Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 11, 2015
Publicidade

Rogério Ceni se despede do futebol em festa no Morumbi

Imagem
O adeus do mito Rogério Cener
Foram 1.237 jogos, 131 gols, muitos títulos e glórias, recordes incontáveis... Sobram números na histórica carreira deRogério Ceni. Faltam palavras ao são-paulino para definir o sentimento vivido neste 11 de dezembro de 2015. Tão natural quanto o tricolor do uniforme era ter o Mito no gol. Foi assim por 25 anos. Não será mais. O ídolo pendurou as luvas para virar lenda eterna – e viva – do futebol mundial.
O ponto final nos gramados veio em noite mágica no Morumbi lotado. Com rock, reverência da torcida e uma constelação de ídolos, Rogério Ceni e o São Paulo reuniram os campeões mundiais de 1992, 1993 e 2005 para um jogo histórico. O resultado, mero detalhe, apontou vitória da equipe do tri por 5 a 3 sobre o combinado dos bicampeões do início da década de 90.

Um a um, os ídolos foram anunciados e ovacionados pela torcida. Muricy Ramalho, Diego Lugano, Raí e o próprio Mito foram os mais festejados. Telê Santana, representado pelo filho Renê Santana, também…

Petrolândia: Entrevista coletiva de Dr. João Lopes à imprensa local será transmitida ao vivo pela Web Rádio Petrolândia neste sábado (12)

Imagem
Após declarar publicamente sua pré-candidatura à Prefeitura do município nas eleições de 2016, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia, o presidente do Hospital e Maternidade IBVASF, Dr. João Lopes (PMDB) promete anunciar neste sábado (12), em entrevista coletiva a veículos da imprensa local, o resultado da mais nova pesquisa de intenções de votos para prefeito de Petrolândia em 2016.

Em contato com nossa Redação, a assessoria do médico informou que a coletiva será uma oportunidade para Dr. João Lopes expressar sua mensagem de Feliz Natal e bom ano novo e reafirmar seu compromisso com o futuro do município de Petrolândia.

A entrevista coletiva, marcada para as 10 horas da manhã deste sábado (12), será transmitida ao vivo pela Web Rádio Petrolândia.

O ato é um serviço de utilidade pública da Web Rádio Petrolândia em prol da sociedade petrolandense.



Ouça o programa Acordando com as Notícias com Assis Ramalho de segunda a sábado das 05:30 as 08;30 da manhã na Web…

Identificados suspeitos da morte de criança em Petrolina

Imagem
A Delegacia de Homicídios de Petrolina, no Sertão do estado, já identificou e colheu os depoimentos de dois suspeitos da morte da estudante Beatriz Angélica Mota, 7 anos, encontrada morta dentro do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, onde ocorria uma festa na noite dessa quinta-feira. Um dos homens, segundo a polícia, é um ex-presidiário. Os dois, que não tiveram os nomes revelados, prestaram depoimento à delegada Sara Machado e foram liberados. Ambos negaram participação no crime que chocou a cidade.

A polícia aguarda o resultado das perícias para tentar encontrar provas contra os suspeitos. As imagens das câmeras de segurança do colégio já estão em poder da polícia. “Até o momento não encontramos nada de suspeito nas filmagens, mas muita coisa ainda falta ser analisada”, disse um policial que preferiu não revelar o nome. A menina foi assassinada a golpes de facas e o corpo encontrado dentro de uma sala de material esportivo desativada.

Parecer de Renan ao STF diz que Senado pode arquivar impeachment

Imagem
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) 

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um ofício declarando que, se a Câmara decidir pela abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, o Senado poderá arquivar o caso depois. A interpretação foi anexada à ação em que o PCdoB pede para o tribunal definir o rito de andamento do processo de impeachment no Congresso Nacional.

“Eventual decisão da Câmara dos Deputados pela admissibilidade do processamento do impeachment – de caráter essencialmente político, como sublinhado pelo acórdão do STF – em nada condiciona ou vincula o exame do recebimento ou não da denúncia popular pelo Senado Federal, visto que essa etapa já se insere no conceito de ‘processamento’ referido na Constituição, de competência privativa do Senado”, diz o texto.

Petrolândia: Corpo de Bombeiros, CDL e Sala do Empreendedor convidam empresários para reunião na próxima quarta (16)

Imagem

Alepe aprova Plano de Cargos e Carreiras para militares

Imagem
O Projeto de Lei Complementar n° 638/2015, que institui o Plano de Cargos e Carreiras para policiais militares e bombeiros de Pernambuco, nos termos do Substitutivo nº 1, apresentado pelo Governo do Estado, foi aprovado nesta quinta (10), em Primeira Discussão. O deputado Joel da Harpa (PROS) utilizou o tempo dedicado à apreciação do projeto, durante a Ordem do Dia, para destacar a conquista da categoria com a aprovação da matéria, ressaltando, no entanto, que ainda é preciso avançar na questão.

“Só com uma mesa de negociação constante com o governador chegaremos à proposta ideal, mas, de fato, esse projeto atende parte dos anseios da categoria”, comentou o parlamentar. Ele informou que a matéria votada nesta quinta é resultado de diversas reuniões realizadas entre o Poder Executivo Estadual e associações representativas dos militares, que queixavam-se de não conseguir evoluir na carreira.

PGR defende anular votação da comissão especial do impeachment

Imagem
Janot defendeu que cabe ao Senado decidir sobre eventual abertura do processo de impeachment, posição defendida pela advocacia do Senado e da Advocacia-Geral da União (AGU), que representa Dilma.
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou hoje (11) parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que defende a anulação da votação secreta para a escolha da comissão especial, na Câmara dos Deputados, para conduzir o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A manifestação consta na ação na qual o PCdoB questiona a validade da Lei 1.079/50, que regulamentou as normas de processo e julgamento doimpeachment.

“Sigilo de votações na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional é medida excepcional, pois a Constituição da República determina como regra publicidade e transparência dos atos de todas as esferas de Poder”, diz o procurador.

Além de entender que a votação deve ser aberta, Janot sustenta que a chapa 2, formada, em sua maioria por deputados da oposição e dissiden…

Rodrigo Novaes registra investimentos em mineração no Sertão

Imagem
Material a ser extraído é utilizado na fabricação de tintas e cosméticos, entre outros produtos. (Foto: Roberto Soares)
O anúncio do investimento de R$ 200 milhões na extração da ilmenita de titânio no município de Floresta, no Sertão de Itaparica, foi destacado por Rodrigo Novaes (PSD) na Reunião Plenária desta quinta (10). O material a ser extraído é o principal insumo para a produção de pigmento de titânio, utilizado na fabricação de tintas, plásticos, cosméticos e papéis, entre outros produtos.

“Agradecemos ao Governo do Estado e ao Grupo Tavares de Melo por trazer essa atividade à região, que será mais uma alternativa de emprego em Floresta”, registrou o parlamentar. “É importante que seja usada mão de obra local no empreendimento, que também prevê obras de mitigação de seus impactos”, ressaltou o deputado do PSD.

OAB defende afastamento de Cunha da presidência da Câmara

Imagem
O presidente da OAB quer levar ao Congresso uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) propondo o semipresidencialismo (Foto: Valter Campanato/Arquivo/Agência Brasil)
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Coêlho, disse hoje (11) que a posição da entidade é pelo afastamento do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara dos Deputados. Para ele, já existem evidências de que sua saída da presidência da Casa é importante para o andamento do processo no Conselho de Ética da Casa.

“Os presidentes de seccionais da OAB entenderam que há provas cabais para impor o afastamento do presidente da Câmara, para que o processo no Conselho de Ética transcorra sem interrupções”. disse Coêlho. Ele também destacou o direito de defesa de Cunha, mas afirmou que o processo não pode demorar para ver uma conclusão. “O processo de cassação de seu mandato deve ocorrer com agilidade, garantindo o direito de defesa, mas ocorrendo o quanto antes."

Plenária de Salvador é encerrada com solidariedade ao Rio Doce

Imagem
Foto: Wilton Mercês/CBHSF
Os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), reunidos em Salvador para a XXVIII Plenária Ordinária do colegiado, aprovou nesta quinta-feira, (10/12) uma Moção de Solidariedade ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e aos seus moradores, “neste momento tão difícil de perdas humanas e danos ambientais”. A moção faz referência ao maior acidente ambiental da história do Brasil em volume de material despejado por barragens de rejeitos de mineração. Os 62 milhões de metros cúbicos de lama que vazaram dos depósitos da Samarco, entre as cidades de Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais, no dia 5 de novembro, causou a morte de 19 pessoas e desabrigou mais de 200 famílias.

“Este acidente mostra que o erro está no método(…) Não podemos continuar expondo comunidades à jusante e o território a estas fatalidades(….) Temos centenas de barragens de rejeitos de mineração na bacia do São Francisco, principalmente nas bacias de seus afluentes, com…

Armando Monteiro destaca importância de desoneração de insumos na nova política industrial

Imagem
Foto: MDIC/Divulgação
Durante discurso na Abertura do 20º Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ 2015), em São Paulo, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, destacou a importância da desoneração de insumos como forma de ampliar a competitividade da indústria brasileira.

“Considero que qualquer política industrial de caráter mais estruturante tem que levar em conta a necessidade de se promover uma desoneração naquilo que forma os preços básicos do setor industrial, ou seja, nós precisamos desonerar os insumos, que formam na base, a competitividade da economia brasileira”, afirmou. Monteiro destacou ainda que a volta do crescimento da economia brasileira passa, invariavelmente, pelo fortalecimento do setor industrial. “Qualquer que seja o caminho, ele não prescinde de uma indústria forte. Crescer pela indústria é sempre a melhor forma de crescer. Não há um país importante que não tenha uma indústria forte”, avaliou.

Polícia Federal vê fraude em 42 concursos da Fundação Carlos Chagas

Imagem
A Polícia Federal suspeita que organização criminosa liderada por um técnico judiciário de Rondônia pode ter fraudado 42 concursos para acesso a 64 cargos públicos realizados entre 2010 e 2015 para vagas em 30 tribunais, além de autarquias e Assembleias Legislativas. A investigação, desdobramento da Operação Afronta - deflagrada em outubro - , é a maior já realizada nessa área pela PF.
Na semana passada, a PF pediu à Fundação Carlos Chagas, instituição que aplica as provas, uma auditoria "com a máxima brevidade", inicialmente comparando-se as provas discursivas de todos os candidatos aprovados a fim de identificar todos os fraudadores e beneficiários do esquema.

O mapeamento que coloca sob suspeita aprovados de 42 concursos foi realizado a partir de ampla pesquisa da Fundação em seu banco de dados. A PF quer ir além nesse trabalho porque acredita que os integrantes da organização se infiltraram em outros concursos por meio da inscrição dos "pilotos" - agentes da q…

Relator do Orçamento confirma que vai propor corte no Bolsa Família

Imagem
Bolsa Família pode perder R$ 10 bilhões do seu orçamento (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O relator do Orçamento de 2016 no Congresso, deputado Ricardo Barros (PP-PR), oficializou nesta sexta-feira (11) a proposta de incluir no relatório final sobre o tema um corte de R$ 10 bilhões no Bolsa Família como medida para cumprir a meta do governo de superávit (receitas menos despesas) de 0,7% do PIB no ano que vem. Barros informou que vai apresentar seu relatório até a próxima terça-feira (15). Depois disso, ele precisa ser aprovado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) e pelo plenário do Congresso.

Segundo o relator, o corte de R$ 10 bilhões vai atingir cerca de 23 milhões de pessoas.

Esse corte equivale a 35% do total do orçamento para o programa no ano que vem. Para justificar a medida, Barros disse que o Bolsa Família apresenta “deficiências”, entre elas casos de fraudes investigados por órgão de controle.

“Nós entendemos que o Bolsa Família pode contribuir também na medida em que …

Petrolândia: Loja Euclides Modas, parceria do Blog e da Web Rádio Petrolândia, anuncia liquidação de final de ano

Imagem
Beleza, conforto e preço baixo. Em Petrolãndia, a Loja Eulides Modas tem priorizado a satisfação dos clientes. Os valores que já eram baixos, aliados à comodidade e às tendências da moda, agora entraram em liquidação. Para este mê de dezembro, Euclides Modas lançou uma mega promoção em calçados e confecções; passe lá! e confira.

A Euclides Modas trabalha com as melhores marcas de calçados, como Azaléia, Grendene e Beira Rio, entre outras de renome nacional, além de confecções masculinas e femininas.

Euclides também negocia com veículos. Compra e vende motos, novas ou usadas, com garantia de procedência.

Clique para ver fotos>Liquidação de final de ano na Euclides Modas

A loja Euclides Modas, parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, está localizada no centro de Petrolândia, por trás do Supermercado Rodolfo, do empresário Chiquinho.

Euclides Modas
Org. Euclides Manoel Lisboa
Bons preços e ótimo atendimento
Rua 15 de novembro, 203 - Centro
Petrolândia (PE)
(87) 3…

Petrolândia agora tem FAEL, com cursos de graduação e pós-graduação a distância, reconhecidos pelo MEC. Inscrições abertas!

Imagem
Estão abertas em Petrolândia, até o dia 25 deste mês, as inscrições para o vestibular da FAEL (Faculdade Educacional da Lapa), para cursos de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Matemática, Geografia, História, Letras-Espanhol, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Gestão comercial, Gestão de Tecnologia da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística.

Os cursos de graduação e pós-graduação da FAEL, na modalidade EAD (Ensino a Distância), são reconhecidos pelo MEC, serão realizados em polo administrativo em Petrolândia, vinculado ao Polo Presencial de Arcoverde, cidade em que serão realizadas bimestralmente workshops e provas presenciais. Os alunos da FAEL podem recorrer ao ProUni, após a matrícula.

A FAEL tem 17 anos de experiência e atuação em EAD e já diplomou mais de 150 mil alunos no Brasil, portanto, trata-se de uma instituição testada e aprovada pelos seus ex-alunos.

Inscrições

As inscriçõ…

Petrolândia: Neste sábado (12), a Donna K comemora 7 anos a serviço da elegância de seus clientes

Imagem
Neste sábado (12), a Donna K, com organização de Euda Campos e família, vai comemorar os sete anos de atividades da loja, recebendo sua clientela com os últimos lançamentos de sapatos, bolsas e acessórios com a marca registrada de bom gosto, qualidade e exclusividade.

Para melhor recepcionar e comemorar com estilo a data, a Donna K vai funcionar, excepcionalmente, nos dois horários.

Visite a Donna K neste sábado e saboreie o coquetel, enquanto escolhe os seus sapatos e acessórios para as festas de final de ano.

A Donna K está localizada na Rua Cecília Delgado, 19 - centro de Petrolândia, por trás do Banco do Brasil. Telefone: 87 3851-2001.


Blog de Assis Ramalho
Com informações da Euda Campos/Donna K

Empresas do Sertão se destacam nos Jogos Industriais do SESI/PE

Imagem
Catarina Gesso conquistou prata no futsal (Foto: SESI-PE/Divulgação)
O setor produtivo pernambucano celebrou, agora em dezembro, os grandes vencedores dos Jogos Industriais do SESI. Festejados pelas suas empresas, amigos e parentes, os campeões do torneio alcançaram o lugar mais alto do pódio das oito modalidades depois de competir com mais de 2 mil trabalhadores de todo o Estado, nas etapas municipais e estadual. Bastante disputada, a 36ª edição dos Jogos reservou muita emoção para quem acompanhou as finais das provas de atletismo, que ocorreram no Centro Esportivo Santos Dumont; de tênis de campo, no Sport Club do Recife; e das demais categorias individuais e coletivas, no SESI Paulista. O público viu se confirmar o favoritismo de algumas das 109 empresas participantes e o surgimento de novos talentos.

Do Sertão, a Barbosa e Barbosa, de Petrolina, obteve a prata no futebol de campo e Willians dos Santos ganhou o bronze para a empresa no arremesso de peso masculino para atletas acima…

Dilma diz que PSDB é 'base' do pedido de impeachment

Imagem
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (11) que a base do pedido de abertura do processo de impeachment aceito pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha(PMDB-RJ), é o PSDB. Dilma deu a declaração após participar da 21ª edição do Prêmio Direitos Humanos, no Palácio do Planalto.
Ontem,  após reunião entre integrantes da alta cúpula do PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que há “razão consistente” para o impeachment de Dilma. No encontro, os tucanos fecharam acordo para unificar o discurso em torno da defesa do processo de impedimento da presidente.

"Não é nenhuma novidade. Não é possível que os jornalistas aqui presentes tenham ficado surpreendidos. Aliás, a base do pedido [de impeachment] e das propostas do presidente da Câmara é o PSDB, sempre foi. Ou alguém aqui desconhece esse fato?", questionou Dilma, ao ser indagada sobre o posicionamento do PSDB.

Empresa de Dirceu é suspeita em investigação sobre desvios na transposição em PE

Imagem
Recursos da transposição saltaram de R$ 4,5 bilhões para os atuais R$ 8,5 bilhões. Obras se arrastam desde o ano de 2007.

A JD Assessoria, empresa de consultoria do ex-ministro José Dirceu (PT), preso na Operação Lava-Jato, recebeu recursos da ordem de R$ 586 mil da Galvão Engenharia provenientes de serviços prestados nas obras de transposição do Rio São Francisco. A informação foi divulgada na manha desta sexta-feira (11), pela Polícia Federal no Recife, durante a coletiva de imprensa sobre a Operação Vidas Secas - Sinhá Vitória. A ação da PF investiga o superfarturamento de obras de engenharia executadas por empresas em 2 dos 14 lotes da transposição, num trecho que 82km, que compreende os municípios de Custódia, em Pernambuco, a Monteiro, na Paraíba.

Segundo a Polícia Federal, empresas do consórcio formado pelas construtoras OAS, Galvão Engenharia, Barbosa Melo e Coesa utilizaram empresas de fachada para desviar R$ 200 milhões em verbas públicas. Os contratos investigados são da ord…

Governo do Estado assina convênio de R$ 2 milhões com Arcoverde

Imagem
Secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Danilo Cabral assinou o convênio com Arcoverde (Fotos: Douglas Fagner)
O Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento e Gestão, firmou parceria com o município de Arcoverde para a pavimentação de 33 ruas em sete bairros da cidade. Danilo Cabral, secretário da pasta, e a prefeita Madalena Britto assinaram o documento firmando o convênio que vai liberar R$ 2 milhões para as obras. A solenidade aconteceu, nesta sexta-feira (11), no gabinete da prefeita, com a presença de vários vereadores e todo o secretariado municipal.

Danilo Cabral lembrou que esta é a quinta vez que visita Arcoverde e sempre levando boas notícias para a população. "Já estivemos aqui com o Todos por Pernambuco, para inaugurar obras, fazer vistorias. Desta vez estamos assinando esse convênio que vai beneficiar várias localidades no município. Assim como Paulo Câmara olha para o Estado como todo, aqui, a prefeita Madalena também realiza ações em todo o …

Ampliação de licença-maternidade a mães de prematuros é vitória de todos, diz Humberto

Imagem
Defendida pelo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), a proposta que aumenta o prazo de licença-maternidade em caso de parto prematuro foi aprovada pelos senadores nessa quarta-feira (9). 
A proposta, que segue à Câmara dos Deputados, estabelece que a licença-gestante de 120 dias vai passar a contar apenas a partir do dia em que o bebê prematuro tiver alta do hospital, e não a partir da data do seu nascimento.

“Com isso, as mães dos nenéns nascidos entre a 20ª e a 37ª semana de gestação ganham mais tempo para cuidar dos filhos, sem prejuízo de seus empregos”, avalia Humberto, médico e psiquiatra de formação e ex-ministro da Saúde do governo Lula.

Supermercados franceses proibidos de jogar comida fora a partir de janeiro de 2016

Imagem
Na França, cerca de 7,1 toneladas de comida são jogadas no lixo todos os anos. As novas medidas relativas ao desperdício alimentar passaram no Parlamento francês por unanimidade e entram em vigor em janeiro de 2016
A partir do próximo ano, todos os supermercados franceses passarão a doar os alimentos que passarem do prazo de validade, sem serem vendidos a instituições de caridade. A medida foi aprovada por unanimidade no Parlamento francês e faz parte de um conjunto mais amplo de medidas contra o desperdício alimentar.

Além de serem forçadas a doar a comida que sobrar, os supermercados passam também a estar proibidos de destruir produtos alimentares, medida que habitualmente é tomada para evitar que os alimentos com prazo de validade vencido cheguem a ser distribuídos.

Câmara de Petrolândia realiza Sessão Solene para entrega de certificados de títulos de Cidadão Honorário

Imagem
Fotos: Eduardo Alcântara/Assessoria da CMP
Nesta quarta-feira, dia 09 de dezembro do corrente ano, foi realizada a última Sessão do ano de 2015 na Casa Legislativa Aureliano de Menezes, ocasião em que alguns cidadãos petrolandenses de coração foram homenageados

com o título de cidadão petrolandense, como agradecimento pela contribuição dada ao Município de acordo com o empenho e particularidade de cada um. Petrolândia é uma cidade que dá orgulho para muitos cidadãos, inclusive aqueles que chegam até ela visando uma oportunidade de se manter financeiramente e acabam ficando por algo maior e mais importante que são as amizades e por saber que estão contribuindo para o desenvolvimento da mesma.

Estavam presentes todos os vereadores da Casa, Presidente Fabiano Jaques Marques, Vice-Presidente Carlos Alberto, 1º Secretário Juarez Patriota, Vereadores Eudes Fonseca, Rorgério Gomes de Sá, Jorge Viana, João Vicente, Sílvio Rogério, Maria do Socorro, Raimundo Paulo e José Luiz. Os homenageados…

PF prende 4 diretores de empreiteiras por desvios em obras da transposição do São Francisco

Imagem
Segundo a PF, diretores da OAS, Coesa, Barbosa Mello e Galvão Engenharia foram presos durante a operação (Foto: Thays Estarque/G1)

A Polícia Federal (PF) confirmou, na manhã desta sexta-feira (11), que quatro diretores das empresas OAS, Coesa, Barbosa Mello e Galvão Engenharia foram presos durante a Operação Vidas Secas - Sinha Vitória, que investiga desvios de R$ 200 milhões em obras da transposição do Rio São Francisco. As prisões foram realizadas no Rio de Janeiro, São Paulo,Distrito Federal e no Ceará. Algumas empresas ligadas à organização estariam em nome do doleiro Alberto Youssef e do lobista Adir Assad, investigados na Operação Lava Jato.

As investigações tiveram início em 2010. Os empresários teriam usado empresas fantasmas para desviar cerca de R$ 200 milhões das verbas públicas destinadas às obras, no trecho que vai de Custódia, no Sertão de Pernambuco, a Monteiro, na Paraíba. O consórcio cuidava dos lotes 11 e 12, dos 14 lotes envolvidos na transposição do rio. Os contrat…

Petrolândia está em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e vírus Zika, aponta levantamento do MS

Imagem
Reportagem publicada hoje (11) pela Agência Brasil, informa que, segundo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) – que se baseia em dados dos meses de outubro e novembro de 2015 e acumula informações de 1.792 cidades –, um total de 199 municípios brasileiros estão em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e vírus Zika devido à presença significativa do Aedes aegypti. A classificação, feita com base em dados reunidos pelo Ministério da Saúde, leva em conta o fato de que em mais de 4% das casas visitadas nesses locais foram encontradas larvas do mosquito.

Petrolândia aparece na lista, marcada em vermelho, indicativo de que o município está em situação de risco de surto de dengue, chikungunya e vírus Zika. O mapeamento aponta que Petrolândia tem 4,9% de Índice de Infestação Predial (IIP), com 27 amostras encontradas em armazenamentos de água e 3 em domicílios. Não foram encontrados focos do mosquito no lixo, fato que não justifica o descuido em realizar o …

Criança de 7 anos é assassinada durante festa em colégio particular no Sertão de PE

Imagem
Criança de 7 anos foi assassinada durante uma solenidade de formatura em Petrolina; ela foi achada em um local reservado ao lado da quadra de esportes onde acontecia a formatura. Ela tinha ferimentos no tórax, membros superiores e inferiores.

Quadra do colégio onde ocorria a cerimônia de formatura (Foto: Taisa Alencar/G1)

Uma menina de 7 anos foi assassinada na noite desta quinta-feira (10) com vários golpes de faca, durante uma solenidade de formatura do Colégio Nossa Senhora Maria Auxiliadora, no Centro de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A vítima, Beatriz Angélica Mota, estudava no colégio e era filha de um professor de inglês da mesma instituição. O colégio ainda não se pronunciou sobre o caso.

Segundo a Polícia Militar, a menina foi ao evento com a mãe, Lúcia Mota, e o pai, Sandro Romildo. O professor saiu de perto delas para participar da cerimônia. Minutos depois, a mãe percebeu que a filha tinha sumido.

Uma testemunha que estava na festa e que preferiu não se identificar cont…

Zeca anuncia R$ 665 mil de emenda de Armando Monteiro para Arcoverde

Imagem
O Deputado Federal Zeca Cavalcanti (PTB) recebeu do Senador e Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, a confirmação da liberação dos recursos de uma emenda no valor de R$ 665 mil para o município de Arcoverde.

De acordo com o parlamentar trabalhista, o dinheiro deverá ser aplicado nas obras de reforma da Praça Winston Siqueira, no centro da cidade, e é fruto de emenda apresentada pelo Senador no ano de 2013. Os recursos fazem parte dos restos a pagar que estão sendo liberados pelo Governo da presidente Dilma Rousseff (PT), através do Ministério do Turismo.

A emenda que já estava quase que perdida foi resgatada pelo senador de forma a não prejudicar Arcoverde que, entre 2013 e 2014, acabou perdendo outras emendas que somam mais de R$ 5 milhões para obras de calçamento, pátio de feira, entre outras.

Por Paulo Edson Ramos de Carvalho/Assessoria

Aedes aegypti: conheça a história do mosquito no Brasil e suas características

Imagem
O Aedes aegypti – mosquito transmissor de doenças como a dengue, a febre amarela, a febre chikungunya e o vírus Zika – é originário do Egito, na África, e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século 16. No Brasil, segundo pesquisadores, o vetor chegou ainda no período colonial. “O mosquito veio nos navios com os escravos", explica a pesquisadora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Margareth Capurro.
De acordo com o Instituto Oswaldo Cruz, o Aedes aegypti foi descrito cientificamente pela primeira vez em 1762, quando foi denominado Culex aegypti. O nome definitivo veio em 1818, após a descrição do gênero Aedes. Em território nacional, desde o início do século 20, o mosquito já era considerado um problema. À época, no entanto, a principal preocupação era a transmissão da febre amarela. “Na campanha contra a febre, o Aedes aegypti foi erradicado do Brasil usando inseticida químico", lembra a pesquisadora.

Porém, não demorou muito pa…

Côrte Real faz balanço de gestão à frente da FIEPE

Imagem
Em uma noite de confraternização que reuniu autoridades, empresários, parceiros e colaboradores na Casa da Indústria, nesta quinta-feira (10), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), o deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE), fez um balanço dos 11 anos de sua gestão à frente da instituição. Ao analisar o período de sua administração, o dirigente afirmou que a FIEPE se modernizou para atender aos novos desafios que surgiram para o setor industrial pernambucano, advindos de investimentos estruturadores que aportaram no Estado nos últimos anos.

“A FIEPE, em todas essas etapas, tem se reciclado e acompanhado a realidade desse novo tempo. Respondemos aos desafios, procuramos criar ambientes favoráveis ao crescimento e ao desenvolvimento. Damos condições de inserção das empresas pernambucanas nesse novo modelo. Estamos adaptando as nossas indústrias a essa modernidade, aumentando a produção e melhorando os resultados e a capacidade produtiva de nossos tr…

Publicidade