quinta-feira, 29 de abril de 2021

Petrolândia: Pessoas de 60 a 64 anos que não agendaram 2ª dose da vacina contra Covid-19 serão atendidas a partir de 3 de maio


As pessoas de 60 a 64 anos que não agendaram data para tomar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 poderão ser vacinadas a partir de 3 de maio, no Ginásio de Esportes, na Orla Fluvial de Petrolândia. A ação da Secretaria Municipal de Saúde vai acontecer no horário das 8 às 12h.

A aplicação da 2ª dose será realizada de acordo com a data anotada no Cartão de Vacinação, recebido pelo usuário ao tomar a 1ª dose. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura Municipal de Petrolândia

Petrolândia: 1ª dose da vacina contra Covid-19 para pessoas de 60 a 64 anos que não agendaram será feita nesta sexta-feira (30); Confira locais e horários


As pessoas de 60 a 64 anos de idade que não agendaram para tomar a 1ª dose da vacina contra Covid-19 poderão ser vacinadas nesta sexta-feira (30/04), em pontos de vacinação nas áreas urbana e rural de Petrolândia. Confira os locais/horários:

Zona Urbana
Ginásio de Esportes - Quadra 01 de Petrolândia 
25 (vinte e cinco) doses - Início às 14h30 
Zona Rural
PSF Icó-Mandantes - 20 (vinte) doses - Horário: 09 às 12h00
PSF Agrovila 04 - 20 (vinte) doses -  Horário: 09 às 12h00
PSF Projeto Barreiras - 20 (vinte) doses -  Horário: 09 às 12h00

A vacinação é apenas para quem NÃO FEZ AGENDAMENTO.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura Municipal de Petrolândia

Petrolândia e Tacaratu têm representantes eleitas no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher para o triênio 2021/2024


No dia 17 deste mês foi publicado, em Resolução, pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Pernambuco (CEDIM-PE) o resultado final da eleição para as entidades da sociedade civil compor o conselho no triênio 2021-2024. Entre as 16 representantes da sociedade civil, duas são do Sertão de Itaparica, das cidades de Petrolândia e Tacaratu. 

Representante da Associação dos Artesãos de Petrolândia - CAFÉ COM ARTE, a artesã empreendedora Fátima Belém foi reeleita para a categoria Organização Associativa de Mulheres. A tacaratuense Elisa Urbano Ramos, membro da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do NE, MG e Espírito Santo – (APOINME), foi eleita na categoria Organização Mista Indígena. 

Fátima e Elisa vão atuar no órgão responsável pelo controle social de políticas públicas de igualdade de gênero em Pernambuco. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Prefeitura de Petrolândia adia por tempo indeterminado licitação para serviços de gerenciamento e controle de aquisição de combustíveis


Previsto para ocorrer na manhã desta quinta-feira (29/04), às 10h00, o Pregão Eletrônico lançado pela Prefeitura Municipal de Petrolândia para registro de preços de empresa para abastecimento de combustíveis da frota municipal em todo o território nacional foi adiado por tempo indeterminado. Segundo a publicação no Diário Oficial dos Municípios de hoje (29), o adiamento foi realizado para análise técnica, após apresentação de pedido de impugnação do Edital.  Confira abaixo a publicação realizada pela Prefeitura Municipal de Petrolândia.

A Comissão Permanente de Licitação, vem informar o adiamento e a SUSPENSÃO “SINE DIE “ da sessão inaugural do Processo Licitatório nº 038/2021, Pregão Eletrônico nº 017/2021, cujo objeto consiste no Registro de Preços para futura e eventual contratação de empresa para prestação de  (álcool hidratado comum, gasolina comum, diesel s-10), em rede de postos credenciados em todo território nacional, por meio da implantação de sistema (software) informatizado e integrado, com utilização de cartão magnético ou microprocessado, com execução indireta e mediante o regime de empreitada por preço global, para atender à frota de veículos da prefeitura de Petrolândia. Informações adicionais: Mais informações podem ser obtidas diretamente na sede da Comissão Permanente de Licitação – CPL, situada na Praça três Poderes, n. 141, Centro, Petrolândia/PE – CEP: 56.460-000, ou através do fone (87) 3851-1156, no horário das 07:30 hs às 13:30hs, de segunda a sexta-feira, ou, ainda, através de solicitação por e-mail: licitacao.petrolandia@outlook.com; do procedimento licitatório supracitado a fim de melhor análise de aspectos técnicos do Edital em razão de pedido de impugnação apresentado. Oportunamente, será divulgada nova data para reabertura do pregão em epígrafe

Petrolândia, 28 de abril de 2021.

EMILLY ROBERTA BATISTA CARVALHO
Pregoeira

Redação do Blog de Assis Ramalho

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém ainda aguarda socorro dos poderes públicos

Após 2 anos sem espetáculos, maior teatro ao ar livre do mundo pode encerrar atividades em definitivo (Foto: Paixão de Cristo de Nova Jerusalém/Divulgação)

Em situação extremamente crítica depois de dois anos sem espetáculo, a Sociedade Teatral de Fazenda Nova ainda aguarda o socorro urgente dos poderes públicos federal e estadual. Segundo o presidente da STFN, Robinson Pacheco, sem a ajuda, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, uma das principais atrações turísticas do Brasil que é considerada patrimônio material e imaterial de Pernambuco, terá que encerrar suas atividades em definitivo.

No final do mês passado, o Governo Federal, por meio do Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e do Secretário Especial de Cultura, Mário Frias, se comprometeu em apresentar até o final da primeira quinzena de abril um plano emergencial para evitar o encerramento das atividades do espetáculo da Paixão de Cristo.

Secretaria de Desenvolvimento Agrário e IPA entregam mais de 24 mil quilos de sementes em três municípios do agreste do estado

Crédito: Edilson Junior - SDA

O secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Claudiano Martins Filho, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Kaio Maniçoba, estiveram na última terça-feira (27) nos municípios de Itaiba, Águas Belas e Saloá, no agreste do estado, realizando as entregas de sementes de milho, sorgo e feijão à famílias agropecuárias.

Em Itaiba, foram entregues 11.900 quilos de sementes, beneficiando 1.983 agricultores. Na ocasião foi autorizado o início das obras de 06 unidades do sistema de dessalinização vinculados ao Programa Água Para Todos, nas áreas rurais do município, além da execução de 03 unidades do sistema simplificado de abastecimento de água para consumo humano, do Programa Água Doce. Foi entregue ainda 06 ensiladeiras ao município.

Cultura dos manguezais é mapeada na Amazônia

Ao plantar mudas para recuperar mangues, projeto valoriza a identidade dos povos tradicionais

Como os manguezais são representados nas lendas, crenças e manifestações artísticas? De que forma conservar e reflorestar esses ambientes naturais pode contribuir para a continuidade de tradições milenares? Em busca de respostas, entender o papel do conhecimento transmitido entre gerações, essencial à valorização cultural das populações locais, é ponto de destaque dos estudos apoiados pelo projeto Mangues da Amazônia, voltado a ações socioambientais em três reservas extrativistas marinhas do Pará.

Com atividades nos municípios de Augusto Corrêa, Bragança e Tracuateua, beneficiando diretamente 1,6 mil pessoas, o projeto, iniciado em março, é realizado pelo Instituto Peabiru e pela Associação Sarambuí, em parceria com o Laboratório de Ecologia de Manguezal (LAMA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Bem viver no semiárido: agroecologia e intercâmbio de saberes

Ação atende 109 pessoas com reaplicação de Tecnologias Sociais (Foto: Fundação BB/Divulgação)

Localizada no município de Curral Novo - Piauí, a Serra do Inácio é próxima ao Complexo Eólico Ventos do Piauí, a cerca de 500 km da capital Teresina. E lá 26 famílias têm suas histórias reescritas com o auxílio de Tecnologias Sociais.

O projeto “Tecnologias Sociais na Serra do Inácio - Curral Novo (PI) Bem Viver no Semiárido” tem parceria da Fundação Banco do Brasil e a Votorantim Energia, por meio do Instituto Votorantim com realização da Cáritas Diocesana de Crato. A ação beneficia famílias de agricultores, por meio da comercialização do excedente da produção, do acesso e manejo sustentável da terra e da água para a produção de alimentos em seus quintais. Implementação de seis metodologias, capacitação em políticas de enfrentamento à seca, sustentabilidade alimentar e nutricional.

Prazo para realização de exame toxicológico periódico é prorrogado; Faça o seu em Petrolândia ou Floresta na Clínica Mais Saúde



Por conta da pandemia de coronavírus, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou os prazos para a realização do exame toxicológico periódico para o condutor habilitado nas categorias C, D e E. As novas datas foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 28.

Os novos prazos serão escalonados ao longo de 2021 para que o condutor habilitado nas categorias estabelecidas possa realizar o exame com segurança.

Motoristas que exercem atividade remunerada, com data de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) anterior ao dia 12 de outubro de 2023 não serão multados com base no parágrafo único do art. 165-B do CTB – a “multa de balcão” – no momento da renovação da habilitação, pela não realização do exame. Porém, todos os condutores que forem flagrados dirigindo veículo das categorias C, D ou E sem ter realizado o exame toxicológico periódico estarão sujeitos a infração.

O condutor das categorias C, D ou E, deverá observar as datas previstas (tabela abaixo) e, conforme a data de validade da CNH, verificar qual o prazo limite para realizar o exame toxicológico periódico. Se a coleta da amostra ocorrer há mais de 90 dias, o motorista precisará fazer um novo teste.


Fonte: Brasil 61

VEJA TAMBÉM
Petrolândia/Floresta: Por valor promocional, Clínica Mais Saúde realiza Exame Toxicológico para motoristas CNH nas categorias C,D ou E

Você motorista, profissional que pretende tirar ou renovar sua CNH nas categorias C,D ou E, fique atento pois o exame toxicológico é indispensável.

O exame toxicológico passou a ser obrigatório para motoristas das categorias C, D ou E que pretendem tirar ou renovar sua CNH.

Esse exame é capaz de detectar o uso de substâncias psicoativas (drogas) consumidas durante o período de 90 dias antes da realização do exame, por meio da análise de queratina presente no cabelo e pelos do corpo.

Você pode realizar seus exames toxicológicos aqui em nosso Laboratório com todo conforto e segurança.

Qualquer dúvida entre em contato conosco e saiba mais.
Clínica Mais Saúde:

Petrolândia-PE:(87)99902.8197 /(87)3851.0533

Floresta-PE: (87)99811.0160 / (87)3877.1932

Blog de Assis Ramalho
Informação: Clínica Mais Saúde

Petrolândia conta com a competente profissional na área de saúde mental, a Psicanalista Suely Silva (Atendimento online e presencial); Agende sua terapia

 


PETROLÂNDIA

Temos agora em nossa cidade, mais uma profissional na área de saúde mental, a Psicanalista Suely Silva, uma terapeuta que se preocupa com você e com o seu bem estar.

Seu trabalho como Psicanalista, é fazer o acolhimento terapêutico do paciente, utilizando-se de técnicas psicanalíticas, como a associação livre de ideias, trazendo a cura através da fala. Seu principal objetivo é levar o paciente a ter uma maior compreensão sobre si, e, consequentemente, maior liberdade e autonomia, para tomada de decisões.

No trabalho em análise, é possível reconhecer sua própria história, as fontes de seu sofrimento, de seus conflitos internos, elaborar novas maneiras de lidar com os traumas, se relacionar melhor com as pessoas, e tornar mais rica sua experiência de vida cotidiana.


Frase autoral : AO DISCURSO ANALÍTICO , CABE FAZER EXISTIR O INCONSCIENTE - Suely Silva

Psicanalista

CPNC 2515-50/511.

Agende sua terapia.

Venha cuidar da sua saúde mental e emocional.

Atendimento na modalidade online e presencial.

Contato: (87)9.99856313


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Com Suely Silva - Psicanalista

FPM: Municípios recebem R$ 2,3 bi nesta sexta (30/04), referentes à terceira parcela de abril



A terceira transferência decendial do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) entra nas contas das prefeituras nesta sexta-feira (30). O valor do repasse é de R$ 2.383 bilhões, o montante é parte da arrecadação da União com o Imposto de Renda (IR) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) nos últimos dez dias anteriores.

A transferência é R$ 249 milhões superior ao valor repassado no mesmo período em abril do ano passado. O aumento é mais significativo ainda quando comparado ao segundo decendial, que foi de R$ 986 milhões. Segundo o consultor da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Eduardo Stranz, isso se deve principalmente pela data de pagamento dos tributos. Geralmente no início e no final do mês a entrada de recursos é maior, por isso a diferença se comparado ao repasse anterior.

Stanz destacou que o recurso é uma grande fonte de financiamento para as prefeituras. “Esse recurso é um recurso livre, serve para manutenção de todos os serviços das prefeituras do Brasil, distribuído aos 5568 municípios brasileiros, incluindo capitais e grandes municípios”, disse.

Cerca de 54 municípios se encontram bloqueados e não poderão ter acesso à parcela do fundo. O bloqueio acontece se, porventura, o município ou o ente federado possuir alguma dívida com a União. Neste caso, é autorizado pela Constituição Federal que a União pode reter este recurso.

Segundo o economista especialista em Orçamentos Públicos, Cesar Lima, o maior motivo de bloqueio em relação ao FPM é causado pelo INSS. “O que as prefeituras devem fazer é procurar a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, a procuradoria do INSS mais próxima, para tentar ajustar a sua situação frente ao fisco e desbloquear essas parcelas do FPM”, explicou.

Sergipe está no topo do ranking, com registro de 16 municípios bloqueados. O Rio Grande do Sul também tem um número significativo, com sete municípios com o recurso retido, seguido por Bahia, com cinco. O bloqueio é realizado até que o ente federado ou município pague ou resolva o problema da dívida. Após a regularização da pendência, em 24 horas o recurso é liberado.
Cálculo do Fundo

Os percentuais de participação de cada município são calculados anualmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU), de acordo com a quantidade populacional das cidades e a renda per capta dos estados.

Os municípios são divididos em três categorias: capitais, interior e reserva. As capitais dos estados e Brasília recebem 10% do FPM. Interior são os demais municípios brasileiros e representam 86,4% do FPM. Já os municípios de reserva são aqueles com população superior a 142.633 habitantes e recebem – além da participação como município de interior – uma cota adicional de 3,6% do fundo.

O cálculo do FPM Interior leva em conta um coeficiente, determinado com base na quantidade populacional de cada município, e o percentual de participação dos estados. Os coeficientes variam de 0,6 a 4,0.

Os valores relativos ao fundo devem ser pagos aos municípios a cada dez dias, até os dias 10, 20 e 30 de cada mês. Caso a data caia em final de semana ou feriado, o repasse é antecipado para o primeiro dia útil anterior.

Os valores são creditados pelo Banco do Brasil S/A, que disponibiliza, na sua página na internet, os avisos referentes às distribuições decendiais das contas dos Fundos de Participações, com os lançamentos a crédito e a débito.

Por:  Brasil 61

Petrolândia - Agroshop informa: Campanha de vacinação contra febre aftosa começa dia 1º de maio


A AGROSHOP FARMÁCIA e PETSHOP DE PETROLÂNDIA  informa que A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), convoca os produtores para a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que acontece de 1º a 30 de maio, simultaneamente em todos o Brasil. A meta é imunizar todo o rebanho pernambucano, totalizando 2,1 milhões de animais, entre bois e búfalos.


A vacina pode ser adquirida durante o período da campanha nas casas agropecuárias. A declaração de vacinação é obrigatória e deve ser efetuada até 15 de junho nos escritórios da Adagro ou pela internet. Para declarar on-line é necessário que o produtor realize o seu pré-cadastro no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec 3), disponível no site da Adagro www.adagro.pe.gov.br. O produtor que não vacinar ou não declarar está sujeito a multa e fica proibido de transitar com seu rebanho dentro e fora do estado.

“Historicamente Pernambuco assegura uma cobertura superior aos 90% exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e que mantém o status de área livre de aftosa com vacinação. Em tempos de pandemia, estamos contando ainda mais com a cooperação dos produtores, secretarias municipais de agricultura, as próprias prefeituras e o nosso quadro técnico para garantir a sanidade do rebanho e a manutenção desse status”, afirma o presidente da Adagro, Paulo Roberto de Andrade Lima.

Pernambuco é área livre de aftosa com vacinação e integra um bloco de estados do Nordeste que pleiteia o status de área livre sem vacina. Para tanto, é preciso manter a média de animais vacinados acima de 90%, atingir mais de 90% de propriedades vacinadas, aumentar a vigilância epidemiológica por parte do serviço veterinário oficial, fortalecer o sistema de notificação aumentando o envolvimento de toda a comunidade (produtores, iniciativa privada, entidades públicas e privadas) e implantar o Fundo de Arrecadação para Emergências.

Balanço 2020: Na primeira etapa foram vacinados 1.827.41 bovinos e 9.685 búfalos, atingindo uma cobertura de 93,59% do rebanho pernambucano. Na segunda etapa, quando apenas o rebanho de 0 a 24 meses recebe uma dose de reforço, Pernambuco garantiu a imunização de 595.043 bovinos e bubalinos, alcançando percentual de 94.89% de cobertura nesta faixa etária.

Médico que morreu aos 28 anos em decorrência da Covid-19, na PB, sonhava em ser professor e formar outros médicos


Filho exemplar, amigo fiel, profissional e aluno dedicado. Assim o médico paraibano recém-formado Lucas Alves, de 28 anos, que morreu vítima de Covid-19, foi descrito por familiares e amigos. Ele faz parte da triste estatística de mais de 400 mil de brasileiros que tiveram suas vidas e projetos interrompidos pelo novo coronavírus.

(Esta história faz parte da série Planos interrompidos, que conta projetos e sonhos de pessoas que morreram vítimas de Covid-19.)

Entre tantos outros sonhos que Lucas nutria estava o de se especializar em imunologia e se tornar professor universitário para formar novos médicos.

Lucas nasceu e morava em Campina Grande, no Agreste da Paraíba. Formado em medicina havia pouco mais de um ano, o jovem também era oficial do Exército Brasileiro e prestava serviços médicos desde o início da pandemia no Posto Médico do Exército na mesma cidade.

Prima e amiga de Lucas, Alana Ramos conta que desde muito novo ele demonstrou interesse pela área da saúde. Um tempo depois de concluir o ensino médio, deu início a graduação em uma faculdade particular de Campina Grande, e no fim de 2019 conquistou o tão sonhado diploma.

“Ser médico sempre foi uma vontade dele. Ele manifestou pra nós mais tarde, já na adolescência, mas era nítido que ele já tinha um dom muito natural para o cuidado. Era nato o zelo dele com as pessoas”, comenta Alana.


Durante a graduação, Lucas se destacou na participação das mais diversas atividades acadêmicas, segundo o médico cardiologista Guilherme Veras, professor e amigo do então estudante.
“Houve uma simbiose entre professor e aluno, porque Lucas era uma pessoa de uma gentileza que não vemos todo dia. Já formei mais de 1,2 mil médicos, ensino tantos outros que ainda não concluíram a graduação, mas não conheci ninguém como Lucas. Era realmente um ser iluminado, não precisamos o lapidar”.

Lucas Alves (dir.) com o professor e amigo Guilherme Veras — Foto: Arquivo Pessoal: Guilherme Veras

Não foram poucas as vezes em que Guilherme ouviu Lucas afirmar que estava realizado por se tornar médico. Após se formar, então, em conversas por ligação - em datas especiais, como aniversários, Dia do Professor e Dia do Médico – e, antes da pandemia, em encontros presenciais, demonstravam a felicidade do ex-aluno por realizar dois de seus grandes sonhos: ser médico e servir às Forças Armadas.

“Dias antes de adoecer ele me ligou e eu o perguntei como estava. Ele disse que se sentia muito feliz, pois finalmente estava exercendo a profissão e ajudando muita gente em um momento tão difícil. Eu tenho certeza que, embora não soubesse que teria uma vida tão curta, Lucas faleceu realizado, viveu muito intensamente”, conta o professor, emocionado.

“Ele não se esquivou de trabalhar na linha de frente. Lucas sentia de maneira sincera a fé, e achava que a missão dele era dar à população carinho, atenção e afeto. Me falou que, apesar das dificuldades, estava realizando um grande sonho ao trabalhar durante a pandemia, pois sabia que tinha a missão de servir”, afirma o médico.
Com o avanço da pandemia, era nítida a preocupação de Lucas com a saúde dos pais e demais familiares. Além de seguir todos os protocolos de prevenção à Covid-19, sempre que podia o jovem médico alertava os amigos nas redes sociais, pedindo para que eles tivessem consciência a respeito da gravidade da situação.

“Ele sempre falava da importância de cumprir os protocolos de prevenção à Covid-19, era um médico muito firme, muito consciente. Como profissional de saúde e cidadão, Lucas seguia muito rigorosamente todos os protocolos com firmeza e responsabilidade”, afirma Alana, prima de Lucas.

A família acredita que o rapaz tenha sido infectado pelo novo coronavírus durante os atendimentos médicos, mas não se sabe ao certo quando ele teve contato com o vírus. Ele testou positivo para Covid-19, e poucos dias depois dos primeiros sintomas buscou assistência médica em um hospital de Campina Grande.

Rapidamente o quadro de saúde do médico se agravou, havendo necessidade de transferência para um hospital particular da capital João Pessoa, onde ficou pouco mais de um mês internado. Foi encaminhado para um tratamento mais intensivo em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), chegou a ser intubado, mas não resistiu.

“Nós tínhamos esperança, apesar de saber da gravidade do quadro dele. Estávamos com uma fé muito grande, rezávamos juntos, aí chegou a notícia. Foi traumatizante”, relembra a prima, com voz embargada.
Lucas Alves com a prima Alana e outros membros de sua família — Foto: Foto: Arquivo Pessoal/Alana Ramos
Semanas após a morte do jovem, a família encara a difícil fase do luto. A prima do rapaz confessa que teve dificuldades para digerir a realidade, e define o momento como sendo “profundamente doloroso”, uma emoção completamente diferente de tudo que ela já viveu. Assim como Lucas fazia em momentos de dificuldade, como lembra a família, é na fé que eles têm encontrado forças para seguir em frente.

“Como ele era muito espiritual, eu entendi que 'Luquinhas', com apenas poucos anos de idade, cumpriu tanta coisa em favor de outras pessoas, sabe... Entendi que Deus recolheu ele de volta. O que ele tinha que fazer, ele fez e fez muito bem, de forma linda como muitos não fazem durante uma vida inteira. Vou esperar pelo reencontro com meu galeguinho”, relata a prima, consternada.

Por fim, Alana alerta para o perigo do não cumprimento de regras de combate à pandemia. Ela, que perdeu um “primo-irmão” jovem e cheio de sonhos pra Covid-19, lembra que o momento é de pensar no próximo, com muita autopreservação e empatia.

“Não foi fácil acompanhar tudo que Lucas passou enquanto estava internado, o que meus tios e meu primo estão passando de forma ainda mais profunda e mais intensa do que todos nós da família, ver uma vida tão jovem ser interrompida... Depois disso tudo eu só penso na autopreservação. Devemos pensar que a vida do outro depende de nós também”, conclui.


Por Bruna Couto*, G1 PB

Boletim desta quinta [29/04/2021]: Pernambuco notifica mais 99 mortes por Covid-19 e repete segunda maior marca de óbitos do ano


Pernambuco registrou, nesta quinta-feira (29), mais 99 mortes por Covid-19, segundo balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

O total é a segunda maior marca de óbitos do ano, alcançada pela segunda vez. Em 23 de abril, o Estado também registrou 99 óbitos em decorrência do coronavírus.

Na quarta-feira (28), Pernambuco registrou o recorde anual de mortes por Covid-19 ao notificar 106 óbitos. O índice é também o quinto maior desde o início da pandemia - a marca mais alta é 140, contabilizada em 27 de maio de 2020.

Com as 99 mortes desta quinta-feira, ocorridas entre 8 de novembro e essa quarta-feira, o Estado acumula um total de 13.967 vidas perdidas para a Covid-19.

A atualização desta quarta-feira traz ainda a notificação de 2.511 casos positivos para o coronavírus no Estado. Do total de infectados, 210 são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), o equivalente a 8%.

Os outros 2.301, correspondente a 92%, são casos leves da doença. O Estado soma 404.668 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia, sendo 40.079 graves e 364.589 leves.

Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Total de mortes confirmadas em 24h em 2021
1º) 106 (28 de abril de 2021)
2º) 99 (23 de abril de 2021)
2º) 99 (29 de abril de 2021)
3º) 83 (14 de abril de 2021)
4º) 82 (8 de abril de 2021)
5º) 77 (17 de abril de 2021)

Total de mortes confirmadas em 24h desde o início da pandemia, em março de 2020
1º) 140 (27 de maio de 2020)
2º) 132 (22 de maio de 2020)
3º) 124 (18 de maio de 2020)
4º) 122 (16 de junho de 2020)
4º) 122 (4 de junho de 2020)
5º) 106 (28 de abril de 2021)

Total de casos confirmados em 24h em 2021
1º) 2.987 (1º de abril de 2021)
2º) 2.965 (7 de abril de 2021)
3º) 2.884 (8 de abril de 2021)
4º) 2.786 (25 de março de 2021)
5º) 2.738 (24 de março de 2021)

Total de casos confirmados em 24h desde o início da pandemia, em março de 2020
1º) 2.987 (1º de abril de 2021)
2º) 2.965 (7 de abril de 2021)
3º) 2.884 (8 de abril de 2021)
4º) 2.843 (20 de abril de 2021)
5º) 2.786 (25 de março de 2021)

Por Folha de Pernambuco

CPI aprova semana de depoimentos de ex-ministros e atual da Saúde


Os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich serão os primeiros a serem ouvidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado. Os depoimentos, aprovados na reunião do colegiado hoje (29), seguirão a ordem cronológica da ocupação do cargo. Mandetta e Teich serão ouvidos já na próxima terça-feira (4).

