terça-feira, 5 de junho de 2018

Projeto de Lei obriga concessionários de serviços públicos a disponibilizar número mínimo de pontos de pagamento nos municípios

O Substitutivo, de autoria do deputado estadual Waldemar Borges, ao Projeto de Lei Ordinária nº 1963/2018 foi aprovado por unanimidade na Comissão de Justiça da Alepe.

A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, nesta terça-feira (05.06), o Substitutivo nº 01/2018 do deputado estadual Waldemar Borges ao Projeto de Lei Ordinária nº 1963/2018, de autoria do deputado Everaldo Cabral, que trata sobre a responsabilidade do concessionário no recebimento das faturas de energia elétrica, água, telefonia, gás e outros serviços. Na prática, o projeto obriga essas prestadoras de serviços públicos a disponibilizarem um número mínimo de pontos de pagamento por cidade, de acordo com o seu número de habitantes. O PLO também define o tempo máximo de espera permitido na fila para o atendimento.

O projeto foi apresentado porque em muitas cidades pernambucanas, principalmente nas do Interior do estado, os consumidores estão com dificuldades de pagar suas contas de energia elétrica. O problema foi causado pelo desentendimento entre a Celpe e a Caixa Econômica Federal quanto ao valor a ser cobrado pelo serviço. Por isso, a CEF, e consequentemente as lotéricas, deixaram de receber as contas de luz na sua rede, deixando os clientes sem opções para pagar sua dívida. “Em muitas cidades do Interior, o consumidor só tem um ponto de atendimento da Celpe para pagar sua conta de luz. Boa parte da população pernambucana, em especial os idosos, estão vivendo um verdadeiro inferno para pagar sua dívida junto à Celpe, ficando horas em uma fila. Isso é absurdo”, disse o parlamentar.



Prefeitura de Serra Talhada divulga programação do São João das Tradições


A Prefeitura de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, divulgou na tarde desta terça-feira (5) a programação do São João das Tradições. A festa será realizada de 9 a 30 de junho, na Concha Acústica, no Pátio das Feiras, nos bairros Vila Bela, CAGEP e Mutirão e nos distritos e Tauapiranga e Água Branca.

A abertura oficial do São João das Tradições será no próximo sábado (9), a partir das 20h, no Bairro Vila Bela, com apresentações culturais de xaxado, coco e capoeira, além de shows com Wesley Magalhães e Expresso Vaqueiro.

Programação completa do São João das Tradições:


Petrolândia: Universitária Thais Quidute e professor Fernando Cruz ministram aula de Gestão empresarial no CFEPP Cursos


O Cfepp Cursos inovando mais uma vez, recebeu em sua instituição a universitária Thais Quidute que participou do curso de Gestão empresarial juntamente com o professor Fernando Cruz onde abordaram e orientaram os alunos com noção de empreendedorismo, prospecção de cliente, posicionamento da marca, personalização, lucros, oportunidade de negócio e segmento de mercado.
dando destaque aluna Luciana que desenvolveu a sua própria empresa ADESIVOS DA LU; Com a visão voltada para o futuro o CFEPP CURSOS busca mostra para os alunos as diversas áreas que abrange a área de Gestão empresarial.

CFEPP Cursos, seu futuro está aqui!

Blog de Assis Ramalho
Informações: CFEPP Cursos


Cantora petrolandense Yara Lazuli, 'a princesinha da sofrência', se destaca no cenário musical baiano



A cantora e compositora petrolandense Yara Lazuli, a princesinha da sofrência, tem se destacado em terras baianas desde que lançou o seu primeiro álbum - Costelinha, em 2017. Atualmente morando em Feira de Santana, a jovem vem cumprindo agenda movimentada em cidades da Bahia, cantando música do estilo 'arrocha'.

Em contato com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, a intérprete e compositora, natural de Petrolândia e filha de Maroto Cruz, disse que descobriu a paixão pela música ainda na infância. ''Desde criança que gosto de cantar, sonhava em ser cantora e agora estou realizando o meu sonho. Estou morando em Feira de Santana, faço shows aqui, mas também por todo o estado da Bahia.'' disse Yara Lazuli, acrescentando que já está projetando um novo trabalho. ''Após o grande sucesso do meu  primeiro álbum, eu já estou  com um novo projeto, e posso adiantar que vem muitas muitas surpresas por aí', concluiu a jovem petrolandense.


 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Yara Lazuli/Divulgação


Juiz veta R$ 203 mi de área social para publicidade do governo Temer

A ação foi ajuizada por deputados federais do PSOL. Para os parlamentares, a portaria, assinada pelo ato Ministério do Planejamento representa 'lesivo ao patrimônio'. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O juiz federal Renato Borelli, da 20ª Vara do Distrito Federal, suspendeu liminarmente portaria do governo Temer que transfere R$ 203 milhões da área social para custear publicidade do Planalto. A ação foi ajuizada por deputados federais do PSOL.

Para os parlamentares, a portaria, assinada pelo ato Ministério do Planejamento representa "lesivo ao patrimônio, uma vez que, o Brasil está em plena crise econômica, sob os efeitos da aprovação da EC nº 95/2016, que congela por vinte anos despesas primárias".

Os deputados alegaram ainda que a portaria que "remanejou recursos para a comunicação institucional da Presidência da República visa não a gerar garantia de transparência da administração pública, ou do direito à informação, mas a realizar propaganda do governo com finalidade de aumentar a força eleitoral do atual ocupante do cargo de Presidente da República".


Não há risco de falta de gás de cozinha, esclarece SJDH/PE


Nota de esclarecimento - Gás de cozinha

Após reunião realizada na tarde desta terça-feira (05), entre representantes das cinco empresas de envase de gás de cozinha que atuam no Porto de Suape (Liquigaz, Copagaz, Supergasbras, Ultragaz e Nacional Gás) e a administração do porto, a direção de Suape esclarece:

Desde o fim da manifestação dos caminhoneiros e da liberação da Avenida Portuária no último dia 30, todas as empresas estão trabalhando em regime especial para que a situação seja normalizada no menor espaço de tempo possível para atender da melhor forma à demanda reprimida de 10 dias por botijões de gás cozinha.

Só para efeito de cálculo, juntas, as cinco empresas abastecem, em dias normais, uma média de 104 mil botijões por dia em Suape. Nesse período pós-manifestação, a produção subiu para 135 mil botijões/dia, um crescimento de aproximadamente 30%.


Aprovado parecer de Armando que beneficia prefeituras de Pernambuco com ISS no Uber

Foto: Ana Luiza Souza/Divulgação

O plenário do Senado aprovou, na noite noite desta terça-feira (5), a cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) no transporte por aplicativos, como o Uber, 99 e Cabify, no local do embarque do passageiro e não mais no município onde está sediada a empresa detentora da tecnologia. A mudança, estabelecida em parecer do senador Armando Monteiro (PTB-PE), beneficiará de imediato diversas prefeituras pernambucanas ao descentralizar a arrecadação do imposto, concentrada atualmente na Prefeitura de São Paulo.

“Haverá desconcentração da arrecadação do ISS e, portanto, maior justiça no recolhimento do imposto”, justifica Armando. No caso de Pernambuco, o Uber opera por ora em 30 municípios, incluindo toda a Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata, o Agreste e o Sertão (Petrolina e Lagoa Grande), enquanto a 99 atua nos 15 municípios da RMR. O projeto de lei segue para votação da Câmara dos Deputados.


Lula pede a STJ e STF que garantam direito de recurso em liberdade


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com novo pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que possa recorrer em liberdade contra sua condenação na segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex no Guarujá. 

O mesmo pedido foi também protocolado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), de acordo com a defesa de Lula.

Entre os argumentos utilizados pela defesa, está o de que Lula é pré-candidato à Presidência da República pelo PT, sendo líder em pesquisas de intenção de voto. “Assim, além de ver sua liberdade tolhida indevidamente, corre sério risco de ter, da mesma forma, seus direitos políticos cerceados, o que, em vista do processo eleitoral em curso, mostra-se gravíssimo e irreversível”, escreveram os advogados.

As peças são assinadas pela equipe de oito advogados do ex-presidente, entre eles o ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence e Cristiano Zanin Martins, responsável pela maioria das sustentações orais em julgamentos de Lula.


Cidades Lixo Zero reúne mais de mil participantes em Brasília


Fotos: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A encantadora abertura do 1º Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, feita pelo grupo Circo Teatro Udi Grudi, tocando músicas do cancioneiro brasileiro, como Maria Bonita, Aquarela do Brasil (Ari Barroso) e Trenzinho Caipira (Heitor Villa Lobos), em instrumentos feitos de material reciclado, com sonoridade única, deram uma prévia das palestras que viriam a seguir.

Da mesa de abertura, participaram, além de Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil; Rodrigo Rollemberg, governador do DF; Joe Valle, presidente da Câmara Legislativa do DF; Júlio Reis, presidente da Terracap; Jair Tannus, secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do DF; Gustavo Cesário, diretor executivo da Confederação Nacional dos Municípios; Mara Luísa Alvim Motta, gerente executiva da Caixa Econômica Federal e o deputado distrital, Júlio César.

Nas falas, um ponto em comum: a busca do Brasil por melhores práticas no descarte de resíduos sólidos e o empenho de cada instituição para, individual ou coletivamente, encontrar as soluções para os problemas gerados por um excesso daquilo que se considera lixo. Para o presidente da Câmara Legislativa do DF, Joe Valle, "o compromisso principal é levar o lixo zero às escolas e às casas do DF".


Prefeitura presta contas de doações de carnes de bode feitas pela Conab em Petrolina

Cada família cadastrada pela Central Única dos Bairros (CUBAPE) recebeu 5 kg de carne de caprino (Foto: Divulgação)

Com objetivo de prestar contas à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolina, José Batista da Gama, reuniu-se na última semana com o superintendente da Conab, Elizaldo Sá.

No encontro ocorrido na última segunda-feira (28), no Recife, o representante petrolinense apresentou detalhes das doações de 7500 kg de carne de bode para população em vulnerabilidade social em Petrolina.

Durante a reunião, foram entregues e aprovadas todas as documentações necessárias para que as comunidades do município estivessem amparadas legalmente no processo de doação.


Prefeitura de Rodelas divulga programação de São João


É com muita alegria e satisfação que o Prefeito de Rodelas Geraldinho De Livino​ divulga a programação completa do São João de Rodelas 2018.

"Tinha a responsabilidade de resgatar e fortalecer nossa maior tradição que é o nosso São João. Estou muito feliz em apresentar esta programação cheia de grandes artistas, divulgo também os horários das atrações, com certeza faremos o novamente o Maior São João da região!

Sobre os artistas locais que irão fazer parte da programação, desejo sucesso e que façam o melhor para permanecer na grade no São João de 2019.

Como fazemos todos os anos nos festejos juninos escolhemos um tema específico para ornamentação e organização de nossa festa maior, O SÃO JOÃO. Neste ano o tema será “O SÃO JOÃO DA COPA 2018”.


Sisu oferece 57 mil vagas; inscrições começam dia 12 de junho


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai ofertar 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino superior, segundo o Ministério da Educação (MEC). As inscrições poderão ser feitas do dia 12 ao dia 15 de junho. O edital com todo o cronograma do programa foi publicado hoje (5), no Diário Oficial da União.

Pode concorrer às vagas quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 e obteve nota acima de zero em redação. Todo o processo de inscrição é feito exclusivamente pela internet, na página do Sisu.

Ao ingressar no sistema, o candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso entre as vagas ofertadas. É possível alterar essas opções durante todo o período de inscrição. A última modificação confirmada é a considerada válida.


Múltipla divulga na quinta-feira (07) nova pesquisa para governador em Pernambuco


O Instituto Múltipla, com sede em Arcoverde, encerra nesta quarta-feira (06), a mais nova pesquisa eleitoral para governador, senador e presidente em Pernambuco. Iniciada no sábado passado, a pesquisa vai ouvir 600 pessoas em todas as regiões do Estado.

No Agreste Meridional tem Garanhuns, Lajedo, Águas Belas, Bom Conselho e Buíque. No Sertão do Moxotó, o eleitorado está sendo pesquisado nos municípios de Custódia e Sertânia. Já no Sertão do Pajeú a pesquisa passa por Afogados da Ingazeira e São José do Egito. No alto Sertão tem Serra Talhada, Salgueiro, Floresta, Petrolândia, Cabrobó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Araripina, Bodocó, Exu, Ipubi, Ouricuri, Salgueiro e São José do Belmonte. Abaixo todos os municípios pesquisados.

A pesquisa orçada em R$ 15 mil será divulgada nesta quinta-feira, dia 7 de junho. O intervalo de confiança estimado é de 95% para uma margem de erro para mais ou para menos de 4,1% e está registrada no TSE sob o número PE-02707/2018.


Pela primeira vez em 2018, Aneel determina Bandeira Vermelha no mês de junho


Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a bandeira tarifária em vigor neste mês de junho é a vermelha, patamar 2. É a primeira vez, em 2018, que a agência reguladora aciona o nível mais alto da cobrança extra. Na prática, significa que para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos haverá um acréscimo de R$ 5,00 na conta de energia. Com o retorno da bandeira vermelha, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) divulga dicas para ajudar a evitar o desperdício de energia elétrica e contribuir para redução do valor da conta:

1 – Adquira aparelhos elétricos eficientes (e use com eficiência)
Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Isso irá ajudar na economia de energia e consequente redução das contas. Pesquise os modelos e funções para saber quais são mais eficientes. Na hora de usar, estude o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia.

2 – Fique de olho no carregador de celular

Não deixe o carregador de celular na tomada depois que o aparelho estiver completamente carregado. Mesmo por poucos instantes, ele consome energia elétrica.


Pernambuco tem a 6ª maior taxa de homicídios do Brasil


No ano de 2016, 62.517 pessoas foram assassinadas no Brasil, o que equivale a uma taxa de 30,3 mortes para cada 100 mil habitantes. Os dados são do Ministério da Saúde e foram divulgados nesta terça-feira (05) no 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, apresentado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Segundo a análise, a taxa de homicídios no Brasil corresponde a 30 vezes a da Europa, e o país soma 553 mil pessoas assassinadas nos últimos dez anos.

Todos os estados que lideram a taxa de letalidade estão na Região Norte ou no Nordeste: Sergipe (64,7 para cada 100 mil habitantes), Alagoas (54,2), Rio Grande do Norte (53,4), Pará (50,8), Amapá (48,7), Pernambuco (47,3) e Bahia (46,9). As maiores variações na taxa foram observadas em São Paulo, onde houve redução de 56,7%, e no Rio Grande do Norte, que registrou aumento de 256,9%.

Juventude negra

A violência letal contra jovens continua se agravando nos últimos anos e já responde por 56,5% das mortes de homens entre 15 e 19 anos de idade. Na faixa entre 15 e 29 anos, sem distinção de gênero, a taxa de homicídio por 100 mil habitantes é de 142,7, e sobe para 280,6, se considerarmos apenas os homens jovens.


Agência dos Correios de Orocó, PE é assaltada no início da tarde desta terça (5)


A Agência dos Correios de Orocó (PE) foi assaltada no início da tarde dessa terça-feira (5). Segundo informações colhidas pelo Blog Waldiney Passos, dois homens entraram na unidade e anunciaram o crime. As pessoas que estavam no local foram feitas de reféns, mas não há registros de agressões sofridas.

De acordo com uma testemunha, a Polícia Civil foi acionada e ao chegar ao local os criminosos já tinham empreendido fuga. Analisando as imagens de uma câmera de vigilância os policiais conseguiram identificar os dois assaltantes.

Foram feitas diligências na zona rural e encontraram agentes da Polícia Federal também fazendo buscas pela dupla. O Blog apurou que a investigação agora está sob responsabilidade da PF. Até o momento não foi divulgada a quantia levada pelos criminosos.

Por: Blog Waldiney Passos
Foto: Orocó News


Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta quarta-feira (06) a partir das 8 horas


Ortopedista Dr. Érico Herbert 

A Policlínica de Petrolândia (Clínica de Dr. Amiltom Viana), situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta quarta-feira (06) a partir das 8h00 da manhã.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica


Petrolândia: Banda Adolfo Alexandre de Melo comemora aniversário de 80 anos; conheça sua história


Fotos: Assis Ramalho/BlogAR)



No dia 26 de maio de 2018, a Banda Adolfo Alexandre de Melo, de Petrolândia, comemorou 80 anos de existência em clima de muita nostalgia, harmonia e homenagens. Para comemorar, o grupo, com o apoio da prefeitura, por meio da Biblioteca Municipal Barão de Mauá, realizou apresentação para o público que compareceu ao pátio do Centro Cultural Hildebrando Menezes.

Com a presença da prefeita Janielma Souza - e de várias personalidades municipais, o evento foi marcado por homenagens aos ex-músicos Adolfo Alexandre de Melo, Izaldo Tomé de Souza ( In memoriam), que foram representados por familiares.

Em um dos momentos marcantes da noite, a escritora Paula Francinete Menezes Rubens (autora do livro O Jatobá que virou mar) leu a biografia (escrito por ela) de José Costa da Silva, mais conhecido como seu Dedinha. Aos 82 anos, seu Dedinha é o músico mais antigo da banda. Apesar de não mais executar a profissão de músico, deixou como herdeiro na histórica banda musical, seu filho Cicéro.

Parabenizamos a equipe de coordenação da Biblioteca Municipal Barão de Mauá pela organização da belíssima homenagem.

Ver fotos das comemorações dos 80 anos da >Banda Alexandre Adolfo de Melo

Conheça a história dos 80 da Banda Musical Adolfo Alexandre de Melo

A história da banda musical vem de longos anos, nos relatos de um dos músicos mais antigo José Costa da Silva, popularmente conhecido como o senhor “Dedinho da Banda”, iniciou no ano de 1938, quando chegou na cidade de Petrolândia um circo que tinha o nome Circo Chumbrega, nele acompanhava um trombonista e maestro por nome Edson Silva Porto, este se interessou pela cidade e criou uma associação musical, que era formada por comerciantes e moradores locais, criou-se uma banda composta por 32 músicos, que durou pouco tempo, deixando a sua semente plantada nesta cidade. Logo após foi criada a segunda banda musical pela SUVALE através do primeiro administrador Dr. Djalma Wanderley, que passando pouco tempo o mesmo foi embora, e a banda ficou na lembrança do povo e dos músicos Petrolandeses.

A partir do momento que a mesma foi extinta por autoridades, essa semente plantada permaneceu viva, pois o senhor José Costa da Silva (Seu Dedinho da banda) juntamente com outros companheiros por amor a banda de música criou a banda de Petrolândia, dando assim continuidade as programações festivas do município, e por onde a banda passava, a todos encantava.

Na gestão do prefeito José Araújo da Silva, gostando da banda e dos esforços dos componentes, ampliou a mesma comprando novos instrumentos, e aproveitando alguns instrumentos já existentes que foram doados pela SUVALE, e assim fazendo a alegria do povo Petrolandenses, tocavam nas festas escolares, festas de padroeiro, biblioteca municipal, e outros eventos.

No ano de 1985, gestão do Prefeito Francisco Simões de Lima, quando a banda de música tocava nos jogos escolares, assistindo a sua passagem em frente a Prefeitura, se encantou, e convocando os músicos para uma reunião resolveu ajudar a mesma, com a compra de instrumentos novos, gratificando os músicos, incentivando a todos componentes da banda.

No dia 25 de Agosto de1986, por meio do Projeto de Lei no 491/86 Art. 10 – a banda Municipal foi denominada “Banda Municipal Adolfo Alexandre de Melo”; em homenagem ao notável músico falecido.

No decorrer da história da banda, podemos citar nomes de grandes músicos que em diferentes época, fazem parte da história desse Patrimônio artístico da nossa cidade.

Os músicos e seus instrumentos:

Tuba: João Crispim da Silva (João de Boa), Vicente José de Menezes e Antônio Ferreira Nunes.
Clarineta- José de Carvalho Alcântara (Zé Marcelino), Adolfo Alexandre de Melo, João de Oliveira Cruz, Zeca de Cícero (Dé) Francisco Delgado (Chiquinho), José Marques da Silva (Zezinho de Chica, que também foi regente da banda), Francisco Pereira, Izaldo Tomé de Souza. E Djalma Gomes de Menezes tocava Requinta.
Trombone: José Costa da Silva (seu Dedinho da banda), José Delgado (Zequinha), Francisco Alexandre Melo, Abel Soares, e Trombone de vara - Cláudio José de Oliveira.
Saxorne: Valdemar Pereira Lima (Casinho).
Piston - Milton de Pachola, Miguel Pereira de Lima, Jardiel Sandro Cordeiro, José Humberto Cordeiro.
Sax tenor - Divaci Pereira.
Sax alto - José Leite Filho.
Percussão- Cícero Costa, José Pedro de Melo (Dudé), Pedro José dos Santos, Edson Campos dos Santos, Denival Batista;

Os Regentes da Banda no decorrer da história foram: 1° Edson Silva Porto, 2° José Tibúrcio (1940-1944), 3° José Lulu (1944-19450, 4° Cicero Barros (1945), 5° José Marques da Silva (Zezinho de Chica- 1945-1955).

Também foi regente da banda José Clementino de Oliveira, depois a regência da banda foi exercida por José Tibúrcio, onde o mesmo ao ir embora passou a responsabilidade de administrar a banda para José Costa da Silva ( seu Dedinho da banda) que reorganizou os músicos da banda e seus instrumentos. A banda ficou sem regente até 1962 quando passa a ser regente o senhor Josemir Ramalho, e depois de um tempo José Tibúrcio novamente volta a ser o regente.

No ano de 2003 Dr. Antônio Marcos de Souza assume a gestão do município, procurando investir na banda municipal Adolfo Alexandre de Melo, e por pertencer a Secretaria de Educação do Município, a Secretária de Educação Maria do Carmo Lima Pereira através da Prefeitura Municipal renovou a estrutura da banda, com novos instrumentos e fardamentos. E também foi contratado um professor de violão o jovem Manoel Joaquim para ser o maestro da banda, no entanto a sua permanência na mesma foi curta. Em sequência Deison foi nomeado maestro da banda. E sempre presente em todas as programações festivas do município, alegrava os Petrolandenses.

Na história da banda tivemos várias mulheres que contribuíram com esse patrimônio histórico cultural, como Jailma Barbosa, Silvana, Selene , Lucinha Santos, Elisania, Tatiane, Núbia, Jussara.

O ano de 2013 a banda foi desativada, deixando dos músicos a população triste, onde nos eventos festivos era constantemente cobrada a sua presença. Mas os músicos resistentes, mesmo sem apresentações, sempre manteve acesa a esperança de voltar a abrilhantar as festividades com a nossa eterna banda Adolfo Alexandre de Melo.

Blog de Assis Ramalho
Informação; Direção da Biblioteca Municipal Barão de Mauá
Fotos: Assis Ramalho


Dia Mundial do Meio Ambiente: ações da Codevasf promovem proteção e revitalização de recursos hídricos

Foto: Codevasf/Divulgação

As ações de preservação e revitalização das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Parnaíba são os principais focos da atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na área ambiental. Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), ao longo dos próximos dias, a empresa irá apoiar e promover ações para conscientizar a população sobre a importância da conservação da natureza, principalmente os recursos hídricos.

Na sede da Companhia, em Brasília (DF), a data será lembrada na quarta-feira, dia 6, com palestras sobre o tema Adote uma nascente. O evento tem como tema central a gestão de recursos hídricos, focada na recuperação e conservação de nascentes de rios e contará com importante apoio do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), que fornecerá à empresa palestrantes e algumas maquetes das principais nascentes do Distrito Federal.

O programa Adote uma Nascente (PAN) é uma iniciativa do IBRAM e será apresentado em uma das palestras. O seu objetivo é apoiar e orientar a adoção de medidas de preservação de nascentes existentes no Distrito Federal para que os interessados possam promover a melhoria da qualidade ambiental e vazão dos recursos hídricos, por meio de ações de recuperação, preservação e conservação de nascentes.


Arcoverde: Zirleide pede CPI da Educação para investigar altos salários e Câmara arquiva pedido


Um dos momentos mais tensos da sessão da Câmara de Vereadores de Arcoverde desta segunda-feira (04), foi quando a vereadora da oposição Zirleide Monteiro (PTB) questionou os altos salários pagos nas funções da Secretaria de Educação a dezenas de professores que tem cargos, a quem chamou de marajás do serviço público, e apresentou requerimento para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o assunto.

O requerimento foi assinado apenas pela vereadora e pelo vereador Heriberto do Sacolão (Podemos), e foi arquivado pela Casa James Pacheco porque não cumpriu a exigência de, pelo menos, três assinaturas para que fosse votado em plenário.

No documento a vereadora pedia vários esclarecimentos sobre os altos salários pagos na Secretaria de Educação, sobre o que se chama de “Outras Vantagens” que dobram os vencimentos, além de outras questões referentes a folha de pessoal e de contratados. Nenhum vereador da bancada governista quis assinar o requerimento.


Aluna do 4º ano de escola municipal de Araripina é selecionada em concurso de leitura


Estudantes da rede pública de ensino de Araripina participaram da edição 2018 do Concurso “Ler Bem”. O projeto social de incentivo à leitura é promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa) e avalia a garotada a partir da leitura, em voz alta, de trecho de uma obra escolhida pela organização. Podem concorrer estudantes do 4º ano do ensino fundamental I, com até 10 anos de idade.

Em Araripina, a competição foi iniciada com eliminatórias nas unidades de ensino, onde foram escolhidos os representantes de cada escola. A etapa final foi nessa segunda-feira (04), na sede da Secretaria Municipal de Educação, e foi escolhida a aluna Kennya Lawany, estudante do 4º ano da Escola do Iracema, do Alto da Boa Vista, para a fase regional - onde ela vai representar Araripina concorrendo com escolas do Sertão, Agreste e Zona da Mata.


CEBDS promove conscientização sobre economia circular no Dia Mundial do Meio Ambiente

Novo modelo de produção, que deve movimentar US$ 1 trilhão na economia mundial nos próximos 10 anos, é umas das principais bandeiras do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável

O que é economia circular e quais são os obstáculos atuais que impedem que este novo modelo produtivo seja aplicado em larga escala no Brasil? A fim de responder essas e outras questões, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lança neste Dia Mundial do Meio Ambiente o eBook 5 perguntas para você entender a economia circular. O material pode ser baixado gratuitamente no site da instituição.

A publicação explica, basicamente, como empresas podem adotar práticas baseadas em fluxos de redução, reuso e reciclagem, além de conscientizar o consumidor sobre os problemas do atual modelo produtivo, que gera grande acúmulo de resíduos, induz a exploração excessiva de recursos naturais e pode levar ao esgotamento de matérias-primas.