sábado, 3 de junho de 2017

Cidades & Soluções: Academias ao ar livre - Coluna de Roberto Oliveira

Foto: Governo do Mato Grosso

O objetivo deste trabalho realizado em diversas cidades do Brasil é de incentivar a prática esportiva. Estas academias promovem qualidade de vida, bem estar, condicionamento físico, autoestima, saúde e inclusão social. Todos os aparelhos de uma academia ao ar livre devem vir com placas exemplificativas, demonstrando como os músculos devem ser trabalhados, além dos alongamentos necessários para não acarretarem riscos de contusões. Antes da implantação deste projeto de prevenção mesmo, é necessário que a prefeitura faça convênio com profissionais de educação física para demonstração na prática da utilização destes aparelhos. Os aparelhos utilizados nestas academias ao ar livre, não têm cargas, utilizando apenas o peso do seu corpo e trabalha bastante as articulações, prevenindo lesões. Estes locais de exercícios físicos são para todas as idades e além de dar certa tonificação ao corpo, trabalha-se o condicionamento cardiovascular. Serve também para iniciar a prática do exercício físico.



 Foto: Prefeitura de Curitiba
Foto: FLEX 

Manual de uso das academias públicas
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=MMdsUMvEtkQ

Cerca de 17,5 milhões pessoas morrem de doenças cardiovasculares todos os anos e a falta de prática de exercícios físicos é uma das causas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames. E a solução está em ter atividade física constante, ter uma alimentação saudável, evitar o excesso de consumo de álcool e ficar longe do cigarro. 30% das mortes no Brasil estão relacionadas a problemas no coração. De acordo com o ministério da saúde, as doenças cardiovasculares são responsáveis pelo dobro de mortes causado por todos os tipos de câncer juntos!

O incentivo ao exercício físico reduz até mesmo a necessidade da população de utilizar hospitais públicos para cura de doenças que poderiam ser prevenidas com uma simples mudança de hábitos no cotidiano das pessoas, e a prefeitura dispondo academias ao ar livre, incentivando a utilização de bicicletas como meio de transporte e práticas esportivas estará preocupada com a vida destas pessoas que vivem no município.


Foto: Prefeitura Municipal de Aparecida-GO

SEDENTARISMO



Estudo divulgado recentemente, pelo IBGE, revelou que 123 milhões de jovens e adultos com 15 anos ou mais não praticam qualquer tipo de esporte ou atividade física. O equivalente a 76% da população de 161,8 milhões de brasileiros nesta faixa etária.

Leia mais: https://goo.gl/MXlTzQ

OPINIÃO


Petrolândia tem algumas localidades onde as pessoas fazem práticas de exercícios físicos ao ar livre, mas a implantação de equipamentos como estes citados de forma gratuita à população petrolandense vai dar mais qualidade aos exercícios praticados. Uma coisa que se perdeu muito com o tempo foi a utilização constante de bicicletas como meio de transporte pela nossa população municipal. A prefeitura Municipal de Petrolândia poderia dar ênfase à prática de exercícios físicos e incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte seja para ir ao trabalho, ou escola, ou passear, pois a nossa cidade é muito pequena e torna-se viável o lançamento de um projeto como este de mobilidade urbana que falaremos mais especificamente em outra Cidades & Soluções. A maioria dos equipamentos instalados nas praças públicas para exercícios físicos são fabricados por uma empresa que já distribuiu para todos os estados do Brasil. Por enquanto pode-se fazer as campanhas educativas que nada iria acrescentar nas despesas da prefeitura. Espero que vocês tenham gostado desta matéria e até a próxima pessoal! Um forte abraço! Roberto Oliveira.

Fontes:
Prefeitura Municipal de Aparecida-GO: www.aparecida.go.gov.br
Prefeitura Municipal de Curitiba: www.curitiba.pr.gov.br
Governo de Mato Grosso: www.mt.gov.br
Flex Fitness: http://www.flex.ind.br/
Gestão Eficiente: http://gestaopublicaeficiente.org.br

Roberto Oliveira


Domingo na Arena será em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Amanhã (04), público terá exibição de carros elétricos, apresentação de peça teatral, distribuição de lâmpadas de LED, brindes e palestra sobre animais silvestres.

O dia mundial do meio ambiente é dia 05/06. Por isso, o Domingo na Arena terá um lançamento especial no próximo dia 04/06: o lançamento do Arena Verde! Tal projeto ratifica diversas características e ações permitem que a Arena de Pernambuco seja considerada uma “Arena Verde”, tais como o aproveitamento da água da chuva, reuso de efluente, sistema de automação predial, favorecimento da iluminação e ventilação naturais, usina de energia solar para atender parte da demanda energética, além de doações de mudas e adoção de coleta seletiva.

As iniciativas do Arena Verde atendem à Política Estadual de Meio Ambiente, que tem por finalidade promover a melhoria e garantir a qualidade do meio ambiente no Estado de Pernambuco, visando ao desenvolvimento sustentável mediante a racionalização do uso dos recursos ambientais, da preservação e recuperação do meio ambiente e do controle da poluição e da degradação ambiental.


Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 6,5 milhões na quarta-feira


Ninguém acertou os números do concurso 1936 da Mega-Sena, realizado neste sábado (03/06), em Paraíba do Sul (RJ). Com isso, a estimativa do prêmio para o próximo sorteio, na quarta-feira (07/06), passa a R$ 6,5 milhões.

Os números sorteados hoje foram: 3 - 12 - 24 - 40 - 51 - 52.

Mais Loterias 

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.


Petrolândia: Grande público prestigia último dia do Festival de Negócios do Sebrae na Praça da Matriz


Fotos: Assis Ramalho



Não se faz negócio sem relacionamento. Essa é a grande mensagem passada por empresários e expositores que participaram o Festival de Negócios, evento que foi realizado em Petrolândia pelo Sebrae em parceria com a Sala do Empreendedor, Prefeitura de Petrolândia, Senac e CDL.

Durante três dias, empresários e pessoas que desejam abrir o seu próprio negócio tiveram uma série de oportunidades de capacitação e orientação em gestão empresarial. Entre os dia 31/05 e 02/06 aconteceram várias oficinas e palestras nas áreas de: Redes Sociais, Atendimento e Beleza, além da Feira de Negócios e festival gastronômico.

As ações aconteceram na Praça da Matriz onde dezenas de expositores participaram do evento com o objetivo de mostrar a sua marca e serviço, e conquistar novos clientes.

De acordo com a gestora do Sebrae, Leila Monte, o futuro do país é o empreendedorismo.

''É importante, porque além da pessoa abrir um pequeno negócio ele, no futuro, vai dar oportunidade de emprego a outras pessoas. Ao contrário do que muitos pensam, as micro e pequenas empresas têm sim um papel fundamental para promover o crescimento econômico do país e esses negócios ajudam a criar empregos e renda para a população e, ainda por cima, é uma das principais causas da redução das desigualdades sociais'' disse.

A Gestora fez agradecimentos aos empreendedores de Petrolândia pela participação no evento

''Quero agradecer a população de Petrolândia e região que prestigiaram esse grande evento que teve o intuito de desenvolver a economia local. O Sebrae consegue desenvolver o comércio local, fazendo com que o dinheiro circule pelo município e com isso todo mundo sai ganhando. É bom para o cliente, é bom para o funcionário, é bom para todos, porque o recurso fica no município. Então, foi muito bacana o evento aqui em Petrolândia e a gente agradece todos vocês'' frisou Leila Monte em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia.

Ver todas as fotos > Último dia do Festival de Negócio do Sebrae em Petrolândia

Notícias relacionadas
>>Petrolândia: Consultora do Sebrae dá dicas para quem deseja ser empreendedor, em entrevista ao Blog e à Web Rádio Petrolândia,
>>Petrolândia: 1º dia do Festival de Negócios do Sebrae é realizado na Praça da Matriz

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Ex-miss morre no RJ ao cair da sacada de seu apartamento


Morreu, na tarde deste sábado (3), a modelo, atriz, pintora, poeta, cantora e compositora Luiza Lorellay, de 25 anos. Natural de Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro, Luiza morava no bairro do Leme, na cidade do Rio de Janeiro, e foi encontrada sem vida depois de cair da sacada de seu apartamento por volta das 12h.

Luiza, que foi miss em sua cidade e vice-campeã no Miss Rio de Janeiro em 2011 e finalista em 2012, participou em 2013 do reality Casa Bonita. “Sou filha de baianos e neta de angolanos, meus pais vieram para o Rio de Janeiro adolescentes com meus irmãos. Com a morte dos meus avós, não pude conhecer minha família que ficou por lá”, chegou a dizer Luiza durante entrevista a um portal angolano.

Em conversa com QUEM, uma amiga de Luiza falou sobre a morte da ex-miss. "Assim que ela faleceu, houve boatos de que era suicídio. Mas nunca acreditei, porque Luiza era alto astral, carinhosa, simples. Nunca teve depressão. Não acredito que tenha sido [suicídio]".


As mudanças na Educação de 20 anos para cá!


*Ana Regina Caminha Braga

Nos últimos dias ao conversar com um amigo sobre a Educação de anos atrás e suas disciplinas como Educação Moral e Cívica, dentre outras, ficou uma pergunta: Será que estas disciplinas não podem retornar as escolas com outra perspectiva, contemplando os direitos e deveres do cidadão, a coletividade e outros fatores? Ou temos esta abordagem com um contexto diferenciado?

Na trajetória deste amigo e na minha também, algumas disciplinas eram norteadoras de uma formação de respeito, valores, limites e de cidadania. Não sei, mas me parece que antigamente a escola tinha um amparo, um conhecimento ou um interesse mais enfático nestas perspectivas, talvez de sujeitos esclarecidos, com opinião própria.


Grão Coletivo oferece a semana de Criação Artística dentro do curso Periferia Criativa

Workshops gratuitos são abertos ao público em geral. Atividades acontecem de 05 a 09 de junho, na Sala Jota Soares, na Casa da Cultura (Foto: Humberto Reis)

O curso gratuito de aperfeiçoamento técnico e em criação e gestão cultural Periferia Criativa, oferecido pelo Grão Coletivo, realizará a semana de Criação Artística dentro de sua programação. Serão realizados cinco workshops de 05 a 09 de junho (segunda a sexta-feira), das 14h às 18h, na Casa da Cultura (Sala Jota Soares). A proposta das atividades é apresentar uma introdução aos conceitos referentes ao universo da cultura, das relações corporativas e da difusão de bens e serviços culturais através de parcerias e redes de colaboração. Os workshops gratuitos são abertos ao público em geral. As vagas estarão disponíveis por ordem de chegada e sujeitas à lotação da sala.

Os cinco workshops integrantes da semana de Criação Artística do curso Periferia Criativa serão ministrados por Milena Travassos (Introdução à história da arte), segunda (05/06); Germana Uchoa (Arte e mercado – economia da cultura), terça (06/05); Ticiano Gadelha (Direito autoral e mercado), quarta (07/06); Eduardo Maciel (Criar e comercializar – um desafio moderno da cultura), quinta (08/06); e Geórgia Barros (Construindo coletivamente um plano de negócios para a cultura), sexta (09/06).


UNINASSAU assina convênio com Esmape para cursos de pós-graduação e qualificação

Os cursos serão destinados aos magistrados e servidores do TJPE lotados na capital e interior do Estado

A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau e a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) firmaram parceria, na última terça-feira (30), no gabinete da presidência do Tribunal de Justiça, com a presença do Presidente do TJPE, Dr. Leopoldo Raposo, do Direitor da Esmape, Dr. Eurico Barros, e do Reitor da UNINASSAU, Dr. Janguiê Diniz, para oferecer cursos de extensão, qualificação profissional e pós-graduação na área de Direito. Os cursos serão destinados aos magistrados e servidores do TJPE lotados na capital e no interior do Estado.

Inicialmente, serão ofertados os cursos Direito das Famílias e Sucessões, Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil, Conciliação, Mediação e Arbitragem, Direito Penal e Processual Penal, Direito Civil e Processual Civil, Administração Pública, Gestão Pública, Licitação, Contratos Administrativos e Responsabilidade Fiscal e Psicologia Jurídica, com carga horária de 360h cada. As aulas serão ministradas em toda região metropolitana do Recife, bem como nas unidades da UNINASSAU nos municípios de Caruaru, Petrolina e Garanhuns.


Petrolina: Após passar por duas comunidades, São João dos Bairros repete sucesso na Areia Branca

Foto: Jonas Santos/Ascom São João de Petrolina

O São João dos Bairros já chegou para os moradores da Areia Branca que lotaram a Avenida São Francisco nesta sexta-feira (2) para acompanhar a primeira noite de festa que segue até hoje (3). De volta à programação oficial de Petrolina, o São João dos bairros já passou pelo José e Maria e Avenida dos Tropeiros, onde mais de 5 mil pessoas por noite vibraram com o resgate dos festejos nas comunidades.

Nesta primeira noite dos festejos na Areia Branca, aproximadamente 6 mil pessoas foram atraídas para arrastar o pé ao som de quatro atrações que animaram o público. O primeiro a subir ao palco foi o cantor, Joypson Tavares seguido pelo sanfoneiro, Raimundinho do Acordeon que comandou a festa entoando antigos sucessos do repertório junino. A festa também teve espaço para a musicalidade do Trio Granh e Fabiana Santiago que encerrou a noite com a irreverência que encanta os petrolinenses.


Cidade de Buíque tem rodízio de abastecimento reduzido

Chuvas que caíram na região aumentaram nível da Barragem Mulungu para 60%, o que permitiu a mudança no calendário (Foto: Divulgação/Compesa)

No Agreste Meridional do estado, mais uma cidade comemora as chuvas que caíram na região. Buíque, distante 284 quilômetros do Recife, já está sendo beneficiada com o aumento do nível da Barragem Mulungu, que alcançou 60% da sua capacidade máxima - 1,3 milhões de metros cúbicos de água. O manancial responde por 65% da água fornecida para Buíque e, somado à produção do Sistema do Vale do Catimbau, permitiu à Compesa diminuir o rodízio de abastecimento para os 17,8 mil buiquenses para dois dias com água e quatro dias sem, a partir deste mês. Antes, o calendário de distribuição de água para a população era de quatro dias com água e oito dias sem.

A acumulação de água em Mulungu começou a elevar no final do mês de abril, quando a barragem registrou 14% do seu nível, e a companhia pôde voltar a utilizar a água do manancial. Em função da estiagem, a Barragem Mulungu tinha deixado de fornecer água para Buíque em outubro de 2015. Antes das chuvas, o abastecimento da cidade só contava com o Sistema do Vale do Catimbau, que foi construído pela Compesa para complementar o abastecimento da cidade. O sistema é alimentado pela água explorada de três poços e entrou em operação no ano de 2015.


Capacitação orienta representantes da Prefeitura de Petrolina sobre a Elaboração de Projetos


Nos dias 1º, 02 e 03 de junho, na cidade de Cabrobó/PE, o secretário executivo de Indústria e Comércio de Petrolina, Luca Ballalai, e o economista da Agência do Empreendedor (AGE), Diniz Júnior, participaram do curso gratuito de “Elaboração de Projetos para Captação de Recursos”, realizado pela Unidade do SEBRAE – Sertão do São Francisco, Sala do Empreendedor de Cabrobó e o Consórcio Intermunicipal COMRIO.

O curso tem o objetivo de capacitar entidades públicas e privadas, secretários municipais, agentes de desenvolvimento, associações e empresários na elaboração de projetos e captação de recursos.


Interligação dos rios São Francisco e Tocantins avança com definição de percurso da obra

Ministro Helder Barbalho e deputado Gonzaga Patriota (Foto: Divulgação)

A partir da próxima segunda-feira (05), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) terá uma reunião em Brasília com o Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Na pauta, o percurso da interligação das bacias dos rios Tocantins e São Francisco. O anúncio foi feito em pronunciamento na tribuna da Câmara, na última quinta-feira (1º).

“Em meu Projeto de Lei nº 6569/13 eu estabeleci um trajeto econômico – mas que pode se tornar oneroso no Estado de Tocantins, com a necessidade de construção de canais e elevatórias. Mas há outros 5 trajetos em discussão, que serão avaliados com a empresa responsável pela obra e com o ministro Helder Barbalho”, explicou o parlamentar.


Petrolândia: Circo Show de Marcos Frota estreia na Orla Fluvial com presença de grande público


Fotos: Assis Ramalho e 



Espetacular, essa é a palavra que define a estréia do Circo Show de Marcos Frota na Orla Fluvial de Petrolândia na noite desta sexta-feira (02). Emoção e elogios, foi o que afirmam as mais de mil pessoas que lotaram a grande estréia do espetáculo.

Com lindas atrações, pela primeira vez em Petrolândia e passando apenas 4 dias, o circo show mostrou qualidade, organização, e muitos risos, com as belas apresentações da bandinha do circo, tecido aéreo, lira aéreo, trapézio fixo, malabaristas, equilibrista, palhaços e pela primeira vez em Petrolândia o ilusionista.

O espetáculo também contou com um universo de cores que atraiu olhares dos mais variados públicos e faixas etárias. 

O show continuará neste sábado com duas sessões, a primeira as 18 hs e a segunda as 21 hs. Domingo serão três sessões de 16 hs, 18 hrs e 21 hs. E na segunda-feira (5) o último dia, mais duas sessões de 18 e 21 hrs.


Por: Tony Souza


Viveiro Florestal da Chesf em Xingó é maior produtor de plantas nativas da Caatinga

Cactus cujo  crescimento leva aproximadamente 30 anos, a espécie Coroa de Frade estava ameaçada de extinção, devido à devastação das plantações na Caatinga para produzir doces.

Em Xingó, no estado de Sergipe, o Viveiro Florestal vem contribuindo para mudar a realidade. Na contramão do crescente desmatamento florestal, produz uma média de 100 mil mudas por ano, entre árvores frutíferas, exóticas e ornamentais. Hoje o viveiro, também conhecido como sementeira, ocupa o posto de maior produtor de plantas da Caatinga nordestina. Os resultados do trabalho contribuem diretamente para a preservação do meio ambiente e fomento dos recursos hídricos.

A sementeira é mantida pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco – Chesf e existe desde 1987. A produção em escala teve início em 2014, pela Fundação Apolônio Sales de Desenvolvimento Educacional – Fadurpe e atualmente os trabalhos são conduzidos pela Agrosig Engenharia e Meio Ambiente. A produção de mudas serve para as ações de reflorestamento da Chesf e também para doação à entidades públicas, privadas e pessoas que possuam projetos de desenvolvimento ambiental.