terça-feira, 6 de março de 2018

Petrolândia, a Atlântida do Sertão, completa 30 anos no primeiro feriado estadual da Revolução Pernambucana

Orla Fluvial em agosto de 2016 (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

O dia 6 de março de 2018 foi repleto de comemorações no Estado de Pernambuco. Marcado pela primeira ocorrência de feriado estadual na Data Magna, correspondente à Revolução Pernambucana de 1817, o dia foi ainda mais especial no município de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, a quase 500 Km da capital Recife. Com população estimada em cerca de 36 mil habitantes, a cidade localizada às margens do rio São Francisco, celebrou hoje o 30º aniversário da transferência da sede do governo do município da velha cidade, agora submersa nas águas da represa de Itaparica, para o novo centro administrativo e comercial, distante alguns quilômetros da povoação original. Em Petrolândia, o 6 de março já é feriado municipal.

Em Petrolândia, na data que unifica dois feriados, junta-se o orgulho de ser pernambucano e relembrar as perdas e conquistas na busca por independência e desenvolvimento, ao orgulho de pertencer a esta cidade que também sua história marcada por perdas e conquistas na busca por independência e desenvolvimento. O azul e branco, cores dominantes nas duas bandeiras, destacam ainda mais as semelhanças. Até os versos mais conhecidos do Hino de Pernambuco, lembram também Petrolândia.

Salve! Ó terra dos altos coqueiros!
De belezas soberbo estendal!
Nova Roma de bravos guerreiros
Pernambuco imortal, imortal!

Petrolândia recebeu em 2012 o título de Capital Pernambucana da Coconicultura, em reconhecimento à grande produção do fruto no município. 

Petrolândia é rica em belas paisagens naturais, como grutas e praias de água doce, e algumas construções reintegradas à Natureza, como as ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus que, há 30 anos, resistem a mergulhar inteiramente no Lago de Itaparica. Mantêm-se altivas, como atração turística do município, como cartão postal e ponto obrigatório de visitação turística. As ruínas de outros prédios submersos podem render à cidade também o epíteto "Atlântida do Sertão". Mas, ao contrário de Atlântida, o lendário continente tragado pelo oceano, cuja localização das ruínas submersas ainda hoje é incerta, Petrolândia tem catalogado descobertas no fundo da represa. 

A Nova Petrolândia foi construída sob o clamor popular, os debates políticos e batalhas, inclusive com ocupação de canteiro de obras para forçar a negociação com os agricultores, ações que obtiveram conquistas até então inéditas na história da construção de hidrelétricas no País, como a concessão de verba de manutenção a reassentados. 

Petrolândia também é imortal ou, mais propriamente, renasceu várias vezes. Como fênix, ressurgiu do fogo de secas devastadoras e da água das inundações do São Francisco, quando ele ainda era um rio e alimentou o Bebedouro do Jatobá, e fez crescer Jatobá, depois Jatobá de Tacaratu, que virou Itaparica, que em tupi significa 'cercado de pedras', e por fim Petrolândia, a terra de Pedro. 

A relação de Petrolândia com o São Francisco é intensa. Surgida às margens do "rio dos currais", após mais de 200 anos de registros históricos, a Atlântida do Sertão é completamente dependente de suas águas. Além da receita obtida pela geração de energia na Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga e dos produtivos - e problemáticos - perímetros de irrigação, a cidade é também um dos municípios com a maior produção de tilápias no Brasil, com mais de uma centena de empreendimentos de aquicultura e piscicultura instalados no Lago de Itaparica. 

Hoje, trinta anos passados desde a mudança da "velha para a nova cidade", já não estão vivas muitas testemunhas desse processo, pessoas que saíram de suas casas, de suas terras e foram instaladas no centro da cidade ou nas agrovilas, ou até mudaram de cidade. O cantor e compositor Rui Sá é uma dessas perdas. Autor da canção-tema e hino popular de Petrolândia (Recordações), ele não quis viver na cidade nova e foi embora para São Paulo. Lá, faleceu há poucos anos. 

Mas, não somente pessoas foram transferidas durante a transição da sede da cidade. As palmeiras imperiais que embelezaram a Orla Fluvial e se tornaram símbolo de Petrolândia, também vieram da "velha cidade", transplantadas do entorno do escritório da Codevasf para a nova margem das águas. 

Na Orla, durante quase três décadas, mais de 20 palmeiras assistiram ao crescimento da cidade, adornaram a beleza do lago e foram cenário para fotos de moradores e visitantes do município. A maioria delas definhou ao longo dos últimos três anos e, há cerca de um mês, foram retirados os troncos das últimas árvores mortas. Porém, três ou quatro palmeiras, aparentemente saudáveis, permanecem plantadas entre a cidade e o lago, onde ainda se vê a silhueta da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Por sua resistência, palmeiras e igreja hoje são elos do passado com o presente e inspirações para o futuro de Petrolândia.

Lúcia Xavier 
Membro do IHGP-Instituto Histórico e Geográfico de Petrolândia


Petrolândia: Aniversariante do dia e veterano do ciclismo, Didi Xavier recebe homenagem nos 30 anos de transferência da sede do município

Fotos: Assis Ramalho

Neste feriado de 6 de março, entre as atividades de comemoração ao 30º ano de transferência da sede de Petrolândia da velha para a nova cidade, um aniversariante especial foi homenageado após a prova de ciclismo. 

Manoel André Xavier, conhecido como 'Seu' Didi, veterano nas provas de ciclismo, juntou à sua coleção de troféus uma placa comemorativa, concedida a ele - que não participou da corrida - em homenagem pela sua representatividade no esporte. Seu Didi participou do maior número de corridas realizadas em Petrolândia, com vitórias. 

Outra integrante da família, Eurides Xavier, irmã de 'Seu' Didi, recebeu seu troféu ao participar da prova de ciclismo de hoje. 

Além de 'Seu' Didi e Eurides, também marcaram presença no evento a educadora física Kathyane Xavier e o poeta, compositor, cantor, músico e blogueiro Tony Xavier (Blog Petrolândia em Foco). 


Redação do Blog de Assis Ramalho



Em Paulo Afonso-BA você aprende inglês do seu jeito na Vision Idiomas


Cansou de viver no mundo da lua quando o assunto é inglês? Vem pra Vision e conquiste seu espaço!

Essa é a sua hora. Aproveite as condições especiais e matricule-se já!

Para mais informações: 75 35016393
Seja novo. Seja Vision Idiomas!
http://www.visionidiomas.com.br/

Vision Idiomas


Petrolândia comemora 30 anos de transferência da sede do município com eventos esportivos e culturais





Em comemoração aos 30 anos de transferência da sede do município de Petrolândia, completados nesta terça-feira (06), a Prefeitura Municipal promoveu uma manhã esportiva com corrida e corrida ciclística, além de outras disputas esportivas ao longo do dia.

A programação esportiva foi iniciada às 7h30, com a largada da corrida, em várias categorias, em frente à Escola Municipal 06 de Março, na Quadra 11, com percurso pela Avenida Auspício Valgueiro de Barros até a Avenida dos Três Poderes, onde foi concluída, em frente à prefeitura.

Com a participação da prefeita Janielma Souza, a programação continuou, na Praça dos Três Poderes, com hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e de Petrolândia, às 8h30 da manhã.

Em seguida foi realizada a corrida ciclística, também com participação de várias categorias. A largada foi em frente à prefeitura, com percurso pela Avenida Manoel Borba e uma volta na avenida da Orla Fluvial, com retorno à linha de chegada, também na Avenida dos Três Poderes, em frente à Prefeitura.

Os primeiros colocados em cada categoria foram premiados com medalhas (ver abaixo relação).

Confira o restante da programação dos 30 anos de transferência da sede do município.

15h00: Biblioteca e Centro Cultural - Exposição e Contação de História
16h00: Tarde Esportiva - Futebol - Estádio da Vila dos Pescadores
Ginásio de Esportes: Apresentações, Amistosos e Artes Maciais.
Volei Masculino, Basquete Masculino, Handebol Masculino e Futsal Masculino 
19h00 Cinema (Bairro Nova Esperança) Vídeos e Documentários sobre a transição de Petrolândia
19h30 - Missa em Ação de Graças - Igreja Matriz.
21h00 - Praça da Matriz - Feirarpe e apresentações culturais

Ver todas as fotos > Comemorações dos 30 anos de transferência da sede do município de Petrolândia

Confira lista dos atletas vencedores da manhã esportiva

Corrida - categoria sub17 masculino
1- Ivan
2-Raniel
3-Rafael

Corrida - categoria adulto masculino
1- Anderson Tiago
2- Jeferson Leite
3- Fagner Adriano

Corrida - Feminino
1- Keila Kailane
2- Maria Laíse
3 - Vanessa

Ciclismo - Masculino categoria adulto
1- Adnilson José da Silva
2- Elvis

Ciclismo - Masculino categoria Sub-15
1- Edson
2- Emerson
3- Nícolas 

Ciclismo - Masculino categoria veterano
1-Edmilson
2- Roberto Carlos (Armarinho Tabira)

Ciclismo feminino
1- Eurides Xavier

Vídeo abaixo

Leia também


Petrolândia Classificados: VENDE-SE 01 Tablet Multilaser


VENDE-SE 01 Tablet Multilaser, valor R$ 150,00.

Mais informações com o proprietário no número 99155-4355. 

Os produtos anunciados são de responsabilidade dos vendedores.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações WhatsApp/Grupo Divulgações no BlogAR (Para participar do grupo copie use este link>https://chat.whatsapp.com/IFtJgrsIl066jabI7M31nJ


Rejeitado no partido, Aécio pode provocar debandada

Para deputados, situação do senador prejudica a legenda e torna difícil manter o tamanho da bancada

Já rejeitado no palanque de dois pré-candidatos ao governo de Minas – Rodrigo Pacheco (ainda no MDB, mas prestes a se filiar ao DEM) e Marcio Lacerda (PSB) –, o senador Aécio Neves (PSDB) enfrenta um crescente isolamento em seu partido. Desde que foi flagrado pedindo R$ 2 milhões a Joesley Batista, da JBS, o ex-governador tem sofrido resistências que agora se ampliaram, inclusive com ameaças de debandada na legenda.

Vários tucanos, sob a condição de anonimato, revelaram que a crise de imagem pela qual passa Aécio está atrapalhando o partido e todos os deputados. Por isso, hoje o senador está “sozinho e isolado”. “Seria melhor se ele saísse do partido. Assim, livraria todo mundo desse constrangimento. Ele conseguiu destruir o clima na legenda. E, por isso, ninguém quer coligar com a gente, e nenhum nome, como o senador Antonio Anastasia (PSDB), aceita disputar o governo. Ninguém quer carregar a culpa dele”, admitiu um deputado.


Mais de 70 animais silvestres são apreendidos no primeiro dia de FPI em Alagoas


A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco apreendeu 75 animais silvestres que eram mantidos em cativeiro, em Penedo, nesta segunda-feira (05). Técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) acompanharam a ação realizada em residências do município.

Uma equipe de fauna foi montada com técnicos do IMA/AL, Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Polícia Rodoviária Federal e Ministério Público do Estado de Alagoas(MPE/AL) para fiscalizar alvos apurados por meio de um setor de inteligência, utilizando geoprocessamento.

O primeiro dia de ação revelou um número expressivos de fauna silvestre mantida em domicílio, ocasionado na apreensão de 68 aves, cinco jabutis e dois tejus. O IMA/AL aplicou autos de infração com valores variando de R$ 1.500,00 a R$ 7.500,00, dependendo da espécie.



Concurso para Guarda Municipal de Petrolândia: Funvapi divulga resultado parcial da prova objetiva


A Fundação Vale do Piauí (Funvapi), organizadora do Concurso da Guarda Municipal de Petrolândia, divulgou na tarde desta terça-feira (06) o resultado parcial das provas objetivas, realizadas no dia 28 de fevereiro.

Acima, a relação, contendo apenas o nome de 25 candidatos: 15 aprovados e mais 10 classificados para o Cadastro Reserva.

Veja a relação no site>Aqui

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Kidon completa 6 anos de sucesso no ramo alimentício e agradece a preferência


Romero Dias, o popular Bel, comemora nesta terça-feira, 6 de março, o 6º aniversário de sua fábrica de temperos em Petrolândia, com manifestações de alegria e agradecimentos à família, aos amigos e aos clientes. 

Os produtos Kidom estão à venda em mercados e mercearias da cidade. Contato: 87 99644-5910.

  Redação do Blog de Assis Ramalho



STJ nega habeas corpus preventivo por unanimidade e decide que Lula pode ser preso após 2ª instância


Por unanimidade (5 votos a 0), a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou em julgamento nesta terça-feira (6) a concessão de um habeas corpus preventivo pedido pela defesa para evitar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O objetivo do julgamento foi decidir se o petista pode começar a cumprir pena de 12 anos e 1 mês de prisão determinada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região depois de esgotados os recursos ao próprio TRF-4. Lula ainda tem recursos pendentes no TRF-4 e no STF (saiba em que pé estão esses recursos).

Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá (SP). Após proferir a sentença condenatória, os desembargadores do TRF-4 determinaram a prisão logo após a conclusão da tramitação, no próprio tribunal, dos recursos da defesa. A decisão tem por base entendimento do STF , de outubro de 2016, segundo a qual a pena pode começar a ser cumprida após condenação em segunda instância da Justiça (caso do TRF). O habeas corpus preventivo impetrado pela defesa de Lula tem por objetivo evitar essa prisão.

RESUMO



Barbie lança boneca Frida Kahlo e homenageia ícones femininos no Dia Internacional da Mulher

Com o objetivo de empoderar ainda mais as meninas, Barbie apresenta nova linha de bonecas para celebrar mulheres que são inspiração

Barbie está empenhada em empoderar e incentivar meninas a serem tudo que quiserem. Assim, no Dia Internacional da Mulher, a marca homenageará 17 mulheres ao redor do mundo que quebraram barreiras e são inspiração para a próxima geração. Entre as figuras imortalizadas, Barbie destaca 14 mulheres que serão presenteadas com uma boneca única e exclusiva, feita a sua semelhança, por meio do Barbie Shero Program. Além disso, a marca apresenta hoje suas novas bonecas da linha inédita Barbie Mulheres Inspiradoras, que inclui Frida Kahlo, Amelia Earhart e Katherine Johnson. Frida Kahlo chega ao Brasil neste mês (R$ 249.99).

De acordo com uma pesquisa encomendada pela Mattel*, 86% das mães norte-americanas se preocupam com as referências a que suas filhas são expostas. Barbie quer, incentivar uma reflexão em torno da importância de bons exemplos para meninas. Barbie Shero e a nova linha de bonecas Mulheres Inspiradoras têm como objetivo motivar ainda mais as meninas com histórias de mulheres que fazem a diferença ao redor do mundo.



Petrolândia: Prefeita Janielma Souza será entrevistada ao vivo no 'Acordando com as Notícias' nesta quarta (07) na Web Rádio Petrolândia

Prefeita de Petrolândia Janielma Souza (Foto: Arquivo do BlogAR)

A prefeita de Petrolândia Janielma Maria Ferreira Rodrigues Souza (PSB), será entrevistada pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, na manhã desta quarta-feira (07), no programa Acordando com as Notícias, transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na entrevista, que deverá ter início por volta das 07:30, entre outros assuntos, a prefeita deverá falar de ações dos seis meses de mandato (assumiu a prefeitura no dia 1º de agosto após renúncia do prefeito Ricardo Rodolfo), fará avaliação do que se espera para as eleições de 2018, entre outros temas relevantes à política municipal, estadual e nacional - além de responder perguntas de ouvintes.

Posteriormente a entrevista será transformada em reportagem no Blog de Assis Ramalho.

Assis Ramalho apresenta o programa 'Acordando com as Notícias' das 6h00 às 8h30 de segunda à sábado. As notícias que serão notícias durante o dia, você sabe primeiro no 'Acordando com as Notícias'. O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 99955-1186.

Escute a Web Rádio Petrolândia - 24 horas no ar - no seu computador no site Web Rádio Petrolândia, ou no smartphone e tablet com os aplicativos para Android e iPhone (iOS). Para instalar apps, escolha a opção abaixo:
>app Android
>app iOS (iPhone)
A Web Rádio Petrolândia também está disponível nos apps Android e iOs da Rádios Net.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Rodrigo Novaes ''Ser pernambucano é carregar a força de sua história, de suas lutas libertárias''


Esse estado é diferente. Ser pernambucano é carregar a força de sua história, de suas lutas libertárias.  Pernambuco não se curva às conveniências, às conjunturas, nunca procurou sombra na inércia injusta.  Este estado sempre protagonizou batalhas e movimentos por um país livre, depois por um governo democrático, e de tanta irresignação, transformou-se em nação.  Punido por sua ousadia republicana, jamais procurou caminho fácil. Seguiu seu destino e vocação de ser grande e honrado.  A pátria de Pernambuco hoje reverencia grandes homens, inquietos, corajosos, que lutaram nesta terra com olhos para o futuro e entregaram suas vidas pelo Brasil.

Rodrigo Novaes - Deputado Estadual -PE


Trágico acidente mata mãe e filho na BR 232 em Sertânia, no Sertão de Pernambuco


Um grave acidente acidente vitimou na tarde desta segunda feira, em Sertânia, a cozinheira Maria José de Oliveira Dantas, mais conhecida como “Pitoca”, e seu filho Lucas Dantas, de 15 anos, ela foi cozinheira da Escola de Referencia Olavo Bilac e retornava da cidade de Afogados da Ingazeira, onde também trabalhava como cozinheira do Colégio Normal Estadual Professora Ione de Góes Barros.

As vítimas saiam do contorno da Rodovia 292 sentido Albuquerque Né/Sertânia para entrar na Rodovia Federal 232, enquanto o motorista do caminhão seguia sentido Custódia, quando colidiu com a motocicleta com os dois ocupantes. O motorista muito abalado contou que as vítimas saíram do contorno da rodovia rapidamente e ele nada pode fazer para desviar deles.

Por: Sertânia Vip


Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta quarta-feira (07) a partir das 8 horas


Dr Érico Herbert

A Policlínica de Petrolândia (Clínica de Dr. Amiltom Viana), situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente à Celpe, informa que Dr Érico Herbert, ortopedista, atende nesta quarta-feira (07) a partir das 8h00 da manhã.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica


Carro e moto colidem entre Floresta e Petrolândia e homem fica gravemente ferido



Um homem ficou gravemente ferido em um acidente automobilístico na manhã dessa segunda-feira (5), por volta das 5h, na BR-316, rodovia que liga as cidades de Floresta e Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.

O motociclista, residente em Floresta, estava indo para o trabalho quando aconteceu o acidente.

O condutor da moto foi socorrido para o Hospital Coronel Álvaro Ferraz, mas devido à gravidade dos seus ferimentos teve que ser encaminhado para o Hospital da Restauração no Recife, com um ferimento interno na cabeça e escoriações pelo corpo.

Correções

Ao contrário do que foi informado ontem (6) pelo Blog do Elvis o motoqueiro não colidiu com um carro. O veículo que aparecia nas imagens da matéria se envolveu em um outro acidente com uma carreta no mesmo dia, em local e horário próximo ao que foi noticiado acima, o que fez com que as informações de ambos se misturassem, dando a entender que se tratava de um único ocorrido, quando na verdade foram dois acidentes separados.

Blog do Elvis


Petrolândia: Dermatologista Dr. Paulo Elísio Lustosa atende nesta quarta (07) na MedClinic a partir das 09h00 da manhã; agende sua consulta!


Nesta quarta-feira (07), Dr. Paulo Elísio Lustosa (DERMATOLOGISTA) atenderá na Medclinic (clínica especializada) a partir das 9h00 da manhã. Agende sua consulta/procedimento pelos telefones: 87 99627-3816, 99630-2907 ou 3851-1879.

A MedClinic é localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, nº 292, na Orla Fluvial de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Com Informações da MedClinic


Petrolândia: Família procura por garota de 11 anos desaparecida há três dias (ENCONTRADA)

Atualizado em 07/03/2018
Graças à repercussão do caso, a garota foi encontrada pela família

A menina Kamily Conceição dos Santos, 11 anos, está desaparecida desde sábado (03), às 15h00, quando saiu de sua residencia, na rua Marieta Cavalcante de Souza, na Quadra 17 de Petrolândia, próximo ao posto de saúde Renascer.

Ela avisou à mãe que iria para a casa da avó, na quadra 15. Só que ela não foi para casa da avó e até o momento não retornou para sua residência.

Sua mãe Claudiane, conhecida por Kal, está aflita e pede ajuda a comunidade para encontrar a sua filha. "Por favor se alguém a viu ligue 87 99817-0222. Ficaremos agradecidos", informa a família da garota.

REENCONTRO - Após repercussão do caso, a garota foi reencontrada pela família. Agradecemos a todos que colaboraram com o desfecho positivo do caso.

Blog de Assis Ramalho


STJ começa a julgar pedido de Lula para evitar prisão após segunda instância


A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) começou a julgar o mérito de um habeas corpus preventivo para evitar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Devido à atenção em torno do pedido, pela primeira vez em sua história a corte transmite uma sessão ao vivo pela internet.

Na ação, os advogados se anteciparam à decisão da segunda instância da Justiça Federal, que pode determinar a execução provisória da sentença que condenou o ex-presidente a 12 anos e um mês de prisão, na ação penal envolvendo o tríplex no Guarujá (SP).

Na sessão, iniciada pouco depois das 13h, os ministros julgam a validade da decisão liminar do vice-presidente do STJ, ministro Humberto Martins, que negou o mesmo pedido dos advogados, no dia 30 de janeiro.

A possibilidade de prisão, para execução provisória da condenação do ex-presidente, ocorre em função do entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) que validou, em 2016, prisão de condenados pela segunda instância da Justiça, mesmo cabendo recurso aos tribunais superiores.



PetroWebTV divulga novo vídeo com cobertura da 2ª Missa do Vaqueiro do Airi, em Floresta



Inscreva-se e acompanhe a PetroWebTV!

Divulgação/PetroWebTV


Petrolândia: Salão Espaço da Beleza tem descontos de 20% em qualquer procedimento na Semana da Mulher


O Salão Espaço da Beleza é localizado na Av. Auspício Valgueiro Barros, na Quadra 07, em frente à academia Strong. 

Divulgação/Salão Espaço da Beleza


Brasil lidera preparação da Declaração sobre Direito dos Afrodescendentes


Liderados pelo Brasil, representantes de países africanos, da América Latina e do Caribe estão preparando a Declaração das Nações Unidas sobre Direito dos Afrodescendentes. De acordo com o secretário nacional de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, a inciativa faz parte da implementação da Década Internacional de Afrodescendentes. “Estamos dialogando para que essa declaração possa ser promulgada pelas Nações Unidas o mais breve possível”, disse.

O grupo deve se reunir em setembro para discutir os pontos da declaração. Com a Década Internacional de Afrodescendentes, entre 2015 e 2024, as Nações Unidas querem destacar a importante contribuição dada pelos afrodescendentes para a sociedade e propor medidas concretas para promover a sua plena inclusão, o combate ao racismo, à discriminação racial, à xenofobia e à intolerância.

Outra ação do Brasil, dentro dos compromissos da Década Internacional, será a 4ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (IV Conapir), que será realizada entre os dias 27 e 30 de maio em Brasília. “Estamos ativos para que essa década seja representativa”, ressaltou Araújo.