segunda-feira, junho 09, 2014

10 Curiosidades sobre a Copa de 1950, realizada no Brasil


O maior público pagante da história do Maracanã é da final da Copa de 1950, semanas depois do estádio ser inaugurado. O borderô da partida anotou 173.850 pagantes. Contudo, pessoas que estavam presentes dizem que muitos dos portões foram arrombados e que o público ultrapassava os 200 mil pagantes.

Ghiggia, do Uruguai, foi o primeiro jogador a marcar gols em todos os jogos de uma Copa do Mundo. Jairzinho, do Brasil, repetiria o feito 20 anos depois, mas fazendo uma partida a mais.

Nenhum jogador foi expulso na Copa de 1950

O público médio por partida saltou de 26 mil (em 1938) para cerca de 60 mil espectadores por partida.

O Brasil fez somente uma partida fora do Maracanã durante o Mundial. Foi contra a Suíça, e com um time enxertado de paulistas para agradar a torcida, a Seleção só empatou.

Todos os jogadores da Seleção Uruguaia campeã do mundo eram naturais da cidade de Montevideo, capital do país.

Milorad Arsenijevic foi o primeiro a disputar um mundial como jogador e depois como treinador. Arsenijevic já tinha jogado o mundial de 1930 pela Iugoslávia.

E no mundial de 1950, o futuro treinador da Inglaterra campeã do Mundo em 1966, Alf Ramsey, estava entre os jogadores da seleção.

O jogador mais velho do torneio foi o inglês Stanley Matthews, que tinha 35 anos. Contudo, Matthews jogaria pela seleção inglesa por mais sete anos e sua carreira terminaria somente 15 anos depois!

Vicente Feola, que seria técnico campeão mundial pelo Brasil em 1958, foi assistente do técnico Flávio Costa em 1950.


Uol/Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário