terça-feira, 22 de novembro de 2016

Petrolândia: Familiares e amigos celebram 94 anos de Expedita Ramalho


Dona Expedita e alguns dos seus netos
Alguns dos bisnetos com a aniversariante
Trinetos 

Foi em clima de confraternização e celebração da vida que familiares e amigos reuniram-se para a celebração dos 94 anos de dona Expedita Ramalho. Filhos e netos vieram de Recife e Maceió para prestigiar a reunião da família. A ocasião marcou ainda o congraçamento dos familiares pela vitória do neto da homenageada, Ricardo Rodolfo, prefeito eleito de Petrolândia.

O encontro foi realizado na Chácara São Pedro, próximo à Serrota, propriedade dos empresários Neide Espíndola e Zé Sandes.

Antes da homenagem à avó, pastor Ricardo agradeceu o apoio que recebeu durante a campanha eleitoral. Após os parabéns e apagar de velas, foi servido almoço e a festa continuou até o início da noite.

Ver todas as fotos>Celebração do Aniversário 94 anos de Expedita Ramalho (20/11/2016)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier


Petrolândia recebe Selo UNICEF Município Aprovado 2013-2016 no dia 12 de dezembro

Prefeito Lourival Simões e Anna Tereza, secretária de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude 
Adriana Silva, Articuladora do Selo Unicef em Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

O Município de Petrolândia foi, mais uma vez, agraciado com o Selo UNICEF Município Aprovado 2013-2016. A cerimônia de entrega do certificado será realizada no Teatro de Santa Isabel, em Recife, no dia 12 de dezembro de 2016, a partir das 8h30. A informação foi divulgada pelo prefeito Lourival Simões, que comemora o prêmio de reconhecimento, a ser recebido em seu último mês de mandato.

"Esforço, trabalho, determinação, grupo, gente, capacidade, seriedade, competência, escolham quaisquer palavras dessas e ainda é pouco para este reconhecimento. [Após] todas as dificuldades que passamos, com -25% do orçamento que tínhamos, sem R$ 30 milhões nos últimos 2 anos, recebemos com carinho nosso terceiro Selo UNICEF (2008, 2012 e 2016), [que se junto aos prêmios de] Prefeito Amigo da Criança (2012), Medalha Tiradentes (2012 - Educação), Prefeitura Amiga da Mulher (2014). Encerramos nossos mandatos com o reconhecimento que é sim possível fazer mais e diferente quando se tem equipe. Obrigado a todos e a todas, esse não é um prêmio de um dono só! Ele é de todos nós! Agradeço a Adriana Silva, nossa articuladora, por tudo! Obrigado a todos por fazerem uma Petrolândia melhor!", declara o prefeito.
                     
São convidados a participar da solenidade, além do gestor Lourival Simões, a articuladora do Selo Unicef, Adriana Silva, a presidente do CMDCA (Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente), Lívia Leite Carvalho, Secretária de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude, Anna Tereza Carvalho Cavalcante Simões, secretária de Educação, Alexandrina de Souza, secretária de Saúde, Maria Andreza Carvalho Leite, e jovens representantes do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes).

Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 - O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

Pernambuco tem 121 municípios inscritos no Projeto Selo UNICEF Edição 2013-2016. Dentro do estado, os municípios são classificados em quatro grupos: I (28 municípios), II (28 municípios), III (36 municípios) e IV (52 municípios). Para o agrupamento é usado um índice composto de indicadores econômicos e sociais ponderados, como TMI, taxa de escolarização, população, PIB municipal e taxa de pobreza, que refletem as condições de vida das crianças e adolescentes. Petrolândia está no Grupo I, composto pelos municípios com índices mais altos.

Os municípios aprovados receberão um troféu, um certificado e a autorização para a utilização da logomarca do Selo UNICEF Município Aprovado. O(a) Articulador(a) e um(a) representante do CMDCA também receberão um certificado de reconhecimento.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do Selo UNICEF Município Aprovado e Lourival Simões


Petrolândia: Alina Tayná, aluna da EREM Maria Cavalcanti, é grande vencedora do 1º Festival da Canção


Alina Tayná, aluna da Escola Erem Maria Cavalcanti Nunes (Fotos: Assis Ramalho)
Mayara Jennifer, Coordenadora do AABB Comunidade

Na tarde desta terça-feira (22), o Programa Integração AABB Comunidade de Petrolândia realizou na sede da AABB o 1º Festival da Canção.

O evento foi aberto com palestra da professora Janes Dantas, que falou sobre os Projetos da AABB Comunidade para os presentes. Em seguida foi a vez da instituição prestar homenagem ao músivo Evânio Barbosa pelos anos de serviços prestado ao Projeto.

Os concorrentes ao Festival apresentaram as seguintes músicas:

1. Jeferson Souza, aluno da Escola Jatobá: Eu Sei de Cor (Marília Mendonça)
2. Hiury Francisco, aluno da Escola João Rodrigues de Almeida: Aleluia (Gabriela Rocha)
3. Brendo Torres, aluno da Escola Jatobá: Louca de Saudade ( Jorge e Mateus)
4. Luiz Alexandre. aluno da Escola  Agropecuária: Meu Coraçao deu Pt ( Wesley Safadão)
5. Ayanne Michelly, aluna da Escola João Rodrigues de Almeida: Fenomenal (Zaqueu)
6. Juzimara Kênia, aluna da Escola Agropecuária: Romântico Anônimo (Marcos & Belutti)
7. Vitória, aluna da Escola Dr. Francisco Simões: Que Sorte A Nossa (Paula Mattos)
8. Jayne, aluna da Escola 7 de Setembro: Eu sei de cor (Marília Mendonça)
9. Alina Tayná, aluna da Escola Erem Maria Cavalcanti: Te Assumi Pro Brasil (Matheus e Kauan)
10. Yorrani Larissa, aluna da Escola Erem Maria Cavalcanti: Eu sei de cor (Marília Mendonça)

A mesa julgadora foi composta pelos músicos Evânio Barbosa, Henrique, Thamires, Larissa, Cícero Silva, Gleysson, Deison Bezerra, José Epifânio, Feilipe Siqueira e pela Secretária de Educação Alexandrina de Souza.

Concluído o trabalho do júri, foram anunciados e premiados os ganhadores do 1º Festival da Canção.

1º Lugar: Alina Tayná, aluna da Escola  Erem Maria Cavalcanti Nunes
2º lugar:  Vitória, aluna da Escola Dr. Francisco Simões
3º lugar: Jayne, aluna da Escola 7 de Setembro

Na sequência, a boate Fusion (Contato: 87 99634-9645/Pepê) deu o tom da alegria ao Festival.

O Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia felicitam todos os envolvidos na organização do bonito e importante evento, principalmente a  Mayara Jennifer, Coordenadora do AABB Comunidade. Parabéns as três primeiras colocadas pela vitória e a todos os alunos participantes que abrilhantaram o 1º Festival da Canção com suas vozes. Parabéns aos abalizados jurados pela difícil tarefa de eleger os melhores.

O cerimonial do evento foi conduzido pelo produtor Cultural Alexandre Sertão, e os cantores foram acompanhados pelo maestro Edvan.

O evento fez parte das comemorações de aniversário da AABB Comunidade que no dia 18 de outubro completou 17 anos de atividades desenvolvidas em prol das crianças e adolescentes de Petrolândia.  O Programa Integração AABB Comunidade resultou de uma iniciativa conjunta da Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil (Fenabb) e da Fundação Banco do Brasil, contando com o apoio das Superintendências e Agências do Banco do Brasil, dos Conselhos Estaduais da Prefeitura Municipal de Petrolândia.

O AABB Comunidade de Petrolândia, foi criado na gestão do prefeito Dr. Francisco Simões de Lima, foi fundado em 18 de outubro de 1999, e atende atualmente mais de 100 alunos de 07 a 16 anos das redes municipal e estadual de ensino, que frequentam o Programa no período contrário ao da escola. Entre outras atividades, são desenvolvidas oficinas de Artes, Música, Educação Física e Trabalho Educacional.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


BB diz que não obrigará funcionários a reduzir jornada e ganhar menos


O Banco do Brasil assegurou hoje (22) que não obrigará funcionários a reduzir a jornada de trabalho ganhando menos. A garantia foi dada a representantes de sindicatos que passaram o dia reunidos com a direção da instituição financeira para discutir o plano de reestruturação do banco que prevê um plano incentivado de aposentadorias para 18 mil empregados e o fechamento de 402 agências em todo o país.

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), vinculada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Banco do Brasil garantiu que, no remanejamento decorrente da reestruturação, o funcionário poderá optar em permanecer na jornada de oito horas, sem ser obrigado a migrar para a jornada de seis horas. Os funcionários das áreas afetadas pelo fechamento das agências terão prioridade no sistema interno de recrutamento, concorrência e seleção do banco para serem realocados.

Em relação ao plano de aposentadoria incentivada, a Contraf-CUT informou que o banco concordou em cumprir os regulamentos do plano de previdência complementar de cada funcionário. O tempo que o funcionário trabalhou no banco depois de conquistar o direito à aposentadoria será incorporado às indenizações.


Professores de 27 universidades federais aprovam greve a partir de quinta-feira (24)


Depois da mobilização dos estudantes da educação básica e universitários contra a PEC do Teto de Gastos e a Medida Provisória que reforma o ensino médio, propostas do governo Michel Temer (PMDB), os professores de ao menos 27 universidades federais aprovaram greve a partir de quinta-feira, 24, por tempo indeterminado, segundo a Associação Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), principal sindicato da categoria.

A maioria das instituições é de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

"A conjuntura política está cada vez mais acirrada, a PEC foi aprovada na câmara sem discussão nenhuma com a sociedade. Por isso, sentimos a necessidade de ampliar a mobilização contra essas medidas", disse Eblin Farage, presidente da Andes.

Segundo Eblin, outras 17 instituições estão com indicativo de greve e devem votar a participação nos próximos dias. Entre elas, está a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que aprovou indicativo de paralisação para os dias 28 e 29 de novembro. "As universidades já vivem hoje com um corte de gastos severo. A PEC vem para reduzir ainda mais o orçamento que já insuficiente para a manutenção das instituições."


Projeto de Integração do São Francisco está em pleno andamento, afirma ministro Helder Barbalho

Resultado de imagem para assis ramalho transposição do são francisco]
Mais de 90,8% das estruturas já estão concluídas. A previsão é entregar o Eixo Leste até dezembro de 2016 e o Norte até o primeiro trimestre de 2017 (Foto: Assis Ramalho)

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, afirmou nesta terça-feira (22) que as obras nos dois eixos (Norte e Leste) do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão em pleno andamento. “É um grande equívoco dizer que as obras estão paralisadas. Isso não está correto. Já estão concluídas 90,8% das estruturas e o restante está em construção, com exceção de um trecho do Eixo Norte que estava sob responsabilidade da empresa Mendes Júnior, mas que já estamos providenciando a substituição”, afirmou. A expectativa, segundo ele, é de que a Pasta publique o edital no dia 6 de dezembro deste ano e que as propostas das construtoras interessadas sejam abertas até 15 de janeiro.

Em junho deste ano, a empresa Mendes Júnior comunicou ao Ministério da Integração Nacional a falta de condições técnicas e financeiras para continuar os dois contratos da Meta 1N do Eixo Norte, que vai da captação do Rio São Francisco, em Cabrobó (PE), até o reservatório de Jati (CE). Em 7 de novembro, a Pasta iniciou o novo processo de licitação com a consulta pública da minuta do edital e seus anexos. As construtoras interessadas têm até o dia 29 de novembro para dar suas contribuições para a versão final do edital. “A partir daí, prosseguimos com o processo de análise para assinarmos o contrato até o início de fevereiro de 2017”, destacou.


Governadores e Temer fecham acordo para repasse de multas da repatriação


Fotos: Valter Campanato/Agência Brasil


Ao deixar a reunião do presidente Michel Temer com chefes dos Executivos estaduais, o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, disse que a equipe econômica do governo aceitou repassar parte do dinheiro arrecadado com as multas da chamada repatriação. Os recursos, obtidos com a regularização de ativos mantidos por brasileiros no exterior, eram objeto de disputa no Supremo Tribunal Federal (STF). A União já tinha repassado a estados e municípios o dinheiro recolhido com o Imposto de Renda, mas os governadores defendiam também o direito à divisão dos recusos arrecadados com as multas.

Governadores e representantes de 24 estados, mais o Distrito Federal, estão reunidos há quatro horas com Temer no Palácio do Planalto para discutir o acordo e demais propostas para solucionar a crise financeira das unidades da federação.



Petrolândia: Calendário de marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde para esta quarta, quinta e sexta-feira 23, 24 e 25 de novembro de 2016


Quarta-feira (23): Dentista (Drª Verônica), Eletrocardiograma, Nutricionista e Raio X
Quinta-feira (24): Ginecologista, Raio X, Eletrocardiograma e Nutricionista
Sexta-feira (25): Preventivo, Neurologista, Clinico Geral, Raio X e Eletrocardiograma


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Paulo Júnior/ Secretaria de Saúde de Petrolândia


Paulo Câmara e Geraldo Júlio são investigados no STF por superfaturamento na Arena, diz revista ISTOÉ

Resultado de imagem para assis ramalho arena pernambuco
Arena Pernambuco (Foto: Assis Ramalho)

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e o prefeito reeleito do Recife, Geraldo Júlio (PSB) estão sendo investigados no Supremo Tribunal Federal (STF) por supostas irregularidades e superfaturamentos feitos na Arena Pernambuco, contruída pela empreiteira Odebrecht. A informação é da Revista ISTOÉ, que teria acessado documentos inéditos. Procurados pela reportagem do Diario, o STF afirma que o processo citado está correndo sob sigilo e que não pode confirmar as acusações feitas pela revista; a Procuradoria Geral da República (PGR), por sua vez, confirma o sigilo do processo, e garante que a informação não é oficial.

De acordo com a ISTOÉ, um despacho sigiloso do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, solicita ao ministro do STF Teori Zavascki que mantenha no Supremo um inquérito único sobre Paulo Câmara, Geraldo Júlio, o senador Fernando Bezerra e o deputado Tadeu Alencar. Todos os políticos são do PSB. O caso é proveniente da Operação Fairplay, deflagrado no ano passado pela Polícia Federal de Pernambuco, mas tratado no STF como mais um desdobramento da Lava Jato.


Municípios devem aprimorar os convênios com o governo Federal, defende ministério do Planejamento

Foto: AMUSUH

Os convênios entre os municípios e a União estão passando por uma série de aprimoramentos no sentido de aumentar e melhorar a qualidade destes repasses federais. Aumentar a fiscalização e capacitar os gestores públicos também fizeram parte das ações do governo debatidas no fórum Transferências Voluntárias ocorrido em novembro. Esta iniciativa do ministério do Planejamento contou com a participação da AMUSUH (Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados). Representando 722 municípios em Brasília, a AMUSUH trabalha junto aos prefeitos e administradores públicos a importância da boa gestão no cotidiano da prefeitura.

Garantir o bom funcionamento das engrenagens da prefeitura depende da boa gestão e ela, por sua vez, é fruto do bom entrosamento dos técnicos, passando pelos secretários municipais até o prefeito. Bons projetos e equipes capacitadas são a receita para se conseguir firmar diversas parcerias com o governo Federal.

Atualmente são mais de meio milhão de propostas cadastradas no Siconv (Sistema de Convênios e Contratos de Repasse – Rede Sincov). Por isso, para efetivar o projeto que pode mudar a realidade de um município é imprescindível ter uma proposta bem elaborada. Nos últimos anos, convênios, contratos de repasse, termos de parceria, termos de colaboração e de fomento representaram mais de R$ 80 bilhões em repasses para as prefeituras.


Petrolândia: Morador da Quadra 02 avisa que a prefeitura já retirou o entulho da rua Engenheiro Brandão Cavalcante

Problema Resolvido

Assis Ramalho! o pessoal da prefeitura retirou hoje de manhã o entulho da Rua Engº Brandão Cavalcante, na Quadra 02, Obrigado por ter feito a reclamação no blog.

Notícia relacionada



PRF realiza ação solidária ao GAC-PE no Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

As crianças e adolescentes atendidos pelo GAC-PE terão um dia especial e os policiais irão raspar o cabelo em solidariedade aos pequenos (Foto: PRF/Divulgação)

Uma ação solidária em prol do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) será realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e parceiros locais, na próxima quarta-feira (23), Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. A ação, que acontece em mais de 20 estados do Brasil, faz parte da Campanha “Policiais contra o Câncer Infantil”, uma iniciativa do órgão que tem o intuito de alertar as pessoas sobre os sinais e sintomas mais comuns da doença.

Na sede do GAC será montada uma festa com direito a apresentações de super-heróis, atividades recreativas, shows de mágica, apresentação da orquestra Raízes Pernambucanas, demonstração do Grupo de Operação com Cães, exposição de viaturas e um lanche especial. Além disso, haverá a entrega de donativos como leite em pó, suplemento infantil, material de higiene, fraldas e alimentos. Na ocasião, as crianças e adolescentes poderão tirar fotos dentro das viaturas e ajudar a raspar o cabelo dos policiais, como um gesto de apoio aos pacientes.


Secretaria de Saúde de Petrolândia divulga resultados da Operação Lei Seca realizada em parceria com o Detran-PE

Fotos: Assis Ramalho

Mudar o comportamento do motorista, tornar ele mais consciente dos seus atos na condução de veículos, é o principal objetivo da OPERAÇÃO LEI SECA, a fim de que essa mudança de comportamento reflita diretamente na redução de acidentes e, consequentemente, de mortes no trânsito. Portanto, as atividades realizadas pela da Equipe Blitz da Lei Seca em Petrolândia no período de 11/11 a 15/11/2016 resultou em dados significativos para nosso município.

Durante a operação, 455 veículos foram fiscalizados, sendo emitidas 116 autuações por diversas infrações ao Código de Trânsito. Entre elas, destacam-se autuações pelo não uso do cinto de segurança, pela falta do capacete, ausência da cadeirinha para crianças, falta de CNH, licenciamentos atrasados e outros.

No combate à alcoolemia, foram realizados testes com o bafômetro e durante as fiscalizações, também foram recolhidos 25 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e 13 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs), por diversas irregularidades. Trinta veículos foram recolhidos ao pátio do Detran em Serra Talhada, etre carros, motos e ciclomotores.

A Secretaria Municipal de Saúde e a Guarda Municipal de Petrolândia também foram parceiros durante estes dias da OLS-Operação Lei Seca na nossa cidade, realizando panfletagem sobre as arboviroses e entrega de preservativos.

As informações são da Secretaria de Saúde de Petrolândia.

Notícia relacionada
>Petrolândia recebe Operação Lei Seca do DETRAN-PE

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Conveniência Bodega da Villa tem promoção Black Friday neste dia 25 com descontos em alimentos e artigos para presentes


Nesta sexta-feira (25) a conveniência Bodega estará com descontos imperdíveis em todos os produtos alimentícios e em todos os artigos para presentes do Rancho do Oleiro.

A Black Friday da Bodega da Villa fará você economizar no final do mês de novembro para poder curtir um Natal com mais dinheiro no bolso! 

