Postagens

Mostrando postagens de Março 6, 2012
Publicidade

Ocupantes da Codevasf recebem apoio de Petistas em Petrolina

Imagem
Os representantes do Partido dos Trabalhadores a deputada estadual Isabel Cristina, o deputado estadual Manoel Santos e a vereadora Cristina Costa compareceram a sede da Codevasf hoje (6) durante a ocupação dos manifestantes do assentamento de Itaparica e fizeram questão de fortalecer o grito dos trabalhadores por melhores condições de moradia e trabalho.
“Acho até que demoraram tempo demais para protestarem, são mais de 20 anos sofrendo, eles não pediram para deixar suas terras, e por conviniência do governo foram levados para outros lugares, agora falta transparência do governo com eles”, disse Isabel Cristina.
O deputado Manoel Santos também declarou seu apoio ao movimento. “É legítima essa luta, faço parte dessa batalha, acompanho o sofrimento dessa gente há anos e não é justo que isso continue acontecendo eles merecem e têm direito a políticas públicas exclusivas, não são baderneiros, só querem trabalhar e para isso precisam de condições”.

Trabalhadores do reassentamento de Itaparica deixam prédio da Codevasf em Petrolina

Imagem
O Blog de Assis Ramalho recebeu informações de José Luiz (Zé Pezão), vereador de Petrolândia, afirmando que a ocupação do prédio da Codevasf chegou ao fim, depois de acordo com representantes da Codevasf, Chesf e Governo.

Por volta das 15h30, cerca de 700 manifestantes deixaram as dependências da Codevasf em Petrolina, onde estavam acampados desde ontem (5).

O grupo resolveu desocupar o prédio depois de acordar com o superintendente interino da Codevasf, Luís Manoel, uma audiência para próxima segunda-feira (12) com representantes do Ministério da Integração Nacional, Codevasf e Chesf.

O objetivo da manifestação é conseguir melhorias para os reassentados da barragem de Itaparica, na região de Petrolândia (PE), que sofrem com a falta de políticas públicas desde que a área foi inundada, há mais de 20 anos.

Zé Pezão afirmou também que os líderes da região de Itaparica/Petrolândia, que participaram da manifestação, já estão a caminho de casa.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Leitor do Blog opina sobre matéria: ''Cerca de 700 trabalhadores do reassentamento de Itaparica ocupa escritório da Codevasf em Petrolina

GOVERNO E CHESF-CODEVASF precisam cumprir o prometido. Eles estão todos na vida boa, e como sempre esquecem do trabalhador que precisa de terra pra plantar e colher... É a vida deles e de vossas famílias! Deixaram tudo em nome de um tal progresso. O progresso veio, mas e a vida do pequeno trabalhador rural sem chão, sem terra pra plantar, e ter o seu sustento? Deixaram de mão, pensando que um dia iriam esquecer. Mas graças aos homens de bem que sempre lutam pelos seus direitos, assim como um dia fizeram com a construção da barragem estão apenas correndo atrás dos seus direitos. Estão apenas reivindicando aquilo que um dia foi prometido e que até hoje não se cumpriu. Aí vem a Chesf, querendo "pagar" em dinheiro. Dinheiro não serve! Um dia acaba. Devolvam a terra a esse povo, deem o que é justo, já que um dia vcs tomaram deles.
Parabéns, líderes! Vicente Coelho, Eraldo, Zé Pezão e demais, vocês só estão lutando para garantir o que é de vocês, o que é do mais necessitado. Se nã…

Secretaría de Agricultura de Petrolândia distribui sementes aos Agricultores

Imagem
Começa a distribuição de sementes em Petrolândia


A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Petrolândia divulgou o calendário do programa de distribuição de sementes da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Governo do Estado de Pernambuco, que no município é coordenada pelo Instituto Agronômico de Pernambuco-IPA e conta com o apoio da Prefeitura de Petrolândia.

Serão distribuídos 20 toneladas de sementes que beneficiarão as
comunidades que possuem áreas de sequeiros (não irrigadas)
.
As áreas que serão beneficiadas:
28/02/12 Mandacaru
29/02/12 Barrocão
02/03/12 Vila Nova

05/03/12 Mata Cabra
06/03/12 Logradouro
07/03/12 Mundo Novo
09/03/12 Piancó

12/03/12 Brejinho da Serra
13/03/12 Brejinho de Fora
14/03/12 Lagoinha

O Secretário de Agricultura de Petrolândia, Fábio Menezes, destaca a importância do programa no município. “A prefeitura não mede esforços em apoiar este programa, sabemos da importância para os pequenos agricultores da área de sequeiro, disponibilizamos veículo…

Trabalhadores rurais do MST que invadiram o reservatório do Sitio Quixabinha, aguardam por reunião com dirigentes da Chesf.

Imagem
O Blog de Assis Ramalho visitou o Acampamento e entrevistou o líder do movimento, Vilmar. Ele fala que a mobilização já vinha sendo trabalhada há alguns meses por conta de um acordo não cumprido pela Chesf, Codevasf e equipe do Governo.
Domingo (04), cerca de 800 famílias de assentados do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, invadiram o reservatório da CHESF localizado no Sítio Quixabinha, próximo à divisa dos municípios de Petrolândia e Tacaratu. Liderada por Vilmar, dirigente estadual do MST-PE, a ocupação foi pacífica.
No final da tarde de segunda-feira (05), visitei o acampamento. Conversei com Vilmar, obtendo a seguinte entrevista para o Programa “Acordando com as Notícias”, transmitido pela Rádio 102,7 FM a partir das 5 horas da manhã, e para este Blog.
Assis Ramalho: Vilmar, faça um resumo desse movimento de vocês. Começou quando e o que vocês estão reivindicando?
Vilmar: Essa mobilização já vem sendo trabalhada há alguns meses, por conta de uma acordo não cumprido …

Inocêncio Oliveira avisa que PR seguirá Eduardo Campos nas eleições do Recife

Imagem
Líder do PR considera que bloco de Armando é uma dissidência e anuncia que legenda seguirá o governador
A exemplo do PSD, o PR segue sem ressalvas o comando do governador Eduardo Campos (PSB) em relação à sucessão do Recife. O presidente estadual do partido, deputado federal Inocêncio Oliveira, reforçou nesta segunda (5) essa diretriz, no mesmo dia em que o senador Armando Monteiro Neto (PTB) articulou um encontro com líderes de partidos da Frente Popular visando a construção de uma candidatura alternativa à do prefeito João da Costa (PT). Para o PR, trata-se de uma dissidência, que não tem o apoio do partido.
“O nosso lugar não é lá (na reunião com Armando). Meu candidato será o de Eduardo. Espero que seja (o prefeito) João da Costa, mas sigo mesmo é o governador”, disse Inocêncio, durante uma reunião com correligionários na sede do PR, no Bairro do Espinheiro.
Inocêncio informou que ainda não foi chamado pelo governador para tratar de sucessão recifense, mas acredita que o convite d…

Reassentados de Itaparica afirmam que só desocuparão a sede da Codevasf de Petrolina após serem ouvidos pelo Governo Federal

Imagem
Cerca de 700 pessoas, entre agricultores e agricultoras familiares reassentados/as nos Projetos de Irrigação de Itaparica PE/BA e lideranças sindicais ocuparam, na madrugada desta segunda-feira, a sede da 3ª SR CODEVASF, em Petrolina.
Os manifestantes afirmam que não sairão de lá até que sejam ouvidos pelo Governo Federal sobre a situação de descaso em que vivem as famílias do reassentamento. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco está apoiando a manifestação.
“O objetivo da ação é viabilizar que o Polo Sindical dos Trabalhadores Rurais do Submédio São Francisco seja o interlocutor legítimo do Reassentamento de Itaparica junto ao Governo Federal, Chesf e Codevasf, para a rediscussão do PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIA DA GESTÃO DOS PERÍMETROS DE ITAPARICA, que é um convênio que está em execução, com o prazo de encerramento para este mês, mas, segundo os reassentados e reassentadas, não teve muitas de suas ações previstas implementadas”, explica a Fetape.
“Ape…

Publicidade