terça-feira, novembro 22, 2016

PRF realiza ação solidária ao GAC-PE no Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil

As crianças e adolescentes atendidos pelo GAC-PE terão um dia especial e os policiais irão raspar o cabelo em solidariedade aos pequenos (Foto: PRF/Divulgação)

Uma ação solidária em prol do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) será realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e parceiros locais, na próxima quarta-feira (23), Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. A ação, que acontece em mais de 20 estados do Brasil, faz parte da Campanha “Policiais contra o Câncer Infantil”, uma iniciativa do órgão que tem o intuito de alertar as pessoas sobre os sinais e sintomas mais comuns da doença.

Na sede do GAC será montada uma festa com direito a apresentações de super-heróis, atividades recreativas, shows de mágica, apresentação da orquestra Raízes Pernambucanas, demonstração do Grupo de Operação com Cães, exposição de viaturas e um lanche especial. Além disso, haverá a entrega de donativos como leite em pó, suplemento infantil, material de higiene, fraldas e alimentos. Na ocasião, as crianças e adolescentes poderão tirar fotos dentro das viaturas e ajudar a raspar o cabelo dos policiais, como um gesto de apoio aos pacientes.

Além do cunho festivo, o dia servirá também para chamar a atenção da sociedade e convocá-la a se doar mais. Todo o evento tem sido custeado por doações voluntárias e conta com o apoio do Sindicato da PRF, Casa do Inspetor, Operação Lei Seca, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Cooperativa dos Médicos do Brasil (COOMEB), Cooperativa Habitacional de Desenvolvimento Imobiliário (CHDI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Social do Comércio (SESC), Sistema OCB/PE, Bioextratus, Atacadão e Brasil Barba e Cabelo.

Conheça o GAC

O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) é uma instituição sem fins lucrativos, que surgiu da necessidade de garantir um tratamento humanizado às crianças e adolescentes com câncer. A instituição foi criada em março de 1997, por um grupo de profissionais, voluntários, universitários e familiares de pacientes, que visando agregar qualidade ao atendimento existente, uniram-se para organizar um grupo de ajuda para dar suporte a esses pequenos pacientes e suas famílias.

Cerca de 70 pacientes são atendidos diariamente no Centro de Onco-hematologia Pediátrica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, que fica localizado no bairro de Santo Amaro, em Recife.

De onde surgiu a ideia

A escolha pela data 23 de novembro não foi por acaso. Este foi o dia instituído pela Lei nº 11.650/08 como o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, visando, dentre outras medidas, estimular ações educativas e promover eventos para fortalecer políticas de atenção integral às crianças com câncer e suas famílias. E foi esta lei que serviu de inspiração para a PRF desenvolver campanhas voltadas ao tema.

O projeto iniciou-se no Brasil em 2014, em Goiânia, a partir de uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da PRF em Goiás. A ação foi realizada pela primeira vez, com apoio de centenas de policiais e com ampla divulgação na mídia nacional. Alguns meses depois, a ação foi realizada em Itabuna, na Bahia, por iniciativa da Delegacia PRF daquela região.

No ano de 2015, 13 superintendências da PRF aderiram à campanha e realizaram eventos capitaneados pelas Comissões Regionais de Direitos Humanos. Este ano, espera-se que a ação seja desenvolvida em mais de 20 estados da federação.

Serviço: Ação de Combate ao Câncer Infantil
Local: GAC (Hospital Osvaldo Cruz - Rua Arnóbio Marques, 310 - Santo Amaro, Recife)
Data/Hora: 23/11/2016 (quarta-feira) das 8h30 às 12h
Atrações: Atividades recreativas, shows infantis, lanches, entrega de doações ao GAC, cortes de cabelo e a presença dos mascotes da PRF e da Operação Lei Seca.

Polícia Rodoviária Federal - Núcleo de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário