quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Secretário Nacional de Saneamento acompanha processo de financiamento para obras em Pernambuco

Henrique Pires foi recebido pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares, na sede da companhia (Foto: Divulgação/Compesa)

O secretário Nacional de Saneamento, do Ministério das Cidades, Henrique Pires, fez na manhã desta quarta-feira (24) uma visita ao presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, na sede da empresa, no bairro de Santo Amaro. O secretário veio ao Recife para acompanhar o andamento dos contratos de financiamento para dez obras de saneamento firmados no dia 29 de dezembro do ano passado, em Brasília, que beneficiarão ao todo 18 municípios pernambucanos, recursos captados diretamente pela Compesa na seleção da Instrução Normativa 14, no valor de R$ 384 milhões. Durante o encontro, Henrique Pires demonstrou satisfação pela celeridade do governo Paulo Câmara para iniciar os processos de licitação de algumas obras, com recursos da Caixa Econômica Federal/FGTS. O secretário Nacional de Saneamento também garantiu a Tavares que irá se empenhar para destravar os recursos para obras de saneamento vinculados ao Ministério das Cidades.

O presidente da Compesa, Roberto Tavares, explicou ao secretário que dois desses projetos já estão com licitações em andamento, para a escolha das empresas que executarão as obras: a Adutora do Alto Capibaribe e a adutora Caetés-Capoeiras. ”Cumpriremos a meta colocada pelo governador Paulo Câmara de iniciar as obras nos próximos 90 dias”, informou Tavares.


Campanha estimula entrega voluntária de animais silvestres em Porto de Galinhas

Iniciativa será realizada nesta quinta (25), na Colônia de Pescadores, numa parceria da CPRH com a Prefeitura de Ipojuca

Um dos destinos mais procurados por turistas durante as férias, a praia de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, receberá nesta quinta-feira (25), das 9h às 16h, uma campanha de entrega voluntária de animais silvestres. O evento será realizado na Colônia de Pescadores, na Rua Esperança, nº 129, e faz parte de um projeto contínuo da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), desta vez em parceria com a Prefeitura de Ipojuca, por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano. O objetivo é conscientizar sobre a importância da preservação das espécies e alertar que animais silvestres devem viver em seus habitats naturais.

De acordo com a gerente de Educação Ambiental em exercício da CPRH, Taíza Nascimento, a criação ilegal de animais silvestres muitas vezes acontece por falta de informação dos próprios criadores. “As pessoas que entregam os animais de forma voluntária ficam isentas de multas e sanções criminais e, em troca, contribuem com a manutenção da biodiversidade do Estado”, destacou.


Ao lado de Lula em São Paulo, Humberto vê condenação do TRF-4 como política e sem prova


Após passar o dia com o ex-presidente Lula, na capital paulista, o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), criticou a decisão da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) de manter a condenação imposta a Lula pelo juiz Sérgio Moro e ainda determinar a ampliação da pena de 9 anos e meio para 12 anos e um mês. Para ele, o processo contra o ex-presidente é repleto de vícios, politizado e não revela absolutamente nenhuma prova.

O senador segue, na noite desta quarta-feira (24), para a Praça da República, em São Paulo, onde participa de novo ato ao lado do ex-presidente Lula. Humberto classificou o dia de hoje como vergonhoso para a história do país, mas, apesar da derrota no tribunal em Porto Alegre, ele acredita que Lula sai politicamente fortalecido, junto com o povo, para disputar a Presidência da República nas eleições de outubro.


Em parceria com a Prefeitura de Condado, Fundação Altino Ventura realiza mutirão de cirurgia

 Fotos: Assessoria de Imprensa de Condado/Divulgação

Desde a última segunda-feira (22), a Fundação Altino Ventura realiza um mutirão de cirurgias de catarata na cidade de Condado, Mata Norte do Estado. Até a próxima sexta-feira (26) serão realizadas 195 cirurgias em pacientes naturais do município e de cidades vizinhas, como Timbaúba e Aliança. Essa parceria firmada entre a Prefeitura de Condado e a Fundação Altino Ventura ocorre desde o ano passado, porém até então foram realizados apenas mutirões de consulta médica à população.

Inclusive, a triagem de pacientes que precisam de cirurgia de catarata foi feita em dois momentos de 2017: primeiro no mês de setembro e posteriormente em novembro, quando mais de 1000 pessoas foram atendidas nessas ocasiões. "Não tenho palavras para expressar minha felicidade de poder proporcionar uma ação desse porte ao povo de Condado. Nossa gestão trabalhou muito para que essa parceria acontecesse e finalmente conseguimos fazer esse mutirão de cirurgias virar realidade", contou a Secretária de Saúde de Condado, Aline Vanessa.


FETAPE e FETAEPE divulgam nota sobre julgamento do ex-presidente Lula pelo TRF4

Condenação de LULA: Nossa indignação impulsiona o nosso protagonismo na construção de nossa história (Foto: Fetape)

Perplexos assistimos, em mais este dia que mancha a história do nosso país, a decisão da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. A condenação do ex-presidente Lula simboliza mais um ataque a nossa democracia, numa tentativa clara de jogá-la no abismo. Uma vitória da direita conservadora e mais um golpe aos direitos da nossa gente, só que, desta vez, buscando impedir que o povo possa escolher em quem votar para a presidência da república, a partir de sua decisão sobre o que deseja para o Brasil.

Reafirmamos o nosso compromisso com a com a democracia e com a defesa do ex-presidente Lula, homem que tirou o nordestino, os trabalhadores e trabalhadoras rurais e os mais pobres da situação de invisibilidade. A nossa luta ocorrerá dia após dia, pois as ameaças são constantes. Não adormeceremos um só minuto, pois não suportamos mais a usurpação de nossos direitos. A população sonha com “outro Brasil possível”, mas diferentes instituições, que deveriam respaldar essa caminhada por um amanhã mais justo, infelizmente, têm contribuído para um presente aterrorizador, estabelecendo reformas, que retiram direitos historicamente conquistados por trabalhadores e trabalhadoras, e condenando cidadãos, sem provas, num conjunto de violações aos direitos individuais e coletivos.


Transposição: Obras do Eixo Norte avançam para levar as águas do Projeto São Francisco a 7 milhões de pessoas no Nordeste ainda este ano

Número de operários na Meta 1, no Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco, vai subir 20% em fevereiro

As obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão avançando. O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, reafirmou o compromisso do Governo Federal, nesta quarta-feira (24), após realizar reunião técnica com o diretor de engenharia da empresa Emsa, Ubiratan Lima. A construtora é responsável pela primeira etapa (1N) do Eixo Norte que, quando concluído, levará as águas do Velho Chico para mais de 7 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Durante a audiência, o diretor informou ao ministro Helder Barbalho que, atualmente, a Meta 1N do Eixo Norte está com 27 frentes de trabalho ao longo dos 140 quilômetros de extensão da etapa. São 1.790 profissionais atuando nesse trajeto com cerca de 500 equipamentos em operação. O diretor adiantou que em fevereiro o número de operário nos canteiros de obras vai subir 20% e atingir 2.148 trabalhadores.


Petrolândia: Professor da Escola Delmiro Gouveia morre em acidente de moto na BR-316


Um acidente fatal ocorreu na tarde desta quarta-feira (24), entre as cidades de Petrolândia e Floresta, a cerca de 3 km da entrada para a Transposição. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, houve um chamado para atender acidente na BR-316, por volta das 16h00. A vítima identificada como Clóvis Lopes dos Santos, 53 anos, foi encontrada sem sinais vitais, por populares que acionaram as equipes de socorro e polícia.

De acordo com informações repassadas ao blog, Clóvis era professor da Escola Estadual Delmiro Gouveia, em Petrolândia, e irmão das donas da escola infantil que funciona em anexo da Casa de Show Velho Chico.

Por motivo desconhecido, a moto em que a vítima viajava saiu da pista e caiu em um barranco. Segundo a mesma fonte, no local não havia marcas de colisão com outro veículo nem com animal. 

A Polícia Rodoviária Federal dirigiu-se ao local para registrar a ocorrência. 

Redação do Blog de Assis Ramalho


Trabalho escravo: Instrução Normativa orienta atuação dos auditores-fiscais

Publicada nesta quarta-feira (24) pela Secretaria de Inspeção do Trabalho, IN 139 também baliza a relação entre o Ministério do Trabalho e as demais instituições que participam das operações de fiscalização

Publicada nesta quarta-feira (24) no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa (IN) 139 da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho estabelece procedimentos para a atuação da Auditoria-Fiscal do Trabalho no combate ao trabalho em condição análoga à de escravo e, também, trata do relacionamento entre as diversas instituições que participam das ações de fiscalização. A IN 139 revoga a anterior, publicada em 5 de outubro de 2011, e atende ao previsto na portaria 1293/2017, que, em seu artigo 17, estabelecia o prazo de 60 dias para publicação de um nova Instrução Normativa. A publicação da IN 139 também ocorre no contexto do Dia Nacional do Combate do Trabalho Escravo e Dia do Auditor-Fiscal do Trabalho, em 28 de janeiro. Essa data foi escolhida em razão da Chacina de Unaí, na qual três Auditores-Fiscais do Trabalho e um motorista foram assassinados durante uma operação realizada no município de Unaí (MG), em 28 de janeiro de 2004.

Segundo o secretário-substituto da SIT, João Paulo Ferreira Machado, um dos pontos de destaque da Instrução Normativa 139 é a fixação de indicadores para a caracterização de submissão de trabalhadores à condição análoga à de escravo, conforme infrações e situações de exploração historicamente constatadas pelos Auditores-Fiscais do Trabalho. “O anexo da IN orienta a Inspeção do Trabalho a identificar e relacionar lesões de diretos dos trabalhadores que estão ligadas ao trabalho em condições análogas às de escravo. Um grupo de trabalho formado por integrantes do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) analisou relatórios de fiscalização dos últimos 10 anos e listou as situações que mais possuíam relação com trabalhos forçados, jornadas exaustivas, condições degradantes e restrição de liberdade do trabalhador”. Outra inovação da IN 139 destacada por João Paulo é a que está contida no artigo 23 e que trata do acolhimento do trabalhador submetido a condições análogas à de escravo e seu imediato encaminhamento à Assistência Social.


Grave acidente deixa uma pessoa morta na zona rural de Jatobá


Um grave acidente ocorrido na noite da terça-feira (23), na Zona Rural de Jatobá, deixou uma pessoa morta. Por volta das 20h30 a redação do Portal Jatobá recebeu uma ligação informando que havia acontecido um acidente de moto entre a Comunidade Caldeirão e Carrapateira e havia uma pessoa caída no meio da estrada. Entramos em contato com o Hospital de Itaparica que prontamente enviou uma ambulância com um profissional da saúde para prestar socorro. Infelizmente ao chegar ao local à vítima já se encontrava sem vida.

De acordo com informações o homem conhecido por “Mizinho” morador do Bem Querer de Baixo colidiu em um pé de “Braúna”. O homem deixa Pai, Mãe, Irmãos e Filhas.

Por: Portal Jatobá


CFM regulamenta funcionamento de clínicas populares e limita publicidade

Também fica proibida a oferta de promoções relacionadas ao fornecimento de cartões ou descontos. 

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (24) resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que estabelece regras para o funcionamento de clínicas médicas de atendimento ambulatorial, incluindo as chamadas clínicas populares. A partir de agora, esses estabelecimentos terão que ter registro no Conselho Regional de Medicina do estado onde funcionam, assim como seu corpo técnico, incluindo médicos e especialistas. A publicidade também fica impedida de divulgar valores.

Conforme explica o relator da norma e 3º vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes, as clínicas médicas de atendimento ambulatorial passaram a ser chamadas de populares porque oferecem serviços médicos a um preço acessível à população. Elas realizam consultas médicas, exames ou procedimentos médico-cirúrgicos de curta permanência institucional, de forma particular ou por convênios privados. De acordo com a norma, os serviços oferecidos deverão ser limitados a atos e procedimentos reconhecidos pelo CFM.


PRF e MPT realizam campanha de conscientização sobre trabalho escravo no CEASA-Recife nesta quinta (25)

Iniciativa contará com palestras e entrega de material informativo à população (Foto: Divulgação/PRF)

Uma campanha de conscientização sobre o trabalho escravo acontece na manhã da próxima quinta-feira (25), no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (CEASA), localizado no bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife. A iniciativa é da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), para chamar a atenção da sociedade na Semana Nacional de Combate a esse crime.

A ação contará com orientações e entrega de material informativo, para alertar as pessoas sobre como ocorre o trabalho escravo e de que forma é possível denunciá-lo. Para isso, será utilizado um ônibus adaptado, onde as equipes da PRF e do MPT realizarão palestras sobre o tema.


CNH-e oferece mais praticidade aos motoristas pernambucanos


A versão digital do documento de habilitação foi lançada nesta quarta-feira(24), pelo governador Paulo Câmara. Pernambuco é o primeiro Estado do NE a contar com o serviço.

Os motoristas pernambucanos vão poder contar, a partir desta quarta-feira (24.01), com a praticidade do uso da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). O documento digital foi lançado, hoje, pelo governador Paulo Câmara, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, tornando Pernambuco o primeiro Estado do Nordeste a aplicar a medida. Na ocasião, uma demonstração da nova versão foi realizada no aparelho celular do chefe do Executivo estadual, através do aplicativo CNH Digital. A iniciativa, que evita multas e pontos na carteira dos motoristas que esquecerem a CNH em casa, não anula a utilização do documento de habilitação físico, o qual continuará sendo impresso normalmente. O serviço gratuito já está disponível para cadastro no site do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, e só será válido para CNHs emitidas a partir de 22 de maio de 2017, com QR code.

“O mundo está totalmente conectado, e Pernambuco, agora, é pioneiro no Nordeste com a carteira de habilitação digital. As pessoas vão ter a opção de contar tanto com o documento físico quanto com o digital, através do celular, e possuir um documento válido em todo o território nacional. Um documento que poderá ser utilizado pelo condutor quando estiver dirigindo, nas blitzes, ou em qualquer lugar que se precise comprovar sua identificação. A CNH em meio digital vai facilitar muito a vida das pessoas, e a gente quer avançar com isso: serviços públicos que possam realmente melhorar o ir e vir das pessoas e possa dar o conforto e a garantia de que o cidadão vai poder sempre estar com seus documentos em mãos”, frisou o governador.


Conmebol pune Flamengo com duas partidas com portões fechados na Libertadores

Maracanã foi palco de invasões e violência na final (Foto: Amanda Kestelman/Globo Esporte)

Uuas semanas após a audiência realizada no Paraguai, a Conmebol definiu qual será a punição imposta ao Flamengo. O clube terá dois jogos com os portões fechados na Libertadores e precisará pagar uma multa de 300 mil dólares (R$ 951.420).

O Flamengo irá recorrer da decisão da Conmebol ao Tribunal de Apelação da entidade sul-americana. Em caso de negativa por parte da segunda instância, ainda cabe recurso ao CAS (Corte Arbitral do Esporte, na sigla em inglês).

Segundo o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, caso a decisão seja mantida pela Conmebol, a tendência é que o clube mande seus jogos com os portões fechados para a Ilha do Urubu. De acordo com ele, talvez esse não seja o caso de ir até a última instância por causa da proximidade da partida.


Concurso do Tribunal de Justiça abre 223 vagas para cartórios do Ceará


Tribunal de Justiça do Ceará lançou concurso público para cartórios do estado com 223 vagas, sendo 149 por provimento e 74 por remoção. Do total de vagas, oito são garantidas para pessoas com deficiência.

Todos os detalhes do concurso público podem ser encontrados no edital da seleção.

As inscrições podem ser feitas pela internet a partir de 26 de fevereiro, até 6 de abril. A taxa é de R$ 200. Os selecionados no concurso ficam responsáveis pelo cartório, e a unidade é escolhida pelo candidato, conforme ranking de aprovação. A remuneração é de acordo com a arrecadação de cada unidade.

De acordo com o Tribunal, a definição das unidades reservadas para os que têm algum tipo de limitação será feita por meio de sorteio durante audiência pública, que ocorrerá em 20 de fevereiro, às 9h, no TJCE, em Fortaleza.

Etapas


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde para quinta e sexta-feira


Quinta-feira (25): Ginecologista, Raio X, Exames Laboratoriais
Sexta-feira (26): Clínico Geral, Raio X, Exames Laboratoriais


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Paulo Júnior/Secretaria de Saúde de Petrolândia


Helicóptero que prestava serviços para a RedeTV cai em São Paulo

 

Um helicóptero que presta serviços para a Rede TV!, modelo Robinson R44, caiu no início desta tarde em São Paulo no pátio da emissora, em Osasco, na região metropolitana de São Paulo.

A provável causa do acidente foi uma forte rajada de vento que teria derrubado a aeronave sobre alguns carros que estavam parados no estacionamento. O vento também destelhou parte do prédio da empresa.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, não houve vítimas. Duas viaturas foram acionadas para averiguação do local, já que houve derramamento de combustível.

É o segundo acidente com um helicóptero que prestava serviços para um veículo de comunicação em apenas uma semana. Outro equipamento caiu no Recife quando prestava serviços para a afiliada local da Globo. Houve dois mortos.

Por: Cesar Sacheto, do R7, com Agência Record


Petrolândia: Vereadores Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca comemoram início de obra na Vila Mata Cabra, com agradecimentos a prefeita Janielma

Acesso à Vila Mata Cabra (Fotos: Assessoria/Divulgação)
 

Os vereadores Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca agradecem à prefeita Janielma de Souza e Secretário Rogério Viana e sua equipe, pelo atendimento ao pedido dos vereadores e moradores da vila Mata-Cabra, satisfeitos com o início da terraplanagem.

Depois de muitos anos de espera e de sofrimento, os moradores daquela localidade comemoram o início da obra que vai atender os anseios de toda comunidade.

A prefeita e os secretários de Agricultura e de Infra-Estrutura anunciaram que novas obras de terraplanagem estão previstas para beneficiar mais comunidades, entre elas a vila do Sagrado Coração de Jesus, no Projeto Apolônio Sales, e outras solicitadas por Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca.

"Assis, queremos dizer que é assim que os vereadores Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca trabalham", ressalta Toinho, em nome também do colega.


Blog de Assis Ramalho
Com informações da assessoria dos vereadores Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca.


Em decisão unânime, tribunal condena Lula em segunda instância e aumenta pena de 9 para 12 anos


Por unanimidade, os três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) votaram nesta quarta-feira (24) em favor de manter a condenação e ampliar a pena de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP).

Votaram no julgamento, que durou 8 horas e 15 minutos (além de uma hora de intervalo) o relator do processo, João Pedro Gebran Neto, o revisor, Leandro Paulsen e o desembargador Victor dos Santos Laus.

Em julgamento na sede do tribunal, em Porto Alegre, os desembargadores se manifestaram em relação ao recurso apresentado pela defesa de Lula contra a condenação a 9 anos e 6 meses de prisãodeterminada pelo juiz federal Sérgio Moro, relator da Operação Lava Jato na primeira instância, em Curitiba. Lula se diz inocente.

Os três desembargadores decidiram ampliar a pena para 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado. O cumprimento da pena se inicia após o esgotamento de recursos que sejam possíveis no âmbito do próprio TRF-4.

RESUMO


Campanha em defesa dos animais é lançada em Serra Talhada


A campanha "Cuide e proteja os animais, eles também têm direitos" será lançada no sábado (27) em Serra Talhada, no Agreste de Pernambuco. O evento vai acontecer às 7h, na Praça Sérgio Magalhães, no Centro da cidade.

A ação tem como objetivo sensibilizar a população acerca do tratamento adequado que deve ser destinado aos animais e esclarecer os direitos que são assegurados a eles, sejam domésticos, silvestres ou de rua. A campanha também tem o intuito de arrecadar donativos para as ONGs de proteção aos animais.

Na oportunidade, haverá vacinação antirrábica, consultas veterinárias e animais destinados para adoção. “A população está convidada para participar, e pode contribuir doando ração e materiais de limpeza para ajudar o trabalho das ONGs, além de poder adotar um animal de estimação”, convida o secretário de Meio Ambiente do município, Ronaldo Melo Filho.


Petrolândia: Aniversariante do dia, Christovão Jhuann recebe felicitações de sua mãe Gilmara Dias


O jovem Christovão Jhuann (Tavinho) é aniversariante desta quarta-feira, 24 de janeiro. A artesã Gilmara Dias, em nome de todos os familiares, parabenizaram o Tavinho pela idade nova. 

Filho, hoje é um dia especial, porque é seu aniversário, mas lembre-se: todos os dias, mesmo naqueles em que estou tão ocupada ou cansada que não posso lhe dar a atenção que você merece, você é especial para mim, e quando lhe dou broncas, para orientá-lo sobre o caminho correto, é porque você é especial para mim e eu não quero perdê-lo. Eu te amo, meu filho! Feliz aniversário! Beijos de sua mãe, Gilmara.

Blog de Assis Ramalho
Informações/foto: Gilmara Dias


Movimento Popular Socialista promove curso de formação politica com a militância do PSB no dia 29


Na próxima segunda-feira, 29, o Movimento Popular Socialista em Pernambuco realiza o I Encontro de Formação Política da Região Metropolitana do Recife. O evento contará com a participação do membro da direção nacional do MPS, Acilino Ribeiro, que falará sobre a formação política do militante e o ativismo partidário na construção dos núcleos de base do PSB. O evento será na sede da legenda, a partir das 18h30.

Representantes do MPS em todos os municípios da Região Metropolitana serão convidados para a atividade, que tem o objetivo de preparar o segmento para o congresso nacional do PSB, que será realizado em março. No encontro, além de falar sobre o ativismo na base partidária, Acilino Ribeiro, que é candidato a secretário nacional do MPS, vai lançar o livro “Acilino Ribeiro: O Sobrevivente da Utopia”.


Petrolina: Defesa Civil alerta população sobre falso cadastramento para Operação Pipa

Orgão recebeu denúncias de que pessoas estão visitando casas na zona rural se passando por representantes da Operação Pipa.

As equipes da Defesa Civil de Petrolina receberam esta semana algumas denúncias de que pessoas não autorizadas estão visitando casas localizadas na zona rural do município. Eles se identificam como representantes da Operação Pipa, que ajuda no abastecimento de água das comunidades, e pedem dados pessoais dos moradores. O detalhe é o trabalho de cadastramento para atendimento das comunidades pela Operação Pipa é realizado única e exclusivamente por uma equipe composta por um representante do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro e outro da Defesa Civil devidamente fardados e identificados.

Durante o cadastramento, feito através de análise de uma solicitação da comunidade, o morador recebe um cartão de recebimento de água, identificando a participação no programa e que é conferido quando o caminhão-pipa chega para entregar a água. Dessa forma, qualquer outra forma de cadastro não está autorizado e nem possui validade para a Operação Pipa. Quem for visitado por alguém dizendo que está fazendo este tipo de cadastramento deve ficar atento, como explica o agente de Defesa Civil, Welton Aquino. “Orientamos a checar a identificação das equipes e em caso de dúvidas não fornecer informações pessoais. Também é importante que as pessoas denunciem essa prática que pode servir para roubar dados pessoais à serviço de alguma modalidade de golpe”, destaca Aquino.


Senac EAD oferece 13 graduações e 232 polos em todo o Brasil para quem pretende ingressar no ensino superior

Rede da instituição tem inscrições abertas para graduação a distância em tecnologia, bacharelado ou licenciatura

Para quem planeja não perder tempo e começar o ano qualificado às exigências do mundo do trabalho, o Centro Universitário Senac está com inscrições abertas para 13 cursos da graduação a distância. Os interessados podem escolher opções em tecnologia, bacharelado ou licenciatura. E mais: ainda contam com a conveniência da instituição, que possui 232 polos distribuídos pelo Brasil e que apoiam as atividades dessa modalidade de ensino superior.

Além disso, para este primeiro semestre, há o lançamento do curso Tecnologia em Gestão Ambiental – voltado para profissionais que buscam desenvolver, avaliar e promover ações e projetos de gestão ambiental nas organizações, tendo em vista a garantia da sustentabilidade. As inscrições podem ser realizada pelo Portal Senac EAD.

Depois de escolher o curso, o interessado pode utilizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de ter opção de ingresso por Portador de Diploma, de modo que quem já possui diploma de graduação pode realizar a matrícula automaticamente, sem necessidade de passar por uma nova avaliação.


Governo do Estado regulariza imóveis de Passarinho e Mangabeira

Ação faz parte do Programa Meu Imóvel Legal, executado pela Perpart; são beneficiados mais de 1500 pernambucanos com a entrega de 310 escrituras.

O Governo do Estado, através da Perpart, realiza a entrega de 310 escrituras escrituras nas comunidades de Passarinho e Mangabeira, no Recife. Os atos públicos estão marcados para as 18h desta quarta (24) e quinta-feira (25) respectivamente. A ação faz parte do Programa Meu Imóvel Legal (PMIL) e vai beneficiar mais de 1.500 pessoas nas escolas Marluce Santiago (Passarinho) e Monsenhor Manoel Marques (Mangabeira).

O PMIL tem o objetivo de transferir a propriedade definitiva do terreno, com o registro no Cartório de Imóveis, àqueles que comprovarem a posse de fato e utilizarem o terreno para fins de moradia.

A escritura definitiva é um documento que garante a propriedade da área a famílias que residem no local. O título é capaz de garantir todos os benefícios sociais e legais atinentes à propriedade definitiva do imóvel, como acesso a linhas de crédito e permissão de venda.


Desembargador mantém condenação de Lula e aumenta pena de prisão para 12 anos e 1 mês

O desembargador João Pedro Gebran Neto, durante julgamento de apelação de Lula, no TRF-4 - Sylvio Sirangelo / Divulgação/TRF-4

Primeiro dos três desembargadores a votar no julgamento da apelação criminal do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex do Guarujá, o desembargador João Pedro Gebran Neto manteve a sentença do juiz Sergio Moro e aumentou para 12 anos e um mês de prisão a pena do petista por corrupção e lavagem de dinheiro. Gebran ainda estabeleceu o início do cumprimento da pena no regime fechado e estipulou 180 dias-multa. Antes que a pena seja confirmada pelo TRF-4, outros dois desembargadores precisam apresentar seus votos. Na sentença de setembro, Moro tinha condenado Lula a nove anos e seis meses de prisão.

Ao justificar o aumento da pena, o desembargador afirmou que a culpabilidade do ex-presidente, pelo cargo que ocupava, é extremamente elevada, já que na condição de principal mandatário do país foi tolerante e beneficiário da corrupção na Petrobras, que fragilizou não só a estatal, mas colocou em xeque a estabidade democrática do país. Ele afastou o pedido da defesa de prescrição do crime de corrupção.

— A culpabilidade é o vetor maior. E a culpabilidade é extremamente elevada (por se tratar de ex-presidente) — afirmou Gebran.


Ministério da Saúde reconhece farmacêuticos como profissionais da saúde


O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (24) duas medidas que visam melhorar a qualidade e o acompanhamento dos serviços farmacêuticos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira é a inclusão do profissional farmacêutico no código de identificação do SUS, reconhecendo-os como profissionais da saúde. Com isso os farmacêuticos terão melhores condições para acompanhar os tratamentos oferecidos pelo sistema, de forma a checar se a dosagem dos medicamentos está correta e se os resultados estão dentro do esperado.

A outra medida anunciada, durante a reunião plenária do Conselho Federal de Farmácia, foi o lançamento do projeto-piloto do Programa de Cuidados Farmacêuticos, que beneficiará pacientes portadores de hepatite e artrite reumatoide com orientações e acompanhamento sobre o uso racional de medicamentos. A expectativa é que além de se evitar os riscos de falhas no tratamento por conta do uso inadequado de medicamentos, o governo consiga economizar nos gastos com ações voltadas à saúde. O projeto-piloto será implementado inicialmente em São Paulo, na Bahia e no Distrito Federal. Até o final do ano será estendido a outros sete estados.


Leonardo afirma que filme que conta sua história com o irmão Leandro deve estrear este ano

Cantor Leonardo é entrevistado por Assis Ramalho (Foto/arquivo BlogAR)

O cantor Leonardo revelou que o filme que conta sobre a história da sua vida com o irmão Leandro deverá estrear nas telonas do cinema até o fim deste ano de 2018.

O projeto do longa foi lançado em 2011, mas segundo Leonardo, por conta de uma burocracia teve de ser deixado de lado. Ele garante que na época tudo já estava engatilhado.

A notícia foi divulgada no canal do Youtube Papo.

Confira o vídeo:


Leia também


IMIP é primeira opção dos aprovados com melhor desempenho para Residência 2018 em PE


Os programas de residências uniprofissionais do IMIP foram por mais uma vez destaque no processo seletivo de residência em Pernambuco. Dez cursos da Instituição foram a primeira opção dos aprovados que tiveram o melhor desempenho no certame para 2018.

Este ano, o IMIP também abriu vagas para o Programa de Enfermagem em Transplante Cardíaco e Assistência Ventilatória Mecânica (único no Estado). Ao todo, 21 candidatos se inscreveram para as 2 vagas oferecidas.

Confira abaixo o desempenho dos programas:



Jornalista Francisco José é um dos homenageados na 41° edição do Galo da Madrugada/2018

O jornalista Francisco José é um dos homenageados na 41° edição do Galo da Madrugada

Os carros alegóricos e fantasias do 41 desfile do Galo da madrugada terão o tema “Galo: 40 Anos promovendo o folclore e a cultura pernambucana”, que homenageia os antigos carnavais e os grandes compositores que fizeram parte da história do bloco. Os detalhes foram anunciados durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (24).

Leia também

Os carros, criados pelo cenógrafo Ary Nóbrega, trarão elementos que carregam os 40 anos do Galo, comemorados no dia 23 de janeiro. Serão 72 fantasias de destaque, produzidas pelos carnavalescos Francisco Câmara e Anderson Gomes. O jornalista da Globo Francisco José também será homenageado em um dos carros alegóricos, com direito a um boneco gigante.

Segundo o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Menezes, todos os bonecos gigantes que já passaram pelo Galo, incluindo do homenageado deste ano, Francisco José, estarão no último carro alegórico. Outra participação especial é do Homem da Meia-Noite, que vem às ruas durante o dia para prestar homenagens ao Galo em seu aniversário de 40 anos.

"É muito diferente, por que eu sempre fiquei no meio da multidão, acompanhando e procurando personagens desde o primeiro desfile e nunca pensei que um dia me tornaria um boneco gigante. Ser criatura do criador Silvio Botelho, que é uma pessoa extraordinária, um artista nato. É uma honra muito grande representar toda a imprensa, porque eu acredito que essa homenagem não é só para mim, mas para todos nós que fazemos a cobertura e que tornamos esse Galo, pela beleza que ele representa, o maior bloco de Carnaval do planeta", declarou o jornalista que acompanha o Galo desde seu primeiro desfile.

Por: Folha de Pernambuco


Petrolândia: Dr. Amilton Viana, Cardiologista e Clínico Geral atende nas tardes de segunda e quinta-feira na Policlínica

Com novo visual, a Policlínica está localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, em frente ao antigo escritório da Celpe, no centro de Petrolândia.
 Dr. Amilton Viana

A Policlínica de Petrolândia, agora com novo visual, avisa que Dr. Amilton Viana, especialista em Cardiologia, Medicina do Trabalho e Clínica Médica, atende nas tardes de segunda e quinta-feira em seu consultório.

A Policlínica está localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, em frente ao antigo escritório da Celpe, no centro de Petrolândia.

Agendamento de consultas e mais informações: (87) 3851-2497 e 99618-8877.

Policlínica de Petrolândia


Manifestantes fazem atos pelo Brasil no dia do julgamento de Lula; acompanhe a movimentação!


Manifestantes realizam atos pelo Brasil diversas cidades do país nesta quarta-feira (24), dia do julgamento do recurso ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. O G1 transmite ao vivo o julgamento. Assista.

Lula foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, responsável pelos processo da Lava Jato na primeira instância. O ex-presidente recorre em liberdade da sentença de 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A defesa nega as acusações e pede ao TRF-4 a absolvição do ex-presidente. Já o Ministério Público Federal (MPF) pede o aumento da pena de Lula. 

Acomapnhe na íntegra>Manifestantes fazem atos pelo Brasil no dia do julgamento do recurso de Lula no TRF-4.

G1


Sobrevivente do Globocop segue em estado gravíssimo e respira por aparelhos, diz boletim

No impacto, o Miguel sofreu fratura na perna direita, lesões graves no abdômen, com perda do baço, e traumatismo no rosto, incluindo fratura da mandíbula. Foto: Facebook/Reprodução

O estado de saúde do operador de vídeo Miguel Brendo Pontes Simões, 21 anos, sobrevivente do acidente com o Globocop, permanece gravíssimo, informou o novo boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira (24). O paciente está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área central do Recife. De acordo com os médicos, ele está sedado, fazendo uso de droga vasoativa e respira com a ajuda de aparelhos.

Miguel é um dos tripulantes do helicóptero que caiu na praia do Pina, na manhã de terça-feira (23), e estava sentado no banco de trás da aeronave no momento da queda. No impacto, Miguel sofreu fratura na perna direita, lesões graves no abdômen, com perda do baço, e traumatismo no rosto, incluindo fratura da mandíbula. A vítima foi retirada do mar por populares. Chegou ao Hospital da Restauração às 6h50 e entrou direto para o bloco cirúrgico. Devido à gravidade dos ferimentos, não houve tempo de fazer nenhum exame.


Lula chega ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para assistir julgamento 1h40 após início da sessão

Sindicalistas acompanham julgamento de Lula no TRF-4 na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo - Edilson Dantas / Agência O Globo

O julgamento já tinha começado havia 1h40 quando o ex-presidente Lula chegou ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, para acompanhar a análise do seu recurso pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4) no caso do tríplex do Guarujá nesta quarta-feira.

Ele chegou ao local por volta das 10h10, em uma comitiva de carros pretos. Lula deve assistir aos votos dos desembargadores na sala da diretoria do sindicato. Segundo a entidade, o petista está acompanhado do presidente do sindicato, Wagner Santana, e de outros dirigentes, como Rui Falcão, Aloísio Mercadante e Luiz Marinho.

O petista começou a acompanhar a julgamento no momento em que seu advogado, Cristiano Zanin Martins, fazia a sustentação oral em Porto Alegre. Lula deixou de acompanhar com os sindicalistas a acusação do Ministério Público Federal e as falas dos advogado da Petrobras e de Paulo Okamotto. A leitura dos votos dos desembargadores, porém, ainda não tinha começado quando Lula chegou ao sindicato.


Companhia Azul Linhas Aéreas suspende voos entre Paulo Afonso e Recife


A companhia Azul Linhas Aéreas, suspende os voos ligando Paulo Afonso a Recife no final de fevereiro, como havia previsto. A empresa iniciou a operação no dia 24 de dezembro do ano passado. A rota, segundo a Azul será feita até 4 de fevereiro, com fim da chamada “alta temporada”. Apesar disso, a empresa estimava que dependendo do retorno do público e da demanda o trecho poderia se tornar regular.

O voo tem duração de 1 hora e quinze minutos, e sempre aos domingos. A aeronave sai do Recife às 12h27 e chegada a Paulo Afonso ás 13h42. No sentido contrário decolará às 14h08 e com chegada a Recife às 15h23.


Adolescentes nunca foram tão infelizes e culpa é do tempo perdido no smartphone


Nunca foi fácil ser adolescente. Seu corpo está se desenvolvendo (e provavelmente nunca foi tão estranho), os hormônios estão em ebulição e tudo que você mais deseja é envelhecer (spoiler: não é tão legal assim). Mas de acordo com um novo estudo, publicado nesta terça-feira (23) pelo periódico Emotion, os últimos anos têm sido ainda mais complicados para quem enfrenta esta fase da vida. E o motivo é simples: a ascensão das redes sociais e dos smartphones.

Os pesquisadores analisaram dados de uma pesquisa feita com jovens da 8ª série, 1º e 3º anos do colegial, conduzida desde os anos 90, chamada Monitoring the Future. O objetivo primário do estudo é entender a tendência no uso de drogas, mas uma das questões também envolve a satisfação dos jovens com suas próprias vidas, e é medida em uma escala de um a três – em que ‘1’ representa ‘não muito feliz’, 2 representa ‘bem feliz’ e 3 representa ‘muito feliz’. A amostra inclui mais de um milhão de adolescentes de 13 a 18 anos.

A análise surpreendeu os pesquisadores, que encontraram uma alta na autoestima e felicidade entre adolescentes durante os anos 90 e 2000, mas uma queda no bem-estar geral a partir de 2012. Neste ano, a média de alunos do 1º colegial ficou em torno de 2.06 enquanto, em 2016, caiu para 2.00. Apesar de representar uma mudança modesta, ela é mais abrupta (e maior) do que qualquer outro declínio visto nos anos anteriores.


Recife/Belém do São Francisco: Comandante que morreu no trágico acidente aéreo no Recife era casado com a filha dos belemitas, Sr. Paulo Cesar Fonseca e Sr(a) Célia Fonseca

Comandante Daniel Galvão era casado com a medica Isabela Fonseca (foto acima), de Belém do São Francisco

O comandante Daniel Galvão, morto em acidente de helicóptero na manhã desta terça-feira (23), na praia de Piedade, no Recife, era casado com a médica Isabela Fonseca, filha do casal de belemitas Paulo Cesar Fonseca, conhecido como "Colorau", e a sra. Célia Fonseca.

Nota do belemita Paulo Cesar

É com muito pesar que comunicamos aos familiares e amigos que o velório do seu genro, o piloto Daniel Galvão, está acontecendo no velório Madre Teresa, na rua Pedro Afonso, n° 596, bairro Santo Amaro, Recife-PE. O sepultamento será às 11h (24/01/2018), no cemitério de Santo Amaro.

Nosso pesar aos familiares e amigos pelo trágico falecimento.

Fonte: Facebook Paulo Cesar Fonseca


Itacuruba: Tribo Pankará recebe instruções para implantação de projeto irrigado

Fotos: Juciana Cavalcante/Ascom CBHSF

Junto à tão esperada obra que vai garantir água tratada para a comunidade indígena dos Pankarás, localizada na Aldeia Serrote dos Campos, em Itacuruba, no interior de Pernambuco, a tribo também está recebendo orientações sobre a implementação de um projeto irrigado. Voltando a plantar, a comunidade pretende garantir a sustentabilidade do sistema de abastecimento.

Para isso, uma equipe de professores e estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e do Instituto Federal do Sertão (IF Sertão) está, desde sábado (20), na tribo apresentando e executando o planejamento do diagnóstico rápido e participativo junto com os índios. A ação funciona como um planejamento das atividades e ferramentas promovendo discussões e entrevistas que colaborem para o processo de elaboração de propostas produtivas para o projeto irrigado comunitário.

A agenda, iniciada na manhã do último sábado, contou com apresentação da proposta de trabalho e curso de irrigação, que deverá ser realizado em breve. A equipe ainda procedeu com visita a área da tubulação para instalação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA). A tubulação, que levará água do Rio São Francisco através da adutora até as casas, já foi instalada. A empresa responsável pela obra segue com as demais etapas, como a construção da estação de tratamento, entre outras. A previsão é que a obra seja finalizada ainda no primeiro semestre de 2018.