quinta-feira, 21 de julho de 2016

Gravatá compromete-se perante o MPPE a investir no uso de resíduos sólidos como fonte de energia


Para diminuir o impacto do descarte de lixo no meio ambiente, o município de Gravatá firmou Termo de Compromisso Ambiental (TCA) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) comprometendo-se a realizar processo licitatório e contratar empresa para operacionalizar um sistema de geração de energia por meio de gaseificação a partir dos resíduos sólidos coletados no município.

De acordo com a promotora de Justiça Fernanda Henriques da Nóbrega, o município já está realizando processo licitatório (nº 025/2016) com este objetivo. Segundo a representante do MPPE, como já foi realizado um alto investimento inicial para operacionalização do sistema de gaseificação por síntese, faz-se necessário conferir uma maior segurança jurídica e econômica ao entre privado parceiro do município, de forma a garantir o retorno financeiro da quantia investida, de modo a impedir que tal serviço não seja efetivamente implementado.


Gerente do G Barbosa de Paulo Afonso morre em colisão na BR -235 em Itabaiana com esposa e filho

O casal que morreu no local estava retornando para a cidade de Paulo Afonso (BA), onde Josinaldo trabalhava na Loja do Supermercado G. Barbosa, exercendo o cargo de gerente.
 

O acidente aconteceu por volta das 11 horas da manhã desta quinta-feira (21) e envolveu dois automóveis que trafegavam em sentido opostos na BR - 235, zona rural do município. A colisão, do tipo transversal, foi registrada no KM 43, no povoado Gandu, na localidade conhecida como ponto de Amaro.

No impacto, o casal identificado como Josinaldo dos Santos, conhecido por Neguinho de 43 anos, e a esposa Givalda, que estavam em um veículo Chevrolet, modelo Corsa, com placas de Aracaju (SE), evoluíram a óbito no local. No mesmo carro também encontrava-se uma criança do sexo masculino, com 05 anos de idade, filho das vítimas. O menino foi retirado das ferragens ainda com os sinais vitais, mas faleceu quando estava sendo conduzido para o Hospital Regional Doutor Pedro Garcia Moreno Filho.

No outro veículo da marca Volkswagen, modelo Gol, com placas de Itabaiana, as equipes de socorro prestaram assistência ao motorista e uma passageira. Os dois também foram encaminhados a Instituição de saúde de Itabaiana. Eles não apresentam risco de morte.


Amante de empresário da Telexfree morto na BA armou crime, diz polícia

Empresário Dorian da Silva Santos foi um dos pioneiros da Telexfree na BA

Uma jovem de 20 anos que, segundo a polícia, era amante do empresário Dorian da Silva Santos, um dos pioneiros da Telexfree na Bahia, foi presa na tarde desta quinta-feira (21) em Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, e confessou ter planejado ocrime contra a vítima. A informação foi divulgada pelo delegado Gustavo Coutinho, titular da Delegacia de Homicídios da cidade, que está à frente das investigações.

Segundo a polícia, a jovem presa, Daiane de Oliveira Dias, desde os 15 anos de idade tinha um relacionamento com o empresário, que era casado. "Ela confessou que planejou o crime contra ele, mas disse que queria apenas roubar o carro da vítima e que a intenção não era matá-lo. O empresário era casado, mas se encontrava com ela [Daiana] esporadicamente", destacou o delegado, que informou que o veículo seria vendido por R$ 7 mil.


IPA elabora Plano Estadual de Ater para a Pesca Artesanal


A Oficina de Construção do Plano Estadual de Ater para a Pesca Artesanal reunirá 47 participantes, entre engenheiros de pesca, pescadores artesanais, de diversas regiões do estado, e representantes de instituições parceiras, de segunda-feira (18) até a quarta-feira (20), no Centro de Treinamento (Cetreino), do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Carpina. A iniciativa do IPA, órgão vinculado á Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, é realizado por meio da Diretoria de Extensão Rural (DER).

A ação vem a atender à Lei Estadual da Pesca Artesanal Nº 15.590/2015, que coloca o IPA como instituição responsável pela Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aquícola em Pernambuco. Para a regulamentação da Lei, um decreto está sendo elaborado e deverá ser apresentado à Assembleia legislativa, até outubro de 2016. O documento deverá conter o Plano Estadual de Ater para a Pesca Artesanal.


Programa Escola Sem Partido ressuscita a censura e é inconstitucional, diz Humberto

Foto: Alessandro Dantas/PT no Senado

O Projeto de Lei nº 193/2016, mais conhecido como Programa Escola Sem Partido, está gerando reação em vários setores da sociedade. No Senado, o líder do PT, Humberto Costa (PE), questiona o projeto e afirma que a bancada do partido irá se opor a ele. Segundo o senador, a proposta ressuscita práticas antigas de doutrinação política e censura a liberdade de expressão, em razão de que é inconstitucional.

“Quando você restringe a liberdade do professor, você também restringe a liberdade do aluno. Você diminui a possibilidade do estudante aprender sobre visões distintas da sociedade, dialogar, aceitar o oposto. É uma volta ao tempo da ditadura militar, quando as pessoas eram perseguidas por pensar diferente”, afirmou o líder do PT.


Suspeito de terrorismo de Curitiba era atendente de telemarketing e se apresentava com nome em árabe


Com 21 anos, Levi Ribeiro Fernandes de Jesus acordou na manhã desta quinta-feira com a polícia em sua casa, na região metropolitana de Curitiba. Por questão de segurança, a Justiça Federal não divulgou o endereço do jovem, que foi levado para a Superintendência da PF em Curitiba e aguarda ser transferido para Brasília.

Ele é um dos primeiros investigados por suspeita de integrar organização terrorista - o que levou a Divisão Antiterrorismo da Polícia Federal (DAT) a escolher a Justiça em Curitiba para tramitar o processo que investiga a real disposição dos jovens de realizar atos terroristas durante os jogos de 2016.

Nas conversas com outros integrantes do grupo, Levi se apresentava como Muhammad Ali Huraia. Era um dos mais atuantes no grupo de Facebook que exaltava ações terroristas realizadas ao redor do mundo e lembrava a proximidade das Olimpíadas no Brasil para atacar delegações de países da coalizão que combate o terror no Oriente Médio.


Polícia prende filho de ex-prefeito de Catende-PE por receptação de carga roubada

Ele foi preso na casa dos pais após cumprimento de mandado de prisão.
Carga roubada em Palmares é avaliada em R$ 1 milhão, diz Polícia Militar (foto: ilustrativa).


A polícia prendeu nesta quinta-feira (21) o filho do ex-prefeito de Catende, na Mata Sul de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, Rilton Braz, de 36 anos, é filho de Rildo Braz, e foi preso por receptação de carga e veículos roubados. O roubo da carga aconteceu em 14 de abril deste ano, na BR-101, em Palmares.

De acordo com a Polícia Civil, foi cumprido um mandado de prisão em desfavor do suspeito. Ele foi preso na casa dos pais, levado à Delegacia de Polícia Civil onde prestou depoimento e seguiu para o Presídio Rorinildo da Rocha Leão, em Palmares.


Amigos de Petrolândia, Itaparica e região lamentam a morte do topógrafo Heleno


Década de 70, início da barragem de Itaparica. Heleno (cigarro na boca) posa em foto com colegas de trabalho.

Amigos de Petrolândia e Jatobá - Itaparica - foram pegos de surpresa com a notícia da morte de José Heleno Soares de Sousa, fato acontecido na semana passada em Sanharó, no Agreste de Pernambuco. sua terra natal.

Topógrafo, Heleno era funcionário da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), tendo chegado em Petrolândia na década de 70 durante o início da obra da barragem de Itaparica, hoje denominada Luiz Gonzaga.

Durante os aproximadamente 30 anos em que viveu nessa região (Petrolândia/Itaparica) Heleno, que tinha 67 anos, conquistou muitas amizades - inclusive a desse blogueiro -  por ser uma pessoa de fácil convívio, prestativo, atencioso e sempre pronto para ajudar o próximo. Leninho, como também era conhecido, sabia como poucos cultivar e preservar as amizades.

À esposa, filhos, parentes e amigos, nossas condolências.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Arquivo/família


Petrolândia: Hospital Municipal promove o 'Saúde na Feira', na manhã desta sexta no Mercado Público


A Prefeitura de Petrolândia, através da Secretaria de Saúde, promove nesta sexta (22) o ''SAÚDE NA FEIRA'' com diversas atividades na feira livre da cidade, com o objetivo de orientar a população sobre a importância de avaliações periódicas para possível detecção de doenças cardiovasculares e encamihamento ao tratamento mais indicado.

As atividades terão inicio às 8 horas da manhã no interior do Mercado Público. Serão realizados testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV e sífilis além de distribuição de hipoclorito de sódio.

Blog de Assis Ramalho
Informação; Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima
Fotos: Assis Ramalho


Petrolândia Classificados: VENDEM-SE três motos Honda; interessados devem procurar Euclides Modas

Honda Bros 2015
Honda Bros 2013
Honda Titan 2009

VENDE-SE três motos Honda (fotos acima). Preço a combinar. Interessados devem procurar Euclides Modas pelos telefones: (87) 3851-1212 ou 3851-2160 Celular: (87) 9.9992-6350.

Euclides compra e vende motos, novas ou usadas, e automóveis, com garantia de procedência.

Ao ser efetuada a compra, Euclides entrega os documentos do veículo, já em nome do cliente, sem nenhuma despesa por parte do comprador.

A loja Euclides Modas, que também negocia com calçados e confecções, está localizada no centro de Petrolândia, na Rua 15 de Novembro, por trás do Supermercado Rodolfo, do empresário Chiquinho.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Questionáveis, as verbas indenizatórias podem ser exoneradas

É preciso estar atento aos detalhes 

Beatriz Dainese
(Divulgação)
Por Beatriz Dainese, sócia da Giugliani Advogados

Diante da crise e das inúmeras cobranças de impostos, surge uma maior judicialização das discussões tributárias empresariais. No caso da Contribuição Social Previdenciária, que está prevista na Constituição Federal e é destinada a financiar a Seguridade Social, incide sobre os “rendimentos do trabalho”, pagos ou creditados, que obriga o empresário a recolher a importância de 20% sobre a folha mensal de pagamento de empregados ou avulsos. Dentro desta base de cálculo, além dos salários também se incluem todas as formas de remuneração, inclusive gorjetas, ganhos habituais, perdas e adiantamentos decorrentes de reajustes salariais.

Apesar de já ser uma imposição extremamente onerosa à Empresa, a União Federal, ávida por aumento de arrecadação, interpreta a expressão “valores destinados à retribuição do trabalho” de forma ampla e irrestrita. Na verdade, chega-se ao absurdo de afirmar uma incidência da contribuição sobre valores pagos a título de verbas indenizatórias, que não possuem caráter salarial, tais como horas extras, vale-transporte, terço constitucional de férias, auxílio doença, auxílio acidente, auxílio creche/escola, prêmios, gratificações, aviso prévio indenizado, entre outros.


Prefeituras baianas são eleitas para o Comitê do São Francisco


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco elegeu, nesta quarta-feira (20.07), na sede da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, em Salvador (BA), os quatro representantes do Poder Público Municipal que irão compor o novo colegiado da entidade para uma mandato de quatro anos (2016-2020). Foram eleitos para a titularidade da vaga os municípios baianos de Correntina e Juazeiro, que passam a integrar pela primeira vez o quadro de membros do comitê federal. Para seus suplentes, foram eleitos, respectivamente, os municípios de Igaporã e Abaré.

A posse dos novos membros acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro, em plenária na cidade de Belo Horizonte (MG). O processo eleitoral foi conduzido pelo integrante da Câmara Técnica de Articulação Institucional (CTAI), instância do Comitê, Edson Ribeiro, que fez uma explicação sobre as funções do CBHSF. Ao todo, 14 prefeituras da Bahia foram habilitadas para o processo, mas apenas sete delas compareceram ao pleito.


Marília Mendonça cancela shows no Nordeste e é ameaçada


Marília Mendonça, revelação do sertanejo, passou mal antes de uma apresentação na noite de quarta-feira (20) e precisou de atendimento médico. A cantora de 20 anos foi socorrida na cidade de Floriano, no Piauí, onde se apresentaria. Marília foi diagnosticada com suspeita de pneumonia e também cancelou o show que faria nesta quinta-feira (21) em Santana do Acaraú, no Ceará.

Após o diagnóstico a cantora fez um longo desabafo em suas redes sociais, dizendo "eu tenho medo do que escolhi fazer". A cantora conta que chegou a ser ameaçada de morte por fãs que tinham comprado ingresso para o show cancelado. "Hoje eu pagaria cada centavo que já ganhei com tudo isso e pagaria o dano de vocês", escreveu.

Eu tenho medo do que escolhi fazer. Acabei de acordar pra pegar estrada pra Teresina e fazer uma bateria de exames pra se Deus quiser ter a confirmação de que não é pneumonia. Tava dormindo pois o médico da cidade veio me atender no quarto e me deu uma medicação pra diminuir a tosse muito forte.


Petrolândia: Loja Sonho de Criança anuncia chegada de novidades

Dona Dodô; proprietária da Loja Sonho de Criança

A loja Sonho de Criança, de Petrolândia, anuncia a chegada de novos lançamentos. Os últimos lançamentos em Enxoval para bebês confecções e artigos infantis, objetos de decoração, brinquedos e muitos mais produtos para a sua criança, você encontra na loja da empresária Dodô.

A Loja Sonho de Criança, que tem a organização de dona Dodô, agradece a sua preferência. Loja Sonho de Criança é parceria do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia.

Artigos de decoração, enxoval, moda infantil e acessórios você encontra na loja Sonho de Criança, localizada na rua São Francisco, próximo ao estabelecimento de Manoel Ouricuri
Celular (87) 3851-1947

Ver fotos, clique >Loja Sonho de Criança anuncia chegada de novidades

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Concurseiros têm 1.075 vagas abertas para ingresso na carreira militar


Quem gostaria de seguir carreira militar têm à disposição 1.075 vagas abertas no momento. As oportunidades são distribuídas em seis editais que englobam tanto sas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) como o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBM/DF) e a Polícia Militar da Paraíba (PMPB). Podem concorrer candidatos com nível médio e superior. Saiba como participar abaixo:

CBM/DF - 779 vagas
Das oportunidades, 115 serão para oficiais combatentes; 24 para oficiais médicos em diversas especialidades; 20, para oficiais do quadro complementar; 5, para soldados mecânicos de aeronaves; 448, para combatentes; 112, para motoristas de viaturas; 55, para mecânicos de veículos. A instituição organizadora do concurso é a Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). As inscrições podem ser feitas até 18 de agosto. Os salários variam de acordo com a função, entre R$ 5.108,08 e R$ 11.694,95.


Temer pretende mudar lei para diminuir salários e jornada de trabalho


O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, afirmou que o governo do presidente interino, Michel Temer, quer começar uma reforma trabalhista ainda neste ano.

A principal proposta seria a atualização da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

De acordo com Nogueira, a lei, criada em 1943, precisa ser aprimorada.

"Ela será simplificada para diminuir a burocracia. Vamos buscar um modelo que prestigie a negociação coletiva", afirmou.


Governo de Pernambuco libera R$ 3,28 milhões para obras em 16 municípios

Recursos vão viabilizar investimentos em nove das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado

O governo de Pernambuco liberou, nesta terça-feira (19), R$ 3,28 milhões para a realização de obras em 16 municípios espalhados em nove das 12 regiões de desenvolvimento do Estado. Os recursos foram disponibilizados pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), através do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). Todos os municípios de Pernambuco participam do FEM e o repasse destes recursos acontece de acordo com o cronograma das obras. O programa se encontra na sua terceira edição e soma R$ 732 milhões de investimentos. Deste valor, mais de R$ 386 milhões já foram liberados.

Desta leva de repasse, a região do Sertão Central foi a mais beneficiada, com dinheiro liberado para São José do Belmonte, Verdejante e Cedro. Outras cinco regiões de desenvolvimento tiveram dois municípios que receberam recursos: no Agreste Meridional, Caetés e Itaíba; na Mata Sul, Amaraji e Cortês; na Região Metropolitana do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Itapissuma; no Sertão do Pajeú, Afogados da Ingazeira e Tuparetama; no Sertão do São Francisco, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. Altinho, no Agreste Central, Arcoverde, Sertão do Moxotó e Bom Jardim, Agreste Setentrional, também receberam parcelas dos recursos do FEM.


Presidiários do Sertão de PE integram grupo suspeito de tráfico e homicídios, diz delegado

'Operação Hades' busca suspeitos de tráfico, roubos e homicídios no Sertão de Pernambuco (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Sete detentos faziam parte do grupo desarticulado pela Polícia Civil na "Operação Hades"na manhã desta quinta-feira (21). "São pessoas que estão em unidades prisionais de São José do Egito, Verdejante, Arcoverde e Salgueiro. Eles participavam do grupo por meio de celulares", informou ao G1 o delegado Lamartine Fontes. Segundo a polícia, a associação criminosa é suspeita de roubos, homicídios, tráfico de drogas e comércio de armas de fogo.

Ao G1, o delegado explicou que - com estes novos mandados - as penas dos detentos podem aumentar. "Também será impedido que eles saiam das unidades prisionais. Todos os presidiários já foram identificados", detalhou. Segundo Lamartine Fontes, ainda não se pode informar se há algum suspeito de comandar o grupo para não atrapalhar as investigações.

De acordo com o delegado, até às 9h45 desta quinta foram cumpridos 22 dos 25 mandados de prisão e 32 dos 35 de busca e apreensão. "Ainda não apreendemos nenhum material como drogas e armas. Nossas equipes ainda estão nas ruas", disse Lamartine.


PF prende grupo suspeito de planejar atos terroristas a 15 dias da Rio 2016

Grupo se comunicava por aplicativos de trocas de mensagens. 

A Polícia Federal prendeu hoje (21) dez pessoas suspeitas de planejarem atos terroristas no Brasil. As prisões ocorrem 15 dias antes do início da Olimpíada no Rio de Janeiro.

"Eles passaram de simples comentários sobre Estado Islâmico e terrorismo para atos preparatórios", disse o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, em entrevista à imprensa, sobre a operação policial que investiga possível participação de brasileiros em organização criminosa de alcance internacional, como uma célula do Estado Islâmico no país.

As prisões, conforme o ministro, ocorreram em 10 estados e todos os detidos são brasileiros. De acordo com o ministro, o grupo se comunicava por aplicativos de trocas de mensagens.

Na entrevista, Alexandre de Moraes disse que se trata de "uma célula amadora".

Polícia Federal


Microcefalia é tema de exposição fotográfica no Palácio do Campo das Princesas



No início do mês de julho, o Governo de Pernambuco lançou a campanha Em Pernambuco, quem nasce com microcefalia é recebido pela família com amor, pelo Estado com atenção e por todos com respeito, com o intuito de conscientizar a população, enfrentar o preconceito e preparar as famílias para acolher os bebês na sociedade. A partir desta quinta-feira (21.07), uma nova etapa da iniciativa começa, com a exposição das fotos que retratam a relação de carinho e afeto entre pais e seus filhos com microcefalia. O primeiro lugar a receber as imagens será o Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo, com duração até o dia 27 de julho.

Em seguida, a exposição irá para o Shopping RioMar, entre os dias 28 de julho e 11 de agosto. Formada por fotos de famílias reais, a iniciativa também está circulando em mídia exterior (backbus e frontlight), anúncios de jornal, revista, além de ações noturnas de walkmídia, na internet, blogs e TVs.


Cientistas analisam no Recife infecção pelo vírus Zika e efeitos sobre feto


Cientistas do Brasil, Colômbia e Argentina, da Organização Mundial da Saúde (OMS), e funcionários dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos estão analisando, em reunião esta semana no Recife, Pernambuco, detalhes da infecção pelo vírus Zika e seus efeitos sobre o feto, informou hoje (21) a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Washington.

Segundo a Opas, que também enviou especialistas para a capital pernambucana, os cientistas pretendem avançar na definição da síndrome congênita da Zika com base nos dados investigados e recolhidos até o momento.

Após visita feita a centros de saúde no Recife, onde são prestados cuidados a bebês com microcefalia e outras condições associadas com a infecção pelo vírus Zika, os cientistas receberam relatório - elaborado pelo gerente de Incidentes de Zika da Opas, Sylvain Aldighieri - com informações relevantes sobre a situação epidemiológica na região. Os técnicos também estão contribuindo com dados atualizados sobre as experiências obtidas com pesquisas sobre a Zika no Brasil e na Colômbia.

Médicos, especialistas e pesquisadores prosseguem, hoje (21), as discussões sobre as evidências que possam definir, com clareza, os problemas relacionados com a síndrome de infecção congênita do vírus Zika e suas causas.

Síndrome congênita


Petrolina: Comunidade do Alto do Cocar cobra novos matadouro e Ceape

Moradores deram testemunhos sobre os problemas do Alto do Cocar​ após fechamento das estruturas públicas (Foto: Jonas Santos​)

O pré-candidato a prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e o senador Fernando Bezerra reuniram-se na noite desta quarta-feira (20) com um grupo de moradores do Alto do Cocar para ouvir sugestões e críticas sobre a cidade. O debate, que integra o ciclo de conversas da Tribuna 40, contou com cerca de 200 pessoas e teve como principais alvos de reclamação o fechamento do matadouro público e do Centro de Abastecimento de Petrolina (Ceape), além da precariedade do sistema municipal de saúde.

Boa parte dos moradores que deram testemunho sobre os problemas do Alto do Cocar falou do prejuízo causado a comerciantes, marchantes, permissionários e consumidores com a desativação do abatedouro. O líder comunitário Gilberto Castro lembrou que as pessoas estão inseguras sobre a procedência da carne consumida em Petrolina e citou o desespero dos trabalhadores que viviam da produção e abate de bovinos, ovinos, suínos e caprinos. “Tem muito marchante e feirante quebrado. Toda a população do Alto do Cocar e de bairros vizinhos está insegura com a qualidade dessa carne que está comprando e ainda reclamam porque o preço aumentou muito”, explicou o comunitário.


Jatobá recebe Dia C com diversos serviços gratuitos


A cidade de Jatobá irá receber no próximo sábado, dia 23, uma grande celebração do voluntariado brasileiro: o Dia C. A festa é uma ação social organizada por cooperativas em prol do bem-estar da sociedade. No município, ela está sendo organizada pela Cooperativa de Trabalho em Ciências Agrárias e Meio Ambiente (Cootec) em parceria com o Sistema OCB/PE. Das 8h às 13h, no Centro de Atividades Econômicas de Jatobá (CAE), a população terá à disposição diversos tipos de profissionais, que terão o objetivo de proporcionar muita informação e lazer para quem aparecer no local. Todo o atendimento será gratuito.

Um dos principais serviços oferecidos à população será a emissão da primeira via da carteira de identidade. Ao todo, serão distribuídas 100 fichas para a produção do documento. Além desse serviço, diversos atendimentos em saúde, como aferição de pressão, testes rápidos de HIV, orientações sobre saúde bucal e vigilância sanitária. As crianças também terão um espaço só para elas com pula-pula, pescaria e recreadores.


Secretário Nilton Mota garante água para a zona rural de Canhotinho


As obras hídricas na zona rural são uma das prioridades da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, que vem dando continuidade à realização de ações para garantir água de qualidade à população de todas as regiões do Estado, conforme determinação do governador Paulo Câmara. Nesta quarta-feira (20), o secretário Nilton Mota esteve no município de Canhotinho, no Agreste Meridional, onde assinou ordem de serviço para a execução de um sistema simplificado de abastecimento.

Com esta nova ação, serão beneficiadas aproximadamente 1 mil pessoas residentes no Sítio Luz, que anteriormente dependiam da chegada de carros-pipa. “O Estado vem enfrentando uma grave crise hídrica há mais de cinco anos, por isso estamos somando esforços para levar água às torneiras das casas da população, principalmente daqueles que mais precisam. As obras terão início imediato e prazo de conclusão de 45 dias”, assegurou Nilton Mota.


DETRAN-PE disponibiliza 360 veículos para lances no sétimo leilão da temporada 2016

Leilão acontecerá na sede da Coliseum, em Vitória de Santo Antão (Foto: Tamiris Azevêdo)

O 7º Leilão de veículos apreendidos, promovido pela Secretaria Estadual das Cidades (SECID), por meio do Departamento Estadual de Trânsito – DETRAN-PE, acontecerá no dia 29 de julho, a partir das 9h da manhã, no município de Vitória de Santo Antão. O local do evento será o pátio da empresa Coliseum, às margens da Rodovia Luiz Gonzaga - BR 232. São 360 lotes, compostos por carros e motos, que, por sua vez pertencem a dois grupos: os que podem voltar a circular pelas ruas e os irrecuperáveis, popularmente conhecidos como sucata. Os interessados em conhecer os lotes, previamente, podem visitar o pátio da Coliseum, nos dias 27 e 28, das 9 às 16h e também uma hora antes do início do leilão.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que, após 60 dias de apreensão, os veículos não reclamados devem ser leiloados. Como lembra o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, este evento também contribui para a reciclagem automotiva e para a retirada de veículos abandonados nas ruas.


Humberto vai à homologação da candidatura de João Paulo à Prefeitura do Recife

João Paulo e Humberto (Foto: Társio Alves/Divulgação)

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), participa, na tarde desta quinta-feira (21), da Convenção Municipal do PT que irá lançar a candidatura do ex-prefeito e ex-deputado federal João Paulo (PT) e do vice, o deputado estadual Sílvio Costa Filho (PRB), para a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR).

O ato, que acontece na Câmara Municipal de Vereadores, a partir das 15 horas, também vai homologar os nomes dos candidatos a vereadores da coligação “Recife pela democracia”, formada pelo PT, PRB, PTB, PTdoB e PTN.
“A convenção é um grande evento simbólico, que vai demarcar o início de uma campanha vitoriosa e que vai trazer de volta para os recifenses uma gestão que cuidava das pessoas. Cada cidadã e cidadão é testemunha dos avanços conquistamos nos 12 anos em que o PT esteve à frente da prefeitura”, afirmou o senador Humberto Costa.


Em ato histórico, Guilherme Coelho une família em apoio a Miguel Coelho


Após três décadas atuando em lados políticos opostos, grupos da família Coelho unem forças em Petrolina, Sertão Pernambucano. O anúncio oficial foi dado em Coletiva de Imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (20), quando o Deputado Federal Guilherme Coelho (PSDB) declarou apoio a pré-candidatura de Miguel Coelho (PSB) a Prefeitura municipal de Petrolina.

O ato histórico foi marcado pela presença de autoridades políticas, aliados partidários, muitos amigos e familiares. O Senador da República, Fernando Bezerra Coelho, abriu as falas sintetizando a essência do momento. “O que estamos celebrando hoje é um compromisso da nova Petrolina que nós estamos querendo construir juntos”, declarou.


Petrolândia: Comemoração do Dia do Amigo no Bar e Restaurante Maria Fumaça



O Bar e Restaurante Maria Fumaça, localizado na Orla de Petrolândia, vem por meio desta agradecer aos clientes que deram preferencia ao seu estabelecimento nas comemorações do Dia do Amigo.

O Bar e Restaurante Maria Fumaça agradece a todos que compareceram na festa de comemoração do Dia dos Amigos, um muito obrigado a todos os amigos do Maria Fumaça.

Sherle Gomes Belém



Petrolândia: Matrículas abertas para EJA Médio na EREM Maria Cavalcanti Nunes

Escola de Referência Maria Cavalcante Nunes, em Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

A Equipe Gestora da EREM Maria Cavalcanti Nunes comunica a toda comunidade petrolandense que estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos de Nível Médio, com início das aulas em 26/07/2016.  O ensino de EJA Médio é oferecido em 3 Módulos, com duração de 6 meses cada Módulo.
Para ingressar na EJA Médio é necessário ser maior de 18 anos e ter concluído a 8ª Série. O candidato que já tiver terminado o 1º Ano do Ensino Médio, maior de 18 anos, poderá matricular-se no 3º Módulo e concluir o Ensino Médio em dezembro/2016.

Para mais informações, procurar a secretaria da escola ou ligar para os números: 3851-0728 ou 99944-9673.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Aparecida Ferraz, Diretor da Escola de Referência em Ensino Médio Maria Cavalcanti Nunes


Operação da Polícia Civil busca suspeitos de homicídios e roubos no Sertão de PE


Uma operação da Polícia Civil - denominada "Hades" - cumpre nesta quinta-feira (21) 25 mandados de prisão preventiva e 37 de busca e apreensão contra integrantes de uma associação criminosa no Sertão de Pernambuco. Segundo a polícia, o grupo é suspeito de roubos, homicídios, tráfico de drogas e comércio de armas de fogo.

A ação será realizada nas cidades de São José do Egito, Itapetim, Salgueiro, Verdejante e Arcoverde. "Até às 7h40 desta quinta foram cumpridos 20 mandados de prisão e 32 de busca e apreensão. As equipes da polícia ainda estão nas ruas", informou ao G1 o delegado Lamartine Fontes.


Homem é assassinado a tiros em Floresta, no Sertão de PE

Eremilton morreu na hora. Foto: WhatsApp Blog do Elvis

Um homem de aproximadamente 30 anos foi assassinado a tiros na noite desta quarta-feira (20) em Floresta, no Sertão de Pernambuco. O crime aconteceu dentro de um restaurante e lanchonete na Avenida Antônio Cavalcante Novaes, na divisa dos bairros Cohab e Caetano 2. A vítima se chamava Eremilton Guedes e morreu na hora.

De acordo com fontes do Blog do Elvis, um homem armado desceu de uma moto, efetuou os disparos e fugiu logo em seguida. O assassinato aconteceu por volta das 22h em uma Lanchonete. Eremilton trabalhava como Agente de Combate a Endemias e morava em uma casa ao lado do estabelecimento onde foi morto.

Ainda não há informações sobre as motivações para o crime e possíveis suspeitos de envolvimento no crime. A Polícia Civil investiga o caso.

Fonte: Blog do Elvis


Assaltante é morto dentro de ambulância após assalto a restaurante em que PM foi baleado na Zona Sul do Recife


Um suspeito de participar de um assalto a uma pizzaria no Ipsep, Zona Sul do Recife, foi morto a tiros dentro uma ambulância do Corpo de Bombeiros quando era levado ao hospital, na noite desta quarta-feira. Próximo ao elevado da Avenida Caxangá, na Iputinga, a viatura foi alcançada por um carro branco, de onde desceram quatro homens encapuzados que renderam o motorista, abriram a porta traseira e efetuaram os disparos. 

O homem, não identificado, participou de um assalto à pizzaria Buonna Pizza, na qual um policial militar foi baleado. Informações preliminares indicam que dois homens chegaram ao local, um deles armado, renderam motoboys e entraram anunciando o assalto.

O policial Rosinaldo Bezerra, 31, jantava com a esposa e duas filhas, sacou a arma e deu voz de prisão, mas os suspeitos reagiram. Ele foi alvejado por dois tiros, numa das pernas, e de raspão na cabeça e em uma das axilas, mas conseguiu alvejar um dos suspeitos na barriga.


MPPE vai aprimorar investigação de casos de erros cometidos por profissionais de saúde


O procurador-geral de Justiça, Carlos Guerra de Holanda, recebeu nessa quarta-feira (20) o relatório final do Grupo de Trabalho Perícias, instituído para apresentar uma definição institucional sobre a realização de perícias em casos de investigação de erros cometidos por profissionais de saúde. O documento sintetiza as propostas do GT Perícias para que promotores de Justiça e delegados de Polícia possam solicitar laudos aos médicos legistas do Instituto de Medicina Legal Antônio Persivo Cunha (IMLACP), com o intuito de produzir provas objetivas em casos de investigação de erros praticados por profissionais de saúde. Antes da elaboração do relatório, o entendimento era que cabia apenas à Justiça ou aos conselhos profissionais da área de saúde julgar a culpabilidade nos casos de erros.

Segundo explicou o procurador-geral, o relatório traz como resultado uma iniciativa inovadora em todo o país, que é a criação de um grupo técnico especializado dentro do IMLACP para realizar perícias nos casos de erros médicos.

“Hoje é um dia de êxito, pois o resultado desse Grupo de Trabalho representa uma mudança de cultura, que partiu do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e da Secretaria de Defesa Social (SDS). Não podíamos mais aceitar que as famílias pernambucanas vejam inquéritos policiais se arrastarem por falta de provas técnicas. Por esse motivo, solicitamos a criação do GT Perícias, a fim de termos um posicionamento claro em relação a esses casos”, destacou Carlos Guerra.


Vasco bate Santa Cruz no Arruda e se garante nas oitavas da Copa do Brasil

Com boa atuação, Yago Pikachu marcou o segundo gol do Vasco na partida (Foto: Carlos Gregório Jr./Vasco.com.br)

O Vasco mostrou superação e venceu por 3 a 2 o Santa Cruz, nesta quarta-feira, no Arruda. Com o resultado, os cruzmaltinos se classificaram para as oitavas de final da Copa do Brasil. Já para os pernambucanos, a eliminação na competição nacional definiu sua classificação para Sul-Americana, na qual vai encarar o rival Sport na primeira fase.

Os cariocas foram superiores durante boa parte da partida. No entanto, o Vasco só marcou no segundo tempo, com gols de Andrezinho, Yago Pikachu e Jorge Henrique. O Santa Cruz ainda diminuiu com Keno e Arthur, mas não teve força para buscar o resultado. O adversário do Vasco na oitavas de final da Copa do Brasil será definido em sorteio.


Confira as manchetes dos principais jornais do país nesta quinta-feira, 21 de julho de 2016






Folha de Pernambuco:
Em jogo de 5 gols, Santa Cruz é eliminado da Copa do Brasil, mas vai à Sul-Americana
Tribuna Hoje-AL; Acusado de integrar quadrilha comandada por ex-deputado é condenado
Gazeta de Alagoas: TSE fixa em R$ 4,5 mi campanha para prefeito em Maceió
A Tarde; Segurança de banco reage a tentativa de assalto e suspeito é baleado
Correio da Bahia; Empresário milionário da Telexfree é encontrado morto em Feira de Santana
Tribuna da Bahia; Após fuga de presos, visitas são suspensas na delegacia de Brumado
Extra; Apresentado no Flamengo, Diego avisa: ´Dia que jamais vou esquecer. Um sonho’
O Estado de São Paulo; Governo fará 3 propostas para reforma trabalhista
Correio Braziliense; Sobrinho de Lula é morto durante briga em bar no litoral de São Paulo
Estado de Minas: Ábila marca em estreia no Mineirão, Cruzeiro bate o Vitória e se classifica na Copa do Brasil
Zero Hora; TJ do Rio Grande do Sul usará WhatsApp para fazer intimações
Brasil Econômico: Congresso deve receber proposta de reforma trabalhista até fim do ano
Diário Catarinense; Temer sanciona reajuste salarial de servidores do Judiciário

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 05:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.