das Mães

Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Hospital Dr. Francisco Simões de Lima

Petrolândia; Homenagem do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões no Dia do Profissional de enfermagem

Hoje, nosso olhar se volta aquelas pessoas que dedicam suas vidas as nossas . Uma homenagem do hospital municipal Dr Francisco Simoes de lima

Bancada do Estado de PE "muda de lado" no governo Temer

Opositor às gestões do PT ao longo de toda a trajetória no Congresso, o deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB) avaliou que a turbulência política nesta nova etapa não cessará rápido

Após cinco meses e 11 dias de batalhas exaustivas no plenário do Congresso Nacional, o processo do impeachment que deve determinar o afastamento de 180 dias da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) iniciou-se. Após acirrada oposição à mandatária, a bancada federal que catapultou a presidente aguarda algumas horas para se unir ao projeto pró-governo Michel Temer (PMDB). O presidente da República interino brigará com o relógio para conter a insatisfação do grupos que pediam a saída de Dilma e tirar do papel mudanças consideradas amargas, mas essenciais.

Em Pernambuco, apesar de Dilma ter sido escolhida por 70,8% dos eleitores do Estado em 2014, a bancada federal votou majoritariamente por seu afastamento. Agora, dos 25 deputados, pelo menos quatro são cotados para assumir ministérios e a oposição a Temer deve diminuir drasticamente.

Com a promessa que continuará ao lado de Dilma até o último momento, a deputada Luciana Santos (PCdoB) defende que o momento da “nova” oposição será nas ruas e no Congresso Nacional para “barrar a agenda de retirada de conquistas e direitos trabalhistas e sociais”. Ao mesmo tempo, diz ela, “estaremos empreendendo todos os esforços para garantir que o golpe seja derrotado no Senado”.

PE avalia eliminação da filariose em três municípios

Coleta de sangue para verificação está sendo realizada com estudantes

Desde 2013, Pernambuco está em processo de certificação da eliminação da filariose no Estado junto ao Ministério da Saúde (MS) e à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS). Em 2003, a prevalência da doença era maior que 1% ou seja, 1.000 pessoas positivas a cada 100.000 examinadas. Há 3 anos, a prevalência da doença se mantém em índices inferiores a 0,001%, com, no máximo, 1 indivíduo positivo registrado por ano – o último caso foi computado em 2013.

Para dar continuidade ao processo de certificação, municípios da Região Metropolitana estão realizando a Pesquisa de Avaliação de Transmissão (TAS). Para o processo, está sendo coletado sangue de alunos do 1º e 2º ano fundamental de escolas públicas e privadas localizadas em áreas que realizaram tratamento coletivo (medicação) por mais de 5 anos. Olinda e Jaboatão dos Guararapes já estão realizando suas atividades, que seguem até o final de maio. Recife fez seus trabalhos entre abril e o início de maio. O Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas – Sanar, criado pela Secretaria Estadual de Saúde em 2011 para combater sete doenças, participa da coordenação das ações juntamente com os municípios.

Comissão de Defesa da Mulher inicia projeto itinerante da Alepe

Petrolândia é a próxima cidade a ser visitada pela Comissão Itinerante da Mulher (Foto: Rinaldo Marques/Alepe)

Ampliar o diálogo com as mulheres do Estado, visitando municípios de todas as macrorregiões de Pernambuco para ouvir as demandas da população feminina. Com este objetivo, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), iniciou, nesta quarta (11), o projeto Comissão Itinerante, lançado no mês março. A primeira cidade visitada foi Condado, na Zona da Mata Norte. Reunidas no Clube Municipal com representantes da prefeitura, sociedade civil organizada e comunidade local, as deputadas promoveram uma audiência pública para discutir questões como a implantação de uma delegacia de polícia especializada e a criação de uma casa de apoio para mulheres em situação de risco.

A presidente da Comissão, deputada Simone Santana (PSB), ressaltou que o projeto nasceu do desejo de aproximação com as mulheres do Interior. “Não viemos aqui para dar palestras, mas para dar voz a elas. Queremos não só proximidade geográfica, mas sociopolítica”, salientou a parlamentar. A vice-presidente do colegiado, deputada Priscila Krause (DEM), reforçou a necessidade de maior representação. “Nessas conversas com as mulheres estamos mostrando as formas de participar efetivamente da política, que é o mais eficaz instrumento de transformação social”, destacou.

Campus Floresta do IF Sertão sediará a segunda edição do Seagespe


Entre os dias 8 e 11 de junho, o campus Floresta do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) vai sediar o 2º Seminário Acadêmico de Gestão de Pessoas (Seagespe), que este ano terá como tema “Ferramentas e estratégias de crescimento profissional no ambiente corporativo”. A



primeira edição do evento, realizada nos dias 21 e 22 de maio de 2015, teve como tema “Desenvolvimento do capital humano para a competitividade no mercado de trabalho” e foi sediada pelo campus Petrolina do IF Sertão-PE.

Durante o evento, serão realizadas palestras, oficinas e consultorias sobre temas como inteligência emocional, recrutamento e seleção, elaboração de currículo e postura profissional, além de várias dicas de como obter sucesso em uma seleção de emprego. As inscrições para as palestras e oficinas são gratuitas e poderão ser realizadas no decorrer da programação, que é gratuita e aberta ao público em geral. Já para as consultorias, não é necessário inscrever-se.