segunda-feira, 25 de maio de 2015

Vanderlei Luxemburgo é demitido do Flamengo


O técnico Vanderlei Luxemburgo foi demitido na noite desta segunda-feira, como consequência da derrota para o Avaí, no domingo, em Santa Catarina. Numa reunião entre o treinador e dirigentes rubro-negros, ficou definido que a saída do comandante seria a melhor solução para o time, que faz campanha ruim no início do Campeonato Brasileiro, com um empate e duas derrotas nas três primeiras rodadas.

O clube não terá muito tempo para escolher o novo treinador. Nesta quarta o Flamengo enfrentará o Náutico, no Maracanã, pela terceira fase da Copa do Brasil. No domingo, será a vez do clássico com o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro. Hoje, o rubro-negro está em 17º lugar na tabela, com apenas um ponto.

Com a queda de Vanderlei, um antigo personagem ganha destaque. Ainda que momentâneo. O comando do time será assumido, pelo menos interinamente, por Jayme de Almeida, auxiliar fixo da comissão técnica. Ele voltou ao clube em abril, quase um ano depois de ser demitido. Jayme havia sido campeão da Copa do Brasil, em 2013, e do Carioca do ano passado.

Representação e representatividade sindical em Pernambuco, artigo de Doriel Barros

Foto: Flickr/Fetape

Por Doriel Barros, presidente da Fetape

A Fetape completa 53 anos, em 6 de junho de 2015, e durante toda a sua história desenvolveu ações que promoveram mudanças importantes na vida de agricultores familiares e assalariados rurais, inclusive no jeito de essas pessoas serem tratadas e respeitadas por patrões e governos. Foi em nosso estado que aconteceu a maior greve do campo; foi aqui o maior número de ocupações de terras em um mesmo dia; foi Pernambuco que presidiu a CONTAG pelo maior tempo de sua história. Hoje, a FETAPE conta com 179 Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTRs) filiados, tendo representatividade legal e política, e assumindo a responsabilidade de ser uma das maiores federações do Brasil.

Nesse contexto, registramos este dia 25 de maio como um momento histórico. Hoje, é iniciado o processo de criação de um novo instrumento de luta e organização dos assalariados e assalariadas rurais, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco – FETAEPE. O objetivo é que ela seja uma entidade sindical classista, que atuará em parceria com a FETAPE para o fortalecimento da luta e das conquistas dos trabalhadores e das trabalhadoras do campo.

Waldemar Borges lembra que combate à violência também depende de políticas do Governo Federal

Foto: Assessoria

Em resposta ao deputado Álvaro Porto, que tratou sobre a questão da violência em Pernambuco na reunião ordinária da Assembleia Legislativa desta segunda-feira (25.05), o líder do Governo, Waldemar Borges, lembrou que não se pode falar sobre o assunto de maneira isolada. Ele lembrou que o crack, por exemplo, é uma das principais motivos da violência que explode em todo país e que em Pernambuco a droga também tem uma presença muito marcante nesse cenário. “O crack entra às toneladas nesse país pelas fronteiras nacionais, e o Governo Federal, que abandonou inclusive o Pronasci, uma política que tinha a pretensão de lidar com a questão da violência, não tem feito absolutamente nada em relação às nossas fronteiras. Nós não estamos em uma ilha. Não se pode falar do crack, da violência, sem se falar da omissão do Governo Federal em relação à sua atribuição, que é de controlar as fronteiras do país”, disse.

O deputado lembrou que Pernambuco foi apontado no último documento oficial elaborado pelo Ministério da Saúde, o Mapa da Violência, como um estado que está caminhando no sentido contrário ao descontrole da violência que se observa em todo o país, registrando uma redução de 33,4% no número de assassinatos entre 2002 e 2012.

Prejuízo com redução de voos comerciais a Petrolina é debatido em audiência na Alepe

Foto: Assessoria

A Comissão de Negócios Municipais, presidida pelo deputado Rogério Leão (PR) realizou hoje (25) audiência pública para discutir o prejuízo causado pela redução do número de voos comerciais regulares para Petrolina. A audiência foi convocada para atender a um requerimento do deputado Odacy Amorim.

Dentre os convidados para participar da audiência estavam Reinaldo Remígio, Presidente da Facape; George Torres, Superintendente em exercício da Infraero, em Petrolina; Juliano Neves, representante da Azul e Roberto Campos, Gerente Jurídico do Procont/PE.

O presidente da Comissão, deputado Rogério Leão (PR), lamentou as ausências de representantes das empresas áreas Gol e Avianca, bem como da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), convocados para a Audiência. Ele informou que o colegiado fará novas reuniões a fim de esclarecer os termos da concessão. “Uma região tão forte nos setores de turismo e da agroindústria não pode ficar à mercê de interesses momentâneos das empresas de aviação civil”, disse Leão

Petrolândia: Inauguração da Sala do Empreendedor em Petrolândia é o destaque do ''Acordando com as Notícias'' desta terça (25) na Web Rádio Petrolândia

Entrevista com o Gerente regional do Sebrae, Pedro Lira vai ao ar na manhã desta terça-feira no programa ''Acordando com as Notícias'', transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Empreendedores do município de Petrolândia agora contam com um espaço de apoio idealizado para facilitar os processos de formalização de empresas e atendimento direto a microempreendedores individuais.

Foi inaugurada na tarde desta segunda-feira (25), a Sala do Empreendedor que está instalada no prédio em que funciona a Sedetur (Esquina da Rua Dom Pedro II com Av. Auspício Valgueiro Barros, 1º andar).

A criação da Sala atende a uma das exigências da Lei Complementar 123/2006, conhecida como Lei Geral das MPEs, que tem como objetivo oferecer um tratamento diferenciado aos proprietários de micro e pequenas empresas para estimular o empreendedorismo e promover o crescimento econômico local.

A matéria completa será postada nesta terça-feira, aqui neste Blog.

Sobre o assunto, na manhã desta terça-feira (26), a Web Rádio Petrolândia vai passar na íntegra, entrevistas com o gerente regional do Sebrae, Pedro Lira, e com Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolândia, Rogerio Viana. no programa ''Acordando Com as Notícias'',

A Web Rádio Petrolândia apresenta de segunda a sábado das 05h10 às 08h10 o programa ''Acordando com as Notícias'', com Assis Ramalho.

O programa ''Acordando com as Notícias'' apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública e muito mais,

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, através do site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu celular ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Sandro Ramos apresenta-se às sextas-feiras na Praça de Alimentação

Sandro Ramos em sua primeira apresentação

As noites de sexta-feira estão mais animadas na Praça de Alimentação de Petrolândia. Na sexta-feira passada (22), o músico Sandro Ramos iniciou suas apresentações no local, executando música instrumental em piano eletrônico, um novo projeto muito bem-vindo ao espaço de convivência.

O repertório de Sandro Ramos inclui músicas clássicas, nacionais, internacionais e gospel. As apresentações acontecem todas as sexta-feiras, das 19h30 às 21h30.

 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Belém do São Francisco: Prefeito Gustavo Caribé vai a Brasília em busca de recursos


O prefeito de Belém do São Francisco, Gustavo Caribé (PSB) esteve, na última segunda-feira (25), reunido com o deputado federal Fernando Filho, em Brasília.

Na ocasião, foram tratados dos detalhes da emenda parlamentar para construção do ginásio poliesportivo do distrito de Ibó, além da liberação da segunda parcela para que a orla fluvial do município seja, enfim, concluída.

Caribé está em Brasília para participar da XVIII Marcha em Defesa dos Municípios, que acontecerá nesta quarta-feira. O evento é realizado anualmente pela CNM e reúne prefeitos de todo o país.

Assessoria da Prefeitura Municipal de Belém do São Francisco

Petrolândia: Domingo na AVEPE tem futebol e festa para aniversariante

 
Zé de Generosa recebe os parabéns de colegas da AVEPE
 


Na manhã desse domingo, 24 de maio de 2015, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada no Estádio Municipal ''O Galegão''.

Após a pelada, na sede da Avepe, os veteranos celebraram o aniversário do sócio José João da Silva, popularmente conhecido como Zé de Generosa, que comemorou entre amigos os seus 61 anos de vida.

Os nossos votos de muitos anos de vida com muita saúde, paz e muitas peladas de futebol pela frente.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Linnu's Lanches funciona provisoriamente em endereço próximo ao prédio em reforma


Enquanto o prédio próprio da Linnu's Lanches passa por reforma para atender melhor os clientes, a lanchonete está funcionando provisoriamente na Av. Nossa Senhora Aparecida, em ponto vizinho ao Salão Três Irmãos, na Quadra 12,  a aproximadamente 50 metros do endereço tradicional. 

A Linnu's Lanches, organização de Marcelo e Vanuza, oferecendo os lanches e refeições rápidas mais gostosos da Quadra 12 e 14. Sanduíches, doces e salgados, pastel e xerém com galinha durante a semana e, nos finais de semana, o delicioso munguzá que só a Linnu's Lanches tem. 

A Linnu's Lanches abre às 16 horas e funciona de quarta a segunda-feira, folga às terças. 

Em breve, a melhor lanchonete da Quadra 14 voltará ao seu antigo prédio, com Os empresários agradecem a compreensão de seus clientes a quem agradecem a preferência.

Para mais informações: (87) 9909-6659/9203-4513/9914-1910
Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Linnu's Lanches

Estudantes pernambucanas representam o Brasil no Technovation Challenge, em São Francisco, na Califórnia

Unidade é considerada uma das 80 mentoras em tecnologia existente no mundo (Foto: Folha PE)

Um grupo de estudantes da Escola Técnica Estadual Cícero Dias, em Boa Viagem, foi classificado para a etapa internacional do Technovation Challenge - iniciativa desenvolvida apenas para meninas com o objetivo de seguir carreira em áreas relacionadas à tecnologia. A competição acontece no próximo mês, em São Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos. Dia 25 de junho começa a disputa.

As meninas, que passaram pela etapa estadual e nacional, desenvolveram o game The Last Drop e, representando o Brasil, disputará o prêmio de US$ 10 mil, o equivalente a R$ 30 mil, com equipes da Índia, Nigéria e Estados Unidos.

O aplicativo, que foi desenvolvido em um curto espaço de tempo, dois meses, para ser inscrito na ação, deu certo. Nele, a menina Vitória, de 6 anos, deixa o seu recado e brincando com as crianças de 6 a 12 anos: ela fecha as torneiras abertas do prédio em que vive, explicando que a água precisa ser preservada porque, um dia, ela pode faltar no planeta.

Comissão de Cidadania da Alepe debate extermínio da juventude negra em Pernambuco


O extermínio da juventude negra em Pernambuco foi tema de Audiência Pública da Comissão de Cidadania da Assembleia, nesta segunda (25). O Estado apresenta maior proporção de jovens negros assassinados em relação a jovens brancos, e ocupa o segundo lugar no ranking nacional de vulnerabilidade juvenil à violência. Como encaminhamento, o presidente da Comissão, deputado Edilson Silva (PSOL), propôs a realização de um seminário sobre o tema, que irá subsidiar a elaboração de um plano de ação para o colegiado.

De acordo com o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade (2014), divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a chance de um jovem negro ser morto em Pernambuco é 11,5 maior que a de um branco da mesma faixa etária. No ranking nacional, o Estado está atrás apenas da Paraíba (13,4). “Iniciamos hoje um trabalho para manter sinergia com os atores sociais na soma de esforços e força política, a fim de dar os encaminhamentos necessários para cessar esse extermínio”, declarou Edilson.

Ajustes não irão paralisar o país, garante Humberto

Alessandro Dantas/ Liderança do PT

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), avalia que os ajustes orçamentários e fiscais promovidos pelo Governo Federal são necessários para o atual momento da economia brasileira e não irão paralisar o país. O assunto foi tema do pronunciamento do senador na tarde desta segunda-feira (25), no plenário da Casa, quando o líder do PT esclareceu pontos do contingenciamento de R$ 69,9 bilhões no orçamento deste ano, anunciado pela equipe econômica na última sexta-feira (22).

Em discurso na tribuna, Humberto afirmou que as medidas essenciais para garantir o compromisso dos Governos do PT com as políticas inclusivas adotadas desde 2003, cujo o objetivo é o de garantir a continuidade de programas que mudaram a realidade do país e o fizeram crescer de maneira mais igual, como o Bolsa Família, o FIES, o Minha Casa Minha Vida e o Pronatec.

“O momento atual pede isso ao Brasil: cautela. É necessário que nós, agora, reduzamos um pouco os gastos e investimentos públicos para que tenhamos dinheiro suficiente em caixa para honrar todas as nossas responsabilidades”, afirmou.

Codevasf apresenta Plano Nascente em plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Petrolina

Foto: Ministério da Integração/Divulgação

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) apresentou à comunidade do rio São Francisco, nesta sexta-feira (22), o Plano de Preservação e Recuperação de Nascentes da Bacia do rio São Francisco – ou Plano Nascente –, durante a 27ª Plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), realizada em Petrolina (PE).

O Plano possui propostas de atuação da Codevasf em ações de revitalização da bacia voltadas para o aumento da disponibilidade de recursos hídricos. O foco das ações é a preservação e a recuperação ambiental de nascentes e de suas áreas de recarga hídrica. A meta estabelecida no documento é recuperar dez mil nascentes em um intervalo de quatro anos.

“O Plano Nascente é resultado de uma experiência de dez anos da Codevasf em ações de revitalização de bacias hidrográficas. Ele terá pleno êxito se houver a participação efetiva de toda a comunidade, dos governos, das prefeituras, da sociedade civil organizada”, afirma o diretor da Área de Revitalização da Codevasf, Eduardo Motta.

Petrolândia: Vereador Fabiano Marques prestigia pega de boi no Sítio Soares

Fotos: Eduardo Alcântara/Ascom CMP

No dia 17 deste mês, o presidente da Câmara de Vereadores de Petrolândia, Fabiano Marques, esteve com amigos prestigiando mais uma pega de boi realizada no Sítio Soares. A organização do evento foi de Júnior de Deinha e Adailton.


Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia

Deputado Júlio Cavalcanti destaca aniversário de Sertânia


O aniversário de emancipação municipal de Sertânia foi o tema do pronunciamento do deputado Júlio Cavalcanti na reunião plenária desta segunda-feira (25).

O parlamentar destacou que o município, que completou 142 anos nesse domingo, dia 24, tem muitos motivos para comemorar. A cidade passou seis dias em festa, com uma programação variada de esporte, cultura, lazer e entrega de obras à população. “Seis dias de festa porque nesta gestão do prefeito Guga Lins, Sertânia deu um grande salto em várias áreas essenciais para o povo, como a saúde, a educação e infraestrutura. Tive a oportunidade de presenciar várias ações dessa grande festa em Sertânia e vi no rosto das pessoas a satisfação por estar sendo tratado como merece”, destacou Júlio.

Na área de saúde, foi entregue a reforma do Hospital Municipal Maria Alice Gomes Lafayette, unidade com mais de 60 anos e encontrava-se completamente abandonada. “O prefeito Guga Lins, num ato de coragem, investiu recursos do FEM para reformar o hospital, num momento em que os hospitais do Estado encontram-se na UTI, senhoras e senhores. Eu também fiz a minha parte e destinei uma emenda parlamentar para equipar aquela unidade, que quando estiver funcionando plenamente, vai beneficiar não apenas o município de Sertânia, mas também cidades vizinhas”, disse.

Petrolândia: Prepare-se para o Enem no CFEPP Cursos com o Pré-Enem. Vagas limitadas.

Não sabe por onde começar a estudar para o Enem? O CFEPP Cursos ensina. 

As inscrições para o Enem foram abertas nesta segunda-feira (25). Inscrever-se é a parte fácil do processo. Complicado, muitas vezes, é organizar o plano de estudos do conteúdo programático do exame. No entanto, em Petrolândia o CFEPP Cursos oferece solução para esse problema: o curso preparatório Pré-Enem.

O Pré-Enem do CFEPP Cursos é formado pelas disciplinas português, redação, matemática, física, química, biologia e inglês/espanhol, ministradas por professores capacitados e qualificados, em ambiente confortável e estrutura moderna. 

Inscreva-se no Pré-Enem e seja fera com o CFEPP Cursos. A matrícula está com preço promocional de R$ 29,90. As vagas são limitadas. 

Cursos rápidos - O CFEPP Cursos oferece também cursos rápidos, como Técnicas de Vendas (3 meses), Assistente Administrativo (3 meses), Recepcionista (3 meses), Operador de Caixa (3 meses) e Informática para Concursos (3 meses). Consulte outras oportunidades de qualificação profissional e turmas com inscrições abertas.

CFEPP Cursos Qualificação Profissional
Seu futuro começa aqui!
Petrolândia: Av. dos Três Poderes, 58 - 1° andar - Centro (87) 3851-1532
Floresta:Av. Gov. Paulo P. Guerra, 50 - 1° andar - Centro (ao lado do Bradesco) (87) 9643-1315
N. Sra. da Glória-SE: Rua Monte Alegre, 19 - 1° andar - Centro (87) 3411-2746

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: CFEPP Cursos

Petrolândia: Câmara do Coco convoca produtores para reunião nesta terça-feira (26) no Apolônio Sales

Foto: Assis Ramalho

CONVITE

Convidamos os produtores de coco do município de Petrolândia para participarem de reunião nesta terça-feira (26/05), às 19 horas, no Centro Comunitário do Projeto Apolônio Sales.

Na oportunidade, será discutida a criação de uma Central de Compras, com o intuito de baixar os custos com insumos. Contaremos com a presença de consultor especialista do Sebrae.

Atenciosamente,

Câmara do Coco de Petrolândia

Foragido do Brasil, ex-líder da Telexfree é preso nos Estados Unidos


Ex-líder da Telexfree, Sanderley Rodrigues Vasconcelos foi preso nos Estados Unidos acusado de falsificar informações para morar no país. Sann é considerado um foragido da Justiça brasileira por comandar um suposto esquema de pirâmide financeira, a Ifreex, investigada pela Polícia Federal no Espírito Santo.

Segundo o jornal Gazeta do Povo, a prisão de Sann foi decretada em 7 de maio depois que ele saiu dos EUA rumo a Israel. Ele foi capturado no dia 18 de maio, em Nova Jersey, pelo Departamento de Segurança Interna.

Sanderley responde por suspeita de fraudes para obter o “green card”, documento que dá direito a moradia permanente ao imigrante. Ainda segundo a publicação, há suspeita de que é possível que a prisão tenha sido realizada a partir de pedido da Polícia Federal brasileira, para impedir que o ex-líder da Telexfree continue a conduzir esquemas de pirâmide.

Três morrem após moto bater de frente em carro na PE-309 em Tabira, no Sertão de Pernambuco

Vítimas estavam em motocicleta, que trafegava pela contramão (Foto: Divulgação/Nill Júnior)

Duas mulheres e um homem morreram em um acidente na noite desse domingo (24) na PE-309, em Tabira, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, José Tadeu de Freitas Leite, de 32 anos, conduzia uma motocicleta pela contramão quando bateu de frente em um carro de passeio, conduzido pelo funcionário público Rildo Barros da Silva, de 40 anos. O condutor da moto não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Maria do Socorro Simões, de 46 anos, e Maria Gildete Simões Alves, de idade não informada, que estavam na garupa da motocicleta, foram socorridas para o hospital municipal. Maria do Socorro morreu ao dar entrada na unidade de saúde e a irmã dela morreu a caminho de uma unidade de saúde no Recife.

A PM informou ainda que as duas irmãs não utilizavam capacete. O condutor do carro não ficou ferido e foi liberado. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML).

Núcleo SJCC/Caruaru - NE10 Interior

Crea fiscaliza ilegalidades em 7 cidades do Sertão pernambucano

Fiscais visitaram casas agrícolas nas primeiras horas da manhã: Previsão é que órgão faça fiscalização dirigida em 500 instituições.Objetivo é garantir que obras tenham um acompanhamento profissional (Foto: Amanda Franco).

Obras de construção civil, polos agrícolas e instituições como hospitais, postos de gasolina e outros tipos de estabelecimentos de sete municípios do Sertão pernambucano irão receber durante toda a semana uma fiscalização dirigida realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). O objetivo é garantir que os serviços e obras tenham um acompanhamento de um profissional responsável.

De acordo com o presidente do Crea no estado, Evandro Alencar, quando é garantido a presença do profissional, automaticamente preserva-se a segurança da sociedade. “Quando fazemos isso, buscamos proteger a sociedade, para que um prédio que esteja sendo construído seja acompanhado por um engenheiro civil, se for o caso um engenheiro eletricista. Para garantirmos que uma plantação, o que é muito forte aqui na região, seja acompanhado por técnicos agrícolas e agrônomos”, disse.

Cidades como Salgueiro e Araripina já receberam as equipes do Crea para a fiscalização dirigida e, segundo o presidente do órgão, foram encontradas inúmeras irregularidades.

Comissão de Agricultura discute setor sucroenergético com presidente do Sindaçúcar


A subvenção do Governo Federal para a cana e o etanol e a discussão sobre incentivos fiscais para o setor sucroenergético entram na pauta da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (26.05). O colegiado vai debater esses e outros temas, a partir das 10h, com Renato Cunha, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar-PE). A reunião acontece a partir das 10h, no Plenarinho II, do anexo da Assembleia Legislativa.

Segundo o presidente da comissão, o deputado estadual Miguel Coelho (PSB), a reunião faz parte de uma agenda de encontros com vários segmentos vinculados ao agronegócio no estado. “O setor sucroenergético é um dos mais importantes para nosso estado e gera cerca de 90 mil empregos diretos. Nossa ideia é identificar o que pode ser feito tanto pela Assembleia quanto pelos governos para enfrentar esse cenário de adversidade”, explica o socialista.

Inscrições para o Enem têm início hoje


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (25), exclusivamente pela internet, no site do Enem. Os interessados podem se inscrever a partir das 10h, no horário de Brasília, até as 23h59, do dia 5 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país. O Ministério da Educação (MEC) espera que mais de 9 milhões de pessoas se candidatem aos testes.

O Enem foi criado para avaliar os alunos que estão concluindo o ensino médio ou que já o concluíram em anos anteriores. Não importa a idade nem o ano do término do curso, basta que o interessado faça sua inscrição na página eletrônica do Enem. Estudantes que não terminarão o ensino médio este ano podem participar como treineiros, ou seja, o resultado não poderá ser usado para participar de programas de acesso ao ensino superior.

Neste ano, para fazer a inscrição, o participante deverá ter um e-mail próprio. O sistema não aceitará a inscrição de mais de um participante com o mesmo endereço eletrônico. O exame custará R$ 63, que deverão ser pagos até o dia 10 de junho.

Encontro Nacional reúne estudantes das áreas de metalmecânica e química em Pernambuco


O I Encontro Nacional de Estudantes (Enest) reunirá, em Pernambuco, alunos de cursos relacionados aos segmentos das indústrias mecânicas, metalúrgicas, químicas e de petróleo, que tenham interesse em aprofundar os conhecimentos nas áreas de Ensaios Não Destrutivos, Inspeção, Soldagem, Corrosão e Pintura. Além de seminários e palestras, faz parte da programação uma competição de perguntas e respostas, com distribuição de prêmios. O evento, que é aberto à participação de estudantes dos níveis médio, superior e de pós-graduação, será realizado durante a 13ª Conferência de Tecnologia de Equipamentos (Coteq), de 15 a 18 de junho de 2015, no hotel Sheraton Reserva do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

O Encontro de Nacional de Estudantes tem como objetivo despertar os alunos para uma nova profissão e criar oportunidades para a aquisição de novos conhecimentos. "Um dos gargalos mais complexos da competitividade do país é a falta de mão de obra qualificada. Nesse cenário, o Enest se propõe a ser um instrumento de estímulo à especialização profissional em áreas de grande importância para o avanço da excelência da indústria nacional", afirma João Conte, diretor executivo da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), entidade que realiza o Enest juntamente com a Associação Brasileira de Corrosão (Abraco) e a Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem (FBTS).

TCE suspende edital de licitação da Companhia Editora de Pernambuco


A Primeira Câmara do Tribunal de Contas referendou uma Medida Cautelar de autoria do conselheiro Carlos Porto, que suspendia o edital de licitação da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), para contratação de empresa especializada para prestação de serviços técnicos de informática. De acordo com o processo TC Nº 1502439-8, os trabalhos da Gerência de Auditoria de Tecnologia da Informação do TCE (GATI) apontaram falhas no Edital de Concorrência nº 01/2015.

O valor estimado anual do contrato era de R$ 1.531.230,00 e, segundo entendimento da equipe técnica, acatado pelo relator, mesmo após a análise da defesa do interessado, restaram as seguintes irregularidades no edital:
- Estabelecimento de prazo excessivamente exíguo para o início da execução dos serviços;
- Utilização dos critérios de julgamento das propostas técnicas como critérios de desclassificação das propostas;
- Modificação de critérios do Certame, sem que tenha sido reaberto o prazo inicialmente estabelecido para a sessão de abertura do Certame;
- Risco de se pagar anualmente por serviços que serão executados uma única vez (desenvolvimento e implantação do sistema aplicativo de automação do Diário Oficial), por conta da adoção da empreitada por preço global como regime de execução indireta.

Com apoio da Codevasf, apicultores familiares de Afogados da Ingazeira planejam produzir mel para exportação

Foto: Ranilson Viana/Codevasf

Atingir a meta de 120 toneladas de mel produzidas ao ano, ampliar o fornecimento para a merenda escolar e exportar a produção para Estados Unidos e Europa. É este o salto que apicultores familiares do Sítio Carapuça, na zona rural de Afogados da Ingazeira, sertão pernambucano, agora sonham dar após terem inaugurado uma Unidade de Extração e Beneficiamento de Mel, também chamada de Casa de Mel, construída e equipada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Os investimentos foram de aproximadamente de R$ 223 mil para edificação do prédio e aquisição dos equipamentos, recursos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI) no âmbito do eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria. As 20 famílias da Associação do Sítio Carapuça contabilizam atualmente 70 toneladas ao ano de um mel que já tem certificação do IBD - Inspeções e Certificações Agropecuárias e Alimentícias.

“A gente constata a organização dessa associação. Nós sabemos que os recursos públicos aqui investidos vão gerar muitos resultados e melhorar a qualidade de vida desse povo. Um prédio muito bem construído, cuja obra foi acompanhada e fiscalizada de perto pela comunidade”, destacou o superintendente da Codevasf em Pernambuco, João Bosco Lacerda.

“Tendo a Casa de Mel nesse modelo, personalizada para a associação, nossa capacidade de produção vai passar de 70 toneladas para algo em torno de 120 toneladas de mel ao ano, mesmo num ano de seca verde como agora no nosso sertão. Queremos vender R$ 1 milhão por ano”, planeja Ivanildo Ângelo de Siqueira, presidente da associação.

Petrolândia: Entidades organizadas solicitam audiência pública ao Ministério Público Federal para debater possível colapso do Lago de Itaparica

Lago de Itaparica (Foto: Lúcia Xavier)

As entidades Comitê Gestor Municipal de Águas de Petrolândia, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Urbano de Petrolândia, Grupo Salve o Lago de Itaparica, Associação dos Colonos Agropecuaristas do Município de Petrolândia, Distrito de Irrigação do Projeto Apolônio Sales e Associação Petrolandense de Agropecuaristas e Aquicultores de Petrolândia, assinaram conjuntamente ofício dirigido ao Procurador da República, encaminhado à Regional do Ministério Público Federal em Serra Talhada, a fim de reportar a "gravíssima situação hídrica do Rio São Francisco e dos Lagos, notadamente o Lago de Itaparica com volume útil de apenas 14,7% em 19 de maio de 2015, segundo boletim informativo CE-Chesf-GRP-057/2015 (anexo 1), situação próxima a encontrada em 12 de novembro de 2014, menor índice de acumulação de água no lago dentro dos últimos 10 anos quando a região se encontrava no fim da primavera, onde historicamente a ocorrência de chuvas são ocasionais, além de vir de uma situação de 4 anos consecutivos de chuvas ocasionais de pequena intensidade". 

Diante do risco de colapso no Lago de Itaparica, as entidades citadas requerem a realização de audiência pública para discutir o tema e decidir atitudes a serem tomadas para minimizar os impactos de um possível colapso em termos sociais e econômicos para a região.

Ler documento na íntegra>Ofício ao Ministério Público Federal

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações Comitê Gestor de Águas de Petrolândia

Petrolândia: Agroshop Farmácia e Petshop lembra aos criadores final da vacinação contra aftosa no dia 31

O rebanho deve ser imunizado até o dia 31 de maio. Produtor que não vacinar o rebanho poderá ser multado pela Adagro.  

Termina esta semana a primeira etapa da campanha anual de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. Em Petrolândia, o produtor pode adquirir a vacina na Agroshop Farmácia e Petshop, empresa do Dr. Tony Ferraz, médico veterinário, situada na Rua Arthur Vieira Lima, no centro da cidade.

Devem ser vacinados animais de todas as idades. O produtor deve adquirir a vacina nas casas agropecuárias e declarar a vacinação nos escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). O criador que não vacina fica impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e ainda paga multa.

A doença

A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que provoca febre e aftas na boca e nos cascos dos animais, prejudicando a locomoção e a alimentação do rebanho. Os animais atingidos pela doença ficam com a produção de leite e carne comprometida, o rebanho perde valor e compromete o comércio municipal, estadual, nacional e internacional de carne, leite e outros produtos derivados. Isso acaba com a renda do produtor e causa prejuízos econômicos e sociais.

Mais informações na Agroshop Farmácia e Petshop: (87) 3851-1628.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Tony Ferraz/Agroshop Farmácia e Petshop e G1 PE

Jatobá Classificados: VENDE-SE uma casa no Nível 5 de Itaparica


VENDE-SE uma casa com 264 metros quadrados de área coberta, situada na rua Sobradinho, nº 5, no Nível 5 de Itaparica, com ou sem móveis. 

Preço a combinar com o proprietário.

Contato: (87) 3851-5902 ou 8156-7029,

Reassentados de Itaparica terão direitos assegurados, diz Humberto

Foto: Alessandro Dantas/Liderança do PT

Articulada pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), a reunião entre os líderes dos reassentados nos perímetros irrigados de Itaparica e representantes do Governo Federal já apresenta resultados. O Ministério da Integração Nacional respondeu a todas as solicitações feitas pelos reassentados, entregues em um manifesto às autoridades. Mais de 5 mil famílias vivem no reassentamento de Itaparica em municípios de Pernambuco e Bahia.

O Governo enviou a Humberto um documento, assinado por secretários do Ministério da Integração Nacional, Codevasf e Secretaria-Geral da Presidência da República, em que se compromete a dar continuidade às políticas públicas no local e a não interromper os serviços de fornecimento de energia elétrica, uma das maiores preocupações da comunidade. O Governo planeja criar uma Mesa de Diálogo Permanente na segunda quinzena de junho.

O senador lembra que o reassentamento de Itaparica é uma conquista resultante da população rural ocupante das terras que foram inundadas pela formação do reservatório da Hidrelétrica de Itaparica, garantida por meio de um acordo firmado com a Chesf em 1986 – ainda durante a ocupação do canteiro e paralisação das obras da barragem.

Frases do dia 25/05/2015: Coletânea IHU Online


No coração

“Base eleitoral da presidente Dilma, a agricultura familiar foi atingida em cheio pelos cortes no orçamento. Dos R$ 3,7 bilhões previstos, o MDA ficou com apenas R$ 1,8 bilhão. Economia que será feita na reforma agrária e na famosa distribuição de tratores e retroescavadeiras a municípios. Aliás, tem empresa que até hoje não recebeu o pagamento pelas máquinas adquiridas em 2014” – Carolina Bahia, jornalista – Zero Hora, 23-05-2015.

Prefeitura de Petrolina lança programação do São João do Vale 2015


A Prefeitura Municipal de Petrolina lança oficialmente a programação da maior festa do município, o São João do Vale, edição 2015. A expectativa foi grande a e agora todos podem conferir as atrações que vão abrilhantar uma das maiores festas juninas de todo o Brasil.

A festa, como anunciado anteriormente, acontece entre os dias 23 e 27 de junho, no Espaço de Eventos Ana das Carrancas. Serão cinco noites de programação, incluindo o fechamento com o tradicional Forró da Espora.

As atrações do São João do Vale são bastante diversificadas e atendem a vários estilos. Entre os tocadores do forró tradicional, estão o sanfoneiro Flávio José e Targino Gondim. Representando o estilo sertanejo, estão na programação as duplas Bruno e Marrone, César Menotti e Fabiano, Henrique e Juliano e o cantor Gusttavo Lima. No ritmo do arrocha, a principal atração é o cantor Leo Magalhões. E o forró universitário também invade o São João do Vale, pelas bandas Garota Safada e Aviões do Forró. 

Essas são apenas algumas das muitas atrações que vão se apresentar em Petrolina neste São João. A grade de programação está sujeita a alterações.

Ascom Prefeitura Municipal de Petrolina

Laboratório e Consultório Jaques oferece atendimento em Medicina no Trabalho e coleta domiciliar



O Laboratório e Consultório Jaques oferece o melhor atendimento também a empresas, com a Dra. Cristiane Jaques Marques (CRM 17984), Médica Clínica Geral e Médica do Trabalho, profissional capacitada para a realização dos procedimentos obrigatórios de exames de saúde, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais (PPRA).

Para conforto e comodidade de seus clientes, o Laboratório e Consultório Jaques implantou o serviço de coleta domiciliar. Agende o horário da coleta.

A Responsabilidade Técnica pelo Laboratório e Consultório Jaques  é da Dra. Alessandra Jaques Marques, Farmacêutica Bioquímica, formada pela Universidade Federal de Pernambuco.

Laboratório e Consultório Jaques
Em Petrolândia: Av. Djalma Wanderley, nº 1128 (entre o Hospital Municipal e o Batalhão da Polícia Militar). Telefone: (87) 3851-0372.
Em Jatobá: Rua Ilha Solteira, 48 - Itaparica - Jatobá (PE) - Celular (87) 8104-8802 (Vivo)
Em Tacaratu: Rua Cavalcante Nozinho, 253 - Centro. Telefone: (87) 3843- 1106


Laboratório e Consultório Jaques em Petrolândia (Foto: Assis Ramalho) 



Informações: Consultório e Laboratório Jaques

Sete detentos morrem durante rebelião em presídio de Feira de Santana


Sete pessoas morreram durante uma rebelião em um pavilhão do Presídio Regional de Feira de Santana na tarde deste domingo (24). De acordo com informações da Polícia Militar, a situação teve início por volta das 14h e foi comandada pelos próprios detentos, a fim de promover o "acerto de contas entre grupos rivais". A causa da rebelião, no entanto, ainda não é conhecida.

No momento do motim, muitas famílias visitavam detentos. No entanto, segundo a polícia, não houve feridos, nem reféns. Todos os mortos eram presidiários.

Quando equipes policiais chegaram ao local, o conflito já havia sido encerrado, mas ainda são realizadas buscas a fim de localizar materiais que possam ser utilizados como arma. Ainda de acordo com a polícia, não foram registradas ocorrências de fuga de internos.

Correio da Bahia

Petrolândia: Casa das Juventudes participa da campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes





A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude (SEDES), com apoio da Casa das Juventudes, promoveram durante toda a semana passada palestras nas escolas estaduais e municipais da cidade, para conscientizar crianças e adolescentes sobre abuso e exploração sexual.

A mobilização foi alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio. O conteúdo foi trabalhado com as crianças e adolescentes com dramatizações teatrais, palestras e rodas de conversa.

A culminância da campanha no município aconteceu na sexta-feira passada (22), com a realização de panfletagem e adesivaço, mobilizando a sociedade a conhecer e participar da campanha.


Material de apoio no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes disponível no MPPR>http://www.crianca.mppr.mp.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1250

Informações e fotos: Casa das Juventudes de Petrolândia