domingo, 2 de agosto de 2015

Com especialistas de diversas instituições do País, Alepe realiza Seminário Comunicação Legislativa e Cidadania

Fotos: Rinaldo Marques

A Assembleia Legislativa realizou nos dias 30 e 31 de julho, quinta e sexta-feira da semana passada, o Seminário Comunicação Legislativa e Cidadania, organizado pela Superintendência de Comunicação Social da Alepe, com o apoio da Mesa Diretora da Casa Joaquim Nabuco e do Sindicato dos Servidores no Poder Legislativo do Estado de Pernambuco (Sindilegis-PE). O objetivo do evento, com a participação de especialistas de diversas instituições do País, foi dialogar sobre o papel da comunicação legislativa e a sua importância para a sociedade.

Na abertura do seminário, a superintendente de Comunicação Social da Alepe, Margot Dourado, destacou a importância da iniciativa para nortear os projetos da área: “Esse é o primeiro passo, e resultará na prestação de melhores serviços ao Poder Legislativo e, por consequência, à sociedade”.

Mediador da primeira mesa de debate – cujo tema foi Direito à Comunicação e o Campo Político –, o Chefe do Departamento de Imprensa da Alepe e recém-eleito presidente do Sindilegis-PE, Marconi Glauco, declarou que enxerga a questão da comunicação como um dos tema mais importantes no País. “É uma satisfação começar a gestão no sindicato com um evento dessa magnitude”, afirmou.

Pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) e autora do livro Comunicação Pública, a professora Maria José de Oliveira salientou a necessidade de as pessoas exercerem a cidadania: “Só é possível crescer quando há estímulo à interação da sociedade com os diversos setores”. O jornalista e integrante do Centro Cultural Luiz Freire, Ivan Moraes Filho, ressaltou que “a comunicação estatal precisa ser libertadora, e não apenas divulgar o que o governante deseja”.

Morre psiquiatra e educador Içami Tiba aos 74 anos


Morreu na tarde deste domingo (2), em São Paulo, o psiquiatra e educador paulista Içami Tiba, aos 74 anos. Ele faleceu no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado para tratamento de câncer.

O livro mais famoso de Içami Tiba é Quem ama educa.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Inscrições para o Fies começam nesta segunda-feira


As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam amanhã (3). Nesta edição, os candidatos não precisam correr para acessar o sistema, uma vez que o financiamento não será concedido por ordem de chegada, mas por concorrência. Ao todo serão ofertadas 61,5 mil vagas. O período de inscrição vai até o dia 6, pela internet.

"O objetivo desta vez é que os alunos não fiquem nervosos procurando encontrar para que lugar vão porque vai ser uma concorrência, não vai mais ser ao estilo quem chega primeiro pega a vaga", explica o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Os candidatos farão a inscrição e o resultado da pré-seleção será divulgado no dia 10 de agosto, em chamada única.

Para concorrer, os estudantes precisam ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São aceitas todas as edições do Enem a partir de 2010. O candidato também tem que ter tirado nota maior que 0 na redação. Além disso, precisa ter renda familiar por pessoa de até 2,5 salários mínimos por mês, ou seja, R$ 1.970.

Petrolândia: Aniversariante do dia, Herykeles Alan recebe o carinho de seus amigos da Pastoral da Juventude


O jovem Herykeles Alan, aniversariante deste domingo, 2 de agosto, ao longo de todo o dia colheu o carinho e demonstrações de afeto de sua família e dos muitos amigos que conquistou. Seus amigos, Representantes da Área Sul de Petrolândia, da Pastoral da Juventude, que o homenageiam nesta data.

Um momento especial de renovação para sua alma e seu espírito, porque Deus, na sua infinita sabedoria, deu à natureza a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada dia.

Desejo a você, um novo ano cheio de amor e de alegrias. Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas. Sorrir novos motivos e chorar outros, porque amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes.

Fazer Aniversário é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como uma dadiva de Deus. É ser grato, reconhecido, forte, destemido. É ser rima, é ser verso, é ver Deus no universo.

Parabéns a você nesse dia tão grandioso...

Feliz Aniversário!


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/foto:
Mensagem: Catequisar

Petrolândia: Leve seu pai para treinar na Academia C2 na Semana dos Pais, de 3 a 8 de agosto, e concorram a 1 mês de academia de graça!


Academia C2 Fitness
Rua Arthur Vieira Lima, 39 - Centro
Petrolândia (PE) Contato (87) 99809-1828

Petrolândia: Morre Jadinho, irmão de César da Feijoada, em acidente de automóvel na BR-110, próximo do Projeto Barreiras

Jadinho faleceu na madrugada deste domingo (02)
O carro saiu da pista e capotou (Fotos: Assis Ramalho)



Cláudio Jáder de Araújo, conhecido como Jadinho, 41 anos, faleceu em acidente de automóvel ocorrido na madrugada deste domingo (02), na BR-110, à altura da Agrovila 01 Bloco 01 (Projeto Barreiras), na zona rural de Petrolândia. Segundo informações, o carro que ele dirigia saiu da pista e capotou, em uma área de vegetação. Jadinho era irmão de César da Feijoada.

O proprietário do Gol, Paulo Henrique Alves, 26 anos, também estava no veículo, e sofreu apenas leves escoriações. Os dois seguiam do município de Jatobá, onde participaram de uma festa, com destino à cidade de Petrolândia.

Nossa reportagem conversou com Joelson, morador da Agrovila 01, local próximo do acidente. De acordo com ele, por volta das 04h30, Paulo Henrique foi à Agrovila pedir socorro e o encontrou. O Corpo de Bombeiros foi acionado, sendo constatado o óbito. Também segundo informações colhidas no local,  Jadinho não usava o cinto de segurança e teria cochilado ao volante.

A Polícia Civil esteve no local para realizar a perícia, e até o fechamento desta reportagem, o corpo da vítima ainda se encontrava no local do acidente, com a presença da Polícia Militar.

Jadinho, irmão do comerciante César da Feijoada, residia na Rua Benvindo José de Souza  - Quadra 07 -  funcionário da Prefeitura de Petrolândia, deixa esposa e duas filhas, uma de seis e outra de onze anos.

À família enlutada, nossas condolências pela inesperada perda. 

Mais fotos>Morre Jadinho, irmão de Cesar da Feijoada

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Quadrilha que explodiu BB em Jeremoabo tem membros de Paulo Afonso e Delmiro Gouveia


A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em parceria com as Polícias Militar de Alagoas (PM/AL) e as Polícias Civil e Militar de Pernambuco (PC/PE e PM/PE), prendeu, na tarde deste sábado, na BR 423, em Canapi/AL, três moradores da cidade de Delmiro Gouveia que são acusados de integrar uma quadrilha que assaltou a agência do Banco do Brasil na cidade de Jeremoabo/BA, na madrugada da última quinta-feira (11).

A troca de informações entre as policiais foi decisiva para o sucesso da ocorrência. Os delmirenses foram identificados como: Felipe de Oliveira Araújo, André de Oliveira ambos irmãos, e Gilvan Araújo Silva,

Segundo a PM de Pernambuco, nove homens chegaram em um veículo Eco-sport de cor preta e placa MUX 5450, uma moto tornado placa MUX-8638 e um Celta verde, placa não anotada, alguns elementos estavam de preto e um deles apresentava um sangramento na perna. Em sequência, o sub-tenente Oliveira e uma guarnição do GATI, avistaram dois homens identificados como residente na rua São João, Paulo Afonso – Bahia e Henrique Rocha da Cruz, 33 anos, residente na rua Joanilson da Silva, s/n , Eldorado, Delmiro Gouveia – Alagoas.

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa


Velha Petrolândia - O começo do fim; (Fotos gentilmente cedidas por Carlos Alberto Araújo Correia - Carlinhos Vereador)

Neste domingão, 02 de agosto de 2015, o Blog de Assis Ramalho vai ao fundo do Baú, e mostra mais duas fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersa as águas do Rio São Francisco.

