quarta-feira, 9 de maio de 2018

Entrevistado desta quinta (10) na Web Rádio Petrolândia, vereador de Floresta Beijinha Puça faz pedido para perfurações de poços artesianos na zona rural



Nesta última terça-feira dia (08), o Vereador Beijinha Puça esteve no gabinete da Deputada Estadual Roberta Arraes, em Recife, para reivindicar perfurações de poços artesianos para o município de Floresta, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com Beijinha, as localidades beneficiadas serão Malhada Vermelha, Angico, São Gonçalo e Várzea do Icó.

"Ciente de que será atendido o meu requerimento, desde já agradeço a deputada Roberta Arraes", disse o vereador.

Entrevista
Beijinha Puça será entrevistado ao vivo nesta quinta-feira (10), pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na entrevista, que deverá ter início por volta das 07h30, entre outros temas, o vereador vai falar sobre assuntos pertinentes ao município de Floresta, fará avaliação do que se espera para as eleições de 2018, entre outros temas relevantes à política municipal, estadual e nacional.

Blog de Assis Ramalho
Blog O Povo com a Notícia


Dia D da Campanha de Vacinação acontece neste sábado (12)



O Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza acontece em todo o Brasil nesta sábado (12). Em Pernambuco, cerca de 5 mil pontos de vacinação, entre postos de saúde e unidades volantes estarão recebendo a população inclusa nos grupos prioritários para se imunizar contra a doença. 

No estado, 2.399.361 pessoas estão aptas a participar da campanha, que é voltada para idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos até 45 dias), trabalhador de saúde, professores, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Também serão contempladas as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, como doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica; diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias. Até o momento, 414.875 pernambucanos (17,2%) receberam as doses da vacina.


Petrolândia: Balão Mágico, sua loja de artigos para festa, recebeu novidades para tornar seu evento ainda mais especial


A loja de artigos de festa Balão Mágico, situada na Avenida Manoel Borba, 304, no centro de Petrolândia, anuncia que recebeu lindos artigos para tornar a sua festa de aniversário, formatura, Copa do Mundo... ainda mais especial e iluminada.

Visite a Balão Mágico e garanta os melhores artigos para o seu evento ou para a decoração de sua casa, escritório ou loja.

Acompanhe os novos produtos disponíveis na Balão Mágico de Petrolândia no Instagram @balaomagico_suafestacomecaaqui Mais informações: 87 99647-5274 (WhatsApp). 


Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Doçuras Delicatessen anuncia Promoção Dia das Mães


Blog de Assis Ramalho
Informação: Docuras Delicatessem .


Petrolândia: Sorteio da 1º Rifa Florinda Flores é adiado para o dia 11 de junho, véspera do Dia dos Namorados


O Florinda Flores adia o sorteio que estava previsto para sexta feira dia 11/05 por não ter arrecadado o valor de cobrir as despesas dos prêmios, colocando a nova data para 11 de Junho véspera do Dia dos Namorados. A rifa está no custo de R$ 5,00 e concorre a seis prêmios : cesta completa de café da manhã + pelúcia + flores + kit de beleza Mary Kay: Base TimeWise, Batom Att Play e Lápis retrátil para os olhos. Antecipamos nossos sinceros agradecimentos a compreensão de todos e nos colocamos a disposição de quaisquer esclarecimentos. Continuamos as vendas! Adquira já a sua!

Hislaine Menezes


Petrolândia: Secretária Marília Cantarelli esclarece contratações de Assistentes Sociais do CRAS e ACESSUAS Trabalho

Nota de esclarecimento

A Prefeitura de Petrolândia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude vem esclarecer que o processo seletivo para preenchimento de vagas de Assistente Social está em vigor e vem sendo respeitado de acordo com o Edital 001/2016. Esclarecemos que a vaga destinada à Assistente Social do CRAS não foi preenchida por nenhum outro candidato, e que a candidata aprovada na vaga no Acessuas Trabalho, continua desempenhando a função para qual foi aprovada.

Ressaltamos que a prorrogação do contrato da Assistente Social do ACESSUAS Trabalho foi necessária uma vez que, em 2017, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome lançou aos municípios a Repactuação do Programa Acessuas Trabalho. Assim, a aprovação da adesão do Termo de Pactuação foi aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social, através de reunião realizada em 16/05/2017, ata nº053/2017, Resolução CMAS nº 04/2017, passando então a integrar o Plano de Ação do município. 

De acordo com o Termo de Repactuação de Metas do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho – Programa Acessuas Trabalho, uma das responsabilidades das condições de gestão e oferta é ofertar o Programa Acessuas Trabalho no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Estamos à disposição para qualquer esclarecimento. Agradecemos antecipadamente, ao tempo que reitero protestos de elevada estima e distinta consideração.

Petrolândia-PE, 07 de maio de 2018.

Marília Roberta Cuz Cantarelli Leal
Secretária de Desenvolvimento Social


Rodrigo Novaes denuncia corte de energia em perímetro irrigado de Petrolândia

Foto: Jarbas Araújo/Alepe

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) foi à tribuna, no Pequeno Expediente desta terça (8), expor o corte no fornecimento de energia elétrica no perímetro irrigado de Icó Mandantes, em Petrolândia (Sertão de Itaparica). Segundo o parlamentar, a interrupção deve-se a atrasos no pagamento à concessionária, que é de responsabilidade do Governo Federal.

Novaes explicou que a situação é agravada por não haver um entendimento sobre a responsabilidade pelo custeio do perímetro. “Não sabemos se os recursos devem vir do Ministério de Minas e Energia ou da pasta de Integração Nacional. Isso é um empecilho que causa ainda mais fragilidade”, disse.

Ainda de acordo com o deputado, o problema é recorrente. “Não existe planejamento nem compreensão da prioridade que o projeto de irrigação representa para aquela região. A pauta é repetitiva e, por isso, solicito respeito do Governo Federal para com o povo sertanejo”, reivindicou.

Alepe


Petrolândia: José Hermes é o aniversariante do dia e recebe felicitações da família e de amigos


Na manhã desta quarta-feira (09), tivemos a honra de receber no estúdio da Web Rádio Petrolândia e do Blog de Assis Ramalho, o amigo José Hermes. Feliz e sorridente, o chesfiano e amante de vaquejada disse ter feito a visita para anunciar o seu aniversário, comemorado no dia de hoje.

Natural de Petrolândia, Vascaíno de Coração! É funcionário da Chesf a mai de 40 anos, atua no escritório dessa renomada empresa em nossa cidade, onde atende com satisfação e respeito, sendo um motivo de orgulho para os seus conterrâneos.

''O Sertanejo é, antes de tudo, um forte''.  Essa célebre frase do grande escritor Euclides da Cunha, retrata bem esse vaqueiro apaixonado por Missa de Vaqueiro e Pega de Boi.

Amigos de trabalho mandam a seguinte frase para o aniversariante

Para esse vaqueiro sertanejo fazer o bem sempre foi a sua meta. É para ele que tiramos o chapéu e pedimos a Deus que lhe dê muitos anos de vida com saúde e paz.

Feliz aniversário ao amigo José Hermes! São também os votos de Assis Ramalho!


Petrolândia: Vereador Zé Pezão solicita inclusão do Bairro Nova Esperança no perímetro urbano na atualização do Plano Diretor da cidade


Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR
Foto: Câmara Municipal de Petrolândia

Na última sessão da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada no dia 25 de abril, o vereador José Luiz dos Santos (Zé Pezão) apresentou Indicação à Casa para que seja dirigido à prefeita Jane solicitação para inclusão do Bairro Nova Esperança na área de perímetro urbano do município, por meio da atualização do Plano Diretor da Cidade.

Indicação nº 053/2018

O Vereador José Luiz dos Santos, abaixo subscrito, indica à Mesa Diretora, após ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja solicitado à Exmª Sra. Prefeita do Município de Petrolândia, Janielma Maria Ferreira Rodrigues de Souza, medidas cabíveis, no sentido de Inserir o Bairro Nova Esperança, através do Plano Diretor, na área de Perímetro Urbano, deste Município.

Justificativa

O pleito em tela fundamenta-se nas constantes reivindicações dos moradores daquela localidade, que não dispõem de nomes de ruas, para localização de suas residências, o que torna o acesso difícil, principalmente, para o trabalho dos Correios.


Petrolândia: Bancada do Governo na Câmara solicita à prefeita remoção de plantas aquáticas (baronesas) do Lago de Itaparica


Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR

Fotos: Câmara Municipal de Petrolândia

No dia 25 de abril, a Câmara Municipal de Petrolândia realizou sessão ordinária, ocasião em que os vereadores de apoio ao governo municipal apresentaram, em conjunto, Indicação dirigida à prefeita Jane para solicitar a contratação de equipe para limpar as plantas aquáticas, conhecidas como baronesas, que infestam o Lago de Itaparica. Veja abaixo a Indicação, na íntegra.

Indicação nº 052/2018

Os Vereadores que abaixo subscrevem indicam à Nobre Mesa, consultando o Augusto e Soberano Plenário na forma regimental seja encaminhado expediente à Excelentíssima Prefeita Municipal de Petrolândia, Srª Janielma Maria Ferreira Rodrigues de Souza, pleiteando a Contratação de uma Equipe para fins de Limpeza das Plantas Aquáticas (Baronesas) existentes no Lago de Itaparica, que banha este Município de Petrolândia.

Justificativa

Justificamos o referido pleito, informando que o local em epígrafe, encontra-se demasiadamente inviável para banhos ou mesmo navegações sejam de pequeno ou grande porte, haja vista tamanha a concentração de plantas aquáticas existentes.


Petrolândia: Toinho e Eudes solicitam pavimentação em paralelepípedo na Vila do Sossego, comunidade ao lado do cemitério


Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR
Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca (Fotos: Câmara Municipal de Petrolândia)

Na sessão da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada em 25 de abril, os vereadores Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca apresentaram, em conjunto, indicação à prefeita Janielma Souza para solicitar a implantação de calçamento em paralelepípedo na Vila do Sossego, localizada ao lado do Cemitério São Francisco. Veja abaixo a indicação, na íntegra.

Indicação nº 049/2018

Os vereadores desta Casa Legislativa, abaixo subscritos, indicam à Mesa Diretora, após ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja solicitado à Exmª Sra. Prefeita do Município de Petrolândia, Janielma Maria Ferreira Rodrigues de Souza, providências cabíveis, no sentido de Construir Calçamento com paralelepípedo na Vila do Sossego, especificamente na localidade situada ao lado do Cemitério, travessia com a Avenida Manoel Pereira de Lima, neste Município.

Justificativa

Justificamos o presente pleito, salientando as constantes reivindicações dos moradores daquela localidade, que sentem-se prejudicados pela falta de um calçamento condizente e digno.

Sabemos, pois, que a pavimentação possibilita qualidade de vida e desenvolvimento aos espaços urbanos, visando auxiliar na requalificação do ambiente carente de pavimentação e infraestrutura adequada.


Petrolândia: Aumento da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos é sancionada pela Presidência da República


A prefeita de Petrolândia, Janielma Souza, tem acompanhado a mobilização da AMUSUH em defesa dos municípios sedes e alagados por hidrelétricas (Fotos: AMUSUH)




A Presidência da República sancionou nesta terça-feira (8) o PLC 315/2009 que aumenta de 45% para 65% a fatia da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) e dos Royalties de Itaipu destinados aos municípios sedes de usinas e alagados. Após praticamente uma década de análises e debates na Câmara e no Senado, a Presidência confirmou sem veto este pleito dos 729 municípios sedes de usinas e alagados. O trabalho incansável Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH), dos prefeitos (as) e da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas e Alagados foi decisivo para consagrar esta grande vitória municipalista.

O PLC 315/2009 foi aprovado em todas as instâncias na Câmara e depois seguiu para o Senado. No último dia 11 de abril, todos os senadores presentes na sessão extraordinária votaram a favor da proposta. A matéria seguiu para sanção presidencial, é só depois de muita pressão política e mobilização de centenas de prefeitos (as) e de parlamentares que foi possível consagrar esse marco municipalista.

O presidente da AMUSUH e prefeito de Abdon Batista (SC), Lucimar Salmória destacou a importância deste incremento para as prefeituras. “Nossa Associação não poupou esforços ao longo desta década para aprovar esse projeto que fará justiça aos 729 municípios. Nossas prefeituras terão aportes determinantes para melhorarem o caixa e as ações em prol da população”, afirmou Salmória.


MPPE: Representantes do IV Circuito da Associação dos Amigos Vaqueiros Aspirantes firmam TAC para impedir maus-tratos durante vaquejadas

Pensando na implementação de medidas necessárias à proteção e bem-estar dos animais, os representantes do IV Circuito da Associação dos Amigos Vaqueiros Aspirantes (AAVA) celebraram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Com a iniciativa, os responsáveis pelo Circuito se comprometeram a impedir qualquer prática ou situação que configure maus-tratos durante o evento, que será realizado no Parque Haras Milanny, na Vila São Rafael, em Caruaru, no mês de junho.

Pelo instrumento, os representantes devem garantir a observância dos cuidados necessários para garantir o respeito aos animais, observando as diretrizes vigentes no Regulamento da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) e suas posteriores alterações, além das citadas pela Associação Brasileira Quarto Milha (ABQM), quer seja ou não associado a essa entidade, para a realização do evento.


Petrolândia: Toinho de Eugênio e Eudes pedem curso de aperfeiçoamento em primeiros socorros e acidentes domésticos para servidores de apoio das escolas

Foto: Câmara Municipal de Petrolândia

Em conjunto, os vereadores Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca apresentaram na Câmara Municipal de Petrolândia, na sessão realizada no dia 25 de abril, indicação para solicitar à prefeita Jane a realização de curso de aperfeiçoamento em primeiros socorros e acidentes domésticos destinado às servidoras municipais que desempenham funções de copeiras, merendeiras, cozinheiras e outras funções.

Indicação nº 055/2018

Os vereadores desta Casa Legislativa, abaixo subscritos, indicam à Mesa Diretora, após ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja solicitado à Exmª Sra. Prefeita do Município de Petrolândia, Janielma Maria Ferreira Rodrigues de Souza, providências cabíveis, no sentido de Destinar um curso de aperfeiçoamento em primeiros socorros e acidentes domésticos às servidoras municipais, que desempenham funções de copeiras, merendeiras, cozinheiras, entre outros.

Justificativa

Considerando o grande número de acidentes de trabalho, que comumente ocorrem mediante incêndios, quedas e lesões corporais com instrumentos de trabalhos, surge pois, a necessidade premente de viabilizar um treinamento, ministrado pelo Corpo de Bombeiros do Município, com estas profissionais, que por força de suas atribuições, deparam-se comumente com situações dessa natureza.


Serra Talhada: MPPE recomenda suspensão de eventos esportivos no Estádio Pereirão

Estádio Nildo Pereira de Menezes ( Pereirão) - Foto: Assis Ramalho/arquivo BlogAR)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à gestão municipal de Serra Talhada que adote as devidas providências para suspender quaisquer competições esportivas no estádio de futebol Nildo Pereira de Menezes, também conhecido como Pereirão. O local encontra-se em condições precárias, pondo em risco a segurança dos frequentadores. O artigo 13 do Estatuto de Defesa do Torcedor (Lei Federal nº 10.671/2003) garante o direito do torcedor de ter segurança nos lugares onde são realizados eventos esportivos antes, durante e depois das partidas.

Para averiguar a situação do estádio, a 2ª Promotoria de Justiça de Serra Talhada realizou uma visita técnica que constatou que a estrutura das marquises apresentavam riscos aos usuários; inadequações no sistema de combate a incêndio; a estrutura de concreto armado necessita de recuperação estrutural urgente; o sistema de cobertura precisa de revisão geral, como, por exemplo, nos banheiros e o telhamento do posto de comando; as partes elétricas e baixa tensão da entrada, vestiário de árbitros e cabine de rádio precisam de revisão; infiltrações na cabine de rádio e vestiário dos árbitros; e falta de acessibilidade ao estádio conforme padrões técnicos (ABNT/NBR 9050/15).


Educação indígena será tema da 1ª Mesa de Diálogo GEDin Sertão, no campus Floresta do IF Sertão-PE


No dia 16 de maio, das 19 às 22h, acontece no campus Floresta do IF Sertão-PE a 1ª Mesa de Diálogo GEDin Sertão, com a temática indígena: “Reflexão sobre educação, sujeitos e pedagogia”. O evento visa abrir o diálogo entre comunidade acadêmica e comunidade externa nos mais diversos temas que envolvem a educação no Sertão de Itaparica. 

De acordo com um dos líderes do Grupo de Pesquisa GEDin Sertão, professor Eduardo Vergolino “A Mesa de Diálogo busca ser um momento onde pesquisas e projetos sejam discutidos e apresentados a comunidade para fins de democratização do conhecimento”.

O evento é gratuito e aberto a todo o público interessado na temática indígena e da educação. Participarão da mesa redonda o Antropólogo Whodson da Silva, membro do Laboratório de Estudos Sobre Ação Coletiva e Cultura; Maria Lucinete Lopes, membro do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena; e o Professor Mestre João Luiz da Silva, Coordenador da Especialização em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial.

De acordo com a organização o evento se desenvolverá na forma de palestras e debates entre os participantes da mesa e o público. A temática que norteará a 1ª Mesa de Diálogo GEDin Sertão será a Lei 11.645, que versa sobre a inclusão obrigatória da temática história e cultura indígena e afro-descendente no currículo escolar.


Petrolândia: Ações para revitalização da Orla Fluvial são solicitadas à prefeita pelos vereadores de apoio ao governo


Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR

Fotos: Câmara Municipal de Petrolândia

Em sessão realizada no dia 25 de abril, os vereadores que compõem a Bancada do Governo apresentaram, conjuntamente, indicação dirigida à prefeita Jane Souza par solicitar ações de revitalização da Orla Fluvial, com recuperação da pista de corrida e ciclismo, capinação, conserto de pavimento e iluminação pública. Veja abaixo a indicação, na íntegra.

Indicação nº 056/2018

Os Vereadores que abaixo subscrevem indicam à Nobre Mesa, consultando o Augusto e Soberano Plenário na forma regimental seja encaminhado expediente à Excelentíssima Prefeita Municipal de Petrolândia, Srª Janielma Maria Ferreira Rodrigues de Souza, pleiteando a Revitalização da Pista de Cooper e de Ciclismo da Orla Fluvial, com limpeza de matos, conserto de buracos e iluminação.

Justificativa

Em visita nesta tarde de quarta-feira 25.04), em conjunto com a Sra. Prefeita Municipal, o Presidente da Casa, Sr. Delano Santos de Souza, e Vereadores abaixo subscritos, pleitearam ao Poder Executivo, uma vez observadas as necessidades existentes naquela localidade, medidas cabíveis, no sentido de viabilizar reparos, revitalizando essa parte da Orla fluvial, com as mudanças necessárias e cabíveis, haja vista ser de significante interesse da população petrolandense.


Motorista de ônibus escolar é preso depois de estuprar cinco alunas em Alagoas


O motorista de ônibus escolar, Márcio André Guedes da Silva, de 39 anos, foi preso em flagrante suspeito de estuprar cinco estudantes na noite desta terça-feira (8), no bairro do Farol, na parte alta de Maceió. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o homem foi afastado das atividades até o fim da apuração do caso.

Segundo informações divulgadas no relatório do centro Integrado de Operações Especiais da Segurança Pública (Ciosp), militares do Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc) – lotados no Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa) – estiveram no local do crime e constataram o fato.

Os militares foram informados por cinco alunas que o motorista teria assediado todas elas, mostrando sua genitália. Após o fato, suspeito e vítimas foram encaminhados à Central de Flagrantes I, onde Márcio André foi autuado pelo crime de estupro.


Petrolândia: Terceirização dos serviços de iluminação pública é solicitada à prefeita pelos vereadores governistas


Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

Fotos: Câmara Municipal de Petrolândia

No dia 25 de abril, a Câmara Municipal de Petrolândia realizou sessão ordinária. Na ocasião, os vereadores da Bancada de Governo apresentaram, em conjunto, indicação dirigida à prefeita Jane Souza para solicitar a contratação de empresa para manutenção da iluminação pública do município, com terceirização das atividades a cargo do poder público. Leia abaixo a indicação, na íntegra.

Indicação nº 051/2018

Os Vereadores que abaixo subscrevem indicam à Nobre Mesa, consultando o Augusto e Soberano Plenário na forma regimental seja encaminhado expediente à Excelentíssima Prefeita Municipal de Petrolândia, Srª Janielma Maria Ferreira Rodrigues de Souza, pleiteando a Contratação de uma Empresa, para fins de Prestação de Serviços terceirizados, na área de Iluminação Pública do Município de Petrolândia.

Justificativa


Floresta: Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 70 professores


A Prefeitura Municipal de Floresta, no Sertão de Pernambuco, abriu nesta quarta-feira (9) um processo seletivo para a contratação temporária de 70 professores.

A seleção se destina a contratação de Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Anos Iniciais; 1ª e 2ª Fase da Educação de Jovens e Adultos e Anos Finais), distribuídos nas diversas áreas de conhecimento da grade curricular (Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Educação Física e Ciências Biológicas), que receberão um salário base no valor de R$ 1.144,80.

Além da contratação dos professores para o preenchimento de 70 vagas de forma direta também será feito um cadastro de reserva com 100 vagas no total.

A realização desta seleção se dá por conta da falta de professores para o cumprimento do ano letivo de 2018 nas escola da rede municipal da cidade.

Inscrições

O período de inscrições iniciará nesta quarta-feira (9) e irá até o dia 16 de maio. Os interessados serão feitas na Secretaria Municipal de Educação, das 9h às 13h.

Clique aqui para baixar o edital


Petrolândia recebe dois tratores por meio de emenda parlamentar do deputado Zeca Cavalcanti



Os trabalhadores rurais de Petrolândia vão contar a partir de agora com dois importantes equipamentos para cuidar da terra, melhorar a produtividade e os acessos vicinais do município, com a entrega de dois tratores de arado por meio de emenda parlamentar do deputado federal Zeca Cavalcanti Zeca Cavalcanti. 

O anúncio foi divulgado em nota pelo ex-vereador Fabiano Jaques Marques. Confira abaixo 

Ontem em Petrolina, recebemos das mãos do superintendente da Codevasf Dr Aurivalter, mais dois tratores frutos de emenda parlamentar do deputado federal Zeca Cavalcanti. As máquinas irão beneficiar não só agricultores do projeto Apolônio Sales e bloco 01, como também os demais do nosso município!

Fabiano Marques

Redação do Blog de Assis Ramalho


Confira jogos desta quarta-feira na TV; em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2, na Orla da cidade.


15h00 - Campeonato Espanhol: Barcelona x Villarreal - FOX SPORTS
15h45 - Campeonato Inglês: Chelsea x Huddersfield - ESPN BRASIL
16h00 - Campeonato Inglês: Tottenham x Newcastle - ESPN EXTRA
16h00 - Copa Itália: Juventus x Milan (final) - ESPN
16h30 - Campeonato Espanhol: Sevilla x Real Madrid - ESPN+
19h15 - Copa Sul-Americana: Temuco x Estudiantes de Mérida - FOX SPORTS2
19h30 - Copa do Brasil: América/MG x Palmeiras - SPORTV
19h30 - Copa do Brasil: Grêmio x Goiás - SPORTV2
21h15 - Campeonato Argentino: Gimnasia y Esgrima x Boca Juniors - FOX SPORTS2
21h45 - Copa Sul-Americana: Botafogo x Audax Italiano - FOX SPORTS
21h45 - Copa Sul-Americana: São Paulo x Rosário Central - GLOBO e SPORTV
21h45 - Copa do Brasil: Bahia x Vasco - GLOBO e SPORTV2

Blog de Assis Ramalho
Informação: Rede Brasil de Notícias


Da tribuna do Senado, Humberto defende aliança entre PT e PSB em Pernambuco


O líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), levou ao plenário da Casa, na tarde desta terça-feira (08), a defesa da aliança entre o PT e o PSB em Pernambuco. Em discurso na tribuna, o senador ressaltou que o momento do país pede uma união de forças progressistas para barrar a agenda de retrocessos imposta por Michel Temer ao país.

Para Humberto, PT, PSB, PDT, PCdoB, PSol, PCB e PCO deram início, no plano nacional, a construção de uma frente de esquerda com a finalidade de defender a democracia e defender a retomada de um projeto interrompido de país. "É uma coalizão de forças que, quando couber, deve ser repetida nos Estados. E eu entendo que isso deve ocorrer em Pernambuco, onde o PDT e o PCdoB já formam uma aliança com o governador Paulo Câmara, do PSB", disse o líder da Oposição.

O senador afirmou que o PT no Estado deve amadurecer o diálogo interno em favor da construção de um plano de governo para oferecer a Câmara, como forma de abrir uma discussão sobre uma aliança em Pernambuco. "Sozinho, o nosso partido não terá a força necessária para enfrentar as candidaturas que representam o projeto de Temer em Pernambuco, ficará isolado e corre o risco de impor um sério revés à formação das suas bancadas estadual e federal", entende ele.


MPPE recomenda fiscalização da atuação de prefeitos na cobranças de débitos de particulares com os municípios



O procurador-geral de Justiça Francisco Dirceu Barros recomendou aos membros do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que tomem as medidas adequadas para fiscalizar a inscrição em dívida ativa e cobrança, por parte dos prefeitos, de débitos imputados por decisões do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE).

De acordo com o texto da recomendação, publicada no Diário Oficial de 4 de maio, há um grande número de procedimentos instaurados para apurar a responsabilidade de prefeitos por supostas omissões em inscrever os débitos na dívida ativa do município e cobrar as pessoas físicas e jurídicas que devem ao poder público. Nesses casos, o promotor de Justiça poderá realizar diligências para investigar possíveis atos de improbidade administrativa, que podem ser alvo de atuação da Promotoria de Justiça local, e práticas criminosas, cuja responsabilização caberia à Procuradoria Geral em razão da prerrogativa de foro dos chefes do Executivo.


Exame aponta lesão e Daniel Alves pode não jogar estreia da Copa

De preto e boné, Daniel Alves entra na clínica para fazer exames no joelho em Paris (Foto: Alexandre Oliveira/SporTV)

O lateral-direito Daniel Alves sofreu um estiramento no joelho direito durante a vitória do PSG por 2 a 0 sobre o Les Herbiers, na final da Copa da França. Não há necessidade de cirurgia em um primeiro momento, mas o período de recuperação pode se tornar um empecilho para sua participação na Copa do Mundo. Sua presença na estreia do Brasil, dia 17 de junho, contra a Suíça, por exemplo, seria incerta neste momento por causa do prazo.

- Sua condição requer um mínimo de três semanas de cuidados antes de nova avaliação - informou a assessoria do jogador em nota oficial.

Em nota oficial, o Paris Saint-Germain disse que o exame mostrou ''uma alta desinserção do ligamento cruzado anterior com entorse póstero-externo''. Segundo o clube, só daqui a três semanas, no fim de maio, é que será possível reavaliar a necessidade de cirurgia.

Confiança na recuperação


Gratuidade no Enem será automática para estudante de escola pública


Os estudantes da última série do ensino médio de escolas da rede pública terão gratuidade automática ao se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, mesmo os que não tiverem solicitado a isenção de pagamento da taxa de inscrição. O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiram excepcionalmente assegurar a gratuidade para esses candidatos, por causa da mudança de formato do pedido de isenção, que começou a ser adotada neste ano.

Para esses participantes, não será gerada uma Guia de Recolhimento da União. A guia será paga apenas pelos candidatos que tiveram a solicitação de isenção da taxa reprovada pelo Inep e pelos que não tinham direito à isenção e estão acessando o sistema pela primeira vez.

Até o ano passado, o pedido de isenção da taxa de inscrição no Enem era feito junto com a inscrição, mas a partir deste ano quem tem direito à gratuidade teve que fazer a solicitação no mês passado. O período de inscrições começou na última segunda-feira (7) e vai até as 23h59 do dia 18 de maio.


STF torna Geddel, irmão e mãe réus em caso dos R$ 51 milhões


A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (08), por unanimidade, pelo recebimento da denúncia por lavagem de dinheiro e associação criminosa contra o ex-ministro Geddel Vieira Lima; seu irmão, o deputado Lúcio Vieira Lima (MDB-BA); e a matriarca da família, Marluce Vieira Lima, de 84 anos.

O caso está relacionado aos R$ 51 milhões em espécie encontrados no apartamento de um amigo de Geddel em Salvador. Ele foi preso preventivamente em 8 setembro do ano passado, três dias após o dinheiro ser encontrado. Posteriormente, um fragmento de impressão digital encontrado no material apreendido foi apontado pela Polícia Federal como sendo do ex-ministro.

Fachin afirmou haver “elementos suficientes” para justificar a abertura de ação penal, com base em depoimentos, provas documentais e periciais. Em breves votos, os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello acompanharam o relator.


Fraudes no Seguro-Desemprego em Pernambuco chegam a R$ 2,7 milhões


Pernambuco teve 472 requerimentos bloqueados pelo Ministério do Trabalho desde a entrada em operação do sistema de Detecção e Prevenção à Fraude no Seguro-Desemprego (Antifraude), em dezembro de 2016. Até abril de 2018, o estado registrou R$ 2,7 milhões em fraudes. “São recursos dos trabalhadores que estavam sendo desviados por quadrilhas atuantes em Pernambuco. Mas nossa fiscalização está atenta e, com o sistema Antifraude, conseguiu impedir a ação desses criminosos”, afirmou o ministro do Trabalho, Helton Yomura.

O maior número de casos foi registrado em Recife, onde 146 fraudes bloqueadas totalizaram um valor de R$ 860,2 mil. Depois, destacaram-se os casos de Timbaúba, com 72 fraudes que chegaram a quase R$ 391 mil; Petrolina, que teve 34 requerimentos bloqueados, chegando a R$ 212,6 mil; e Gravatá, que em 32 fraudes bloqueadas atingiu R$ 200,4 mil.

As fraudes em Pernambuco se dividiram entre as modalidades de Emprego Formal, com 470 casos totalizando R$ 2,7 milhões, e Pescador, que teve 2 casos e chegou perto de R$ 7,5 mil.


Maria Dapaz no “Festival da Seresta” nesta sexta (11), no Recife

Foto: Fernando Silva

De Pernambuco para o mundo, Maria Dapaz trouxe na bagagem o que sempre soube fazer, música. Sua origem é seu poema, estrada e melodia. Sua voz é o que nos guia, no sertão e na cidade. Maria é da leveza, da sutileza, da realeza, da proeza, da areia, da terra, da voz, da paz.

Como compositora, Maria Dapaz ficou conhecida no Brasil inteiro com a sua composição “Brincar de Ser Feliz”, gravada pela dupla Chitãozinho e Xororó, sucesso nacional, trilha da novela Pedra sobre Pedra da TV Globo, um divisor de água na carreira da compositora.

“Tempo de Serenata”, que dá nome ao show que será apresentado, é uma composição assinada por Maria Dapaz. O formato voz e violão, escolhida pela artista, proporciona liberdade na improvisação e a participação do público.


Servidor agora pode consultar seu contracheque online - Artigo de Diego Castro



Todo servidor sabe da importância de sempre acompanhar seu contracheque, e de como ele é necessário frequentemente, seja para preencher seu Imposto de Renda ou para comprovar o seu rendimento.

O que muita gente não sabe, é que agora o servidor do Estado de Pernambuco pode tirar seu contracheque de forma online, sem sair de casa, com apenas alguns passos.

Para realizar o procedimento é bastante simples, tudo que se precisa é de um computador (o acesso por celular, apesar de possível, não é recomendável) e acesso à internet para conseguir resgatar seu documento sem ter que enfrentar nenhuma fila.

Para consultar seu contracheque, primeiramente basta digitar no Google: “Contracheque Pernambuco”. O primeiro resultado será a página do Portal do Servidor de Pernambuco, um site do governo que possibilita o servidor realizar diversas consultas facilmente.

Com seu CPF e Senha em mãos, basta inserir seus dados e pronto! Você já tem acesso ao seu contracheque de forma rápida e simples.

Porém, se este é o seu primeiro acesso, é necessário realizar o seu cadastramento no Portal, que é realizado neste site: https://www.peconsig.pe.gov.br/pe/servidor/cad_servidor.jsp#no-back


Governo Paulo Câmara corta R$ 60 milhões de programas sociais, denuncia Silvio Costa Filho


O governo Paulo Câmara cortou, nos últimos três anos, R$ 60 milhões do orçamento dos programas sociais do Estado, incluindo ações como o Chapéu de Palha, Mãe Coruja e Ganhe o Mundo, saindo de um orçamento de R$ 200 milhões em 2014 para R$ 140 milhões no ano passado. De acordo com o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), os números mostram a inversão de prioridades do Governo do Estado. “Enquanto cortou R$ 60 milhões nas ações sociais nos últimos três anos, o Estado gastou mais de R$ 120 milhões com a Arena Pernambuco no mesmo período e mais de R$ 50 milhões com publicidade”, compara o parlamentar.

A maior queda, segundo dados disponíveis no Portal da Transparência, se deu no Chapéu de Palha, programa criado pelo ex-governador Miguel Arraes em 1988 para combater os efeitos do desemprego entre os trabalhadores no setor canavieiro. O programa teve seu orçamento reduzido em mais de R$ 30 milhões, saindo de um desembolso anual de R$ 83,7 milhões em 2014 para R$ 51,87 milhões em 2017, prejudicando muitas famílias que dependem do programa.


Posto do Bradesco em Calumbi, no Sertão de PE, sofre tentativa de assalto

Os suspeitos fugiram do local após não conseguirem explodir o caixa eletrônico
Foto: Reprodução/Google Maps JC Online

Ladrões tentaram arrombar, na madrugada dessa quarta-feira (09), um caixa eletrônico do posto de atendimento do Bradesco, na Cidade de Calumbi, no Sertão do estado. Os criminosos chegaram a colocar os explosivos, mas não conseguiram acioná-lo. Vizinhos perceberam a movimentação estranha e chamaram a polícia.

Quando os policiais do 14° Batalhão da Polícia Militar chegaram, os assaltantes já não estavam mais no local. A PM não sabe informar ainda quantas pessoas teriam participado da ação. Testemunhas informaram ter visto quatro homens dentro do prédio tentando armar a bomba.

Por Diário de Pernambuco