11 maio 2026

Jovem de 22 anos é morto a tiros dentro de casa no Bairro Boa Esperança, em Paulo Afonso

 

A semana começou com o registro de um homicídio na cidade de Paulo Afonso. O crime aconteceu no Bairro Boa Esperança, nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 11 de maio.

A vítima foi identificada como Pedro Feitosa Silva, conhecido popularmente como “Pedrinho”, de 22 anos. Segundo as informações iniciais, ele estava em sua residência quando, por volta das 5h30, um homem chegou ao local e efetuou vários disparos de arma de fogo.

Pedrinho morreu ainda no local antes de receber atendimento. O suspeito do crime teria sido identificado e equipes policiais realizam diligências na tentativa de localizá-lo.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O caso será investigado pelas autoridades competentes para esclarecer a motivação e as circunstâncias do homicídio.

Por Redação / PA4 - Ozildo Alves

'Quem diria que um dia ia me casar': noiva morta pelo marido no dia do casamento comemorou união em mensagem na véspera

 

Nájylla Duenas Nascimento, de 34 anos (à dir.), foi morta a tiros no dia do próprio casamento; na véspera da cerimônia, mulher comemorou união em mensagem de texto — Foto: Arquivo pessoal

Por Júnia Vasconcelos, g1 Campinas e Região

Morta pelo marido no sábado (9), dia do próprio casamento, Nájylla Duenas Nascimento, de 34 anos, havia enviado mensagens a uma familiar na véspera do crime comemorando a união. “Quem diria que um dia ia me casar”, escreveu.

Nájylla foi morta a tiros pelo guarda municipal Daniel Barbosa Marinho, de 55 anos, após uma discussão. Ela deixa três filhos de um relacionamento anterior.

Segundo o boletim de ocorrência, os dois entraram em luta corporal, e familiares conseguiram retirar as crianças do local. Em seguida, o guarda teria pegado a arma funcional, agredido Nájylla e atirado contra ela antes de fugir.

Testemunhas relataram ainda que ele voltou à residência e efetuou novos disparos. Nájylla chegou a ser socorrida pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos.

Em nota, a defesa de Daniel afirmou que acompanhará o caso confiando na investigação técnica e imparcial, destacando que ele se apresentou espontaneamente e colaborará com as apurações.

O advogado disse ainda que buscará a liberdade provisória e que "o que realmente ocorreu será debatido pela defesa nos autos". Leia o texto completo abaixo.

Histórico de violência

Presos, Bolsonaro e Collor são convidados por Nunes Marques para posse no TSE


Divulgação/rede social

O ministro Nunes Marques toma posse nesta terça-feira (12) como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e convidou ex-presidentes para a cerimônia.

Entre eles, Jair Bolsonaro e Fernando Collor, que foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e cumprem prisão domiciliar.

Bolsonaro foi o responsável por indicar Nunes Marques para virar ministro do STF. Convidar ex-presidentes é uma praxe, mas ex-presidentes presos exigem autorização judicial para comparecer à cerimônia.

Além disso, a saída temporária do cumprimento de pena, geralmente, é concedida por outros motivos, como questões de saúde.

Ao blog, o TSE disse que “foram convidados todos os ex-presidentes vivos”. A assessoria do ministro afirmou que todos os ex-presidentes e todos os integrantes do Congresso foram convidados pela lista protocolar.

Esse foi o critério. Collor e Bolsonaro só comparecerão se o Supremo permitir. O blog procurou as defesas para saber se o pedido será feito.

Os convites são protocolares e o ministro não ligou pessoalmente para ninguém, segundo interlocutores de Nunes Marques.

g1


Mulher é morta a tiros pelo marido horas após casamento em Campinas, SP

Vítima foi identificada como Nájylla Duenas Nascimento - reprodução/redes sociais

Uma mulher de 34 anos foi morta a tiros pelo próprio marido horas após a cerimônia de casamento do casal, em Campinas, no interior de São Paulo. O principal suspeito do crime é o guarda municipal Daniel Barbosa Marinho, de 55 anos, preso em flagrante por feminicídio logo após o crime, ainda na noite de sábado (9).

Uma mulher de 34 anos, identificada como Nájylla Duenas Nascimento, foi morta a tiros pelo marido horas após a cerimônia de casamento do casal, em Campinas, no interior de São Paulo • Reprodução • Montagem CNN Brasil

A vítima foi identificada como Nájylla Duenas Nascimento. Ela era mãe de três filhos de um relacionamento anterior. Segundo informações da Polícia Civil, o casal participava de uma confraternização após oficializar a união quando começou uma discussão dentro da residência, localizada no bairro DIC IV.

De acordo com testemunhas, o desentendimento evoluiu para agressões físicas. Em seguida, Daniel teria pegado a arma funcional e efetuado disparos contra a esposa. Relatos apontam ainda que, após sair do imóvel, o guarda municipal retornou pouco tempo depois e voltou a atirar contra Nájylla.

Familiares que estavam na casa conseguiram retirar as crianças do local durante a confusão. Equipes do Samu foram acionadas e prestaram socorro à vítima, mas ela não resistiu aos ferimentos.

Em nota enviada à CNN Brasil, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) informou que o caso foi registrado como feminicídio e violência doméstica na 2ª Delegacia de Defesa da Mulher de Campinas. Segundo a SSP, o homem foi preso em flagrante na rua Anália Franco, onde o crime aconteceu. Com ele, policiais apreenderam uma arma de fogo e munições.

Após a prisão, Daniel Barbosa Marinho foi encaminhado à cadeia pública do 2º Distrito Policial de Campinas, onde permaneceu à disposição da Justiça. O caso também deve ser apurado administrativamente pela Guarda Municipal de Campinas.

Guilherme Rajão, da CNN Brasil, em São Paulo

CBF indica Estêvão fora e inclui Neymar em pré-lista exigida pela Fifa para Copa do Mundo


Neymar antes de Santos x Bragantino — Foto: Jota Erre/AGIF

Sonho da Copa do Mundo praticamente adiado para Estêvão e mais uma semana de expectativa para o veredito final sobre Neymar. A CBF envia no fim da tarde desta segunda-feira para a Fifa a relação com 55 nomes pré-convocados para o Mundial que começa daqui a um mês, e a tendência é de ausência do jogador do Chelsea por conta de lesão. Já o camisa 10 do Santos repete o padrão das outras listas largas de Carlo Ancelotti, mas sua presença nos 26 que serão anunciados daqui a uma semana é improvável.

Petrolândia (PE): Com objetivo de prestar atendimento especializado e diferenciado, Farmacia São Luiz chegou a Petrolândia com om um mix completo de medicamentos genéricos, similares, perfumaria e preço acessíveis aos consumidores

 

 A organização da Farmacia São Luiz é de Marcílio e Luiz Carlos -  Fotos: Assis Ramalho

A Farmacia São Luiz, a mais nova farmácia de Petrolândia, fica localizada na Avenida Manoel Borba, vizinho`a Casa Lealdade, no centro da cidade. A organização é de Marcílio e Luiz Carlos


A organização da Farmácia São Luiz é de Marcílio e Luiz Carlos

Inaugurada há um ano, a farmacia São Luiz chegou a Petrolândia carregando no seu DNA características que se alinham perfeitamente a sua missão: de estar pertinho dos clientes oferecendo sempre o melhor. Pois, trata-se de mais uma ótima opção de farmácia na cidade.

A farmacia São Lui conta com um mix completo de perfumaria, medicamentos genéricos, similares e preço acessíveis aos consumidores - tem como objetivo principal prestar atendimento especializado e diferenciado.

A Farmacia São Luiz, a mais nova farmácia de Petrolândia, fica localizada na Avenida Manoel Borba, vizinho`a Casa Lealdade, no centro da cidade. A organização é de Marcílio e Luiz Carlos

Contato: (87) 9. 9918-4545

O horário de funcionamento da Farmácia São Luiz é de segunda a sábado das 07h00 às 22 (sem intervalo).

Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

No Dia das Mães, mulher perde 4 filhos após carro cair em represa de Goiás

Seis pessoas morrem após carro cair no Lago Corumbá IV, em Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Seis pessoas morrem após carro cair em represa em Goiás. Mãe de quatro vítimas conseguiu sair do veículo e pedir socorro. Dois dos mortos eram crianças.

Um acidente em uma represa em um condomínio às margens do Lago Corumbá IV, em Alexânia, no Entorno do Distrito Federal, deixou seis pessoas mortas, no domingo (10). Segundo a Polícia Militar, elas estavam em um carro, que ficou submerso na água. Duas vítimas eram crianças.

O acidente aconteceu no condomínio Colorado Premium. Uma mulher, mãe de quatro das vítimas, sobreviveu. Ela contou para os policiais que viu muita água entrando no interior do carro, mas conseguiu sair do veículo e pedir socorro.

A sobrevivente contou para a equipe policial que não sabia como ocorreu o acidente, apenas que estavam indo embora quando o acidente aconteceu. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou o carro submerso a cinco metros de profundidade.

Segundo a Polícia Militar, as seis vítimas foram identificadas como:

Wellinto Barcelar Santiago, de 35 anos;

Cleber Jhon, de 43 anos;

Dafne Nicole de Sousa Santiago, de 18 anos;

J. W. de S. Santiago, de 14 anos;

B. B. de S. Santiago, de 9 anos;

W. D. de S. Santiago, de 6 anos.

A PM relatou que foram realizadas manobras de massagem cardíaca na tentativa de reanimar as vítimas, porém sem êxito. Os bombeiros chegaram logo depois e encontraram três das vítimas já retiradas do veículo e encontraram as outras três dentro do veículo submerso.

Por Tatiane Barbosa, Stephanie Fonseca, Ildeu Iussef, g1 Goiás e TV Anhanguera

Homem morre e motociclista fica em estado grave após acidente com três veículos no Sertão da Paraíba


Homem morreu e outro ficou ferido em acidente no Sertão — Foto: Reprodução/TV Paraíba

Um homem morreu e outro ficou ferido em um acidente envolvendo um carro, uma moto e um caminhão, na noite deste domingo (10), entre as cidades de Patos e São José do Bonfim, no Sertão.

A vítima fatal foi identificada como Irandilson Flávio Cirne, de 57 anos. Segundo informações do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Patos, o homem dirigia um carro e seguia em alta velocidade quando bateu em uma moto, invadiu a contramão e colidiu com o caminhão.

Com o impacto, o homem morreu no local. O condutor da moto ficou ferido e foi socorrido para o Hospital Regional de Patos. Segundo informações da unidade de saúde, o estado de saúde dele é grave.

O motorista do caminhão permaneceu no local até a chegada da polícia.

Por g1 PB

Concursos no Brasil: confira agenda com mais de duas mil vagas, e salários de até 35 mil reais


Divulgação

Vagas para diversos níveis e áreas de atuação nas regiões Nordeste, Norte, Sudeste e Centro-Oeste

Por Concursos e Empregos

A agenda de concursos desta semana traz uma variedade de oportunidades em diferentes áreas, como educação, direito, contabilidade, administração, saúde e militar, com vagas para os níveis fundamental, médio, técnico e superior.

Os editais abertos têm prazos que se estendem até junho, e outros estão previstos ainda para este ano, abrangendo órgãos municipais, estaduais e federais.

Nacional

Concurso Marinha (CPAEN)

Vagas: 49
Prazo: 13 de maio
Taxa de inscrição: R$ 110,00
Cargos: aspirante da Escola Naval, com promoção para segundo-tenente
Área: militar
Nível: médio
Remuneração: R$ 1.719,26 + benefícios

Concurso EsPCEx

Vagas: 440
Prazo: 29 de maio
Taxa de inscrição: R$ 100,00
Cargos: Curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico (CFGO/LEMB)
Área: militar
Nível: médio
Remuneração: a ser informada

Concurso CFO-Exército
Vagas: 227
Prazo: 12 de junho
Taxa de inscrição: R$ 150,00
Cargos: Quadro Complementar (CFO/QC), Quadro de Capelães Militares (CFO/QCM) e Quadro de Serviço de Saúde (CFO/S Sau)
Área: Diversas
Nível: Superior
Remuneração: A ser informada

Pernambuco

Pré-candidato a deputado federal Charlles de Tiringa recebe apoio do suplente de vereador de Petrolândia, Jorge Eletricista


O pré-candidato a deputado federal Charlles de Tiringa recebeu o apoio do suplente de vereador de Petrolândia, Jorge Eletricista. O encontro entre os dois foi divulgado nas redes sociais e repercutiu entre apoiadores e seguidores do influenciador.

Na publicação, Charlles agradeceu o apoio e destacou a importância da parceria para o fortalecimento de sua caminhada política.

“Obrigado a Jorge Eletricista, grande liderança e suplente de vereador de Petrolândia, por estar comigo nessa caminhada cheia de responsabilidade e propósito”, escreveu.

O pré-candidato também afirmou que a chegada do suplente representa mais união e fortalecimento para o projeto político que vem sendo construído.

“Chegando para somar, acrescentar e fortalecer ainda nessa caminhada”, completou.

Blog de Assis Ramalho, com R1

Os 30 anos da urna eletrônica e o respeito à escolha do eleitor; TSE celebra três décadas do sistema de votação, que em 2022 foi colocado em xeque por Bolsonaro com uma campanha de mentiras


Adoção das urnas eletrônicas marcou o rompimento com um passado marcado por eleições fraudadas (crédito: Ed Alves/CB/D.A press)

TSE celebra três décadas do sistema eletrônico de votação, que em 2022 foi colocado em xeque por Bolsonaro com uma campanha de mentiras. Ex-presidente do STF aprova redução de pena dos réus do 8 de Janeiro

Correio Braziliense

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) celebra, hoje, os 30 anos da urna eletrônica, mas em um cenário pré-eleitoral em que a polarização política ainda prevalece. Se, nos meses que precederam a eleição de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores atacaram não apenas a lisura do pleito, mas lançaram — por meio de todo tipo de mentiras — desconfianças sobre um equipamento cuja excelência de funcionamento é reconhecida em vários países, para o pleito de outubro, pelo menos por ora, está pacificado que o formato de votação adotado há três décadas continua a ser seguro e representativo da vontade do eleitor.

Em artigo publicado na edição de ontem do Correio, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Mário Velloso — presidente da Corte entre 1999 e 2001 e que esteve à frente do TSE quando da implantação do novo sistema eletrônico de votação —, enfatiza que a urna informatizada foi o rompimento do país com um passado de irregularidades cometidas contra a sociedade. "A urna eletrônica veio, sobretudo, para afastar as fraudes, para tornar mais seguras as eleições. Ela está engajada na revolução dos computadores. Tudo hoje é informatizado, bancos, comércio, sociedades empresárias, cartões de crédito, repartições públicas, tribunais, empresas aéreas, aeroportos. A urna eletrônica é auditável antes, durante e depois das eleições. Ela veio para ficar", assinala.

Ainda segundo o ministro aposentado do STF, "a urna eletrônica torna mais legítimas as eleições — assim, a democracia que praticamos (...), que Winston Churchill (...) proclamou que 'é o pior dos regimes politicos, com exceção de todos os outros que foram praticados'. A urna eletrônica brasileira nos faz orgulhosos de ser brasileiro".

O movimento contrário ao sistema de votação chegou ao ápice quando Bolsonaro — condenado pelo STF a 27 anos e três meses de prisão por chefiar uma quadrilha que tentou dar um golpe de Estado no Brasil — atacou as urnas em uma transmissão ao vivo, em 29 de julho de 2021, e em reunião com mais de 70 representantes de nações estrangeiras, em 18 de julho de 2022. Esse encontro, transmitido pela tevê estatal, levou à inelegibilidade do ex-presidente, decidida pelo TSE em 30 de junho de 2023.

Para Sidney Neves, presidente da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) e procurador especial eleitoral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), essa deslegitimação da urna informatizada é uma construção populista. "Para quem inventa adversários incomuns, como é o caso dos que miram o nosso sistema eletrônico de votação, materializado pela urna eletrônica, mesmo com um resultado eleitoral que lhe é favorável jamais haverá o afastamento da desconfiança, pois a manutenção é importante para figurar uma suposta luta contra um sistema", adverte.

Na visão de João Marcos Pedra, advogado e secretário-geral da Comissão de Direito Eleitoral da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), as críticas ao sistema eletrônico de votação jamais passaram de retórica sem provas técnicas. Ele define a urna como um pilar da democracia brasileira, que garante a contabilização fiel da vontade popular.

"A urna eletrônica já é um marco por si só. Seja pelo aspecto de termos o resultado ainda no mesmo dia, seja pela dificuldade de contestar o resultado, porque ele é praticamente absoluto. A vontade da população é transcrita no resultado final", destaca.

Na mesma direção do ministro aposentado Carlos Mário Velloso, Neves lembra que o sistema informatizado de votação veio para substituir as urnas de lona, que estavam sujeitas a todo tipo de fraude. As mais comuns eram a inserção de votos em favor de um candidato antes mesmo de começar a votação e a entrega da cédula ao eleitor já marcada no nome de algum político — prática que deu origem à expressão "curral eleitoral". A urna eletrônica conta, atualmente, com mais de 30 camadas de segurança e criptografia de ponta.

João Marcos Pedra ressalta, contudo, o silêncio dos grupos que, em 2022, atacavam o sistema. Para ele, não significa uma mudança de convicção, mas uma "trégua estratégica". Ou seja, indica que os ataques às urnas eletrônicas não estão no passado.

"Sem sombra de dúvida, é uma trégua estratégica. Existem pessoas que estão com receio de se expressar, mas existem outras que estão apenas aguardando o momento mais adequado para realizá-lo. Eu acredito que esse silêncio, de fato, se encerra este ano", observa.

Sidney Neves acrescenta que o uso da desinformação como arma eleitoral deve ser severamente sancionado pela Justiça Eleitoral, por atentar contra a dignidade do pleito com base em informações falsas, que visam apenas causar "pânico artificialmente construído".

Sob o comando da ministra Cármen Lúcia, que passa a presidência do TSE ao ministro Nunes Marques no próximo dia 12, o evento "Tudo sobre a Urna Eletrônica" contará com a exposição "Caminho do Voto" e painéis sobre segurança da informação. As primeiras urnas eletrônicas foram enviadas aos tribunais regionais eleitorais (TREs) em 13 de maio de 1996.

Dosimetria: acerto do Congresso

O movimento de 2022 que, entre outras coisas, colocou em xeque a democracia pela suspeita à urna eletrônica, recebeu um alento com a derrubada do veto presidencial ao PL da Dosimetria, que pode diminuir a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro. Para Carlos Mário Velloso, o Congresso acertou.

"Fui juiz a vida toda. Sou filho de juiz, cujo exemplo de juiz me fez juiz. Leis que beneficiam quem tenha sido punido pelo Estado-Juiz, pelo poder público, aplicam-se retroativamente. É a Constituição que assim dispõe. O Congresso laborou com competência constitucional. Mesmo porque é preciso distinguir o pecado do pecador (Santo Agostinho). Deve-se abominar o pecado, não o pecador. Abominamos o crime, não abominamos quem teve a infelicidade de praticar o delito, um ser humano como nós. E no caso ocorreram penas exageradas, fora do esquadro. Então, vale repetir: não se trata de um equívoco reduzir tais penas. Foi, ao contrário, bom", assegura.

Agora, as penas para os crimes de tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado deixam de ser somadas quando praticadas no mesmo contexto, prevalecendo apenas a mais grave. A lei alterou a progressão de regime para réus primários nesses crimes específicos, reduzindo o percentual de cumprimento de pena de 25% para 16%.

Iago Mac Cord e Fabio Grecchi - Correio Braziliense