sábado, 11 de outubro de 2014

Exclusivo: Em entrevista ao Blog, ministro da Integração fala sobre bloqueio de acesso ao canteiro de obra do Eixo Leste em Floresta

Ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, em entrevista a Assis Ramalho

No início da tarde deste sábado (11), a reportagem do Blog de Assis Ramalho fez entrevista exclusiva com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, que afirmou que os testes no canal não trarão impactos no abastecimento da região de Itaparica. O ministro também fala, entre outros assuntos, do bloqueio ao acesso do canteiro de obras do Eixo Leste (EBV1) da transposição do rio São Francisco, realizado por lideranças de Petrolândia na manhã de hoje.

A entrevista será postada na íntegra em breve.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Aécio abre 17 pontos sobre Dilma, mostra Istoé/Sensus


São Paulo - Pesquisa ISTOÉ\Sensus divulgada neste sábado mostra o candidato Aécio Neves (PSDB) com 58,8% dos votos válidos e a petista Dilma Rousseff com 41,2%. Trata-se de uma diferença de 17,6 pontos percentuais.

O índice de eleitores que afirmam não votar em Dilma de forma alguma é de 46,3%. Já a rejeição de Aécio Neves é de 29,2%.

Segundo a publicação, a pesquisa capta parte dos efeitos provocados pelas declarações do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa sobre o detalhamento do esquema de corrupção na estatal.

No levantamento sobre o total dos votos, Aécio soma 52,4%, Dilma 36,7% e os indecisos, brancos e nulos são 11%, com margem de erro de 2,2% e índice de confiança de 95%. Em votos espontâneos, quando nenhum nome é mencionado, Aécio soma 52,1%, Dilma fica 35,4% e os indecisos são 12,6%.

Istoé/Sensus

Petrolândia: Restaurante Donna Julia tem cardápio especial para a criançada neste domingo, Dia das Crianças


O Restaurante Donna Julia como sempre trazendo novidades em seu cardápio diário tem o prazer de comunicar que neste domingo, Dia das Crianças, o cardápio é todo especial para a criançada.

Leve seus pequenos para almoçar no Restaurante Donna Julia e dê mais sabor às suas melhores lembranças.

Restaurante Donna Júlia
Tempero diferente para seu dia a dia
Av. Djalma Wanderley, 397-B (pátio do Posto Rodrigás)
Petrolândia (PE)
Horário de funcionamento: Diariamente das 6h30 às 21h30, exceto domingos à noite.
Telefone: 87-3851-2121


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Lideranças de Petrolândia reúnem-se com minístro da Integração e decidem por manutenção do bloqueio de acesso à Transposição


Reunião da Comissão com ministro Francisco Teixeira (Fotos: Assis Ramalho)

Em medida de urgência, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, recebeu na manhã de hoje (11) em Floresta, no Sertão de Pernambuco, líderes de caravanas de produtores de Petrolândia, inclusive o prefeito do município Lourival Simões, no intuito de chegar a um acordo para liberação do acesso ao canteiro de obras do Eixo Leste (EBV1) da Transposição do rio São Francisco, bloqueado desde o início da manhã deste sábado para impedir a retirada de água da represa de Itaparica.

Além do prefeito Lourival Simões, a comissão foi composta pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Petrolândia, Rogério Viana, George Novaes, da ARBio. Genildo da Aldeia Pankararu, Joana Nogueira, representando o perímetro irrigado do Projeto Apolônio Sales, Hiata Edson, perímetro irrigado do Icó Mandantes, Alexandre Sertão, representante das Agrovilas 1 e 2 do Bloco 1, e o representante da Piscicultura, Zacarias.

Entre outras reivindicações, foi debatido na reunião a doação de tubos e cabos elétricos aos produtores, para extensão dos sistemas de irrigação, Garantia Safra Especial para quem não puder mais plantar, prorrogação com rebate dos financiamentos devidos pelos ribeirinhos, linha de crédito especial para bombeamento de água, contratação emergencial de equipamentos para abertura, limpeza dos canais para irrigação e garantia de recursos emergenciais para os perímetros irrigados.

Após a reunião com o ministro Francisco Teixeira, e o representante da Chesf Carlos Brito, a comissão dirigiu-se ao canteiro de obras do Eixo Leste (EBV1) da Transposição do rio São Francisco. Lá, o prefeito Lourival Simões repassou o conteúdo da reunião, que não foi satisfatório, para os líderes de caravanas de produtores de Petrolândia, que decidiram pela manutenção do bloqueio.

A partir de agora, a intenção dos líderes do movimento é mobilizar as pessoas de Petrolândia e cidades circunvizinhas, para que passem a fazer parte do movimento para que o governo federal passe a ter conscientização dos problemas existentes no lago de Itaparica.

Lourival Simões fez questão de dizer que não estava junto ao movimento como gestor do município e sim como um cidadão.

Hiata Edson, representante do perímetro irrigado do Icó Mandantes, era mais um que não concordava com o enchimento da Barragem de Areias, Eixo Norte da transposição. '' Eu participei da reunião com o ministro, e não concordo com o que eles querem fazer. Simplesmente eles querem encher a barragem Areias para que seja inaugurada com a presidente Dilma, prevista para segunda-feira (13)",  disse em tom de desabafo.

Zacarias, representante da Piscicultura, disse não concordar com as propostas do ministro. "O que foi dito hoje aqui, na reunião com o ministro, nós já vimos em outras reuniões. O representante da Chesf (Carlos Brito), que também estava na reunião, sabe de todos esses problemas que foram debatidos. Por mim, a gente não sai daqui, enquanto a gente não tiver uma definição mais clara. Essa água que vai encher a barragem vai ser um grande desperdício, onde só vai servir para não criar mato no local", ponderou Zacarias.

Para Alexandre Sertão, representante da Agrovila 01 Bloco 02, o tema debatido na reunião foi interessante, mas o mais importante era debater a questão da liberação da água para encher a barragem Areias, coisa que ele não concordava. "A minha posição é que a gente deva manter o bloqueio ao acesso ao canteiro da obra. Se a gente não tomar essa atitude agora, nada vai acontecer em nosso favor", disse.

Por sua vez, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, informou que os testes no canal não trarão impactos no abastecimento da região.

"A quantidade de água a ser bombeada até o final deste ano representa apenas 0,06% da capacidade do reservatório de Itaparica. Do volume atual, representa apenas 0,3", afirmou.

A transposição será feita por dois canais, de 477 km no total, que levarão água para 390 cidades de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Iniciada em 2006, durante a gestão Lula (2003-2010), o custo do empreendimento saltou de R$ 5 bilhões para R$ 8 bilhões.

Municípios têm até dezembro para assumir iluminação pública


As prefeituras de 1.809 municípios do país têm até o fim do ano para assumir a manutenção da infraestrutura de iluminação pública de suas cidades, que atualmente está sob responsabilidade das distribuidoras de energia. A medida da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tem como objetivo atender a uma previsão constitucional, que determina que a iluminação pública é de responsabilidade municipal.

Segundo a Aneel, 3.755 cidades já assumiram os ativos de iluminação pública. Alguns estados, no entanto, como São Paulo, Pernambuco, Ceará, Amapá, Paraná e Roraima enfrentam dificuldades na transferência. Em Minas Gerais, por exemplo, dos 853 municípios apenas 19 assumiram. O prazo para a transferência já foi prorrogado duas vezes pela Aneel.

O superintendente de Regulação de Serviços Comerciais da agência, Marcos Bragatto, diz que o dia 31 de dezembro é o prazo final, e não há disposição da Aneel em prorrogar novamente. “Isso tem sido alertado aos municípios em todos os encontros, fóruns, em todas as oportunidades temos sempre insistido nessa questão: que o prazo é improrrogável”, garante. Ele explica que, a partir de 1º janeiro de 2015, as distribuidoras não têm mais a prerrogativa de operar e manter o sistema de iluminação pública.

Pela primeira vez neste 11 de outubro, é dia de São João XXIII


No dia 11 de outubro, a Igreja festeja São João XXIII. O papa bom, o papa do discurso à Lua, o papa da carícia nas crianças. Acima de tudo, o papa do Concílio, já que a data escolhida para a sua memória litúrgica remete à abertura do Vaticano II, no dia 11 de outubro de 1962.

A reportagem é do jornal Avvenire, 09-10-2014. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Mas, na recordação coletiva que ainda resiste, transmitida pelos pais aos filhos, dos filhos aos netos, há sobretudo a imagem do "pastor" simples, gentil, que, surpreendentemente, no primeiro Natal como pontífice, decidiu visitar os pequenos internados no hospital Bambin Gesù.

E que, alguns dias depois, no dia 26 de dezembro de 1958, foi rezar com os presos da prisão romana de Regina Coeli saudando-os assim: "Vocês não podem vir até mim, então eu venho até vocês". Mas Roncalli também foi muito mais.

Petrolândia: Baixa do nível do Lago de Itaparica causa perda ou dificuldade de acesso à água pelos produtores rurais

Com baixo volume na represa de Itaparica, irrigação está se tornando inviável (Reprodução Facebook Monyky Alves Gil)

Na rede social Facebook, Monyky Gil postou foto mostrando a situação do sistema de abastecimento em perímetro irrigado do município de Petrolândia. A baixão vazão do rio São Francisco levou à redução do volume das águas no lago de Itaparica, com perda ou dificuldade de acesso à água pelos produtores.

"Gente, olha a situação do Rio esse é o lugar onde tiramos Água pra irrigar a nossa roça depois de 4 dias sem conseguir Água; Foi preciso cavar durante 5 dias pra poder conseguir Água ou seja mas lama mesmo assim a situação é preocupante porque esse serviço como foi feito manual então dura pouco tempo ou seja poucas horas: estamos precisando urgente de uma (MAQUINA PRA CAVAR MELHOR). Senhores Deputados,Vereadores e Prefeito, chegou a hora de nos ajudar. Obg: A TODOS"

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Monyky Gil

11 de outubro: Dia da Pessoa com Deficiência Física


Petrolândia: Artes do Sertão tem presentes exclusivos para suas crianças


Brinquedos, objetos de decoração e acessórios como tiaras e laços
Caixas grande e média decoradas para guardar brinquedos ou calçados
Bonecas de pano
Almofadas e banquinhos personalizados em vários modelos
Potes decorados, biscuits e sabonetes em formato de quebra-cabeças

Presentear as crianças não é tarefa fácil, pois o público infantil está cada dia mais exigente. Mas em Petrolândia, na Artes do Sertão, pais, avós, tias e padrinhos podem escolher presentes exclusivos, lindos e úteis para presentear a criançada.

Desde lápis personalizados, bonecas de pano e brinquedos, tudo com a marca delicada e talentosa dos artesãos da Artes do Sertão, que também oferece kits personalizados, de acordo com a preferência do cliente.

Não perca tempo. Visite a loja Artes do Sertão e dê presentes lindos e exclusivos aos baixinhos do seu coração!

Veja mais sugestões de presentes aqui>Dia das Crianças Artes do Sertão

Consulte a equipe da Artes do Sertão:
Ilga Carvalho: (87) 96408685 / 96283233
Adhális Carvalho: (81) 9756 9985
Andreza Carvalho: (87) 9646 7811
E-mail: artesdosertao@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/associacaoartesdosertao.
Endereço: Avenida Auspício Valgueiro Barros, 365 - Quadra 07
Petrolândia – Pernambuco.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Padre Luciano Aguiar, da Paróquia de Inajá, engaja-se no manifesto na Transposição

O protesto no canteiro da Transposição continua (Reprodução WhatsApp)
Padre Luciano em recente missa em Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

Luciano Aguiar, pároco de Inajá (PE), manifestou seu apoio ao movimento "Salve o rio São Francisco", deflagrado em Petrolândia na noite de ontem (10), em reunião da comunidade local. No Facebook, padre Luciano aprovou a iniciativa em defesa do Velho Chico.

"Manifestação em defesa do rio São Francisco, a luta é nossa. O rio precisa de nossa ajuda. os companheiros já se deslocaram para agrovila onde tem a transposição do rio. Contem com meu apoio. padre Luciano, pároco de Inajá."

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Padre Luciano Aguiar
Fotos: Assis Ramalho e WhatsApp

Exclusivo: Em Floresta, ministro da Integração negocia com manifestantes desbloqueio de obra da Transposição

Francisco Teixeira está em Floresta no canteiro da EBV1 (Fotos: Cézar Cavalcante)
Comissão reuniu-se com Teixeira para discutir a pauta do movimento

 Ministro quer desbloqueio da entrada do canteiro de obras 

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, chegou a Floresta, no Sertão de Pernambuco, para negociar com caravanas de produtores e líderes de Petrolândia, município vizinho, a fim de liberar o acesso ao canteiro de obras do Eixo Leste (EBV1) da Transposição do rio São Francisco, bloqueado desde o início da manhã deste sábado para impedir a retirada de água da represa de Itaparica.

Estava previsto para a manhã de hoje o teste de duas bombas na EBV1, inclusive com a vinda de técnicos estadunidenses para assistir à operação.

Segundo informações do empresário Cézar Cavalcante, passadas ao grupo "Salve o rio São Francisco", o ministro informou que, desde a meia noite de hoje, a represa de Sobradinho está liberando 100 m³/s adicionais para compensar os testes, que serão realizados até a quarta-feira (15), tempo suficiente para a gravação de tomadas do guia eleitoral da presidenta Dilma Rousseff no local.

Teixeira recebeu uma comissão para receber a pauta de negociação. A comissão é composta pelo prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, o secretário de Desenvolvimento Econômico do mesmo município, Rogério Viana, e os professores Daniel Filho e George Novaes, da ARBio.

Entre outras reivindicações, estão na pauta a doação de tubos e cabos elétricos aos produtores, para extensão dos sistemas de irrigação, Garantia Safra Especial para quem não puder mais plantar, prorrogação com rebate dos financiamentos devidos pelos ribeirinhos, linha de crédito especial para bombeamento de água, contratação emergencial de equipamentos para abertura e limpeza dos canais para irrigação e garantia de recursos emergenciais para os perímetros irrigados.

Mais informações a qualquer instante.


Redação do Blog de Assis Ramalho

Exclusivo: Acesso à Transposição em Floresta é bloqueado por caravana de produtores de Petrolândia

Veículos bloqueiam a estrada de acesso ao canteiro de obras (Fotos: Assis Ramalho)

Na manhã deste sábado (112), cerca de 100 pessoas, representantes de vários segmentos de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, em Pernambuco, bloquearam com veículos a guarita de entrada à EBV1, no canteiro de obras do Eixo Leste da obra de Transposição do rio São Francisco, entre Petrolândia e Floresta. A caravana deixou Petrolândia por volta das 6h30 e chegou ao canteiro de obras às 7h30 desta manhã. O Blog de Assis Ramalho acompanha o movimento e registra que nenhum veículo consegue entrar na obra em que Dilma Rousseff deverá gravar inserção do guia eleitoral, na próxima segunda-feira (13).

"Não somos contra a Transposição, somos contra a retirada de água da represa de Itaparica, na situação em que o rio São Francisco se encontra, em colapso". Este é o lema da caravana, decidida na noite de ontem, em reunião comunitária no Centro Cultural de Petrolândia. O anúncio da ligação de duas bombas para retirada de água do lago para os canais da Transposição, após os ribeirinhos receberam orientações para não realizar novos plantios, foi um dos estopins para a indignação da população do município.

De acordo com o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, se a água retirada fosse destinada a saciar a sede dos sertanejos, seria aceitável, porém, não é este o caso. A água levada aos canais não serão usadas para abastecimento humano, será perdida. "Tirar um pouco de quem tem pouco é tirar muito", enfatizou o prefeito durante a assembleia com a comunidade, referindo-se aos problemas já enfrentados por Petrolândia para abastecimento de água e prejuízos aos produtores rurais do município.

Mais pessoas são aguardadas no local para engrossar as fileiras de manifestantes, com mais veículos saindo de Petrolândia em direção ao canteiro. A presença do ministro da Integração Nacional para discutir a situação é uma das exigências da caravana.

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, é aguardando no local para discutir as reivindicações dos produtores petrolandenses. Segundo informações, o ministro está se dirigindo a Floresta.

O lago de Itaparica, represa da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, em Petrolândia, permanece o volume útil em decréscimo. Boletim divulgado pela ANA-Agência Nacional de Águas na noite de ontem (10), o reservatório do lago caiu para 17,19% em medição realizada na quinta-feira (09). A represa recebia 1.108 e liberou 1.108 m³/s naquele dia.

