segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Comissão da Câmara dos Deputados aprova tratamento obrigatório para lábio leporino no SUS


A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga o Sistema Único de Saúde a oferecer cirurgia plástica de lábio leporino ou fenda paladina e o tratamento pós-cirúrgico: fonoaudiologia, psicologia, ortodontia, e demais especialidades necessárias à recuperação. A medida está prevista no Projeto de Lei 1172/15, do deputado Danrlei de Deus Hinterholz (PSD-RS).

Deputado Dr. Sinval Malheiros: lábio leporino não é uma condição meramente estética, já que causa dificuldades na alimentação, fala e problemas dentários

A fenda palatina é uma condição congênita comum que gera a abertura do lábio e do céu da boca e causa dificuldade para falar e comer. Pelo projeto, se houver diagnóstico confirmado no pré-natal, o encaminhamento deverá ser feito logo após o nascimento do bebê. O SUS também deverá prover tratamento de reeducação oral, para auxiliar os exercícios de sucção, mastigação e desenvolvimento da fala, além da assistência por ortodontista.


AEDA abre 600 vagas para o vestibular 2018.1; Inscrições estão abertas até 29 de dezembro


A Autarquia Educacional do Araripe – AEDA está com inscrições abertas para o Vestibular 2018.1 nas três Instituições de Ensino Superior: Fafopa, Faciagra e Facisa. Ao todo são 600 vagas para dez cursos. As inscrições serão feitas até o dia 29 de dezembro no site da autarquia.

Para 2018 serão ofertadas vagas nos cursos de Direito e Ciências Contábeis na Facisa, Tecnólogo em Gestão Ambiental e Agronomia na Faciagra e na Fafopa para os cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. As inscrições custam R$ 50,00 até o dia 30 de novembro. Entre os dias 1º a 29 de dezembro passam a custar R$ 70,00.


Na Alepe, deputados discordam de ação judicial que quer proibir enfermeiros de solicitar exames

Rogério Leão e Rodrigo Novaes (Fotos: Roberto Soares/Alepe)

Decisão da Justiça Federal que, em caráter liminar, negou aos enfermeiros a possibilidade de solicitar exames sem prévia autorização médica recebeu críticas na Reunião Plenária da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta segunda (23). A determinação da 20ª Vara Federal de Brasília – posteriormente derrubada pela presidência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) – foi questionada pelos deputados Rogério Leão (PR) e Rodrigo Novaes (PSD), que ressaltaram a importância da atividade destes profissionais. A suspensão da liminar será mantida até o julgamento final da ação.

A primeira decisão da Justiça foi tomada na apreciação de um processo movido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A liminar suspendeu parcialmente a Portaria 2.488/2011, do Ministério da Saúde, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). O conselho alegava que o ato normativo permitiria indevidamente aos enfermeiros realizarem consultas e exames, usurpando, atribuições dos médicos. Ao rever a decisão, o presidente do TRF-1, desembargador federal Hilton Queiroz, atendeu recurso da União, que alertou para o risco de prejuízo no atendimento à atenção básica.


Petrolândia: AVEPE realiza sua tradicional pelada (fotos e vídeo)


Neste domingo, 22 de outubro de 2017, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada no Estádio Municipal ''O Galegão'', seguida de confraternização em sua sede. Confira abaixo os resultados:

1ª Pelada (das 6 às 7 hs da manhã):
Camisa Azul 4 x 4 Camisa Amarela
Gols do Camisa Amarela: Zé Epifânio (3) e Loró
Gols do Camisa Azul: Bebeto, Nona, Zezinho e Dimas

2ª pelada (das 7 às 8 hs da manhã)
Camisa Azul 2 x 0 Camisa Amarela
Gols do Camisa Azul: Justo e Zezinho

Ver fotos>Pelada da AVEPE - 22/10/2017

Vídeo

A AVEPE, atualmente presidida por Louro do Vidro, foi fundada no ano de 1989. Hoje dispõe de sede própria, sendo uma das associações referência entre as cidades da região do médio São Francisco. Todos os domingos acontece a tradicional pelada. Logo depois, os sócios participam de animada confraternização, em que são servidos comes e bebes.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Assis Ramalho


Operação Cariri prende onze suspeitos de explodir Caixas Eletrônicos no Sertão de PE

De acordo com a Polícia Federal, eles são responsáveis por pelo menos nove assaltos a bancos com explosões de caixas eletrônicos, dos correios e carros-fortes em Pernambuco e Ceará (Foto: Felipe Valentim/TV Paraíba)

Polícia Federal divulgou nesta segunda-feira (23) o resultado da "Operação Cariri", deflagrada no último final de semana, em Salgueiro, no Sertão Pernambucano. A ação que tinha como objetivo cumprir 16 mandados de prisão prendeu onze integrantes de uma quadrilha de assalto a bancos. De acordo com a polícia, eles são responsáveis por no mínimo nove crimes em cidades do Ceará e do Sertão de Pernambuco.

Entre os crimes cometidos pelos presos, estão assaltos a bancos com explosões de caixas eletrônicos, dos correios e carros-fortes. A operação identificou 18 integrantes dos estados de Pernambuco, Ceará, Bahia e Alagoas. Dois deles foram mortos em confronto com a polícia, no início do ano, em Salgueiro e outros oito foram presos em ações anteriores. Dos presos, um é comerciante em Petrolina-PE, outro policial civil da Paraíba e vereador no Ceará.


Relatório de CPI do Senado diz que Previdência Social não tem déficit


O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, senador Hélio José (PROS-DF), apresentou nesta segunda-feira (23) o relatório final dos trabalhos ao colegiado, com a conclusão de que a Previdência Social não é deficitária, mas, sim, alvo de má gestão.

Segundo o senador, "está havendo manipulação de dados por parte do governo para que seja aprovada a reforma da Previdência". Ele acrescentou que "quando o assunto é Previdência, há uma série de cálculos forçados e irreais".

Em 253 páginas, o relatório destaca que o "maior e mais grave problema da Previdência Social vem da vulnerabilidade e da fragilidade das fontes de custeio do sistema de seguridade social". No documento, o relator destaca que, "antes de falar em déficit, é preciso corrigir distorções".

Outro trecho do documento ressalta que "a lei, ao invés de premiar o bom contribuinte, premia a sonegação e até a apropriação indébita, com programas de parcelamento de dívidas (Refis), que qualquer cidadão endividado desse país gostaria de poder acessar.


É penta: Cristiano Ronaldo se iguala a Messi com prêmio de melhor do mundo

Daniel Alves, Marcelo e Neymar entram em seleção do ano da Fifa. A seleção ficou assim: Buffon (Juventus), Daniel Alves (PSG), Sergio Ramos (Real Madrid), Bonucci (Milan) e Marcelo; Modric (Real Madrid), Kroos (Iniesta) e Iniesta (Barcelona); Neymar (PSG), Messi (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid).

Cristiano Ronaldo cumpriu mais um objetivo em sua carreira. Ele foi oficialmente eleito nesta segunda-feira o melhor jogador do mundo da Fifa pela quinta vez, igualando-se ao seu grande rival dentro de campo, Lionel Messi.

O português venceu a concorrência sempre severa do argentino, craque do Barcelona, e também de Neymar, que defende o Paris Saint-Germain desde agosto, mas disputou pelas atuações no clube catalão e também na seleção brasileira.

O craque português havia externado abertamente o seu desejo de alcançar o argentino durante a cerimônia de premiação da Bola de Ouro em janeiro de 2015. Viu Messi ganhar no ano seguinte, mas emplacou duas conquistas consecutivas e empatar em 5 a 5. Esta última inapelável, em função do alto desempenho e também dos títulos.


Ônibus atinge árvore e deixa 24 feridos no Recife; vídeo mostra imagens

Imagens de câmeras de segurança de um prédio registraram o momento em que um ônibus, que fazia a linha Rio Doce/CDU, bate em uma árvore e deixa 24 pessoas feridas. O acidente aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (23), na rua Conselheiro Portela, no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife.

Um ônibus atingiu uma árvore, no início da tarde desta segunda-feira, na Rua Conselheiro Portela, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU), o acidente deixou 24 feridos e aconteceu na altura do cruzamento com a Rua Quarenta e Oito, próximo ao Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). O coletivo fazia a linha Rio Doce/CDU. Três pessoas ficaram gravemente feridas, incluindo uma criança. No acidente, um idoso perdeu parte do polegar.

Dez ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para fazer o socorro das vítimas. Três pessoas com estado de saúde mais grave foram encaminhadas para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na região central do Recife. Os demais fora socorridos para o Hospital Getulio Vargas e Unidade de Pronto Atendimento Médico (UPA) dos Torrões. Moradores do bairro auxiliaram no salvamento.


Inscrições para Fenearte 2018 vão até o dia 31 de outubro

Procedimento pode ser feito por meio do site do evento. Nome dos selecionados sai no próximo mês (Fotos: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)


As inscrições para Fenearte 2018 acabam às 16h da próxima terça-feira (31). Os interessados devem realizar o procedimento por meio do site www.fenearte.pe.gov.br ou do portal www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br, na aba “Fenearte”. Vale lembrar que as inscrições valem para todos os setores da Feira: artesãos individuais de Pernambuco, estados, representantes internacionais, prefeituras pernambucanas, associações, setor de alimentação, redes solidárias e Sebraes.

Neste ano, o setor de Pernambuco terá um aumento de 9% no quantitativo de vagas, saltando de 275 para 300 oportunidades. Durante a inscrição, os candidatos devem fornecer as informações solicitadas no sistema do evento e também anexar fotos dos produtos cadastrados, sendo três delas individuais e cinco do conjunto da obra.


Aluno põe fogo em escola após professor chamar atenção por atraso, no interior do Acre


Adolescente de 14 anos confessou o crime que ocorreu no último sábado (21). Quase 100 alunos ficaram sem aula e material didático foi destruído. Abaixo, prédio da escola antes do incêndio.

Um estudante de 14 anos incendiou a Escola Estadual Rural Vicente Brito de Sousa, no município de Feijó, interior do Acre, após o professor ter chamado atenção do aluno por ele ter chegado atrasado em sala de aula. O prédio, que fica no Ramal Antônio Simplício, teve perda total e o caso ocorreu na madrugada do sábado (21).

A polícia informou que o menor teve a ajuda de um jovem de 19 anos. O incêndio deixou quase 100 alunos sem aula e as chamas destruíram todo o material didático, merenda, computadores e outros objetos. Ribeiro foi encaminhado ao presídio e o adolescente ao Conselho Tutelar do município.


Petrolândia: Idosos beneficiários do BPC são convocados para recadastramento até o dia 31 de dezembro


A Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude (Sedes), informa que os idosos e as pessoas com deficiência, de qualquer idade, que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), devem procurar o Cadastro Único, portando seus documentos pessoais, para atualização do cadastro até o dia 31 de dezembro/2017.

Quem não atualizar o cadastro poderá ter o benefício cancelado.

O BPC garante um salário mínimo mensal ao idoso com 65 anos ou mais e à pessoa com deficiência de qualquer idade, que tenha impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, que impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Domingo de sol e calor atrai banhistas à prainha da Orla Fluvial

Fotos: Assis Ramalho 





O domingo (22) foi de sol forte e muito calor em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Após um  longo período chuvoso que terminou em meados do mês passado, o retorno do sol fez com que o rio São Francisco volte a ser uma das grandes opções de lazer nos finais de semana e feriados.

Ontem, para animar ainda mais os banhistas, o Trailer Rio Lindo, instalado na prainha da Orla Fluvial, teve o paredão de som do empresário Eliano Películas.

Aproveitando a faixa de areia pertinho da água, famílias se divertiram e se refrescaram nas águas do velho Chico.

Neste verão, aproveite os domingos na prainha e aprecie, além do banho de rio, as opções em lanches e refeições do trailer Rio Lindo: peixe com baião-de-dois, carne de bode assada na hora, tira-gostos e salgadinhos. O trailer Rio Lindo funciona na prainha somente aos domingos e feriados.

Ver todas as fotos>Domingão de calor na Orla Fluvial

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Com apoio de mais de 200 parlamentares, Danilo Cabral vai criar Frente em Defesa do SUAS

Foto: Chico Ferreira 

Com 220 assinaturas de parlamentares, o deputado federal Danilo Cabral (PSB/PE) alcançou o número necessário para criar a Frente Parlamentar em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O objetivo é evitar o esvaziamento do SUAS, principalmente depois que o governo federal anunciou um corte no orçamento da Assistência Social no Orçamento Geral da União (OGU) do próximo ano.

“O governo do presidente Temer vem promovendo uma série de cortes no orçamento de diversas políticas públicas. E, recentemente, anunciou um corte de aproximadamente 95% no orçamento do SUAS”, denuncia Danilo Cabral. A proposta orçamentária do Governo foi imediatamente condenada pelo deputado, que iniciou a mobilização para defender o SUAS e coletar assinaturas para criação de uma Frente no Congresso Nacional.

Na avaliação do parlamentar, o corte põe em risco o Sistema Único de Assistência Social porque vai impossibilitar a realização de serviços fundamentais, como o funcionamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).


Ibama flagra crime ambiental no Sertão de Pernambuco

As áreas que sofreram supressão serviam de grandes pastos para a criação de gado (Foto: Ibama-pe/divulgação)

Uma grande fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em Pernambuco (Ibama-PE) embargou um total de 425 hectares - mesmo número em campos de futebol - de área desmatada ilegalmente no Sertão pernambucano. Os agentes ambientais identificaram expressivas clareiras (espaços abertos em meio à vegetação) nos municípios de Afrânio, Bodocó, Petrolina e Serra Talhada, região onde prevalece o bioma Caatinga.

A Operação Mandacaru, que visa coibir a exploração e o desmatamento irregular do ecossistema, resultou na aplicação de 14 autos de infração que, juntos, somam uma multa de R$ 430 mil. O trabalho dos fiscais durou duas semanas (8 a 20 de outubro), mas o balanço foi divulgado na última sexta-feira.

O chefe de fiscalização do Ibama-PE, Amaro Fernandes, destaca que a vistoria foi exitosa porque, diferentemente das anteriores, o órgão ambiental teve apoio de imagens captadas por satélites. O método inovador é utilizado em fiscalizações feitas na Amazônia e agora está sendo replicada para toda a Caatinga nordestina.


IBGE: concurso para 1.152 vagas de nível fundamental abre inscrições nesta segunda-feira


Começam nesta segunda-feira as inscrições para o processo seletivo para 1.152 vagas temporárias para o cargo de recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As oportunidades são para atuar no Censo Agropecuário de 2017.

Os candidatos devem ter nível fundamental e no mínimo 18 anos. O salário será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo recenseador, com base nas quantidades de unidades de estabelecimentos agropecuários recenseados.

A jornada de trabalho recomendável será de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento. Do total das oportunidades, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência e 20% para negros.


Secretaria de Saúde de Pernambuco convoca municípios para Semana de Mobilização Contra o Aedes


Ação nacional busca chamar a atenção de toda a sociedade para eliminação de criadouros do mosquito.

A partir desta segunda (23.10), até a sexta-feira (27.10), o Brasil estará vivenciando a Semana de Mobilização Contra o Aedes Aegypti. O Governo de Pernambuco incentiva que todos os municípios do Estado, nesse período, realizem ações para eliminar possíveis focos do mosquito, além de atividades voltadas para a população, que também precisa estar engajada nessa luta. Nesta segunda (23.10), a partir das 9h, na sede da SES, no Bongi, haverá uma reunião do Comitê de Mobilização Social de Controle e Prevenção às Arboviroses, com o intuito de apresentar os dados atuais e chamar a atenção para que toda a sociedade intensifique as ações para eliminação dos criadouros do mosquito vetor durante esta semana de mobilização nacional.

Em 2017, Pernambuco tem registrado uma queda nas notificações das arboviroses, quando é feita a comparação com os dados do mesmo período de 2016. Isso significa uma diminuição de 87,6% nas notificações de dengue, 93,2% de chikungunya e 94,1% de zika. Apesar disso, de acordo com o 5º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que monitora a quantidade de imóveis com a presença de larvas do mosquito, 156 cidades (84,7% dos municípios pernambucanos) estão em situação de risco para transmissão elevada das doenças. A presença de larvas aumenta a possibilidade do surgimento de mosquitos e, consequentemente, da transmissão das enfermidades, o que reforça a importância de ações para eliminar os criadouros.


Homens são presos com mais de 40 kg de maconha no Sertão de PE

A droga e os suspeitos foram levados para a Polícia Federal (Foto: PM/ Divulgação)

A polícia prendeu neste domingo (22) três homens que estavam em um carro com cerca de 41kg de maconha pronta para o consumo. A droga estava no porta-malas do veículo. A prisão aconteceu durante um patrulhamento na BR-460, entre o município de Salgueiro e o distrito de Riacho Pequeno, no Sertão de Pernambuco.

Os três suspeitos são da Paraíba. Os homens foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal, onde foram autuados em flagrante por tráfico de drogas.

G1 Petrolina, Salgueiro


Jatobá/Itaparica: Associação Pó de Serra realiza 'baba' dominical


No último domingo, 22/10/2017 os sócios da Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, Jatobá, realizaram o "baba" matinal, seguido pela tradicional confraternização. Confira o resultado da pelada, enviado por Jair Souza, o Jair do Picolé.

Primeiro tempo de 7h00 às 8h00
Placar: Camisa amarela 5 x 1 camisa verde
Gol do camisa verde: Flávio
Gols do camisa amarela: Pitomba (3) e Marcos (2)

segundo tempo de 8h as 9h camisa amarela2x3camis verde go camisa amarela moseis fabio gol camisa bolinha thiago fabinho

Segundo tempo de 8h00 às 9h00
Camisa Verde 3 x 2 Camisa Amarela

Gols do camisa a marela: Moisé e Fábio
Gols do camisa verde: Bolinha, Thiago e Fabinho


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Jair Souza


Turista espanhola morre em tiroteio na Rocinha; PM diz que carro furou bloqueio

A PM informou que só constatou se tratar de uma turista após abordar o carro.

Uma turista espanhola, identificada como Maria Esperanza Ruiz Jimenez, de 67 anos, morreu após ser baleada na Rocinha, nesta segunda-feira (23), em mais uma manhã de tiroteios na comunidade. Por meio de nota, a Polícia Militar informou que o carro no qual ela estava furou um bloqueio feito pelos policiais e, por isso, os PMs fizeram disparos contra o veículo. Em depoimento, o motorista que é um italiano e vive há quatro anos no Brasil, negou qualquer ordem para parar e que tenha furado a blitz. Ele disse que não notou a barreira policial ou qualquer tiroteio.

A PM informou que só constatou se tratar de uma turista após abordar o carro. A Corregedoria da corporação está apurando o caso. A Secretaria de Estado e Segurança diz que lamenta a morte que acompanha a apuração dos fatos junto à Corregedoria da Polícia Militar e à Divisão de Homicídios da Polícia Civil, que investiga o caso.

Maria Esperanza foi atingida no pescoço e chegou a ser socorrida, mas morreu antes de chegar ao Hospital Miguel Couto, na Gávea, também na Zona Sul. Ela estava acompanhada do cunhado e do irmão.


Petrolândia: Saúde & Sorriso Consultórios Especializados informa calendário de atendimento da semana


Saúde & Sorriso Consultórios Especializados, localizado na rua Higino Alexandre Araújo, nº 96, na Quadra 03 de Petrolândia, informa o calendário de atendimento de seus profissionais médicos para esta semana. Mais informações e marcação de consultas (87) 3851-2596 e 99669-7052.

Segunda-feira (23): Dra Daniela (Dentista) e Dra Maralisa ( Fono)
Terça-feira (24):  Dra Débora (Dentista) e Dra Lêda (Psicóloga)
Quarta-feira (25): Dra. Daniela (dentista) e Dra. Maralisa (fono)
Quinta-feira (26): Diana Gama (Esteticista)
Sexta-feira (27): Dra. Daniela (dentista)

Blog de Assis Ramalho
Informação: Saúde & Sorriso Consultórios Especializados


Petrolândia: Prepare-se para concurso da Guarda Municipal no Focus Preparatório; Aulas começam hoje (23)

O Curso preparatório FOCUS está com vagas para o preparatório para a Guarda Municipal de Petrolândia-PE. A realização de concurso foi determinada pelo MPPE.

Comece seus estudos agora, pois quem se prepara com antecedência terá mais chance de ser aprovado. Quem não fizer curso preparatório vai ficar para trás! 

Os professores do Focus Preparatórios são qualificados profissionalmente para o ensino das disciplinas do curso. Confira:

Osmar Brandão - Português
Janailson Avianez - Raciocínio Lógico
Informática: Berg Pedro
Legislação de Trânsito: Kleber Diniz/Aristóteles Costa

Matrículas na Essencial Perfumaria, na Av. Auspício Valgueiro Barros, em frente à Academia Strong - Petrolândia (PE).
 Mais informações, ligue:  (87-9939-2394.


Em Sertânia, Paulo Câmara inaugura Contorno Rodoviário Governador Eduardo Campos

Com um investimento de R$ 21,2 milhões, a nova via vai garantir mais conforto e segurança no trajeto de aproximadamente 35 mil pessoas. Paulo aproveitou sua ida à região para vistoriar as obras de implantação da Adutora do Moxotó, com visita à Estação Elevatória da Adutora, em Arcoverde, e à Estação de Captação, Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco em Sertânia. (Foto: SEI-PE)

A infraestrutura viária do Sertão do Moxotó ganhou um importante reforço nesta sexta-feira (20.10). Em visita à região, o governador Paulo Câmara inaugurou a rodovia PE-265, mais conhecida como Contorno Viário de Sertânia - Governador Eduardo Campos. Para a construção do acesso, foram investidos um total de R$ 21,2 milhões. A nova via contempla 7,5 km de extensão, compreendendo o trecho entre a divisa PE/PB (Pernambuquinho Km-0) e o entroncamento da BR-232 (Cruzeiro do Nordeste), do quilômetro 61,4 ao 68,9. Com a intervenção, serão beneficiadas mais de 35 mil pessoas, que passarão a contar, a partir de agora, com mais conforto e segurança no seu ir e vir na região.

“Sabemos que essa via é um sonho antigo da população de Sertânia. Havia o compromisso do ex-governador Eduardo Campos de fazer essa obra, mas, infelizmente, ele não teve tempo hábil. E nós fizemos o nosso dever de casa. Juntamos um dinheirinho e estamos aplicando naquilo que é importante para o povo. Fazer o contorno de Sertânia é uma prioridade porque tira o trânsito de dentro da cidade, garante que pessoas trafeguem com mais segurança e tranquilidade. É assim que nós queremos vamos trabalhar por um Pernambuco melhor e mais igual para todos", ressaltou o governador.

O Contorno Viário é uma reivindicação antiga da população da região, que sofria com o tráfego de veículos pesados no centro urbano da cidade. Realizada pela Secretaria Estadual de Transportes, através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a nova via contou com aportes do Fundo Rodoviário de Pernambuco (Furpe).


Petrolândia: Aniversariante do dia, Heleno Costa recebe felicitações da família e de amigos


Nesta segunda-feira, 23 de outubro de 2017, familiares de Heleno Costa felicitam o jovem pela passagem do seu aniversário por meio de mensagem.

A família Costa, te deseja um feliz aniversário!!
Que Deus te abençoe grandemente para que siga sempre nos caminhos do bem.
Que sua vida seja repleta de realizações positivas e conquistas.
Você merece tudo de melhor que a vida pode oferecer.

Blog de Assis Ramalho
Foto: Divulgação


Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco recebe mais de R$ 4 milhões para qualificação profissional

Serão oferecidas 2.200 vagas em cursos de formação inicial e continuada em todo o estado (Foto: Divulgação)

A Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco (SRT-PE) vai receber R$ 4.067.900,00, que serão destinados à qualificação profissional. O recurso é proveniente do Ministério da Educação, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e será usado para a abertura de 2.200 vagas em cursos de formação inicial e continuada em todo o estado.

A destinação do recurso só foi possível graças ao esforço da equipe de Políticas Sociais da SRT-PE, formada pelos analistas Vinícius Logo e Patrícia dos Anjos, que foram coordenados pelo superintendente regional do Trabalho, Geovane Freitas. “Pernambuco foi contemplado com o maior número de vagas de qualificação profissional demandadas pelo Ministério do Trabalho ao MEC, no âmbito do PRONATEC”, comemora o superintendente.


Tacaratu/Petrolândia/Jatobá: Mulheres Pankararu ganham rádio comunitária em edital que fortalece projetos feministas em todo o Brasil


Projeto da AMIGP foi contemplado pelo Building Movements – Feminismos Contemporâneos (Foto: AMIGP)

Formação política feminista com lideranças do movimento de trabalhadoras domésticas em Nova Iguaçu e Volta Redonda, no Rio de Janeiro; formação de uma rede de mulheres ciclistas e ativistas por um meio de transporte sustentável e democrático em São Paulo; capacitação de mulheres quilombolas do Maranhão para enfrentamento à violência e liberdade dos territórios; instalação e manutenção de uma rádio comunitária indígena com as guerreiras Pankararu de Pernambuco.

Estes foram alguns dos projetos contemplados pelo Building Movements – Feminismos Contemporâneos, cujo resultado foi divulgado na semana passada. Ao todo, serão R$ 350 mil reais distribuídos a 14 projetos de fortalecimento de iniciativas feministas em todo o Brasil, selecionados por meio de edital pelo Fundo ELAS de Investimento Social. Entre 645 projetos inscritos, foram escolhidas propostas inovadoras que mobilizam mulheres em busca de seus direitos, com necessidades reais, urgentes e estratégicas.

Em Pernambuco, foi criado o projeto Rádia Pankararu. A proposta da rádio das mulheres indígenas Pankararu é organizada pela Associação de Mulheres Indígenas Guerreiras Pankararu (AMIGP), em parceria com Reino Unido e Argentina. Com doação de R$ 25 mil, o projeto visa a instalação e manutenção de rádio comunitária indígena de mulheres, através de imersões com facilitadoras na aldeia para apropriação tecnológica e resgate de saberes ancestrais, proporcionando intercâmbio entre mulheres indígenas de diferentes etnias. O projeto será realizado em parceria com pesquisadora britânica e ativista argentina. 

Fundo Elas de Investimento Social - Segundo a coordenadora-geral do fundo, Amalia Fischer, a instituição trabalha há 17 anos na mobilização de recursos “para que as mulheres possam executar projetos ou iniciativas inovadoras, pequenos negócios e negócios sociais, e possam também ter acesso a tecnologias”. Ela explica que este foi o primeiro edital do tipo no país, que distribuiu recursos para um número grande de projetos, e será usado como modelo para outros países da América Latina, além de ter parcerias com o Reino Unido.


Agricultores de Passira recebem sementes de milho e sorgo da Secretaria de Agricultura

Foto: Edilson Júnior/SARA

Em mais um ação para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, e o presidente do IPA, Gabriel Maciel, entregaram sementes de milho e sorgo ao município de Passira, no Agreste do Estado. Conhecido como um dos maiores produtores de milho no Estado, o município terá sua produção reforçada com três toneladas de sementes do grão, e ainda 120 quilos de sorgo, que serão destinos às comunidades de Chã dos Negos e Maracajá.

Acompanhados da prefeita Rênya Carla e do deputado estadual Henrique Queiroz, além de autoridades municipais e demais representantes do IPA, Wellington Batista e Gabriel Maciel conheceram as áreas beneficiadas e entregaram simbolicamente sacos das sementes a agricultores da região.


Homem sequestra ônibus com estudantes em Itambé-PE e pratica roubos e estupros

Foto: TV Jornal

No final da tarde da última sexta-feira (20), um homem embarcou em um ônibus que seguia de Itambé para Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. No veículo havia 20 estudantes. Quando o veículo saiu da área urbano, o homem anunciou o assalto, dizendo estar armado. Segundo a Polícia Militar, a ação durou cerca de três horas. O homem estuprou algumas das passageiras do coletivo e roubou pertences dos estudantes.

Segundo a PMPE, a ação só acabou porque uma equipe de policiais perseguiu o ônibus por alguns quilômetros e conseguiu interceptá-lo na rodovia PB-030, no município vizinho de Pedras de Fogo, na Paraíba. Quando o ônibus parou, quase virando na rodovia, o suspeito correu para uma mata próxima e conseguiu fugir.

Uma das passageiras registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Itambé, que está investigando o caso. As informações são da TV Jornal.

Blog de Assis Ramalho
Fonte: TV Jornal


ITEP promove seminário em Caruaru sobre tendências na área de lavanderias



Com o objetivo de discutir as principais tendências para o setor de lavanderias, o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), por meio do Centro Tecnológico do Agreste (CT Moda), promove o seminário Lavanderia: tendência e competitividade para confecção, no dia 26 de outubro em Caruaru. O evento é gratuito e voltado a empresários da região que atuam no setor de lavanderias industriais e confeccionistas, bem como pesquisadores e estudantes que trabalham e que estejam vinculados a alguma empresa da cadeia de valor. As inscrições podem ser feitas no link: https://goo.gl/forms/0SDFnuhOQ2iNhTXF2.

O evento contará com palestras de Airam Cristina Pagliosa (Antônio Manzarra - coordenadora de produto da Santana Textiles), Gilberto José Oliveira (consultor em lavanderia de jeans), e Marco Britto (Diretor Segmento Jeans da Associação Nacional das Empresas de Lavanderia - Anel e presidente do Grupo GB). Entre os temas abordados está o cenário da lavanderia jeans, com um olhar sobre as principais técnicas que têm sido adotadas ao redor do mundo. O seminário é realizado em parceria com a Associação das Lavanderias de Caruaru (Alc), o Sebrae-PE, a Associação das Lavanderias de Riacho das Almas (Acra), a Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit) e a Avanço.


Jatobá: Comerciante é abordado por assaltantes e atingido por três tiros


Na cidade de Jatobá, no Sertão de Pernambuco, marginais tentaram assaltar o proprietário de um açougue e o comerciante foi ferido a tiros, após reagir. Segundo informações da Polícia Local e de familiares, por volta das 6h00 da manhã desse domingo (22), três elementos armados, em um veículo Celta , de cor prata, surpreenderam o comerciante Itamar Batista de Souza, proprietário de um açougue, localizado no centro da cidade.

Os três indivíduos renderam o comerciante e o levaram para dentro do estabelecimento, no momento em que ele abria o comércio. O empresário disse aos assaltantes que não tinha nenhuma quantia e chegou a oferecer seu veículo e uma motocicleta, proposta que os marginais não aceitaram e disseram que iam levar sua filha. O comerciante reagiu e entrou em luta corporal com os bandidos. A vítima chegou a dominar um dos assaltantes, mas os outros dois abriram fogo contra o comerciante que foi alvejado por três tiros.

A vítima foi socorrida por seu irmão, levado para o Hospital de Itaparica, onde foram prestados os primeiros-socorros. Em seguida, o comerciante foi encaminhado ao Hospital Nair Alves de Souza, na cidade vizinha de Paulo Afonso, na Bahia. Segundo informações do Portal Jatobá, não foram levados bens materiais durante o assalto e a vítima está fora de perigo. Não há informações sobre os assaltantes.

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Portal Jatobá


Petrolândia: JR Guedes anuncia transporte para realização de Concurso da PMAL no próximo domingo (29)


JR Guedes Viagens e Passeios avisa aos candidatos que vão fazer o Concurso da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), no próximo domingo (29), que irá disponibilizar uma van - com vagas limitadas - para Arapiraca, local onde ocorrerão as provas.

O automóvel sairá da Praça da Matriz, às 5h30 da manhã.

Informações pelos celulares (87) 99662-9890 - (71) 99330-7977 (WhatsApp).

Blog de Assis Ramalho
Informação: JR Guedes Viagens e Passeios


Petrolândia: Dr. Cleobenisson Cruz atende nesta segunda-feira (23) na MedClinic a partir das 13h30


A MedClinic Clínica Especializada informa que o Cardiologista e Clinico Geral Dr. Cleobenisson Cruz atende - excepcionalmente - nesta segunda-feira (23), a partir das 13h30.

O médico realizará: consultas cardiológicas, parecer cardiológico (risco cirúrgico), MAPA, Holter, eletrocardiograma, ecocardiograma,teste ergométrico e outros.

Agende sua consulta pelos telefones: (87) 3851 1879 (87) 996273816. (87) 996302907. (87) 996383333

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic


Petrolândia: Em entrevista a Assis Ramalho, Enfermeira Joane Barboza detalha ações da Petroclínica durante o Outubro Rosa


Na última sexta-feira (20), Assis Ramalho entrevistou a Enfermeira Joane Barboza, com transmissão ao vivo pelo Facebook diretamente da Petroclínica. O tema da entrevista foi a Campanha Outubro Rosa e as ações da Petroclínica durante o mês de outubro. 

A entrevista está disponível no vídeo abaixo. 



Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia terá dois representantes na Conferência Nacional de Assistência Social


Nos dias 17 e 18 deste mês (terça e quarta) foi realizada no auditório Tabocas, do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, a XII Conferência Estadual de Assistência Social. Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”, a conferência deliberou sobre a Política de Assistência Social para o Estado de Pernambuco e aprovou as propostas que serão levadas e defendidas pelos 48 delegados eleitos para participar da Conferência Nacional de Assistência Social, prevista para acontecer de 5 e 8 de dezembro de 2017, em Brasília-DF.

Lucicleide Santos (Cleidinha), Coordenadora da Casa das Juventudes, e Rita de Cássia, representante da Comunidade Quilombola Borda do Lago/Negros de Betinho, foram eleitas delegadas do Estado para a Conferência Nacional. Além delas, Petrolândia foi representada na Conferência Estadual pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Rute Sá e Fernando Batista. A secretária de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia (Sedes), Marília Cantarelli acompanhou os delegados municipais.

A Conferência Estadual foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão de Roberto Franca, por meio da executiva de Assistência Social, dirigida por Socorro Araújo.

A Conferência Municipal de Petrolândia aconteceu no dia 27 de julho, na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na Quadra 01, com grande participação da sociedade civil. A palestra magna foi apresentada por Leônidas Leal, Coordenador da Gerência de Proteção Social Especial de Média Complexidade, vinculado à Assistência Social do Estado. Na oportunidade, além de apresentar e debater sugestões para a assistência social do município e aprovar propostas para serem levadas à Conferência Estadual, foram também eleitos os delegados que participaram do evento realizado na semana passada. 

Ver mais fotos da Conferência Estadual>Fotos: Cleidinha/Casa das Juventudes
Ver fotos da Conferência Municipal de Petrolândia>Fotos: Lúcia Xavier




Redação do Blog de Assis Ramalho