Postagens

Mostrando postagens de Junho 9, 2014
Publicidade

Momento Física na Copa: Efeito Magnus

Imagem
Olá, pessoal!

Estamos em ritmo de Copa do Mundo e nada melhor para contextualizar o estudo da Física, não é mesmo? Então, o Momento Física durante este período traz para você resoluções que envolvem algumas situações ocorridas em outras Copas e que podem acontecer neste campeonato mundial de futebol. E vamos juntos torcer pelo Brasil.

Um abraço!

Prof. Roberto Oliveira

MOMENTO FÍSICA NA COPA: AULA 03 - EFEITO MAGNUS


Exemplo de gol sob o efeito magnus

Torneio preparatório para o Mundial na França: O gol que Roberto Carlos fez é um bom exemplo do efeito Magnus sobre a bola.
Roberto Carlos (Pic:Getty)
Encarte Questão da Aula:Momento Física da Copa 03

Resolução da Questão em vídeo aula: 





Golaço de Roberto Carlos:https://www.youtube.com/watch?v=f1WEw1u7r7Q

Para ver todas as aulas>Momento Física

Roberto Oliveira para Blog de Assis Ramalho
Material didático, animação e vídeo: Roberto Oliveira

Cada um tem seu tempo e depois entra em silêncio

Imagem
"Cada um de nós tem seu tempo biológico, determinado não pelo relógio mecânico, mas pelo equilíbrio de nossas energias. Quando chegam ao seu climax que pode ser com 10, 15, 50, 90 anos, se fecha o nosso ciclo e entramos no silêncio do mistério. Dizem que é ai habita Deus nos esperando com os braços abertos como um Pai e uma Mãe, cheio de saudades de cada um de nós", escreve Leonardo Boff, teólogo, filósofo e escritor.

Eis o artigo.

Há um livro curioso do Primeiro Testamento, o Eclesiastes (em hebraico Coélet), que não menciona a eleição do povo de Deus, nem a aliança divina, sequer a relação pessoal com Deus. Representa a fé judaica inculturada na visão grega da vida. Possui um olhar agudo sobre a realidade assim como se apresenta e nutre a reverência para com todos os seres. Há uma passagem assáz conhecida que fala do tempo: “há tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de colher, tempo de rir e tempo de chorar, tempo de amar e tempo de odiar, tempo de gu…

Revista IHU On-Line nº 445: "Queremos o futebol de volta!". A Copa da FIFA e o conflito público/privado.

Imagem
Para ler a revista, clique na imagem
“Copa do Mundo - Para quem e para quê?” era o tema de capa da revista IHU On-Line nº 422, publicada uma semana antes da Copa das Confederações. Agora, uma semana antes da Copa de 2014, a edição 445 da revista retoma o tema.
Participam do debate "Copa de 2014: Recursos públicos, lucro privado": Christian Russau, Laura Burocco, Paulo Roberto Rodrigues Soares, Marcelo Kunrath, Francisco Xavier Freire Rodrigues, Magnólia Said, Édison Gastaldo
Christian Russau: Por um futebol sem o controle da FIFA
Laura Burocco: A Copa na África: falsa coesão social
Edison Gastaldo: Uma Copa para assistir pela televisão

Outros destaques:
Alfonso De Toro: “A pós-modernidade é um Renascimento ressignificado”
Édil Guedes: A representação da economia na vida humana
Fonte: IHU On-Line

“Educação e infraestrutura são duas prioridades para Pernambuco”

Imagem
Foto: Léo Caldas/divulgação
O pré-candidato ao governo de Pernambuco, senador Armando Monteiro (PTB), foi recebido em um almoço nesta segunda-feira (09) pelos membros do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon) para apresentar suas ideias sobre os desafios de Pernambuco nos próximos anos.

As áreas de educação e infraestrutura foram apontadas por ele como duas das maiores prioridades do Estado. “Na educação, precisamos formar competências que respondam ao crescimento econômico do Estado. Temos novos perfis profissionais que estão sendo exigidos pelas mudanças na matriz industrial de Pernambuco. Temos de elevar a escolaridade média do Estado, que hoje é de apenas seis anos e meio”, exemplificou Armando.

Ele também apontou uma desconexão entre os ensinos médio e técnico em Pernambuco. “Apenas 10% dos alunos do ensino médio estão matriculados ao mesmo tempo em algum curso técnico”, reforçou. Para Armando, este quadro pode comprometer a perspectiva de um desenvolv…

Câmara de Vereadores de Tabira altera julgamento de contas de prefeito

Imagem
Contas de 2010 4 2011 do prefeito de Tabira foram rejeitadas
O presidente da Câmara de Vereadores de Tabira, José Ubirajara Vieira Jucá Filho, comunicou, através de ofício, a alteração do resultado dos julgamentos das contas do ex-prefeito da cidade, nos anos de 2010 e 2011.

Inicialmente, diante de um placar de 07 a 04 contra o parecer prévio do Tribunal de Contas, os vereadores proclamaram a aprovação das contas do ex-prefeito. A Constituição Federal dispõe que o parecer prévio dos tribunais de contas só pode ser rejeitado por dois terços dos votos dos vereadores, no caso de contas de prefeito.

O Ministério Público de Contas (MPCO) opinou que os dois terços não teriam sido alcançados, com 07 votos. Acatando o entendimento do MPCO, o Tribunal respondeu a uma consulta, no Processo TC N° 1401306-0, afirmando que, caso a Câmara de Vereadores tenha 11 vereadores, os dois terços só são alcançados com 08 votos.

Ainda a pedido do MPCO, o Tribunal emitiu a Súmula 17: “Quando a apuração da qu…

Governo de Pernambuco sanciona Lei do Audiovisual

Imagem
Legislação estabelece princípios para o fomento do setor e cria conselho consultivo
O Governo de Pernambuco é o único estado do país a assegurar, por meio de lei, um percentual mínimo de recursos a serem repassados para a cadeia produtiva do audiovisual. A proposta do Executivo, pioneira em todo o país, foi sancionada pelo governador João Lyra Neto e garante incentivo à atividade, além da criação do Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco. A Lei 15.307 representa um avanço na política pública do segmento, implantada desde 2007, após amplo diálogo com a sociedade civil.

Uma das novidades da lei é a criação do Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco, que deverá ser instalado em até 60 dias, com 18 membros efetivos e formato paritário, sendo nove membros escolhidos pela sociedade civil e nove designados por ato do Governador do Estado. Já o regimento interno do conselho deverá ser objeto de decreto em até 180 dias.

“A lei é resultado de um diálogo que começou em novembr…

Petrolândia: Elisânia busca paradeiro de sua mãe Josefa Barbosa da Silva Filha

Imagem
Elisânia procura sua mãe, Dona Maria, que teve um bar na Velha Petrolândia

"Estou ajudando uma amiga que está à procura da mãe, que se chama Josefa Barbosa da Silva Filha, conhecida como Maria. Dona Maria foi dona de um bar na velha Petrolândia. Antes de vir para Petrolândia, ela morava em Abreu e Lima (Região Metropolitana do Recife) e, na época, teve três filhos: José Firmino Dias (vulgo Careca), Elisânia da Conceição Dias e Elisângela. Ela teve outro filho, nascido em Petrolândia, chamado Miquelito.

Elisânia atualmente reside em Parnamirim (RN) e deseja encontrar sua mãe, de quem está separada há aproximadamente 30 anos."

Quem tiver informações sobre Dona Maria, por favor, entrar em contato com Nathália Lima: (87) 9939-2394.

Nathália Lima para Blog de Assis Ramalho

Fernando Bezerra Coelho participa de reunião com evangélicos

Imagem
Foto: Hélder Tavares
O pré-candidato ao Senado pela Frente Popular Fernando Bezerra Coelho (PSB) participou nesta terça-feira (09/06) da reunião da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, realizada em Arcoverde. O evento reuniu mais de cem lideranças evangélicas de todo o Estado, que discutiram temas importantes para a Igreja Batista de Pernambuco.

“Estou muito feliz em participar deste momento tão significativo para os Batistas. Também vamos viver um momento muito especial em Pernambuco, quando iremos decidir pela continuidade ou não do projeto liderado por Eduardo Campos. Todas as pesquisas mostram que o povo pernambucano não quer voltar atrás e deseja manter as conquistas obtidas nestes sete anos”, afirmou Fernando Bezerra. Além do pré-candidato, a reunião contou com a presença da prefeita Madalena Brito (PTB), que abriu o evento.
Assessoria de Imprensa de Fernando Bezerra Coelho

Petrolândia: AGEFEPE oferece crédito fácil para empresas e empreendedores de todos os setores

Imagem
Crédito para Pernambuco Crescer: Empreendedor Individual, Micro, Pequena e Média Empresa
A AGEFEPE é um agente financeiro inovador. Sua atuação foi concebida segundo as políticas públicas do Governo do Estado e tem como principal tarefa fomentar o desenvolvimento econômico e social através da concessão de um crédito planejado a micro, pequenos e médios empresários e produtores urbanos e rurais - segmentos que representam 98% dos negócios formais de Pernambuco. Uma de suas principais atividades é o financiamento de projetos de inovação e modernização que resultem no aumento da competitividade dos empreendimentos pernambucanos. 
Em Petrolândia, o atendimento da AGEFEPE é realizado pelo contador Jurandir, às terças e quintas-feiras, no horário da manhã, na SEDETUR (esquina da Av. Auspício Valgueiro Barros com Rua Dom Pedro II, 1º andar do Cartório de Notas).
A Agência oferece crédito para modernização, expansão, capacitação, inovação e tecnologia, organização e formação de redes associa…

Petrolândia: Servidores do HOMUPE, familiares e amigos se despedem de seu Régis do Hospital

Imagem
Sob forte comoção dos servidores do HOMUPE (Hospital Municipal de Petrolândia), familiares e amigos, foi sepultado no final da tarde desta segunda-feira (9), no Cemitério São Francisco, em Petrolândia, o corpo de Francisco Eliézio, mais conhecido como Seu Régis do Hospital.

Seu Regis faleceu na tarde de ontem (08), após sentir dores no peito, sendo socorrido ao Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, onde veio a falecer. Por ironia do destino, seu Regi faleceu no hospital ao qual dedicou sua vida desde a construção do edifício, no ano de 2000.
Reproduzimos abaixo a nota divulgada por funcionários do Hospital Municipal de Petrolândia, lamentando a partida inesperada de Seu Regis.
''Perdemos hoje não um servidor público, perdemos hoje um ser humano na forma mais pura do ser: correto, trabalhador, honesto e principalmente comprometido com as suas funções. Francisco Eliézio ou Seu Régis, carinhosamente assim chamados por nós, soube como poucos construir seu espaço em todos…

SEE-PE: Abertas as inscrições para seleção de estudantes nos cursos de Educação Profissional

Imagem
São oferecidas mais de 5 mil vagas distribuídas em todo estado
Estudantes interessados em realizar curso técnico profissional nas Escolas Técnicas Estaduais e Centros Tecnológicos, já podem realizar suas inscrições para concorrer a uma das 5.560 vagas distribuídas em todo estado. As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet até o dia 22 pelo endereço eletrônico http://www.upenet.com.br

Para concorrer às vagas nas Escolas Técnicas Estaduais na forma de organização subsequente, o candidato deverá ter concluído o ensino médio. Já para concorrer às vagas nos Centros Tecnológicos na forma de organização concomitante ou subsequente, o candidato deverá estar cursando a 2ª ou 3ª série do ensino médio ou ter concluído o Ensino Médio.

Para se inscrever o estudante deverá preencher o formulário eletrônico, no qual deverão ser informados, obrigatoriamente, os números dos documentos de identidade, endereço completo, telefone convencional e celular e um e-mail para contato e, se for o…

Petrolândia: Enfermeiro Jardel Lisbôa, do PSF Dr. José Hermínio, felicita equipe e participantes da campanha de prevenção do câncer de colo do útero

Imagem
Equipe do PSF Dr. José Hermínio Ferreira Neto, em clima de São João e Copa


O coordenador do PSF Dr. José Hermínio Ferreira Neto (Quadra 14 de Petrolândia), Jardel Lisbôa, parabeniza e agradece toda equipe pelo excelente desempenho e resultado da campanha de prevenção do câncer no colo uterino.

Agradece também a todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para realização desta ação.

No mutirão promovido no sábado passado (07) foram realizados 125 preventivos, resultado considerado satisfatório por Jardel.

Ver mais fotos>Campanha de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero
Informações: Jardel Lisbôa
Fotos: Assis Ramalho


Petrolândia: Bar e Balneário Roça de Samyr promove Domingão Solidário

Imagem
Neste domingo, dia 8, foi realizado no Bar e Balneário Roça de Samyr, em Petrolândia, o evento Domingão Solidário. A atração principal foi o Grupo Seduzyr e as atrações foram mais que especiais, uma verdadeira constelação de artistas do cenário musical da região: Gleycinho (Sakkarada), Júnior (Swing Dang), Edu (Garotos da Bahia), Wilton Bello, Evânio Barbosa, Kinho dos Teclados, Meikson e Maik, Henriquy Kbçah (Marreta é Massa), Mauríllio Lima e outros convidados.

A entrada cobrada foi de 1Kg de alimentos não perecíveis, com boa arrecadação. Os alimentos serão doados a famílias carentes de Petrolândia. O público compareceu, divertiu-se e participou de uma ação solidária, num evento em que todos ganham.

Parabéns aos idealizadores e organizadores da ação solidária. Desejamos que esta tenha sido a primeira de várias edições do evento.

Para ver mais fotos>Domingo Solidário na Roça de Samyr

Alimentos doados acondicionados em reboque para transporte
Notícias relacionadas:
>Petrolândia:…

Petrolândia: Presidente do STR e do PT no município participam de encontro com Humberto Costa, João Paulo e Armando Monteiro

Imagem
Fotos: STR-Petrolândia/Divulgação
Na sexta-feira passada (06), na cidade de Floresta/PE, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, representado por José Mauricio Filho (presidente), e o Presidente do PT de Petrolândia, Natanael Caetano, participaram do Encontro com o Senador Humberto Costa, líder do Governo no Senado Federal, e também com o Senador Armando Monteiro (pré-candidato ao governo de Pernambuco pelo PTB). O evento contou ainda com a presença do Deputado Federal João Paulo (PT) e da Deputada Estadual Isabel Cristina (PT), e do Superintendente da CODEVASF, Dr. João Bosco.

Na ocasião, foi protocolado o Oficio nº 15/2014, que trata de assuntos relacionados à situação dos agricultores em Petrolândia. Foi apresentada também a proposta para implantação de uma adutora para beneficiamento dos Assentamentos da Reforma Agrária pelo INCRA (borda do Lago Itaparica), como: Antônio Conselheiro I e II e demais comunidades. 
Na explanação, os representantes do Sindicato de Trabal…

Itaparica/Jatobá: Resultado da pelada da Associação Pó de Serra neste domingo (08)

Imagem
Associação Esportiva Pó de Serra em Itaparica - Jatobá-PE Foto: Lúcia Xavier Nosso amigo Jair Souza (Foto: Assis Ramalho)
No tradicional "baba" desse domingo, 08 de junho, na Associação Pó de Serra, em Itaparica (Jatobá-PE), tivemos os seguintes resultados, conforme informações de nosso amigo Jair de Souza, o popular Jair do Picolé.

Primeiro tempo
Camisa Azul 3x2 Camisa Vermelha
Camisa Azul Gols: Moisés (3)
Escalação: Geraldo, Luciano, Léo, Eraldo, Berg, Moisés, Sapatão, Nego, Sílvio, Cristiano.
Camisa Vermelha
Gol: Bangu e Luiz Escalação: Samuel, Fernando, Bangu, Flávio, Tema, Osmando, Zinho, Nicácio.

Segundo tempo: Camisa Azul 5x3 Camisa Vermelha Camisa Azul  Gols: Moisés (2), Sílvio (2), Berg Escalação: Geraldo, Mozar, Genilson, Adriano, Léo, Nego, Moisés, Luciano, Gil, Berg, Zinho Camisa Vermelha Gols: Nego Van, Reinaldo, Tema Escalação:  Samuel, Evandro, Moreno, Tema, Catinha, Hamilton, Lucilvan, Reinaldo, Flávio, Fernando, Nego Van.

Informações: Jair Souza

Lei obriga concessionárias e montadoras de veículo a fornecerem carros reserva em Pernambuco

Imagem
Foi sancionada a Lei nº 15.304/14, de autoria do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), que obriga as montadoras de veículos, concessionárias ou importadoras a fornecerem carro reserva similar ao do cliente caso o automóvel fique parado por mais de 15 dias por falta de peças originais ou impossibilidade de realização do serviço durante o prazo de garantia contratado.

De acordo com Novaes, ainda que ocorram alguns problemas relativos a estoque, importação e fabricação de peças, o consumidor não deve arcar com o ônus de ficar sem o carro que está na garantia de fábrica. Dessa forma, a medida justa e paliativa será o fornecimento de um carro reserva.

Caso a lei não seja observada, as empresas estarão sujeitas as penas do art. 56 do Código de Defesa do Consumidor, que vão desde aplicação de multa até interdição do estabelecimento.

Assessoria de Imprensa - Deputado Rodrigo Novaes

Dilma e Lula traçam agenda intensa em Pernambuco

Imagem
O desembarque da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula em Pernambuco, no próximo dia 13, envolve uma intensa agenda de eventos. De acordo com o líder do PT no Senado, Humberto Costa, um dos articuladores da visita, a pauta é revestida de um grande simbolismo porque demonstra a prioridade política e administrativa que os dois atribuem aos pernambucanos.

Lula e Dilma estarão juntos para anunciar o apoio aos nomes do senador Armando Monteiro (PTB) e do deputado federal João Paulo (PT) ao Governo do Estado e ao Senado Federal, respectivamente. “Armando e João Paulo são os únicos representantes desse projeto de Brasil que conciliou desenvolvimento econômico com inclusão social. Somente eles são capazes de dar sequência às mudanças, iniciadas por Lula e aprofundadas por Dilma, que seguirão transformando o nosso país”, afirma Humberto.

A presidenta deve chegar à base aérea do Recife no início da tarde da sexta-feira. De lá, segue para inaugurar a Via Mangue, obra de mobilidade u…

Petrolândia Classificados: TROCA-SE Gol Bola Especial por casa em Petrolândia ou nas Agrovilas 09 ou 12

Imagem
GOL para troca (Foto: Flávio Alcântara)
"Estou procurando uma casa em Petrolândia (zona urbana), ou nas Agrovilas 09 ou 12, para trocar em um carro: um Gol Bola Especial, 8 válvulas, branco, com ar e vidros elétricos. Tenho também uma Parati 200 Bola, vermelha, com direção e ar condicionado. A família de minha esposa mora aí e eu gostaria de ter uma casa nessa cidade."

Interessados, por favor, entrar em contato com Flávio Alcântara, nos números (todos com DDD 81) 94943346, 81836270, 87152234, 96905157.

Flávio Alcântara divulga a Auto Impacto Serviços Automotivos (Jaboatão dos Guararapes-PE), que recupera e vende veículos automotivos, inclusive caminhões. Conheça no site: http://autoimpactoservicos.blogspot.com.br. Msn: flaviobalcantara@msn.com, recifeautoimport@yahoo.com, flavio.alcantara5@skype.com, atendemos 24 horas de Domingo a Domingo, incluside feriados.
Informações e fotos: Flávio Alcântara

No dia em que comemora 135 anos, Palmares ganha orla e duas novas pontes

Imagem
No dia em que completa 135 anos de fundação e depois de ter sido quase devastada pelas enchentes de 2010 e 2011, a cidade de Palmares, na Zona da Mata Sul, tem muito a comemorar. De presente, o município ganhou, hoje (09/06), a Orla fluvial Poetas dos Palmares e duas novas pontes construídas em substituição às que foram arrastadas pela força das águas: a do Engenho Limeira e a do Riacho Guaraná. As três obras foram construídas pelo Governo do Estado, através da Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura da Casa Militar. Só na Orla foram investidos mais de R$ 2,3 milhões.

Para o chefe da Casa Militar e coordenador da Operação Mata Sul, Mário Cavalcanti, também cidadão palmarense, a cidade vê se concretizar o sonho de ter uma orla urbanizada. “Os moradores veem, aos poucos, a cidade se transformar. Além dos quatro novos conjuntos residenciais, onde já entregamos 2,3 mil, das 2.610 casas previstas, concluímos a orla, duas pontes e temos mais uma ponte para inaugurar no próximo mês”, dest…

Petrolândia: São João do ECC é realizado com sucesso na AVEPE

Imagem
Foi realizado na noite do último sábado, 07 de junho/2014, o VIII São João do ECC (Encontro de Casais com Cristo). A bonita festa, que foi realizada na Sede da AVEPE (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia, foi animada pela banda Bagaceira na Roça.

Grande número de casais compareceram ao evento, e segundo os organizadores todas as mesas foram vendidas, tornando o evento em um grande sucesso. O espaço foi decorado de maneira criativa, e a música de boa qualidade, executada com talento e competência, levou quase todo mundo à pista de dança. As barracas de comidas típicas foram atração à parte, com preços bastante módicos nos produtos oferecidos.

Nós (Assis Ramalho e Lúcia Xavier) que fazemos o Blog de Assis Ramalho, agradecemos o convite, e parabenizamos à comissão organizadora e aos casais do ECC, que participaram ativamente do evento, distribuindo simpatia no atendimento ao público que prestigiou o evento. Realmente, foi uma festa maravilhosa,muito bem organizada, que m…

Publicidade