sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Três Integrantes de Conselho Tutelar e uma mulher são mortos a tiros no interior de PE

O governador Paulo Câmara determinou a criação de uma força-tarefa para investigar o caso

Uma chacina no município de Poção, no Agreste pernambucano, a 240 quilômetros do Recife, foi registrada na noite desta sexta-feira (6). Três conselheiros tutelares e uma idosa foram mortos a tiros dentro de um carro, por volta das 19h, no Sítio Cafundó, na zona rural. Um suspeito foi identificado. Pelo menos quatro equipes da Polícia Civil e sete viaturas da PM fazem buscas na cidade.

O governador do estado, Paulo Câmara, determinou a criação de uma força-tarefa para investigar o caso. Quatro equipes, cada uma comandada por um delegado, estão investigando a chacina.

De acordo com informações preliminares, os conselheiros voltavam do município de Arcoverde, no Sertão, com uma criança, cujo pai teria perdido a guarda dela por ordem judicial. As vítimas foram identificadas como Lindenberg Vasconcelos, Carmem Lúcia e Daniel Farias. A outra vítima é Ana Rita Venâncio, que seria avó da criança.

“Estamos tratando essa investigação como prioridade total para esclarecer o mais rápido possível. Assim que o governador soube da tragédia, ele designou a força-tarefa”, afirmou o secretário de Defesa Social do estado, Alessandro Carvalho.

Esta é a primeira chacina registrada em Pernambuco neste ano. Estão a frente das investigações os delegados Paollus Santos, Erick Lessa, Francisco Souto e Jimena Gouveia.

No município há cinco conselheiros tutelares. A polícia está tentando contato com os dois sobreviventes, mas ainda não obteve sucesso.

Blog de Assis Ramalho, com informações de Osnaldo Moraes e Tereza Heickmann do Diário de Pernambuco


Petrolândia: Celpe comunica falta de energia elétrica neste domingo (08)


O Escritório da Celpe em Petrolândia comunica à população da cidade que na manhã deste domingo (08), no horário de 5h30 às 8h30, será suspenso o fornecimento de energia elétrica para manutenção na subestação da Chesf, em Itaparica, município de Jatobá.

Agradecem a compreensão dos consumidores.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Celpe Petrolândia

Petrolândia: Comunidade realiza mutirão para construção de residência para família do professor Genilson

Construção está em fase de acabamento (Fotos: Assis Ramalho)

Nessa quinta-feira (05), a reportagem do Blog de Assis Ramalho registrou um exemplo de solidariedade na Quadra CS, centro de Petrolândia. Um grupo de pessoas se comoveu e se uniu para construir uma casa para a família do professor Genilson, falecido no dia 14 de janeiro deste ano, vítima de câncer. Genilson Mota deixou esposa e quatro filhos.

O grupo de voluntários é composto, entre outros colaboradores, por Euclides, Lúcia Viana, Lula do Projeto Apolônio Sales, Pastor Ricardo e Dona Nice. Além desses, outros voluntários da cidade estão empenhados na construção da residência, próxima ao Terminal Rodoviário de Petrolândia.

A obra está em fase de acabamento, mas o movimento solidário precisa de mais ajuda para que a residência seja concluída, oferecendo mais conforto à família do professor Genilson. 

Quem quiser colaborar para a conclusão da residência, por favor, entrar em contato pelos números (DDD 087): 9992-6350 (Euclides), 9601-8761 (Lula), 9998-4029 (Dona Nice), 9956-0251 (Pastor Ricardo) e 9630-6382 (Lúcia Viana). 

O Blog de Assis Ramalho apoia esta causa e deseja que, em breve, possamos realizar o sonho da família do professor Genilson, pessoa que, entre outras virtudes, foi um grande incentivador do esporte do município de Petrolândia.

Petrolândia: Prefeitura promove Prévia de Carnaval na Academia das Cidades com serviços da Saúde na noite deste sábado (07)

Secretaria de Saúde de Petrolândia

Petrolândia: Leitora reclama de descaso da Compesa em resolver vazamento de água tratada


"Bom dia Assis Ramalho e todos os assíduos do blog,
Peço um espaço no seu blog, para externar minha decepção com a COMPESA... Em plena falta de água em alguns pontos do Brasil e até da nossa cidade, a COMPESA demonstrou total descaso com vazamentos. Liguei no dia 26/01 do corrente ano para informar um vazamento de água tratada em frente à minha casa (Quadra CS), deram-me um número de protocolo e pediram que aguardasse um prazo de 3 dias úteis. Dia 02/02 notei que nada havia sido feito, liguei novamente, informei o protocolo anterior, deram-me novamente outro número de protocolo e mais um prazo de 1 dia útil. Dia 05/02 liguei novamente, pois nada havia sido feito, informaram-me que o serviço havia sido concluído, desmenti qualquer funcionário que disse essa inverdade, pois a água continua escorrendo pelas brechas do calçamento. Deram-me mais um número de protocolo e mais 24hs de espera! Como aqui em Petrolândia os serviços só são feitos depois de divulgados em blogs e rádios, estou aqui para isso!!!
Grata pelo espaço,
Lucilene Cavalcante

O vazamento é na rua Juvina Alcântara de Souza, no centro de Petrolândia. É quase em frente ao ESPAÇO DA FESTA... de Ivo Viana (meu irmão)..."

CFM torna cirurgia bariátrica área de atuação da medicina

A área de reprodução assistida também muda e vai ficar atrelada à ginecologia e à obstetrícia.

Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) tornou a cirurgia bariátrica uma área de atuação da medicina. Com a medida, a cirurgia bariátrica passa a ser formalmente ligada às áreas de cirurgia geral e de cirurgia do aparelho digestivo e poderá ter uma residência específica. Anualmente, são feitas cerca de 80 mil cirurgias desse tipo no país.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, Josemberg Campos, atualmente, os médicos fazem uma disciplina voltada para essa área durante a residência de cirurgia geral ou de cirurgia no aparelho digestivo. Com a mudança, universidades poderão se habilitar para abrir uma residência específica na área, com duração de dois anos, formando cirurgiões bariátricos.

Campos diz que, com o novo status, quatro universidades manifestaram o interesse em abrir residência em cirurgia bariátrica. Depois de criadas as turmas, só poderão se matricular médicos que tenham formação nas especialidades às quais a área está atrelada.

MPPE adota software para investigar crimes de corrupção


Para facilitar a atuação dos promotores de Justiça na investigação de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) está adotando o Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (Simba), desenvolvido pelo Ministério Público Federal e disponibilizado para a Instituição por meio de convênio.

Segundo o Núcleo de Inteligência do MPPE (NIMPPE), que vai coordenar a implantação e utilização do software na Instituição, o Simba vai permitir celeridade, transparência e integridade aos pedidos de quebra de sigilo bancário, procedimento importante para a comprovação de boa parte dos crimes que envolvem o desvio de recursos públicos.

Hoje, após pedir a quebra de sigilo ao Judiciário, o promotor recebe os dados brutos em um CD ou em papel, que além de serem pouco práticos não contam com qualquer tipo de normatização do seu conteúdo. Por meio do Simba, as instituições bancárias vão enviar os dados em arquivos de planilhas digitais, o que vai facilitar bastante a filtragem dos dados relevantes para a investigação.

Sociedade de Mastologia e Ministério da Saúde divergem sobre idade para fazer mamografia


Após a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) de que mulheres com mais de 40 anos devem fazer a mamografia anualmente, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) afirmou que a recomendação do Ministério da Saúde é que mulheres com 50 a 69 anos sem sinal da doença façam o exame a cada dois anos.

Segundo o Inca, a inclusão de mulheres com 40 a 49 anos no rastreamento "tem limitada evidência de redução da mortalidade, além do fato do balanço entre riscos e possíveis benefícios do rastreamento ser desfavorável". De acordo com o instituto, a mamografia tem menor sensibilidade em mulheres na pré-menopausa, devido à menor densidade mamária.

Além disso, o Inca argumenta que "não há evidências conclusivas de que a periodicidade anual traga mais benefícios do que a bienal, e os danos associados ao rastreamento aumentam muito".

Motores do avião da TransAsia falharam antes do acidente

Algumas malas e objetos do avião são recuperadas por equipes de resgate

As equipes de resgate de Taiwan procuram em um rio 12 pessoas desaparecidas após o acidente de um avião da companhia TransAsia, que bateu em uma ponte antes de cair na água na quarta-feira, em uma tragédia que deixou 31 mortos.

O piloto, que ao que parece fez o possível para evitar uma queda em áreas residenciais, foi elogiado como um herói por especialistas em aviação e pela imprensa local.

Centenas de pessoas, incluindo mergulhadores e soldados, participavam nas operações de resgate nas águas geladas do rio no qual caiu a aeronave ATR 72-600. O avião partiu em vários fragmentos.

Caraibeiras/Tacaratu/Petrolândia; Dário Transportes oferece conforto e segurança para os seus passageiros


De pai para filho; Dário e Dário Junior

Há várias anos fazendo a linha Caraibeiras, Tacaratu, Petrolândia, a empresa Dário Transportes tem se destacado pelo conforto e segurança prestado aos seus passageiros. A empresa, que tem o comando de Dário e Dário Junior - Pai e filho - avisa que também aceita frete para cidades circunvizinhas.

Interessados, ligar para (87) 9666-6890 (Falar com Dário), ou (87) 9935-7676 (falar com Dário Junior).

A empresa Dário Transportes dispõe de um Micro Ônibus e uma Sprinter

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho

Fotos, clique >Dário Transportes; de pai para filho

Cardiologistas alertam para perigo da mistura de álcool com energético

Os jovens costumam misturar energéticos com vodca, que é uma bebida mais barata. Isso é um agravante, porque o destilado tem um percentual de álcool muito mais alto que a cerveja, por exemplo.

A mistura de bebidas alcoólicas com energéticos pode acarretar perigos para os usuários e atrapalhar o carnaval de muita gente, alerta o vice-presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), Ricardo Mourilhe.

Segundo ele, os energéticos são ricos em cafeína e taurina, que são “potentes estimulantes – assim como o álcool -, e podem induzir ao aumento da pressão arterial, à arritmia”. Uma doença cardíaca pré-existente pode ser agravada, e se o usuário tem uma doença incipiente, ainda não manifestada, ela pode ser potencializada por causa do uso dessas substâncias, disse Mourilhe.

O cardiologista explicou à Agência Brasil que se o consumidor tem pressão arterial já elevada e toma estimulante misturado com álcool, a pressão sobe mais ainda, e isso pode levar a um acidente vascular cerebral (AVC).

Pessoas de qualquer idade estão sujeitas a esses perigos, mas Mourilhe explicou que, nos jovens, o risco da combinação álcool e energético é maior porque “o jovem, em geral, faz uso dessas substâncias em quantidade muito maior. Se ele tem, por exemplo, a doença não diagnosticada, não conhecida, o risco dele acaba sendo maior por esse motivo. Normalmente, a pessoa mais velha tende a se cuidar mais e se policia”. O jovem, ao contrário, mesmo que tenha algum problema, costuma relaxar mais e ignorar os perigos, apontou.

Armando Monteiro defende integração de municípios ao Arco Metropolitano


Empenhado em assegurar agilidade na realização das obras do Arco Metropolitano, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, reuniu-se nesta sexta-feira (6), no Recife, com um grupo de cinco prefeitos e representantes de municípios da área norte da Região Metropolitana do Recife para discutir o traçado da rodovia que deve desafogar o trânsito e facilitar o escoamento da produção industrial entre o Porto de Suape, ao sul do Estado, e o Litoral Norte.

Com o apoio de Armando, o grupo defende que o Arco tenha como ponto de chegada o trecho da BR-101 no município de Igarassu e não em Goiana, como está sendo previsto. Isso evitará que Igarassu, Itapissuma, Abreu e Lima, Paulista e Araçoiaba sejam excluídos do território beneficiado pela obra rodoviária. Isso também afastaria a possibilidade de criação de novos pontos de congestionamento, evitando o uso da BR-408 como parte do Arco Metropolitano.

Para o ministro, é preciso que as obras sejam realizadas com rapidez e que integrem ao máximo os municípios pernambucanos. “O que se discute, primeiro, é a importância de que esta obra se defina o quanto antes, para que se possa iniciar o processo de execução. Além disso, um projeto como esse precisa integrar mais Pernambuco”, defendeu Armando.

Petrolândia: Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social participa do Encontro Regional CONGEMAS, em Olinda

Equipe do SUAS de Petrolândia-PE

O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS realiza nos dias 05,06 e 07 de fevereiro de 2015, o Encontro Regional do Nordeste, no Centro de Convenções, em Olinda (PE).

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia proporcionou a participação de representantes no evento. A Secretária Municipal Anna Tereza, diz que "investir no profissional é uma prioridade para a oferta com qualidade dos serviços e programas socioassistenciais à população de nossa cidade."

Com o tema “A Implementação do SUAS na Prática Cotidiana da Gestão Pública”, o evento é voltado para os Gestores Municipais de Assistência Social, trabalhadores do SUAS e estudantes. O objetivo do encontro é contribuir para o fortalecimento de Política de Assistência Social.

Assessoria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia


Deputado Alberto Feitosa propõe ICMS Turístico ao Governo do Estado

Alberto Feitosa no Petrolândia Adventure em 2012 (Foto: Assis Ramalho)

O deputado estadual Alberto Feitosa fez um apelo ao Governo do Estado para incluir no cálculo do Índice de Participação dos Municípios na receita do ICMS o percentual de 1% para ser dividido aos municípios que possuam políticas públicas de turismo implementadas e atuantes. O ICMS Turístico é uma forma de incentivar o investimento e melhoria dos serviços de infraestrutura, capacitação de mão-de-obra local, conservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental, proporcionando o desenvolvimento sustentável da atividade nas regiões.

Segundo Feitosa, esta medida visa incentivar e ampliar a atividade do turismo nas cidades, servindo como estímulo ao desenvolvimento econômico, cultural e social local, colaborando para que o estado construa uma rede de municípios que executem de forma ativa políticas públicas voltadas ao turismo, gerando renda e fomentando a cultura da região. Os valores decorrentes da aplicação dos percentuais relativos ao critério "turismo" serão destinados aos municípios com base na relação percentual entre o índice de investimento em turismo da cidade e o somatório dos índices de investimento em turismo de todos os municípios regularmente habilitados, fornecidos pela Secretaria de Estado de Turismo de Pernambuco.

Número de mortos sobe para 13 e secretário de Segurança da BA defende ação "atuação da polícia foi enérgica"

"A criminalidade que quiser enfrentar a polícia também vai encontrar uma polícia que vai dar uma resposta à altura", assegurou o secretário Maurício Barbosa.

O secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP/BA), Maurício Barbosa, defendeu a ação da Polícia Militar durante um confronto na Estrada das Barreiras, no bairro da Cabula, na madrugada desta sexta-feira (6), que terminou com 13 mortos e três feridos.

"A polícia deve agir com rigor, deve ser dura. Lógico, sem ser arbitrária. Mas atuando com firmeza", disse Barbosa ao ser questionado sobre o caso durante uma coletiva no Hotel Pestana, voltada para divulgar a operação de segurança do Carnaval de Salvador.

"A atuação da polícia foi muito enérgica nesse ponto", reiterou o secretário, que revelou que o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso, mas que informações preliminares apontam que todos os homens feridos participaram da troca de tiros.

Petrolândia: Feirarpe, feira de artesanato e gastronomia, acontece neste sábado e domingo na Praça dos Três Poderes


CONVITE

As Associações de Artesanato, os Poetas e Artistas de Petrolândia, convida vossa senhoria e família, para prestigiarem e abrilhantarem a FEIRARPE (Feira de Artesanato e Gastronomia de Petrolândia) que será realizada neste Sábado e Domingo (07 e 08 de Fevereiro de 2015) na Praça dos Três Poderes por trás da Praça de Alimentação, a partir das 18h00.

Participe Você e sua Família, são os nossos convidados especiais.

REALIZAÇÃO:
Artesãos, Poetas e Artistas de Petrolândia

APOIO:
Prefeitura de Petrolândia
Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer

Petrolândia; Lotérica Nogueira é o novo ponto de atendimento aos usuários dos serviços da Caixa


Os usuários dos serviços da Caixa agora têm mais um ponto de atendimento na cidade de Petrolândia. A Lotérica Nogueira, parceria do Blog de Assis Ramalho, foi implantada no município, e funciona na Avenida Auspício Valgueiro Barros, nº 591, ao lado do Comercial Cavalcante (mercado de Zé Apolônio).

A Lotérica Nogueira, organização de Zé Carlos e Jaqueline Nogueira, também está presente em Pesqueira, na rua Barão de Cimbres, 209, no centro da cidade, e em São Bento do Una, na rua Joaquim Nabuco, 137. O horário de funcionamento é das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o expediente termina ao meio dia.

Pagamentos de contas de água, luz, telefone, boletos bancários, Bolsa Família, seguro desemprego, serviços bancários da Caixa (saques, depósitos e aberturas de conta poupança) e, claro, as apostas nas loterias da Caixa, você pode fazer na Lotérica Nogueira.

Lotérica Nogueira foi inaugurada em Petrolândia no dia 26 de dezembro de 2014; veja fotos da inauguração> Lotérica Nogueira é inaugurada em Petrolândia

Lotérica Nogueira
Av. Auspício Valgueiro Barros, 591
Quadra 12 - Petrolândia (PE)


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Vereadores de Petrolândia realizam sessão do projeto Câmara Itinerante em 2015

Reprodução Facebook Câmara Municipal de Petrolândia

A 1ª Reunião Itinerante de 2015, foi realizada nesta última quarta-feira (04), na Comunidade do “Brejinho da Serra”, município de Petrolândia. O encontro foi realizado na Associação dos Índios Pankararu, que gentilmente cederam o espaço para que vereadores e população local, pudessem debater as questões e demandas que envolvem matérias de grande importância para todos, desde a saúde, a educação, a infraestrutura, até os complementos de organização em uma cidade que visa oferecer as melhores condições para a sua população, sem distinção no contexto que divide em Zona Rural e Zona Urbana.

Dessa forma, o Presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, Fabiano Marques, falou da importância desse projeto “Câmara Itinerante”, que ainda é realidade em poucos municípios, considerando Petrolândia uma cidade preparada para levar os órgãos competentes e seus responsáveis para ouvir e ver de perto a realidade da população, atentando não somente para os pontos negativos, mas também os positivos. Em seguida, o vereador Rogério Novaes, saudou a todos, e pediu para que os questionamentos fossem feitos ao máximo, aproveitando aquela oportunidade, tirando dúvidas, esclarecendo problemas e buscando soluções. Palavras essas, que o vereador Carlinhos usou após agradecer pela credibilidade e confiança por partes dos moradores daquela comunidade, ressaltando ainda, a importância de tal iniciativa, e a satisfação de poder estar próximo da realidade de quem confiou e ainda acredita no trabalho e na responsabilidade dos vereadores eleitos para o justo cumprimento das tarefas de fiscalização e busca de melhorias juntamente aos diversos órgão responsáveis.

O vereador Eudes pediu para que a população ficasse a vontade para externar seus desejos de beneficiamentos a partir dos reparos feitos na tentativa de oferecer ao máximo, uma vida com qualidade para o cidadão e sua Comunidade. Assim como os demais, o vereador Noca, pediu apenas para que todos os presentes, usassem dos seus direitos de cidadão, e manifestassem a liberdade de expressar o que preciso fosse. O vereador José Luiz (Zé Pezão), seguiu a linha dos demais colegas, e em resumidas palavras, agradeceu a presença de todos que saíram de suas casas para obterem respostas e posicionamentos que lhes trouxessem de volta a confiança no cenário político-social, onde a eleição é apenas uma prova, mas o curso é trabalhar os 4 anos por aqueles que precisam e merecem.

Conflito pelo uso da água é discutido na bacia do rio Grande, afluente do São Francisco

Líder quilombola Claudio Pereira coordenador CCRMedio (Foto: Wilton Mercês/Ascom CBHSF)
Rio Grande (Foto: Divulgação)

O coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco, instância do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF, Cláudio Pereira, participou no dia 03 de fevereiro (terça-feira), na comunidade do Morrão, povoado localizado acerca de 30Km da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia, da reunião extraordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, afluente do Velho Chico.

