06 maio 2020

Floresta soma 5 casos em investigação de Covid-19; veja dados oficiais divulgados pela prefeitura nesta quarta (06)



O município de Floresta, no Sertão de Pernambuco, registrou nesta quarta-feira (6) mais um caso suspeito de Covid-19. A informação foi divulgada através de um boletim na página oficial da Prefeitura Municipal no Facebook. Os sintomas apresentados pelo paciente além de sexo e idade não foram informados.

Com esta notificação a “Terra dos Tamarindos” conta agora com cinco casos sob investigação, dois descartados e um confirmado (o qual evoluiu para óbito).

Via Blog do Elvis

Petrolândia: ''Façamos o bem, sem esperar nada em troca'' - Por Fabiano Marques

Façamos o bem, sem esperar nada em troca. Esse é o pensamento e atitude que devemos ter em meio a essa pandemia. Façamos a nossa parte, em breve venceremos juntos esse momento. #petrolandia #pernambuco #solidariedade #cuidado #fabianomarques #compromisso #sociedade #força

Fabiano Jaques Marques

Em nota, governador Paulo Câmara nega que decretou lockdown no estado


NOTA OFICIAL

Não é verdade que o governador Paulo Câmara anunciou o fechamento total das atividades, conhecido como lockdown, em uma reunião na manhã desta quarta-feira (6/05), com os chefes dos Poderes Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas. Na ocasião, o governador voltou a defender o isolamento social como principal instrumento de combate à disseminação do vírus e a possibilidade da adoção de novas iniciativas que possam contribuir para o achatamento da curva de contágio. No entanto, não houve qualquer anúncio ou deliberação para a implementação, a partir da próxima segunda-feira (11/05), de um fechamento total, que ficou popularmente conhecido como lockdown.

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, em março, o governador Paulo Câmara tem se reunido com representantes de entidades e órgãos públicos e da sociedade civil, para discutir as medidas adotadas pelo Estado (o primeiro conjunto delas adotado no dia 12 de março) para o enfrentamento da Covid-19. Em todos os encontros, ocorridos em sua maioria por vídeoconferencia, o chefe do Executivo estadual apresentou o impacto das iniciativas implementadas, pontuou ações que podem ser viabilizadas, discutiu o isolamento social vigente e possíveis formas de ampliação do mesmo e colheu sugestões.

Por Assessoria de Comunicação
Governo de Pernambuco

Paulo Afonso registra o 8º caso positivo do novo coronavírus


A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia divulgou agora há pouco o boletim epidemiológico desta quarta-feira, dia 6 de maio. Após 5 dias sem alterações, Paulo Afonso registrou o 8º caso positivo para o novo coronavírus.

Veja os números abaixo:


Por PA4.COM.BR

Vereador Zé Dantas denuncia abandono do cemitério de Jatobá ''Um verdadeiro matagal''





O Vereador Zé Dantas, em contato com nossa redação, informa que acatando reclamação de moradores de Jatobá e no cumprimento do seu dever de fiscalizar o executivo, encaminhou requerimento à prefeita do Município, no sentido de que seja urgentemente providenciada a limpeza do cemitério da cidade; pois, segundo atestam as fotos que lhe foram encaminhadas por populares e as narrativas de quem esteve recentemente naquela necrópole, o local mais parece uma selva do que um cemitério. 

Tal situação, diz o vereador, se traduz num verdadeiro desrespeito aos mortos lá sepultados, como também aos seus familiares, que ficam impossibilitados de visitar os túmulos dos seus entes queridos. Afirma ainda o vereador, que nada justifica tal situação de abandono, quando o Município tem um orçamento de mais de 40 milhões de reais, para este ano de 2020.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Por: Zé Dantas – Vereador

Autora do vídeo que falava em caixão com pedras pede desculpas


Depois de a Polícia Civil de Minas Gerais pedir ajuda para identificar a autora de um vídeo em que ela acusa autoridades de terem enterrado caixões em Belo Horizonte com pedras e pedaços de pau no lugar de supostas vítimas de COVID-19, ela mesma resolveu aparecer. Por meio do advogado Alexsander Ribeiro, Valdete Pereira Zanco se identificou, reconheceu ter errado e se desculpou pelo ocorrido.

“Ela havia visto no Facebook um fato ocorrido em Belo Horizonte no qual caixões com pedras e pedaços de madeira haviam sido desenterrados. Na data da gravação do vídeo, no interior da loja onde trabalha, ela recebeu um cliente que coincidentemente fez os mesmos comentários, o que a fez julgar o ocorrido como verdade”, explica Ribeiro, em nota divulgada no fim da tarde desta terça-feira.

“Valdete reconhece humildemente o erro e pede perdão ao município de Belo Horizonte e seu ilustre prefeito e a todos quantos foram atingidos negativamente por este equívoco que cometeu. Gostaria ainda de frisar que minha cliente já se apresentou na Delegacia de Polícia Civil da cidade de Jacutinga/MG na data de 04/05/2020, onde foi lavrada a ocorrência, deixando registrado o incidente, contribuindo com a Justiça e para que essa seja promovida", disse o advogado.

As imagens tiveram grande repercussão nas redes sociais e também na imprensa. Muitas pessoas usaram o vídeo para questionar as medidas adotadas pela prefeitura da capital mineira para conter o avanço do novo coronavírus, como o fechamento do comércio e a manutenção do distanciamento social e até mesmo o alcance e a letalidade da doença, que já mantou mais de 7 mil pessoas no Brasil.

Pela manhã, o delegado Wagner Sales, chefe do 1° Departamento de Policia Civil em BH, chegou a cogitar a prisão preventiva da autora, mesmo sem tê-la identificado. Além disso, lembrou que ela poderia ser acusada de crime de denunciação caluniosa, difamação contra autoridade pública e contravenção penal de provocação de tumulto ou pânico. “As penas para esses casos, somadas, podem chegar a nove anos de prisão, além de multa”, disse ele, sem saber que Valdete já havia se apresentado em uma delegacia.

O delegado acredita que esse caso pode servir de exemplo para que outras pessoas tomem cuidado antes de espalhar notícias falsas. Segundo ele, isso só traz “dúvidas e incertezas”, além de poder prejudicar o próprio autor.

“Queremos alertar que este tipo de conduta pode trazer consequências graves tanto na esfera criminal quanto na cível. É preciso ter muito cuidado ao produzir e propagar conteúdo. As atitudes na vida virtual têm consequências na vida real. Crimes como difamação, calúnia e injúria podem ser cometidos”, explicou.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA RETRATAÇÃO

"Venho à público esclarecer a respeito do vídeo gravado pela minha cliente Valdete Zanco e que repercute nas redes sociais. Ela havia visto na rede social denominada Facebook um fato ocorrido no Município de Belo Horizonte/MG, do qual caixões haviam sido desenterrados e localizado em seu interior, pedras e pedaços de madeira. Na data da gravação, no interior da loja onde trabalha, ela recebeu um cliente que coincidentemente fez os mesmos comentários, o que a fez julgar o ocorrido como verdade.

Quero deixar claro que o vídeo foi postado unicamente em um grupo de WhatsApp de família, tanto que início o vídeo chama a atenção de um certo Hernandes, sendo este irmão da minha cliente. Com o vazamento do vídeo do grupo de família, ele chegou a ser compartilhado em um canal de Youtube, colaborando assim pela propagação. Desconhecemos a forma como o vídeo ganhou notoriedade nas redes sociais e nos demais veículos de comunicação.

Valdete reconhece humildemente o erro e pede perdão ao Município de Belo Horizonte e seu Ilustre Prefeito e a todos quantos foram atingidos negativamente por este equívoco que cometeu . Gostaria ainda de frisar que minha cliente já se apresentou na Delegacia de Polícia Civil da cidade de Jacutinga/MG na data de 04/05/2020, onde fora lavrada a ocorrência, e deixado registrado o incidente, contribuindo com a justiça e para que essa seja promovida.

Me coloco à disposição, Dr. Alexsander Ribeio – OAB/SP 343.210."

