Postagens

Mostrando postagens de Abril 1, 2016
Publicidade

Ex-governador Cid Gomes pede impeachment de Michel Temer

Imagem
O ex-governador do Ceará Cid Gomes apresentou hoje (1) na Câmara uma denúncia “pela prática de crime de responsabilidade” contra o vice-presidente da República, Michel Temer. De acordo com o ex-governador, Temer é apontado como “autor de diversas condutas tipificadas como crime de responsabilidade, que devem ser regularmente apreciadas por esta Casa”.

“O que estou aqui apresentando são denúncias que fazem citação diretamente ao nome do vice-presidente Michel Temer ou ao PMDB, que é um partido presidido por ele que, nessa condição, ele tem obrigação de responder”, explicou Cid Gomes. Segundo ele, as citações constam de “delações, depoimentos e citações recolhidas de documentos de investigados na Lava Jato, que fazem referência explicita [a Temer]”.

Petrolândia: Calendário de marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 04 a 08 de abril de 2016

Imagem
Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)
Confira abaixo as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação no período de 04 a 08 de abril de 2016, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, no centro da cidade, em frente ao Supermercado +Barato.

Segunda-feira (04): Clínico Geral, Preventivo, Colposcopia, Exames Laboratoriais
Terça-feira (05): Neurologista, Eletrocardiograma, Exames Laboratoriais
Quarta-feira (06): Cirurgião Geral, Ginecologista, Nutricionista, Exames Laboratoriais
Quinta-feira (07): Nutricionista, Dentista, Canal Dentário, Exames Laboratoriais
Sexta-feira (08): Pediatra, Nutricionista, Exames Laboratoriais.
Cartão do SUS - A Secretaria de Saúde informa que, a partir de 1º de abril, a emissão de Cartão do SUS é realizada apenas nas segundas, quartas e sextas, no horário de 7h30 às 13h30.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria de Saúde

Mutirão para confirmação de microcefalia atende mais de 200 bebês no Recife

Imagem
Mutirão foi realizado na AACD em Recife (Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil)
Para acelerar a confirmação de casos suspeitos de microcefalia em Pernambuco, o governo do estado realizou hoje (1º) o primeiro de uma série de mutirões na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), no Recife. Mais de 200 bebês de 72 municípios foram trazidos para fazer exames e saber se a notificação no momento do nascimento indica a malformação.

O mutirão, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, é voltado prioritariamente para crianças que ainda não tiveram acesso a serviços de saúde específicos. O encaminhamento foi feito pelas prefeituras. Dez neurologistas de diferentes instituições que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como hospitais de referência e a própria AACD, foram reunidos para as consultas.

Kaio Maniçoba vai assumir a Secretaria da Agricultura no lugar de Nilton Mota

Imagem
Kaio Maniçoba vai assumir a Secretaria da Agricultura no lugar de Nilton Mota que é candidato a prefeito da cidade de Surubim

O deputado Kaio Maniçoba, eleito pela primeira vez para a Câmara Federal pelo PHS entrou de mala e cuia para o PMDB de Jarbas Vasconcelos. Os peemedebistas históricos não acharam bom, mas um deputado a mais é sempre bem-vindo.

Ontem, num café da manhã, em Brasília, o partido ficou sabendo o verdadeiro motivo da nova aquisição: Maniçoba vai assumir a Secretaria da Agricultura no lugar de Nilton Mota que é candidato a prefeito da cidade de Surubim abrindo a vaga para Luciano Bivar. O empresário é aquele montou aquela chapinha nas eleições de 2014 para se eleger, mas acabou ficando na primeira suplência para surpresa geral.

A articulação de Jarbas ficou clara, embora os seus velhos amigos e correligionários de partido estejam indignados com o gesto já que Maniçoba não tem qualquer afinidade com a base do partido e nem tem história política. Para o pessoal da velha…

Petrolândia: Funcionário público é assassinado em frente à Escola Santa Filomena, na Quadra 12

Imagem
Fernando de Zé de Pero (Foto: Reprodução) Foto: Reprodução Facebook
O funcionário público Fernando Batista Leal, de 59 anos, mais conhecido por Fernando de Zé de Pero, foi assassinado no início da tarde desta sexta-feira (1º) em frente à Escola Municipal Santa Filomena, na Quadra 12, em Petrolândia.

De acordo com informações, Fernando, que atuava na escola como disciplinário, foi assassinado em frente à instituição de ensino por um homem que teria chegado em uma moto e efetuado vários disparos de arma de fogo, à queima-roupa. Ainda de acordo com informações apuradas, antes de efetuar os disparos o assassino teria chamado Fernando para fora da escola, supostamente para uma conversa,  e atirado contra ele. 
A vítima foi socorrida em ambulância para o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, onde já teria chegado morto. Não há informações sobre motivação do homicídio nem autoria do crime.

O fato será apurado pela Delegacia de Polícia Civil de Petrolândia.

O corpo de Fernando de Zé…

Indicadores de Pernambuco são disponibilizados na internet

Imagem
A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) disponibiliza online, a partir desta sexta-feira (1ª), os indicadores do Governo de Pernambuco. São informações socioeconômicas, financeiras, ambientais e de infraestrutura. O objetivo é dar transparência aos resultados das ações da gestão estadual. O sistema será feito em módulos, que serão incrementados e atualizados continuamente.

“Nós produzíamos um relatório anual estático com todos os indicadores do Estado, o qual podia ser acessado via internet, mas não era um instrumento de fácil utilização. Agora, temos uma interface mais simples, dinâmica e acessível”, afirma o secretário executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão, Maurício Cruz.

No primeiro módulo, disponível no site da Seplag (www.seplag.gov.br), poderão ser acessados os indicadores do PE 2035, projeto de planejamento de longo prazo para o Estado, e do Modelo de Gestão Todos por Pernambuco. Nos próximos dias, novos dados serão inseridos.

Projeto de Lei em tramitação na Alepe reafirma direito das mulheres à reconstrução da mama pelo SUS

Imagem
“A retirada da mama salva a vida da paciente, mas causa um trauma que pode levar à depressão”, diz autor da matéria, Beto Accioly (Foto: Rinaldo Marques)
Responsável pela morte de 14 mil brasileiras por ano, o câncer de mama não ameaça apenas a vida das mulheres. A doença – cujo tratamento pode resultar na queda dos cabelos e na remoção total ou parcial dos seios – também põe em perigo a autoestima e a identidade corporal das pacientes, originando medo e inquietações que, por vezes, tornam a enfermidade ainda mais dolorosa. Em vista disso, um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa quer conscientizar as pernambucanas sobre a gratuidade da cirurgia plástica reparadora da mama na rede pública de saúde, sempre que as mutilações sejam decorrentes do tratamento de câncer.

O Projeto de Lei nº 536/2015, de autoria do deputado Beto Accioly (PSL), quer obrigar hospitais, clínicas e consultórios que atendam mulheres com o problema a informar, em cartazes afixados em locais de fácil …

Defensoria Pública prestigia solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Imagem
O Defensor Público Geral de Pernambuco, Manoel Jerônimo, participou nesta quarta-feira (30), no Palácio do Campo das Princesas, da solenidade na qual o Governador Paulo Câmara e a Secretária da Mulher, Silvia Cordeiro, apresentaram a prestação de contas das atividades de planejamento e desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres realizadas pelo Governo do Estado através do lançamento da 10ª Edição do Anuário 2016. Também foram anunciadas ações nas áreas de enfrentamento à violência doméstica e de gênero, saúde, educação e sociopolítica.

Com o tema "Pernambuco Inova e Avança Ainda Mais nas Políticas Públicas Para as Mulheres", o anuário 2016, editado há 10 anos, é um instrumento técnico e político que promove a transparência da ação pública. A publicação também favorece o diálogo com todos os segmentos do Governo e movimentos sociais.

Durante a cerimônia, o Governo do Estado prestou homenagens à primeira secretária da Mulher do Estado de Pernambuco e atual pesquis…

Petrolândia: Hoje tem música instrumental ao vivo com Sandro Ramos na Praça de Alimentação

Imagem
Nesta sexta-feira (1º), tem Sandro Ramos, músico instrumental, com música ao vivo na Praça de Alimentação, no centro de Petrolândia, das 19h30 às 21h30, cao som de piano eletrônico.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Sandro Ramos

Ator negro retirado de avião em Salvador avalia processar empresa

Imagem
Érico Brás e a mulher, Kenia Maria (Foto: Divulgação)
Depois de ser retirado pela Polícia Federal de um voo da empresa Avianca, o ator Érico Brás informou que vai analisar quais medidas judiciais poderá tomar contra a companhia aérea.
Em entrevista à Agência Brasil, o ator, que é negro e faz parte do elenco da Rede Globo de Televisão, disse ter sido tratado de forma rude por um funcionário da empresa, que não estava identificado, mas ele acredita que se trata do comandante da aeronave.

A situação, segundo ele, ocorreu no voo Salvador-Rio de janeiro, no início da manhã de ontem (31). “Eu e minha esposa seguíamos de Salvador para o Rio de Janeiro. Ao acomodar as bagagens, a minha esposa foi recomendada pela comissária a colocar o volume sob a poltrona da frente por não caber no compartimento de cima. Depois, veio um funcionário, que acredito ser o comandante, e disse, em tom grosseiro, que a bagagem não poderia ser colocada ali. Pedi que conseguisse um lugar para a bolsa, mas ele pegou o…

Ponto a Ponto: Geneticista avalia cortes nas pesquisas científicas no Brasil

Imagem
Mayana Zatz, entrevistada do Ponto a Ponto, é professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (Foto: Divulgação)

O Ponto a Ponto desta semana traz a geneticista Mayana Zatz para discutir o desenvolvimento científico no País: o olhar dos brasileiros sobre as políticas públicas para a área de Ciência e Tecnologia. A entrevista, comandada pela jornalista Mônica Bergamo e o sociólogo Antonio Lavareda, vai ao ar à meia noite deste sábado (2).

De acordo com a entrevistada, o Brasil experimentou um grande avanço nas pesquisas científicas patrocinadas pelo governo federal, "mas agora deu uma estabilizada”. Mayana Zatz disse que, apesar de o Brasil ser 13º lugar no ranking de países que mais contribuem com pesquisas, o material aqui produzido tem baixo impacto no mundo (são poucos os cientistas brasileiros citados mundo afora). “Houve um desenvolvimento tecnológico gigantesco nos países do primeiro mundo, e a pesquisa se t…

Petrolândia: CFEPP Cursos informa inicio ao curso de Bombeiro civil neste sábado (2)

Imagem
O Cfepp Cursos informa que neste sábado, 02 de abril/2016, dará inicio ao curso de Bombeiro civil na unidade de Petrolândia-PE. As aulas serão realizadas aos sábados, ministradas pelos bombeiros militares.

Corra, e garanta sua vaga! Tel. 87-99954-1287
O CFEPP Cursos em Petrolândia está localizado na Avenida dos Três Poderes, entre as lojas Top 10 e Top 30, 1º andar, centro da cidade. Mais informações pelo celular (87) 99954-1287.
Blog de Assis Ramalho
Informações: CFEPP Cursos Petrolândia

''Parece que há grupos de pessoas interessados no 'quanto pior, melhor'", diz ministro da Justiça, Eugênio Aragão

Imagem
“Parece que há grupos de pessoas interessados no 'quanto pior, melhor'. Com isso, deixam o país com dificuldades de manter a qualidade de sua governança e a economia em suspenso e na insegurança”, disseo ministro da Justiça, Eugênio Aragão
O ministro da Justiça, Eugênio Aragão, pediu hoje (1º) que as pessoas tenham calma durante os debates políticos. Ele disse que se preocupa com o sentimento de raiva e ódio que aflora por causa das divergências políticas e da intolerância a respeito de opções de vida de cada pessoa. “Precisamos baixar a bola, precisamos desacelerar para que tenhamos serenidade nesse momento, de modo a enfrentar as dificuldades do país. Está na hora”, afirmou.

Aragão participou hoje, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da assinatura de uma nota conjunta conclamando o povo brasileiro a buscar uma solução pacífica para a crise política e repudiar qualquer forma de violência. Além do Ministério da Justiça e da CNBB, o Ministério Público …

Governo retoma requalificação da PE-425, entre Carnaubeira da Penha e Floresta

Imagem
O compromisso será formalizado na manhã desta sexta-feira (1º) pelo governador Paulo Câmara, em visita ao Sertão de Pernambuco
As obras de requalificação da PE-425, que liga Carnaubeira da Penha a Floresta, serão retomadas pelo governo do estado. O compromisso está sendo formado na manhã desta sexta-feira pelo governador Paulo Câmara, em visita ao Sertão de Pernambuco. Orçada em R$ 34 milhões, a obra deve ser entregue dentro de 12 meses.

Os serviços contemplam a implantação de novos trechos e pavimentação total da via, melhorando os acessos a diversos municípios e criando um importante acesso para os Estados da Bahia e o Ceará. A recuperação da rodovia beneficia ainda os moradores de Mirandiba e São José do Belmonte, também no Sertão de Itaparica.

A solenidade está marcada para as 16h, ao lado da EREM Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho, em Floresta. Antes disso, por volta das 13h, em Carnaubeira da Penha, na Quadra Poliesportiva da cidade, o governador também vai assinar um Termo …

Subsecção da OAB em Arcoverde realiza evento direcionado às advogadas da região

Imagem
Comissão da Mulher Advogada da OAB em Arcoverde e convidadas (Fotos: PC Cavalcante Fotógrafo)
A OAB Arcoverde, por meio da Comissão da Mulher Advogada, realizou na quarta-feira passada, 30 de março, no Buffet Arte de Fazer, evento direcionado às advogadas da região.

O encontro foi iniciado com roda de conversa, mediada pela Drª Belisa Carvalho, que contou com a participação mais do que especial das Drªs Vera Lúcia de Siqueira Duarte, Nadja Maria de Souza Cavalcanti Pacheco e Flaviana Beserra Pacheco, que contaram um pouco de suas vidas e os desafios superados durante a fase dos estudos e no exercício da profissão. Histórias de luta e superação compartilhadas que, além de emocionar os presentes, incentivaram e inspiraram as novas advogadas. 

Petrobras lança programa de incentivo à demissão voluntária

Imagem
A Petrobras informou nesta sexta-feira (1º) que lançou um Programa de Incentivo ao Desligamento Voluntário (PIDV). A medida é destinada aos empregados da empresa controladora (não vale para subsidiárias), independentemente da idade e do tempo de empresa. O custo previsto é de R$ 4,4 bilhões, mas a empresa espera economizar R$ 33 bilhões nos próximos quatro anos.

De acordo com a estatal, o objetivo é reduzir o número de empregados para adaptar a força de trabalho às necessidades do Plano de Negócios e Gestão. Hoje, a empresa controladora tem 57.046 empregados, dos quais 12 mil estão em condições de se aposentar.

Lula procura Fernando Bezerra Coelho por apoio socialista

Imagem
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva procurou, ontem, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) em busca de apoio ao governo de Dilma Rousseff. Na conversa, Lula disse que não se deve “supervalorizar” a saída do PMDB da base governista. Segundo Bezerra, Lula lembrou que, em seu primeiro mandato, chegou a obter mais de 40% dos votos de peemedebistas mesmo quando o PMDB não participava formalmente do governo.

Na expectativa de assumir a Casa Civil na semana que vem, Lula disse a Fernando Bezerra que vai procurar oficialmente o PSB, partido que foi da base aliada de Dilma até 2013 - o próprio senador ocupou a pasta da Integração Nacional no primeiro mandato da presidente. Ele fez a promessa após ouvir a avaliação de que a bancada do partido deverá, em sua maioria, votar pelo impeachment de Dilma.

Primeiro laboratório de gás natural de PE é inaugurado em Escola Técnica no Recife

Imagem
Laboratório beneficiará os estudantes dos cursos de Mecatrônica, Logística, Química e Mecânica
A Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM), localizada em Recife, inaugurou, na manhã desta quinta-feira (31), o primeiro laboratório de gás natural instalado em uma escola da rede pública estadual. A parceria entre a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) e a Secretaria de Educação do Estado, visa permitir a capacitação de professores e estudantes dos níveis médio e técnico da instituição.

Em média, 800 estudantes dos cursos de Mecatrônica, Logística, Química e Mecânica serão beneficiados com o laboratório. A capacitação será voltada para operação e manutenção de redes de distribuição de gás natural onde será possível trabalhar a teoria das disciplinas de forma prática.

Para o secretário de Educação do Estado, Fred Amancio, o objetivo é fortalecer o processo de formação dos estudantes. “Essas parcerias têm como objetivo oportunizar aos educandos um ingresso no mercado de…

Petrolândia: Coordenação do PNI realiza vacinação contra o HPV no Bairro Nova Esperança

Imagem
A coordenação do PNI , Silvania Maria e sua equipe realizou nesta quinta-feira (31) no Bairro Esperança a vacinação HPV, e atualização de outras vacinas. A ação também teve oficinas com material reciclável, além de sorteios de brindes onde todas receberam uma lembrança da coordenadora. 
A parceria aconteceu com a direção da Escola Itamar Leite, e com A casa da Juventude ( Secretaria de Desenvolvimento Social ).
Agradecemos a todos que participaram, para que mais uma ação fosse realizada.
Ver fotos, clique >Coordenação do PNI realiza vacinação contra o HPV no Bairro Nova Esperança
Blog de Assis Ramalho Coordenação do PNI de Petrolândia

Conselheira Tutelar e motorista morrem em acidente na BR-428, no Sertão de PE

Imagem
Um acidente ocorrido nas primeiras horas desta sexta-feira (1ª) deixou duas pessoas mortas e três feridas na BR-428, entre os municípios de Orocó e Cabrobó, ambos no Sertão do São Francisco. De acordo com as primeiras informações, o acidente ocorreu próximo ao canal da Transposição do Rio São Francisco, quando um carro do Conselho Tutelar de Santa Maria da Boa Vista colidiu com outro veículo.

O carro do Conselho Tutelar era ocupado por quatro pessoas, entre elas, uma conselheira tutelar e um motorista que morreram no local, os outros dois feridos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e o quadro de saúde é estável. Já o outro veículo envolvido no acidente era ocupado apenas pela motorista que foi socorrida em estado grave pela ambulância de Cabrobó e em seguida encaminhada para o Hospital Universitário de Petrolina.

Fonte: Blog do Carlos Brito

CBTU anuncia medidas de segurança nas estações e trens do Grande Recife e concurso com cerca de 700 vagas

Imagem
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos apresentou ao Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6) um cronograma por meio do qual se compromete a adotar medidas que reforcem a segurança nas 29 estações e nos trens do Grande Recife. A exigência de prazos partiu da Justiça no mês passado, após uma ação civil pública do Sindicato dos Metroviários (Sindmetro) requerendo danos morais coletivos pela exposição da categoria a situações de criminalidade. Entre as oito estratégias elencadas pela empresa está a realização de um concurso público para preencher cerca de 700 vagas, com edital previsto para outubro ou novembro deste ano, além da contratação de novos assistentes de segurança. A CBTU, contudo, condiciona o certame à liberação de recursos, que ainda serão pleiteados junto ao Governo Federal e que têm tempo de requisição indefinido.

Duas pessoas morrem após caminhão capotar na BR-110 em Petrolândia, PE

Imagem
Duas pessoas morreram após um caminhão capotar na BR-110 na quinta-feira (31) em Petrolândia, Sertão de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu em uma curva do quilômetro 230 e pode ter sido consequência de problemas mecânicos ou de um cochilo do motorista.

Um guincho foi enviado ao local para ajudar na remoção do veículo e no resgate dos corpos, que ainda estão entre as ferragens. Ainda segundo a PRF, o motorista foi levado a um hospital do município e não corre o risco de morrer. O veículo transportava frutas e verduras, e toda a carga se espalhou na área do acidente.

As duas vítimas estavam na cabine do veículo, que ficou parcialmente mergulhada em um lamaçal às margens de um barreiro. A PRF ainda trabalha na identificação das vítimas.
G1 Caruaru

Petrolina: Moradores farão novo protesto em defesa das investigações da morte de Beatriz

Imagem
Garota foi assassinada com 42 facadas Moradores de Petrolina, no Sertão do Estado, devem realizar, até a próxima quarta-feira, um ato público em defesa das investigações da Polícia Civil relativas ao caso Beatriz Mota. A menina foi assassinada a facadas no dia 10 de dezembro de 2015, dentro do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, um dos maiores da cidade.

Os organizadores do protesto consideram que os advogados da escola estão tentando desqualificar o trabalho da polícia. Na última terça-feira, o delegado Marceone Ferreira, que comanda a investigação, afirmou que cinco funcionários da unidade de ensino podem estar entre os suspeitos de terem praticado o homicídio. A resposta dos advogados foi afirmar que a atitude do investigador tinha sido “inadequada”, uma vez que o inquérito deveria correr sob sigilo.

Operação Carbono 14 da Lava Jato prende dono de jornal e ex-secretário do PT

Imagem
O empresário Ronan Maria Pinto, dono do Diário do Grande ABC e da empresa Viação Expresso Santo André, preso hoje na operação Carbono 14 na 27ª fase da Lava Jato, teria recebido, segundo o procurador do Ministério Público Federal Diogo Castro, R$ 6 milhões dos R$ 12 milhões obtidos em negócios que envolvem a Petrobras e o Banco Schahin.

Os repasses tiveram como intermediários o pecuarista José Carlos Bumlai e o frigorífico Betim, até chegar à empresa Expresso Santo André, de Ronan Pinto. Segundo o procurador, essas operações financeiras foram citadas pelo publicitário Marcos Valério em 2012, e puderam ser confirmadas a partir das quebras dos sigilos fiscais e bancários dos investigados.

Por que os ricos gastam menos em papel higiênico? Entenda aqui

Imagem
“Formato familiar: Leve 36 rolos de papel higiênico pelo preço de 30. Só esta semana”. Procurar a oferta parece a forma mais óbvia de economizar dinheiro, mas, frequentemente, esse modo de comprar está fora do alcance daqueles com menor poder aquisitivo. Um estudo universitário norte-americano mostra que, na verdade, os menos ricos são os que mais gastam em produtos de consumo cotidiano. Ser rico é uma vantagem para muitas coisas, inclusive na hora de aproveitar os descontos do supermercado.

A reportagem foi publicada por El País, 31-03-2016.

“A frugalidade é difícil de pagar”, defendem Mike Palazzolo e Yesim Orhun, pesquisadores da Escola de Negócios Ross da Universidade de Michigan, em um estudo publicado em meados de março. Para extrair essas conclusões, analisaram o comportamento de consumo de 100.000 lares norte-americanos durante sete anos.

Depois de comparar diversas marcas, preços e formatos, concluíram que os menos enriquecidos pagam 6% a mais que os ricos por um produto cotidi…

Em Agenda 40, Miguel Coelho critica falta de investimentos para saúde em Petrolina

Imagem
Foto: André Santos​
O PSB realizou, na noite desta quinta-feira (31), a 8° edição da Agenda 40 em Petrolina. O debate contou com a presença volumosa dos moradores do bairro João de Deus para apontar as principais críticas e prioridades da região. Também estiveram presentes representantes da PM, Compesa, além de lideranças do partido como o senador Fernando Bezerra e o deputado Miguel Coelho.

A Agenda ficou marcada por duras críticas dos moradores e dos socialistas à diminuição dos investimentos em áreas estratégicas para a cidade como saneamento e saúde. O deputado Miguel Coelho estranhou o fato de a gestão municipal ter aumentado a arrecadação, mas diminuído a aplicação de recursos em saúde nos últimos anos. “A Prefeitura tem dinheiro, mas está sendo mal gasto. O investimento não chega para quem precisa”, resumiu o socialista.

Diário Oficial publica normas do seguro popular de automóveis

Imagem
O Diário Oficial da União publica hoje (1º) decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) que aprovou, em reunião realizada no último dia 30, as normas do seguro popular de automóveis, que terá como principal mercado os donos de veículos com mais de cinco anos de uso.

De acordo com informações divulgadas pela Superitendência de Seguros Privados (Susep), o novo seguro terá como principal característica a utilização de peças recondicionadas ou seminovas para reparo dos veículos, o que vai ser possível a partir da Lei 12.977, de maio de 2014, que regulamentou os desmontes de veículos em todo o país.

Projeto Rede Cineclubista nas Escolas possui 27 cineclubes em mais de 50 escolas públicas baianas

Imagem
O Projeto Rede Cineclubista nas Escolas tem por objetivo criar a rede cineclubista nas escolas públicas da Bahia, através da implantação de 54 novos cineclubes e da realização de mostra audiovisual nas escolas. A expectativa é que o projeto estimule a produção audiovisual e contribua para a formação de público interessado em cinema e audiovisual.

Após a formação dos monitores e monitoras, a equipe em conjunto com os gestores, professores, funcionários e principalmente os alunos, multiplicadores da proposta, estão, nas escolas públicas, em processo de envolvimento com as práticas cineclubistas, através de oficinas, sessões e debates associados às atividades escolares, promovendo um processo de aprendizado livre e interativo, que, a cada etapa se diversifica, alcançando jovens das comunidades baianas rurais e urbanas.

As equipes da Rede Cineclubista, formadas por profissionais do campo educacional e audiovisual, estão atuando nos territórios de identidade, efetivando espaços de projeç…

Jatobá: Prefeitura divulga atividades realizadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) no município

Imagem
A Prefeitura de Jatobá, através da Secretaria de Assistência Social e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), está realizando no atual Governo um trabalho responsável e sério, no qual o compromisso com o cidadão jatobaense está em primeiro lugar. O resultado deste trabalho é notório aos olhos do povo de Jatobá. Dentre as atividades realizadas pelo SCFV estão: dinâmicas, filmes, ênfase nas datas comemorativas, visita à Biblioteca Municipal para momento de leitura, aula de capoeira, e práticas esportivas. A Coordenação Municipal do SCFV está sob a responsabilidade de Vera Lúcia dos Santos Souza e das Orientadoras Luana Helena (Jatobá), Cícera (Saco dos Barros), Kelly (Carrapateira), Lourdes e Vanessa (Volta do Moxotó).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivênci…

ANA prorroga vazão mínima de Sobradinho e Xingó até 31 de maio

Imagem
Resolução da Agência Nacional de Águas (ANA), publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (30 de março), prorroga a vazão mínima dos reservatórios de Sobradinho (BA) e Xingó (AL) em 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) até o dia 31 de maio. Ao contrário de decisões semelhantes, praticadas em outras oportunidades, a justificativa da agência federal para a medida nos reservatórios localizados nas águas do rio São Francisco não está nas condições hidrológicas desfavoráveis.

Desta vez, a ANA alega que a última reunião de sua diretoria colegiada recebeu informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para subsidiar a medida, que atende a solicitação do setor elétrico. As informações no texto oficial se referem à apresentação feita pelos técnicos do ONS, que apontam que, caso alterem a vazão mínima dos reservatórios localizados entre o Submédio e o Baixo São Francisco, seus níveis chegarão a 10% em novembro de 2016.

Assembleia Legislativa celebra abertura de consulado da Eslovênia no Recife

Imagem
Foto: Rinaldo Marques/Alepe
A abertura do primeiro consulado da Eslovênia no Nordeste brasileiro foi celebrada no Grande Expediente Especial desta quinta (31), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). De acordo com o deputado Zé Maurício (PP), autor da homenagem, “trata-se de um reforço aos laços de amizade entre os dois países”. Sob o comando do cônsul Ranier Michael, o órgão ficará sediado no Recife, no bairro da Ilha do Leite. A vinda de representantes diplomáticos para Pernambuco atende ao objetivo de ampliar as atividades econômicas do país europeu com o Brasil, criando um canal entre o Porto de Kopler, na Eslovênia, e o Porto de Suape, no Litoral Sul do Estado. A solenidade foi coordenada pelo deputado Romário Dias (PSD).

Com pouco mais de 2 milhões de habitantes, a Eslovênia faz fronteira com Itália, Áustria, Hungria e Croácia, sendo o único país da antiga Iugoslávia a integrar a Zona do Euro (desde 2007). “A instalação do Consulado da Eslovênia no Recife é uma important…

PSB de Casa Nova-BA mostra força e traz senadora e deputados para filiações

Imagem
A Senadora Lídice da Mata, o Deputado Federal Bebeto Galvão (ambos do PSB) e o Deputado Luciano Simões (PMDB) já confirmaram presença ao ato de filiação que acontece neste sábado (02), promovido pela Direção Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Casa Nova.

Passam a integrar o PSB-BA o atual vice-prefeito José Amorim Libório (Maninho – PDT), a vereadora Maria Regina (PMDB), o ex-vereador Vadinho (PSD), o ex-prefeito Neco Biato; o atual Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Vagner Lima; o ex-secretário de Obras João Viliney (PMDB); o suplente de vereador Luiz Claudio Braga dos Santos (Cacado – PDT) e o empresário Walison Torres (Tum).

Projeto do MPPE amplia discussão sobre atenção psicossocial a crianças e adolescentes

Imagem
A abertura do projeto Encontro Criando Espaços na Rede de Atenção: um CAPS para crianças e adolescentes, realizada na Sede das Promotorias de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em São Lourenço da Mata, nessa terça-feira (29), reuniu promotores de Justiça, conselheiros tutelares e representantes dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Lazer dos municípios de Camaragibe, Carpina, Nazaré da Mata, Paudalho e São Lourenço da Mata. No encontro, foram discutidas as ações existentes de prevenção do consumo de drogas e atendimento em saúde mental de crianças e adolescentes e como planejar o enfrentamento ao uso de substâncias psicoativas de modo mais eficaz e humanizado.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e Juventude (Caop Infância e Juventude), promotor de Justiça Luiz Guilherme Lapenda, divulgou o o…

Anatel quer agrupar telefonia fixa, celular e internet em um único serviço

Imagem
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou ontem (31) a discutir a criação de uma nova modalidade de serviço para abranger os serviços de telefonia fixa, telefonia móvel e internet, que deverão ser prestados em regime privado e não terão regulação de preços pela Agência. A proposta, apresentada pelo conselheiro Rodrigo Zerbone, cria o Serviço Convergente de Telecomunicações (SCT).

Atualmente, apenas o serviço de telefonia fixa é prestado em regime de concessão, que deve obedecer regras estipuladas pela Anatel e tem os preços regulados. Os demais serviços, como telefonia móvel, internet fixa e TV por assinatura e algumas empresas de telefonia fixa, são oferecidos em regime privado, com autorizações, e seguem as regras de mercado.

Simpósio acadêmico sobre o rio São Francisco abre inscrições

Imagem
Estão abertas as inscrições para o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que será realizado de 5 a 9 de junho, às margens do Velho Chico, nas cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). A submissão de novos trabalhos e o cadastramento de publicações técnicas e científicas já existentes podem ser feitas através do endereço eletrônico www.sbhsf.com.br. Há descontos para inscrições até o dia 1º de maio.

A iniciativa é uma parceria entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e o Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que reúne inúmeras universidades atuantes no território são-franciscano. Com tema central “Integrando o conhecimento científico em defesa do rio”, o evento tem o objetivo de congregar cinco eixos temáticos na expectativa de estabelecer o estado atual do conhecimento sobre esse rio de extrema importância nacional: governança, qualidade da água, quantidade da água, recuperação ambiental…

Confira as manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira,1º de abril de 2016

Imagem
Tribuna Hoje-AL; Ministério da Saúde libera R$ 19,5 milhões para rede hospitalar de AlagoasGazeta de Alagoas: Renan Calheiros diz que PMDB foi precipitado A Tarde; Protesto contra 'golpe' reúne cerca de 12 mil pessoas, segundo a PM Correio da Bahia; Homem é achado morto depois de ser sequestrado
Tribuna da Bahia; Ator é retirado pela PF de avião em Salvador após confusão e presta queixa de recismo
O Globo; Manifestantes fazem atos em todo o Brasil contra o impeachment
O Dia; Maioria dos ministros mantêm no Supremo investigação sobre Lula
Extra; Gripe H1N1 causa a primeira morte neste ano no estado do Rio
Folha de São Paulo; Ato pró-governo reúne 40 mil na Sé, centro de SP, aponta Datafolha
O Estado de São Paulo; Manifestações a favor de Dilma viram ato contra Michel Temer
Correio Braziliense; Zika avança 40% em uma semana no DF: 45 casos confirmados
Valor Econômico; PF indicia Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo por corrupção passiva
Estado de Minas; 'Meu Deus do céu! Essa é a nossa al…

Publicidade