Vi o meu teto ao rés do chão (Velha Petrolândia)

Vi o meu teto ao rés do chão.
A cobrir meu passado, sob pés,
Sepulto entre ruínas, meu mundo
Afogado, submerso em promessas.

Olhos chorosos, queixosos corações
Dos tantos desterrados dessa messe
Brotassem nascentes ao seu leito
Salobra faria esta água jacente.
Em perene, lenta cheia sem vazante

A retomar a si o que os mal serve
E levá-los de volta aonde estão.

Poema de Lúcia Xavier

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Blog de Assis Ramalho/Petrolândia ontem, hoje e sempre

Confira resultados de sábado nas Séries A, B, C e D do Brasileiro

Ronaldinho faz estréia e Fluminense entra no G-4 com vitória sobre o Grêmio, Botafogo só empata, mas segue líder da Segundona, e Brasil de Pelotas passa a primeiro do Grupo B da Terceirona. Confira

Campeonato Brasileiro 2015 (16ª rodada)
Fluminense 1 x 0 Grêmio

Campeonato Brasileiro Série B 2015 (16ª rodada)
Vitória 1 x 1 América-MG
Botafogo 0 x 0 Luverdense
Paraná 0 x 0 CRB
Náutico 1 x 1 Macaé
Atlético-GO 3 x 1 Sampaio Corrêa
Oeste 1 x 0 Santa Cruz
Bragantino 3 x 0 Ceará

Campeonato Brasileiro Série C 2015 (Primeira fase - 10ª rodada)
Portuguesa 1 x 1 Londrina
Madureira 2 x 2 Caxias
Fortaleza 2 x 0 Icasa
Tupi 1 x 1 Tombense
Juventude 2 x 3 Brasil de Pelotas

Clique e confira
>Brasileirão Série A (clique em cima do resultado e veja os melhores momentos)
>Brasileirão Série B
>Futebol Internacional
>Fórmula 1
>Brasileirão Série C
>Futebol Nacional>Campeonato Brasileiro Série D 2015 (Primeira fase - 4ª rodada)

PM é morto e três pessoas são baleadas na porta de clube no RJ


Fábio era lotado no 5º BPM (Foto: Reprodução/Facebook)

Na madrugada deste sábado, por volta das 5h30m, o policial militar Fábio Paulino Chaves, de 36 anos, foi baleado e outras três pessoas ficaram feridas em frente ao Clube Nilopolitano, em Nilópolis, na Baixada Fluminense. Segundo informações da PM, Fábio foi socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, mas não resistiu aos ferimentos. Ele era lotado no 5º BPM (Saúde). Policias da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) prenderam em flagrante Bruno Cardoso Cesar, de 25 anos, pelo homicídio.

De acordo com o delegado adjunto Evaristo Pontes, responsável pelo caso, Fábio e Bruno tiveram uma discussão dentro do clube:

— Depois da discussão com agressões físicas, Bruno foi em casa pegar a arma. Na volta, encontrou o policial na porta do clube, usou uma pessoa como escudo humano e fez os disparos contra o Fábio. Fomos acionados às 7h, conversamos com testemunhas e conseguimos localizar Bruno na casa da avó dele. O autor confessou o crime, mas alegou que perdeu a arma. Ele está sendo autuado por homicídio qualificado — explica o delegado.

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 7,5 milhões na quarta-feira


Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 1728 da Mega-Sena, com sorteio realizado neste sábado (1º) em Ipanema (MG). As dezenas sorteadas foram as seguintes dezenas: 03 - 08 - 28 - 39 - 42 - 59.

A quina teve 45 acertadores, que vão receber cada um R$ 42.525,31. Já os 3167 acertadores da quadra receberão R$ 755,81.

A previsão é de que o concurso 1729 terá prêmio de R$ 7,5 milhões.

Clique>Veja as demais loterias da Caixa sorteadas no sábado (1º), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.