domingo, 18 de abril de 2021

Oficial da reserva da Polícia Militar de Pernambuco é preso por suspeita de envolvimento em crimes em caixas eletrônicos


Um oficial da reserva da Polícia Militar de Pernambuco foi preso em um hotel localizado em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, em uma ação da Polícia Federal (http://PF). O major é investigado por envolvimento em crimes praticados em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal (CEF).

Além dele, outras pessoas teriam sido detidas na ação. O tipo de crime praticado não foi informado. A Polícia Federal confirmou a captura do major e disse que vai detalhar o caso na segunda-feira (19).

A prisão do major da reserva ocorreu na noite de ontem (17). Segundo a PM, ele "será submetido à Justiça estadual e seguirá os procedimentos previstos pela Lei 11.817/2000, que instituiu o Código dos Militares Estaduais em Pernambuco".

Em 2009, quando era capitão, o oficial chegou a ser preso por suspeita de roubo de 61 armas de quarteis no Sertão de Pernambuco. Outras cinco pessoas também foram detidas na época, sendo dois soldados e um irmão do oficial.

Em 2019, ele foi transferido para a inatividade como major, de acordo com o Boletim-Geral da PM, de 24 de dezembro.

O G1 tentou contato com advogado da Associação de oficiais da PM, mas não obteve retorno, até a última atualização desta reportagem.

Notas

Por nota, a PM afirmou, neste domingo (18), que o oficial da reserva responderá a um procedimento administrativo chamado de Conselho de Justificação.

Isso ocorrerá, de acordo com a PM, "quando for devidamente comprovada conduta inaceitável, respeitando o amplo direito à defesa e ao contraditório".

Caso seja condenado nessa instância, afirmou a PM, será emitido parecer opinativo ao corregedor- geral da SDS sugerindo a pena, que prevê perda da graduação e dos vencimentos militares, com base na Lei Federal 5.836, de 5 de dezembro de 1972.

Além disso, caso seja definida a reclusão na audiência de custódia da Justiça Federal, ele vai aguardar todos os ritos recolhido ao Centro de Reeducação da PM, no Grande Recife.

Sobre a prisão, a Corregedoria-Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) informou, neste domingo, que está "reunindo informações sobre a investigação envolvendo o oficial da reserva preso na noite de sábado (17) pela Polícia Federal".

Ainda de acordo com a SDS, na segunda-feira (18), "deverá ser instaurado um Processo Administrativo Disciplinar para apurar a conduta do policial".

Em nota, a SDS informou que ele já foi investigado em dois processos da corregedoria. Um por simulação de sequestro e outro por subtração de armas dentro da corporação.

A secretaria afirmou que, nos dois casos, "o parecer do Conselho de Justificação foi pela exclusão a bem da disciplina".

A SDS disse também que os dois processos estão no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), "a quem compete julgamento de exclusão de oficiais da PMPE".

Por G1 PE

Petrolândia e mais 132 Municípios pernambucanos recebem ônibus para transporte escolar - Veja a lista das demais cidades que serão contempladas




O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, realiza a entrega de 133 ônibus escolares em parceria com a bancada de Pernambuco na Câmara Federal. A ação faz parte do Programa Caminho da Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e beneficiará 80 municípios (lista completa no fim da matéria). Na quarta-feira (14) foi finalizado o 1º lote de entregas, contabilizando 29 unidades.

Os veículos foram adquiridos através de emenda parlamentar da Bancada Federal de Pernambuco e com uma contrapartida do Governo do Estado, que representa menos de 1% do valor total do contrato, que é de R$ 28.462.000 (Vinte e oito milhões, quatrocentos e sessenta e dois mil reais). O objetivo é levar transporte escolar para as áreas rurais e urbanas, e dessa forma facilitar o acesso das crianças às escolas.

“Este é um momento muito importante, pois a entrega destes ônibus escolares irá beneficiar milhares de estudantes do nosso Estado em um momento tão desafiador que é a pandemia da Covid-19. Fortalecer o transporte é importante, pois é uma forma de garantir a presença dos estudantes neste momento de retorno às salas de aula. Tenho certeza que esses novos ônibus irão levar e trazer nossos estudantes com segurança e só tenho a agradecer por todo este apoio que Pernambuco está recebendo”, agradeceu Marcelo Barros, secretário de Educação e Esportes de Pernambuco.

Cada ônibus tem capacidade para 45 lugares contando com o do motorista, e é equipado com dispositivo para transposição de fronteira e poltrona móvel (DPM) para embarque e desembarque de estudante com deficiência ou mobilidade reduzida.

O administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, ressaltou que grande parte dos estudantes depende do transporte escolar para assistir aula, tanto na escola Arquipélago quanto na creche Bem-Me-Quer e que o reforço na frota escolar com o novo veículo será de muita importância para a eficiência nos deslocamentos dos estudantes. “Estamos recebendo um ônibus moderno e seguro para circular pelas comunidades levando e trazendo as crianças de casa para a escola e da escola para casa. Uma contribuição importante para a educação na Ilha”, explicou.

Na tarde desta quarta-feira (14), representantes de três municípios receberam os veículos: Chã Grande, Correntes e Altinho. “Nossa frota é composta por 30 ônibus e todo o transporte escolar é executado pelo município, sem terceirização. Esta doação chega em ótima hora, com a iminência do retorno às aulas. São cinco mil alunos que dependem desse transporte e ele vem complementar o serviço que já realizamos”, contou Diogo Alexandre, prefeito de Chã Grande.

“A aquisição de mais um equipamento para a frota escolar é de fundamental importância para Altinho, que hoje conta com 10 ônibus fazendo o transporte dos estudantes. Tanto pela segurança e comodidade, como pela otimização do serviço, receber este veículo nos traz uma tranquilidade saber que nossos estudantes tem um equipamento novo e de qualidade. A palavra hoje é de agradecimento”, falou Orlando José, prefeito de Altinho, no Agreste do Estado.

Hugo César, prefeito de Correntes, comentou que a aquisição vai fortalecer a política educacional. "É um equipamento que, com certeza, vai trazer melhorias para o município", pontuou.

Municípios beneficiados - Afrânio, Agrestina, Água Preta, Águas Belas, Aliança, Altinho, Angelim, Araçoiaba, Arcoverde, Belo Jardim, Bezerros, Bodocó, Bom Conselho, Bonito, Buenos Aires, Cabo De Santo Agostinho, Cachoeirinha, Camaragibe, Cambucá, Camocim De São Félix, Capoeiras, Caruaru, Catende, Chã Grande, Correntes, Cortês, Cumaru, Cupira, Fernando De Noronha, Floresta, Gameleira, Garanhuns, Goiana, Gravatá, Iati, Ibimirim, Igarassu, Iguaraci, Itacuruba, Itaíba, Itapetim, Jaqueira, João Alfredo, Jucati, Jupi, Lagoa De Itaenga, Lagoa Do Ouro, Lagoa Grande, Limoeiro, Macaparana, Manari, Maraial, Nazaré Da Mata, Orobó, Parnamirim, Passira, Paudalho, Petrolândia, Petrolina, Poção, Rio Formoso, Saloá, Sanharó, Santa Cruz Do Capibaribe, São Bento Do Una, São Joaquim Do Monte, São José Da Coroa Grande, São José Do Egito, São Vicente Férrer, Sertânia, Sirinhaém, Tabira, Tacaimbó, Taquaritinga Do Norte, Timbaúba, Toritama, Trindade, Tupanatinga e Vicência.

Fonte: Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Pernambuco e Nordeste são o Estado e a região com menor taxa de mortalidade por Covid-19 do Brasil


O Estado de Pernambuco e a Região Nordeste registraram as menores taxas de mortalidade por Covid-19 do Brasil em relatório da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), divulgado na última sexta-feira (16.04). Os dados da publicação foram analisados pelo governador Paulo Câmara e pelos integrantes do Gabinete de Enfrentamento ao Coronavírus, na manhã deste domingo (18.04).

De acordo com o documento da OPAS, nos últimos 30 dias Pernambuco registrou uma taxa de mortalidade de 16,5 casos para cada 100 mil habitantes. Menos da metade da média nacional, que foi de 39,2 casos para cada 100 mil habitantes. Já a taxa de mortalidade da Região Nordeste ficou em 25,1 casos por habitante, bem abaixo das regiões Norte (29,1), Sudeste (42,8), Centro-Oeste (56,6) e Sul (55,7).

“Ainda temos um longo caminho pela frente nessa batalha contra a Covid-19. No entanto, um levantamento como esse mostra que só uma combinação de ações como ampliação da rede de saúde com leitos de enfermaria e terapia intensiva, medidas restritivas e vacinação são capazes de reduzir a quantidade de vítimas da doença”, avaliou Paulo Câmara.

O secretário estadual de Saúde, André longo, ressaltou que as medidas restritivas foram retomadas em Pernambuco desde dezembro de 2020, e destacou que, somente do início de março até agora, já foram abertos mais de 600 novos leitos de UTI em todas as regiões do Estado. “Nossa rede de saúde conta, hoje, com 1.611 leitos de terapia intensiva para pacientes com Covid-19, em 17 municípios. Um esforço que só se tornou possível com todas as áreas do governo priorizando a saúde da população”, concluiu Longo.

Dados estão em relatório da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), divulgado na última sexta-feira

Petrolândia: MedClinic informa agenda de atendimento da semana (De segunda a sexta - de 19 a 23 de abril); confira e marque sua consulta


A MedClinic - Clínica Especializada informa atendimento para esta próxima semana - de segunda a sexta-feira, de 19 a 23 de abril de 2021; CONFIRA ACIMA!

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

A MedClinic está localizada em Petrolândia na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.


Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinicDivulgação/MedClinic

Auxílio Emergencial 2021: Caixa paga 1ª parcela a nascidos em junho; veja calendários

 Auxílio emergencial 2021

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga a primeira parcela do Auxílio Emergencial 2021 a beneficiários nascidos em junho e que não fazem parte do Bolsa Família.

Para os trabalhadores que fazem parte do Bolsa Família, os pagamentos começaram na sexta-feira (16) - veja calendário abaixo.

Os pagamentos da primeira parcela do benefício, para todos os públicos, vão até o final de abril.

A ajuda paga neste domingo será creditada em conta poupança social digital da Caixa, que poderá ser usada inicialmente para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual. Saques e transferências para quem receber o crédito neste domingo serão liberados no dia 7 de maio (veja nos calendários mais abaixo).

VEJA QUEM RECEBE NESTE DOMINGO:

Trabalhadores do Cadastro Único e inscritos via site e app, nascidos em junho, que receberam o benefício em dezembro

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial, pelo site auxilio.caixa.gov.br ou pelo https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/


Calendários de pagamento

Veja abaixo os calendários de pagamento.

BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA




BENEFICIÁRIOS FORA DO BOLSA FAMÍLIA


G1 Economia

Petrolândia: Veja as 15 notícias regionais mais acessadas da semana do Blog de Assis Ramalho


Neste domingo, 18 de abril de 2021, o Blog de Assis Ramalho agradece aos milhares de acessos da semana, e publica relação das notícias regionais mais lidas da semana - no período de
12  a 17 de abril de 2021 [de segunda a sábado]. veja abaixo

Petrolândia: Vereadora Adelina Martins solicita ao prefeito Fabiano Marques prioridade de vacinação aos profissionais da Educação

A Vereadora Adelina Martins (PODEMOS) apresentou em Sessão Oridinária da Câmara Municipal de Petrolândia, na quarta-feira (07/04), Indicação dirigida ao prefeito Fabiano Marques (PDT) e a secretária de Saúde do município, Patrícia Jaques, para que os professores e demais servidores das escolas da rede municipal deste município sejam incluídos no grupo prioritário da vacinação contra o coronavírus.

A vereadora ressalta que tais profissionais desenvolvem funções essenciais à sociedade e estão fortemente expostos a estas e outras doenças em razão de suas atividades, que muitas vezes ocorre de modo presencial, tal medida visa proteger este grupo prioritário, bem como minimizar os riscos de contaminação direta entre professores e alunos por ocasião do retorno das aulas de forma presencial.

Veja abaixo discurso da vereadora Adelina Martins na reunião do dia 07/04/2021)

Confira mais notícias relacionadas à reunião do dia 07 de abril de 2021 - Clique para ver


Petrolândia: Minutos após reparo em cano, novo problema na tubulação deve atrasar normalização de abastecimento da água na cidade nesta sexta (16/04)
Fotos: Assis Ramalho

Equipe da Compesa fazendo o reparo anterior, na manhã de hoje 

Menos de uma hora após o conserto da tubulação na agora famosa rua Genésio Alves dos Santos, na Quadra 02 de Petrolândia, o abastecimento de água voltou a apresentar problemas. O reparo foi concluído pela equipe da Compesa por volta das 11h desta sexta-feira (16/04), porém, um novo vazamento apareceu, próximo ao cano consertado. A água, que já retornava às torneiras e a encher os reservatórios nas quadras baixas (Quadras 01, 02 e adjacentes), perdeu a pressão e alguns moradores relatam, em rede social, que a água chegou e faltou novamente.

Neste momento, a Quadra 02, por exemplo, ainda têm água, mas, com pouca pressão. Após sanar o vazamento anterior, a previsão da Compesa era de que a água retornasse às quadras altas no final da tarde de hoje.

Às 12h30, nossa reportagem esteve - de novo - na rua onde ocorre o persistente problema e entrou em contato com o escritório da Compesa, que retorna para mais uma intervenção no local.


Assista abaixo ao vídeo gravado na rua Genésio Alves dos Santos, onde a tubulação não aguenta mais pressão.



Redação do Blog de Assis Ramalho



NOTÍCIA RELACIONADA, PUBLICADA NA MANHÃ DESTA SEXTA (16/04/2021)
Petrolândia: Após mais um rompimento de cano, fornecimento de água é restabelecido

Fotos: Assis Ramalho/BlogAR






Após um novo rompimento na tubulação da rua Genésio Alves dos Santos, na Quadra 02, ocorrido por volta das 15h30 ontem (15/04), a Compesa vai restabelecer o fornecimento de água nesta sexta-feira (16). O conserto foi concluído hoje, quase às 11h.

De acordo com os funcionários a serviço da Compesa, que após o conserto se dirigiam à estação para religar o abastecimento, as torneiras das quadras altas, onde a água demora mais a chegar, vão voltar a funcionar por volta de 15 a 16h00.

Nesta manhã, o prefeito de Petrolândia, Fabiano Jaques Marques, esteve no local para verificar o conserto da tubulação e os serviços para construção da futura rede de saneamento da cidade, em andamento na Quadra 02.

Segundo informações colhidas por nossa reportagem, o cano não foi rompido pela equipe da obra de saneamento. O trecho da tubulação consertado há poucos dias apresentava um novo vazamento e, na tarde de ontem, a tubulação cedeu.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR


Petrolândia: Vereador Said Sousa solicita ao prefeito Fabiano Marques providências cabíveis para instalação de Posto de Saúde na Câmara de Vereadores

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia [ legislatura 2021/2024], realizada na manhã desta quarta-feira, 07 de abril de 2021, o vereador Said Sousa (PODE) apresentou indicação para solicitação ao prefeito Fabiano Marques providências cabíveis no sentido de interceder junto a Secretaria de Saúde de Petrolândia, em instalar um Posto de Saúde na Casa Legislativa., funcionando durante o expediente semanal.

De acordo com o vereador, O pleito em tela, deve-se a necessidade premente, que exige-se, em atender os funcionários, bem como visitantes da Câmara Municipal de Petrolândia. ''Considerando, que deveremos ter a dignidade da pessoa humana como princípio absoluto, este endendimento poderá ser o diferencial entre a vida e amorte''

Vereador Said Sousa (PODE)

ASSISTA ABAIXO ÍNTEGRA DO DISCURSO DO VEREADOR SAID SOUZA NA REUNIÃO DO DIA 07 DE ABRIL DE 2021

 

Blog de Assis Ramalho
Foto e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR


Petrolândia/ Ibimirim: A RETA DE IBIMIRIM, por Aderson Machado

Trecho da Reta de Ibimirim (foto do arquivo pessoal de Aderson Machado)

Encravada no Sertão pernambucano, a Reta de Ibimirim, como é conhecida, é a rodovia BR-110/316-PE, que liga Ibimirim, cidade que fica na microrregião do Sertão do Moxotó, à cidade de Petrolândia, esta pertencente à microrregião do Sertão de Itaparica.

Trata-se de uma rodovia terrosa, toda em tangente (reta), construída pelo IFOCS – Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas -, na década de 40, e que depois foi repassada para o então DNER, hoje DNIT, daí a denominação de BR.

Antes da construção da barragem de Itaparica, a Reta de Ibimirim tinha uma extensão de 94 quilômetros; depois, essa extensão diminuiu para 70 quilômetros, isso em função da construção da nova cidade de Petrolândia, que fora recuada.

A famosa Reta de Ibimirim tem, para mim, um valor nostálgico, pois, em 1979, recentemente ingressado no então DNER, fui designado para coordenar uma equipe mecanizada que fazia a conservação dessa rodovia. Essa foi a minha primeira experiência como engenheiro rodoviário.

A equipe que comandava tinha aproximadamente 30 funcionários, e todo tipo de equipamento rodoviário.

É importante esclarecer que a equipe em apreço era formada por funcionários e equipamentos do próprio DNER. Contudo, com o passar dos anos, os funcionários foram se aposentando, os equipamentos se deteriorando, e como não houve a devida reposição de pessoal nem equipamento, o resultado final não poderia ser outro senão a extinção da nossa briosa equipe. Uma pena.

Hoje, passados mais 40 anos, os ex-funcionários de campo, por mim comandados, morreram quase todos. Pelo que me consta, não há mais do que três remanescentes. É de se lamentar, mas é uma realidade da vida, porquanto o tempo é implacável.

Com o fim da nossa turma de campo, a rodovia em questão ficou à deriva. E se não fora a intervenção de algumas prefeituras da região, ela teria se acabado de uma vez por todas.

Em 2010, o DNIT contratou uma empresa que finalmente retomou os serviços de conservação da Reta de Ibimirim. Destarte, ela continua trafegável, para a felicidade de todos que a utilizam. Afinal de contas, essa rodovia é de grande importância para o escoamento da produção agrícola de várias cidades do Sertão pernambucano bem como encurta deveras o caminho para quem se desloca à região Sul do Brasil.

É bom frisar que, há cerca de seis anos, o DNIT celebrou um convênio com o Exército Brasileiro, que está procedendo à conservação dessa importante rodovia federal, deixando-a em boas condições de trafegabilidade.

Um hotel hitchcockiano


Ruínas do Hotel do Peba (foto do arquivo pessoal de Aderson Machado)

Não poderia falar na Reta de Ibimirim sem mencionar o Hotel do Peba. Este ficava a 33 quilômetros de Ibimirim, mais precisamente no entroncamento da Reta (BR-110) com a BR-316, que passa pela cidade de Inajá/PE, e daí segue para o Estado de Alagoas.

É bom esclarecer que a Reta em apreço se divide em duas Brs. De Ibimirim até o Hotel do Peba ela é apenas a BR-110; daí até Petrolândia, ela coincide com a BR-316.

Nas décadas de 40 a 70, e até a primeira metade da década de 80, o Hotel do Peba era muito requisitado, posto que a Reta tinha um grande movimento de veículos e caminhões.

A propósito, conta-se que alguns hóspedes (notadamente motoristas de caminhões) foram misteriosamente assassinados enquanto dormiam no Hotel, a mando de seu proprietário. Porém os corpos eram devidamente ocultados e nunca encontrados. A suposta trama criminosa tem, entre suas versões, um desfecho cinematográfico.

Contam que um determinado caminhoneiro, sabedor da fatídica história, um dia foi lá e se passou por hóspede. Quando foi “dormir”, colocou na sua cama um boneco de pano à semelhança de seu corpo. Não deu outra: lá para as tantas da madrugada, eis que o assassino entra sorrateiramente no quarto do “hóspede” com um punhal na mão, e, ato contínuo, desfere uma série de punhaladas no boneco, pensando ser o motorista. Este, por sua vez, estrategicamente escondido atrás de uma porta, atira no assassino, ferindo-o mortalmente.

Mistério desfeito, a partir daí o Hotel do Peba nunca mais foi o mesmo. No dia 25 de março de 2010, estive de volta à Reta, depois de mais de vinte anos que lá estivera. E passei pelo Hotel do Peba, encontrando-o em completa ruína.

Com dois dias depois dessa minha visita, tomei conhecimento de que o proprietário do Hotel do Peba, que fora assassinado, era pai de um funcionário que fazia parte da equipe de campo por mim chefiada. Entretanto, não sei informar se esse ex-funcionário ainda é vivo.

Por Aderson Machado
Aderson Machado é Engenheiro Civil e Bacharel em Letras


Petrolandense passa em 1º lugar no vestibular da USP e é referenciado pelo tio, ex-vereador Carlinhos

Em contato com o Blog de Assis Ramalho, o bancário aposentado do Banco do Brasil e ex-vereador petrolandense Carlos Alberto Correia (Carlinhos) comemora o sucesso do sobrinho (Filipe Guimarães Correia) que passou em 1º lugar em engenharia aeronáutica no Vestibular da USP - VESTIBULAR UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

Meu sobrinho Filipe, filho do meu irmão Marcos residente em Maceió, com 18 anos passou no vestibular da USP, 1º lugar as vagas do curso só 17 concorrentes.

Filho de Petrolandense fazendo história no sul.

Blog de Assis Ramalho
Por Carlos Alberto Correia - Carlinhos

As felicitações são também do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia

PARABÉNS!!!



Prefeitura de Petrolândia realiza no dia 20 deste mês pregão eletrônico para Registro de Preços para compra de 56 mil kits de Alimentação Escolar

No dia 20 de abril, às 10h00, a Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Petrolândia vai realizar Pregão Eletrônico Nº 014/2021 para compra de cestas básicas de merenda escolar, denominadas Kit Alimentação Escolar. A Secretaria Municipal de Educação estimou o número de alunos em 7.000, diante do cenário de não finalização do período de matriculas do devido ano letivo para 2021. O processo licitatório prevê a distribuição da merenda durante 8 meses, período estimado para o estado de calamidade pública decorrente do Novo Coronavírus (Covid-19), por isso o número total de kits é de 56.000 unidades.

Desde o ano passado, os gêneros alimentícios do Kit Alimentação Escolar são distribuídos ao alunos matriculados na rede municipal de ensino, para alimentação em suas residências. Segundo o Edital, a equipe de nutrição responsável pela alimentação escolar selecionou itens alimentícios para compor o kit de alimentação a ser distribuído, levando em consideração o per capita utilizado nas escolas, pautando-se alimentação adequada neste momento, de modo a garantir a segurança alimentar e nutricional, bem como, condições de saúde àqueles que necessitem de atenção especifica e em vulnerabilidade social, com acesso igualitário.

Os alimentos definidos pela equipe de nutrição local para composição do kit, seguindo as determinações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) são: 01 Kg de ARROZ TIPO 1, 01 Kg de FEIJÃO CARIOCA TIPO 1, 01 pacote (500g) de FLOCOS DE MILHO (Flocão), 01 Kg de AÇÚCAR TIPO CRISTAL, 01 pacote (500 g) de MACARRÃO ESPAGUETE (com ovos), 01 pacote (250g) de CAFÉ e 01 pacote (400g) de BISCOITO CREAM CRACKER.

O valor máximo estimado para a contratação é de R$ 1.705.760,00 (Um milhão setecentos e cinco mil, setecentos e sessenta reais).

As propostas podem ser entregues até 20 de abril de 2021, às 09h30. Mais informações e Edital disponíveis no Portal de Compras da Prefeitura Municipal de Petrolândia, no site www.licitapetrolandia.com.br.

Redação do Blog de Assis Ramalho



Jatobá de Tacaratu: A Semente plantada há um século (1921-1924)


Contexto histórico

O ano era 1921 e Pernambuco vivia um período de incertezas em virtude das sucessivas substituições no comando do governo estadual, provocado pelo afastamento , por doença, do governador eleito em 1919, quando o jovem Hildebrando Gomes de Meneses, vindo de Caruaru, abre a DROGARIA MENESES e monta a TIPOGRAFIA UNIÃO (junto ao seu primo Alfredízio Meneses) em Jatobá de Tacaratu.

Jatobá (atual Petrolândia) amargava uma severa decadência econômica decorrente em grande medida da frustação dos planos de navegabilidade do rio São Francisco, deixando assim de ser sede do município e retornando à condição de distrito de Tacaratu. O jornal A SEMENTE surgia então, naquele desolado contexto, como uma alvissareira novidade.

Aproveitando-se da experiência acumulada em Caruaru como principal colaborador do semanário A UNIÃO, da Associação Caixeiral Caruaruense, lança em Jatobá seu próprio jornal batizado de A SEMENTE. Seu primeiro número é publicado em fevereiro de 1921 e, em outubro de 1922, o magistrado Sergio Loreto, natural de Águas Belas (PE), elege-se Governador de Pernambuco pelo Partido Republicano Conservador, como alternativa encontrada pelas diversas forças políticas da República Velha para o apaziguamento da situação de conflito no estado, provocado pela contestação do resultado das últimas eleições.

Ocorre que, apenas dois anos do início da circulação de seu jornal, Hildebrando é convidado pela Agrofabril Mercantil a assumir o cargo de diretor e redator chefe do JORNAL CORREIO DA PEDRA (fundado pelo empresário Delmiro Gouveia e que ficou em circulação durante 12 anos desde 12/10/1918). Convite aceito, muda-se para Vila de Pedra, atual Delmiro Gouveia, onde trabalha de 1924 até 1930.

Assim sendo, mesmo mantendo a tipografia, a publicação do último número de A SEMENTE em 03/06/1924 põe um ponto final a sua breve história. Contudo, 10 anos depois, como que cumprindo a uma inusitada profecia literal, nasce o Correio do Sertão do mesmo Hildebrando.
Uma ‘existência acidentada’

Do acervo de Publicações Digitalizadas da Fundação Joaquim Nabuco no Volume 13 da “História da Imprensa de Pernambuco”, em sua seção intitulada “A SEMENTE”, da parte que versa sobre o município de Petrolândia (página 553), extraímos o poético fragmento copiado abaixo e provavelmente constante na edição inaugural de fevereiro de 1921 do Jornal A Semente:

“Hoje plantamos a nossa A Semente” – escreveu a redação – “…aquela de onde poderá brotar o progresso, raiar a luz de ideais alevantados, surgirem forças garantidoras de promissor futuro para essa inventurosa terra. Germinará? Crescerá? Borrifemo-la com o vigor de nossas energias de moço, aquentemo-la com os raios do nosso carinho e do nosso otimismo e a pobrezinha talvez adquira a força necessária para o desempenho de suas funções.”Da redação de A Semente em seu número inaugural

Festejando assim os 100 anos de nascimento deste jornal, completados no último fevereiro, o texto disponibilizado na Fundaj segue descrevendo a “existência acidentada d’A Semente” e referencia ao seu final a Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco como fonte. A fim de preservar a apresentação no original digitalizado da obra dessa relíquia que nos conta um pouco da história de A Semente, colaboramos com a colagem abaixo de seu conteúdo na íntegra:







Voltando no tempo

E para instigá-lo a entrar na máquina do tempo da história e se deleitar com notícias de uma Petrolândia viva na memória afetiva de seus filhos, o IGHP tem a alegria de compartilhar ao final desta postagem a edição quase completa do último número de A Semente de 3 de Junho de 1924 (Ano 3). Nela você provavelmente ficará um tanto perplexo com as “Queixas innocuas (sic)” e os “fuchiqueiros” na matéria de capa sobre a então lastimosa situação política e administrativa de Jatobá. Por outro lado ficará muitíssimo bem informado acerca do detalhado andamento da construção de uma escola e uma cadeia pelos trabalhadores da firma Brandão Cavalcante. Mas como ninguém é de ferro poderá também apreciar a “INTELLIGENCIA (sic) FEMININA DE JATOBÁ” nos textos premiados com menção honrosa pelos Amigos de Momo: “A rosa” de Feliciana de Menezes, “Porque (sic) amo Jatobá” de Lilia Cavalcanti e “O Riso” de Maria Luiza da Costa.

Boa viagem!


Nota aos petrolandenses nostálgicos

O IGHP aproveita a oportunidade para solicitar que nos contatem aqueles que por ventura tenham em mãos outras edições desta peça jornalística, que nos alimenta o ânimo de manter o empenho em preservar e (re)contar a história de nossa querida cidade.

Por : Paula Francinete Rubens de Menezes - Educadora, Escritora e Presidenta do IGH de Petrolândia.

O IGH Petrolândia nasceu com a finalidade primeira de servir de apoio à pesquisa sobre a história do nosso povo e se sente muito feliz em divulgar este material de inestimável valor histórico.

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Vereador Silvio Rogerio solicita ao prefeito Fabiano Marques construção de base de apoio nas proximidades das AG 03 e 04 para descarrego de carro-fossa

O vereador Silvio Rogério (SD) apresentou em Sessão Oridinária da Câmara Municipal de Petrolândia, na quarta-feira (07/04), Indicação dirigida ao prefeito Fabiano Marques (PDT) pleiteando a construção de uma base de apoio nas proximidades das AG 03 e 04, visando desta forma, favorecer o descarrego de carro-fossa

O vereador justifica o presente pleito, considerando relevante uma construção deste porte, que muito favorecerá o trabalho desenvolvido naquela área. Ainda no contexto cumpre salientar que o precesso de limpeza de fossas requer cuidados, sempre com a presença de profissionais especializados no assunto, posto que trata-se de um local de armazenamento e, como tal, pode conter resíduos nocivos à saúde e ao meio ambiente.

Desta forma, ainda de acordo com o vereador, uma base de apoio terá o condão de facilitar e ajustar o procedimento de descarrego, tanto favorecendo ao profissionais, quanto à localidade a qual se destina.

Veja íntegra do discurso do vereador Silvio Rogério na reunião do dia 07/04/2021



Confira mais notícias relacionadas à reunião do dia 07 de abril de 2021 - Clique para ver



>> Petrolândia: Vereadora Adelina Martins solicita ao prefeito Fabiano Marques prioridade de vacinação aos profissionais da Educação

Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR

Petrolândia: JR Rações & Pet Shop é inaugurada na AV. Auspício Valgueiro de Barros







Rodrigo Novaes assegura junto ao Estado estrada que liga Belém de São Francisco ao porto de Barra de Tarrachil
O deputado estadual licenciado e secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, tem se articulado junto ao Governo do Estsdo para levar melhorias às cidades do Sertão. Uma dessas ações é a restauração do pavimento do trecho entre Belém de São Francisco e o porto de Barra de Tarrachil, na Bahia, uma luta antiga do povo daquela região.

A ser realizada pela Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco, a obra, cujo resultado da licitação para contratação da empresa responsável pelo serviço foi publicado nesta terça (13), no Diário Oficial, logo será uma realidade.

"Esse foi um compromisso pelo qual luto há muito tempo, desde o Governo Eduardo Campos. Um trecho curto, mas de grande importância para aqueles que passam pela região. Enfim, vamos tirar essa obra do papel. Agradeço ao governador Paulo Câmara e à secretária Fernandha Batista pelo empenho com nosso Sertão", afirmou Rodrigo Novaes.

Assessoria Rodrigo Novaes


Petrolândia: Vereador Dedé de França solicita ao prefeito Fabiano Marques Kits de Merenda Escolar às famílias carentes de alunos da rede municipal

O vereador Erinaldo Alencar Fernandes (Dedé de França-MDB), apresentou na última quarta-feira (07/04/2021), em Sessão Oridinária da Câmara Municipal de Petrolândia, Indicação dirigida ao prefeito Fabiano Marques (PTB) solicitando providências do Executivo para que seja destinados aos estudantes do município, cujas famílias encomtram-se em estado de vulnerabilidade, Kits de Merenda Escolar, com o objetivo de suprir a carencia alimentar em suas residências, uma vez que as atividades escolares encontram-se suspensas.

''Justifico o presente pleito, salientado a importância plena da referida ação, face ao momento de extrema vulnerabilidade que esses alunos e respectivas famílias encontram-se vivenciando, em conseqência da pandemia do novo coronavírus. Desta forma, nada mais justo que esse município, tal qual outras cidades circunvizinhas, adote as referidas medidas, cuja ação, fará a diferença na vida de cada estudantes, que hora encontram-se em estado de necessidade, decorrente da situação vigente, que infelizmente assolou o nosso município como um todo''

Erinaldo Alencar Fernandes (Dedé de França)
Ereador MDB

Confira mais notícias relacionadas à reunião do dia 07 de abril de 2021 - Clique para ver

>> Petrolândia: Com presença do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Câmara realiza reunião ordinária na manhã desta quarta (07/04/2021); Confira!

>> Petrolândia: Vereador Fabrício Cavalcante solicita ao prefeito Fabiano Marques implantação do programa Jovem Aprendiz

eos: Assis Ramalho/BlogAR
Petrolândia paga as contas e investe na Saúde - Em entrevista, Prefeito Fabiano Marques faz balanço dos primeiros 100 dias de Gestão
A entrevista vai ar ao longo do Frente a Frente, programa que começa às 18 horas pela Rede Nordeste de Rádio, formada por mais de 40 emissoras, hoje presente em três Estados da região, tendo como cabeça de rede a Hits 103,1 FM, no Grande Recife.

Em entrevista ao Frente a Frente, o prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (PTB), comemorou os cem primeiros dias de gestão anunciando que pagou folhas em atraso, débitos da Previdência em torno de R$ 2 milhões, pagando parte dos R$ 2,6 milhões de débitos da administração passada com os fornecedores.

“Mas o nosso grande feito, na verdade, está sendo rearrumar a precária rede de saúde do município”, disse o trabalhista. Na semana passada, Fabiano esteve no Palácio abrindo o diálogo para levar mais investimentos para o município. Já em Brasília, vai encaminhar ao ministro do Turismo, o pernambucano Gilson Machado Neto, um projeto para impulsionar a Ilha de Rarrá.

Trata-se de uma verdadeira joia do São Francisco, localizada no meio do rio entre Petrolândia, Pernambuco, e Glória, na Bahia. Um pequeno paraíso rodeado por águas cristalinas e dunas de areia clara. De tão bonita parece até miragem, mas ao se aproximar de catamarã se percebe que a ilha é uma deslumbrante verdade.

A entrevista vai ar ao longo do Frente a Frente, programa que começa às 18 horas pela Rede Nordeste de Rádio, formada por mais de 40 emissoras, hoje presente em três Estados da região, tendo como cabeça de rede a Hits 103,1 FM, no Grande Recife. Se você deseja ouvir pela internet, clique no botão Rádio na página acima do blog ou baixe o aplicativo da Rede Nordeste de Rádio no play store.

Via Blog do Magno



Petrolândia: Novo boletim informativo aponta que subiu de 24 para 25 o número de óbitos no município; confira o quadro completo


Petrolândia - Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

Boletim informativo da Secretaria de Saúde da prefeitura de Petrolândia, divulgado na noite desta terça-feira (13/04), informa que foi registrado mais um óbito causado por complicações do novo coronavírus. Agora o município contabiliza 25 mortes.

Também informa que ainda existe nove pessoas contaminadas com o vírus, e 20 com a suspeita.


Entre os casos ativos, 6 estão em isolamento e 3 em internamento.

Para maiores informações e esclarecimentos, entre em contato com a vigilância epidemiológica pelo número (87) 9646-5830

A TENÇÃO!
A secretaria de saúde do município faz apelo à população: Se puder fique em casa, se precisar sair, use máscara.

VEJA ABAIXO O QUADRO COMPLETO



Confira acima locais com os casos ativos



Confira abaixo o quadro comparativo com o último boletim divulgado no dia 09 de abril de 2021






Redação do Blog de Assis Ramalho


Foi inaugurada em Petrolândia nesta quinta-feira, 15 de abril de 2021, a JR RAÇÕES & PET SHOP - Organização de Júnior, popularmente conhecido por Júnior das rações.

A loja já abriu suas portas anunciando grande PROMOÇÃO SEMANA DE INAUGURAÇÃO, com validade até o próximo dia 24.



Na compra de qualquer produto ou serviço acima de R$ 20,00, o cliente JR RAÇÕES & PET SHOP estoura um balão e concorre a prêmios ou descontos especiais.

A JR RAÇÕES & PET SHOP fica situada na Avenida Auspício Valgueiro de Barros, em frente ao Atacadão São Francisco - Fone para contato (87) 9.9670-2000

Horário de funcionamento: Das 08h:00 às 12h:00 e das 14h:00 às 19h:30.

A JR RAÇÕES & PET SHOP, nova parceria comercial do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, é uma organização de Júnior e família.


A JR RAÇÕES & PET SHOP é mais uma empresa do grupo JR Rações, com matriz na rua Coronel Aureliano Menezes, vizinha a Farmácia Central - ao lado do Mercado Público, no centro de Petrolândia

A JR Rações, há 13 anos no mercado de Petrolândia, comercializa rações para aves, coelhos, gatos, cães e equinos, entre outros, e produtos destinados ao cuidado com seus animais de estimação ou de criação.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Vereadora Adelina Martins solicita ao prefeito Fabiano Marques prioridade de vacinação aos profissionais da Educação

21 anos após duplo homicídio em Tacaratu, foragido da Justiça de PE é preso em Delmiro Gouveia-AL
Ele tinha mandado de prisão em aberto pelo assassinato de um homem e seu filho em Tacaratu, no sertão pernambucano, em outubro de 2000 (Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR)

Após 21 anos foragido, um homem foi preso no Povoado de Jurema, zona rural de Delmiro Gouveia (AL), por duplo homicídio cometido no interior de Pernambuco. A informação foi divulgada pela Polícia Civil nesta sexta-feira (16).

Segundo a polícia, o homem tinha mandado de prisão em aberto pelo homicídio de Noé Rodrigues da Silva e do filho dele, Evandro Oliveira da Silva, em Tacaratu, sertão pernambucano, em outubro de 2000.

A Polícia Civil informou que o irmão do acusado, também suspeito de participação no crime, já tinha sido preso em 2018.

G1 AL

Petrolândia: Coordenador João Vicente avisa que não há mais vagas para a 23° Semana de Enfermagem, que será realizada no dia 15 de Maio
João Vicente/Foto/arquivo: Assis Ramalho/BlogAR
Informo que não há mais vagas para a 23° Semana de Enfermagem, que será realizada no dia 15 (quinze) de Maio de 2021, no Plenário da Câmara Municipal de Petrolândia, contemplando assim, os profissionais que se dedicam a praticar uma das profissões mais respeitadas e cheia de responsabilidades. Lembramos que estamos respeitando todos os protocolos e limites, visto que passamos por uma Pandemia que afeta não só o nosso País, mas o mundo todo, e por este motivo, justificamos o número reduzido de vagas para a participação dos profissionais.

João Vicente da Silva Filho
Coordenador da Semana de Enfermagem


Atuação de Antonio Coelho garante doação de retroescavadeira à cidade de Tacaratu-PE


A articulação do deputado estadual Antonio Coelho (DEM) garantiu ao município de Tacaratu, no Sertão de Itaparica, a doação de uma retroescavadeira. O equipamento, que será de grande utilidade e trará mais eficiência para o trabalho do homem no campo, foi entregue pela Codevasf nesta sexta-feira (16) ao prefeito Washington (MDB) e lideranças da região. O ato também contou com a presença do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) e do deputado federal Fernando Filho (DEM).

“Por meio desses equipamentos, das parcerias firmadas e de muito trabalho da nossa força política estamos buscando transformar o cotidiano de milhares de famílias pernambucanas, contribuindo para o desenvolvimento de Pernambuco a fim de que possamos construir um novo tempo em nosso Estado”, destacou Antonio Coelho, assinalando que a aquisição da retroescavadeira é fruto de recursos federais provenientes de emendas parlamentares negociadas junto ao deputado Fernando Filho.

As ações do parlamentar em prol do município não se encerram por aí. Também com recursos federais e em parceria com a Codevasf, a população de Tacaratu já foi beneficiada com a perfuração de vários poços artesianos. Em breve, outras novidades devem ser anunciadas em benefício da cidade.

Blog de Assis Ramalho
Por Andréa Cortez
Assessoria de Imprensa

Banco do Nordeste apoia consultoria técnica no município de Belém do São Francisco - PE



Com apoio do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER-BNB), Ovinocaprinocultores do município de Belém do São Francisco, em Pernambuco, estão sendo beneficiados com um convênio do Banco do Nordeste, através do BNB-FUNDECI e SEBRAE-PE, viabilizado pelo "Projeto Sertão Mais Produtivo", do Sebrae-PE, equipe técnica estão levando consultoria e assessoria técnica a 20 pequenos criadores de caprinos e ovinos do município sertanejo.

Por intermédio da parceria, o Sebrae viabilizou contrato com empresa SUPER BERRO, para prestar consultoria aos criadores integrantes do PAT - Plano de Ação Território, em nível local. As ações foram iniciadas no segundo semestre/2020, onde os produtores estão recebendo consultoria e assistência em suas propriedades rurais pelos técnicos de campo da Super Berro. Nas ações incluem cronogramas de visitas técnicas mensais, com palestras, dias de campo, com orientações de planejamento, gestão da propriedade e adequações tecnológicas.

Segundo o Agente de Desenvolvimento da agência do BNB Floresta - PE, Adelmo Azevedo, a deficiência e falta de assistência técnica ainda é um dos gargalos encontrados na região que precisa serem superadas pelos órgãos públicos.

Participam do programa produtores das seguintes associações: Associação Padre Cícero, Associação Francisco de Assis, Associação do Nascimento, Associação Venezuela e Associação Carapuça de Belém, além de Criadores da Fazenda Santana e Ilha Grande.

As associações contam com apoio do Coordenador de Relações Institucionais Territorial, Edmundo Gomes, da Agência de Desenvolvimento LIDER Sertão do São Francisco Pernambucano (AD-LIDER SSF/PE), que vem apoiando o associativismo, incentivando suas atividades, organização e diversificação da produção. Além da Ovinocaprinocultura de corte apoiada pelo BNB, a associação Padre Cícero, implantou uma estufa e iniciou a produção de mudas frutíferas, maracujá, manga, pinha, goiaba, e também árvores nativas para reflorestamento as margens do Rio São Francisco.

O agricultor familiar Joseito Gomes, está investindo na avicultura, começou a construir um galpão, e busca nessa atividade mais uma alternativa de renda para ele e sua família.

O município de Belém do São Francisco é atendido pela Agência do BNB Floresta - PE, cuja equipe atende semanalmente, viabilizando as linhas de financiamentos destinadas ao setores e projetos produtivos.






As informações e fotos são do Agente de Desenvolvimento Adelmo Azevedo, da Agência Floresta - PE, que atende os municípios do Sertão de Itaparica.

VEJA TAMBÉM
BNB Planeja ações da Ovinocaprinocultura junto ao IF- Instituto Federal - Sertão Pernambucano, Campus Floresta
>> BNB Planeja ações da Ovinocaprinocultura junto ao IF- Instituto Federal - Sertão Pernambucano, Campus Floresta

Blog de Assis Ramalho



Petrolândia: Instruções sobre fraudes veiculares para o efetivo da 4°CIPM são ministradas pela PRF


Nesta sexta-feira 16 de ABR21 ocorreu no Auditório do Espaço Cultural de Petrolândia instruções práticas e teóricas sobre Fraudes Veiculares com efetivo da 4° CIPM, 1°CIPM, BEPI, Polícia Civil e Guarda Municipal desta cidade, ministradas por policiais rodoviários (PRF) convidados, os quais transmitiram conhecimento peculiar de modo a capacitar os participantes a identificar a autenticidade veicular, bem como de documentações pertinentes, possibilitando
atuação policial eficiente na prestação de serviços à sociedade.

INFORMAÇÃO - SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO
4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo




Licitação da Prefeitura de Petrolândia para aquisição de 2 veículos zero km é frustrada por falta de empresas interessadas
Foto: Lúcia Xavier/BlogAR

Previsto para ocorrer na manhã desta quarta-feira (14/04/2021), na modalidade Pregão Eletrônico, foi frustrado o processo licitatório para aquisição de dois automóveis destinados a atender as secretarias de Desenvolvimento Social, Segurança Cidadã (Guarda Municipal) e Saúde da Prefeitura Municipal de Petrolândia. A sessão foi aberta às 09h00 para cumprir o rito licitatório de recebimento, abertura de propostas e disputas entre licitantes, porém, nenhuma proposta foi apresentada à Comissão Permanente de Licitação, segundo a ata eletrônica.

De acordo com o Edital, o Pregão Eletrônico N° 010/2021 teve como objeto a aquisição de 02 veículos de passeio, tipo sedan, zero quilômetro, com capacidade mínima para 05 lugares, motor 1.4 e direção hidráulica. O valor estimado pela Prefeitura de Petrolândia foi de R$ 123.173,34.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia recebe mais 760 doses da vacina contra a Covid-19; Saiba quanto cada cidade de Pernambuco recebe

Petrolândia recebe 30 doses (Trabalhadores da saúde 2ª dose) - 320 doses (Astrazeneca para pessoas entre 65 e 69 anos 1ª dose - 220 doses Coronavac para pessoas entre 65 e 69 anos 2ª dose - 150 doses Astrazeneca para pessoas entre 60 e 64 anos - 40 doses Coronavac para pessoas entre 60 e 64 anos. 

Trabalhadores carregam caixa com doses de vacina contra a Covid-19 que chegaram ao Recife — Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação


O 13º lote de vacinas contra a Covid-19 chegou a Pernambuco na madrugada desta sexta-feira (16). A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou o quantitativo de doses dos imunizantes a ser recebido por cada município, para cada um dos públicos em vacinação no estado.

Das novas doses, 102.400 são de CoronaVac/Butantan e 152.750 de Oxford/AstraZeneca. Com esse novo quantitativo, o estado totalizou 2.276.080 doses de imunizantes contra a Covid-19 recebidas, sendo 1.742.360 da Coronavac/Butantan e 533.720 da Astrazeneca/Fiocruz (veja vídeo abaixo).

O 13º lote de vacinas contra a Covid-19 chegou a Pernambuco na madrugada desta sexta-feira (16). A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou o quantitativo de doses dos imunizantes a ser recebido por cada município, para cada um dos públicos em vacinação no estado.

Das novas doses, 102.400 são de CoronaVac/Butantan e 152.750 de Oxford/AstraZeneca. Com esse novo quantitativo, o estado totalizou 2.276.080 doses de imunizantes contra a Covid-19 recebidas, sendo 1.742.360 da Coronavac/Butantan e 533.720 da Astrazeneca/Fiocruz.


Distribuição de doses por municípios

CidadeTrabalhadores da saúde (2ª dose)Astrazeneca para pessoas entre 65 e 69 anos (1ª dose)Coronavac para pessoas entre 65 e 69 anos (2ª dose)Astrazeneca para pessoas entre 60 e 64 anosCoronavac para pessoas entre 60 e 64 anosTotal
Abreu e Lima13012108105951502895
Afogados da Ingazeira60435290200501035
Afrânio201851308020435
Agrestina3025517011530600
Água Preta3028519014040685
Águas Belas3044030017550995
Alagoinha201651108020395
Aliança40430290200501010
Altinho3029019013040680
Amaraji2019513011030485
Angelim10115806020285
Araçoiaba301701208520425
Araripina60715480330901675
Arcoverde120785530355901880
Barra de Guabiraba20120806020300
Barreiros5037025019050910
Belém de Maria10105705020255
Belém do São Francisco201901308530455
Belo Jardim707855303701001855
Betânia201451005520340
Bezerros100725490310801705
Bodocó5038026016540895
Bom Conselho40505340205601150
Bom Jardim30500340210501130
Bonito6042028018050990
Brejão10100704010230
Brejinho1075503510180
Brejo da Madre de Deus40470310185501055
Buenos Aires101451007020345
Buíque40525350225601200
Cabo de Santo Agostinho310199013309802504860
Cabrobó3028019013540675
Cachoeirinha202101409030490
Caetés2029020011530655
Calçado10110805020270
Calumbi1075503010175
Camaragibe390174011608402104340
Camocim de São Félix202251509530520
Camutanga10100704010230
Canhotinho2026018012030610
Capoeiras202301609530535
Carnaíba2025017010030570
Carnaubeira da Penha20105704010245
Carpina709406304451102195
Caruaru5203240216015654007885
Casinhas201551107020375
Catende5038026019550935
Cedro20105705020265
Chã de Alegria201551106520370
Chã Grande3023516011030565
Condado2028019013540665
Correntes202201509030510
Cortês20105705520270
Cumaru201451006520350
Cupira3026518011530620
Custódia3042028019050970
Dormentes201951309030465
Escada60595400315801450
Exu4031521015040755
Feira Nova2028019011030630
Fernando de Noronha000000
Ferreiros101451006020335
Flores3028519012030655
Floresta4027519012030655
Frei Miguelinho202051408520470
Gameleira3023516012030575
Garanhuns26014809906651703565
Glória do Goitá4033022014540775
Goiana908305604051101995
Granito1070503510175
Gravatá1009156104251102160
Iati302051408530490
Ibimirim3027519011530640
Ibirajuba1085604010205
Igarassu22011908005801502940
Iguaracy101601107520375
Ilha de Itamaracá8023516012030625
Inajá20135907520340
Ingazeira1060403010150
Ipojuca140590400320801530
Ipubi4024517010530590
Itacuruba1045302010115
Itaíba2031021011530685
Itambé4036024016550855
Itapetim202051408020465
Itapissuma5024016012530605
Itaquitinga201551107020375
Jaboatão dos Guararapes117079755320391598019360
Jaqueira2090604520235
Jataúba201801209020430
Jatobá201901308020440
João Alfredo3040527016540910
Joaquim Nabuco20120806020300
Jucati20120804520285
Jupi201651107020385
Jurema201801207520415
Lagoa de Itaenga3022515010030535
Lagoa do Carro201951309030465
Lagoa do Ouro201651106520380
Lagoa dos Gatos201801207020410
Lagoa Grande3019513010030485
Lajedo3042028020050980
Limoeiro90700470300801640
Macaparana3032522014040755
Machados30130906020330
Manari201751207020405
Maraial2095705020255
Mirandiba201601106520375
Moreilândia20115805020285
Moreno80685460325901640
Nazaré da Mata70425290195501030
Olinda55050503370238560011955
Orobó2030020012530675
Orocó20110805520285
Ouricuri140635420280701545
Palmares120560380280701410
Palmeirina1090603510205
Panelas3030521013040715
Paranatama20130905020310
Parnamirim3023016010530555
Passira4034023016040810
Paudalho60505340250701225
Paulista32045453030205052010465
Pedra2023016010530545
Pesqueira80715480335901700
Petrolândia3032022015040760
Petrolina6902565171012853206570
Poção10130905520305
Pombos3029520013540700
Primavera10135907020325
Quipapá4023516011530580
Quixaba1095703510220
Recife5670219951467010370260055305
Riacho das Almas3022515010030535
Ribeirão50460310215601095
Rio Formoso301651109030425
Sairé20115805520290
Salgadinho10130906520315
Salgueiro120555370265701380
Saloá201801207520415
Sanharó2023016012540575
Santa Cruz201551006520360
Santa Cruz da Baixa Verde201451005520340
Santa Cruz do Capibaribe80690460340901660
Santa Filomena201551107020375
Santa Maria da Boa Vista4036525016540860
Santa Maria do Cambucá101451007020345
Santa Terezinha20130905520315
São Benedito do Sul101401006520335
São Bento do Una50605410275701410
São Caitano4033523016040805
São João2025517010030575
São Joaquim do Monte2023016011530555
São José da Coroa Grande201851309030455
São José do Belmonte4041528017050955
São José do Egito50440300175501015
São Lourenço da Mata15011807905651502835
São Vicente Ferrer201951309030465
Serra Talhada1608355603801002035
Serrita201851308530450
Sertânia3037525018050885
Sirinhaém6030020015540755
Solidão1070503010170
Surubim70755510325801740
Tabira3034523014040785
Tacaimbó201551106020365
Tacaratu2027018010530605
Tamandaré301901309030470
Taquaritinga do Norte2028019012030640
Terezinha1085604010205
Terra Nova10100704520245
Timbaúba60640430285801495
Toritama3023016012030570
Tracunhaém20135907020335
Trindade3023516011030565
Triunfo201951308530460
Tupanatinga1024517010530560
Tuparetama20105705020265
Venturosa201901308530455
Verdejante10100705520255
Vertente do Lério20100704520255
Vertentes302101409030500
Vicência4028019015040700
Vitória de Santo Antão190153010207001803620
Xexéu20125906520320


Redação do Blog de Assis Ramalho