Por Estado de Minas

Boletim desta quarta [06/05]: Com mais 556 casos e 54 mortes por Covid-19, Pernambuco contabiliza 803 óbitos


Pernambuco confirmou, nesta quarta-feira (6), 556 novos casos e 54 mortes pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Com isso, o estado passa a ter 9.881 confirmações e 803 óbitos.

Ainda de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Pernambuco tem 1.370 pessoas recuperadas da doença. O boletim epidemiológico, com detalhes sobre as pessoas que morreram ou tiveram diagnóstico positivo para o novo coronavírus, devem ser divulgado ainda nesta quarta.

Por G1 PE
Imagem: JC

Petrolândia: Bate papo Maio Cultural tem início nesta quarta-feira; veja toda programação


Por: Deison Bezerra, produtor cultural, maestro da Banda Filarmônica Som do Velho Chico e Diretor Municipal de Cultura.

Esse mês vamos dar início a uma série de LIVES onde abordaremos diversos assuntos relacionados a CULTURA. Na ocasião contaremos com a participação de convidados, que possuem trabalhos de grande relevância cultural.

Fica ligado na PROGRAMAÇÃO!

06/05 - Alexandre Sertão - Poeta
TEMA: Cultura Petrolandese

11/05 - Jocimar Gonçalves - Presidente do Conselho Estadual de Políticas Culturais

TEMA: Políticas Culturais

14/05 - Deison Bezerra - Produtor Cultural
TEMA: ELABORAÇÃO DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS💰

18/05 - Lucivan Max - Músico e Produtor Cultural
TEMA: PRODUÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS MUSICAIS

Transmissão será pelo instagran @deisonbezerra

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Câmara aprova texto-base da nova proposta de ajuda a estados e municípios

A forma de distribuição dos recursos continua como a definida pelos senadores, diferente da que havia sido proposta pelos deputados em um projeto anterior (PLP 149/2019), aprovado pela Câmara em 15 de abril. Após negociação com o governo, a proposta foi substituída no Senado. O valor transferido será menor: de cerca de R$ 90 bilhões, caiu para R$ 60 bilhões.

O plenário da Câmara aprovou, nesta terça-feira (5/5), o texto-base do projeto de lei complementar (PLP) 39/2020, que prevê o repasse direto de R$ 60 bilhões a estados, municípios e Distrito Federal durante a pandemia do novo coronavírus. Como foi modificada pelos deputados, a proposta precisa passar novamente pelo Senado, que enviou o texto à Câmara no último sábado (2/5).

A forma de distribuição dos recursos continua como a definida pelos senadores, diferente da que havia sido proposta pelos deputados em um projeto anterior (PLP 149/2019), aprovado pela Câmara em 15 de abril. Após negociação com o governo, a proposta foi substituída no Senado. O valor transferido será menor: de cerca de R$ 90 bilhões, caiu para R$ 60 bilhões.

Relatada no Senado pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a versão discutida atualmente prevê o repasse dos valores de acordo com critérios que incluem o número de habitantes e a taxa de incidência da Covid-19. A Câmara havia proposto distribuição com base na perda de arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS, estadual) e Imposto Sobre Serviços (ISS, municipal).

Parlamentares reclamam do novo critério, que prejudica estados das regiões Sul e Sudeste, que, proporcionalmente, receberão menos dinheiro. São Paulo, que terá mais perdas com arrecadação de impostos e registra mais casos da Covid-19, terá acesso a R$ 279 per capita, segundo cálculos de técnicos da Câmara. Ao Amapá, estado de Alcolumbre, serão repassados R$ 733 per capita.

Apesar de ter recomendado a aprovação do projeto, o relator na Câmara, deputado Pedro Paulo, criticou a proposta do Senado e afirmou que a da Câmara era mais adequada. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também preferia a proposta com base na arrecadação, mas defendeu a aprovação do segundo projeto sem mudanças, para agilizar o repasse do dinheiro.
O Senado aprovou por unanimidade o pacote de R$ 125 bilhões de socorro a estados, municípios e Distrito Federal. Do valor total, R$ 60 bilhões serão repassados de forma direta aos governadores e prefeitos, em quatro parcelas mensais de mesmo valor.

O governo vai repassar R$ 30 bilhões para estados e R$ 20 bilhões para municípios. Eles poderão decidir o melhor uso para o dinheiro. O restante do socorro virá por meio de medidas como suspensão de dívidas com a União (R$ 49 bilhões) e renegociação de empréstimos com organismos internacionais (R$ 10,6 bilhões).

Dos R$ 60 bilhões de transferência direta, R$ 10 bilhões devem ir exclusivamente para ações de saúde e assistência social, sendo R$ 7 bilhões para estados e R$ 3 bilhões para municípios. Para o Distrito Federal, o governo vai pagar uma cota separada, de R$ 154,6 milhões, também em quatro parcelas.

Por Correio Braziliense

Petrolândia: Pastor Ricardo se defende de críticas, após postar vídeo com reflexões sobre a pandemia de coronavírus

Pastor Ricardo Rodolfo (Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR)

Eleito prefeito de Petrolândia em 2016, gestor do município de janeiro a julho de 2017, quando renunciou ao mandato, o pastor Ricardo Rodolfo, da Igreja Missionária Batista-IBM de Petrolândia, recentemente publicou um vídeo, intitulado "Coronavírus: pandemia ou histeria midiática/política" (https://youtu.be/xqehju9vbIs), no qual faz reflexões sobre a pandemia de coronavírus (Covid-19). Segundo ele, foram muitas as críticas dirigidas à sua opinião pessoal sobre o assunto. Alinhado com o pensamento de Jair Bolsonaro sobre o tema, pastor Ricardo manifestou, entre outras, preocupações com os revezes econômicos causados pelo isolamento social adotado na maioria das cidades do país. 

"Há cerca de um mês atrás publiquei um vídeo manifestando minha preocupação com o ISOLAMENTO SOCIAL praticado pelos governos e municípios bem como minha desconfiança da participação proposital da China comunista nessa PANDEMIA global. Fui muito criticado por emitir tal opinião. Será que as pessoas que acharam um absurdo minhas afirmações e até me xingaram de irresponsável vão ter a hombridade de rever suas opiniões e humildemente corrigir a rota???", afirma o ex-prefeito. 

Hoje, segundo informações da Secretaria de Saúde de Petrolândia, há apenas dois casos confirmados e quatro suspeitos de Covid-19 no município. Ainda não foi registrada transmissão comunitária. O distanciamento social na cidade tem adesão estimada em pouco mais de 50% da população. Nesta terça-feira (05/05), Pernambuco chegou a 9.325 casos, com 749 óbitos e 1.312 pacientes recuperados da doença. Além de prorrogação das medidas para distanciamento social e adoção de novas, como a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção, o Governo de Pernambuco recebe também a sinalização para adotar o lockdown, medida mais dura para conter a disseminação do vírus. A proposta está em boletim divulgado pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que recomenda aos governadores aderir ao lockdown quando "os números de leitos hospitalares tenham superado 80% de ocupação e, ao mesmo tempo, a curva de casos e de óbitos seja ascendente". De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 99% dos leitos de UTIs e 88% das enfermarias do Estado estão ocupadas.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Consórcio Nordeste defende o lockdown para estados com mais de 80% de ocupação de leitos

Segundo a Secretaria de Saúde, em Pernambuco há ocupação média de 93% em leitos totais, sendo 99% nas UTIs e 88% nas enfermarias

Em boletim divulgado nesta terça-feira pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste, governadores são recomendados a aderir o lockdown quando "os números de leitos hospitalares tenham superado 80% de ocupação e, ao mesmo tempo, a curva de casos e de óbitos seja ascendente". Atualmente, Pernambuco possui 99% dos seus leitos de UTIs estaduais e 88% de suas enfermarias em utilização.

De acordo com o documento, um dos motivos que justifica a adoção desta medida é o crescimento de números de caso no interior do Nordeste. No dia 04 de maio, 874 municípios nordestinos (49%) já tinham casos confirmados de COVID-19, o que corresponde ao dobro de municípios em relação ao dia 24 de abril. "O lockdown é eficaz para reduzir a curva de casos e dar tempo para reorganização do sistema. É sabido que países que o implementaram, conseguiram sair mais rápido do momento mais crítico", diz o Boletim.