quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Ibope mostra Dilma com 41%, Aécio Neves com 14% e Eduardo Campos com 10%

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (24) indica que a presidente Dilma Rousseff tem 41% das intenções de voto e venceria no primeiro turno se a eleição de 2014 fosse hoje e os adversários fossem o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), no cenário que atualmente seria o mais provável.

Nessa hipótese, Aécio soma 14% das intenções de voto e Campos, 10%. As opções por voto nulo ou branco acumulam 22% e outros 13% disseram que não sabem em quem votar ou não responderam.

No cenário no qual o candidato do PSB seria a ex-senadora Marina Silva, em vez do governador Eduardo Campos, o resultado seria o seguinte:

- Dilma Rousseff: 39%
- Marina Silva: 21%
- Aécio Neves: 13%
- Brancos/nulos: 16%
- Não sabe/não respondeu: 11%

G1 Brasília

Lila, a Rainha da Seresta, fala dos seus 30 anos de sucesso em entrevista ao Blog de Assis Ramalho

Assis Ramalho entrevista a cantora e compositora Lila (Foto: Lúcia Xavier)

Lila, a Rainha da Seresta - Idalice Nogueira Nunes, (Lila) nasceu em Serra Talhada, sertão de Pernambuco sob o signo de touro, em 30 de abril, o apelido “LILA” foi dado por seus irmãos, já que a mesma tinha uma tia chamada Lila, prima de seus pais, que quando visitava a família, além dos presentes que trazia, dava muito dengo a Idalice ( Lila ) e quando ela partia a pequena chorava muito, com saudades dos seus mimos. Lila é a quinta filha de (oito filhos) de Dona Luzia, merendeira aposentada da escola São Pedro, onde ela estudou o primário, e de Seu Manoel do Cipó (in memória), que em seu caminhão, transportava passageiros e o que produzia na fazenda Cipós e região. Ele foi o seu grande incentivador. Ela tinha 14 anos quando ele morreu, e havia pouco tempo que ele a tinha presenteado com um violão, pois sabia do amor da filha pelo instrumento, já que mais ou menos com 8 anos de idade, ficava fascinada vendo Isabel ( autora da música E foi Assim ) tocando e cantando com seu violão, logo Ele e sua irmã fizeram uma "vaquinha" e conseguiram lhe dar esse presente. Seu pai gostava muito de sanfona, de farra, de juntar a família, logo Lila vem de uma família de músicos.

Ela começou sua carreira artística em 1983, fazendo shows com voz e violão nos barzinhos de Serra Talhada e Salgueiro, interior de Pernambuco, e cantando com a Banda Infravermelho, do seu primo Ivaldo Nogueira.

No mesmo ano, conheceu o locutor de rádio Wuinston Monteclaro, que a levou para cantar e tocar violão no seu programa matinal. Assim ela conquistou uma infinidade de fãs. Em 1984, passeando em Triunfo-PE, onde o grupo Os Seresteiros se apresentava, foi convidada para dar uma canja. Imediatamente foi contratada para fazer parte do grupo, que ficou conhecido como Homero e Lila, os Seresteiros de Serra Talhada.

Em 1986, ela iniciou sua carreira solo, como Lila e seu Grupo Nostálgico, nome que usa até hoje. Em 1996, gravou o seu 1º LP e CD com o título, E foi assim. Mas, foi no 2º CD, contendo a música Coração tá ocupado, de sua autoria, e algumas regravações do imortal Vicente Celestino, seu ídolo, que o sucesso aumentou.

Depois uma trajetória de muito sucesso e muito trabalho, com vários CDs gravados, e várias musicas que marcaram três décadas, Lila gravou seu primeiro DVD, 30 Anos de sucesso.

Em recente passagem pela cidade de Petrolândia, onde realizou mais um grande show, no Grêmio Lítero Recreativo, Lila, a eterna Rainha da Seresta, concedeu entrevista com exclusividade ao Blog de Assis Ramalho, no Sheik Hotel, onde ela esteve hospedada.

Na entrevista, a Rainha da Seresta fala do seu amor e carinho pela cidade e diz que cada vez que vem a Petrolândia se recorda de anos atrás, quando começou a fazer sucesso, e que Petrolândia é uma cidade que está sempre abraçando a sua carreira.

Lila diz que, apesar dos 30 anos de uma carreira de sucessos, ainda continua com o mesmo entusiasmo de antes, e que adora abraçar seus fãs, antes e durante os shows.

Hoje, ela colhe os frutos do seu bonito e reconhecido trabalho, mas nem tudo foram flores na sua vida. Lila diz que perdeu o pai, seu grande incentivador, aos 14 anos, após ter sido presenteada por ele com um violão. Segundo Lila, o sonho do seu pai era que ela se tornasse uma artista, mas, infelizmente, ele faleceu e não pôde ver a filha brilhando nos palcos da vida.

Confira a entrevista concedida por Lila, a Rainha da Seresta, com exclusividade, ao Blog de Assis Ramalho:

Blog de Assis Ramalho: Lila, com certeza, você é uma artista que se identifica muito com seu grande público e aqui, em Petrolândia, não é diferente. Show de Lila aqui é sinônimo de casa cheia e, mais uma vez, Petrolândia recebe você de braços abertos.

Lila: É verdade. Pra mim é um prazer enorme, porque, cada vez que eu venho a Petrolândia, eu me recordo de anos atrás, quando eu comecei a fazer sucesso aqui, em Petrolândia. Na verdade, o povo desta terra nunca me esquece e eu nunca esqueço o povo de Petrolândia, que sempre está abraçando a minha carreira.
Então, Petrolândia é uma cidade que mora no meu coração.

Blog de Assis Ramalho: Você está lançando seu novo trabalho, que leva o nome 30 anos de sucesso. Depois de tantos anos de estrada, de tantos sucessos, você ainda tem a mesma motivação nos palcos, na hora de fazer seus shows?

Lila: Essa é uma boa pergunta porque, apesar desses 30 anos de sucesso, eu continuo com o mesmo entusiasmo até hoje. Eu mantenho a minha carreira do mesmo jeito que comecei, sempre abraçando os meus fãs, sempre agradecendo a Deus todos os dias por eu ter esses fãs maravilhosos. E é por eles que a gente faz a festa com esse entusiasmo que você me perguntou se ainda tenho. Então, esse entusiasmo e esse carinho dos fãs comigo, e meu com eles, é eterno, as emoções são sempre as mesmas. É, na verdade, uma troca de carinhos e as emoções são sempre renovadas sempre que a gente se encontra.

Blog de Assis Ramalho: De onde veio o gosto de Lila pela música e quem foi o seu, ou os seus incentivadores?

Lila: O meu pai foi meu grande incentivador. Eu tinha 14 anos quando ele morreu, e tinha pouco tempo que ele tinha me presenteado com um violão. Ele e minha irmã fizeram uma "vaquinha" e conseguiram me dar esse presente. Meu pai gostava muito de sanfona, de farra, de juntar a família, porque eu já venho de uma família de músicos. Eu tenho um tio que era cego e tocava rabeca, tem o meu primo Ivaldo, que foi o meu primeiro tecladista, quando eu comecei a minha carreira solo, e ele também é deficiente visual, mas é um grande talento, um grande sanfoneiro. Também tem Assisão, que é meu primo. Então, na família tem muita gente ligada à música. E o sonho do meu pai era que a gente fosse artista, e a gente, na época, já tocava dentro de casa para as visitas. Mas, infelizmente, o meu pai não chegou a me ver tocar e cantar nos palcos. E, depois de muitos anos de estrada, estamos aí, graças a Deus, fazendo aquilo que o meu pai me ensinou e me incentivou.

Blog de Assis Ramalho: Lila, hoje você é uma artista que está há 30 anos fazendo sucesso. Isso é muito difícil, porque uma coisa é chegar ao sucesso e outra coisa é mantê-lo, ainda mais durante 30 anos. Mas, com certeza, você passou por muitas dificuldades no início da carreira. Como foi o seu começo? 

Lila: Tudo que você falou é verdade, porque não é fácil mesmo. Eu lembro da emoção do lançamento do meu primeiro LP, porque naquela época eram muitas as dificuldade para um artista gravar um LP. Enquanto, hoje, a gente tem uma gravadora dentro da nossa própria casa. Mas antes do LP, veio o sucesso através das fitas cassetes. A gente gravava os shows naqueles antigos gravadores e depois passava para as fitas. Depois, veio o sonho de gravar o primeiro LP, que foi muito difícil porque, naquela época, era uma coisa muita cara gravar um LP. Mas eu conseguir gravar. Depois do LP, eu gravei um CD, quando na época poucas pessoas ouviam falar em CD. Mas o sucesso só aconteceu mesmo foi no segundo CD.

Blog de Assis Ramalho: O primeiro CD não pegou? Não encaixou?

Lila: O sucesso do primeiro CD foi apenas regional e local. Fiz sucesso aqui em Petrolândia, Serra Talhada e em outras cidades onde a gente já tinha um certo nome em nível regional. Mas o grande sucesso veio mesmo no segundo CD, com a música de minha autoria Coração tá ocupado.

Blog de Assis Ramalho: Você me falou, certa vez, que essa musica tem um significado muito especial pra você, porque você a compôs num momento em que estava sofrendo por amor.

Lila: (Risos) Verdade. Essa música eu gravei em 1988, e parece que foi ontem, tamanho o sucesso que ela ainda continua fazendo nos dias de hoje. Onde eu chego para fazer um show, lembram logo dessa música e se eu não cantar eu tenho que sair do palco de camburão (mais risos). E o engraçado de tudo isso é que essa música quase não foi incluída no repertório de gravação do CD,  na época...

Blog de Assis Ramalho: Como assim? O seu maior sucesso por pouco não foi excluído, na hora de selecionar as músicas para gravar o CD? Conte pra nós essa história curiosa.

Lila: Foi assim: eu já tinha escolhido as 14 músicas que iriam ser gravadas. Na época, eu estava em Juazeiro da Bahia e estava indo no meu carro a Petrolina (cidade vizinha, em Pernambuco), quando eu compus essa música (Coração tá ocupado). Quando eu estava passando pela ponte que separa as duas cidades, me veio aquele estalo, de repente, de eu fazer essa música. E eu comecei a fazer um trechinho da música, mas era aquela coisa pessoal, e quando a gente escreve coisa pessoal a gente fica meio...

Blog de Assis Ramalho: Meio como? Essa música nasceu através de uma paixão não resolvida?

Lila: (Risos) É verdade, ela nasceu de um sentimento que eu vivi. Mas, naquela hora, eu não estava pensando em compor nenhuma música, mas de repente surgiu aquele momento, e me veio a vontade de fazer o trecho da música. Então, eu já passei para Petrolina compondo na minha mente e cantando um trecho da música, que diz assim: "Quando passo pela rua que te vejo, já não sinto mais desejo, já não sinto mais amor". Aí, eu disse: "Pô! Legal, gostei!" Aí eu fui em Petrolina e voltei (a Juazeiro) com aquele filme na cabeça, (filme) daquela música. Quando cheguei em casa, eu peguei o caderno e escrevi a letra, peguei o teclado e daí surgiu a música. Mas, após eu concluir a música, fiquei com aquela dúvida na minha cabeça, e me perguntei: "Eu gravo ou não gravo?" e aí eu disse "Não vou gravar, porque é uma coisa pessoal". Mas depois eu voltei atrás e disse: "Ah! Quer saber de uma coisa? Eu vou gravar essa música. E gravei". Inclusive, até o título do CD eu já tinha escolhido, que era a música Eu aceito o seu perdão, uma música de autoria de uma amiga minha, e que eu ajudei a terminar, e, na verdade, essa música foi o primeiro sucesso do CD. Mas, em seguida, a música Coração tá ocupado bombou. E foi um estouro que dura até hoje, graças a Deus.

Blog de Assis Ramalho: Com tantas músicas que você canta e faz sucesso, você não sente dificuldade de fazer o repertorio dos seus shows?

Lila: É verdade, porque são muitas músicas e, por mais que a gente procure caprichar no repertorio, ficam sempre algumas de fora, que o público pede pra gente cantar na hora do show. E aí não tem jeito, a gente tem que quebrar o protocolo, porque eu sempre respeito essa parceria com o meu público. Então começa o show e o público começa a pedir "toca essa, toca aquela", e não está no repertório. Aí sobra para o meu maestro, Lauro - que é uma fera, sabe tudo de música -, que sempre dá um jeito e a gente improvisa e dá certo, porque a gente faz tudo por amor ao nosso público.

Blog de Assis Ramalho: Uma coisa que chama a atenção é que você está com o DVD de 30 anos de carreira, de história, de sucesso, e sempre cantando musicas românticas, sempre sendo fiel ao seu público. Você nunca quis pegar carona naqueles ritmos de músicas passageiras, como foi, por exemplo, a lambada dos anos 80. Fidelidade com o seu público é a sua verdadeira marca?

Lila: Olha, você falou aí uma verdade. Eu nunca quis nem vou querer mudar o meu restilo de música, porque, se fizesse isso, eu estaria traindo o meu público. E eu devo tudo ao meu público, que me acompanha por onde quer que eu vá. Eu jamais vou pegar carona em determinados ritmos de músicas, como você bem falou aí. Muitos cantores seguiram outras modas, mas eu nunca quis, e quem quiser me contratar já sabe: é com aquele repertório que o meu público gosta e que eu gosto também.

Blog de Assis Ramalho: Nota-se que você tem uma grande admiração pelo cantor Vicente Celestino, porque você está sempre cantando músicas dele. De onde veio essa admiração?

Lila: É verdade, eu sou apaixonada por Vicente Celestino. Tudo que eu queria gravar dele, eu gravei. Ele, com certeza, é o meu maior ídolo. Para que você tenha uma ideia, quando eu fiz 15 anos, a minha mãe me perguntou "Qual o presente que você quer ganhar?" e eu, em cima da bucha, disse: "Eu quero um LP de Vicente Celestino". Ele foi fenomenal, não só como cantor, mas como poeta e compositor. Quando se fala em Vicente Celestino, o que vem na mente das pessoas é a música "O Ébrio", mas não é só isso. Ele tem um grande acervo de boas músicas. O meu primeiro grande sucesso, nos tempos de fitas cassetes, por exemplo, foi cantando Eu rasguei o seu retrato, música de Vicente Celestino. Na época, o meu sucesso com o público foi tão grande que, durante os shows, as pessoas traziam uma foto de namorados ou namoradas, com quem estavam brigados, para que eu rasgasse na hora em que eu estava cantando a música. E aí eu soltava a voz: "Eu sei também ser ingrata, meu coração já não te quer, eu ontem rasguei o seu retrato..." Então, essa é uma das muitas músicas que eu, ainda hoje, canto nos meus shows.

Blog de Assis Ramalho: Fora Vicente Celestino, qual ou quais os outros cantores que você admira?

Lila: Tem outros cantores que eu também admiro, mas eu sou apaixonada pela paixão nacional, que é Roberto Carlos. Eu sou apaixonada por ele, não só como cantor e compositor, mas como ser humano. Roberto Carlos é aquela coisa divina e Vicente Celestino foi um poeta.

Blog de Assis Ramalho: Se fosse para você escolher, qual música de Roberto Carlos você queria que a letra fosse sua?(Risos)

Lila: Nossa! Aí você foi longe, porque são muitas músicas do Rei que eu gostaria que fossem minhas (Risos). Mas, dessas muitas, eu escolheria "Meu querido, meu velho, meu amigo". E das muitas de Vicente Celestino, eu escolheria "Porta Aberta".

Blog de Assis Ramalho: Lila, gostaria de lhe agradecer por ter recebido a nossa reportagem, pelo carinho que você sempre teve conosco, e deixar o espaço aberto para suas considerações finais desta linda entrevista.

Lila: Muito obrigado a você, Assis, e queria lhe agradecer por sua humildade, por seu carinho, que você sempre demonstrou ter por mim, pela força que você tem me dado, me divulgando no seu Blog. E eu acompanho o seu Blog, estou sempre compartilhando as suas notícias porque somos amigos de Facebook. Então, muito obrigado e que Deus sempre lhe proteja. E deixo um beijo no coração de todos e até a próxima!

Para ver mais fotos da entrevista clique aqui>Blog de Assis Ramalho entrevista Lila

Para ouvir as músicas de Lila, no Palco MP3, clique aqui>Palco MP3.com/Lila Romântico/

Notícias relacionadas(clique para ler):
>Lila, a Rainha da Seresta, anuncia o seu novo CD ''30 anos de Sucesso''; o Blog de Assis Ramalho recomenda.
>Petrolândia: Grupo Seduzyr e Lila, rainha da seresta, agitaram a segunda-feira (01)


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Petrolândia: Candidatos aprovados no Concurso Público da Prefeitura reclamam de demora na convocação para posse


À redação do Blog de Assis Ramalho frequentemente chegam mensagens de candidatos aprovados no Concurso Público para Agente Comunitário de Saúde e Agente de Endemias, da Prefeitura Municipal de Petrolândia, processo que se arrasta há mais de um ano. Nova mensagem chegou esta tarde.

"Boa tarde, Assis. Venho por meio de seu blog fazer um apelo para que o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões divulgue uma nota sobre a real situação do concurso público, aqui realizado no dia 29 de julho de 2012, pela empresa Advise, na qual a mesma está sendo citada pela Secretaria de Saúde como a responsável pelo empasse da não convocação dos candidatos aprovados, pois a mesma (secretaria) alega que a Advise ainda não repassou para a Prefeitura toda a documentação dos candidatos aprovados no concurso público. Eu gostaria de saber quem são os culpados, já que a Advise não mantém mais o seu atendimento on-line no seu site para que nós, aprovados, tenhamos informações a respeito deste agravante aqui citado."

Os candidatos não sabem mais a quem se dirigir nem a que atribuir a não convocação para assumirem seus postos. Em seu site (www.advise.net.br), a organizadora do concurso Advise Consultoria & Planejamento, da cidade de Guarabira-PB, nenhuma informação sobre o processo foi postada após 28/06/2013, quando foi divulgado o resultado final do Curso de Formação Profissional dos candidatos. A capacitação foi prestada por empresa terceirizada no dia 21/06/2013. 

Em concurso similar, organizado pela empresa para a Prefeitura de Brejo da Madre de Deus-PE, a Advise prestou esclarecimento aos candidatos, informando em Comunicado assinado pelo Diretor Executivo Clênio Marcos Lima Santos, datado de 28/08/2013, "a todos os candidatos inscritos no Certame supramencionado (Concurso Público de Nº 001/2012 – PMBMD/PE) que o Relatório Técnico Conclusivo, contendo todas as informações a respeito do Concurso Público, o qual promove valimento para a convocação dos candidatos aprovados estará, num prazo de 05 (cinco) dias úteis, a contar a partir desta data, sendo encaminhado para a sede da Administração Municipal. Ao mesmo tempo, a ADVISE informa aos candidatos que, enquanto este Relatório não for encaminhado ao Poder Público Municipal, o excelentíssimo gestor está sem a documentação necessária para possíveis convocações de imediato." Leia o documento na íntegra aqui>Comunicado Advise PMBMD (arquivo PDF)

A última informação que o Blog de Assis Ramalho dispõe é que a próxima etapa, após o concurso, deverá ser a homologação. Para isso, se faz necessário que a Advise envie à Prefeitura Municipal de Petrolândia toda a documentação (editais, resultados etc.), para que o prefeito faça a homologação e envie os dados para que o Tribunal de Contas do Estado aprove. Segundo a Secretaria de Saúde, essa documentação ainda não foi recebida e muitos contatos já foram dispensados na intenção de solucionar o problema. Porém, somente novos prazos são dados pela Advise para a entrega do material. Também de acordo com informações da Secretaria de Saúde, "o caso está na Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Petrolândia e o prefeito irá até a Paraíba, falar pessoalmente com o sócio proprietário da Advise."

Redação do Blog de Assis Ramalho

Vestibular CESVASF Belém do São Francisco: Inscrições de 1º de novembro a 5 de janeiro

O Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco-CESVASF, de Belém do São Francisco-PE, abre inscrições para o Vestibular 2014.1 a partir de 1º de novembro, com encerramento no dia 05 de janeiro de 2014. Provas no dia 12 de janeiro de 2014.

Serão oferecidas licenciaturas em Letras, História, Geografia, Matemática e Biologia.

O Cesvasf é participante do Programa Universidade para Todos em Pernambuco–PROUPE, destinado à concessão de bolsas de estudo integrais e parciais para alunos de ensino superior em autarquias municipais sem fins lucrativos.

Petrolândia: Prefeitura Municipal e empresa Boa Safra promovem Dia de Campo da Cultura do Pimentão neste sábado, dia 26


CONVITE

A Prefeitura de Petrolândia, por intermédio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Agricultura, em parceria com a empresa Boa Safra, em atendimento a demanda dos produtores, em função do alto custo de produção, convida todos os interessados a participarem de Dia de Campo na Cultura de Pimentão, com a seguinte programação:

Data: 26 de outubro de 2013 (sábado)
Local do encontro: Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal de Petrolândia
Av. dos Três Poderes, 141 - Centro
8h00 - Fertirrigação - Engenheiro Agrônomo Daniel Pinto
9h00 - Manejo cultural - Engenheiro Agrônomo Leonardo Carvalheira
10h00 - Visita em campo

Atenciosamente,

Lourival Simões
Prefeito

Mais informações: (87) 3851-1156 - Secretaria de Agricultura ou Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Ex-prefeito sofre infarto na cadeia e morre


O ex-prefeito Ruy Gonzalez, que foi chefe do executivo de Guarujá, no litoral de São Paulo, na década de 1990, morreu na manhã desta quinta-feira (24). Gonzalez, que também foi deputado estadual, estava preso por ter sido condenado a cumprir pena por envolvimento com a quadrilha que sequestrou a família do gerente de um banco na Baixada Santista.

Segundo informações passadas por familiares de Gonzalez, o político passou mal no início da manhã, na penitenciária de Tremembé, e acabou falecendo pouco tempo depois.

O velório de Gonzalez acontecerá na Câmara Municipal de Guarujá e será aberto ao público. O presidente do legislativo, Marcelo Squassoni (PRB), decretou luto oficial de três dias na cidade.

Ruy Gonzalez foi prefeito de Guarujá pelo Partido Social Democrático (PSD) entre 1993 e 1996. A administração de Gonzalez contou com várias acusações, como por exemplo um envolvimento com superfaturamentos durante a gestão. A oposição, na época, tentou um impeachment contra o prefeito, sem sucesso.

Fonte: G1 Santos

Mega-sena acumulada pode pagar prêmio de R$ 29 milhões no sábado


O prêmio da Mega-Sena acumulou novamente, na noite desta quarta-feira (23). Quem acertar as seis dezenas no próximo sorteio, no sábado (26), poderá levar R$ 29 milhões.

Veja os números do concurso 1.541:

05 - 24 - 37 - 44 - 49 - 58

A quadra pagou R$ 320,34 aos mais de 12 mil  que acertaram as quatro dezenas.

Quem marcou cinco números levou R$ 13,1 mil. Para o próximo sorteio, os jogos podem ser feitos até as 19h (horário de Brasília) do próximo sábado, em qualquer casa lotérica. A aposta mínima custa R$ 2.

Rodrigo Novaes solicita que Adutora do Pajeú beneficie Distrito de Jericó em Triunfo


O deputado Rodrigo Novaes (PSD) apresentou a Indicação nº 7186/13, na Assembleia Legislativa, requerendo que seja construído um ramal da Adutora do Pajeú para o distrito de Jericó, no município de Triunfo.

Segundo Novaes, Jericó passa por sérias dificuldades em relação ao abastecimento d'àgua. “O distrito está em situação de colapso. Muitas residências e o comércio estão sendo abastecidos apenas por carros pipas, chegando a passar mais de 20 dias sem água nas torneiras”, afirmou.

A obra solucionaria os problemas do local, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores. O pedido foi feito ao Governo do Estado, ao Ministério da Integração e ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Joana Sampaio
Assessoria de Imprensa - Deputado Rodrigo Novaes
Foto: Assis Ramalho

O que está ruim pode piorar: Lei de novos municípios vai reduzir recursos às prefeituras, diz Dilma

A lei, aprovada pelo Congresso na semana passada, que prevê a criação de novos municípios no país, tem como uma de suas consequências nova repartição de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e, com isso, diluição proporcional das verbas repassadas, afirmou a presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira.

“Acho que é importante as pessoas saberem que quando um município é criado, os recursos são divididos por um grupo maior, não há acréscimo de recursos. Portanto, o FPM, cujo montante total é distribuído proporcionalmente, vai ficar constante e vai haver redução proporcional ao número de municípios criados”, disse a presidente em entrevista à rádio Itatiaia, de Minas Gerais.

Por outro lado, para a presidente, a nova lei tem como aspecto positivo regulamentar uma emenda constitucional que congelou a criação de cidades até que fossem definidos critérios nacionais para o processo.

Na avaliação da presidente, criação de município “não é nem um mal nem um bem”, mas “tem que ser feita com critérios”. Dilma prometeu considerar esses aspectos ao sancionar a lei, o que deve ocorrer até 12 de novembro, segundo informou a Casa Civil ao ser questionada sobre o prazo. “Tem de olhar com critério e cuidado”, disse a presidente.

Fonte: Valor Econômico

Petrolândia: Paulinelly Construções comemora um ano em seu novo endereço com show de ofertas



Nessa terça-feira, 22 de outubro, a Paulinelly Construções comemorou um ano de fundação. Em razão do seu primeiro aniversário, a Paulinelly Construções decidiu presentar os clientes com um show de ofertas e preços especiais.

A Paulinelly tem carteira própria de crediário, em que você pode parcelar suas compras em até 10 vezes(Sujeito a aprovação de crédito).

Para ver mais fotos, clique aqui>Paulinelly Construções - Petrolândia-PE

Paulinelly Construções 
Avenida Marquês de Olinda, 133 - Centro
Petrolândia - PE
Telefone: (87) 3851 1157

Operação policial prende grupo suspeito de assaltos a bancos e outros crimes no Agreste e Sertão de Alagoas

http://173.193.159.17/minutosertao/public_html/assets/cache/thumbs/e60eac435b0ad578763cbbe8ad0ffc76.jpg
Operação aconteceu em Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios e Senador Rui Palmeira

Uma operação da Polícia Militar de Alagoas com apoio do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), do Ministério Público, prendeu 10 pessoas acusadas de assalto a bancos e outros crimes no Agreste e Sertão de Alagoas, na manhã desta quinta-feira (24), segundo o coronel Claudivan Albuquerque.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 17ª Vara Criminal. Entre os presos estão suspeitos de envolvimento em tráfico de drogas, roubo de veículos, homicídio e roubos em instituições financeiras como bancos e casas lotéricas.


Iphan abre processo seletivo simplificado para 163 oportunidades de nível superior


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu nesta terça-feira (22) novo processo seletivo simplificado com oferta de 163 vagas temporárias de nível superior. De acordo com o edital de abertura publicado no Diário Oficial da União, o Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) é a banca organizadora.

Os salários variam de R$ 6.130 a R$ 8,3 mil e há chances nas áreas de logística, convênios e contratos, arqueologia e arquitetura e engenharia. Os aprovados serão lotados em todo o país, mas a maioria deles (21) vão trabalhar em Brasília (DF).

Os interessados deverão se inscrever no site www.iades.com.br entre os dias 25 de outubro e 18 de novembro. As taxas variam de R$ 66 a R$ 70. Haverá prova objetiva no dia 15 de dezembro e avaliação curricular com aplicação nas 27 capitais do país. O edital não informa o tempo exato dos contratos.

Diario de Pernambuco

Anvisa proíbe distribuição e venda de lote de pipoca


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e venda do Lote 123 do produto Pipoca Nacional, da marca Brasileira. O motivo é o excesso de aflatoxina, substância que, se consumida em grande quantidade, tem potencial tóxico. A determinação está em resolução da Anvisa publicada na edição de hoje (24) do Diário Oficial da União.

O lote suspenso tem data de fabricação de 1°de abril de 2013 e vencimento em 1° de março de 2014. O teor de aflatoxinas, superior ao limite máximo permitido, foi constatado em laudo emitido pelo Instituto Octávio Magalhães, da Fundação Ezequiel Dias, de Minas Gerais.

Agência Brasil

Fórum de Gestores em Direitos Humanos percorre cidades do Sertão

Petrolina, Ouricuri, Salgueiro, Floresta e Afogados da Ingazeira são os municípios visitados pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH, para mobilização do Fórum de Gestores na área.

A partir desta segunda-feira, 28, até o dia 1º de novembro, equipes da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, coordenada pelo secretário executivo, Paulo Moraes, realiza uma maratona de visitas a 05 municípios sertanejos. O objetivo é mobilizar gestores que atuam na área de direitos humanos para implantação do Fórum de Gestores da área. Na ocasião será assinada a carta de intensões para a formação do fórum.

Os encontros de articulação tiveram início na RMR, depois passaram por Limoeiro, Caruaru, Arcoverde e Garanhuns. A iniciativa da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH, e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, SEDSDH, é inédita no estado. Visa implementar ações que venham a reforçar a promoção e defesa dos direitos, como por exemplo, da criança e do adolescente, do idoso, da população LGBT, dos reeducandos em regime aberto e em liberdade condicional e da população como um todo.

O espaço servirá também para troca de experiências entre as esferas municipal e estadual, interiorizando as ações e possibilitando a replicação de políticas públicas de direitos humanos no âmbito local. 
 

Ministério Público Estadual ingressa na justiça com ação civil pública contra a Celpe


O Ministério Público de Pernambuco ingressou na justiça com uma ação civil pública contra a Celpe. No processo, a promotoria do consumidor exige que a partir da intimação, a companhia apresente em 10 dias um plano de trabalho à Arpe.

A iniciativa tem como objetivo o cumprimento das normas de segurança estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica. O orgão de fiscalização estadual concluiu que a Celpe tem 19 itens pendentes quanto às leis em vigor.

A ação civil pública determina ainda que a empresa tem que pagar indenização por morte provocada por choque elétrico. Em 2011 foram 31, no ano passado 18, e no primeiro semestre deste ano cerca de 10.

O valor de R$ 5 milhões representa a reparação pelos danos morais coletivos causados. Liliane Fonseca, promotora do consumidor afirma que o processo está sendo analisado na vara cível.

Redator de Plantão da Rádio Jornal de Recife

Petrolina: Vara da Infância realiza evento sobre prevenção de bullying e violência com 1.500 alunos


A Vara da Infância e Juventude de Petrolina realizará, na próxima terça-feira (29/10), a primeira edição do Previne (Prevenção de Violências nas Escolas). O evento ocorrerá, às 17h, na Concha Acústica, localizada no centro da cidade, e será aberto ao público. Ao todo, foram intimados 1.500 alunos de 42 instituições de ensino, sendo 19 da rede municipal e 23 da estadual, reunindo as escolas públicas da comarca. Serão realizadas palestras como tema o combate ao bullying e à violência física.

A iniciativa também integra o programa Resgate: Educação Com Justiça e Segurança, que também é de autoria da Vara da Infância da comarca. Além dos jovens estudantes entre 12 a 17 anos, também integram o público-alvo do evento pais e responsáveis. Eles serão orientados a perceber e coibir casos de bullying e de violência física no ambiente escolar. As demais escolas que não dispõem de alunos na faixa indicada para o evento, também colaboram com apresentação de relatórios sobre essas práticas infracionais ocorridas no ambiente educacional.

A Vara da Infância e Juventude montará um mapa do bullying com base nos dados colhidos nas 150 escolas do município. Após o levantamento, os servidores da unidade judiciária farão o acompanhamento estatístico, além de serem realizadas visitas aos estabelecimentos educacionais pelos voluntários que atuam como fiscais da infância e juventude.

Quadrilha que explorava brasileiras para prostituição em Angola é presa em SP


Cinco brasileiros foram presos hoje (24) por meio da Operação Garina da Polícia Federal sob a acusação de envolvimento em esquema de tráfego internacional de mulheres. Eles aliciavam as vítimas em casas noturnas da capital paulista com a promessa de que receberiam valores altos em dólares para se prostituirem, em Angola, país que fica na Costa Ocidental da África.

Segundo nota da PF, as mulheres eram oferecidas a clientes de alto poder aquisitivo. Dois estrangeiros ligados à quadrilha no exterior também tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça Federal e os nomes foram incluídos na lista mundial de procurados pela Interpol. Além das prisões, foram expedidos 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Cotia e Guarulhos.

O caso começou a ser investigado pelos agentes federais há um ano, período em que conseguiram juntar provas de que as vítimas eram aliciadas pelo grupo criminoso em casas noturnas paulistanas. Para atraí-las ofereciam pagamento de US $ 10 mil dólares para se prostituirem pelo período de uma semana.

Deputado Rodrigo Novaes acompanha Secretário Aldo Santos em visitas ao Sertão


O deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) anunciou, em sua página no Facebook, que está viajando para o Sertão, onde estará com o Secretário Estadual de Agricultura e Reforma Agrária, José Aldo Santos, em Parnamirim, na tarde desta quinta-feira, 24. 

Amanhã, informa o parlamentar, estarão em Petrolândia para assinatura de convênios de estimulo à piscicultura e entregas de máquinas.

No mesmo dia, Novaes visita Floresta e Serrita.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações e foto: Facebook Rodrigo Novaes

Governo de Pernambuco anuncia calendário de pagamento dos salários de novembro, dezembro e 13º do servidor estadual.


O governador Eduardo Campos divulgou na manhã desta quinta-feira (24), o calendário de pagamento dos salários de novembro, dezembro e 13º salário do servidor estadual.

Os salários de novembro estarão na conta nos dias 27, 28 e 29 de novembro. Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro será a vez do pagamento do 13º. 

Já em 20, 23 e 24 haverá o pagamento do salário de dezembro. Os três pagamentos acontecerão em um intervalo de menos de 25 dias, injetando na economia local R$ 2,015 bilhões.

Fonte de Informação: Jornal do Commercio

Hotel Pontal do Lago

Direito Agrário: A legislação de agrotóxicos e a “pseudoirresponsabilidade” do usuário. Entrevista IHU On-Line com Paulo Engel


“Os operadores do direito não devem se curvar diante das dificuldades por falta de normas ou incoerências das existentes, devendo, assim, lançar mão da criatividade e buscar a tutela da qualidade ambiental com as ferramentas disponíveis; amparando-se, portanto, na Constituição da República de 1988, na Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, na Lei dos Crimes Ambientais e até mesmo no Código Penal”, afirma o mestre em Direito.

A legislação brasileira acerca dos agrotóxicos “está mais afinada com questões de princípios comerciais do que ecológicos”, diz Paulo Engel à IHU On-Line, autor da dissertação A Teoria da Agroartificialidade e o uso de agrotóxicos no Brasil: uma releitura da tutela jurídica das águas subterrâneas. De acordo com ele, a influência econômica impede “um diálogo sério, técnico-científico entre as ciências envolvidas, inclusive a jurídica”.

Na entrevista a seguir, concedida por e-mail, Engel critica o sistema de reavaliação por expiração do prazo de registro dos agrotóxicos, o qual foi “banido” da legislação. “Antes, sob as regras do Dec. 98.816/90, que foi o primeiro a regulamentar a Lei 7.802, o prazo de validade de um registro de agrotóxico era de cinco anos. Transcorrido esse período, a indústria deveria pleitear a renovação do mesmo, ou seja, passar um outro processo de licenciamento onde poderia ser exigido algo a mais em favor da sanidade ambiental. Porém, já em 1993, o Decreto 991 eliminou essa exigência, que continua ausente no atual Decreto 4.074/2002”, informa.

CDL-Garanhuns oferece cursos de MBA

A CDL, em parceria com o Instituto Mentoring, oferece aos associados os cursos de MBA em GESTÃO EMPRESARIAL, GESTÃO DE MARKETING E VENDAS e GESTÃO FINANCEIRA, CONTABIL E CONTROLADORIA os quais receberão o desconto de 20% (vinte por cento) nas mensalidades e 100% (cem por cento) nas matriculas.

As matriculas poderão ser feitas na sede da CDL-Garanhuns a partir do dia 25/10 a 16/11, das 14h às 17h ou pelos telefones (87) 8118-9362 ou (87) 9979-0468.

Informações: CDL Garanhuns


Delegados do caso Thiago Faria têm nova reunião nesta quinta-feira na delegacia de Águas Belas

Acontece nesta quinta-feira, na Delegacia de Águas Belas, mais uma reunião entre os delegados responsáveis pela investigação da morte do promotor Thiago Faria Soares, 36 anos. Participam no encontro os delegados Rômulo Holanda (que preside o inquérito), Salustiano Albuquerque, Glaukus Menck e Josineide Confessor. O objetivo da reunião é dividir as tarefas e definir os próximos passos da investigação.

A Polícia Civil informou nessa quarta-feira que poderá solicitar a quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico de todas as pessoas que estão sendo investigadas e ouvidas no caso. Segundo o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, delegado Osvaldo Morais, os pedidos que ainda não foram feitos serão providenciados nos próximos dias.

Depois de um dia inteiro de reuniões sobre as investigações do assassinato do promotor Thiago, foram definidos os nomes dos representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que irão acompanhar os trabalhos realizados pelos delegados e promotores que apuram o crime.

Ao final da reunião realizada no Fórum de Águas Belas entre a Polícia Civil (PC) e o MPPE, a sub-procuradora Laís Teixeira informou que ela, o também sub-procurador Fernando Barros e o promotor Rinaldo Jorge irão acompanhar toda a investigação.

Fonte de notícia: Diário de Pernambuco

O cérebro que nos define

“Ainda hoje nunca foi realizado um transplante de cérebro, mas, se o fosse, seria como se o cérebro recebesse um novo corpo e não o corpo um novo órgão.”

De apenas um órgão do corpo humano a ator social, cada vez mais o cérebro humano vem sendo encarado como o centro das ações e percepções que definem alguém. Ao controlar as formas de ser, pensar e agir, o cérebro - e não mais a alma ou a genética, como se acreditava antigamente – definiriam o self. “Ainda hoje nunca foi realizado um transplante de cérebro, mas, se o fosse, seria como se o cérebro recebesse um novo corpo e não o corpo um novo órgão”, opina o filósofo espanhol Francisco Ortega,professor do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Neurociências, saúde e sociedade foi o tema da conferência ministrada no dia 08-10-2013, durante o II Seminário preparatório ao XIV Simpósio Internacional IHU – Revoluções tecnocientí­ficas, cultura, indivíduos e sociedades. A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea. O evento ocorreu na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, no Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Dilma quer "critérios técnicos objetivos" para criação de municípios


A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (24) que a criação de municípios deve seguir critérios técnicos objetivos para que não ocorram prejuízo à renda de outros municípios, criação de cidades inviáveis e jogo político durante o processo. Segundo ela, no entanto, o Brasil tem realidades distintas e o surgimento de municípios é necessário em alguns casos.

O plenário do Senado aprovou no dia 16 de outubro o Projeto de Lei Complementar 98/2002, que regulamenta a fusão, criação e desmembramento de municípios. Com as novas regras, 188 distritos passam a ter condição de se emancipar. Dilma explicou que o projeto de lei regulamenta a Emenda Constitucional nº 15, que congelou a criação de municípios até a definição de critérios nacionais.

Frases do dia 24/10/2013: Coletânea IHU On-Line

Arma política

“O pobre Amarildo foi um morto comum nas mãos de policiais com vocação criminosa, entre tantos cujos nomes e destinos pouco ou nada importam à opinião pública. O morto Amarildo tornou-se arma política” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 24-10-2013.

Receita divulga normas sobre informações de imposto retido na fonte


A Receita Federal publicou hoje (24) no Diário Oficial da União normas para as empresas enviarem a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF). As regras são para as empresas e também pessoas físicas que pagaram ou creditaram rendimentos sobre os quais tenham incidido retenção do Imposto de Renda.

A instrução normativa informa que o programa gerador da declaração, de uso obrigatório por fontes pagadoras, será disponibilizado no site da Receita Federal. Não há informações sobre a data que o programa de 2014, usado para preenchimento e importação de dados, estará disponível. A declaração deverá ser entregue até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 28 de fevereiro de 2014.

Itep e UFPE promovem o V Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos de Pernambuco


De 28 a 30 deste mês, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) sediará o V Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco e o II Workshop Internacional sobre Mudanças Climáticas e Biodiversidade, realizados pelo instituto, por meio da Unidade de Geoprocessamento (UGEO), e pelo Grupo de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento da UFPE. As inscrições podem ser feitas no site do Itep no link: http://migre.me/gmpCs e custam R$ 125,00 até o dia 25 deste mês e R$ 150,00 durante o evento.

Os workshops se destinam a profissionais e pesquisadores nas áreas de ciências humanas e da atmosfera, hidrologia e meio ambiente, docentes, técnicos, estudantes e público interessados em contribuir com a mitigação dos impactos das mudanças climáticas sobre os recursos naturais e das vulnerabilidades. Os eixos temáticos dos eventos são: Desastres naturais e eventos extremos; Geotecnologias e aplicação nos recursos naturais; Modelagem climática e perspectivas futuras; Monitoramento ambiental; Variabilidade e mudanças climáticas; Transformações espaciais e seus impactos no clima e recursos hídricos; e Vulnerabilidade e mitigação.

Blog de Assis Ramalho publica nesta quinta-feira entrevista com Lila, a Rainha da seresta



Logo mais o Blog de Assis Ramalho vai postar entrevista exclusiva sobre os 30 anos de carreira da cantora e compositora Lila, a Rainha da Seresta. Aguarde.

Enem: saiba o que levar, o que não fazer e o que não esquecer


Os candidatos que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos sábado (26) e domingo (27) devem ficar atentos para não serem eliminados por descuido. Algumas atitudes no momento da prova podem desclassificar o estudante: a principal delas é tentar copiar as respostas de outro candidato ou utilizar material externo como anotações e aparelhos eletrônicos.

Na edição de 2012 do exame, o Ministério da Educação (MEC) fez um monitoramento das redes sociais durante os dois dias de prova, e 65 estudantes foram eliminados por postarem imagens na internet, inclusive do caderno de provas e do cartão especial para marcar o gabarito.

O edital do Enem lista as proibições que, caso sejam desobedecidas, estão sob pena de eliminação. Fique por dentro de todas as regras para não correr o risco de ter a sua prova anulada:

Petrolândia: Presidente do Independente F.C faz visita a Câmara e presenteia vereadores com camisas comemorativas as 40 anos do clube

Vereador Fabiano, Ivanildo "Tuí", Jorge Lino e Zé Pezão
Foto: Assis Ramalho

Ainda no embalo das comemorações dos 40 anos do seu time, o presidente do Independente F.C., Ivanildo Vieira do Nascimento(Tuí), visitou nesta semana a Câmara Municipal de Petrolândia, com a incumbência de entregar uma camisa do Independente F.C. aos vereadores Fabiano Jaques, presidente da Casa Legislativa, Jorge Viana e José Luiz(Zé Pezão).

Presente na ocasião, a reportagem do Blog de Assis Ramalho registrou o momento.

Notícia relacionada;
Clique para ler>Petrolândia: Comemoração dos 40 anos do Independente F.C. reúne futebolistas de várias gerações

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Matrículas abertas para os cursos técnicos em Enfermagem, Veterinária e Segurança do Trabalho da FUNESO até o próximo dia 08

Magda Barros, encarregada dos cursos da FUNESO em Petrolândia, informa que as matrículas para os Cursos de Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Veterinária estão abertas até o dia 08 de novembro, sexta-feira. 

Os interessados devem estar concluindo o 1º ano do Ensino Médio. Os cursos têm duração de 2 anos e o valor da matrícula é R$ 189,00.

As matrículas podem ser realizadas na Secretaria de Educação de Petrolândia, no período da manhã, com Magda.

Mais informações: (87) 9996-7683 - Magda Barros.
Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Associações de ovinocaprinocultores do município recebem matrizes caprinas em Sertânia nesta quinta, dia 24

As organizações associativas de ovinocaprinocultores Ascopetro-Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Petrolândia e Criadores da Agrovila Margarida Alves serão beneficiadas nesta quinta-feira, dia 23, com a entrega de matrizes de caprinos leiteiros, de alto padrão genético. O evento ocorrerá em Sertânia.
A ação do IPA e da Secretaria de Agricultura do Estado de Pernambuco atende à demanda de Petrolândia, para incentivo à criação de Bacia Leiteira de Caprinos no município.
As informações foram divulgadas pelo prefeito Lourival Simões, nesta manhã, na rede social Facebook.
Redação do Blog de Assis Ramalho

Informações: Facebook Lourival Simões