terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Petrolândia: Capacitação Regionalizada do Funcultura é realizada no Centro Cultural







Nos dias 23 e 24 de janeiro, o município de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, sediou oficina do Ciclo de Capacitação Regionalizada do Funcultura 2016/2017. A capacitação foi ministrada pelo produtor cultural Marcone Melo (irmão do Maciel Melo!) e Denizá Rodrigues, especialista em Gestão Cultural.

A capacitação para os editais Áudio Visual e Geral do Funcultura 2016/2017 foi valiosa para os poucos presentes ao evento. Como é tradicional em eventos do tipo, no amplo auditório do Centro Cultural Hildebrando de Menezes, a plateia praticamente deserta demonstrou o nível de interesse e articulação do setor cultural petrolandense para representar a região de Itaparica.

Possivelmente, se realizada em qualquer outro município, a capacitação contaria com maior presença de produtores culturais interessados em produzir cultura com a possibilidade obter financiamento público. Nesse cenário, é obrigatório felicitar a Associação dos Artesãos de Petrolândia - Café com Arte, que participou da capacitação com cinco representantes.

Denizá Rodrigues, Fátima Belém (Associação Café com Arte) e Marcone Melo

Sabor de cultura: os monitores aprovaram a buchada de peixe do Restaurante Café com Arte

Ver mais fotos>Capacitação Funcultura em Petrolândia (23 e 24/01/2017)

Redação do Blog de Assis Ramalho


MPPE recomenda à nova prefeita de Jatobá dar prioridade ao pagamento de salários atrasados

O Promotor de Justiça de Petrolândia e Jatobá, Rodrigo Abatayguara (à dir.), foi informado pela atual gestão municipal de Jatobá que o Poder Executivo se encontra com mínima mobília, computadores com arquivos apagados, ausência de informação acerca de folha de pagamento, desvio de bens, bem como outras irregularidades.

Com o objetivo de diminuir os problemas na transição da gestão municipal, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à nova prefeita de Jatobá, Maria Goreti Cavalcanti Varjão, dar prioridade à realização do levantamento dos débitos relativos aos vencimentos dos servidores municipais, ativos e inativos, e adotar as medidas administrativas necessárias para o adimplemento imediato dessas obrigações. A recomendação é de caráter pedagógico e preventivo, orientando diversos procedimentos que deverão ser adotados durante sua gestão, como processos licitatórios, transição governamental e prestação de contas.

Neste mês, o MPPE também expediu recomendações semelhantes aos municípios de Camaragibe e São Lourença da Mata.

De acordo com o promotor de Justiça de Jatobá, Rodrigo Abatayguara, desde dezembro de 2016 chegam notícias ao MPPE, por meio de funcionários municipais de Jatobá das mais diversas áreas, no sentido de que o gestor municipal anterior, Robson Silva Barbosa, deixou de realizar o pagamento dos vencimentos referentes ao mês de dezembro, e, em relação aos profissionais da saúde, também no mês de novembro.


Andrade, ídolo do Flamengo é anunciado como novo técnico da equipe do Petrolina; Nunes é o diretor de Futebol

Diretoria do Petrolina anunciou Andrade como novo Técnico e o ex centroavante do Fla, Nunes como Diretor de Futebol.

O time do Petrolina pretende deixar em 2016 a frustração de não participar da série A-2 do Campeonato Pernambucano. Por isso, a diretoria do clube começou cedo a organizar o time para a competição que acontece no segundo semestre deste ano. Prova disso foi o anúncio do ex-campeão flamenguista, Andrade como novo Técnico do Petrolina e do ex centroavante do clube carioca, Nunes como Diretor
de Futebol. ''O Nunes construiu uma historia bonita, é da região assim como eu. Nosso futebol estava carente, então abracei essa missão. Ele é um amigo, já tem uma estrutura no Rio de Janeiro e eu o convenci a nos ajudar. Através dele convencemos o Andrade. Além deles, está vindo também preparador físico, porque nós queremos revolucionar o futebol da cidade e mostrar que interior pode ser grande também - explicou o presidente do Petrolina, Irineu Ribeiro.


Sisu divulga a lista de aprovados em Pernambuco; confira


Após 12 dias de espera, o listão com os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC). Com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mãos desde o dia 18, os estudantes que buscavam aprovação em curso superior conseguiram ver se o resultado foi suficiente para ingressar na universidade.

Clique e confira seu resultado


Jatobá: Prefeitura paga servidores em dia e injeta em média meio milhão de reais na economia local


Em compromisso assumido, a Prefeita de Jatobá Goreti Varjão através da Secretaria de Finanças realizou o pagamento de todos os servidores do município efetivos, contratados e comissionados em dia. Só neste primeiro mês de mandato, a Prefeitura injetou, em forma de salários, na economia do município algo em torno de 500 mil reais, contribuindo desta forma com a economia local.

Segundo a Prefeita, o objetivo de pagar em dia, deve-se ao compromisso de valorizar o servidor. “É ele que dia-a-dia ajuda o funcionamento da gestão municipal. O sucesso de nossa gestão será atribuída ao desempenho e comprometimento de cada um. Por isso, que eu como prefeita de Jatobá, tenho como meta, continuar pagando em dia o salário dos servidores. Vamos continuar honrando esse compromisso mesmo diante de tantas dificuldades encontradas, não mediremos esforços, e acima de tudo, é um motivo de satisfação ver nossos servidores e o comércio local satisfeitos”, concluiu a gestora.

Redação Portal Jatobá
Com informações da Assessoria de Gabinete/Secretaria de Finanças


Internos da Penitenciária de Petrolina recebem ação de combate à hanseníase


Nesta terça-feira (31), os internos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, em Petrolina, tiveram uma manhã diferente: uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde foi até o local para uma ação que marcou o Dia de Combate à Hanseníase, celebrado no último domingo (29). Com folders, cartazes e faixas, os profissionais realizaram uma palestra dentro da unidade, além de uma avaliação dermatológica e neurológica para identificação dos sintomas da doença.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica/programa de Hanseníase, Flávia Freire, a população carcerária foi escolhida pela condição de confinamento, já que isso é um fator para transmissão da bactéria causadora da hanseníase. “A proposta é sensibilizar a população para os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce. Vale reforçar que a hanseníase, antigamente conhecida como lepra, tem cura, mas o quanto antes for diagnosticada melhor será o tratamento”, frisou.


Nova edição do programa 'Saúde em Movimento' é realizada pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira


A Secretaria de Saúde de Afogados da Ingazeira promove, a partir desta quarta (1º), mais uma edição do programa “Saúde em Movimento”, que tem por objetivo estimular a população a praticar atividades físicas e ter um estilo de vida mais saudável. “A atividade física é fundamental para a prevenção em saúde. Diversas doenças podem ser evitadas com a simples realização de uma atividade física regularmente”, destacou Artur. A Organização Mundial em Saúde estima que para cada real investido em prevenção, um real é economizado em medicação, consulta e exame.

A programação vai de 01 a 05 de fevereiro, na Praça Alfredo de Arruda Câmara. As camisas estão sendo vendidas a um preço único de 20 Reais, na Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Rio Branco, próximo aos Correios. Toda a arrecadação será revertida para a Fundação Cultural Bom Jesus dos Remédios, e será utilizada como investimento no processo de migração da Rádio Pajeú. Além da emissora, o evento conta com as parcerias das academias treino fitness, aero-fitness e estação atlética.

Confira a programação:


PSB-PE divulga nota de esclarecimento sobre informações divulgadas da Operação Vórtex


NOTA DO PSB

Com relação a notícias publicadas pela mídia no dia de hoje, a respeito da Operação Vórtex da Polícia Federal em Pernambuco, a direção estadual do PSB vem a público para fazer as seguintes considerações:

1. São estranhos os números divulgados pela Imprensa supostamente como resultado de apurações realizadas pela PF.

2. No período 2006-2014 a empresa Lidermac fez apenas uma doação à campanha majoritária do PSB, no ano de 2014, no valor de R$ 500 mil, legalmente recebida e declarada à Justiça Eleitoral, que aprovou a prestação de contas.

3. Não houve doação da empresa Lidermac a candidaturas majoritárias do PSB em nenhuma das outras campanhas mencionadas (2006, 2008, 2010 e 2012) sendo que os valores listados pela imprensa correspondem a contribuições a outras candidaturas e agremiações partidárias.


Pesquisa do IBOPE aponta que brasileiro volta a ficar otimista


Pesquisa realizada em 66 países mostra que brasileiros estão em quinto lugar no ranking de nações que acreditam que 2017 será melhor do que 2016

O brasileiro voltou a ser uma das populações mais otimistas do mundo. A pesquisa Barômetro Global de Otimismo, feita pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN) mostra que 68% da população brasileira acredita que 2017 será melhor do que 2016. Esse resultado coloca o Brasil como a quinta nação mais otimista para este ano, atrás de Bangladesh, Gana, Costa do Marfim e Fiji, e bem acima da média global (52%).


No Brasil, o otimismo com 2017 encerra uma tendência de queda iniciada em 2012. Nos últimos dois anos, percentual de otimistas chegou ao menor nível em relação ao ano seguinte (49% e 50%).


Verão favorece aparecimento da candidíase

Ginecologista Élvio Floresti Junior indica como a mulher pode se proteger

O verão está agitando as praias e piscinas de todo o país e junto com o alto astral contagiante da estação, as mulheres devem ter cuidado redobrado com a candidíase.

Segundo o ginecologista e obstetra Élvio Floresti Junior, os fungos agentes causadores deste mal preferem locais quentes e úmidos. E nesta época, além do calor, também é comum o uso prolongado de roupas de banho como biquínis e maiôs, fazendo com que a frequência dessa doença seja bem maior.

“Além das roupas de banhos úmidas, outro fator que pode causar a doença é o uso de roupas muito apertadas, calcinhas de tecidos sintéticos e o uso de antibióticos. Este tipo de medicamento pode alterar a flora de proteção vaginal e facilitar o aparecimento da candidíase”, explica o especialista.


Ministro da Saúde debate situação da febre amarela com municípios mineiros

Novo boletim aponta que Minas Gerais continua sendo o estado com o maior número de registros até o momento. Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Tocantins também têm casos suspeitos

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, se reuniu nesta terça-feira (31), em Brasília (DF), com prefeitos e parlamentares de Minas Gerais para tratar sobre os casos de febre amarela nos municípios afetados pela doença. O ministro apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas no estado, como envio de equipes da Força Nacional do SUS e de vigilância, além da distribuição de doses extras da vacina. Para auxiliar na investigação e no atendimento aos pacientes, os gestores se comprometeram em repassar à pasta informações sobre o aumento de internações decorrentes da doença.

O Ministério da Saúde também divulgou, nesta terça (31), novos dados de febre amarela. Os estados notificaram à pasta 809 casos suspeitos da doença. Do total, 651 casos permanecem em investigação, 127 foram confirmados e 31 descartados. Dos 128 óbitos notificados, 47 foram confirmados, 78 ainda são investigados e 3 foram descartados.


Petrolândia: Procura-se chave de carro esquecida em banco


Leitora do Blog de Assis Ramalho contatou a nossa Redação para informar que esqueceu no banco Bradesco, agência de Petrolândia, a chave de seu automóvel.

Pede a quem encontrou, entrar em contato pelo número (87) 9.9942-0717

Redação do Blog de Assis Ramalho


Floresta/Petrolândia/Tacaratu: 20ª Romaria Diocesana à N. Srª da Saúde é recebida em Petrolândia

Romaria chegou a Petrolândia por volta do meio dia desta terça-feira (31)
(Fotos: Assis Ramalho)
Pelo 20º ano seguido, em devoção a Nossa Senhora da Saúde, florestanos viajam 3 dias a pé, em romaria até Tacaratu.
Passagem pela Av. Auspício Valgueiro de Barros, em Petrolândia
Ex-atleta Maderinha: ''A cada ano eu sinto mais prazer de fazer parte desta grande procissão de fé''

Dezenas de fiéis da cidade de Floresta, no Sertão de Pernambuco, deram início na madrugada de segunda-feira (30) à tradicional Romaria Diocesana com destino ao município de Tacaratu. O percurso, de aproximadamente 80 Km, é feito a pé, entre louvores e orações.

A romaria é realizada todos os anos, com o percurso dividido em três dias. O ponto de partida é a Catedral do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, no centro de Floresta, com destino à Agrovila 6, onde almoçam, jantam, e participam de missa às 19h. A dormida da primeira noite é naquela comunidade.

Nesta terça-feira (31), segundo dia de romaria, os fiéis florestanos chegaram a Petrolândia, por volta do meio dia, sob sol muito forte e calor. Após um período de descanso e pernoite na Casa Paroquial e Escola Jatobá, nesta cidade, os romeiros devem seguir para Tacaratu às 2 horas da madrugada desta quarta-feira (1º).

Os jovens e adultos integrantes da Romaria Diocesana participam, na cidade de destino, da Festa em Louvor da Padroeira de Tacaratu, Nossa Senhora da Saúde.

O Blog de Assis Ramalho registrou o momento de fé das pessoas, que apesar do calor e do cansaço, faziam questão de demostrar o prazer de participar da peregrinação.

Em conversa com nossa reportagem, Sandro destacou, com entusiasmo e satisfação, a importância da Romaria.

''É com muito prazer que eu digo a você que essa é a 20ª Romaria Diocesana que nós fazemos de Floresta a Tacaratu, onde andamos aproximadamente 80 km, a pé, numa total comunhão com Deus. Aqui nós temos jovens, adultos e até pessoas de idade um pouco avançada, mas que se preparam o ano inteiro para esta festa religiosa que acontece na cidade de Tacaratu que tem como sua padroeira Nossa Senhora da Saúde'', disse Sandro, um dos organizadores do evento religioso.

Também no meio dos peregrinos, encontramos quem estava ali pela primeira vez, mas que não pretende ficar de fora dos próximos eventos. Era o caso de uma senhora, que preferiu não se identificar.

''Essa é a primeira vez em que eu participo, mas te garanto que é uma coisa maravilhosa. A gente fica cansada, mas encontra fôlego, quando vê ao seu lado tantas pessoas que carregam com si muita fé. É muito gratificante'', concluiu.

Também entre os fiéis encontramos o ex-atleta 'Maderinha', futebolista florestano e amigo de vários anos deste blogueiro.

''A cada ano eu sinto mais prazer de fazer parte desta grande procissão de fé'', disse Maderinha, que teve passagem por vários times da região do Sertão de Itaparica na década de 70, 80 e 90.

A chegada à Igreja de Nossa Senhora da Saúde, em Tacaratu, está prevista para o meio dia de amanhã. A volta será de ônibus, na quinta-feira (02) à tarde, logo após a procissão.

Ver todas as fotos>20ª Romaria Diocesana de N. Srª. da Saúde de Floresta a Tacaratu

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho


Segunda edição do programa CPRH Itinerante será em Carpina

Programação ocorrerá de 7 a 10 de fevereiro, no auditório do IPA-Cetreino. Haverá palestras, debates e um minicurso de Educação Ambiental (Fotos: CPRH/Divulgação)

Gestores municipais e de entidades representativas da sociedade civil, empresários, professores, estudantes e a população em geral, de municípios da Mata Norte do Estado, interessados em questões relativas ao meio ambiente, poderão participar, de 7 a 10 de fevereiro, da segunda edição do programa CPRH Itinerante. A Agência Estadual de Meio Ambiente já fechou a programação do evento, que terá dois dias de palestras e debates e dois dias de um minicurso de Educação Ambiental, no IPA-Cetreino, em Carpina. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas pelo e-mail queroparticipar_cprh@cprh.pe.gov.br ou pelo telefone 3182-8923.

Com o programa, a CPRH objetiva tirar dúvidas e esclarecer sobre o seu papel, as atribuições e ações que realiza, em questões como monitoramento, fiscalização, licenciamento e educação ambiental, além de informar como proceder corretamente quando for necessário formalizar denúncia sobre agressões ambientais. A primeira edição, realizada em 2016 no município de Toritama, Agreste do Estado, teve significativa participação da comunidade local.


Miguel Coelho lança programa Qualifica Petrolina

​Foto: Ivaldo Reges​

O prefeito Miguel Coelho participou nesta segunda-feira (30) da abertura das aulas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento ocorrido no Parque Josepha Coelho também marcou o lançamento do programa Qualifica Petrolina, iniciativa que irá abarcar uma rede de capacitações profissionais para estudantes, trabalhadores e pessoas de baixa renda na cidade sertaneja.

Miguel destacou a importância de investir em programas de qualificação para assegurar mais condições de trabalho para a população. "Estamos lançando um marco importante. Hoje, para arrumar um emprego não basta o interesse, é preciso estar preparado. Precisamos levar mais conhecimento, capacitação e qualificação não apenas para nossa juventude, mas para toda a população."


Jatobá: Secretaria de Educação convida professores da rede municipal a participar de reunião nesta quinta (02)


A Prefeitura de Jatobá, através da Secretaria de Educação convida todos os Professores da Rede Municipal de Ensino a participar de uma reunião para início do ano letivo e planejamento pedagógico com a palestrante Dilma Marques Gestora da GRE do Submédio do São Francisco e a presença da Prefeita Goreti Varjão, Vice Éder Rodrigo e Vereadores.

Na oportunidade a Secretária de Educação, Valdenice da Silva, informa a todos os pais e mães dos alunos da rede municipal que as aulas só irão iniciar na segunda-feira, 06 de fevereiro.

Portal Jatobá
Com informações da Assessoria de Gabinete/Secretaria de Educação


Deputado Rodrigo Novaes solicita internet 3G no interior do Estado ''Iremos continuar cobrando''

Hoje, no quinto tema de nossa prestação de contas de 2016, destaco nossa luta para que os distritos e povoados do interior do estado tenham o serviço de telefonia móvel, e que o serviço de internet 3G chegue a todos os municípios. No mandato passado fui relator da CPI da telefonia. Verificamos as mazelas e as perspectivas para o setor. O governo do estado tirou do papel o "conexão cidadã", programa que permitiu através de isenção de ICMS fomentar os investimentos das telefônicas onde economicamente, a princípio, não se teria tanto retorno financeiro, fazendo-se sobressair o interesse social. Pois bem. Agora é hora de qualificamos o serviço de internet para que todos os cidadãos do interior tenham o mesmo direito de quem vive nos grandes centros, onde já se oferece inclusive o serviço 4G. Isso gera desenvolvimento e ajuda na educação. Arrancamos o compromisso de que isso aconteça. Iremos continuar cobrando.

Por: Rodrigo Novaes


Floresta: Aprovados e nomeados em Concurso Público da Prefeitura realizarão protesto pacífico nesta quarta-Feira


Nesta quarta-feira dia (1º), haverá em Floresta, no Sertão pernambucano, mais um protesto pacífico, onde os aprovados e nomeados no Concurso Público da Prefeitura Municipal cobrarão os seus direitos de posse. Eles convidam todos os nomeados e a população em geral para abraçar a causa e fazer valer os seus direitos. O encontro acontecerá às 10h, em frente a Prefeitura Municipal.

Convidamos todos os nomeados e a população em geral que queira abraçar a nossa causa e fazer valer os nossos direitos! Contamos com a presença de todos!
Somos concursados e merecemos respeito!!!


Ex-prefeito, suspeito de envolvimento na morte do prefeito eleito se esconde em forro de casa para fugir da polícia


Para fugir da polícia, o ex-prefeito de Piên, na Região Metropolitana de Curitiba, Gilberto Dranka, se escondeu no forro da mansão em que mora. Um vídeo da Polícia Civil mostra o momento em que o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) encontra o político, na manhã desta terça-feira (31).

Ele foi preso em seguida, suspeito de envolvimento na morte do prefeito eleito Loir Dreveck (PMDB). A vítima foi baleada por um motociclista em dezembro de 2016, quando viajava com a família para Santa Catarina. Dreveck chegou a ser internado, mas morreu três dias depois.  A Polícia Civil não divulgou a motivação do crime.


Brasileiros andavam mais de avião nos governos de Lula e Dilma, segundo dados da Anac


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou, na semana passada, que o número de passageiros transportados pelas empresas aéreas teve sua primeira queda nos últimos 10 anos. O líder do PT no Senado, Humberto Costa, lamentou os dados. “É impossível comparar o governo desse golpista com os governos do PT. Só depois da gestão do ex-presidente Lula é que os mais pobres tiveram oportunidade de viajar de avião”, lembrou.

Segundo informações da Anac, houve uma diminuição de 7,8% no número de pessoas que utilizaram o serviço aéreo na comparação entre o ano passado e 2015. Em 2016 as companhias aéreas registraram 88,7 milhões de passageiros, frente aos 96,2 milhões em igual período do ano anterior.


Cadastro para receber alertas por SMS da Defesa Civil começa amanhã em Santa Catarina

Projeto piloto com mensagens sobre possíveis desastres naturais contempla 20 cidades. Iniciativa será ampliada para todo o Brasil (Foto: Ed Ferreira/MI)

A partir desta quarta-feira (1º), os moradores de Santa Catarina poderão se cadastrar para receber por SMS alertas da Defesa Civil sobre riscos de desastres naturais. O projeto piloto atenderá inicialmente 20 municípios, selecionados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional (veja lista abaixo). As notificações serão enviadas a partir do próximo dia 7.

Após a fase de testes, com duração de quatro meses, o serviço vai beneficiar todas as cidades do país. Os alertas por SMS são gratuitos e serão disponibilizados para todos os usuários cadastrados pelas operadoras de telecomunicação. O recebimento das mensagens é opcional.


Para Danilo Cabral, desafio da Câmara em 2017 é se reaproximar da sociedade


O deputado federal Danilo Cabral (PSB-PE) prevê um ano de muitos desafios para a Câmara Federal em 2017. Além das reformas da Previdência e Trabalhista, na opinião do parlamentar, o principal deles é o de se reaproximar da sociedade. “É preciso resgatar a legitimidade do Legislativo, hoje, prejudicada em função das crises que se abateram no País, especialmente a política”, afirma.

As reformas, para Danilo Cabral, devem ser feitas a partir de um amplo debate com a sociedade, encontrando caminhos que preservem as conquistas da população e encontrem o equilíbrio fiscal. “Não podemos repetir o que foi feito com a reforma do ensino médio, aprovada a toque de caixa, sem ouvir a comunidade escolar”, destaca. Apesar de defender uma mudança no ensino médio, o deputado criticou a forma em que ela foi feita, através de Medida Provisória.


Vice-prefeitas de Petrolina e Juazeiro discutem projetos para as cidades

Dulce e Luska (Foto: Cícera Silvane)

A vice-prefeita de Petrolina, Luska Portela, e a vice-prefeita de Juazeiro, Dulce Ribeiro, se encontraram para discutir melhorias e projetos para as duas cidades, especialmente nas áreas da saúde e assistência aos idosos. Essa é a segunda vez que as vice-prefeitas compartilham ideias e experiências.

“Foi com muita alegria que atendi ao convite da vice-prefeita de Juazeiro, a querida Dra. Dulce Ribeiro, para uma visita ao seu gabinete. Na oportunidade, não poderíamos deixar de falar sobre nossos projetos para nossas respectivas cidades. Entre os assuntos, discutimos a assistência na saúde à pessoa idosa, e como poderíamos melhorá-la, que é uma de minhas prioridades. Estamos cientes de que temos uma grande responsabilidade nessa missão enquanto mulheres no Executivo municipal”, ressaltou Luska.

Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Petrolina


Presidente da Fiocruz diz que é praticamente impossível erradicar o Aedes


A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, disse hoje (31) que atualmente é praticamente impossível erradicar o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e também da febre amarela.

“O combate ao Aedes talvez seja o maior desafio da saúde pública, afinal, existe uma série de fatores que deveriam ser realizados para que esse combate fosse de fato eficiente e acabasse com o vetor dessas doenças. Hoje é praticamente impossível acabar com ele”, disse Nísia durante seminário sobre a febre amarela e o monitoramento de primatas em território fluminense, realizada na própria fundação, em Manguinhos, zona norte da cidade.

“Por isso estamos aqui falando de controle de endemias, políticas sistemáticas de monitoramento, etc. O verão é a ocasião perfeita para a reprodução desse inseto, mas o combate tem que ser o ano inteiro, monitorando a saúde como uma só, tanto de seres humanos como de animais, já que os macacos fazem parte do ciclo silvestre da febre amarela”, completou.


CDL de Petrolina debate segurança pública para o Comércio com novo Comandante do 5º BPM

Comandante André Rodrigues visita CDL de Petrolina (Foto: Divulgação)

Na manhã desta última sexta-feira (27), a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina recebeu a visita do novo Comandante do 5º BPM em Petrolina, Tenente Coronel André Rodrigues. A visita foi uma oportunidade de estreitar os laços de amizade entre o Comando da Polícia Militar e a entidade de classe que representa os setores de comércio e serviços do município.

O presidente da CDL, Manoel Vilmar, deu boas vindas ao Tenente Coronel e relatou a preocupação da CDL e dos empresários com o grande número de arrombamentos de lojas, e expôs a necessidade de união de forças para melhorar a segurança no comércio. “Foi uma honra receber a visita do Comandante à CDL, pois estamos unindo forças e procurando apoio do poder público para discutir ações conjuntas para o combate à criminalidade no comércio de Petrolina. Receber o Comandante em nossa instituição reforça o nosso trabalho e nossa parceria em prol do comércio da nossa cidade”, relatou Vilmar.


GM e Honda estabelecem primeira operação conjunta da indústria para a fabricação de um sistema de célula de combustível

Tecnologia avançada de célula de combustível será aplicada nos futuros produtos das duas empresas.

A General Motors (GM) e a Honda anunciaram o estabelecimento da primeira joint-venture da indústria automotiva para a produção em massa de um sistema avançado de células de combustível de hidrogênio que será utilizado nos futuros produtos das duas marcas.

Denominada “Manufatura de Sistema de Células de Combustível, LLC” (Fuel Cell System Manufacturing, LLC), a nova empresa irá operar dentro da fábrica de baterias da GM em Brownstown, Michigan. A produção em massa está prevista para iniciar por volta de 2020 e gerar aproximadamente 100 novos empregos. As empresas estão realizando aportes igualitários, totalizando um investimento de $85 milhões na joint-venture.

Honda e GM vêm trabalhando juntas por meio de um acordo de colaboração anunciado em julho de 2013, que estabelece um convênio de codesenvolvimento para a próxima geração de sistemas de células de combustível e tecnologias de armazenamento de hidrogênio. As empresas integraram as equipes de desenvolvimento e compartilharam conteúdo de propriedade intelectual para criar uma solução comercial mais acessível para a tecnologia, bem como para sistemas de célula de combustível e armazenamento de hidrogênio.


Delmiro Gouveia (AL): Presidente do Sindicato anuncia demissão em massa de funcionários da Fábrica da Pedra

102 anos promovendo o desenvolvimento do Sertão. Assim foi a Fábrica da Pedra S/A – Fiação e Tecelagem inaugurada em 05 de junho de 1914 pelo empreendedor e desbravador Delmiro Gouveia.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Fiação e Tecelagem anunciou, na manhã desta terça-feira (31), por volta das 11horas, a demissão em massa de funcionários da Fábrica da Pedra.

''O comunicado foi enviado ao grupo pelo Sindicato dos Trabalhadores e só o divulguei por que pedi a permissão deles, pois o ducumento está datado para esta quarta-feira (1º de fevereiro/2017)'', disse o presidente durante pronunciamento.

João, como é mais conhecido o presidente, se reuniu na manhã desta terça-feira, na indústria têxtil, localizada no centro de Delmiro Gouveia, com um representante do Grupo Carlos Lira.

Histórico
102 anos promovendo o desenvolvimento do Sertão. Assim foi a Fábrica da Pedra S/A – Fiação e Tecelagem inaugurada em 05 de junho de 1914 pelo empreendedor e desbravador Delmiro Gouveia. Nascia ali um empreendimento moderno bastante conhecido nos mercados interno e externo pela excelência na fabricação de produtos têxteis, que tinha a marca Estrela de carretéis de linha como selo da Companhia Agro Fabril Mercantil de Delmiro Gouveia (razão social da empresa).


Curso de Elaboração de Projetos Culturais acontece em Caruaru de 20 a 23 de fevereiro

​A formação ​tem foco no Funcultura ​ que já está com edital aberto​

Com enfoque na área de literatura, o curso de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais chegará ao município de ​Caruaru, no ​Agreste. Com intuito de fortalecer a produção cultural no Recife e no interior do Estado, a nova versão do curso tem foco no Funcultura​, que é o Fundo de Cultura do Estado de Pernambuco, e visa um público interessado em aprender o passo a passo, que vai desde a concepção e escrita, passa pelo planejamento das ações, pela execução e finaliza com a prestação de contas.
O curso acontece entre os dias 20 e 2​3​​ de ​fevereiro ​ [Módulo 1] e de 6 a 11 de março [módulo 2]​, das
​18​h às ​22​h, n​a cidade de ​Caruaru, n​​o Museu do Barro, no centro​.​ ​A formação será ministrada pelo designer Ticiano Arraes que possui experiência em mais de 40 projetos culturais. No currículo, o produtor possui projetos aprovados no Funcultura, no Centro Cultural Correios e na Lei Rouanet. Realizou ainda a produção executiva de diversos projetos além de ter facilitado cursos na área de gestão financeira de projetos culturais e de elaboração e gestão.


Professores de Petrolina participam de Encontros Pedagógicos com o tema Reinventar


‘A arte de ensinar reinventando-se’. Este é o tema dos Encontros Pedagógicos que vem movimentando os professores do Plenus Colégio e Curso, em Petrolina – PE, desde o último sábado (28). A abertura para dar as boas vindas aos professores contou com um trio de forró pé de serra, quadrilha junina improvisada, café da manhã sertanejo, além do estudo de texto com debate e troca de experiências entre os profissionais de todos os segmentos da escola.

Na manhã desta segunda-feira (30), o professor e mestre em Ciências da Computação, Raniere Cândido falou durante mais de uma hora sobre as tecnologias digitais e a repercussão destas na aprendizagem em sala de aula.

Durante palestra, o professor da FAP – Faculdade Paraíso, de Juazeiro do Norte – CE, lembrou que o modelo utilizado hoje para educar as novas gerações está sofrendo profundas transformações. “As nossas escolas vivem hoje um grande paradigma: temos escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI”, conceituou.


Suspensa liminar que liberava gado no Parque Nacional da Serra da Canastra

Em sua decisão, presidente do TRF-1 disse que medida tomada pelo juiz federal de Passos punha em condição de “alta vulnerabilidade” áreas do parque nacional em Minas

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região suspendeu a liminar da Justiça Federal de Passos, no Sul de Minas, que autorizava moradores de áreas ainda não regularizadas no interior do Parque Nacional da Serra da Canastra (MG) a criar gado, cultivar e explorar as terras comercialmente, sem a necessidade de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela gestão da unidade de conservação (UC).

A decisão do presidente do TRF-1, desembargador Hilton Queiroz, atendeu o pedido de suspensão formulado, conjuntamente, pelas Procuradorias Federais Especializadas (PFE) do ICMBio e do Ibama, pela Procuradoria Regional Federal da 1ª Região e pela Procuradoria Regional da União da 1ª Região, órgãos da Advocacia-Geral da União (AGU). Em sua decisão, o desembargador disse que, “ao afastar o regime protetivo da UC e seu plano de manejo e consentir a prática de atividades econômicas nas áreas particulares, sujeitando-as somente às regras do Código Florestal, a decisão questionada coloca as áreas ainda não desapropriadas do parque em condição de alta vulnerabilidade ambiental”.


Deputado Guilherme Coelho acerta viagem do Presidente Temer a Petrolina


Nesta segunda-feira (30/01), o Deputado Federal Guilherme Coelho participou da comitiva do Presidente da República, Michel Temer, que visitou as cidades pernambucanas de Serra Talhada e Floresta, para o acionamento de mais uma etapa do Projeto de Transposição do Rio São Francisco.

Na oportunidade, o deputado acertou diretamente com o presidente uma visita a Petrolina, no mês de março. “O presidente sempre se mostrou muito sensível às questões que afetam o Nordeste. A recente sanção da Lei de Renegociação de Dívidas Rurais é um exemplo claro sobre isso”, destacou Guilherme, que pretende destacar as potencialidades agrícolas da região ao presidente.


Bonito sedia encontro sobre a situação das mulheres no seu direito à terra


O Espaço Feminista dá continuidade à discussão sobre a nova agenda do desenvolvimento sustentável a partir de uma perspectiva de gênero para o território. O encontro desta vez será no município de Bonito, no Agreste pernambucano, no dia 1° de fevereiro, no auditório do colégio Paulo Queiroz. Chamado de Diálogo Local: incorporando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) na luta das mulheres pelo direito à terra, o evento já passou por Recife e Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte.

De acordo com a diretora do Espaço Feminista, Patrícia Chaves, o objetivo principal do encontro é apresentar e discutir o processo de monitoramento de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável– ODSs e como o Espaço Feminista e organizações parceiras estão utilizando esse processo para avançar na luta pelo direito das mulheresà terra. “Para este encontro reuniremos diversos grupos organizados de mulheres, representantes de governos locais do Agreste Central e diferentes instituições do Estado de Pernambuco”, comenta.


Kênia Marcelino prestigia inauguração no Projeto São Francisco com agenda presidencial

Foto: Beto Barata/PR

A presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Kênia Marcelino, integrou, nessa segunda-feira (30), agenda presidencial no município de Floresta, no semiárido pernambucano. O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, acionaram a terceira estação de bombeamento (EBV-3) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A nova estação vai impulsionar a água do `Velho Chico' por mais 60,9 quilômetros, rumo aos estados da Paraíba e Pernambuco.

Com investimentos da União de R$ 87 milhões, a EBV-3 receberá a água vinda do reservatório de Mandantes e elevará a uma altura de 63,5 metros. Depois, as águas do “Velho Chico” seguirão pelos canais até chegar à quarta estação elevatória (EBV-4), em Custódia (PE). Neste percurso, passará por três reservatórios pernambucanos - Salgueiro, Muquém e Cacimba Nova - e um aqueduto (Jacaré), completando 97 quilômetros dos 217 que formam o Eixo Leste. O equipamento acionado tem capacidade de bombear até 14m³/s.