sábado, 16 de novembro de 2019

Petrolândia: Esquenta Verão é no Bar e Balneário Roça de Samyr neste domingo (17)



Neste domingo (17), vai ter festão no Bar e Balneário Roça de Samyr, localizado na estrada para a Serrota, às margens do Lago de Itaparica, em Petrolândia. Com apresentações ao vivo de Keven VIP e Pagodão das Antigas, o evento Esquenta Verão ('deuzulive' de esquentar mais!) terá início ao meio dia. A entrada é R$ 5,00. 

O evento vai marcar a inauguração oficial da piscina infantil do Bar e Balneário Roça de Samyr, estrutura que vem refrescar os baixinhos das altíssimas temperaturas deste verão no Sertão de Pernambuco. A piscina foi concluída há poucos dias e já foi "testada" pelas crianças no feriado de 15 de novembro.

De acordo com o empresário e mergulhador profissional Samyr Oliveira, um dos mais renomados da região, seu empreendimento está pronto para receber os turistas e visitantes, com a melhor estrutura. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Ex-pároco Zé Maria faz palestra para alunos da EREM Maria Cavalcanti sobre memória e cultura do município


Na última quarta-feira (13/11), a eletiva "Nos caminhos da cultura popular" conduzida pela professora Izaira Silva, recebeu o eterno Padre Zé Maria para uma conversa sobre memória e cultura de Petrolândia com estudantes do segundo ano.

Dia memorável!

Por Diário de Classe da Escola EREM Maria Cavalcanti Nunes - Petrolândia

* José Maria de Almeida Leitão foi padre e professor na Velha Petrolândia, na década de 80

Leia também
>> Petrolândia; EREM Maria Cavalcanti Nunes, Escola que se destaca em Pernambuco

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Moção de Aplausos do vereador Sílvio Rogério ao professor Edeli Marques e à aluna Maria Bruniele por premiação na OLP 2019


Na noite de quarta-feira (13/11/2019) foi realizada mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia. Na oportunidade, o vereador Silvio Rogério (SD) apresentou Moção de e congratulações ao Professor Edeli Marques de Souza, e a aluna Maria Bruniele dos Santos, ambos da Escola Municipal Itamar Leite, pela premiação do 3º Lugar na Olímpíada de Língua Portuguesa, obtida na cidade de São Paulo.

Justificativa

A presente MOÇÃO DE APLAUSOS reflete o orgulho e a honra desta Casa Legislativa, em prestar esta homenagem justa, externando seu carinho e admiração a professor e aluna, que se destacaram com eficiência e desenvoltura a esse belíssimo trabalho, culminando com o recebimento do prêmio, por ocupar o 3º lugar na categoria.

Sabe-se pois que um trabalho, quando efetivado em sintonia, produz resultados extraordinários, principalmente porque a arte do Ensinar não significa transferir o conhecimento intrínseco, mas sim, criar mecanismos e possibilidades para a própria produção ou construção do aluno.

A educação sempre será fator de relevante importância para a humanidade, como assim traduz o imortal Paulo Freire:

Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

Para tanto, apresentamos e pedimos aos nossos Pares a aprovação desta presente MOÇÃO DE APLAUSOS e que após, aprovada, seja encaminhada aos homenageados, com cópia à toda imprensa escrita e falada de nossa cidade.

Silvio Rogério da Silva - Vereador SD

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho
BlogAR

Petrolândia: Próximas agenda de shows da Banda Delação Premiada


Fique por dentro da agenda da Banda Delação Premiada!

Sábado 16/11 - Bar e Restaurante Maria Fumaça.
Sábado 23/11 - Bar e Restaurante Maria Fumaça.
07 de dezembro - Bar e Restaurante Maria Fumaça.

Blog de Assis Ramalho
Por: Eduardo Alcântara7

Barragem de Sobradinho em tendência de queda no volume útil


A Barragem de Sobradinho, no norte da Bahia, vem mantendo a tendência de queda em seu volume útil. Neste sábado (16), a capacidade do reservatório é de 28,64%; para amanhã (17), esse percentual cai mais um pouco, ficando em 28,44%.

Quanto à defluência (quantidade de água liberada), esse número está em 1.150 metros cúbicos por segundo (m³/s). As informações foram repassadas ao Blog pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Devido à necessidade operacional ou por razões naturais, a estatal ressalta que os valores informados poderão sofrer alterações não programadas (Blog do Carlos Brito).

Tacaratu: Aniversariante deste sábado (16/11/2019), Verônica Gomes recebe felicitações da família e de amigos


Neste sábado, 16 de novembro de 2019, o dia é muito especial para a aniversariante Verônica Gomes, residente no Sítio Tacaratuzinho, distrito da cidade de Tacaratu.