A discussão girou em torno do impasse envolvendo os usuários ribeirinhos e a renovação da licença de operação da PCH Sítio Grande (Pequena Central Hidrelétrica) instalada em 2010 na bacia do rio das Fêmeas, em São Desiderio (BA), e importante para o abastecimento de água da região oeste do estado. Segundo moradores da localidade, a redução drástica que vem acontecendo na vazão da PCH prejudica o consumo de água dos povoados de Derocal, Penedo, Riacho de Pedras e Morrão.

Floresta vivencia II Copa Academia das Cidades - Handebol

Ascom Prefeitura Municipal de Floresta

Sábado (07) é Dia D para combater a dengue e a febre chikungunya


Em dezembro de 2014, o Brasil foi mobilizado em um Dia D contra a dengue e a febre chikungunya. Neste mês de fevereiro, mais uma ação nacional busca conscientizar a população da necessidade de combater os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que se desenvolvem, principalmente, em água limpa e parada. Pernambuco também participa das atividades, já que, só em 2015, 690 casos de dengue foram notificados, contra 462 notificações em 2014, um aumento de 49%. Durante todo o ano de 2014, foram confirmados 6,5 mil casos de dengue em Pernambuco. Neste ano, 69 diagnósticos positivos já foram registrados.

Neste sábado (07/02), o Dia D+1, os gestores municipais foram incentivados a realizar intensa mobilização popular, além de mutirões de limpeza urbana e atividades para os profissionais da área realizarem o diagnóstico e tratamento correto de ambas as doenças.

“Estamos em um período propício, de sol intercalado com chuvas, para proliferação do mosquito da dengue e da febre chikungunya. Só vamos conseguir diminuir os índices das duas doenças se eliminarmos os criadores do Aedes Aegypti, que transmite ambas as enfermidades. A população precisa ficar vigilante para evitar água parada e limpa descoberta, além de garrafas e pneus nos entornos das residências. Essa é uma batalha que precisa da conscientização e da ação de todos os gestores municipais e de toda a sociedade, já que a maioria dos focos do mosquito é encontrada dentro das casas”, afirma a coordenadora do Programa de Controle da Dengue e da Febre Chikungunya da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), Claudenice Pontes.

Aneel aprova metodologia de reajuste no preço da energia elétrica


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (6) a metodologia de reajuste extraordinário solicitado por mais de 30 distribuidoras. A justificativa é repassar o aumento de custos ao consumidor com a geração de energia. O percentual de aumento variará de acordo com as despesas arcadas por cada empresa. A metodologia será levada a audiência pública entre os dias 9 e 19 de fevereiro.

De acordo com a diretoria da Aneel, o cálculo leva em consideração os R$ 23,21 bilhões necessários à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). Essa conta foi criada para universalizar o acesso à energia elétrica e promover fontes alternativas de energia, caso das eólicas, solar, pequenas centrais hidrelétricas, biomassa e carvão mineral, por exemplo.

A metodologia aprovada nesta sexta-feira leva em conta o aumento de custo da energia de Itaipu. Presidente da Associação Brasileira das Distribuidoras e Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite disse que a carga tributária cobrada sobre o setor é um dos fatores responsáveis pelo alto custo de energia fornecida ao consumidor. Ele, no entanto, elogiou as medidas adotadas pela Aneel.

Agência Brasil

Prefeitura de Petrolina continua melhoramento de estradas na Zona Rural


Com algumas chuvas que tem caído na região, é natural que estradas de acesso à zona rural do município de Petrolina precisem de manutenção, principalmente as que interligam as comunidades e as linhas de transporte escolar. Diante desta necessidade, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural, tem intensificado as ações de recuperação de estradas, com o patrolamento e operações ‘tapa buraco’.

De acordo com o secretário executivo, Raimundo Nonato, a gestão municipal tem ciência de todas as regiões afetadas que precisam de atenção e reparos, e mantém uma programação contínua de recuperação. Para as próximas semanas, por exemplo, está programado o patrolamento nas Regiões de Uruás (Bom Jardim, Jatobá, Icozeiro, Amargoza, Volta da Carolina e Primazia), Rajada (Boa Vista, Sítio Romão e Gaxeiro), Ponta da Serra, Terra Nova, Rio Jardim, Pau Ferro (Barreiro, Tanque Novo e Altos), Serra da Santa (Muquem, Mirador, Poço da Cruz). As ações de ‘tapa buraco’ vão atender as comunidades de Caldeirão e Roseno.

Anatel aprova redução de 22% para ligações de telefone fixo para móvel


As ligações locais e interurbanas de telefone fixo para celular ficarão mais baratas para o usuário. As mudanças, aprovadas ontem (5) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), resultarão em uma redução média de 22% no valor das ligações em que os DDDs são iguais. As novas tarifas devem entrar em vigor no próximo dia 24.

A queda é consequência da redução dos valores de referência para tarifas de remuneração de redes móveis e abrange chamadas da telefonia fixa para celular, sejam ligações locais ou de longa distância, originadas das redes de concessionárias da telefonia fixa (Oi, Telefônica, CTBC, Embratel e Sercomtel) e destinadas a operadoras móveis.

O valor homologado para a Oi, no Rio de Janeiro, por exemplo, cairá de R$ 0,36 por minuto para R$ 0,28. No caso de São Paulo, também em chamadas fixo-móvel com o mesmo DDD, o valor da tarifa da Telefônica será reduzida de R$ 0,35 por minuto para R$ 0,27.

