quinta-feira, julho 21, 2016

IPA elabora Plano Estadual de Ater para a Pesca Artesanal


A Oficina de Construção do Plano Estadual de Ater para a Pesca Artesanal reunirá 47 participantes, entre engenheiros de pesca, pescadores artesanais, de diversas regiões do estado, e representantes de instituições parceiras, de segunda-feira (18) até a quarta-feira (20), no Centro de Treinamento (Cetreino), do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Carpina. A iniciativa do IPA, órgão vinculado á Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, é realizado por meio da Diretoria de Extensão Rural (DER).

A ação vem a atender à Lei Estadual da Pesca Artesanal Nº 15.590/2015, que coloca o IPA como instituição responsável pela Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aquícola em Pernambuco. Para a regulamentação da Lei, um decreto está sendo elaborado e deverá ser apresentado à Assembleia legislativa, até outubro de 2016. O documento deverá conter o Plano Estadual de Ater para a Pesca Artesanal.

Nesse sentido, a oficina debaterá os sete objetivos apresentados para a Assistência Técnica e Extensão da Pesca Artesanal, no capítulo X, Art. 18. da Lei, para , em seguida, dar início à estruturação do Plano Estadual de Assistência Técnica e Extensão da Pesca Artesanal.

Na ocasião, também haverá a apresentação e avaliação do trabalho de intervivência , realizado em 2015, por um grupo de discussão da Assistência Técnica e extensão Pesqueira e Aquícola (ATEPA), formada por engenheiros de pesca do IPA, pescadores artesanais, representantes das Fundaj, UFRPE, UFPE e CPP.

Fonte: Núcleo de Comunicação do IPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário