quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Festa Xô Preconceito: Afogados da Ingazeira tem 1ª Balada LGBT no dia 1° de novembro


1ª Balada LGBT de Afogados da Ingazeira (Festa Xô Preconceito) que acontecerá no dia 1° de novembro na casa de espetáculos Império Show, às 22:00. Participe você também. Diga não ao preconceito.

Organização Ladelson Barbosa e Anne Beatriz. 

Mais informações e ingressos, ligue (87) 9999-1350 ou 9642-0098

Blog de Assis Ramalho com informações Ladelson Barbosa

Como boas práticas agropecuárias podem contribuir na recuperação de rio em MG

Reunião entre representantes do Programa Água Brasil, agricultores e demais entidades. Bacia do Rio Peruaçu, Januária, Minas Gerais, Brasil. Programa Água Brasil, eixo Água e Agricultura. Foto: © WWF-Brasil/Eduardo Aigner

A situação dos rios brasileiros é cada dia mais preocupante. Prova disso é a triste notícia de que, pela primeira vez na história, a nascente do Rio São Francisco está completamente seca. Além do grande período de estiagem que estamos vivendo, práticas irresponsáveis – como queimadas e desmatamento – contribuem para que a água dos rios diminua cada vez mais.

No início de outubro, o Programa Água Brasil visitou Januária (MG), cidade que abriga o Rio Peruaçu, um dos principais afluentes do Rio São Francisco e que também encontra-se em uma situação complicada, com muito menos água do que antigamente no leito do rio que é parte integrante da identidade da cidade, carinhosamente chamado de Velho Chico.

O agricultor Jorge Martins, da comunidade quilombola da Onça, não esconde sua preocupação com o rio Peruaçu, que já foi muito frequentado por ele durante sua infância. “Pode ir lá e ver com seus próprios olhos, [o rio] está seco. É uma tristeza pra gente, porque quem conheceu sabe o lugar maravilhoso que era, com água abundante”, lamenta.

Para tentar reverter esse cenário, o programa reuniu, durante dois dias, agricultores e agricultoras da região para uma oficina de capacitação de boas práticas agropecuárias. O evento contou com o apoio de parceiros locais importantes, como: Cáritas Januária e Cáritas Regional MG; Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) do IFNMG Campus Januária, ICMBio, Funatura, Instituto Biotrópicos e Banco do Brasil –MG.

Funcultura divulga resultado da análise dos recursos e aprova 7 projetos


A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) divulgam nesta quarta-feira (22) o resultado da análise dos pedidos de reconsideração apresentados por proponentes de projetos não-aprovados no Edital Funcultura Independente 2014/2014. Confira a lista completa dos recursos deferidos e indeferidos AQUI.

Após a divulgação do resultado do Funcultura, realizada no dia 12 de setembro, 123 projetos entraram com recursos. Os pedidos de reconsideração foram analisados pela Comissão Deliberativa do Funcultura, resultando em 112 recursos indeferidos e 11 deferidos. Dos projetos reconsiderados, sete alcançaram pontuação suficiente para garantir a aprovação no edital. Confira abaixo a lista dos novos projetos aprovados para incentivo pelo Governo de Pernambuco. Os proponentes destes projetos devem entrar em contato com o setor de Atendimento do Funcultura pelos telefone (81) 3184-3023 e 3184-3026 ou presencialmente.

Nº do projeto – Título – Proponente – Área cultural – Valor (R$)
2018/14 – Renascença / PE – Tereza Cristina Cavalcanti Franco – Artesanato – 59.924,80
1221/14 – Festival de Circo do Brasil – Luni produções LTDA – Circo – 199.995,10
2082/14 – Encontro de férias: construindo uma comunidade de sentidos – João Simão Neto – Formação e capacitação/ Cultura Popular – 47.186,10
1369/14 – Som na Rural Circulação – Roger de Renor – Música – 149.942,25
1594/14 – WEBCLIPE “Bodeado” Juvenil Silva – Keyseane Menezes Bezerra – Música – 19.509,00
1597/14 – WEBCLIPE “ Amante do kaos” Dunas do Barato – Jeanderson José Gomes dos Santos – Música – 19.509,00
2103/14 – 12º festival de teatro para criança de Pernambuco – Ruy Machado Aguiar Junior – Teatro – 99.684,00

Faculdade Senac promove mesa redonda sobre Economia Criativa

“Criar a partir do que há de melhor em cada lugar, levando em consideração o valor local e o sentimento de pertença. Isso é economia criativa.”
Profissionais defenderam a aposta na novidade. (Foto: Senac/Divulgação)

Dando início à programação do VIII Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade Senac, foi realizada, na manhã desta quinta-feira (23/10), a mesa redonda “Economia Criativa e Ensino Superior”. O debate reuniu, no Auditório Roberto Régnier da instituição, estudantes, professores e profissionais das áreas de Administração, Educação, Eventos, Gastronomia e Moda da faculdade.

Na abertura, a diretora geral da Faculdade Senac, Terezinha Ferraz, reforçou a importância para os alunos de incrementarem o aprendizado ao participarem de eventos como este. "Vivam este momento como se fosse único. Desejo que outras oportunidades tão boas como esta surjam a partir de agora", declarou. Para discutir o tema, estiveram presentes Alfredo Galambra, diretor de conteúdo e relações institucionais da empresa expoLAB - Escola de Economia Criativa; Rafael Vaisman, fundador da empresa Ecohus; e Verônica Ribeiro, secretária de Planejamento e Desenvolvimento do município de Escada. A conversa foi mediada por Ana Karina Moraes, diretora administrativa financeira da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco - AGEFEPE. Os profissionais falaram sobre suas experiências pessoais relacionadas à economia criativa e deram dicas aos estudantes de como inovar dentro dos segmentos que estudam.

Governo de Pernambuco comemora Dia do Servidor Público em grande evento no dia 30


Para celebrar o Dia do Servidor deste ano, o Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Administração (SAD) e o Instituto de Recursos Humanos (IRH), vai promover um grande evento no dia 30 de outubro, das 9h às 16h, no Centro de Formação do Servidor (Cefospe), na Rua Tabira, s/n, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. A programação vai contar com apresentações musicais, palestras, oficinas e sorteios de brindes.

O Dia do Servidor de 2014 será iniciado com uma palestra sobre o tema da cerimônia, “Educação Corporativa”, e com show do Grupo de Flautas Doces de Nazaré da Mata. Logo depois, serão oferecidas diversas atividades gratuitas ao servidor estadual, como aulas de Dança, Automaquiagem e Manipulação Fotográfia. Ainda serão disponibilizadas oficinas de Libras, Arte, Canto e Yoga. O evento será encerrado às 15h30, com uma solenidade e o sorteio de brindes.

Para participar do evento, o servidor deve se inscrever até o dia 28 de outubro, no site do IRH, o endereço eletrônico é o www.irh.pe.gov.br. Para outras informações o telefone do Cefospe é o 3183.4915 ou 3183.4916.

Blog de Notícias do Governo do Estado de Pernambuco

Petrolândia: Adesivaço em favor da campanha de Dilma acontece nesta sexta na Av. Auspício Valgueiro de Barros


Coordenadores da campanha da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, em Petrolândia, anunciam para essa sexta-feira (24) um adesivaço a ser realizado a partir da 8 horas da manhã na Av. Auspício Valgueiro Barros, nas proximidade do antigo comitê de campanha do então candidato a deputado estadual Dr. João Lopes.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da coordenação da candidata Dilma Rousseff em Petrolândia

ONU lança iniciativa focada na ameaça de desertificação

O programa “Ação contra a desertificação” pretende reforçar a gestão sustentável da terra nas áreas mais vulneráveis do mundo, em um esforço para combater a fome e a pobreza.
Sucessos recentes mostram que os problemas relacionados a desertificação e degradação dos solos não são insuperáveis. (Foto: FAO/Giulio Napolitano)

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) alertou que a crescente desertificação é uma grande ameaça para a agricultura e os ecossistemas do mundo. Para mudar essa realidade, a agência da ONU lançou uma nova iniciativa destinada a conter a propagação da degradação do solo e promover a resiliência às mudanças climáticas.

O programa “Ação contra a desertificação” foi elaborado pela FAO em parceria com a União Europeia e a Associação de países da África, Caribe e Pacífico (ACP) e vai direcionar cerca de 41 milhões de euros para reforçar a gestão sustentável da terra nas áreas mais vulneráveis ​​do mundo, em um esforço para combater a fome e a pobreza.

“Desertificação e a degradação da terra são desafios muito sérios. Eles nos levam à fome e à pobreza, além de serem a raiz de muitos conflitos”, afirmou o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva.

“Mas os sucessos recentes mostram que esses problemas não são insuperáveis​​. Podemos aumentar a segurança alimentar, melhorar os meios de vida e ajudar as pessoas a se adaptarem à mudança climática”, continuou.

Mudanças climáticas e recursos hídricos em debate em dois importantes eventos no Itep nos dias 30 e 31 deste mês


Temas como os extremos climáticos no Brasil, tecnologias que captam em 3D para uso da geografia e da climatologia, impactos no microclima mediante alterações na cobertura vegetal estarão em discussão, nos dias 30 e 31 deste mês, no VI Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, realizado simultaneamente com o III Workshop Internacional sobre Mudanças Climáticas e Biodiversidade. A promoção dos eventos é do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep)/Unidade de Geoinformação (Ugeo) e da Universidade Federal de Pernambuco, por meio do Departamento de Ciências Geográficas/Laboratório de Geoprocessamento e Grupo de Pesquisa em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento/Sergeo. Os eventos acontecerão na sede do Itep, no Recife (PE).

No primeiro dia dos eventos (30), haverá a palestra “Os Extremos Climáticos no Brasil sob a Luz da Ciência do Clima”, com o Marcos Barbosa Sanches, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A programação está disponível no site do Itep em: http://www.itep.br/index.php/vi-wmcrh/programacao .

O objetivo é promover o encontro das comunidades acadêmico-científica e interessados pelos temas de mudanças climáticas e biodiversidade. Também servirão como oportunidade de divulgação de trabalhos técnico-científicos e de interação entre pesquisadores das áreas para troca de experiências profissionais e enriquecimento do conhecimento de assuntos relacionados aos eixos temáticos.

Crise da água afronta a ciência brasileira, artigo de André Trigueiro

A cada novo dia de campanha eleitoral o Brasil tem menos água e menos floresta. E as prioridades continuam sendo outras.

Não foi por falta de aviso.

Além do seu incomensurável capital natural, o Brasil construiu ao longo do tempo um robusto estoque de conhecimento científico a respeito de seus biomas, ecossistemas e bacias hidrográficas.

Gente do calibre de José Lutzenberger, Augusto Ruschi e Aziz Ab’Saber (dentre tantos outros que descortinaram novos e importantes horizontes de investigação científica) revelaram que a natureza se comporta como um sofisticado sistema interligado, onde certos gêneros de intervenção, aparentemente inofensivos, podem causar gigantescos estragos.

Não fosse a genialidade e o respeito que impuseram a partir de seus trabalhos científicos, seriam massacrados pelos poderosos da época.

Não foram poucos os políticos inescrupulosos e empresários gananciosos que tentaram a todo custo “desconstruir” (para usar uma palavra da moda) suas reputações.

Deixaram um legado reconhecidamente importante que deveria inspirar uma nova ética no modelo de desenvolvimento, especialmente mais cuidado na forma como certas políticas públicas são concebidas e aplicadas.

No Ibope, Dilma tem 54% dos votos válidos e Aécio, 46%; no Datafolha, a petista tem 53% e o tucano, 47%.


Pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas nesta quinta-feira (23) mostram que a candidata Dilma Rousseff (PT) aparece pela primeira vez neste segundo turno à frente do candidato Aécio Neves (PSDB) mesmo se for levada em conta a margem de erro de dois pontos. No Ibope, Dilma tem 54% dos votos válidos e Aécio, 46%; no Datafolha, a petista tem 53% e o tucano, 47%.

Em todos os outros levantamentos anteriores feitos pelos institutos no segundo turno havia um empate técnico dentro do limite da margem de erro entre os dois candidatos.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Em votos totais, Dilma tem 49% e Aécio, 41% no Ibope. No Datafolha, Dilma tem 48% e Aécio, 42%.

Confira todos os números:

Ibope (veja a pesquisa completa)VOTOS VÁLIDOS
Dilma Rousseff (PT) – 54%
Aécio Neves (PSDB) – 46%

VOTOS TOTAIS
Dilma - 49%
Aécio - 41%
Branco/nulo - 7%
Não sabe/não respondeu - 5%

O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios entre os dias 20 e 22 de outubro. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01168/2014.

Datafolha (veja a pesquisa completa)
VOTOS VÁLIDOS
Dilma Rousseff (PT) – 53%
Aécio Neves (PSDB) – 47%

VOTOS TOTAIS
Dilma - 48%
Aécio - 42%
Em branco/nulo/nenhum - 5%
Não sabe - 5%

O Datafolha ouviu 9.910 eleitores em 399 municípios nos dias 22 e 23 de outubro. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01162/2014.

G1 

Petrolândia: Quinta-feira é dia de happy hour no Ket's Buffet e Restaurante

Hoje tem combinado para você no Ket's

Em Petrolândia, quinta-feira é dia de encontrar os amigos ou a família para curtir horas agradáveis no ambiente charmoso e aconchegante do Ket's Buffet, no centro da cidade.

O Ket's Buffet tem diversas opções de pratos a la carte, petiscos e drinks variados e criativos.

Localizado na Av. Prefeito José Gomes de Avelar, em frente à Odontomedic, o Ket's Buffet abre para o almoço todos os dias da semana e nas noites de quinta, sexta e sábado.

Ket's Buffet e Restaurante
Org. Ketty Gislene e Edelson
Av. Pref. José Gomes de Avelar - em frente à Odontomedic (Consultório de Dr. Eudes)
Centro de Petrolândia

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia Classificados: VENDE-SE um sítio no Projeto Icó Mandantes, próximo à Agrovila 3 do Limão

Sítio à venda (Fotos: Paulo Campos)

"Vendo Sítio localizado no Projeto Icó Mandantes, próximo a Agrovila 3, Limão. Aceito troca em casa ou terreno em Petrolândia. Tratar com Paulo Campos. Fone 87 99971477 – 87 9125-5980." Preço a combinar com o proprietário. 

Blog de Assis Ramalho

OAB defende mobilização como a das "Diretas Já" para aprovar reforma política


Para aprovar a reforma política será necessária uma mobilização semelhante ao movimento pelas eleições diretas, defendeu hoje (23) a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no encerramento do Congresso Nacional de Advogados. O secretário da Comissão Especial de Mobilização pela Reforma Política Democrática da OAB, Aldo Arantes, destacou que o projeto defendido pela entidade e mais 102 instituições vai requerer grande envolvimento da sociedade para passar no Legislativo.

"Uma proposta dessa natureza tem dificuldade de passar no Congresso, mas, se a sociedade se mobiliza, consegue. A influência dessa pressão sobre o Congresso é muito forte. Portanto, o pressuposto absolutamente necessário é o envolvimento da sociedade", disse Arantes. Acrescentou que este debate será a principal pauta política do ano que vem: "é necessária uma reforma política democrática, que assegure uma identificação entre a representação política e as aspirações da maioria da sociedade. Por isso, apresentamos esse projeto. Temos o dever e o papel de mobilizar a sociedade em algo semelhante ao que foi a "Diretas Já".

O ponto mais importante a ser aprovado pela reforma política, na visão da OAB, é o fim do financiamento de empresas às campanhas, com a permissão apenas de financiamento público ou de pessoas físicas, com valor limitado. Outro, é a votação legislativa em dois turnos, quando os eleitores votariam, primeiro, nos projetos dos partidos, para depois escolherem seus candidatos entre os partidos eleitos.

Floresta: Construção da Praça Pereira Maciel entra em fase de conclusão


Assessoria da Prefeitura Municipal de Floresta

ProRural recebe missão do Banco Mundial em visitas técnicas no Agreste e Sertão


Uma missão formada por representantes do Banco Mundial realizou visitas técnicas, durante esta semana, a projetos do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural - ProRural. Na pauta, as ações do projeto Pernambuco Rural Sustentável (PRS), objeto de acordo de empréstimo entre o Governo de Pernambuco e o Bird com o objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável. A parceria compreende o financiamento de US$ 100 milhões a serem aplicados para o fortalecimento das redes produtivas e obras de infraestrutura hídrica.

Participaram da missão, os representantes da instituição financeira, Diego Arias, Mário Castejon, Marilin Renfelth, Agnes Velloso, Maria Presmanes, Wilson Rocha e Juliana Garrido. As visitas às organizações de produtores familiares beneficiadas com as iniciativas do PRS, pactuadas nas matrizes de investimento das Redes Produtivas, foram acompanhadas pelo gerente geral do ProRural, Walmar Jucá, a superintendente técnica, Rita Guilherme e o gerente técnico, Joseilton Evangelista.

Na programação, visitas aos projetos que estão sendo implementados em localidades rurais das regiões do Sertão e Agreste. No município de Tabira, Sertão do Pajeú, os representantes foram até a Cooperativa de Desenvolvimento da Apicultura do Nordeste - Coodapis, onde um grupo de apicultores, de oito municípios, é apoiado pelo ProRural, desde 2009, em suas atividades de processamento e comercialização do produto. Atualmente encontra-se em fase de execução a construção de um entreposto de mel, com recursos de R$ 1,5 milhão.

Dunga faz convocação para os dois últimos amistosos do ano

Lucas e Thiago Silva, ambos do PSG, estão de volta à seleção brasileira - AFP

O técnico Dunga convocou nesta quinta-feira a seleção brasileira para os jogos contra a Turquia e a Áustria, nos dias 12 e 18 de novembro. O treinador chamou apenas jogadores que atuam no exterior para não prejudicar os clubes brasileiros que disputam a reta final do Campeonato Brasileiro e a final da Copa do Brasil.

Com isso, ficaram de fora nomes que vinham se destacando no futebol brasileiro, como os jogadores do Cruzeiro Everton Ribeiro e Ricardo Goulart, o goleiro Jefferson e o atacante Diego Tardelli, autor de dois gols na vitória sobre a Argentina no mês passado, pelo Superclássico das Américas.

Durante o período em que a seleção estará jogando será disputado o primeiro jogo da final da Copa do Brasil, no dia 12 de novembro. Cruzeiro, Santos, Flamengo e Atlético-MG ainda estão envolvidos na competição. Também serão disputadas a 34ª e a 35ª rodadas do Campeonato Brasileiro.

As novidades da convocação são os meias Firmino e Douglas Costa e o atacante Luiz Adriano. Ex-jogador do Figueirense, Firmino, de 23 anos, é natural de Alagoas e atua no futebol alemão desde 2011. Ele se destacou com a camisa do Hoffenheim na temporada passada e agora ganha a sua primeira chance.

Quem também foi convocado pela primeira vez foi o atacante Luiz Adriano. Até então, ele só tinha sido chamado para a seleção sub-20.


CONFIRA A LISTA

Militantes petistas e tucanos entram em confronto no Centro de São Paulo


Militantes tucanos e petistas entraram em confronto no início da tarde desta quinta-feira em frente ao Teatro Municipal, no Centro de São Paulo. A confusão aconteceu quando um grupo com cerca de 500 simpatizantes do presidenciável Aécio Neves (PSDB) chegou ao local depois de uma caminhada que começou na Praça da Sé.

Ao se depararam com cerca de 50 petistas que faziam campanha para a presidente Dilma Rousseff, com bandeirantes e entrega de material de campanha, um dos cabos eleitorais de Aécio jogou uma bandeira em direção a um correligionário de Dilma. O militante petista, então, revidou contra o ônibus no qual os apoiadores do PSDB estavam embarcados.

Nesse momento, cerca de dez militantes tucanos desceram e começaram a dar socos e pontapés contra os petistas, que também desferiram agressões contra os adversários. A briga, que durou cerca de cinco minutos, só terminou quando os guardas civis metropolitanos chegaram para separar. Os tucanos foram embora e os petistas continuaram no local. Ninguém foi detido.

O Globo

Deputado Adalto Santos critica habilitação para mudança de sexo no Hospital das Clínicas


O deputado Adalto Santos, do PSB, questionou, na terça-feira (21), a habilitação de atendimento a transexuais no Sistema Único de Saúde (SUS), para mudança de sexo. Na opinião do parlamentar, o Ministério da Saúde deveria priorizar outras necessidades dos hospitais públicos, como investimentos em infraestrutura, saúde básica e preventiva.

No início de outubro, o Diário Oficial da União publicou nova habilitação do Ministério da Saúde para o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Recife, oferecer atendimento especializado para pacientes transexuais. Esse tipo de atendimento já existia na instituição, mas havia sido interrompido para reformulação do procedimento.

Na opinião de Adalto Santos, o Ministério da Saúde deveria resolver problemas mais graves da saúde pública. Segundo ele, a União pode investir mais na estrutura dos hospitais federais. O parlamentar apontou que as unidades de saúde sofrem superlotação, falta de médicos, medicamentos e adequação para atendimento. De acordo com o deputado, a vida de quem depende da rede pública não é fácil, e milhares de pessoas esperam anos por um transplante ou uma cirurgia de redução de estômago.

Fonte: Alepe

Delegada que agia em área de milícias é encontrada morta no Rio de Janeiro

Tatiane Damaris era lotada na 36ª DP (Santa Cruz). Segundo informações de amigos, a delegada estava sofrendo ameaças de um grupo de milicianos

A delegada adjunta Tatiene Damaris, da 36ª DP (Santa Cruz), foi encontrada morta em sua casa, na Rua Lomas Valentina, em Realengo, na Zona Oeste. De acordo com a Polícia Militar o corpo foi achado com vários hematomas. A polícia acredita que ela tenha lutado com alguém. Não há marcas de tiros nem facadas. Não há sinais de arrombamento.

Tatiene teria dito a amigos que estava sendo ameaçada por milicianos da Zona Oeste. Há também a hipótese de o crime ser passional.

O crime ocorreu por volta de 12h30m. O caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídios (DH).

Tatiene era casada e deixa dois filhos, um deles de 2 anos. O marido de Tatiene está sendo levado para a DH para depor.

Tatiene Damaris já foi delegada adjunta da 35ª DP (Campo Grande). Em junho do ano passado, ficou à frente da investigação sobre o rompimento de uma adutora que provocou a inundação de parte da região do Mendanha, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio.

No acidente, uma criança de 3 anos morreu e 16 pessoas ficaram feridas. Cerca de 200 imóveis foram afetados, sendo 17 totalmente destruídos. Na época, Tatiene afirmou que o rompimento foi causado pela fábrica de bebidas Guaracamp, situada ao lado do local do acidente.


G1 RJ

Petrolândia: Marcos 'Motos' vende, compra e troca motos pelos melhores preços

 
 
 

Com ponto comercial situado em Petrolândia na Avenida dos Três Poderes, na esquina da Secretaria de Educação e próximo ao Comercial Rocha, Marcos 'Motos' vende, compra e troca motos usadas. Faça uma visita, ou entre em contato pelos cel. (87) 9618-7732/9135-9529.

Marcos 'Motos' também atua na cidade como mototaxista, com ponto situado ao lado da Banca de Revistas Alumiar, próximo ao ponto comercial das motos.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Marcos 'Motos'

Candidatos defendem mudança na lei e redução de cargos para combater corrupção


A plataforma de campanha dos dois candidatos à Presidência da República não deixa de lado um tema espinhoso na política brasileira: a corrupção. Tanto Dilma Rousseff (PT) quanto Aécio Neves (PSDB) tratam o combate a esse crime com destaque e propõem mudanças em leis e no sistema político para evitar o desvio de recursos no país.

Candidata à reeleição, Dilma Rousseff apresenta cinco propostas de ações. A primeira é a aprovação de uma lei para punir os agentes públicos que enriquecem sem justificativa ou não demonstram a origem dos seus ganhos. A petista também quer criar uma nova espécie de ação judicial que permita o confisco dos bens adquiridos de forma ilícita ou sem comprovação.

Dilma também propõe uma mudança na legislação eleitoral para transformar em crime a prática de caixa 2. Outra mudança na legislação daria agilidade no julgamento de processos envolvendo desvio de recursos públicos. A quinta proposta da candidata é a criação de uma nova estrutura no Poder Judiciário, que garanta mais agilidade e eficiência às investigações e aos processos movidos contra os que tem foro privilegiado.

Em seu programa de TV, a candidata reafirmou que a corrupção causa revolta e repulsa. "Quanto mais a corrupção aparece, mais parece que ela cresce. E quando se oculta, se abafa, se engaveta, se cria a ilusão que ela não existe. A gente não tem que ter medo de ir fundo, porque a verdade liberta, enquanto a mentira cria a falsa ilusão de que tudo está bem”, disse.

MPF obtém mais decisões judiciais obrigando demolição de imóveis construídos às margens de reservatórios em MG

A degradação das áreas de preservação permanente impacta na manutenção do volume e da qualidade da água, fatores que estão sendo evidenciados na atual crise hídrica

O Ministério Público Federal (MPF) obteve mais quatro sentenças que obrigam proprietários de imóveis situados às margens de reservatórios de hidrelétricas no Rio Grande a demolirem as construções irregulares. No caso, as decisões dizem respeito a edificações erguidas numa mesma área, a Serraria, que está situada a cerca de 30 km da cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro.

As decisões judiciais obrigam os proprietários a demolirem todas as edificações que se encontram na área de preservação permanente, com a limpeza e remoção dos entulhos decorrentes da demolição. Posteriormente, eles deverão reconstituir e recuperar as condições ambientais originais do local por meio da implementação de um projeto de adequação ambiental.

Os réus ainda foram condenados ao pagamento de indenização por danos morais decorrentes da ocupação irregular da área. A irregularidade advém do fato de que os imóveis foram erguidos em terras declaradas de utilidade pública, que foram desapropriadas pela União para a construção da usina hidrelétrica de Volta Grande, e em área de preservação permanente ao redor do reservatório. As terras desapropriadas, destinadas a formar o que se chama de quota de inundação máxima do reservatório, e a área de preservação permanente, destinada a protegê-lo, não podem ser ocupadas por particulares.

Vendas na internet informarão a disponibilidade do produto em estoque ao consumidor


Está em vigor a Lei nº 15.363/14, de autoria do deputado Rodrigo Novaes (PSD), que obriga os estabelecimentos comerciais que vendem produtos pela internet a informar acerca da disponibilidade dos mesmos antes da efetivação da compra pelo cliente.

De acordo com Novaes, “muitos sites faziam a propaganda do produto e, quando a compra já está efetivada, indicam que ele estava em falta”. Assim, o consumidor se via obrigado a trocar o produto de sua preferência por outro, em razão de sua inexistência em estoque e pela dificuldade criada pelos comerciantes no ressarcimento do valor pago.

A lei surgiu no momento em que cada vez mais o mercado de vendas online cresce no Brasil, auxiliando e protegendo os consumidores contra as condutas abusivas dos fornecedores de produtos.

Assessoria de Imprensa - Deputado Rodrigo Novaes

Menor de 7 anos é abusada pelo padrasto em Inajá no Sertão de Pernambuco


Um caso de abuso sexual foi registrado na manhã desta última quarta-feira 22, em Inajá no sertão de Pernambuco. De acordo com informações, uma menor de apenas sete anos de idade, não aguentando mais os abusos sexuais de seu padrasto, resolveu falar para sua mãe que estava sendo abusada pelo seu padrasto há bastante tempo. O crime aconteceu no Bairro Alto do Jorro.

Em decorrência da denúncia, a mãe junto com a menor foram até delegacia de Polícia Civil de Inajá para prestar queixa do delito. Lá, a criança, que foi acompanhada por uma assistente social, falou como o estuprador agia.

Apesar de ter negado as acusações da menor em depoimento na delegacia, o acusado foi autuado em flagrante, sendo conduzido para a Cadeia Pública de Belém de São Francisco, onde ficará à disposição da Justiça.

Fonte: Blog do Robson Cordeiro

A verdadeira história sobre o ebola

O ebola está matando as pessoas, mas o seu verdadeiro poder vem da pobreza e da instabilidade política.

A rápida propagação e o perfil exótico da doença, a luta contra um adversário tão hábil em sobreviver como um vírus pode ser algo inebriante para a imprensa. E, embora devamos mobilizar recursos para conter a onda de ebola na África Ocidental, a história que hoje conhecemos tão bem pode não ser a mais importante a ser contada. O ebola está matando as pessoas, mas o seu verdadeiro poder vem da pobreza e da instabilidade política.

A opinião é de Michael Rozier, SJ, doutorando do Departamento de Gestão e Políticas de Saúde da Universidade de Michigan, Estados Unidos. O artigo foi publicado na revista America, 22-10-2014. A tradução é de Claudia Sbardelotto.

O surto de uma doença é uma história que pode realmente pegar. Os invisíveis microrganismos alojam-se dentro de um hospedeiro humano e viajam despercebidos entre as grandes massas. Isto é, até que ele decida se revelar e colocar a humanidade de joelhos. A narrativa é poderosa. Outras pessoas, que deveriam ser fontes de apoio, de repente, tornam-se ameaças. Os cientistas devem fazer valer cada gota de conhecimento para alcançar uma vitória apertada sobre o seu diminutivo inimigo. Eu suspeito que estaríamos torcendo pelo vírus perdedor se ele não estivesse nos atacando.

Petrolândia: Deputado Rodrigo Novaes solicita disponibilização de Internet 3G no município

Atualmente Petrolândia enfrenta dificuldades com o serviço oferecido pelas operadoras de telefonia móvel

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) apresentou Apelo à Alepe, dirigido ao governador João Lyra, secretário de Ciências e Tecnologia, José Bertotti, e ao gerente geral da Gerência Regional PE/PB/AL da Anatel, Sérgio Alves Cavendish, indicação em que solicita a disponibilização de Internet 3G em Petrolândia.

O deputado justifica que o acesso à Internet deixou de ser um serviço supérfluo, sendo fundamental para a comunicação via Internet móvel, lazer, localização e negócios.

Para ler o documento, clique aqui>Indicação Rodrigo Novaes

Fonte: Câmara Municipal de Petrolândia

A mirada de João Zinclar para o ‘Territó-Rio’ São Francisco, artigo de Flávio José Rocha da Silva

João Zinclar (1957-2013), natural de Rio Grande (RS), foi metalúrgico e sindicalista e por isso se considerava um operário da fotografia. Nos últimos anos de sua vida dedicou-se a fotografar o rio São Francisco, os povos que habitam as suas margens e as paisagens sertanejas.

Flávio José Rocha da Silva é doutorando em Ciências Sociais na PUC-SP e bolsista CNPq.

O singular não combina com o livro O rio São Francisco e as águas no sertão (Sivamarts Gráfica e Editora, 2010), de autoria do fotógrafo João Zinclar. São 191 fotografias com imagens registradas entre janeiro de 2005 e junho de 2010, durante os mais de 10 mil quilômetros percorridos pelo fotógrafo em oito Estados brasileiros pela região das águas sanfranciscanas e outras áreas do Semiárido nordestino.

As fotografias de Zinclar gritam a morte do Velho Chico ao mesmo tempo em que declamam a sua beleza. Denunciam o descaso com aquele manancial e anunciam as promessas para a sua revitalização capitaneada pelos movimentos sociais daquela região. Delatam os que dele sugam todas as energias para as múltiplas atividades econômicas que lá ocorrem e rendem homenagens àqueles e aquelas que, em comunhão com o Velho Chico por entenderem a imbricação vital entre um rio saudável e um povo ribeirinho feliz, lutam na defesa de sua preservação. Para Siqueira (2010, p. 21), o “Aprendizado fundamental desta viagem fotográfica é que o olhar que fotografa e por extensão o que vê a foto, implica em uma postura que para além da fruição artística, é atitude política, assumidamente.” E essa atitude tem, com certeza, relação com o passado de engajamento com sindicatos e partidos de esquerda do fotógrafo.

Debate sobre eleições nas redes sociais abala amizades



O intenso uso das redes sociais para expressar apoio político nestas eleições e o acirramento das tensões devido à proximidade do segundo turno, marcado para o próximo domingo (26), têm afetado amizades e relações familiares. Uma usuária do Twitter resumiu a situação em umpost que lhe rendeu mais de 17 mil curtidas: "gente, quem perdeu família ou amigos por causa dessa eleição vamos combinar de passar o Natal juntos".

Pesquisa Datafolha divulgada na última quarta-feira (22) mostrou aumento no índice de pessoas que disseram ter interesse nas eleições. Dos 4.355 entrevistados, 50% responderam que têm interesse no pleito. No fim de agosto, essa porcentagem era 39%. Esse crescimento também influencia no aumento da circulação de vídeos, textos e até mesmo ofensas nas redes sociais.

A gerente de comunicação digital Glaucimara Silva deixou de seguir e de visualizar publicações de várias amigos no Facebook. Em casos mais graves, em que houve preconceito ou discurso de ódio, ela desfez a amizade na rede social. "As pessoas se revelam muito nesse momento", diz. Ela acredita que, por estarem protegidas por um computador, "as pessoas se sentem mais à vontade para falar coisas que não falariam cara a cara".

Apesar de a maior parte das amizades desfeitas serem de amigos apenas de Facebook, Glaucimara chegou a se afastar de uma amizade na vida real. "Um amigo muito próximo parou totalmente de conversar comigo porque considerou que temos uma visão política muito diferente e por isso não temos mais nada em comum", conta.

MPPE atua em Cabrobó e Palmeirina na defesa do patrimônio público


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), atuando na defesa do patrimônio público, recomendou ao prefeito de Cabrobó, Antônio Menezes Torres, a instaurar imediatamente processo administrativo disciplinar em desfavor dos motoristas que estavam usando veículo da prefeitura para serviço particular; bem como elaborou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo prefeito de Palmeirina, José Renato Sarmento, e pelo particular Elvis Morais para reverter a doação de terreno público no município.

De acordo com a recomendação do promotor de Justiça Júlio César Cavalcanti Elihimas, de Cabrobó, no dia 4 de outubro, o Ministério Público Eleitoral da 77ª Zona recebeu denúncia de compra de voto em troca de material de construção, sendo os materiais distribuídos em dois carros da Prefeitura. No flagrante, os dois servidores confirmaram que estavam usando os veículos para serviço particular, sendo uma pá mecânica da marca Hyundai HL 740-9S e outro veículo tipo caminhão placa MBJ-7006, ambos apreendidos. O prefeito de Cabrobó tem 15 dias para adotar as medidas necessárias para cumprir a recomendação, informando-as ao MPPE.

Em Palmeirina, a promotora de Justiça Carolina de Moura Cordeiro Pontes recebeu cópias do processo judicial n°409-58.2013, referente a uma ação de nunciação de obra nova (que tem por objetivo impedir a continuidade da obra) movida pela Diocese contra um particular que estava construindo um estabelecimento comercial na calçada. O particular Elvis Morais, ao contestar a ação, apresentou um termo de doação de terreno urbano municipal, datado de 4 de outubro de 2013 e assinado pelo atual prefeito José Renato Sarmento, referente a um terreno medindo 5 metros de frente, por 4,8 metros de fundo, localizado na praça Dom Expedito, ao lado da Igreja Matriz. O terreno doado não consta no registro de imóveis, conforme certidão do registro civil.

Petrolândia: Rian Yuri, aniversariante do dia, recebe o carinho de sua família


Elizângela Nunes envia mensagem ao Blog felicitando o seu sobrinho, Rian Yuri, pela passagem de seu aniversário nesta quinta-feira, 23. 

"Rian Yuri,
Um príncipe que veio ao mundo para encher as nossas vidas de alegria e amor.
Amado por toda a família hoje completa mais um ano de vida e nesta data mais que especial queremos mostrar através desta mensagem o quanto é importante para nós.
Data especial, o dia em que Deus escolheu para você conhecer este mundo.
Dia especial, porque o mundo teve a oportunidade de ser presenteado com uma pessoa tão brilhante.
Momento maravilhoso, pois quem teve o privilégio de conhecer ou estar perto nunca mais te esquece.
Hoje não é especial apenas porque é seu aniversário, mas é especial porque a cada ano podemos agradecer a Deus pela oportunidade que ele nos deu de conhecer e conviver com você.
Que Deus abençoe este dia e possa te presentear com aquilo que seu coração almeja, realizando todos os teus sonhos.
Amamos muito você!!! PARABÉNS E FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
Votos de seus avós Nelson e Josefa, Seu pai Edson, Sua tias Elizângela e Eliene e toda a família."

Blog de Assis Ramalho
Envie sua mensagem para quem você ama. É gratuito. E-mail: contato@assisramalho.com.br

Debate da Globo vai ter perguntas de eleitores indecisos aos candidatos nesta sexta


O debate da TV Globo entre os presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), a ser realizado nesta sexta-feira (24), vai contar com perguntas de eleitores indecisos, que estarão na plateia. Esse será o quarto e último debate na televisão antes da votação do segundo turno, marcada para o domingo (26). O programa vai ao ar após a novela Império e tem duração prevista de 1h50

Os indecisos que vão participar do debate serão selecionados em todos os estados do país pelo instituto de pesquisa Ibope. Cada eleitor indeciso vai elaborar previamente perguntas com temas de interesse nacional. As oito perguntas mais bem formuladas serão selecionadas pela produção do programa para serem feitas aos candidatos.

Dilma e Aécio vão debater ideias e responder as perguntas em um cenário em forma de arena, que facilitará a movimentação dos candidatos durante suas falas. Os eleitores indecisos estarão sentados em volta do espaço ocupado pelos presidenciáveis.

O debate será dividido em quatro blocos. As participações dos indecisos estão previstas para o segundo e o quarto blocos. No primeiro bloco e no terceiro, os candidatos vão fazer perguntas um para o outro, com tema livre. Nos últimos minutos, Dilma e Aécio poderão fazer considerações finais, com os temas que escolherem abordar.

Do G1, em Brasília

Cidades do Sertão de PE recebem reforço de policiais militares no 2º turno das eleições


Ao todo, 370 policiais militares saíram, às 8h desta quinta-feira (23), da quadra de hóquei do Sport Clube do Recife, na Ilha do Retiro, na área Central, para reforçar a segurança das eleições nas cidades do Sertão. Na sexta-feira (24), 800 militares seguirão para o Agreste e Zona da Mata Sul e Norte.

No domingo (26), dia do segundo turno das Eleições, será a vez de 130 policias que viajarão com destinos as cidades circunvizinhas da Região Metropolitana do Recife, completando o efetivo total de 1,3 mil policias militares empregados no reforço da segurança nos locais de votações na cidade do Interior.

A corporação mantém o esquema operacional semelhante ao adotado no primeiro turno, empregando 80% da capacidade operacional. Ao todo, um efetivo de cerca 13,6 mil policiais militares participarão do segundo turno. Eles serão responsáveis pela guarda e custódia das urnas eletrônicas, além do policiamento ostensivo geral nas proximidades dos locais de votação.

Por Júlia Montenegro,- Folha de Pernambuco

Ministério reconhece emergência em sete cidades atingidas por chuvas ou seca

Situação de emergência em Bom Jesus da Lapa (BA

Portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, publicada no Diário Oficial da Uniãode hoje (23), reconhece a situação de emergência em sete cidades de seis estados (Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe). Todos os decretos municipais de emergência foram publicados este mês.

Os dois municípios mineiros afetados pela estiagem são Olhos D'Água e Palmópolis. As outras duas cidades atingidas pela seca são Bom Jesus da Lapa (BA) e Poço Redondo (SE).

Em Mato Rico (PR) e Santa Rosa (RS) a situação de emergência foi decretada em função das chuvas intensas e, em Saudades (SC), devido a enxurradas.

O reconhecimento federal habilita as prefeituras a solicitar e receber recursos da União para recuperar os estragos e prejuízos causados por fenômenos climáticos e realizar atendimentos emergenciais. O reconhecimento federal vale por 180 dias e pode ser renovado.

MPPE é premiado em congresso de gestão do CNMP


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) conquistou o terceiro lugar do Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) 2014, na categoria Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional, com o Sistema de Acompanhamento das Cofimps e das Ações Penais Tributárias (Siacap). O prêmio foi entregue, na terça-feira (21), ao coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAOP) às Promotorias de Combate à Sonegação Fiscal, procurador de Justiça José Lopes, durante a abertura do 5º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, que está sendo realizado em Brasília até o dia 23.

Estava presente também na solenidade o servidor do Caop Sonegação Fiscal Paulo Mozart de Queiroz.

O Siacap é um sistema de banco de dados que permite ao CAOP Sonegação Fiscal a elaboração de relatórios para fundamentar a tomada de decisões no combate à sonegação fiscal. Desde a sua adoção, em 2012, o sistema já permitiu a recuperação de cerca de R$ 108 milhões. Considerando o total de 439 denúncias oferecidas ao MPPE, o montante de recursos que poderá, ainda, ser resgatado para os cofres do Estado de Pernambuco pode chegar a R$ 474 milhões.

Abstenção deverá bater recorde no 2º turno

Foto: Luciano Moraes

O Brasil poderá ter um nível de abstenção recorde no segundo turno da eleição presidencial no próximo domingo. Historicamente, o percentual de eleitores que não comparece para votar cresceu em todas as eleições presidenciais com dois turnos disputadas desde 1989. Na votação do último dia 5, o patamar dos que não votaram já foi elevado: 19,39% dos eleitores ficaram de fora do pleito, o que significou o segundo maior índice desde a redemocratização, atrás apenas dos 21,5% que deixaram de votar na eleição presidencial de 1998.

A reportagem é de César Felício, publicada pelor jornal Valor, 22-10-2014.

A tendência é a inversa em relação aos votos em branco e nulos, que costumam cair nos segundos turnos. A única exceção foi na presidencial de 2002, em que o total de votos em branco subiu de 3% para 4,7% entre uma rodada e outra da eleição. No dia 5, o total de votos em branco ficou em 3,8% e o de nulos em 5,8%.

A abstenção não é levada em conta pelos institutos de pesquisa quando fazem levantamentos de intenção de voto. De acordo com Marcia Cavallari, diretora do Ibope Inteligência, boa parte da abstenção se explica pela desatualização do cadastro, que não é limpo de eleitores que já morreram ou não estão mais em seus domicílios eleitorais. Prova disso seria o comparecimento maior às urnas no Distrito Federal, Sergipe, Amapá e Alagoas, únicos Estados onde o recadastramento biométrico foi de virtualmente 100%. Nestes Estados, a abstenção caiu em relação a 2010. O Amapá registrou o nível mais baixo, com 10,4%.

As vantagens da água de reúso, artigo de Sergio Werneck Filho


A economia e o reaproveitamento da água são preocupações crescentes entre a população. Em São Paulo, medidas de racionamento de água adotadas nos últimos meses mostraram que o uso irracional dos recursos hídricos já atinge índices que comprometem o abastecimento e precisa de soluções eficazes no longo prazo.

Com essa crise hídrica, o tratamento e o descarte responsável de efluentes no Brasil é muito mais que uma necessidade operacional. Trata-se de uma obrigação socioambiental. A Resolução Conama 430, que é uma legislação federal, determina que todos os efluentes gerados por um empreendimento devem respeitar às normas ambientais de descarte. Há ainda as normas estaduais, poderia ser ainda mais restritivas. Em São Paulo, por exemplo, é preciso respeitar o decreto número 8.468, de 1976.

Uma medida que começa a ganhar adeptos no meio corporativo por ser ecologicamente correta é o reúso de água. Em alguns empreendimentos, como centros comerciais, condomínios residenciais, universidades e indústria, a prática, aos poucos, começa a se tornar uma forte tendência. A grande vantagem da utilização da água de reúso é a preservação da água potável, que será usada somente para atendimento de necessidades que exigem a sua potabilidade, como para consumo humano.