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em casas de Eike Batista

A Polícia Federal realiza nesta sexta-feira (6) mandados de busca e apreensão em duas casas do empresário Eike Batista. Objetivo, segundo a decisão judicial, é assegurar a retenção de objetos para composição dos R$ 3 bilhões estabelecidos no bloqueio de bens. (Foto: Fábio Motta/Estadão)

Policiais estão à procura de documentos, dinheiro, joias, obras de arte, veículos e computadores.

A operação atende a decisão do juiz substituto da 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, Vítor Barbosa Valpuesta.

O objetivo, segundo a decisão judicial, é assegurar a retenção de objetos para composição dos R$ 3 bilhões estabelecidos no bloqueio de bens do empresário decretado esta semana pelo titular da 3ª Vara Federal Criminal, Flávio Roberto de Souza.

Os bens haviam sido bloqueados com a justificativa de permitir, em caso de condenação do empresário por crimes contra o mercado financeiro, pagar indenizações e multa. As penas somadas nos dois crimes, caso o réu seja condenado, vão de dois a treze anos de prisão, e podem incluir multas.

Segundo as decisões dos juízes, há indicações de que Eike está se desfazendo dos bens.

Conflito pelo uso das águas do São Francisco é destaque em reunião da CTIL / CBHSF

Foto: Wilton Mercês/Ascom CBHSF

Reunidos nessa quinta-feira, 05/02, em Belo Horizonte (MG), os membros da Câmara Técnica Institucional e Legal – CTIL do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF retomaram debate sobre os procedimentos para conciliação e/ou arbitragem nos processos de conflito pelo uso das águas na bacia do Velho Chico. Em sua primeira reunião do ano, a Câmara se posicionou e deu encaminhamentos sobre a denúncia feita em abril de 2014 pela organização Canoa de Tolda, sociedade socioambiental do Baixo São Francisco, e a empresa fluvial Estrela Guia (que opera na travessia entre Piaçabuçu/AL e Brejo Grande/SE).

A denúncia é sobre as dificuldades de navegação no São Francisco, sobretudo na região do Baixo, entre Alagoas e Sergipe, por causa do assoreamento e das frequentes reduções das vazões de 1300m³/s para 1100m³/s. A CTIL, além de considerar a denuncia relevante, acionou a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco-Chesf. De acordo com o coordenador da Câmara, Roberto Porto Farias, a resposta dada pela Companhia foi insuficiente e a CTIL entende que a Agência Nacional de Águas – ANA e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis–Ibama devem ser notificados para integrar a relação processual.

Após acionados os dois órgãos, a Câmara analisará os posicionamentos de cada um na próxima reunião, agendada para o dia 16 de abril. Os membros consideram a possibilidade de agendar uma audiência na tentativa de conciliação entre a Canoa de Tolda e a empresa fluvial Estrela Guia (demandantes) e a Chesf (demandada), ainda nesse primeiro semestre. A denúncia dos representantes do Baixo São Francisco já recebeu adesão de instituições como as Associações de Barqueiros de Penedo, de Neópolis e de Santana do São Francisco, assim como da Colônia de Pescadores Z12, de Penedo.

Projeto de Humberto prevê alternativas para abastecimento d'água


Em resposta à crise hídrica que se instalou em diversos Estados do país, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), apresentou nessa terça-feira (3) projeto de lei que altera a legislação da política nacional de recursos hídricos e de saneamento básico para promover o uso de fontes alternativas de água.

A proposta estabelece que “nenhuma água de boa qualidade deverá ser utilizada em atividades que tolerem águas de qualidade inferior, salvo quando houver elevada disponibilidade hídrica”. O parlamentar lembra que esse princípio é uma diretriz adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Assim, o cidadão deverá utilizar a água de reuso, chamada tecnicamente de efluente tratado, em atividades menos restritivas e com alta demanda, como as agrícolas, paisagísticas e industriais. A água de reuso é aquela acumulada da chuva, aproveitada de atividades simples como a de lavagem de roupas ou mesmo a tratada em estações especializadas.

Deputado estadual Miguel Coelho inicia agenda de reuniões com secretários estaduais

Miguel Coelho e André de Paula

Com menos de uma semana de mandato, o deputado estadual Miguel Coelho (PSB) já começou uma série de visitas aos secretários do Governo do Estado para discutir propostas e levar demandas de alguns municípios pernambucanos. A primeira reunião ocorreu, nesta quinta-feira (05), com o secretário das Cidades, André de Paula (PSD).

Dentre os assuntos conversados, Miguel tratou sobre obras de pavimentação, saneamento e mobilidade para os municípios de Santa Filomena e Petrolina. O deputado ainda pretende visitar mais quatro secretarias antes do recesso do Carnaval. “Além de já discutir algumas demandas, estou me colocando à disposição dos secretários para ajudar na Assembleia e intensificar ainda mais o bom diálogo do Legislativo com o Poder Executivo”, explicou Miguel.

Miguel Coelho é estreante na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O socialista foi eleito o parlamentar mais jovem da legislatura 2015/2018 com 55.172 votos.

Assessoria de Imprensa do deputado estadual Miguel Coelho

Aldemir Bendine, do Banco do Brasil, é o novo presidente da Petrobras


O presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, vai assumir o comando da Petrobras no lugar de Graça Foster. O conselho de administração da estatal está reunido em São Paulo para bater o martelo sobre a escolha. O governo prometeu ao executivo autonomia para formar a nova diretoria empresa. Com isso, ele deve levar para a estatal Ivan Monteiro para assumir a diretoria financeira.

O anúncio oficial, no entanto, só deve após o fechamento do mercado, por volta das 17h30m. Mas parece que o mercado financeiro não gostou da escolha de Bendine para assumir a estatal. As ações da Petrobras já caíram 7%. O conselho de administração da estatal está reunido em São Paulo para oficializar a indicação. O desempenho da estatal puxa para baixo a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O índice de referência Ibovespa recua 1,57%, aos 48.461 pontos.

Bendine foi alçado ao Banco do Brasil em 2009 pelo então presidente Lula, de quem é próximo. Funcionário de carreira, antes de assumir o comando do Banco do Brasil ele foi vice-presidente de Cartões e Novos Negócios de Varejo da instituição. Bendine era também apontado como o próximo presidente do BNDES no lugar de Luciano Coutinho. Em novembro de 2014 ele foi convidado para assumir o cargo pela própria presidente Dilma Rousseff.

CENTRO DE POLÊMICAS

Presidente da AMUPE diz que responsabilidade da Iluminação Pública ainda é da Celpe

Segundo Patriota, a Celpe não está cumprindo a resolução 414 da própria Aneel

Em entrevista ao programa Sertão Notícias da Rádio Cultura FM de Serra Talhada, nesta quinta-feira (5) o prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Amupe (Associação Municipalista de Pernambuco), José Patriota, informou que a Associação já vem mantendo a algum tempo negociações com a Celpe e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), sobre a questão do repasse da responsabilidade da iluminação pública para os municípios, “o que constatamos através dos nossos estudos, levantamentos, é que existe uma taxa de falha muito grande… parte deste parque (de iluminação) está sucateado, ou seja, a Celpe não cuidou, embora recebesse por isso, não cuidou devidamente para fazer a entrega”, declarou Patriota.

Segundo Patriota, a Celpe não está cumprindo a resolução 414 da própria Aneel. Os municípios estão exercendo seu direito de conferir o que estão recebendo, como em qualquer outra transação comercial, “quando fomos conferir o parque… ele não está em condição de funcionalidade, então nós (municípios) nos demos o direito de não assinar o documento recebendo o parque”, informou o presidente da Amupe e garantiu que hoje é a Celpe a responsável pela iluminação pública e esta situação só mudará quando ela (Celpe) nos entregar com condição de uso”. De acordo com Patriota, as falhas do Sistema chegam em média a 10%, no entanto, disse ele, existe município que esta taxa chega a 30%.

Roberto Carlos chama versão do filme de Tim Maia de "mentirosa" e diz que nunca brigou com o cantor


O cantor e compositor Roberto Carlos afirmou na tarde de quinta-feira, 5, que nunca brigou com o cantor Tim Maia e classificou como "mentira" a versão narrada pelo filme Tim Maia, de Mauro Lima, sobre a vida do colega de adolescência no Rio. "Quando formamos o conjunto, todos nós sabíamos que a intenção minha, do Erasmo e do Tim era seguirmos carreira solo", afirmou.

Por isso, acrescentou Roberto, não houve briga quando decidiu deixar o grupo. Na cena do filme, Tim lança sanduíches em Roberto ao ver o colega negociando participação solo em programa de TV.

"Não existiu jogar pedaço de pão, é mentira. Quando Tim voltou dos EUA, me procurou e ele foi escalado para cantar na Jovem Guarda (programa de TV comandado por Roberto na década de 60). Cantou Georgia on My Mind (clássico americano), fez sucesso e voltou outras vezes. Não sou de ficar contando, mas pedi para a (gravadora) CBS gravar um disco dele. Ele gravou, não fez tanto sucesso quanto esperava, e Tim acabou mudando de gravadora", disse Roberto, em entrevista coletiva concedida durante temporada do Projeto Emoções em Alto-Mar, em Armação dos Búzios, cidade na Região dos Lagos fluminense.

Tiroteio entre a polícia e bandidos deixa 12 mortos na Bahia

Durante o confronto, quinze pessoas ficaram feridas e foram socorridas para o Hospital Roberto Santos (12 morreram); caso aconteceu na madrugada desta sexta (06) em Salvador-BA.

Uma troca de tiros no Cabula, em Salvador, deixou pelo menos 12 pessoas mortas e três feridas na madrugada desta sexta-feira (6). De acordo com a Central de Polícia, o tiroteio aconteceu por volta das 4h, na Estrada das Barreiras, entre um grupo e uma guarnição da Polícia de Rondas Especiais (Rondesp Central).

Durante o confronto, quinze pessoas ficaram feridas e foram socorridas para o Hospital Roberto Santos. Delas, onze não resistiram aos ferimentos e morreram após dar entrada na instituição. Já nesta manhã, mais uma delas morreu. Entre as vítimas estavam um adolescente.

Ainda segundo a polícia, todas as vítimas eram do sexo masculino. As outras três pessoas feridas continuam internada na unidade médica. A identidade dos envolvidos ainda não foi divulgada pela polícia, que também não confirmou se algum Policial Militar também ficou ferido durante a troca de tiros. Os corpos das vítimas fatais serão encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador, onde deverão passar por perícia.

AABB de Petrolândia é o seu clube de esporte e lazer no centro da cidade


Associação Atlética Banco do Brasil-AABB de Petrolândia é ponto de esporte e lazer de Petrolândia. Localizada em um ponto privilegiado, na Orla Fluvial da cidade, a AABB oferece a comodidade de ser de fácil acesso.


A AABB-Petrolândia oferece piscinas, bar/restaurante, sala de jogos, quadra esportiva, campo de futebol soçaite, área de lazer para crianças e amplo salão para eventos.

Por tudo isso, a AABB-Petrolândia é espaço para festas de casamentos,formaturas, aniversários e outros eventos que demandem grandes áreas.

Associe-se à AABB-Petrolândia e desfrute de lazer e esporte com segurança, conforto e comodidade.

AABB Petrolândia (PE)
Av. Milvernes Cruz Lima, s/n - Orla Fluvial
Contato: (87) 3851-1146- 3851-1147 - Falar com Fabiano ou Taciane

Para ver fotos, clique aqui>AABB Petrolândia (PE)


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Luz deve subir mais e horário de verão pode ir até março para poupar energia


O consumidor mal começou a sentir no bolso o impacto das chamadas bandeiras tarifárias e já terá de pagar mais mensalmente pelo custo extra da energia.

Sistema que desde janeiro permite que o governo repasse todos os meses para a conta de luz flutuações no custo da eletricidade, a bandeira tarifária deve sofrer um reajuste de até 83% com a mudança do regime.

A diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) vai analisar nesta sexta (6) proposta de reajustar o valor máximo cobrado hoje de R$ 3 a cada kilowatt-hora (kWh) para R$ 5,50.

Nesta quinta-feira (5), o ministro Eduardo Braga (Minas e Energia) havia afirmado a jornalistas que o reajuste seria inferior a 50%.

A bandeira vermelha, mais cara, vai passar a indicar não apenas que as usinas térmicas estão sendo usadas em larga escala mas também que as empresas estão tendo de comprar muita energia extra para atender a demanda ou que o risco hidrológico aumentou (diferença entre energia contratada e a entregue pelas geradoras).

Deputados da oposição querem barrar mudanças em benefícios previdenciários


Os deputados federais que compõem a oposição à presidente Dilma Rousseff pretendem barrar a aprovação das medidas provisórias que alteram as regras de benefícios previdenciários e trabalhistas, como a pensão por morte e o abono do PIS.

O deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), o Paulinho da Força, afirmou que o partido preparou cinco emendas que anulam as alterações.

Além do SD, a ofensiva contra as medidas também deverá ter o apoio do PTB, DEM, PSB, PPS e PSDB, num total de 157 deputados federais.

O PV, que forma um bloco de oposição com esses três últimos, também deverá votar contra as mudanças nas regras, podendo chegar a 165 parlamentares.

Por; Fernanda Brigatti e Juliano Moreira
do Jornal Agora-SP

Prefeitura de Garanhuns lançará edital para concurso público nesta sexta-feira (06)

 / Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A prefeitura da cidade de Garanhuns, por meio da Secretaria de Administração, informou nesta quinta-feira (5) que divulgará um edital, para provimento de vagas em cargos públicos, nesta sexta-feira (6). A banca realizadora da prova será o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe). Ao todo serão oferecidas 253 vagas em cargos de nível superior, médio, técnico e fundamental. As inscrições já estarão disponíveis na próxima segunda-feira (9) e serão encerradas no dia 08 de março.

O documento poderá ser visualizado no Diário Oficial dos Municípios/Amupe(www.diariomunicipal.com.br/amupe) e no site da Universidade de Pernambuco (www.upenet.com.br). O valor da inscrição varia de acordo com o nível do cargo, sendo R$100 para nível superios, R$70 para médio e técnico e R$40 para fundamental. Para solicitação de isenção da taxa os candidatos terão entre os dias 06 e 10 de fevereiro para fazê-lo, o resultado das que forem deferidas serão divulgados no dia 24 deste mês.

Confira resultados dos Campeonatos Estaduais, Taça Libertadores e Copa do Nordeste desta quinta-feira (05)

Palmeiras é surpreendido e perde em casa para a Ponte Preta. Avaí e Criciúma empatam sem gols em Floripa. América-RN goleia em estreia pelo torneio regional. Veja todos os resultados desta quinta-feira (05) de estaduais, Taça Libertadores e Copa do Nordeste.

Taça Libertadores 2015(Fase prévia - jogo de ida)
Palestino-CHI 1 x 0 Nacional-URU
Independiente del Valle-EQU 1 x 0 Estudiantes-ARG
Campeonato Paulista 2015 (Primeira fase - 2ª rodada)
Palmeiras 0 x 1 Ponte Preta

Campeonato Carioca 2015 (Taça Guanabara - 2ª rodada)
Boavista 1 x 1 Cabofriense
Friburguense 1 x 1 Macaé
Vasco 2 x 0 Madureira

Confira resultado das loterias da Caixa de quinta-feira (05); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira



A Quina ACUMULOU!
Estimativa de prêmio para esta sexta-feira (06) é de R$ 10.000.000,00


Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.