sexta-feira, 5 de julho de 2019

Sertão de Itaparica: Mychel Ferraz representa o MAPA no lançamento do Polo de Irrigação Planalto Central, em Cristalina-GO



Nesta sexta-feira (05), em Goiás, foi lançado o Polo de Irrigação Planalto Central em Cristalina. Mychel Ferraz participou do evento e descreveu a importância do evento. Ele representou o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA.

"Hoje (05), representando o MAPA, junto ao Ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, participamos do lançamento do Polo de Irrigação Planalto Central em Cristalina/GO. O Programa Rota da Irrigação, tem o objetivo de apoiar o setor produtivo em áreas onde a agricultura irrigada tem sido indutora de desenvolvimento e geração de emprego e renda em todo país. #semiaridoquebrota", declarou Mychel.

Blog de Assis Ramalho
Com informações/foto: Assessoria Mychel Ferraz

Paulo Câmara: “Nossa cultura está muito presente em todas as etapas da Fenearte”


A maior feira de Artesanato da América Latina começou nesta quarta-feira, com a expectativa de receber, ao longo de doze dias de evento, mais de 300 mil visitantes

Comemorando a marca histórica de vinte edições, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato - Fenearte, considerada a maior da América Latina, foi aberta ao público na terça-feira (03.07). Acompanhado da primeira dama, Ana Luiza Câmara, o governador Paulo Câmara comandou a abertura do evento, no Pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda. A feira segue até o próximo dia 14 de julho, reunindo cinco mil expositores de todo o Brasil e de mais 21 países. A expectativa é receber mais de 300 mil visitantes ao longo de doze dias de evento. A edição deste ano tem como tema "Ciranda de Todas as Artes", e homenageia o Mestre Baracho, falecido em 1988, Dona Duda e Lia de Itamaracá.

“Estou muito feliz por estar abrindo nossa 20ª edição da Fenearte, que é a maior feira de artesanato da América Latina. Estamos crescendo cada vez mais, e o mais importante é que a nossa cultura está muito presente em todas as etapas da feira, sempre ressaltando a riqueza de Pernambuco”, afirmou Paulo Câmara, destacando ainda que o evento é uma oportunidade para os artesãos serem reconhecidos, conseguindo assim comercializar seus produtos o ano todo.

Lei dispensa aposentado com HIV de passar novamente por perícia no INSS



O portador de HIV que ganha aposentadoria por invalidez será um dos poucos casos no INSS que dispensará a necessidade de se fazer perícia médica constantemente. A partir de agora, a dispensa de reavaliação pericial da pessoa com HIV/Aids é um direito garantido na lei nº 13.847/19. A norma acrescentou na lei de benefícios da Previdência Social que esses aposentados não precisarão ser reavaliados após a concessão da aposentadoria.

Em tempos de “Operação Pente-Fino”, a notícia pode ser um acalanto para quem se encontra com o vírus da imunodeficiência humana.

O problema é que muitos inválidos já perderam o benefício antes da criação da lei, o que pode gerar situação anti-isonômica para segurados com a mesma doença, além de disputas judiciais, já que os efeitos da norma não alcançam quem perdeu o benefício antes de a nova lei ser publicada.

Jatobá/Itaparica: Bombeiros encontram corpo de Carlinhos 5 meses após tragédia em Brumadinho (MG)

No bolso da calça havia um documento de identidade que confere com o nome de Carlinhos que foi jogador do time da Mendes Júnior, empresa onde trabalhava na época da construção da barragem de Itaparica, hoje denominada Usina Luiz Gonzaga.

O corpo do homem encontrado cinco meses após o rompimento da barragem em Brumadinho (MG) é de Carlos Alberto Pereira (Carlinhos), que foi um dos monstros sagrados dos áureos tempos do futebol de Itaparica, município de Jatobá, nos anos 80.

Carlinhos, que exercia a função de líder de almoxarifado na obra em Brumadinho, estava a oito metros de profundidade. Ele foi identificado na noite desta quinta-feira (4). Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima estava em uma área considerada prioritária já que segmentos de outros corpos também foram achados no local.O corpo estava praticamente intacto graças a um fenômeno conhecido por saponificação que desacelera o processo de decomposição. De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Pedro Aihara, a concentração de minério, a baixa temperatura e a umidade ajudaram a preservá-lo.

A área onde o corpo foi encontrado era local de operação de maquinário pesado na Mina Córrego do Feijão, pertencente à Vale. Um trabalho de cruzamento de dados é feito para otimizar as buscas que já duram 161dias. O cadáver foi levado para o Instituto Médico Legal, na capital mineira, onde foram feitos os trabalhos de identificação pela Polícia Civil. O corpo foi identificado após 11 horas de trabalho da equipe de odontologia-legal. Constatou-se a inexistência de impressões digitais viáveis.

Carlinhos em Itaparica/Jatobá (PE) - futebol, trabalho e boas amizades

Carlinhos foi médio volante do time da Mendes Júnior, empresa onde trabalhava na época da construção da barragem de Itaparica, hoje denominada Usina Luiz Gonzaga. Admirado como cidadão e respeitado como profissional Carlinhos, que foi craque dentro e fora de campo, deixou um legado em Itaparica pelo seu jeito simples, educado e equilibrado.

Esse blogueiro, junto com os demais amigos de Itaparica e região deseja eterno descanso para o eterno companheiro Carlinhos. Também deixamos nossas condolências a família

 Carlinhos no Estádio da ADECITA em Itaparica na década de 1980

Redação do Blog de Assis Ramalho

Dançarina da banda cearense Sala de Reboco morre e cantora e sanfoneiro são feridos a tiros em Irecê, na Bahia

Dançarina Gabriela Amorim, 25 anos, morreu após abordagem policial na Bahia. (Foto: Reprodução/Instagram)
Cantora da banda Joelma Rios foi atingida por tiros em Irecê, na Bahia

Sanfoneiro Possidônio Júnior da banda Sala de Reboco também foi baleado

Uma dançarina da banda cearense de forró Sala de Reboco morreu, na madrugada desta sexta-feira (5), após ser baleada na cidade de Irecê, no norte da Bahia. Na ocasião, outras duas pessoas ficaram feridas. Entre ela, a cantora Joelma Rios.

Segundo relato do dono da banda, Antônio Neto Rocha, mais conhecido como Toinho Produções, quatro integrantes do grupo - duas dançarinas, um sanfoneiro e a cantora - e o motorista estavam em um carro, quando o veículo foi atingido por tiros disparados por policiais militares que seguiam o veículo.

Na ocasião, três pessoas foram baleadas: Gabriela Amorim, de 25 anos; o sanfoneiro Eliedelson Porcidônio Júnior, de 32 anos; e a cantora Joelma Rios.

O G1 entrou em contato com as Polícias Civil e Militar para levantar detalhes sobre a atuação dos policiais e posicionamento sobre o caso. Por meio de nota, a Polícia Civil informou que equipes da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior de Irecê (14ª Coorpin) investigam as circunstâncias da morte de uma mulher e dos feridos.

Também em nota, a PM lamentou a morte de Gabriela Amorim e afirmou estar comprometida com a apuração dos fatos. o documento aponta também que o Comando de Policiamento Regional da Chapada (CPR) instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as circunstâncias da ocorrência.

Ainda por meio da nota, a PM afirma que uma guarnição da unidade flagrou um veículo modelo Hilux SW4, de cor preta, trafegando na contramão, no centro do município de Irecê, e iniciou o acompanhamento ao perceber que o motorista permanecia com uma direção perigosa.

Posteriormente, ainda de acordo com a PM, foi formado um bloqueio na altura da Rua 1º de Janeiro, mas o condutor não teria respeitado o alerta de parada, e um novo bloqueio foi estabelecido por equipes do 7º Batalhão, desta vez na Avenida Santos Lopes.

A PM afirmou que mais uma vez o veículo não obedeceu à ordem de parada, manobrando perigosamente pelo acostamento e dando continuidade à fuga pelo centro da cidade, em alta velocidade, transitando pela contramão.

Após o carro ter furado os dois bloqueios, os policiais atiraram contra o veículo e abordaram os ocupantes, momento em que foram constatados dois feridos. A nota da Polícia Militar ainda destaca que garrafas de bebidas alcoólicas foram encontradas no interior do automóvel.

Ainda segundo a PM, a guarnição imediatamente acionou o Samu, que socorreu um homem, ferido na perna, e uma mulher, para o Hospital Geral de Irecê.

Divulgação de mensagens inéditas aponta orientação ilegal de Moro nas ações da Lava Jato


O site The Intercept Brasil junto com a revista Veja analisaram mensagens inéditas do ministro Sergio Moro. Alguns trechos da conversa já foram divulgados ao longo do mês de junho e geraram polêmica por todo o País.

Na parceria, foram analisadas 649.551 mensagens. Nas conversas publicadas pelo The Intercept Brasil, Moro mandava acelerar ou atrasar algumas operações e pedia a inclusão de provas em processos que não estavam, ainda, em sua responsabilidade.

Algumas conversas do Telegram foram publicadas pelos sites.

1) Diálogo entre Deltan Dallgnol e Laura Tessler

Dallagnol, chefe da força-tarefa na época, informa a procuradora Laura que Moro alertou sobre uma informação que estava faltando na denúncia do réu Zwi Skornicki (acusado de pagar propina a ex-funcionários de um estaleiro do Estado). A informaçãofoi incluída no dia seguinte.

2) Moro pede manifestação do MPF

A segunda conversa relata a cobrança de Moro, em 28 de abril de 2016, sobre a manifestação do MPF em relação ao pedido de revogação de prisão preventiva de José Carlos Bumlai. Dallagnol responde que irá providenciar.

Na sequência, em 12 de junho de 2017, Moro questiona Dallagnol sobre rumores da delação de Eduardo Cunha. O juíz se mostra contra ao acordo, mesmo precisando obter um posicionamento imparcial.

3) Delegada da PF Erika Marena


Em outra conversa, entre o procurador Athayde Costa e um interlocutor que não foi identificado, que segundo a VEJA, seria a delegada da PF Erika Marena; O procurador questiona onde está o documento apreendido com Flávio Barra, preso pela Lava Jato, e a delegada responde que esqueceu de incluir o arquivo no processo eletrônico, porque Moro pediu para "não ter pressa".

5) Mais um episódio: Moro e Dallagnol

Em diálogo entre Moro e Dallagnol, o atual ministro cobra o procurador sobre a data de manifestação do MPF para um habeas corpus impetrado pela Odebrecht. Deltan diz que ficará pronto em um dia, mas acaba se atrasando e sugere enviar uma provisória para que o juiz consiga preparar a decisão.

6) Prisão de Carlos Bumlai

Na sexta conversa divulgada pela parceria entre The Intercpet/VEJA, o procurador Paulo Galvão e o procurador Roberson Pozzobon discute sobre a realização de uma operação que deveria acontecer até novembro, por um pedido de Moro, para que a denúncia fosse apresentada até o fim do ano. A operação foi realizada e acabou na prisão de Carlos Bumlai. Moro aceitou a denúncia apenas um dia depois do MPF divulgar a apresentação.

7) Grupo PF-MPF LAVA JATO 2

O último diálogo divulgado, ocorreu em um grupo chamado "PF-MPF LAVA JATO 2". Os interlocutores não foram identificados, mas a VEJA disse ser o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima e o delegado da PF Igor Romário. Segundo a conversa, Moro teria sugerido a data de realização de operação do almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva.

Em nota, o ministro diz não reconhecer a autenticidade de supostas mensagens obtidas pelo portal. Confira na íntegra

Audiência na Câmara


Na última terça-feira (2), o ministro Sérgio Moro foi convidado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara para explicar diálogos publicados pelo The Intercept Brasil, o ministro disse não reconhecer a autenticidade das conversas com o coordenador da Lava Jato em Curitiba, Delton Dallagnol, e outros procuradores.

"Há uma tentativa criminosa de invalidar condenações", insistiu ele. "Se, durante as investigações da Lava Jato, eu tivesse deixado a corrupção florescer, não sofreria esses ataques. Qual foi a mensagem que revela que tem inocente condenado? Que inocentes?", provocou.

Por: Diario de Pernambuco/via AE

Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta sexta-feira, 05 de julho; veja lista


Mudam de idade hoje (Sexta-feira 05 de julho de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a  Maria Silva,  Rafael Rodrigues ,  Soraya Carvalho,  Tiago Bezerra,  Tony Xavier ,  Edilene Silva ,  Tiago Brinkedo Santos,  Mario Taxi,  Max Vinicius   e  Marcio Viana Souto

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica neste sábado (06) a partir das 8 horas


A Policlínica de Petrolândia (Clínica de Dr. Amiltom Viana), situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende neste sábado (06/07/2019) a partir das 8h00 da manhã.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica

Petrolândia: Maria Fumaça divulga a agenda musical para fazer seu fim de semana cada vez melhor; confira


O Bar e Restaurante Maria Fumaça, fazendo cada vez melhor na avenida da Orla Fluvial de Petrolândia, divulgou a agenda de apresentações musicais deste final de semana.

Confira

Sexta-feira (05/07): Heberty Henrique (21h00)

Sábado (06/07): Keven Vip (21h00)
Domingo (07/07): Edy Ferreira (13h00) e Jhenifer Mello (17h00)

Maria Fumaça, o point da culinária regional e programação musical na Orla Fluvial de Petrolândia. Contato: 87 3851-0376 Acompanhe no Instagram @mariafumaca.oficial

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Maria Fumaça

Floresta: Comandante e Sub Comandante da 4ª CIPM de Petrolândia participam de encontro com autoridades para traçar planos de ações para cumprirem metas na região


Na manhã desta quinta-feira dia (04), aconteceu na Delegacia de Polícia Civil de Floresta, no Sertão pernambucano, uma reunião com o Del. Ariosto Esteves - Delegado Gestor da 22ª Desec, juntamente com o TC. Alexino de Almeida Barros, Comandante da 4ª CIPM de Petrolândia, Maj. Glaucio Rezende, Sub Comandante da 4ª CIPM, Maj. Norberto Lima Garcez, Comandante da 1ª CIPM de Belém do São Francisco, e o 2º Tenente Cicero Edu, Chefe do NIS da 4ª CIPM, onde trataram planos de ações para cumprirem metas na região.

Celebrando a integração e o bom desempenho dos órgãos de segurança que compõem as cidades de Belém do São Francisco, Carnaubeira da Penha, Itacuruba, Floresta, Jatobá, Tacaratu, Inajá e Petrolândia.

Ainda segundo informações, a AIS 22 bateu a meta de melhor desempenho da série histórica do PPV em todo estado de Pernambuco . Dois meses no segundo trimestre, Abril e Junho “zerado “, sem homicídios em toda área integrada da AIS 22.

Foi o melhor desempenho desde a criação do Pacto Pela Vida em 2006..

Por 4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araujo

Serra Talhada: Exposerra começa a ganhar forma e atrai investidores para o município; 20ª edição começa na próxima quinta (11)


A uma semana da abertura da 20ª Exposerra, a estrutura para a realização da Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Serra Talhada começa a ser erguida no Pátio de Eventos Waldemar Oliveira, dando forma a uma das maiores feiras de negócios de Pernambuco.

Com mais de 250 estandes e a presença confirmada de grandes marcas, a edição de número 20 da Exposerra promete ficar marcada pela sua grandiosidade e por consolidar no Sertão do estado um evento de fomento aos negócios que movimenta, há duas décadas, toda a região, promovendo integração e desenvolvimento.

Além dos estandes de expositores, a 20ª Exposerra também vai contar com palestras, desfiles, rodadas de negócios e entretenimento. Entre os atrativos da feira estão a Arena Moda & Beleza e a Arena Gastronômica, além de grandes shows na noite de encerramento, dia 13 de julho, com apresentações de Capim com Mel, Felipe Ferraz e Luiza e Maurílio.

Para o presidente da CDL de Serra Talhada, Marcus Godoy, “a 20ª Exposerra marca um novo momento no desenvolvimento do município, o que também reflete na região, e vai fortalecer ainda mais a chegada de novos empreendimentos e, consequentemente, a geração de emprego e renda”.

A 20ª Exposerra, que tem a realização da CDL e do Sindcom, começa na próxima quinta-feira (11) e segue até o sábado (13).

Por Farol de Notícias

Paulo Afonso (BA): Em estado grave, dono das Rádios Cultura aguarda por vaga em leito de UT

Antônio José Diniz e o filho Dinizinho em 19 de março de 2019 no HNAS. Foto: Reprodução Facebook
Internado na sala de reanimação do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), enquanto aguarda por vaga em um leito de UTI fora da cidade, o empresário Antônio José Diniz, das Rádios Cultura de Paulo Afonso, está em estado grave. A informação foi passada pelo músico Dinizinho, filho de seu Diniz, ao repórter Antônio Carlos Zuca, no início da tarde desta quinta-feira (4).

O estado dele é instável, com quadro grave. Aos 76 anos, Diniz tem problemas de diabetes e há alguns meses convive com suas complicações. No início do ano, ele precisou amputar parte de um dos pés, em decorrência da hiperglicemia.

Dinizinho e a sua mãe, dona Saúde (ex-esposa de Diniz) estão acompanhando diuturnamente o empresário no HNAS. Na entrevista o radialista, o músico pediu orações para o seu pai: “Temos esperança, ele está aqui, mas só Deus, só Deus sabe. Ele está numa situação agora precisando de oração, o pessoal que tiver energia positiva, reza da forma que você tiver seu contato com Deus, com o Altíssimo Criador de todas as coisas, orem transmitam uma energia positiva a favor de meu pai que ele está precisando muito nessa hora.”

Perguntado sobre a situação da família diante de um Diniz tão frágil de saúde, o filho respondeu: “A família toda está com o sistema nervoso abalado.”

Dinizinho informou ainda que sua irmã, Soraya Diniz que mora no Canadá, deve chegar ainda hoje (5) a Paulo Afonso para também acompanhar o pai e apoiar a família.

Nas redes sociais, o cantor publicou uma mensagem compartilhando com seus seguidores, o sentimento de dor e angústia que vem enfrentando: “Quando Deus nos mostra as coisas vindouras. As vezes é dolorido! Mas sabemos que Ele não faz nada sem nós avisar. Obrigado meu Pai criador por tudo! Ajuda-nos a passar essa fase!”, escreveu Dinizinho.

Por PA4.COM.BR


Veja o que muda nas aposentadorias com a reforma da Previdência


Relatório aprovado em comissão da Câmara cria idade mínima e aumenta o tempo de contribuição.

Veja abaixo a reportagem completa


Por Fernanda Brigatti
Folha de S. Paulo

Comissão especial aprova mudança que beneficia PMs e bombeiros


A Comissão Especial da reforma da Previdência aprovou, em votação simbólica, uma alteração ao texto que garante regras mais vantajosas para policiais militares e bombeiros. A mudança foi proposta pelo DEM, após um acordo com parlamentares da bancada da bala e o governo, como forma de facilitar a aprovação do texto no colegiado, conforme publicou o EXTRA na tarde desta quinta-feira.

O destaque apresentado retira da proposta de emenda à Constituição (PEC) o trecho que enquadra PMs e bombeiros nas novas regras das Forças Armadas, que ainda serão analisadas pelo Congresso. A mudança é benéfica para as categorias, que poderá continuar a se aposentar com 30 anos de contribuição, enquanto cada estado não fizer alterações nas suas próprias assembleias legislativas — já que são regidas pelos governos locais. O projeto que trata dos militares federais prevê tempo de contribuição de 35 anos.

A alteração patrocinada pelo DEM, no entanto, não retirou o trecho da PEC que diz que uma lei complementar tratará de regras gerais para PMs e bombeiros.

Todos os partidos encaminharam de forma favorável à mudança.

— Ele foi fruto de um acordo construído com parlamentares que representam a categoria, com governo, com lideranças e ao longo do dia gerou confusões com as corporações. Chegamos a um entendimento, por isso a manutenção desse destaque — disse o deputado Pedro Paulo (DEM-RJ), responsável por costurar o acordo.

Jornal Extra-RJ

Em vídeo institucional, papa Francisco diz que juízes devem ser isentos


O papa Francisco publicou vídeo, nesta quinta-feira (4), onde ressalta a importância da independência para os juízes desempenharem suas funções. Segundo o pontífice, ela deve ajudá-los a serem “isentos de favoritismos e das pressões que possam contaminar as decisões que devem tomar”. As declarações fazem parte de um vídeo institucional, e foi interpretado, nas mídias sociais, como crítica ao ministro Sergio Moro.

Nos comentários da mensagem, publicada no Twitter, muitos seguidores fizeram menções ao ministro Sergio Moro, que tem sua atuação como juiz contestada após a divulgação de uma série de mensagens com o procurador Deltan Dallagnol.

Ver vídeo abaixo

Petrolândia 110 anos: IGPH, palestrante Edson Mendes e Cia de Teatro Telma Rodrigues falam sobre aula espetáculo desta sexta (05)





Na noite dessa quinta-feira (04), na sala de leitura da Biblioteca Municipal Barão de Mauá, no centro de Petrolândia, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia conversou com pesquisadores da história de Petrolândia, representados pelo Instituto Geográfico Histórico de Petrolândia-IGPH, e da Companhia de Teatro Telma Rodrigues, grupo profissional de teatro da cidade de Jatobá. Petrolândia comemorou 110 anos de Emancipação Política no dia 1º de julho de 2019. O IGHP (Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia) em comemoração também aos 3 anos de fundação, realizará aula-espetáculo "Petrolândia 110 anos: apontamentos para uma história do Brasil", que apresenta aspectos da história da cidade, com intervenções musicais, teatrais, poesia e palestra, em um evento cultural com conteúdo histórico.

Na conversa, bastante descontraída, o palestrante Edson Mendes, a presidente do IGPH Paula Rubens, e os artistas Antonio e Wilma, da Cia de Teatro Telma Rodrigues (Jatobá-PE), anteciparam o que o público vai assistir no evento que será realizado no Auditório Cecídio Rubens, no Centro Cultural de Petrolândia, às 16h00 desta sexta (05). A entrada é gratuita e aberta a todos que tiverem interesse em assistir às apresentações. Segundo Paula França, o espetáculo tem duração de 1h30min e não é cansativo.

No site do IGPH, disponível em https://ighpetrolandia.org/, os interessados têm acesso a fotos, documentos acadêmicos e outros materiais sobre a história de Petrolândia. O download é gratuito.

Confira a instrutiva entrevista no vídeo abaixo.







Redação do Blog de Assis Ramalho
Com fotos de Maria Helena Gomes