Na quarta-feira (5), o dia será dedicado ao ex-ministro da pasta Eduardo Pazuello; na quinta-feira (6) será a vez do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, prestarem esclarecimentos à comissão.

Os senadores também aprovaram requerimentos de informação sobre enfrentamento à covid-19, uso de medicamentos sem eficácia comprovada, tratamento precoce, estratégias e campanhas de comunicação. O prazo para resposta é de até 5 dias.
Wajngarten

O relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), não conseguiu o consenso para antecipar a convocação do ex-secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República Fabio Wajngarten para o dia 11 de maio. O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), decidiu acatar o requerimento do senador Ciro Nogueira (PP-PI) e limitou as deliberações de votação apenas aos convocados que serão ouvidos na semana que vem.

Ciro Nogueira argumentou que a intenção de ouvir Wajngarten não foi colocada no sistema da Casa pelo relator com prazo mínimo de 48 horas antes, como exige o regimento do Senado. O requerimento deverá ser votado na próxima reunião do colegiado, na terça-feira (4).

Os senadores querem ouvir o ex-secretário especial de Comunicação Social da Presidência sobre a entrevista à revista Veja, na qual disse que houve “incompetência” e “ineficiência” de gestores do Ministério da Saúde para negociar a compra de vacinas.
Convocação

O vice-presidente do colegiado, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), disse que as pessoas relacionadas pela CPI serão convocadas, ou seja, obrigadas a comparecer na condição de testemunhas. A convocação também faz parte da estratégia de evitar que os aprovados façam uso do direito de permanecerem em silêncio durante as oitivas. “Não há circunstância de convite para comparecimento na Comissão Parlamentar de Inquérito”, ressaltou o Randolfe.
Oitivas

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) apresentou uma questão de ordem solicitando que os depoentes venham presencialmente à CPI. “Tudo isso [trabalho da CPI] fica absolutamente comprometido se não se realizar de forma presencial. Além disso, não se pode admitir que as inquirições sejam interrompidas ou até encerradas por falhas de comunicação, tão características de sua realização de forma remota, por mais avançados que sejam os recursos tecnológicos. E essa questão é ainda mais grave quando se constata que, por serem rotineiras nesse tipo de procedimento”, justificou.

Ao negar o pedido, Omar Aziz disse que as oitivas poderão ser feitas de forma semipresencial, mas ponderou que se fosse convocado iria pessoalmente. “Vai ser semipresencial. Agora, se eu fosse convidado ou chamado e tivesse que dar uma solução, este é o melhor espaço para a pessoa falar, para poder se defender ou para contribuir com o Brasil. Não há espaço maior. Uma pessoa que é acusada de um fato pode vir aqui, e aquela versão que está sendo dada ser desmentida aqui dentro da CPI por ela mesma. É um espaço que não é para prejulgar ninguém. Eu não concordo com o prejulgamento”, disse.
Histórico

A CPI da Pandemia foi instalada na terça-feira (27) no Senado e investigará “ações e omissões” do governo durante a pandemia da covid-19. Os repasses feitos pela União a estados e municípios também estão na mira do colegiado.

Por Agência Brasil

Vacina contra Covid: mais 4,2 mil doses de CoronaVac e 208 mil de AstraZeneca chegam a Pernambuco

 

Nova remessa com mais doses de vacina contra Covid-19 chegou a Pernambuco nesta quinta-feira (29) — Foto: Reprodução/Governo de Pernambuco

Uma nova remessa de doses de vacina contra Covid-19 chegou a Pernambuco nesta quinta-feira (29). Segundo o Ministério da Saúde, foram 4,2 mil doses de CoronaVac/Butantan e 208.250 da vacina AstraZeneca/Fiocruz enviadas ao estado.

A quantidade de CoronaVac é bem menor do que o déficit estimado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta semana, de 126 mil doses. Com o atraso nas entregas, cidades pernambucanas como Ipojuca, Itapissuma, Igarassu e Belo Jardim ficaram totalmente sem doses do imunizante.

Diante da falta de estoque, Recife passou a reagendar todas as pessoas que estavam marcadas para receber o complemento da CoronaVac entre esta quinta-feira (29) e o dia 9 de maio, adiando a imunização para datas a partir de 10 de maio.

Nesta semana, o ministro da Saúde reconheceu a dificuldade de garantir a entrega das doses para segunda aplicação do imunizante produzido pelo Butantan.

O informe técnico do ministério, divulgado nesta quinta, apontou que os imunizantes distribuídos ao estados foram produzidos no Brasil com matéria-prima importada.

“O Ministério da Saúde reforça para que a população tome a segunda dose da vacina Covid-19, mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório, para assegurar a proteção adequada contra a doença”, disse.

As doses são destinadas a idosos entre 60 e 64 anos, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente da pandemia, segundo o Ministério da Saúde.

Após a chegada ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, as doses são encaminhadas para a central de distribuição da Secretaria Estadual de Saúde para conferência e divisão. De lá, seguem para as gerências regionais de saúde, que ficam responsáveis pela distribuição para os municípios.

Por G1 PE



Corpo de Policial Militar da reserva é encontrado carbonizado em Serra Talhada


O corpo de um Policial Militar da reserva de 73 anos, identificado como Jeconias Pereira, foi encontrado na tarde da quarta-feira (28) às margens da PE-365, em Serra Talhada, no Sertão pernambucano. A vítima estava desaparecida desde a segunda (26).

Segundo informações da Polícia Civil, o corpo da vítima foi encontrado carbonizado. Até o momento da publicação desta matéria, não há informações sobre a motivação do crime ou a identidade dos suspeitos.

O Instituto de Criminalística (IC) foi até o local e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Em nota, a Polícia Civil informou que irá continuar com as investigações e os procedimentos do caso.

Por G1 Caruaru

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em dezembro; veja calendário



Trabalhadores informais nascidos em dezembro recebem hoje (29) a primeira parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

Também hoje, beneficiários do Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) de dígito final 9 poderão sacar o benefício.

O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Somente de duas a quatro semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta corrente.

O saque da primeira parcela foi antecipado em 15 dias. O calendário de retiradas, que iria de 4 de maio a 4 de junho, passou para 30 de abril a 17 de maio.

Ao todo 45,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela nova rodada do auxílio emergencial. O calendário de pagamentos foi divulgado pelo governo no fim de março e atualizado há duas semanas.

O auxílio será pago apenas a quem recebia o benefício em dezembro de 2020. Também é necessário cumprir outros requisitos para ter direito à nova rodada (veja guia de perguntas e respostas no último parágrafo).



Por Agência Brasil



Petrolândia: Vem aí o mês das mães TRICARD da Delgado Construções; a cada R$ 150,00 em compras com a cartão TRICARD o cliente concorre a um Smartphone e ganha outro para sua mãe

 


Compre e participe da premiação 30 Smartphone  da Delgado Construções. Acada R$ 150,00 em compras com a cartão TRICARD o cliente concorre a um Smartphone e ganha outro para sua mãe.

O mês das mães tricard da Delgado Construções é válido de 1º a 29 de maio.

Delgado Construções tem cartão de crédito; parcele suas compras em até 15 vezes

Peça já o seu e aproveite as vantagens!  

Delgado Construções, sua loja de material de construções em Petrolândia, está localizada na Avenida Manoel Borba, 112 - Centro. Contatos: (87) 3851-1369 ou 9.9958-0242 (Tim), organização de Maria Verônica Delgado.

Horário de Atendimento de Segunda à Sexta, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas.

Aos Sábados das 08:00 às 12:00 horas.



Blog de Assis Ramalho
Informação: Delgado Construções

Petrolândia: Com todas as suas delícias, Bar e Restaurante Maria Fumaça funciona nesta quinta das 10h30 às 22h00

 




Adotando todas medidas especiais de prevenção contra o coronavírus, o Bar e Restaurante Maria Fumaça, na Orla da cidade de Petrolândia, avisa aos clientes que funciona nesta quinta-feira, 29 de abril de 2021, das 10:30 às 22:00.

Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor!



















Blog de Assis Ramalho
Informação: Bar e Restaurante Maria Fumaça