Web Radio Petrolândia

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Fila do INSS: situação deve ser 'absolutamente regularizada' em seis meses, diz presidente


O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Renato Vieira, afirmou nesta sexta-feira (10) que espera regularizar a situação do serviço nos próximos seis meses.

O serviço não tem dado conta da demanda de requerimentos de benefícios. Hoje, cerca de 1,9 milhão de pedidos de aposentadorias e outros benefícios aguardam uma resposta do INSS há mais de 45 dias, prazo limite considerado normal.

Renato Vieira disse não haver como fixar um prazo específico para que essa fila zerada e argumenta haver variáveis que não dependem apenas do instituto. O fluxo de requerimentos de benefícios, por exemplo, pode variar ao longo do ano.

"A seguir o atual fluxo, a atual produtividade do INSS, que tem demonstrado resultados positivos, sobretudo no último semestre de 2019, nós esperamos que nos próximos 6 meses a situação esteja absolutamente regularizada", afirmou.

Segundo o INSS, 500 mil pedidos aguardam a entrega de documentos complementares pelo segurado. Outros 1,3 milhão estão parados por falha no sistema do instituto.

Todos os pedidos estão na mesma fila. Benefícios de assistência ao idoso, por incapacidade, para deficientes de baixa-renda, auxílio-doença, pensão por morte, além das aposentadorias, são ordenados apenas por ordem cronológica.

O governo diz que tenta reduzir o estoque de pedidos encalhados, reconhece que isso está muito devagar, e argumenta que a fila única é para evitar o uso político.

Técnicos da Secretaria da Previdência do Ministério da Economia, do INSS e da Dataprev – estatal que processa os dados do INSS –estudam soluções que agilizem o serviço e já estejam adequadas às novas regras previdenciárias.

À TV Globo, o secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, disse que as propostas devem ser apresentadas ao ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta segunda-feira (13). A expectativa, afirma, é anunciar as medidas na quarta-feira (15). Marinho admite, no entanto, que a fila não será zerada antes de julho.

A expectativa do próprio governo era zerar a fila até dezembro do ano passado. Era para o sistema estar pronto para atender à população já dentro das novas regras da previdência.

A reforma da Previdência está valendo desde novembro. Com as mudanças nas regras das aposentadoria, a corrida pelo benefício cresceu quase 6% no ano passado na comparação com o ano anterior.

O presidente do INSS defende a criação de uma estrutura permanente, que consiga atender à demanda de pedidos e não seja uma solução paliativa.

"É importante buscar soluções permanentes e uma delas é a concessão automática de benefícios, é fazer com que o INSS conceda o benefício, analise um requerimento sem qualquer servidor. O próprio sistema faz o cálculo se o cidadão preenche os requisitos e concede o benefício já apresentando o valor que seja devido", explica Vieira.

De acordo com o presidente do instituto, no ano passado 800 mil aposentadorias e outros benefícios foram concedidos automaticamente.

Por Ana Krüger e Delis Ortiz, G1 e TV Globo — Brasília

Delegado e esposa são feitos reféns e têm carro roubado em Riacho de Santo Antônio, na PB

A Delegacia Seccional de Polícia Civil de Queimadas, no Agreste da Paraíba, investigará o crime — Foto: Polícia Civil/ Divulgação

O delegado de Polícia Civil Josinaldo Félix Ribeiro e a esposa dele tiveram o carro roubado e foram feitos reféns por dois homens armados nesta sexta-feira (10), em Riacho de Santo Antônio, no Cariri paraibano. Segundo informações da Polícia Militar, os suspeitos estavam armados com um revólver e uma pistola.

As vítimas foram levadas e abandonadas na divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco, no trecho que dá acesso ao sítio Logradouro. O delegado e a mulher não ficaram feridos. A Delegacia Seccional de Polícia Civil de Queimadas, no Agreste da Paraíba, investigará o crime.

Além do veículo, foram roubados um revólver calibre .38, dois celulares, dinheiro e documentos pessoais. Até as 16h45 desta sexta-feira, o carro e os suspeitos não haviam sido localizados.

Por G1 PB

Amupe convoca prefeitos para reunião importante com a Celpe


Nos próximos dias 13 e 14 de janeiro, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) vai promover em conjunto com a Celpe, reuniões em Recife e Caruaru para discutir assuntos relativos à iluminação pública. Na segunda-feira, dia 13, a reunião é na sede da Associação e estão convocados os prefeitos da Região Metropolitana do Recife, Mata Sul e Mata Norte. Já na terça-feira, dia 14, a reunião é no auditório da Caixa Econômica de Caruaru para os municípios das regiões do Agreste Central, Meridional e Setentrional. Ambas reuniões vão das 08h às 12h30.

Visto que a questão é de suma importância para os municípios, pela quantidade de dúvidas e dificuldades existentes, a Celpe vai apresentar o novo quadro de gestores regionais, discutir e orientar sobre a geração distribuída, eficiência energética e procedimentos gerenciais. A Amupe lembra que é imprescindível a presença do prefeito ou técnico responsável.

O presidente da Amupe, José Patriota, destacou a importância do diálogo entre as instituições, para ele “os municípios são na verdade os maiores consumidores, os maiores clientes do ponto de vista de rede, de quantidade e também o público. É sempre bom atualizarmos nossas conversas. É fundamental que exista sempre esse diálogo dos dois lados, pois ambos querem sempre o melhor para a vida das pessoas”, concluiu. 

Serviço
Reunião de Prefeitos com a Celpe para RMR, Mata Sul e Mata Norte
Local: Auditório da Associação Municipalista de Pernambuco - Amupe, Av. Recife, 6205;
Data: 13/01/2020;

Horário: 08h às 12h30.

Reunião de Prefeitos com a Celpe para Agreste Central, Meridional e Setentrional
Local: Auditório da Caixa Econômica de Caruaru, Rua Professor Lourival Vila Nova, 1001- Bairro Universitário( ao lado da Justiça Federal);
Data: 14/01/2020;

Horário: 08h às 12h30.

ASCOM Amupe

Petrolândia: Em nota, Associações de Piscicultores agradecem ao vereador Dedé de França por conquistas alcançadas em 2019


Nós que fazemos as Associações de Piscicultores APAP, NOSSO LAR, e SÃO PEDRO, tivemos a honra de receber no penúltimo dia do ano de 2019, a visita do amigo e vereador Dedé de França, onde na ocasião tratamos de assuntos decorrentes do ano de 2019, que através do mesmo conseguimos conquistar vários objetivos de grande importância para nossas Associações e também já nos projetando para o ano de 2020.

Fica aqui o nosso muito obrigado ao vereador Dedé de França, em um Feliz 2020.

Atenciosamente,
Todos nós que fazemos as Associações APAP,  NOSSO LAR e SÃO PEDRO

MARIO SILVA ( SÓCIO PRESIDENTE, APAP)
MARCOS BEZERRA ( SÓCIO PRESIDENTE, NOSSO LAR)
ACASSIO COSME (SÓCIO PRESIDENTE, SÃO PEDRO)

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Secretaria de Saúde publica edital para contratação temporária de profissionais da saúde; inscrições de 13 a 17/01


A Secretaria Municipal de Saúde publicou nesta sexta-feira (09) edital para contratação temporária de profissionais da saúde. Os interessados devem realizar suas inscrições no período de 13 a 17 de janeiro de 2020 de forma presencial, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde.

As áreas e especialidades assim como as demais informações referentes ao processo seletivo podem ser conferidas no edital disponível no nosso site: www.petrolandia.pe.gov.br.

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 13 a 17 de janeiro/2020



Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde

Pré-candidato a Vereador por Tacaratu, Célio do Gás é o entrevistado deste sábado (11/01) no 'Acordando com as Notícias' na Web Rádio Petrolândia


O tacaratuense Célio, mas conhecido por Célio do Gás, pré-candidato a vereador pelo seu município nas eleições deste ano, será entrevistado ao vivo neste sábado, 11 de janeiro de 2020,, pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

O objetivo dos questionamentos é começar a mostrar a população de Tacaratu, quem são e o que fazem os postulantes aos cargos eletivos nestas eleições municipais de 2020, e assim, proporcionar mais conhecimento aos eleitores, já que são eles os grandes responsáveis por eleger os seus representantes.

Na entrevista, que deverá ter início a partir das 07h30, entre outros temas, o pré-candidato a uma das 11 vagas no legislativo de Tacaratu, vai falar sobre assuntos pertinentes ao município, fará avaliação do que se espera para as eleições de 2020, analisará o atual cenário político da cidade, e de seu propósito de trabalho - caso consiga alcançar o objetivo desejado.

O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

Posteriormente a entrevista será transformada em reportagem no Blog de Assis Ramalho.

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 06:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar. O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Durante o programa, o ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, no site https://webradiopetrolandia.com.br/, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Por Rede Brasil de Notícias

Mulher é assassinada a tiros e companheiro dela fica ferido durante assalto dentro de casa em Canhotinho,PE


Uma mulher de 47 anos foi morta a tiros e o companheiro dela, de 49, ficou ferido na noite da quinta-feira (9) em Canhotinho, no Agreste de Pernambuco. Segundo a Polícia Civil, três homens encapuzados entraram na casa do casal para realizar um assalto.

Ainda de acordo com a polícia, Mineia Silvania da Silva foi amarrada e atingida por disparo de arma de fogo. Ela não resistiu e morreu no local.

O companheiro dela foi baleado na nuca e levado para um hospital local. Devido à gravidade dos ferimentos ele foi transferido para o Hospital da Restauração, no Recife, passou por cirurgia e permanece em estado grave.

Os suspeitos fugiram levando uma quantia em dinheiro e objetos da casa. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o caso e identificar os suspeitos do crime.

Por Portal PE10

Acabou a novela! Goiás oficializa venda de Michael ao Flamengo


Acabou a novela! O Goiás oficializou, às 14h07 desta sexta-feira, a venda de Michael ao Flamengo. O atacante de 23 anos foi negociado em definitivo com o clube carioca, que pagará cerca de 7,5 milhões de euros por 80% dos direitos econômicos do atleta.

Michael vendido para o Flamengo. Agora depende de exames médicos e assinatura de contrato no clube carioca - afirmou o Goiás via assessoria de imprensa.

Inicialmente, o Flamengo ofereceu 7,5 milhões de euros, mas o Goiás teria que retirar os 5% referentes ao Goianésia deste montante. Representante esmeraldino na negociação, o conselheiro Edminho Pinheiro não aceitou, e a venda ficou travada.


Embora estivessem acertados entre si, Goiás e Flamengo estabeleceram um prazo para que a transferência fosse concretizada. Caso não houvesse acordo até as 12h desta sexta, os dois clubes encerrariam as conversas.

Michael chegou a ser liberado da apresentação do elenco do Verdão na última quarta-feira, porém, começou o período de treinos na quinta, enquanto seu futuro era definido.

Michael foi o artilheiro do Goiás na temporada passada com 16 gols, nove deles no Brasileirão, torneio em que ganhou holofote e despertou a atenção nacional. O atacante foi peça fundamental na campanha do clube esmeraldino, que terminou em 10° lugar, assegurando vaga na Copa Sul-Americana.

Ainda em dezembro, o Goiás recebeu proposta de 5 milhões de euros do Corinthians por 50% dos direitos econômicos de Michael, mas recusou. Pouco depois o Palmeiras entrou no circuito, buscou informações sobre o atacante com o presidente Marcelo Almeida, mas não chegou a formalizar uma oferta.

Em termos de conquista, Michael se despede do Goiás com o título do Campeonato Goiano de 2018 e o acesso na Série B do mesmo ano.

Carreira

Com 23 anos, Michael não teve um início de carreira convencional no futebol. Destaque nos campos de terra em Goiânia, ele não longa experiência em categorias de base e só jogou profissionalmente pela primeira vez em 2017, aos 20 anos, no Goianésia.

Na equipe do interior goiano, o atacante fez boa dupla de ataque com o experiente Nonato e chamou atenção do Goiás, que o contratou na mesma temporada. O início com a camisa esmeraldina foi tímido, e Michael foi entrando aos poucos ao longo das partidas da Série B.

Em 2018, depois da contratação de Ney Franco, o atacante se firmou e passou a ser um dos principais jogadores do elenco do Goiás, sendo fundamental na campanha do acesso para a Série A.

No ano passado, o nível de atuação de Michael subiu ainda mais e ele chamou atenção de grandes clubes, como Corinthians e Palmeiras. Ao todo, Michael disputou 54 jogos e marcou 16 gols em 2019, sendo nove no Campeonato Brasileiro.

Por Fernando Vasconcelos e Guilherme Gonçalves — Goiânia

Aposentado do INSS que ganha acima do salário mínimo terá reajuste de 4,48%


Os aposentados e pensionistas do INSS que ganham mais do que um salário mínimo terão reajuste de 4,48% neste ano, acima dos 3,43% registrado no ano passado. O teto do INSS, valor máximo pago pelo instituto, deve ficar em R$ 6.101,06.

O índice usado para reajustar os benefícios acima do piso nacional é o INPC acumulado em 2019, divulgado nesta sexta-feira (10) pelo IBGE. Os valores deverão ser confirmados em uma publicação no Diário Oficial da União.

O valor mínimo pago nas aposentadorias e pensões segue o salário mínimo, que passou de R$ 998 para R$ 1.039, o que equivale a um aumento de 4,1%.

Para quem começou a receber o benefício a partir de fevereiro do ano passado, os reajustes dos valores acima do salário mínimo vão variar de acordo com o mês de início da concessão. Os índices de cada mês ainda serão divulgados.

Thâmara Kaoru
Do UOL, em São Paulo

Petrolândia: Prefeita Jane visita obras importantes para a população petrolandense



A prefeita Jane Souza, esteve nessa quinta-feira visitando obras importantes para a população petrolandense. Ao lado dos secretários municipais Rogério Viana e Paulo Lucena e acompanhada pelos vereadores Sílvio Rogério e Delano Souza, a chefe do executivo municipal esteve conferindo de perto o andamento das obras que serão entregues em breve à população.

Em relação à obra do Matadouro Público que está nos ajustes finais para começar a funcionar em fase de testes, a prefeita sinalizou que o equipamento beneficiará vários profissionais do segmento. “Conferimos de perto os últimos ajustes que estão sendo feitos pelos profissionais para que a entrega e fase de implementação de testes aconteçam o quanto antes. Isso muito nos alegra, tendo em vista a grande contribuição que este equipamento representa para diversos marchantes não só de Petrolândia mas da região, o que implica na qualidade dos serviços, no desenvolvimento do setor e no fortalecimento da economia local”, afirmou.

Já sobre as Ruas Josefa Maria do Nascimento, Antônio Cícero de França, Antonieta Maria de Souza e Maria Ilza Brasil Silva, que estão sendo pavimentadas no entorno do matadouro, Jane Souza destacou a importância da mobilidade e qualidade de vida que a obra traz para a comunidade. “ficamos muito felizes com o entusiasmo e reconhecimento da importância da obra pela comunidade, que passa a ser beneficiada não somente com o calçamento, mas com calçadas largas e acessíveis que promovem conforto e segurança aos pedestres”.

Ainda em visita ao Mercado Público, que passa pela segunda etapa de requalificação, a prefeita afirmou que as obras visam melhorar ainda mais o espaço para os comerciantes atuarem. “A ação beneficiará significativamente não apenas o equipamento, mas os comerciantes presentes no local, que contarão com um espaço mais aconchegante, organizado e amplo para realizar suas vendas”, concluiu.

Petrolândia: Conselheiros tutelares tomam posse para mandato 2020-2023






Na manhã desta sexta-feira, 10 de janeiro de 2020, foi realizada em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a solenidade de posse dos conselheiros tutelares eleitos no dia 06 de outubro do ano passado, em eleição unificada em todo o país.

A cerimônia foi realizada no Centro Cultural de Petrolândia, com a presença de autoridades, entre elas a prefeita do município, Jane Souza, e os vereadores Joilton Pereira (Presidente da Câmara), Silvio Rogério e Nilson Pescador. Também fez parte da mesa a a presidente do Conselho da criança e do adolescente, Irani

Receberam os diplomas de posse os cinco eleitos

1 - Aislan Danilo Barros Juliano - Eleito com 682 votos
2 - Delani Batista Cavalcante Menezes - Eleita com 498 votos
3 - Josivete Ana da Silva - Eleita com 371 votos,
4 - Maria Josuenai Sá Barros Oliveira - Eleita 370 com votos
5 - Sônia Marques da Silva - Eleita com 356 votos

Ficaram na suplência


6 - Erisvaldo da Silva - 207 votos
7 - Marilene Andrade Santos - 201 votos
8 - Janes Franks Dantas - 200 votos
9 - Taciane da Silva - 198 votos
10º - Joana Dark Cordeiro - 137 votos

Veja abaixo fotos do evento

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta sexta-feira, 10 de janeiro de 2020; veja lista



Mudam de idade hoje (Sexta-feira 10 de janeiro de 2020) e queremos aqui dedicar este dia especial a Biia Monteiro , Lumi Petrolandia, Janioluiz Janio Luiz, Ivone Hinode Ivone, Graça Aquino , Arnaldo Campos , Andersonrocha Mércia Alves, Aparecida Souza, Lourival Alves, Mary Silva , Edna Silva, Anderson Antunes Basilio e Alicienne Velmont

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Polícias param de divulgar nomes e fotos de presos após lei de abuso de autoridade entrar em vigor

Polícia Civil do RS para de divulgar nas redes sociais imagens de presos, colocando cartela anunciando a prisão — Foto: Reprodução

Polícias militares e civis de pelo menos 5 unidades da federação (São Paulo, Espírito Santo, Distrito Federal, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), ouvidas pelo G1, deixaram de publicar em redes sociais, em páginas institucionais e de divulgar à imprensa fotos e nomes de suspeitos ou presos desde o dia 3 de janeiro, quando entrou em vigor a nova lei de abuso de autoridade.

A lei, criticada por juristas e magistrados quando foi sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), em 2019, define cerca de 30 situações que configuram abuso e é alvo de questionamentos de organizações que defendem agentes públicos no Supremo Tribunal Federal (STF).

Agora, passam a ser crimes ações que até então eram consideradas infrações administrativas ou atos ilícitos punidos no âmbito cível. Um exemplo são os atos de constranger o detento a exibir seu corpo “à curiosidade pública” ou de divulgar a imagem ou nome de alguém, apontando-o como culpado", que passam a ser punidos com as penas de 1 a quatro anos de detenção e de 6 meses a 2 anos, mais multa, respectivamente.

Não é necessário que a vítima acuse o agente público pelo fato. Os crimes são de ação pública incondicionada (quando é dever do estado investigar e punir).

A exceção para divulgação de nome e fotos ocorre com suspeitos foragidos com mandado de prisão em aberto.

Em São Paulo, por exemplo, a Secretaria da Segurança Pública informou que "os policiais são constantemente orientados acerca das legislações em vigor. No tocante a lei de abuso de autoridade, simpósio e cursos foram ministrados aos policiais civis pela Acadepol, que, inclusive, editou súmulas de orientação deixando-as disponibilizadas para consulta de todos os agentes" (leia mais abaixo)

Para o delegado Gustavo Mesquita Galvão Bueno, presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil de São Paulo (ADPESP), a proibição da divulgação das imagens de suspeitos "causa prejuízo nas investigações".

"A divulgação de fotos de presos, não de forma irresponsável e indiscriminada, mas com responsabilidade e em casos com prova de autoria do crime, é um instrumento que nos ajudava a solucionar inúmeros crimes, porque a população reconhecia. Infelizmente, isso será prejudicado, para não dizer, anulado", diz Bueno.

"Infelizmente, nesta lei, optou-se por privilegiar a privacidade do criminoso do que a segurança pública", afirma o delegado.

Além da divulgação ou exposição indevida da imagem de detentos, passam a ser considerado crimes (veja, mais abaixo, maiores detalhes sobre os crimes):

colocar presos de diferentes sexos ou crianças no mesmo espaço;
deixar o agente público de se identificar;
iniciar investigação sem indícios;
apontar alguém como culpado antes da Justiça;
decretar prisão sem fundamento;
entrar na casa de alguém “à revelia”.

A Polícia Militar do Espírito Santo fez uma cartilha de bolso para lembrar aos policiais que, no dia a dia do trabalho, não podem expor, em determinadas situações, o preso a uma situação vexatória, mas diz que continuará repassando à imprensa o histórico das ocorrências, sem divulgar nomes.

A Polícia Civil do Espírito Santo também orientou, por meio de um documento interno, seus agentes a tomarem precauções em entrevistas "atentando-se para a não divulgação de dados qualificativos de presos/indiciados/investigados ou qualquer elemento que possa qualificar como criminalização prévia ou exposição da intimidade."

As polícias do Distrito Federal e de Santa Catarina informaram que não irão mais divulgar oficialmente fotos dos presos. Já a Polícia Civil do Rio Grande do Sul fez um comunicado interno aos agentes alertando sobre o risco da reprodução indevida de fotos de presos e que também não repassaria institucionalmente fotos de detidos ou suspeitos.

Outras corporações militares, como as de Minas Gerais, São Paulo e Amazonas, informaram ao G1 que ainda estudam como regulamentar os procedimentos. Em Belo Horizonte, o Estado-Maior da PM (como é denominado o alto comando da corporação) está reunido durante esta semana finalizando uma recomendação que será emitida a todos os PMs.

Em São Paulo, a Academia de Polícia Civil publicou 10 súmulas orientando delegados sobre como proceder no inquérito, defendendo a independência na investigação e no ato de indiciamento.

"Ao fazer o indiciamento, o delegado está amparado pelo estrito cumprimento de dever legal, que é uma excludente de ilicitude. Ele não pode ser responsabilizado [pela lei de abuso, por apontar uma culpa anterior do suspeito] por estar fazendo o seu trabalho, ele está balizado e respaldado pela independência funcional", defende o delegado Gustavo Galvão Bueno.

A PM de SP informou que “ainda não editou um comunicado interno oficial” sobre a nova lei, mas que orienta os policiais sobre a legislação em vigor. Oficiais da corporação ouvidos pela reportagem dizem que, desde o dia 3, foram orientados a recomendar “diariamente e exaustivamente” à tropa que sai para o policiamento ostensivo para se precaverem de problemas.

Um tenente da corporação ouvido pelo G1 afirmou que não poderá mais enviar imagens de presos em uma operação contra ladrões de casas, por exemplo.

“A foto, eu posso mandar dos produtos furtados da residência. Agora, dos criminosos, tem uma nova lei de abuso de autoridade que foi sancionada e entrou em vigor proibindo enviar fotos dos indivíduos, mesmo que de costas, que exponham ele antes do devido processo legal, antes da formalização que são eles que realmente que praticaram o crime. Então, tem essa nova lei e estamos limitados”, disse um oficial da PM de SP.

“Há casos, como o de um estuprador em série, em que era divulgada a imagem para se buscar mais vítimas, por exemplo. Isso agora não pode mais. Isso é um ponto delicado, vai favorecer o criminoso", diz o coronel da reserva Elias Miler da Silva, presidente da organização Defenda PM, que reúne oficiais da reserva e da ativa de policiais militares do país.

“A população pode sentir, talvez, que há um ‘estado de impunidade’. Mas, se você está procurando vítimas e não pode divulgar, como fazer?”, questiona Silva.

Atos que passam a ser considerados crimes:

Divulgação de imagem ou exibição de preso: constranger preso a expor corpo ou submetê-lo à situação vexatória ou constrangimento público e divulgar imagens de suspeitos atribuindo a eles culpa por um crime.
Identificação: deixar o policial de usar, por exemplo, a tarjeta de identificação na farda, ou mentir o nome.
Condução de detidos: manter, na mesma cela, confinamento ou no carro no deslocamento, presos de sexos diferentes e também crianças e adolescentes até 12 anos.
Domicílio: entrar em uma casa ou local sem autorização, sem informar o dono, ou sem autorização judicial.
Mandado de prisão: cumprir mandado de prisão à noite ou entrar em local privado à noite, entre 21h e 5h.
Interrogatório: continuar questionamentos após preso dizer que quer ficar calado, levar sob condução coercitiva para depoimento sem antes intimar para comparecimento, pressionar ou ameaçar a depor ou obrigar a fazer prova contra si mesmo.
Prisão: determinar ou manter prisão ilegal ou deixar de relaxar prisão quando devida.
Bloqueio de bens: o juiz, decretar a indisponibilidade de valores em quantia que extrapole exacerbadamente a dívida.
Investigação: dar início a inquérito sem indício de crime, divulgar trechos da investigação ou gravações com a imagem do preso falando ou prestando depoimento.

Nas páginas das corporações na internet e nas redes sociais e na internet, como no caso do Rio Grande do Sul, é possível ver a transição na mudança de ano: até 31 de dezembro de 2019, em notícias divulgadas, há várias imagens de presos. Em janeiro de 2020, não há fotos de detidos nem de costas. Apenas reproduções de materiais apreendidos e informações sobre casos sem citar o nome de suspeitos.

Peritos temem punição

Com temor de que algumas condutas que são necessárias no dia a dia passem a ser consideradas "abuso", o Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (Sinpcresp) pedirá à Secretaria de Segurança Pública do Estado que "regulamente" as condutas dos agentes, para que estejam respaldados no trabalho.

"Vislumbramos várias situações que podem colocar o perito em uma situação em que ele, ao cumprir a função, lhe seja imputado como abuso. A lei diz que você não pode coagir o suspeito a fazer prova contra si mesmo. Mas o perito precisa colher digitais, saliva, fazer exames, coletas em cena de crime. E se o local é a casa de alguém? Ele não vai poder entrar? Isso precisa ser normatizado para que os profissionais estejam amparados e protegidos, com respaldo de que agiram conforme determinado", diz o presidente do Sinpcresp, o perito Eduardo Becker Tagliarini.

"A lei tipifica condutas muito abertas e estamos orientando nossos peritos a, na dúvida, não fazerem algo sem autorização judicial, como, por exemplo, perícia em telefones apreendidos, o que até hoje não foi regulamentado", complementa Tagliariani.

Defesa da intimidade

Enquanto alguns agentes públicos acreditem que a lei pode vir a atrapalhar o serviço, a advogada criminalista Jacqueline Valles, professora e mestre em Direito Penal pela PUC de São Paulo, tem uma posição contrária. Para ela, a nova lei define condutas que preservam a privacidade e a intimidade dos suspeitos e também a imagem deles, impedindo que sejam "julgados" publicamente enquanto o fato ainda não foi analisado pela Justiça.

"Eu vejo que, em muitas ocasiões, ao divulgar a foto de um preso, a polícia acaba focando a investigação naquele suspeito, bloqueando oportunidades, o que pode levar a encerrar uma investigação errônea", diz Jacqueline.

"A Constituição resguarda o direito da imagem e diz que ninguém será considerado culpado antes do trânsito em julgado. [A lei] não é um benefício ao preso, é um resguardo de um direito de que ele não seja linchado publicamente por algo que pode vir a ser inocentado. Ao ter sua imagem exposta, a pessoa não tem que se explicar por aquele ato só na Justiça, mas também é alvo de um julgamento público", pondera a advogada.

Por G1

Petrolândia e região: Alfa Saúde agora com autorização digital para consultas e exames - Vem ser Alfa você também!


ALFA SAÚDE sempre pensando no melhor para nossos usuários!
#AlfaDigital#
#vemSerAlfaVcTb#

Adquira já o seu cartão de desconto ALFA SAÚDE!

Saiba mais sobre o ALFA SAÚDE

Petrolândia: Maria Fumaça divulga calendário musical do final de semana; programação começa hoje com Jannu Cardozo e Aninha Araújo


Fumaça, fazendo cada vez melhor na avenida da Orla Fluvial de Petrolândia, divulgou a agenda de apresentações musicais para esse final de semana, de 10 a 12 de janeiro/2020. Programação começa sexta.

Confira

Sexta-feira (10/01/2020): Jannu Cardozo e Aninha Araújo (21h00)

Sábado (11/01/2020): Alisson Novaes ( 17h00) e Keven Vip (21h00)

Domingo (12/01/2020): Edy Ferreira (13h00) e Jeyninho Souza(17h00)

Maria Fumaça, o point da culinária regional e programação musical na Orla Fluvial de Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Com informações do Maria Fumaça

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira 10 de janeiro de 2020













Nesta sexta-feira 10 de janeiro de 2020, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país; confira abaixo

Fortes chuvas no Sertão trazem recarga para os açudes cearenses

Além de garantir recarga aos reservatórios, a chuva muda a paisagem no Sertão cearenseFOTO: HONÓRIO BARBOSA

A esperança é cinza. Pelo menos para o sertanejo, é essa a cor que mais lhe enche os olhos neste período de pré-estação (dezembro e janeiro) e estação chuvosa (fevereiro a maio). Cinza é a cor das nuvens carregadas, prestes a mandar água para o Sertão, assim como aconteceu, em abundância, entre as 7 horas de quarta-feira (8) e 7 horas de ontem (9). De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 114 das 184 cidades cearenses foram banhadas pelas chuvas neste intervalo, beneficiando mais de 40 açudes do Estado. As principais precipitações estiveram concentradas no Sertão Central e Inhamuns.

O maior volume pluviométrico deste período foi verificado no município de Pedra Branca, com 172 milímetros. Este índice ultrapassou o acumulado observado entre os dias 27 e 28 de março de 2005 (150 mm), e se tornou a maior precipitação já registrada na história do Município - desde que a Funceme começou o monitoramento diário das chuvas, em 1973.

Apesar do robusto volume no Município, não houve registros de ocorrências nas zonas rural ou urbana. O coordenador da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Pedra Branca, Reginaldo Souza, explicou que a chuva, iniciada por volta das 4 horas se concentrou sobre o açude Trapiá, distante 7 km da sede urbana. "Já visitamos o reservatório e outras localidades próximas para averiguar se houve alguma ocorrência. Mas, as precipitações não trouxeram nenhuma dano em estradas, casas ou ruas", detalha Souza. Ele acrescenta ainda que, devido à geografia da cidade, a água não causou alagamentos. "A cidade não tem uma topografia plana. Pedra Branca tem ruas com muito declive, a chuva bate e escoa rapidamente", explicou.

O intenso volume registrado em Pedra Branca e em outros municípios, como Mombaça (166 mm), Tamboril (139 mm), Itapipoca (107 mm) e Croatá (106,8 mm), é considerado, pelo meteorologista da Funceme, Davi Ferran, "pouco comum" para janeiro. O especialista explica que essas chuvas decorrem "da aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)", fenômeno este que é o principal indutor de precipitações entre fevereiro a maio e não na pré-estação chuvosa. "É pouco frequente a Zona de Convergência Intertropical se aproximar nessa época do ano", pontua Davi, ao acrescentar que "para janeiro, são esperados fenômenos como os Cavados de Altos Níveis (CAN) e Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), além de ocorrência de frentes frias na Bahia que podem influenciar chuvas no Sul do Ceará".

Alívio

As chuvas registradas neste início de janeiro já representam mais de 40% de todo o volume esperado para o mês. Até ontem (9), a Funceme já havia observado o acumulado de 57,9 mm, índice que caminha para se aproximar da média histórica, que é de 98,7 milímetros. Todo este volume de água, já previsto, em dezembro, por meteorologistas do Clima Tempo, ajuda a minimizar o cenário de escassez na maioria dos açudes cearenses. As precipitações das últimas 24 horas garantiram recarga hídrica para 43 dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

A expectativa é de que as chuvas continuem ao longo do mês, o que pode gerar aporte em outros açudes. A situação é delicada. Os três maiores reservatórios cearenses agonizam. O Castanhão acumula somente 2,6% de sua capacidade total de água. O Orós, segundo maior do Ceará, está com apenas 5,11% de água e, o Banabuiú, encontra-se com pouco mais de 7% do volume máximo.

Apenas o Germinal, na cidade de Palmácia, está com volume acima de 90 %. Outros 93 açudes com volume abaixo de 30 % e 31 estão com volume morto. Dos 155 reservatórios cearenses, 14 estão secos.

Fortes chuvas

Para esta sexta-feira (10), a previsão é de mais chuvas, em alguns casos com trovoadas, em todas as regiões cearenses. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Norte do Estado e as regiões litorâneas devem concentrar as precipitações mais intensas. "Os ventos estão vindos do Nordeste, trazendo umidade para a região e favorecendo fortes chuvas", anunciou Maitê Coutinho, meteorologista do Inmet.

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe) confirmou prognóstico, e expandiu a previsão para amanhã (11). "Continua a chance de acumulados significativos e chuvas fortes em todas as regiões", ressaltou o meteorologista Bruno Miranda. Ele acrescenta que, para domingo, "reduz a possibilidade de chuva no extremo sul do Estado, mas permanece no litoral". A Defesa Civil de Fortaleza emitiu um alerta para hoje. O órgão aconselha os moradores da capital cearense a não "transitar por áreas alagadas". A possibilidade de chuvas com trovoadas é outro fator que causa preocupação das autoridades.

No início da tarde de ontem (9), um caminhoneiro de 37 anos, natural de São Paulo, morreu, e outras três pessoas ficaram feridas após serem atingidas por um raio na localidade de Sítio Perereca, em Jaguaruana. Ele foi identificado como Ricardo Cardoso da Silva. De acordo com o delegado Alisson Nunes, da Delegacia Municipal de Polícia Civil da cidade, as vítimas descarregavam o caminhão no momento em que foram atingidas pela descarga elétrica.

Os feridos, que não tiveram suas identidades reveladas, foram levados para atendimento médico no Hospital Municipal de Jaguaruana. O estado de saúde deles não foi revelado.

Por Diário do Nordeste

Petrolândia: [Fique ligado!] Prazo para cadastramento no Programa Garantia Safra termina nesta sexta (10/01)

Os agricultores de Petrolândia devem comparecer à sede da Prefeitura, no Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, no Horário das 07:30 às 13:30, para que seja realizada a conferência do cadastro e a entrega do boleto.

NOTA DA PREFEITURA DE PETROLÂNDIA

ATENÇÃO agricultores que realizaram o cadastro no Garantia Safra, informamos que já estão disponíveis os boletos para o pagamento de adesão ao benefício.

Os agricultores de Petrolândia devem comparecer à sede da Prefeitura, no Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, no Horário das 07:30 às 13:30, para que seja realizada a conferência do cadastro e a entrega do boleto.

O Departamento de Agricultura informa que o não pagamento do boleto implicará no não recebimento do Garantia Safra.

O prazo para pagamento dos boletos segue até a próxima sexta-feira, dia 10.

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) inicialmente voltada para os agricultores familiares que vivem no Nordeste do Brasil, majoritariamente semiárida e que sofre perda sistemática de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Paulo Afonso (BA): Prefeitura e Univasf discutem termo de Cooperação Técnica para gestão do Hospital Nair Alves de Souza




Na tarde de quarta-feira (8), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, reuniu-se com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), para discussão de um termo de Cooperação Técnica, que visa estreitar a relação entre os órgãos e firmar uma parceria nas ações do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS).

De acordo com o secretário de Saúde, Ghiarone Garibalde, a parceria entre os órgãos é de extrema importância para a qualidade dos serviços ofertados. “Com essa parceria, vamos ter a possibilidade de aprimorar ainda mais os serviços disponibilizados no Hospital Nair Alves de Souza. Existe um grande interesse por parte da Univasf em contribuir com as ações e isso nos traz muito entusiasmo”, afirma.

Ainda de acordo com o secretário, a Universidade fica responsável por elaborar a Minuta, que é um documento onde ficam descritos os objetivos e obrigações de cada órgão. “Com a elaboração da Minuta que é válida para o ano de 2020, vamos concretizar essa parceria com a Univasf, tendo em vista a relevância da instituição para o setor de formação educacional de profissionais na área da saúde”, acrescenta.

Com a parceria, a Univasf vai ser um importante agente na parte médica do hospital “A ideia é fazer com que os alunos da instituição passem todo o período da graduação, sendo preparados para o mercado de trabalho, aqui no município”, enfatiza.

Na reunião, também foi explicado o modelo de transferência do HNAS para o município. “Foi deixado bem claro qual vai ser o papel do município a partir deste ano de 2020. Nossa intenção é trazer ganhos para sociedade de Paulo Afonso, com aprimoramento dos serviços na unidade. E essa preocupação também é uma vertente observada pela Univasf”, elenca.

Desde o último dia 1º, a gestão assumiu 25% das atividades do HNAS, atualmente administrada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). A transição faz parte de um acordo realizado por vários órgãos, que inclui entes da esfera municipal, estadual e Federal.

Estiveram presentes na reunião, o procurador-geral do município, Igor Montalvão; o vice-reitor da Univasf, Telio Nobre Leite; Coordenador do Curso de Medicina, Sydney Correia Leão; da vice-coordenadora, Adirlene Pontes de Oliveira Tenório, colegiado da universidade e alunos.

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR, com informações e fotos da ASCOM/PMPA |

Mistério! Suposto fantasma aparece em fotografia feita em rodovia e repercute na web

 

A foto foi postada inicialmente no status do whatsapp do jovem, mostrando a rodovia, e com o comentário que eles estavam indo para o show.

Uma fotografia feita por um estudante quando saía de Juranda/PR, na noite de segunda-feira, 30 de dezembro de 2019, quando ele, o pai e um amigo estavam indo para um show em Ubiratã/PR, acabou sendo publicada no perfil Paranormal e Ufologia Sobrenatural. Tudo por causa de um suposto fantasma que apareceu na foto.

A foto foi postada inicialmente no status do whatsapp do jovem, mostrando a rodovia, e com o comentário que eles estavam indo para o show.

Quando chegaram em Ubiratã/PR, amigos do estudante perguntaram a ele o que era a imagem que aparecia na foto. Só então ele percebeu que na imagem da rodovia aparece uma figura que parece ser o espectro de uma pessoa.

Nem o jovem e nem as outras pessoas que estavam no carro viram pessoas na foto. Amigos chegaram a falar em uma motocicleta, mas nenhuma moto foi ultrapassada no percurso, e o mistério, então, se estabeleceu.

A fotografia foi feita logo na saída de Juranda, na rodovia BR-369, perto de um ponto de ônibus e nas proximidades do cemitério municipal.

Achando a foto estanha, o estudante enviou a imagem para o perfil Paranormal e Ufologia – Sobrenatural no Facebook, que a publicou na tarde de quinta-feira, 02/01/2020.

Na publicação há muitos comentários e não faltou quem lembrasse que Juranda é cercada por mistérios, como o casona “noiva do Rio Ronquita” e o da “boiada do Rio Carajá”.

Goionews: Todo mundo lê!

Ação inédita da CNBB NE2 leva 100 missionários à Diocese de Floresta, no Sertão de PE


Cem missionários, oriundos das dioceses do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), da Região Sul e do Maranhão desembarcaram nesta quinta-feira (9) na Diocese de Floresta, no sertão de Pernambuco. Durante duas semanas, os evangelizadores, mais de 90% deles seminaristas, visitarão as áreas pastorais da Igreja local promovendo celebrações religiosas e ações sociais.

Esta será a primeira edição da Experiência Missionária, uma iniciativa da Comissão Regional Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial.

Antes, porém, de colocar o pé na estrada e visitar casas, estabelecimentos comerciais e instituições, os missionários participarão, nos dias 10 e 11, de um retiro e de um momento de formação sobre a realidade social e pastoral da diocese.

O encontro de espiritualidade será conduzido pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís, dom Esmeraldo Barreto de Farias, e a capacitação será ministrada pelo coordenador de pastoral de Floresta, padre Gerson Bastos, e pelo coordenador da Comissão Regional Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, padre Edvaldo Brito.

“A Experiência Missionária é uma ação inédita e faz parte do Projeto de Cooperação Missionária da CNBB NE2. A partir da criação de círculos bíblicos e conselhos comunitários, da implantação de um calendário de celebrações dominicais da Palavra e outras atividades, pretendemos despertar lideranças nas comunidades de acordo com cada realidade”, afirmou padre Edvaldo.

Os missionários serão distribuídos em três polos que, segundo padre Edvaldo, representam bem a riqueza e a complexidade de uma diocese no semiárido brasileiro e com um clero pequeno – apenas oito sacerdotes incardinados. Para atender essa realidade, os evangelizadores serão encaminhados para atuar nas ilhas do rio São Francisco, nas agrovilas e na região de Carnaubeira da Penha que é uma das mais pobres do Estado.

Gesto solidário

Juntos com a comunidade até o próximo dia 26, os seminaristas, mais alguns leigos e religiosos que participarão da Experiência Missionária, deverão deixar, também como legado, gestos concretos de impacto social. Essas ações poderão ser a construção de uma casa ou uma pequena reforma de um prédio público, por exemplo.

“A missão não fica só no celebrativo, isso o povo já faz e faz muito bem. O missionário vem para ser presença na vida dessas comunidades e é nosso desejo que eles despertem também nas pessoas esse cuidado com o que é delas”, explicou padre Edvaldo.

Kleber Nunes
Assessoria de Imprensa CNBB NE2

Programa Ganhe o Mundo leva estudantes do Sertão de PE para os EUA no primeiro embarque de 2020






Nesta quarta-feira (08), a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) realizou o primeiro embarque do Programa Ganhe o Mundo (PGM) de 2020. Ao todo, 47 estudantes da Rede viajaram para os Estados Unidos da América (EUA), onde vão estudar a língua inglesa durante um semestre do ano letivo. Deste total, quatro são do Sertão do Estado. No Aeroporto Internacional do Recife, na Imbiribeira, uma grande festa para animar o embarque dos intercambistas.

Acompanhada da família e bastante emocionada, a estudante Ruanna Ruth dos Santos, da Escola Tomé Francisco da Silva, de Quixaba, comemorou a chegada do dia do embarque, pois ainda não acreditava na notícia da aprovação. “Eu esperei chegar o dia de hoje para descarregar minhas energias. É surreal. Meus pais jamais teriam condições de me levar para estudar em outro país, e o Governo está dando essa alegria a todos nós. Esta, inclusive, é a primeira vez que viajo de avião. São muitos presentes de uma vez só. Quero voltar para a minha cidade e fazer a diferença com tudo que vou aprender lá fora”, disse a adolescente de 16 anos.

Quem acompanhou o embarque foi o secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio. “A gente fica muito feliz em poder dar continuidade ao Programa Ganhe o Mundo, que já nos trouxe tantas alegrias. É sempre uma festa começar o ano com um grupo grande de intercambistas viajando e 2020, sem dúvidas, será repleto de notícias boas para os nossos estudantes”, destacou o secretário. Na ocasião, estavam presentes, também, o cônsul geral dos Estados Unidos da América, John Barret, o cônsul de diplomacia pública dos Estados Unidos, Daniel Stewart, e a superintendente do Programa Ganhe o Mundo, Renata Serpa,, além de uma banda marcial que fez a festa das famílias dos estudantes.

“Essa oportunidade que o Governo de Pernambuco dá para esses estudantes é ótima, um investimento que vai ficar marcado na vida de todos eles. Nós vamos recebê-los de braços abertos, dispostos a fazer essa experiência a mais marcante de todas. E é importante frisar que não só esses jovens vão aprender com os americanos; nós também vamos aprender com eles, pois os brasileiros têm muito a nos ensinar também”, declarou o cônsul John Barret.

Carina Cardoso
Jornalista | Superintendência de Comunicação
Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco

Petrolândia: Petroclínica divulga as especialidades médicas para esta sexta (10/01/2020); confira e marque sua consulta


A Petroclínica, localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, nº 436, na Quadra 09 de Petrolândia, informa o calendário de atendimento para esta sexta-feira, 10 de janeiro de 2020 de 2019.

Agendamento de consultas e mais informações: 87 99805-0774 ou 3851-2333.

Agenda desta sexta-feira (10/01/2020)
Dr Igaro cordeiro (cirurgião dentista)

Dra Socorro Carvalho (ginecologia e ultrassonografia)

Dr Raylla França (clínico geral)

Dra Cicera Elisane (fisioterapia)

Dra Bruna Lopes (dentista)

 Dr João couto
(Clínico geral)

Dr Valmir Mizio (psicólogo)

Dr Bárbara Lopes ( Dermatologia)

A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:

Veja abaixo nome dos profissionais


*Dr Rommel Alencar- fisioterapia em geral

*Dra Nubia Lopes - ginecologia e ultrassonografia

*Joane Barboza - preventivo com câmera, depilação a Luz intensa pulsada e drenagem linfática

*Dr Alexandre Salomao - Endoscopia Digestiva alta/ gastroenterologia

*Dr Igaro cordeiro - cirurgião dentista (canal em sessão única )

*Dra Cicero Elisane- fisioterapia em geral e a domicílio

*Dra Socorro Carvalho- ginecologia e ultrassonografia em geral

*Dr Italo Porto -psicologia

*Dra Lariça Bulhoes - pediatria e dermatologia clinica

* Dr Marcos Bispo -Endoscopia digestiva/ gastroenterologia

*Dr Emílio Araújo- psiquiatria

*Dr Magnun Aurélio - clínico geral

*Dra Andreza carvalho -psicologia

*Dra Gizele Rodrigues- nutricionista

*Vicente Monteiro- otorrinolaringologia

*Dra Bruna Lopes - cirurgiã dentista

*A Petroclínica também realiza Mamografia Digital

Blog de Assis Ramalho
Informação: Petroclínica

Jatobá: Prefeita Goreti Varjão reuniu-se em Recife com representantes da CHESF para tratar de implantação de aterro sanitário


A Prefeita Goreti Varjão (SD) esteve na última terça-feira (07) na CHESF no Recife para tratar de assunto referente a implantação de aterro sanitário no município. Na ocasião estava acompanhada do seu Assessor Jurídico Bruno de Farias Teixeira e do Assessor de Gabinete Alexsandro Silva.

A gestora foi recebida pelos representantes da CHESF Nayla Mulatinho, Marcelo Girard e Carlos Brito, na pauta foi tratada a possível doação de 01 terreno pela empresa para implantação de um aterro sanitário, o qual ficou decidido que o município teria que interagir junto ao CPRH no intuito de buscar indicação de uma área que seja apropriada para a instalação do aterro.

A Prefeita Janielma Souza da cidade de Petrolândia também estava presente na reunião para tratar de aterro sanitário em sua cidade.

Por Portal Jatobá
ASCOM PMJ