Acompanhe a fanpage da Bodega e fique de olho em mais informações sobre a GRANDE PROMOÇÃO GERAL DE SEXTA-FEIRA. #BlackFriday #Bodega #Economia #PensandoEmVocê

A Bodega da Villa está localizada na Avenida Auspício Valgueiro Barros, 630 - na Quadra 10 de Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Thiago Campos


Aumento na Compensação Financeira de Recursos Hídricos reforça caixa de estados e municípios a partir de dezembro

Em 2016, até o momento, Petrolândia recebeu parcelas de royalties que totalizam R$ 1.073.864,89 e Jatobá, R$ 288.978,31.

Na última sexta-feira (18), o governo federal sancionou a chamada medida provisória do setor elétrico. O texto tem origem na Medida Provisória 735/2016, aprovada no Senado em 19 de outubro sob a forma do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 29/2016. A Lei 13.360/2016 foi publicada no Diário Oficial da União de 18/11/2016. A nova lei facilita processos de privatização, reduz a burocracia de leilões e custos da União com subsídios a concessionárias e permite a desestatização de distribuidoras estaduais que foram federalizadas.

O texto também estabelece a isenção da taxa da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) nas contas de luz dos beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica, que reúne consumidores de baixa renda. Determina que, a partir de 2030, o rateio das quotas anuais da CDE deverá ser proporcional ao mercado consumidor de energia, de acordo com o nível de tensão (expressa em kV).
Na mesma data, a AMUSUH (Associação dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados) divulgou que a entidade foi o grande vetor das mudanças que, entre outros temas, garante atualizações para a CFURH (Compensação Financeira Pelo Uso de Recursos Hídricos) e para os royalties de Itaipu. A AMUSUH afirma que a nova lei vai beneficiar os 722 municípios sedes de usinas ou atingidos pelos lagos das barragens e informa que em dezembro 2016 as novas regras já começam a valer, garantindo um aumento dos repasses aos municípios.


Kaio Maniçoba cobra providências do governo federal para o BB não fechar agências


O deputado federal Kaio Maniçoba (PMDB), após o anúncio do Banco do Brasil de que fechará, no próximo ano, 402 agências em todo o país, passou a cobrar do governo federal medidas para que esta situação não venha a se concretizar.

Só em Pernambuco, na Região Metropolitana do Recife, serão extintas sete agências e nas cidades do interior, as unidades bancárias serão transformadas em postos bancários. A população dos municípios de Frei Miguelino, Jataúba, Macaparana, Riacho das Almas, Tuparetama, Vertentes e Vicência ficarão sem bancos, uma vez que nesses locais existe apenas agência do Banco do Brasil.

“A população do interior vai ter que se deslocar para as cidades que tenham agências bancárias, uma vez que os postos não conseguem resolver todas as demandas das agências”, explica o parlamentar. Maniçoba ainda lembra que não se pode esquecer que os bancos públicos têm a função social de ajudar no desenvolvimento local, principalmente nos municípios do interior, onde influencia a atuação dos agricultores, micro e pequenos empresários, entre outros.


OMS estima mais 1 mil novos casos de microcefalia associados ao Zika no Brasil


A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que pelo menos 1 mil novos casos de microcefalia associados à infecção pelo vírus Zika durante a gestação sejam registrados no Brasil. A informação foi divulgada hoje (22) pelo diretor de Saúde Infantil da entidade, Anthony Costello, durante coletiva de imprensa em Genebra.

“Sabemos que, no Brasil, onde o problema foi primeiramente detectado, existem hoje 2,1 mil casos confirmados, mas ainda há muitos outros sendo investigados. Esperamos que mais mil casos sejam descobertos. Sabemos que o problema não irá embora no Brasil. Todos os meses, entre 150 e 200 casos de microcefalia são identificados.”

Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, o país tem 3.086 casos em investigação para microcefalia associada ao Zika.