terça-feira, 9 de abril de 2019

Serra Talhada: Estudante morre após colidir com poste em avenida; câmeras registram momento da colisão


Um trágico acidente que vitimou um jovem de 21 anos em Serra Talhada, nesse domingo (7), ganhou uma nova versão nesta terça-feira (9).

Circula um vídeo nas redes sociais, que foi enviado a redação do Farol, onde revela que o estudante perdeu o controle da motocicleta logo após passar o viaduto.

Ontem (segunda-feira), um parente da vítima informou que o jovem tentou desviar um moto modelo Biz, que vinha na contramão, e perdeu o controle, indo em direção a um canteiro da avenida, quando bateu em um poste.

Veja vídeo


Por Farol de Notícias

Comissão especial da Alepe supervisiona barragens no Interior de Pernambuco


A comissão especial criada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para monitorar as barragens em Pernambuco vistoriou, nesta segunda (8), os trabalhos de manutenção promovidos pelo Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) no reservatório de Jucazinho, em Surubim, no Agreste Setentrional. De acordo com o Relatório sobre Segurança de Barragens da Agência Nacional de Águas (ANA), o equipamento apresenta alto risco de rompimento e o Plano de Ação de Emergência (PAE), para o caso de uma possível tragédia, não foi implantado. O grupo parlamentar esteve ainda na Barragem de Lagoa do Carro, no município de mesmo nome, na Zona da Mata Norte.

De acordo com o presidente do colegiado, deputado Antônio Moraes (PP), o objetivo da visita foi verificar o andamento das obras e saber se os recursos para a conclusão estão garantidos. Responsável pelo abastecimento de 15 municípios do Agreste, entre eles, Surubim, Cumaru e Passira, Jucazinho registra atualmente 2,5% do seu nível de acumulação – volume que corresponde a 8,6 milhões de metros cúbicos (m³) de água. Um desastre poderia acontecer, caso atingisse a capacidade máxima, de cerca de 327 milhões de m³.

Coordenador estadual do Dnocs, Marcos Rueda acompanhou a visita e assegurou que os reparos emergenciais foram concluídos em 2017 e, portanto, não haveria mais risco de rompimento. Já a segunda etapa, de obras complementares (dissipação em salto de esqui e reforço na estrutura dos canais laterais), têm recursos garantidos e devem ser encerradas em novembro, assim como a implementação do PAE. “É uma situação extremamente complicada”, disse Antônio Moraes. “O importante agora é que haja recursos para a conclusão e que seja feito o treinamento do pessoal para que, havendo alguma dificuldade, não ocorram problemas para a população”, pontuou.

Na mesma linha, o relator do colegiado, Romero Sales Filho (PTB), disse que os outros órgãos, como a Companhia de Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Agência Nacional de Águas (ANA), serão cobrados a fazer planos de emergência para as demais barragens no Estado. “Não se espera que uma obra dessas venha a romper, mas, se acontecer, a população precisa estar resguardada. Vamos buscar os responsáveis, inclusive das cerca de 120 barragens que não têm dono (segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima)”, assinalou.

Também presente à visita, a prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros, avaliou como satisfatório o prazo de conclusão em novembro. “O importante é que não parem as obras, pois os problemas se apresentam desde 2016. Esperamos que, desta vez, realmente finalizem o que tem de ser feito”, observou.

Ao visitar Lagoa do Carro, Moraes enfatizou que a barragem local teria papel importante no caso de um desastre em Jucazinho, fazendo a contenção da água antes que chegue à Região Metropolitana do Recife. Ele expressou preocupação com o fato de o equipamento ter cerca de 40 anos e ter ficado há 30 sem um responsável. Hoje, o reservatório é administrado pela Compesa, que o utiliza para abastecimento humano. “É importante que a companhia faça essa manutenção. Segundo a empresa, estão fazendo testes, o que nos tranquiliza”, disse Moraes.

Providências

A barragem se encontra com 11% do nível de acumulação. A geóloga Ranjana Yadava, que também acompanhou a vistoria, fez sugestões de providências para a manutenção e instalação de equipamentos para monitoramento, as quais, de acordo com Romero Sales, vão embasar pedidos de informações e projetos para garantir uma vistoria técnica mais frequente e minuciosa dos reservatórios.

A Comissão Especial para Acompanhar a Situação das Barragens em Pernambuco foi instalada após a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, com o propósito de monitorar a situação dos reservatórios no Estado e buscar evitar acidentes. Também acompanharam a agenda desta segunda os deputados Tony Gel (MDB) e William Brigido (PRB).

Informação: Alepe.

Ministério Público de PE recomenda às escolas públicas e privadas a instalarem detectores de metal




O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao Estado de Pernambuco e ao município do Recife que instalem detectores de metais e sistemas de identificação biométrica nos acessos às dependências internas de todos os estabelecimentos de escolas públicas e de ensino superior das redes estadual e municipal de ensino localizadas na capital do Estado. As escolas e estabelecimentos de ensino superior da rede privada devem adotar as mesmas medidas em suas dependências.

A preocupação do promotor de Justiça Solon Ivo da Silva Filho decorre das práticas de crimes ocorridos em escolas no país, notabilizados por ameaças e violência a pessoas, resultando inclusive em homicídios. “O acesso irrestrito de pessoas a estes ambientes portando armas demonstra a ausência ou, ao menos, a vulnerabilidade da segurança na relação de consumo, colocando em risco todos os protagonistas desta relação de fornecimento de serviço”, justificou o promotor de Justiça.

Segundo ele, existe a necessidade de se promover a segurança do consumidor nos ambientes de ensino público e privado localizados no Recife, no sentido de proteção da vida e das integridades física e psicológica das pessoas.

“O incremento de meios de controle a serem adotados pelas instituições de ensino promoverão a proteção às pessoas em geral, dentre estas os alunos, os professores e os demais profissionais que atuam nestes ambientes educacionais”, salientou o promotor de Justiça.

De acordo com a recomendação, publicada no Diário Oficial desta terça-feira (9), cabe ao Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe) orientar seus associados no sentido de proceder com a instalação dos equipamentos, assim como informá-los das determinações do Código de Defesa do Consumidor em relação à obrigatoriedade de promoção de segurança nos estabelecimentos de ensino.

O Ministério Público recomendou ainda que o Procon Pernambuco, o Procon Recife e o Corpo de Bombeiros Militar atuem na fiscalização das medidas estipuladas na recomendação.

Informação: Ministério Público de Pernambuco

Chesf vai aumentar vazão do Rio São Francisco em Xingó para 800 m³/s

Aumento da vazão de água deve contribuir para melhorar as condições de navegação e ambientais do Rio São Francisco — Foto: Jonathan Lins/G1

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) vai aumentar, a partir desta terça-feira (9), a vazão de água do reservatório de Xingó, que compreende trechos do Rio São Francisco nos estados de Alagoas e Sergipe. A média semanal vai passar de 750m³/s para 800m³/s.

A medida, acertada durante reunião da Sala de Crise do Rio São Francisco, acontece por conta da melhora nas condições hídricas do rio, que voltou a apresentar armazenamento considerável para geração de energia.

Em crise nos últimos anos, a bacia do Rio São Francisco, que já apresentou vazão de água acima de 1300m³/s, chegou a contabilizar em 2017 uma redução crítica com vazão de até 550m³/s, comprometendo a geração de energia, a navegação e as condições ambientais na região do Baixo São Francisco.

Além disso, a decisão de ampliar o volume de água no trecho dos estados de Alagoas e Sergipe acontece em um período onde a capacidade de geração de energia eólica é reduzida no Nordeste.

Em contrapartida, o Reservatório Equivalente da Bacia do Rio São Francisco – formado pelos reservatórios de Três Marias (MG), Sobradinho (BA) e Itaparica (BA/PE) – chegou este ano a 52,04% de seu volume útil, sendo que um ano antes o total acumulado era de 36,79%.

Diante da baixa da vazão de água nos últimos anos na região do baixo São Francisco, ribeirinhos que vivem em comunidades mais próximas da Foz chegaram a registrar o avanço de água salgada do mar dentro do principal afluente de água doce do Nordeste.

Por Waldson Costa, G1 AL

Temporal adia jogo do Flu no Maracanã; Sobe para 7 o número de mortos


A forte chuva que castiga o Rio de Janeiro desde o fim da tarde de segunda-feira fez a CBF adiar o jogo entre Fluminense e Luverdense,originalmente marcado para esta terça-feira, no Maracanã, pela Copa do Brasil (veja abaixo comunicado do Tricolor sobre ingressos). Por determinação da entidade, o confronto, válido pela terceira fase da competição, ocorrerá nesta quarta-feira, 10/04, no mesmo horário e local: 19h15, no Maracanã.

Sobe para 7 o número de mortos

A tempestade que caiu no Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira (8) deixou ao menos sete mortos: um homem na Gávea, outro em Santa Cruz, duas irmãs no Leme e três pessoas em um táxi em Botafogo. A terça-feira segue com chuva.

Por G1

Bolsonaro empossa Abraham Weintraub como novo ministro da Educação

O presidente Jair Bolsonaro assina termo de posse do novo ministro da Educação, Abraham Weintraub — Foto: Reprodução/NBR

O presidente Jair Bolsonaro empossou nesta terça-feira (9) o economista Abraham Weintraub como ministro da Educação. O novo titular da pasta substituiu no cargo o professor Ricardo Vélez Rodríguez.

A cerimônia de posse foi realizada no Palácio do Planalto no dia seguinte ao anúncio da demissão de Vélez Rodríguez e da escolha de Weintraub para sucedê-lo à frente do MEC.

Deputado florestano Fabrizio Ferraz assume relatoria da Frente Parlamentar de Segurança Pública


Foi instalada hoje (9), na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar da Segurança Pública que terá como objetivo, entre outros, elaborar e aprimorar políticas públicas relacionadas à segurança em Pernambuco. Além dos debates, audiências públicas, vistorias, articulação com o programa Pacto Pela Vida, a Frente permitirá ainda que os deputados defendam propostas e ações que contribuam para melhorar a segurança pública em todo o estado. Com atuação de destaque na área, o deputado Fabrizio Ferraz foi eleito relator do grupo.

“É importante que possamos monitorar ações de prevenção e combate à violência e inserir toda a sociedade, além de organizações privadas e sociais no debate sobre segurança púbica. Precisamos unir esforços, integrar os Poderes, aprofundar a discussão e colaborar com o levantamento de informações que fomentem as medidas existentes e permita a execução de novas estratégias de trabalho”, defendeu.

O parlamentar defendeu ainda a implantação de uma Comissão Permanente na Casa Legislativa para debater a segurança pública e a participação da Alepe nas reuniões de monitoramento do Pacto Pela Vida. “Legislativo tem muito a contribuir neste trabalho”, disse. O grupo parlamentar será coordenado pelo deputado Erick Lessa e contará ainda com a participação dos deputados Álvaro Porto, Lucas Ramos, Fabíola Cabral, Antônio Fernando, Joel da Harpa, Glêyde Ângelo e Alberto Feitosa.

Dianely Sales/Assessora de Comunicação

Petrolândia: Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Começa nesta quarta (10); confira programação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta quarta-feira (10) com uma programação baseada em grupos prioritários, cuja escolha segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Nesta primeira fase, que acontece de 10 a 19 de abril, serão priorizadas crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias; grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). 

De 22 de abril a 31 de maio, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.
O Dia D da Campanha e Mobilização Nacional Contra a Gripe, acontece no dia 4 de maio.
Confira abaixo a relação dos postos de vacinação em Petrolândia, que funcionarão das 8h às 12h e das 14h às 17h:

- Sala de vacina do Hospital Municipal Dr Francisco Simões- PSF Santa Inês;
- PSF Renascer; - PSF Dr Hermínio;
- PSF Antônio Firmino;- PSF Projeto Apolônio Sales;
- PSF Projeto Barreiras;- PSF Icó Mandantes;
- PAF AG 04;
- PSF Francisco Fernandes (Bairro Nova Esperança).

Informação: Silvânia Silva, coordenadora municipal do Programa Nacional de Imunização (PNI)


Floresta (PE): Sesc assina ordem de serviço para obras do Centro Poliesportivo Arlindo Gomes de Sá


Nesta quarta-feira (10/4), será assinada a ordem de serviço para a construção do Centro Poliesportivo do Sesc – Arlindo Gomes de Sá, em Floresta, no Sertão de Pernambuco. A cerimônia será realizada às 15h na sede do Departamento Regional da instituição, no Centro do Recife, com a presença do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, do diretor regional do Sesc, Oswaldo Ramos, e do prefeito Ricardo Ferraz.

Com investimento de mais de R$ 3,9 milhões, o complexo terá espaços para a prática de esportes e atividades físicas, ações de lazer e eventos para a comunidade. “Com este novo empreendimento, chegamos a mais uma cidade do Sertão pernambucano, levando para a população serviços de saúde e opções de lazer de forma acessível”, destaca o presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto. Durante a obra, prevista para durar dez meses, a expectativa é que sejam gerados, ao todo, 750 empregos diretos e indiretos.

“Este é o primeiro centro de esportes e lazer que construímos no interior do estado, com um conjunto completo de atividades de esporte e lazer, permitindo um melhor atendimento aos usuários”, afirma o diretor regional do Sesc em Pernambuco, Oswaldo Ramos. O Centro Poliesportivo será construído em um terreno de mais de 13.300m² no Loteamento Horizontes, com 4.602,11m² de área verde, e abrigará um campo de futebol society, parque aquático, espaço para eventos, parque infantil, vestiário e bicicletário. Atualmente, o Sesc possui centros esportivos em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, e em Sirinhaém, no Litoral Sul do estado.

Estrutura – Com dimensões de 25m x 45m, o campo de futebol será elaborado segundo o Modelo de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Departamento Nacional do Sesc. O piso será revestido em grama sintética e, na lateral, haverá um local para montagem de arquibancada móvel. Ao lado do campo, serão instalados o salão de eventos, um amplo espaço de 902,3m², e o parque aquático, que contará com áreas e decks para adultos e crianças, além de vestiário. O complexo terá, ainda, a sala de administração, guarita, um depósito e um almoxarifado.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Por Assessoria

Petrolândia: Maria Fumaça tem Marcinho Ferreira na Quarta do Clone de amanhã

A Quarta do Clone de amanhã (10/04/2019), no quiosque Maria Fumaça, na Orla Fluvial de Petrolândia, apresenta Marcinho Ferreira, em show com voz e violão, a partir das 20h00.

Cada vez melhor, a promoção Quarta do Clone tem caldinho em dose dupla.

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Maria Fumaça

Tacaratu: Prefeito José Gerson participa da XXII Marcha em Brasília


O prefeito de Tacaratu, José Gerson (PSB), participa juntamente com prefeitos de todo Brasil da 22ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento teve início hoje (9) em Brasília e prossegue até a próxima quinta-feira com reuniões internas, alinhando pedidos, e externas, com representantes dos poderes e também organizações de diversas áreas temáticas, como inclusão social, desenvolvimento econômico, participação da mulher na política, entre outras questões.

O gestor tacaratuense defende temas referentes à saúde, educação e gestão. Além disso Gerson tem aproveitado a oportunidade para reunir com deputados federais e senadores da bancada pernambucana em busca de recursos federais para Tacaratu. O gestor também participa de palestras, reuniões, congressos, entrevistas, etc.

Presento ao evento, Bolsonaro defendeu nesta terça-feira (09) aumento de recursos para o FPM.

Em seu discurso o presidente Jair Bolsonaro defendeu a construção de um novo pacto federativo e o aumento dos recursos para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Nós temos pouco, mas queremos dividir o pouco que temos com vocês”, disse a prefeitos, vereadores e gestores municipais na abertura da 22ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Ao pedir apoio para a reforma da Previdência, Bolsonaro falou sobre suas recentes viagens internacionais e a importância de sinalizar aos mercados que o país pode equilibrar suas contas e diversificar sua economia.

A proposta do pacto federativo, que desvincula, desindexa e retira diversas obrigações do orçamento, foi sugerida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, entre outras medidas, para impulsionar a recuperação da economia e garantir mais recursos para os estados e municípios.
Reforma da PrevidênciaAo lado do presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foi enfático ao defender a reforma da Previdência para que o governo federal abra mais espaço no orçamento e direcione mais recursos para os entes federativos. De acordo Maia, as despesas previdenciárias crescem R$ 50 bilhões a cada ano.

“Nós precisamos enfrentar o debate das despesas, o problema é a estrutura cara do governo federal, do Congresso Nacional e do Judiciário. Temos que compreender que, nos últimos 30 anos, o Congresso Nacional atendeu muitas corporações públicas e privadas que capturaram o orçamento da União e hoje o governo federal tem poucos recursos para realizar os próprios investimentos. De cada R$ 100, R$ 94 são despesas obrigatórias”, disse Maia.

O presidente da Câmara explicou aos prefeitos que está dialogando com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para dar andamento nas pautas municipalistas após a discussão da reforma da Previdência, como o aumento dos repasses federais ao FPM, compensação da Lei Kandir e cessão onerosa de recursos do pré-sal.

“Pedir apoio à reforma da Previdência não é para o governo federal, é para que possamos mudar a curva de recessão que o país vive nos últimos anos. A gente só vai poder inverter essa pirâmide quando as despesas federais pararem de crescer como elas crescem”, disse.

Em nome dos prefeitos, o presidente da CNM, Glademir Aroldi, também defendeu a reforma, mas sem as mudanças na aposentadoria rural e no Benefício de Prestação Continuada (BPC). De acordo com ele, a economia de muitos municípios, principalmente os menores, também depende das aposentadorias dos trabalhadores rurais.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Agência Brasil

Petrolândia: Prefeitura promove evento em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo


Reconhecendo a importância do Dia Mundial Conscientização do Autismo, dia 02 de Abril, a Secretaria Municipal de Educação, através da Orientação de Educação Inclusiva, propôs às Escolas Municipais, a realização da Semana de Conscientização do Autismo, que foi vivenciada no período de 01 a 05 de Abril, com programações diversificadas, objetivando a discussão sobre luta contra o preconceito.

Entre as atividades vivenciadas, aconteceram: sessões de cinema, rodas de conversa, exibições de vídeos, confecção de cartazes e palestras.

Dessa forma, estamos cada vez mais conscientes de que apenas com conhecimento, podemos combater o preconceito.

Veja abaixo fotos do evento

Caminhão fica preso em viaduto após acidente na BR-104, em Caruaru

Caminhão ficou preso na estrutura do viaduto; motorista teve ferimento na perna 
Foto: Luiz Carlos Fernandes/TV Jornal Interior

Um caminhão ficou preso na estrutura entre as duas vias do viaduto da BR-104, no quilômetro 62, próximo à entrada dos bairros Boa Vista 1 e 2, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, na manhã desta terça-feira (9).

De acordo com testemunhas, o motorista de 20 anos perdeu o controle do veículo, bateu em um poste e em seguida ficou preso no viaduto. O tanque de combustível chegou a cair.

O motorista, que estava sozinho, conseguiu sair do caminhão e sofreu apenas um ferimento na perna. Ele foi levado para uma unidade de saúde da cidade.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local tentando controlar o trânsito após o acidente. Uma equipe do Corpo de Bombeiros faz a limpeza o óleo. Uma empresa de guincho é esperada para fazer a remoção do caminhão.

Por NE 10

Transposição do Rio São Francisco é pauta nesta terça (9) para Paulo Câmara e ministro Gustavo Canuto


O Governador Paulo Câmara (PSB) terá, nesta terça-feira (8), às 16h, audiência com os ministros Gustavo Canuto(Desenvolvimento Regional) e André Luiz Mendonça (AGU), no Conselho Superior da Advocacia-Geral da União (AGU) Setor de Autarquias Sul, Edifício Multibrasil Corporate, em Brasília.

A pauta deve ser a Transposição do Rio São Francisco e abastecimento de água. No último dia 23 de março, o ministro Gustavo Canuto esteve no interior do Estado para acompanhar ao lado do governador a inauguração da Adutora do Moxotó e a 1ª etapa da Adutora do Agreste.

Por Blog da Folha

Petrolândia: Junior Biu é eleito presidente do Lions Clube para Ano Leonístico 2019/2020


Na noite de sábado, 06 de abril de 2019, em assembleia festiva, o Lions Clube de Petrolândia, localizado na Orla Fluvial da cidade, elegeu a nova diretoria (2019/2020) tendo como presidente o CL Arnaldo Rocha (Junior Biu).

Na presidência da instituição, Marcos José de Lima, popularmente conhecido por Marcos Montila, será sucedido por Junior em solenidade de posse que deverá acontecer em junho, em data a ser anunciada.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e foto: Lions Clube de Petrolândia

OAB-PE realiza caravana de debates sobre reforma da Previdência


A OAB Pernambuco realiza a Caravana da Reforma da Previdência, com uma série de debates em todo o estado para discutir o projeto que tramita no Congresso Nacional. O evento é uma iniciativa da Comissão de Direito e Seguridade Social. Um dos pontos de destaque na programação será no próximo dia 11, na sede OAB-PE, no Recife, quando acontece uma audiência pública sobre o assunto, no auditório da seccional, às 14h. O encontro terá participação de representantes da sociedade, poder Judiciário, sindicatos, Procuradoria do INSS e economistas.

A ideia da audiência é mostrar os números e fazer um balanço da PEC 006/2019, que trata da reforma. O evento contará com participações do presidente da OAB-PE, Bruno Baptista, Felipe Sampaio, da CDSS, Almir Reis, vice-presidente do IAPE, Tadeu Alencar, deputado federal, Humberto Vieira, assessor jurídico da Fiepe, Suzineide de Medeiros, presidente do sindicato dos bancários de Pernambuco e Luiz Maia, professor de economia da UFRPE.

“Nós queremos fazer uma grande discussão para que cada entidade possa mostrar seus pontos de vista e, ao final, fazermos uma coletânea de sugestões que encaminharemos, num segundo momento, para debate com a bancada dos deputados federais de Pernambuco”, concluiu Felipe Sampaio, presidente da Comissão de Direito e Seguridade Social da OAB-PE, que está à frente da programação.

O objetivo da Comissão com a caravana é levar os debates para as 25 subseccionais do estado. Na agenda já foram realizados debates nos municípios de Ipojuca (Região Metropolitana) e Pesqueira (Agreste). Para abril, já estão marcadas debates em Surubim (Mata Norte), no dia 10; Garanhuns (Agreste), no dia 12; Caruaru (Agreste), no dia 23; Carpina (Mata Norte), no dia 24; Palmares (Mata Sul), 25; e Limoeiro (Mata Norte), 26.

Para Felipe Sampaio, é necessário que haja uma disseminação do debate. “Nossa intenção, enquanto Comissão de Seguridade Social, é não restringir esse debate apenas à capital e Região Metropolitana, mas sim dar oportunidade aos advogados do interior de terem acesso à essa informação e possibilidades de participarem do debate e trazer sugestões”.

Por Blog da Folha

Cidades do Sertão pernambucano têm rodízio de água reduzido após chuvas


Os 34 mil moradores dos municípios de Iguaraci, Ingazeira, Tuparetama e Solidão, no Sertão do Pajeú, terão mais água nas torneiras. As chuvas das últimas semanas melhoraram os níveis dos mananciais que abastecem esses municípios. Por isso, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) afirmou que trabalha para reduzir o rodízio.

O distrito de Jabitacá, que fica em Iguaraci, já teve o fornecimento de água ampliado, depois que a barragem de Porção atingiu 80% de sua capacidade total de armazenamento. O município agora recebe água todos os dias, de segunda a sexta-feita, deixando para trás o rodízio, que era de três dias com água e dez sem.

Em Iguaraci, Ingazeira e Tuparetama, haverá o reforço do abastecimento. Um novo calendário de abastecimento será divulgado. A barragem do Rosário saiu do colapso – atingiu um volume de 5,5 milhões de metros cúbicos, o que representa 16% de sua capacidade total.


A cidade de Solidão, que estava sendo abastecida por caminhões-pipa devido ao colapso da barragem de Nossa Senhora de Lourdes em 2018, passou a receber água nas torneiras em um cronograma de quatro dias com água e dez sem. A Compesa voltou a operar a rede de abastecimento e a barragem está com 50% de sua capacidade total, que é de 539 mil metros cúbicos.

Por Diário de Pernambuco

Petrolândia: Presidente do STR protesta contra comemoração do 31 de março e pede "presidente, renuncie!"


No dia 31 de março/2019, completaram-se 55 anos do golpe que instaurou o governo de exceção no Brasil, que durou de 1964 a 1985. Em meio à polêmica levantada após o presidente Jair Bolsonaro determinar que a data deveria ser homenageada pelos militares. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, José Maurício, divulgou vídeo declarando-se de luto, no dia 31 de março.

Segundo o sindicalista famílias perderam entes queridos, torturados, desaparecidos, e a data não é de homenagens. José Maurício ainda declara que tem dois conselhos para o presidente. Um deles, é "presidente, renuncie!".

Confira no vídeo abaixo.


Blog de Assis Ramalho

Com apoio da Associação PROVIDA, primeira etapa do Sisteminha Embrapa é concluída em Inajá, PE

 

Na conclusão da primeira etapa da Implantação do Sisteminha Embrapa que consistem em detalhar o projeto e capacitar sobre o manejo com o solo, água e hortas, contou-se com a presença do idealizador do projeto, o Senhor Luiz Carlos Guilherme, que deslocou-se da EMBRAPA Meio-Norte, localizada no estado do Piauí, para dar um maior suporte e fazer pessoalmente a entrega dos alevinos nas comunidades de Caraibeirinhas, Boa Esperança e Assentamento Maria Otília. Na próxima etapa haverá capacitações para o manejo com os animais.

Houve um grande encontro de conclusão na Comunidade Caraibeirinhas, onde, além do Senhor Luiz Carlos Guiherme, estavam presentes o prefeito Adilson da Cidade de Inajá - PE, Marcos presentante da FUNAI, Cacique Zuca da Aldeia Kambiwá, Dr. Fabrício e Dr. Elias representantes da EMBRAPA Semiárido e Semiárido Show, Karla Caetano e Flávio Caetano de Flores - GO capacitadores do Sisteminha Embrapa, moradores da comunidade, Alba Leal de Petrolândia - PE representante da Associação PROVIDA e a facilitadora do projeto Claudia Leal. No momento foram apresentados e discutidos as possibilidades de como expandir o Sisteminha Embrapa em outras comunidades da Cidade de Inajá - PE.

O Sisteminha Embrapa é um resultado da luta da Associação PROVIDA e EMBRAPA Semiárido através de uma Emenda parlamentar do Deputado Gonzaga Patriota. O Sisteminha EMBRAPA é um sistema integrado de produção de alimentos, o tanque para produção de tillápias é o centro do sisteminha e a partir daí são produzidos vegetais e possibilita a criação de outros animais, como galinhas, caprinos, porquinhos da índia e etc.

As comunidades receberam de braços abertos e consideram o Sisteminha Embrapa um grande presente nas suas vidas. Adotaram de coração e estão aproveitando o máximo a tudo que esse projeto tem a oferecer.
















Blog de Assis Ramalho
Por: Cláudia Leal - Coordenadora do Projeto Princesa Tamar

Paulo Afonso (BA): Pensando em aposentadoria? Confira dicas do advogado especialista em direito previdenciário advogado Dr Luiz Neto


Informação: Assessoria de Dr Luiz Neto

Arcoverde: Fundação Terra realiza campanha para distribuição de pães e peixes na Páscoa


Já é uma tradição em Arcoverde. Todos os anos, na Semana Santa, a Fundação Terra promove uma doação de pães e peixes para celebrar a Páscoa. Mais que uma distribuição de alimentos, tão necessária para as famílias pobres que vivem na periferia da cidade, no Sertão de Pernambuco, o gesto também é marcado por grande valor simbólico. Os pães e peixes representam a comunhão da instituição com a comunidade em que está inserida desde sua criação, em 1984, onde funcionava o antigo lixão do município, desativado desde 2006. Ao todo, cerca de duas mil famílias são beneficiadas com a doação.

Em sua Carta de Páscoa, Padre Airton Freire, presidente da Fundação Terra, ressalta que as dificuldades prejudicam de forma mais acentuada a população mais vulnerável. “Se não fosse o trabalho na base realizado por tantas comunidades, os pobres mais pobres já teriam sido esquecidos”, explica o religioso. A mensagem do fundador e presidente da instituição é finalizada em tom de fé e esperança: "Passaremos pela dor Cruz, mas alcançaremos, igualmente, a Vitória! Nesse projeto, o primeiro interessado é o próprio Jesus, Nosso Senhor, Vivo e Ressuscitado. Feliz Páscoa!”, finaliza.

A distribuição dos pães e dos peixes está marcada para a Quarta-Feira da Semana Santa, dia 17 de abril. No total, serão distribuídas três toneladas de peixes e 25 mil pães. A programação começa com a Celebração da Palavra, às 9h, seguida pela doação em Arcoverde, para a população atendida no entorno da sede da Fundação Terra.

Como doar:

Quem quiser colaborar com a Fundação Terra pode fazer uma doação de qualquer valor na conta da instituição:

Associação dos Servos de Deus CNPJ: 0473.8865.0001/00 Banco do Brasil C/C: 10.346-2 Agência: 0068-x Airton Freire de Lima CPF: 138.440.404-04 Banco do Brasil C/C: 6542-0 Agência: 0068-x

Sobre A Fundação Terra

Criada em 1984 pelo padre Airton Freire, a organização surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão pernambucano, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Há mais de dez anos, as ações da instituição chegaram também a Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), onde está localizada na comunidade do Alto Alegre II. No Ceará, funciona a creche Pleno Viver e o Centro de Convivência Esporte Cultura e Lazer de Renatus. Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista.

Assessoria