Na ocasião, familiares e amigos felicitam a tacaratuense pela passagem do seu dia..

As felicitações são também do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia.

Parabéns!

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Câmara aprova título de cidadania ao empresário da Churrascaria GAUCHO, Antônio Lewi


A Câmara Municipal de Petrolândia aprovou por unanimidade durante a sessão ordinária da quarta-feira (13/11/2019), Projeto de Decreto Legislativo Nº. 003/2019 de autoria do vereador Silvio Rogerio (SD), que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Honorário do Município de Petrolândia/PE ao empresário Antônio Lewi, proprietário da Churrascaria Gaúcho, localizada em frente à BR-316 e ao lado do Posto Sanfrancisco.

O Presidente do Poder Legislativo de Petrolândia, Joilton Pereira (PTB), em comum acordo com os familiares do homenageado e autor da propositura, marcará a data e horário, para, em Sessão Solene, fazer a entrega do título, conforme trata o Art. 1º. do Decreto.

Breve histórico do homenageado
Antônio Lewi  é Gaucho, casado com Dona Maria das Graças Lima Lewi, natural de Petrolândia, cuja prole deu origem a três filhas. Ao chegar em Petrolândia, exatamente em 04 de Maio de 2008, encantou-se com a cidade, por ser tão receptiva e calorosa , decidindo assim, tornar-se um empreendedor, fundando na ocasião, a Churrascaria GAUCHO, pioneira na região, em manter as características originais de uma churrascaria gaucha, em que se prepara e serve o tradicional churrasco gaúcho, com rodízio de carnes.

Além de excelente empreendedor, Antonio Lewi é também produtor rural, desenvolvendo desta forma, um significante trabalho, na área agrícola, o que muito engrandece o crescimento da região.

Veja fotos abaixo

Petrolândia: Novembro é Azul e Rosa na Petroclínica; aproveite os descontos e marque sua consulta


O Novembro é Azul e Rosa na PETROCLÍNICA!!

Na luta contra o Câncer se Próstata, estamos com descontos em exame de sangue, ultrassonografias, procedimentos dentários, consultas e tratamento estético com dermatologista e Fotodepilação, a depilação definitiva que deixa você livre dos pelos!! E para as mulheres contínua os descontos com câmera, nos procedimentos dentários e em alguns procedimentos em estética!!

Agendamento de consultas e mais informações: 87 99805-0774 ou 3851-2333.

A Petroclínica está localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 436 - Quadra 09 - Petrolândia-PE.

A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:

Veja abaixo nome dos profissionais

*Dr Rommel Alencar- fisioterapia em geral
*Dra Nubia Lopes - ginecologia e ultrassonografia
*Joane Barboza - preventivo com câmera, depilação a Luz intensa pulsada e drenagem linfática
*Dr Alexandre Salomao - Endoscopia Digestiva alta/ gastroenterologia
*Dr Igaro cordeiro - cirurgião dentista (canal em sessão única )
*Dra Cicero Elisane- fisioterapia em geral e a domicílio
*Dra Socorro Carvalho- ginecologia e ultrassonografia em geral
*Dr Italo Porto -psicologia
*Dra Lariça Bulhoes - pediatria e dermatologia clinica
* Dr Marcos Bispo -Endoscopia digestiva/ gastroenterologia
*Dr Emílio Araújo- psiquiatria
*Dr Magnun Aurélio - clínico geral
*Dra Andreza carvalho -psicologia
*Dra Gizele Rodrigues- nutricionista
*Vicente Monteiro- otorrinolaringologia
*Dra Bruna Lopes - cirurgiã dentista
*A Petroclínica também realiza Mamografia Digital

Blog de Assis Ramalho
Informação: Petroclínica


Petrolândia: Procura-se por documentos de uma moto e carteira de habilitação, perdidos no centro da cidade


Procura-se documentos de uma moto em nome de Jorge José da Silva, e carteira de habilitação (CNH) em nome de Thiago de Souza Silva, ambos perdidos no centro da cidade de Petrolândia.  Os proprietários solicitam a quem encontrou ou encontrar, por gentileza, entrar em contato pelo fone  (87) 9.9144-9502 (WhatsApp)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação/Proprietário do documento

O Blog de Assis Ramalho publica nota de utilidade pública gratuitamente.

Celular (87) 9.9955-1186
E-mail: contato@assisramalho.com.br
WhatsApp (87) 9628-5351 - (87) 9.99551186

Jatobá (PE): É HOJE! Ordenação sacerdotal do diácono Marciel Osvaldo será neste sábado ( 16/11) na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, às 19h





O dia esperado tão esperado chegou! Neste sábado (16/11/2019), o diácono Marciel Osvaldo de Souza será ordenado sacerdote. A celebração será realizada na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Jatobá - às 19 horas. O evento contará com cerca de 400 convidados, ente eles a presença de padres e bispos de São Paulo, Natal, Fortaleza e Caruaru, entre outros municípios. Também haverá atrações culturais.  Marciel, 32 anos, nasceu em Itaparica quando o local ainda pertencia ao município de Petrolândia. Veja abaixo o histórico do futuro sacerdote Marciel, verdadeiro filho do nosso Sertão de Itaparica. 

O Diácono Marciel Osvaldo de Souza, 32 anos de idade, SDS, é filho de Osvaldo Antônio de Souza e Maria José de Souza, sendo o terceiro filho de cinco. Natural de Petrolândia-PE, nasceu em Itaparica. Desde pequeno sempre demostrou interesse pela vida religiosa, participando da Catequese e das missas, mas sempre demostrou querer algo a mais que só viria ser descoberto posteriormente. Com 19 anos decide entrar no seminário de Floresta, morou um ano em Pesqueira-PE, fazendo a etapa do propedêutico; residiu em Caruaru-PE, estudando Filosofia. Depois de três anos de experiência na Diocese de Floresta, ele faz uma pausa na sua preparação para ser padre. Depois de dois anos retoma a caminhada de seminário com a Congregação: Sociedade do Divino Salvador (SDS), indo mora em Fortaleza-CE, onde cursou teologia por dois anos. Em 2014, realizou o ano de noviciado e em 2015 fez a sua primeira profissão religiosa como Religioso Salvatoriano, e passou a morar em São Paulo-SP, podendo assim terminar os seus estudos de Teologia. Em 2018 faz os seus Votos Definitivos na SDS, em Jundiaí-SP e no dia 21 de junho se ordenou diácono em Conchas-SP, onde residi até hoje.

O Diác. Marciel teve grande atuação na Catequese, Coroinhas e Grupo de Jovem na Paróquia de Jatobá-PE. Sua alegria de viver o seu batismo fez com que nunca desistisse de seguir a Jesus Cristo mais de perto, sendo um fiel discípulo do Divino Salvador. Sua família e seus amigos se alegram por sua perseverança no chamado que Deus o fez. Celebrar a ordenação de presbiteral do Diác. Marciel é se alegrar junto com ele por tamanho Dom que Deus concede a cada um de nós seus filhos, vocacionados para o seu santo serviço.

Perfil

Nome: Marciel Osvaldo de Souza

Data de Nasc.: 17/09/1987 (32 anos de idade)

Natural: Petrolândia-PE

Irmãos: 5 (Marciel gêmeo com Marcelo)

Dez anos de preparação para o ser padre

Formação: Filosofia (FAFICA-2010), Teologia (ITESP-2016), Pedagogia (UMESP-2018) e Especialização em Terapia Familiar e de Casal (UNIARA-2019).

Veja mais fotos abaixo

Tuka Rocha, vítima de queda de avião, segue internado em estado grave


A informação dada pelo comentarista Luciano Burti, durante a transmissão dos treinos livres para o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 no canal SporTV, de que o ex-piloto de Stock Car paulistano Tuka Rocha havia morrido após a queda de um avião bimotor Cessna 550 na tarde de quinta-feira 14, em Maraú, no sul da Bahia, foi desmentida minutos depois pelo narrador da casa, Sergio Mauricio. Tuka, chamado Christiano Chiaradia Alcoba Rocha, segue internado em estado grave no Hospital Geral do Estado, em Salvador, com queimaduras em 80% do corpo.

Por Veja

Discurso de Lula frustra siglas de esquerda que esperavam aliança com o PT


Eu, tu… O discurso de Lula a petistas, em Salvador, desagradou líderes de siglas de esquerda que pretendiam buscar o apoio do PT nas eleições municipais do ano que vem. O ex-presidente reafirmou a tese de que seu partido não deve ser coadjuvante.

…eles Carlos Siqueira, dirigente do PSB, disse discordar e lamentar o que chamou de “visão exclusivamente partidária”, num momento que avalia ser de anormalidade democrática. “Isso, ao contrário, exige a formação de uma frente para além da esquerda”, afirma.

Bombeiro Aliados do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), dizem que ele entrou em contato com o Itamaraty e com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para acalmar os ânimos durante a invasão da Embaixada da Venezuela. Maia teria cogitado reagir à fala de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que defendeu a ocupação.

Por Folha de São Paulo

Celulares pré-pagos de Pernambuco e outros 16 estados devem ser recadastrados até segunda


Titulares de linha telefônica pré-paga em 17 estados têm até a próxima segunda-feira (18) para recadastrar e atualizar seus dados, sob risco de ficarem com o serviço bloqueado. A medida faz parte do projeto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a criação do cadastro nacional de usuários dos serviços de telefonia celular pré-paga.

A exigência vale para os moradores dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e São Paulo. Os demais estados e o Distrito Federal já concluíram essa etapa de recadastramento.

Esta é última fase da campanha de comunicação aos consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago.

Segundo a agência reguladora, o objetivo da iniciativa é assegurar uma base cadastral correta e atualizada, para evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, ampliar a segurança dos consumidores.
Recadastramento

Os usuários de pacotes pré-pagos serão acionados pelas operadoras por canais como mensagem de texto, ligações ou pop ups em sites. O procedimento é aplicado apenas aos usuários com pendências cadastrais. As operadoras também disponibilizaram canais de atendimento para fornecer mais informações sobre o recadastramento, como páginas específicas nos sites e números.

Pessoas que tiverem a linha pré-paga bloqueada poderão atualizar os dados cadastrais junto à sua prestadora por meio dos canais de atendimento disponíveis, como call center e espaço reservado ao consumidor na internet. Nesse contato, devem ser informados o nome completo e o endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é necessário informar o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas informações adicionais de validação do cadastro.

Para evitar fraudes, os usuários podem confirmar se o SMS de solicitação de recadastramento recebido foi, de fato, encaminhado pela prestadora contratada.

Petrolândia: SUBJETIVIDADES - Por: Fernando Batista


Construímos muros ao redor de nossas casas, reforçamos as portas com fechaduras mais resistentes, instalamos câmeras de vigilância e colocamos uma placa com dizeres nada discretos: “Cuidado! Cão bravo.”.

Todo esse esforço legítimo é para nos manter distantes dos saqueadores, daqueles que podem invadir nossas casas e tomar de assalto os nossos bens mais valiosos. Mas o que estamos fazendo para nos proteger dos saqueadores de emoções e sentimentos? Daquelas e daqueles que chegam de mansinho, invadem nossa vida, conquistam nossa amizade, atraem nossa atenção, nos fazem criar expectativas e, depois de roubarem toda a nossa energia, vão embora deixando nossa casa interior desolada.

Há um poema de Eduardo Alves da Costa que, analogamente, tem similaridade com a abordagem. Chama-se “No Caminho com Maiakovski”. “Na primeira noite eles se aproximaram e roubaram uma flor do nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia, o mais frágil deles, entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E já não podemos dizer nada.”

Cuidado! Haverá sempre alguém à espreita. Alguém que só vemos chegar, mas não vemos partir. Alguém que em um movimento silencioso, aos poucos instaura um processo destrutivo e irremediável.

As relações humanas estão sempre vulneráveis aos riscos dos atos violentos e velados. Um só descuido e as relações podem evoluir para uma violência silenciosa. Basta que as pessoas se percam de seus referenciais e se ausentem de si mesmas. Pequenas permissões abrem espaços para grandes invasões.

Por: Fernando Batista

Petrolândia: Hoje tem Pagode Pra Te Namorar (1600h) e Delação Premiada (2100h) no Maria Fumaça, cada vez melhor


Aproveite seu final de semana no cada vez melhor Bar e Restaurante Maria Fumaça, a melhor música, a melhor culinária na Orla Fluvial de Petrolândia.

Contato: 87 3851-0376.

Divulgação/Bar e Restaurante Maria Fumaça

Mulher é presa com quase 3kg de crack e um fuzil na BR-116 em Belém do São Francisco

Material apreendido com mulher de 26 anos em Belém do São Francisco — Foto: Divulgação/ 8º BPM

Uma mulher de 26 anos foi presa na quinta-feira (14) por tráfico de drogas e porte ilegal de arma, em Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco. Segundo o 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM), após levantamento de informações, o carro conduzido por ela foi abordado na BR-116, próximo ao Trevo de Ibó. A mulher partiu do Recife e o destino seria a cidade de Orocó.

No veículo, os militares encontraram dois tabletes e meio de crack, 343 pedrinhas da referida droga prontas para consumo, um total de 2, 674 kg. Localizaram também um fuzil calibre 7.62. A suspeita é que o veículo seja clonado, mas uma perícia técnica deve confirmar a informação.

A acusada foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Floresta, onde foi autuada em flagrante.

Por G1 Petrolina

Tacaratu, uma cidade encantadora no Sertão de Itaparica


A cidade de Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, foi reconhecida para entrar no Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. A cidade foi reconhecida pelo Ministério do Turismo (MTur) com a emissão do certificado digital para municípios inscritos. Para o MTur a certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 3.285 destinos brasileiros que trabalham o Turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda.

A cidade de Tacaratu é conhecida por sua produção artesanal em tecelagem, onde se destacam as redes, mantas, tapetes, colchas etc., exportados para diversos Estados Brasileiros e até para outros países. O município também revela vocação para o ecoturismo, oferecendo a cachoeira do Salobro, as serras de belos mirantes e grutas. Um dos principais pontos de encontro dos moradores nos finais de semana é a Fonte Grande, com uma bica de dois metros de altura.

Ao todo são mais de 90 povoados incluindo as comunidades indígenas. O município está inserido na bacia do Rio São Francisco, e atualmente possui uma população de 25.417 pessoas.

Saiba mais sobre Tacaratu, abaixo

Construída em 1900, a Igreja Matriz, dedicada à Padroeira do Município, Nossa Senhora da Saúde é uma das mais belas do sertão pernambucano e a mais arquitetonicamente suntuosa do Sertão de Itaparica.


Tacaratu-PE: Cidade charmosa, escondida entre as serras do Sertão de Itaparica 
Portal de Tacaratu - Foto: Lúcia Xavier (BlogAR)
Fotos: Fernando Henrique
 



Notícias relacionadas (clique para ler)
>Tacaratu: Igreja de N. Sra. da Saúde, um tesouro de beleza e fé no Sertão de Itaparica
>Tacaratu-PE: Cidade charmosa, escondida entre as serras do Sertão de Itaparica
>Tacaratu: Casa de Cultura e Ponto de Cultura, espaços de memória e produção da cultura local

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho, Lúcia Xavier, Tacaratu.com, Fernando Henrique e Elivania Lima

História de Tacaratu

Aposentadoria e pensão no INSS podem cair mais de 40% com a reforma


As novas regras da Previdência poderão reduzir quase pela metade alguns benefícios cujo direito for adquirido a partir da reforma, que passou a valer na última quarta-feira (15).

Para as aposentadorias por incapacidade permanente ou por exercício de atividade com grau médio de risco à saúde, a renda mensal cai de 100% para 60% da média salarial, caso sejam concedidas a beneficiários com até 20 anos de contribuição ao INSS.

O redutor de 40% também será aplicado às pensões por morte pagas a viúvas ou viúvos sem filhos menores de 21 anos.

A aposentadoria por idade de segurados que a requisitarem tendo cumprido a carência de 15 anos de contribuição cai de 85% para 60% da média salarial.

O achatamento dos valores pagos a novos aposentados é resultado da introdução da regra geral de cálculo da reforma: as aposentadorias passam a ter um valor de partida de 60% da média salarial e recebem o acréscimo de 2% para cada ano a mais de contribuição –esse critério varia conforme o tipo de benefício ou o perfil do segurado.

No caso da pensão por morte, a base é de 50% do benefício ao qual o segurado que morreu recebia ou teria direito. O valor aumenta em 10% por dependente até o limite de 100%.

Pensão
A nova regra da pensão fará com que, por exemplo, viúvos sem filhos recebam 60% da aposentadoria à qual o cônjuge teria direito.

A diminuição real da renda, porém, poderá ser ainda maior se o beneficiário teve variações salariais desde o mês de julho de 1994.

Isso ocorrerá porque a própria média salarial ficará menor com o fim do descarte de 20% das contribuições de menor valor.

Por FolhaPress

Petrolândia: Vereador Jorge Lino Viana solicita construção do calçamento da Rua do Sossego, ao lado do Cemitério


Na sessão ordinária realizada pela Câmara Municipal de Petrolândia, na quarta-feira (13/11/2019), o vereador Jorge Lino Viana (PSL) apresentou Indicação para solicitar à prefeita Janielma Maria Ferreira Rodrigues de Souza a construção do calçamento da Rua do Sossego, localizada ao lado esquerdo do Cemitério Municipal.

De acordo com o vereador Jorge, a referida Indicação tem como finalidade precípua, atender às constantes reivindicações dos moradores daquela localidade, no sentido de construir o calçamento com a máxima brevidade possível, posto que, o acesso encontra-se em estado deplorável, sem contar com significantes acúmulos de lixo ali existente. Isto posto, considerando o referido pleito oriundo das regras que definem a dignidade da pessoa humana, uma vez que todo cidadão tem direito a uma vida digna e salutar, saliento pois, a importância do referido expediente, razão pela qual espera que seja atendido em caráter de urgência.

Ver abaixo mais notícias da reunião acontecida na quarta-feira, 13/11/2019.



>> Petrolândia: Vereador Zé Pezão solicita implantação de lixeiras nas principais vias da cidade

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR


Colisão entre três carros mata casal e filha em Pernambuco


Três pessoas de uma mesma família morreram em um acidente na Zona da Mata Sul de Pernambuco. A colisão envolveu três veículos na PE-60, no sentido de São José da Coroa Grande, próximo ao Engenho Tinoco.

As vítimas fatais são um casal e uma filha. Não há informações sobre as idades nem os nomes. O acidente deixou também duas pessoas feridas, que foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

A PE-60 é uma das principais vias de acesso às praias do litoral sul de Pernambuco. Segundo policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), dois veículos colidiram de frente e outro carro tentou desviar da colisão e acabou capotando.

No local, o engarrafamento perdurou durante toda a manhã e até as 12h desta sexta-feira (15), registrava-se um congestionamento de mais de 15 km. Para desviar do trajeto interrompido pela BPRV, motoristas podem se dirigir ao trecho pedagiado, entrando pelo Cabo de Santo Agostinho.

Por FolhaPE

Ministério Público do Estado do RJ resiste de forma "injustificável" a federalizar o caso Marielle, diz ex-ministro da Defesa e Segurança Pública


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) resistiu de forma "injustificável" à federalização da investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), segundo o ex-ministro da Defesa e Segurança Pública, Raul Jungmann.

Em entrevista ao Estado, Jungmann disse que a Procuradoria-Geral da República (PGR) precisou de um mandado de busca e apreensão numa agência dos correios do Rio, em agosto do ano passado, para ter acesso aos documentos da investigação.

Na opinião do ex-ministro, se o caso tivesse sido investigado na esfera federal já se saberia hoje quem foram os mandantes do crime e qual sua motivação. Marielle foi executada em 14 de março de 2018 junto com o motorista Anderson Gomes. A investigação apontou os ex-PMs Ronnie Lessa e Elcio Vieira de Queiroz como autores dos disparos. Ambos negam participação no crime. "Se tivesse remetido o processo para a PGR desde o primeiro momento, nós hoje, muito provavelmente, saberíamos tanto quem foram os executores como o mandante", disse o ex-ministro.

O MP-RJ repudiou as declarações de Jungmann e afirmou que o acionou formalmente para dar explicações à Justiça.

Logo após o crime, a então procuradora-geral, Raquel Dodge, sugeriu a federalização da investigação. O MP-RJ foi contra e conseguiu manter a apuração sob sua competência. Desde então, o caso passou por várias reviravoltas, com troca de delegados e promotores e suspeitas de obstrução. No último dia de mandato, Dodge apresentou denúncia criminal contra o ex-deputado e conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) Domingos Brazão e quatro pessoas - um delegado federal, um policial federal aposentado, um PM e uma advogada - por tentativa de obstrução da Justiça. No mesmo dia, a PGR pediu a federalização das investigações.

Buscas

Para conseguir acesso ao processo, a PGR precisou pedir um mandado de busca e apreensão, de acordo com Jungmann - a Polícia Federal (PF) estava sob a administração do seu ministério. Ele disse que os promotores do Rio enviaram à PGR dois números de protocolo para acompanhar o andamento da remessa dos documentos da investigação do caso. Segundo ele, nenhum dos dois códigos foi localizado pela PGR.

Para piorar, diz Jungmann, na mesma época "começava um processo de greve" nos Correios. "E a única forma de trazer esses autos para Brasília foi fazer uma retirada via busca e apreensão no próprio Correios", afirmou o ex-ministro. Embora relate uma resistência das autoridades cariocas com a federalização, Jungmann destacou que ainda faltam provas sobre os "interesses políticos no crime". "Efetivamente não chegamos até essas provas. Agora, se fizer um retrospecto de tudo que disse, fica claro que a morte de Marielle é uma imbricação entre interesses lá do Rio de Janeiro de ordem política e que envolve as milícias."

Para o ex-ministro, há indícios claros de que os promotores resistiram de forma "injustificável" à federalização da apuração. "Se você olha no retrospecto, você vê que ao longo do tempo houve sempre uma enorme injustificável resistência de uma federalização desse crime, que acho que era algo que deveria acontecer, que era obrigatório, pelas condições do Rio de Janeiro", diz Jungmann.

Paralisação

O processo ficou parado por quase um mês devido à divulgação do depoimento de um porteiro do condomínio Vivendas da Barra, que disse que a entrada de Élcio no local no dia do crime foi autorizada por "seu Jair", em referência ao presidente Jair Bolsonaro, que também mora lá. Segundo o MP-RJ, o porteiro mentiu, pois a gravação da portaria do condomínio mostra que a entrada de Élcio foi autorizada por Lessa. Os promotores devem ouvir o porteiro mais uma vez.

MP-RJ aciona ex-ministro

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) divulgou nota em que "repudia, com veemência", afirmações de Raul Jungmann sobre as investigações do caso Marielle e classifica as declarações do ex-ministro como "levianas". Segundo o MP, Jungmann foi acionado formalmente para dar explicações sobre quais são as "condições" do Rio de Janeiro que justificariam a federalização da investigação do caso Marielle. "Só assim será possível dissipar qualquer aura de leviandade e permitir que se apure e puna quem esteja atuando à margem da lei", diz o texto.

Segundo a nota, "se houve pedido de busca e apreensão" nos Correios, a ordem "não se deu no âmbito do MP-RJ".

"Não houve ofício com pedido de acompanhamento do trânsito de procedimento sobre suposta obstrução de Justiça", afirma o MP. Ao responder ao questionamento da eficácia da investigação, a nota diz que "essa afirmação não vem acompanhada de qualquer elemento de convicção, sendo oportuno lembrar que o Parquet fluminense denunciou os executores do crime, que respondem a processo no IV Tribunal do Júri da Capital". 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Paulo Câmara transmite comando do Estado para Luciana Santos



Em decorrência de uma viagem, em missão comercial, para países europeus, o governador Paulo Câmara transmitiu o cargo, nesta sexta-feira (15.11), no Palácio do Campo das Princesas, à vice-governadora Luciana Santos, que ficará no posto até o próximo dia 25 de novembro. Durante esse período, o chefe do Executivo estadual integrará a comitiva do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) em visitas à França, Itália e Alemanha, para apresentar um mapa de oportunidades de negócios no Nordeste. O objetivo é ampliar os investimentos e gerar emprego e renda em áreas como Infraestrutura, Energias Renováveis e Turismo.

“Na próxima semana, estarei no exterior junto com os governadores do Nordeste para apresentar a região, discutir a atração de investimentos e formas de intercâmbio que possam aprofundar as relações e, ao mesmo tempo, mostrar as potencialidades do Nordeste brasileiro. É uma oportunidade muito importante, diante do interesse que esses países têm demonstrado na nossa região. Por isso, vamos mostrar que quem investe no Nordeste não se arrepende e que temos gestões que podem fazer a diferença”, afirmou o governador.

Paulo Câmara enfatizou ainda o papel importante que a vice-governadora tem cumprido na gestão. “Luciana terá uma semana de muito trabalho, mas, com certeza, com toda equipe e secretariado, ela vai estar muito bem encaminhada e com a sensibilidade social cada vez maior para ajudar o povo mais sofrido”, destacou.

Luciana Santos reforçou a importância da agenda que o governador Paulo Câmara terá no exterior, no sentido de atrair investimentos para Pernambuco, e frisou que dará continuidade às agendas do Estado. “Durante essa semana, vamos associar as atividades de rotina do governo com ações voltadas para as mulheres e para a consciência negra”, pontuou.

Por Assessoria de Comunicação
Governo de Pernambuco


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia/Tacaratu: É HOJE! 5º Festival da Consciência Negra acontece neste sábado (16) na Agrovila 4 da Reta; veja programação


5º Festival da Consciência Negra acontece neste sábado (16) na agrovila 4 da Reta, entre os municípios de Petrolândia e Tacaratu. O evento tem o apoio da prefeitura de Petrolândia,  e Associação Borda do Lago Negros de Betinho. Veja programação acima

Saiba mais sobre o Dia da Consciência Negra

Desde o início da década de 1970, os brasileiros têm comemorado o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. A data foi escolhida justamente por ter sido o dia em que Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra ao regime escravocrata, foi assassinado, em 1695. Seu objetivo é fazer refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e sobre a questão da igualdade racial.

Embora ainda não seja um feriado nacional, o Dia da Consciência Negra têm estimulado centenas de municípios a decretarem feriado ou ponto facultativo, a fim de comemorar e refletir sobre o significado deste dia. Em 2003, a data foi incluída no calendário escolar.

Além da festa e da lembrança histórica, a data foi idealizada para marcar e abrir o debate sobre as políticas de ações afirmativas para o acesso dos negros, ao que um Estado democrático de direito deve oferecer a todo e qualquer cidadão: direito à educação (inclusive superior), à saúde, à justiça social, entre outros aspectos. Mesmo que o mito da democracia racial brasileira seja cantado em verso e prosa por todos os cantos desse mundo domesticado, pelo pensamento politicamente correto, precisamos ter consciência de que as feridas abertas por três séculos pelo regime escravocrata no Brasil ainda precisam ser sanadas verdadeiramente; assim como o déficit social e a carga de preconceito que o rastro desse longo período deixou.

Neste especial, veremos como e por que o Dia da Consciência Negra foi criado. Além disso, falaremos sobre a vida e trajetória de Zumbi dos Palmares; sobre os quilombos e as comunidades quilombolas; sobre a cultura afro-brasileira na educação e quais são os municípios brasileiros que decretaram feriado nessa data.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho



É campeão! Bragantino empata com o Criciúma e conquista o título da Série B


O Bragantino é o campeão da Série B 2019! O clube de Bragança Paulista conquistou o bicampeonato ao empatar com o Criciúma, nesta sexta-feira, no Nabi Abi Chedid. Depois de garantir o acesso, o Braga soltou o grito de campeão com duas rodadas de antecedência. A campanha foi quase perfeita e foi coroada com a taça inquestionável. O Tigre saiu na frente do placar com Andrew, e Morato empatou para a alegria da torcida que compareceu em bom número nas arquibancadas. O empate foi o suficiente para o Bragantino não ser mais alcançado por ninguém. Festa em Bragança Paulista.

Com o empate, o Bragantino foi aos 72 pontos e abriu a vantagem necessária para o Sport, segundo colocado. O Criciúma somou um ponto importante, mas segue afundado na zona de rebaixamento. O Tigre foi aos 35 pontos, em 18º lugar, e precisa secar os adversários diretos para se manter vivo.

Confira abaixo



Por Globoesporte.com

Polícia prende suspeito de matar a tiros a ex-namorada que tinha acabado de registrar queixa por ameaça

Adrielli foi morta com cinco tiros em São Manuel — Foto: Arquivo pessoal

A Polícia Civil prendeu no fim da tarde desta sexta-feira (15) o suspeito de matar a ex-namorada Adrielli Rodrigues, de 22 anos, que havia acabado de registrar boletim de ocorrência contra ele por ameaça e agressão, em São Manuel (SP).

A jovem foi atingida com quatro tiros no peito quando estava em uma motocicleta na quadra 1 da Rua Francisco da Cruz Mellão, na quinta-feira (14). Minutos antes do assassinato, ela chegou a avisar a mãe sobre estar sendo perseguida pelo ex.

Segundo a polícia, Cristiano Gomes, que teve a prisão preventiva decretada, estava escondido em uma casa da cidade.

Ele foi levado ao plantão policial e, após o registro do boletim de ocorrência, será encaminhado para a cadeia de Itatinga, onde ficará à disposição da Justiça.

Ainda segundo a polícia, Cristiano não teria aceitado o fim do relacionamento e, por isso, efetuou disparos contra Adrielli.

Após ser baleada, jovem chegou a ser socorrida e encaminhada para o Hospital das Clínicas de Botucatu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na noite de quinta-feira.

O velório de Adrielli está sendo realizado nesta sexta-feira (15) e o enterro está previsto para as 8h deste sábado (16), no cemitério do distrito de Aparecida de São Manuel.

Vítima avisou a mãe


No dia do crime, Adrielli mandou uma mensagem para mãe minutos antes de ser baleada dizendo que estava sendo perseguida pelo ex-namorado. Na mensagem, Adrielli Rodrigues mandou uma foto do ex, Cristiano Gomes, em uma moto.

A mãe da jovem, Kate Cilene Roberta da Cruz, contou à reportagem da TV TEM que a filha tinha acabado de registrar um boletim de ocorrência contra Cristiano por agressões e ameaças na delegacia e pedido uma medida protetiva.

Na mensagem, ela fala para mãe que agora tinha provas de que ele a perseguia. O velório de Adrielli está na tarde desta sexta-feira (15) e o enterro está previsto para as 8h deste sábado (16), no cemitério do distrito de Aparecida de São Manuel.

Por G1 Bauru e Marília

Incêndio destrói casa em Floresta, no Sertão de Pernambuco



Um incêndio destruiu uma residência nesta sexta-feira (15) na Rua Manoel Ferraz, no bairro DNER, em Floresta, no Sertão de Pernambuco. Na residência viviam dois idosos, um casal e seus três filhos, mas ninguém ficou ferido.

Segundo informações recebidas pelo Blog do Elvis as chamas se espalharam rapidamente. Os moradores ao avistar ao perceber o incêndio iniciaram o combate ao fogo utilizando baldes e mangueiras. Um caminhão pipa também foi até o local para fazer o controle do fogo.

Até o momento não se tem informações oficiais da causa do incêndio, mas acredita-se que ele tenha tido inicio com um curto-circuito.

Via Blog do Elvis/NE10