quinta-feira, abril 29, 2021

Vacina contra Covid: mais 4,2 mil doses de CoronaVac e 208 mil de AstraZeneca chegam a Pernambuco

 

Nova remessa com mais doses de vacina contra Covid-19 chegou a Pernambuco nesta quinta-feira (29) — Foto: Reprodução/Governo de Pernambuco

Uma nova remessa de doses de vacina contra Covid-19 chegou a Pernambuco nesta quinta-feira (29). Segundo o Ministério da Saúde, foram 4,2 mil doses de CoronaVac/Butantan e 208.250 da vacina AstraZeneca/Fiocruz enviadas ao estado.

A quantidade de CoronaVac é bem menor do que o déficit estimado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta semana, de 126 mil doses. Com o atraso nas entregas, cidades pernambucanas como Ipojuca, Itapissuma, Igarassu e Belo Jardim ficaram totalmente sem doses do imunizante.

Diante da falta de estoque, Recife passou a reagendar todas as pessoas que estavam marcadas para receber o complemento da CoronaVac entre esta quinta-feira (29) e o dia 9 de maio, adiando a imunização para datas a partir de 10 de maio.

Nesta semana, o ministro da Saúde reconheceu a dificuldade de garantir a entrega das doses para segunda aplicação do imunizante produzido pelo Butantan.

O informe técnico do ministério, divulgado nesta quinta, apontou que os imunizantes distribuídos ao estados foram produzidos no Brasil com matéria-prima importada.

“O Ministério da Saúde reforça para que a população tome a segunda dose da vacina Covid-19, mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório, para assegurar a proteção adequada contra a doença”, disse.

As doses são destinadas a idosos entre 60 e 64 anos, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas que atuam na linha de frente da pandemia, segundo o Ministério da Saúde.

Após a chegada ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, as doses são encaminhadas para a central de distribuição da Secretaria Estadual de Saúde para conferência e divisão. De lá, seguem para as gerências regionais de saúde, que ficam responsáveis pela distribuição para os municípios.

Por G1 PE



Nenhum comentário:

Postar um comentário