O mesmo boletim informa que a represa de Sobradinho iniciou a sexta-feira com 25,99% de volume útil. Segundo estudo do ONS-Operador Nacional do Sistema Elétrico, 25% é o volume mínimo esperado para o final do mês de novembro, com o sistema funcionando nos piores cenários já registrados.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Volume do Sistema Cantareira cai para 5,1%, o menor nível da história


O volume de água do Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento de água de São Paulo, atingiu hoje o menor nível da história, passando de 5,3% para 5,1%, segundo o monitoramento diário feito pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Há um ano, o nível do sistema era 39,8%. O índice pluviométrico no mês no Sistema Cantareira é 0,4 milímetros (mm). A média histórica de chuva para outubro, segundo a Sabesp, é 130,8 mm.

A Sabesp entregou hoje para a Agência Nacional de Águas (ANA) o plano para a exploração da segunda cota do volume morto do Sistema Cantareira. Segundo a ANA, o plano e as regras de funcionamento dos equipamentos de bombeamento já instalados no sistema, e também os previstos para serem implantados, são imprescindíveis para a análise e a autorização dos volumes adicionais do segundo volume morto. “A análise dos documentos será feita pela ANA o mais rápido possível”, disse a agência em nota.

Mais cedo, a Justiça determinou, por meio de liminar, que a ANA e o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (Daee) revejam as vazões de retiradas do Sistema Cantareira pela Sabesp. O objetivo é garantir que o consumo da primeira parte da reserva técnica não se esgote antes de 30 de novembro e que não haja prejuízos às vazões para a bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Agência Brasil

Petrolândia: Em alusão ao Dia das Crianças, Escolas Municipais realizam o Programa '' Se Liga e '' Acelera''

Adrielle Alves, foi eleita Miss ''Acelera'' 2014
Milena de Oliveira - Miss ''Se Liga'' 2014

Em alusão ao Dia das Crianças, a Prefeitura Municipal de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Cultura, realizou nesta sexta-feira (10) na sede da AABB, o Programa “Se liga” e “Acelera Brasil”.

O Programa é uma parceria do governo do estado com o Instituto Ayrton Senna (IAS), iniciada em 2003. Tem como finalidade principal combater o analfabetismo, a repetência e a distorção entre idade e série nos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série), contribuindo para que os alunos possam avançar nos estudos e não deixem as salas de aula por falta de motivação e baixa auto-estima.

No caso do “Acelera Brasil”, o público alvo são os estudantes que já sabem ler e escrever, enquanto o “Se liga” trabalha com crianças e adolescentes com dificuldades de alfabetização.

O evento realizado na manhã desta sexta-feira (10), na AABB de Petrolândia, reuniu alunos das Escolas municipais Itamar Leite, Santa Filomena, 1º de Julho e Paulo Freire. A manhã recreativa começou com um torneio de futebol entre os garotos, e posteriormente foi realizado o concurso de Miss ''Se Liga' e 'Acelera' 2014.

Os alunos vencedores do torneio de futebol e do concurso de Miss, foram premiados com troféus, medalhas e faixas.

A aluna Milena de Oliveira Silva foi eleita Miss ''Se Liga'', enquanto Andrielle Alves da Silva foi agraciada com o título de Miss ''Acelera''.

O evento foi realizado pelas Professoras, Coordenadoras e Supervisoras do Programa, e contou com a presença da Secretária de Educação do Município, Araci Fernandes Barbosa.

Para ver fotos do evento, clique >  Programa ''Se liga e Acelela'' é realizado na AABB em alusão ao Dia da Criança

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

População de Petrolândia fará protesto neste sábado contra primeiros testes da transposição do São Francisco

 
 
 

Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, coordenou encontro no Centro Cultural da cidade, reunindo representantes do Poder Público e sociedade civil organizada. A reunião teve como objetivo discutir medidas emergenciais e de médio e longo prazo para enfrentar a iminência de colapso do Lago de Itaparica (a reportagem completa o blog publicará neste sábado (11).

Durante a reunião ficou acordado que a partir das 5 horas da manhã deste sábado, populares e lideranças do município, inclusive o prefeito, estarão se deslocando com destino ao canteiro de obras da Transposição do São Francisco, em Floresta, para fazer um protesto, tentando impedir a ligação das bombas de subestações de suporte ao projeto da Transposição do São Francisco, em Floresta, prevista para este sábado (11).

Clique> Prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, divulga nota à imprensa sobre a situação do Lago de Itaparica
Clique >Prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, sobre redução de volume da represa de Itaparica: "A gestão do próximo prefeito já está prejudicada antes mesmo de iniciar''
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier