terça-feira, janeiro 31, 2017

Sisu divulga a lista de aprovados em Pernambuco; confira


Após 12 dias de espera, o listão com os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC). Com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mãos desde o dia 18, os estudantes que buscavam aprovação em curso superior conseguiram ver se o resultado foi suficiente para ingressar na universidade.

Clique e confira seu resultado
Nacionalmente, o Sisu ofereceu 238 mil vagas em 131 instituições. Os aprovados nas 14.785 vagas disponibilizadas em instituições de Pernambuco têm até o dia 7 para fazerem matrícula. É hora de separar a documentação que vão precisar. Para saber os documentos necessários, vale consultar os editais da própria instituição de ensino. Quem não comparecer no prazo estipulado ou não apresentar os documentos requisitados perderá automaticamente a vaga.

Quem ainda não conseguiu aprovação pode se inscrever na lista de espera do Sisu, cujo resultado será divulgado no dia 16. Para participar do remanejamento, os candidatos que não foram aprovados na primeira opção de curso têm até o dia 10 de fevereiro para manifestar interesse na lista. Os cursos mais procurados do Sisu no país e no estado vão ser divulgados hoje.

Ainda nesta semana, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai divulgar, no site da instituição (www.ufpe.br), a relação de aprovados. Com a lista, será possível saber os nomes dos alunos mais bem colocados e dos cursos que tiveram as maiores e menores notas de entrada. “Vou fazer minha matrícula na sexta-feira para evitar contratempos”, afirmou a estudante Maria Luiza Freire, 17, que comemora a aprovação em medicina na UFPE.

Apesar de ter sido aprovado em administração na Universidade Federal de Pernambuco pelo Sisu, o estudante Vinícius Rodrigues, 17, do Colégio Boa Viagem, optou por colocar o nome na lista de espera. “Minha primeira opção é direito, também na UFPE. Tenho esperança de conseguir entrar”, disse.

Mobilidade
A seleção pelo Sisu permite que estudantes coloquem duas opções de entrada no ensino superior. Em todo o país, 2,5 milhões se inscreveram no Sisu do primeiro semestre de 2017. Como a maior parte opta por dois cursos, as inscrições chegaram a 4,9 milhões. A estudante do Colégio Boa Viagem Letícia Nunes, 17, é uma das que colocaram duas opções no sistema. Ela escolheu medicina na Universidade de Pernambuco (UPE) e na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na instituição paraibana, ficou em 10º lugar. “O resultado fez valer a pena todo o esforço do ano passado”, ressaltou a estudante, que optou por estudar na UPE.

Números
14.785 vagas no estado

UFPE
Recife - 5.502 vagas
Caruaru - 1.020 vagas
Vitória - 430 vagas
Total - 6.952
UFRPE
3.580 vagas em 68 graduações
UPE
1.730 vagas (50% da instituição, que também oferece o Sistema Seriado de Avaliação) em 63 cursos
Univasf
1.530 vagas em 28 cursos
IFPE
384 vagas em 10 cursos
IFSertão
609 vagas em 20 cursos

Cronograma do Sisu
3 a 7 de fevereiro
Fazer a matrícula da chamada regular*

Até 10 de fevereiro
Prazo para participar da Lista de Espera

16 de fevereiro
convocação dos candidatos em lista de espera

* Pode ser estendido até 8 de fevereiro pela instituição

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário