sexta-feira, fevereiro 06, 2015

Vereadores de Petrolândia realizam sessão do projeto Câmara Itinerante em 2015

Reprodução Facebook Câmara Municipal de Petrolândia

A 1ª Reunião Itinerante de 2015, foi realizada nesta última quarta-feira (04), na Comunidade do “Brejinho da Serra”, município de Petrolândia. O encontro foi realizado na Associação dos Índios Pankararu, que gentilmente cederam o espaço para que vereadores e população local, pudessem debater as questões e demandas que envolvem matérias de grande importância para todos, desde a saúde, a educação, a infraestrutura, até os complementos de organização em uma cidade que visa oferecer as melhores condições para a sua população, sem distinção no contexto que divide em Zona Rural e Zona Urbana.

Dessa forma, o Presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, Fabiano Marques, falou da importância desse projeto “Câmara Itinerante”, que ainda é realidade em poucos municípios, considerando Petrolândia uma cidade preparada para levar os órgãos competentes e seus responsáveis para ouvir e ver de perto a realidade da população, atentando não somente para os pontos negativos, mas também os positivos. Em seguida, o vereador Rogério Novaes, saudou a todos, e pediu para que os questionamentos fossem feitos ao máximo, aproveitando aquela oportunidade, tirando dúvidas, esclarecendo problemas e buscando soluções. Palavras essas, que o vereador Carlinhos usou após agradecer pela credibilidade e confiança por partes dos moradores daquela comunidade, ressaltando ainda, a importância de tal iniciativa, e a satisfação de poder estar próximo da realidade de quem confiou e ainda acredita no trabalho e na responsabilidade dos vereadores eleitos para o justo cumprimento das tarefas de fiscalização e busca de melhorias juntamente aos diversos órgão responsáveis.

O vereador Eudes pediu para que a população ficasse a vontade para externar seus desejos de beneficiamentos a partir dos reparos feitos na tentativa de oferecer ao máximo, uma vida com qualidade para o cidadão e sua Comunidade. Assim como os demais, o vereador Noca, pediu apenas para que todos os presentes, usassem dos seus direitos de cidadão, e manifestassem a liberdade de expressar o que preciso fosse. O vereador José Luiz (Zé Pezão), seguiu a linha dos demais colegas, e em resumidas palavras, agradeceu a presença de todos que saíram de suas casas para obterem respostas e posicionamentos que lhes trouxessem de volta a confiança no cenário político-social, onde a eleição é apenas uma prova, mas o curso é trabalhar os 4 anos por aqueles que precisam e merecem.


Dos vereadores presentes, Sílvio Rogério foi o último a se pronunciar, também demonstrou satisfação em estar participando desta iniciativa, que aproxima o vereador e a população, e esclareceu que o Poder Legislativo não tem tantas condições de atuação quanto o executivo, mas que o fato destas Sessões “Câmara Itinerante” estarem sendo positivas, isso significa um grande avanço para as mudanças necessárias, uma vez que aproxima as questões das soluções.

A Sessão seguiu com a população fazendo o seu papel, fazendo perguntas, dando sugestões, esclarecendo as necessidades e reclamando dos problemas contínuos e prejudiciais. Foram várias questões, nas quais a maioria sempre trazia insatisfação para a Comunidade. Na saúde, as maiores queixas eram sobre a ausência das ambulâncias que antes serviam a população. Existe também a necessidade de uma indispensável reforma ao posto de saúde, e uma séria falta de médicos, uma vez que, as últimas visitas realizadas por profissionais da saúde, foram profissionais da área odontológica e enfermeiras, e enquanto isso, a demanda aumenta e a necessidade de atendimento médico se torna caso cada vez mais preocupante e inadiável.

Outro problema que afeta a Comunidade de “Brejinho da Serra” é a necessidade de uma adutora, pois é com grande freqüência que falta água no povoado, dificultando de modo geral a vida de todos que ali residem, inclusive os trabalhos dos agricultores, que sofrem com a falta de água e de assistência técnica para a realização de suas produções com qualidade.

Na educação, moradores pedem reforma na Escola Municipal Elvira Pereira, e ainda no contexto de oferecer lazer, diversão, bons momentos e talvez eventos culturais realizados pelos alunos e demais pessoas da Comunidade, solicitam uma atenção para as condições precárias da Praça São José, que sempre foi local de encontros e bons momentos para todos.

Dentre os assuntos em debate, também foram discutidos os casos de reforma nas estradas, sinalização na entrada da Comunidade, pontos de ônibus, iluminação pública, atenção para as condições de abandono ao cemitério, o muro da igreja e as questões que envolvem o incentivo ao esporte. Além da necessidade de planear o campo de futebol utilizando uma máquina “patrol”, também se pede explicações sobre a Quadra de Esportes, que após terreno cedido teve obras iniciadas, e logo interrompidas, sem explicações do executivo, a população espera por respostas. Dessa forma, a Câmara Itinerante foi mais uma vez vista com bons olhos pelos petrolandenses, e trouxe para os vereadores, o compromisso de buscar todas essas respostas, bem como, ajudar no que for preciso para reverter as negatividades que incomodam e preocupam os moradores da Comunidade Brejinho da Serra.

>Veja as fotos (no Facebook)

Ascom Câmara Municipal de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário