quarta-feira, 10 de julho de 2019

Tacaratu: Vice-prefeito Washington afirma ser pré-candidato à prefeitura em 2020 e dá nota 10 à gestão de Gerson




Na manhã desta quarta-feira (10/07/2019), o vice-prefeito de Tacaratu , Washington Ângelo de Araújo (PSB), foi entrevistado ao vivo pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia. Com a participação de ouvintes, através de mensagens de Whatsapp, Washington antecipou que é pré-candidato à prefeito de Tacaratu nas eleições do próximo ano e vive a expectativa de ser indicado pelo atual gestor, José Gerson (PSB), como seu sucessor na disputada pela administração do município.

Com experiência de dois mandatos como vereador, além de ser o atual vice-prefeito, Washington se considera preparado para disputar o cargo de gestor do município, mas não descarta a possibilidade de novamente concorrer como vice-prefeito. Diz que o seu nome está à disposição e é leal ao grupo, do qual espera a mesma lealdade por parte dos demais companheiros.

Na entrevista, Washington ainda declara não existir chance de sair do partido para disputar a prefeitura por outra legenda. ''Jamais. Eu sempre sou uma pessoa que me preocupo com o grupo, o prefeito sabe muito bem disso, meus companheiros sabem, e eu sempre estou mostrando que nós temos que estar unidos, para ganhar a eleição fácil. Agora, nós teremos que ter um diálogo, conversar, e sair um candidato que o povo queira. É tanto que hoje estão falando em pesquisa, e que essa pesquisa aponte quem seja o melhor que o povo queira'', ressaltou.

O vice-prefeito disse conhecer os problemas das agrovilas e assentamentos localizados em Tacaratu, no limite com o município de Petrolândia, e prometeu empenho para solucionar os problemas, caso chegue ao Executivo.

Segundo Washington, caso não seja ele o escolhido para representar cabeça de chapa na disputa pela continuidade do atual governo, vai apoia quem for indicado. Hoje, além do vice-prefeito, são especulados no grupo os nomes do vereador e presidente da Câmara Givaldo Crente, do secretário de Finanças Dedé de Carrinho, além da jovem militante Sandra.

O entrevistado ainda avaliou a gestão do atual prefeito, que está no segundo mandato, com nota 10.  ''A avaliação é ótima. É um rapaz que se preocupa com a comunidade do município, que paga em dia, é um rapaz que realmente é nota dez'', declarou.

Na entrevista, Washington ainda respondeu perguntas de ouvintes sobre concurso público da prefeitura. Ele disse ter tido contato recente com o prefeito Gerson, que o teria informado que o caso está na Justiça. Porém, teria ouvido de terceiro que o citado concurso teria sido anulado e prometeu buscar maiores esclarecimentos perante o Jurídico da prefeitura, e passar à reportagem. Cerca de duas hora depois da entrevista, ele entrou em contato com nossa redação para informar que o secretário administrativo da prefeitura teria informado que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) teria entrado com uma medida cautelar, mas o concurso não estaria anulado.

Por último, o vice-prefeito deixou mensagem de otimismo ao povo tacaratuense. ''Aos amigos de Tacaratu quero deixar um abraço bem forte, e quero dizer a vocês que estou com vocês e não abro. Quero dizer ao povo de Tacaratu que, de braços abertos, irei, futuramente, ser o prefeito de nossa terra. Com o apoio de vocês, se Deus quiser a gente, chega lá", finalizou.

Veja abaixo íntegra da entrevista, em dois vídeos.



Redação do Blog de Assis Ramalho
BlogAR

Paulo Afonso/Jatobá/Petrolândia: Corpo de "Foguinho" é encontrado perto de ponte, em Paulo Afonso


O corpo de Josemír Barbosa da Silva, conhecido popularmente como Foguinho, foi encontrado  às margens do canal da PA-IV, próximo à ponte de acesso ao centro de Paulo Afonso, na manhã desta quarta-feira (10).

O mesmo passava por problemas de depressão. “a vítima estava desaparecida há alguns dias sendo que em 27 de maio ele também tinha desaparecido, porém foi encontrado por familiares em Paulo Afonso, infelizmente, dessa vez, sem vida.”

Foguinho era funcionário aposentado da Chesf, e por muitos anos morou em Itaparica (Jatobá), onde conquistou muitas amizades - inclusive a desse blogueiro. Também é ex-jogador de Futebol, tendo atuado em importantes times de Itaparica e de Paulo Afonso.

Foguinho também foi sócio da AVEPE - Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia.

A morte foi confirmada pela filha Jessica, que na tarde de hoje divulgou nota em rede social (veja).

Meu nome é Jessica, sou filha de Foguinho.

Meu pai foi encontrado, mas infelizmente sem vida. Agradeço a todos a todos que ajudaram de alguma forma. O sepultamento vai ser amanhã entre 9h e 10h, pois o corpo já está em processo de decomposição e não pode demorar muito.O velório vai ser no SAF - Paulo Afonso.
Só estamos esperando o corpo ser liberado.


Abaixo, o então alegre Foguinho em momentos de descontração - Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia/Projeto Icó-Mandantes: Professora Marinalva felicita prefeita por restaurar iluminação pública e coleta de lixo na Agrovila 05

Professora Marinalva Silva

Na manhã desta quarta-feira (10), durante o programa "Acordando com as Notícias", apresentado por Assis Ramalho na Web Rádio Petrolândia, a professora Marinalva Silva, moradora da Agrovila 05 do Icó-Mandantes, em Petrolândia, enviou mensagem com elogios à prefeita Janielma Souza. A professora destacou a restauração de equipamentos de iluminação pública e regularidade da coleta de lixo como pontos positivos. Ela ainda elencou itens que precisam de melhoria para atender à comunidade. 

"Hoje venho parabenizar a prefeitura de Petrolândia. Depois de 6 anos e inúmeras cobranças, finalmente colocaram iluminação na Vila (situada) atrás da Vila principal, na Agrovila 05, bem como colocaram as luzes que faltavam nos postes que não tinham o "braço". Ponto para a prefeita Janielma.

Mas lembro que as cobranças irão continuar, pois temos necessidades urgentes ainda pra serem atendidas nesta comunidade, a exemplo da água tratada nas torneiras, o calçamento, a conclusão da quadra.

Entretanto, vejo que aos poucos a prefeitura está vendo que a Agrovila 5 dos Mandantes faz parte do município.

Paulo Henrique Amorim foi ao Maracanã assistir à final da Copa América 3 dias antes de morrer


Paulo Henrique Amorim esteve no último domingo no Maracanã assistindo a final da Copa América, em que o Brasil foi campeão contra a seleção do Peru. O jornalista, de 77 anos, que morreu na madrugada desta quarta-feira no Rio de Janeiro, vítima de um enfarte, havia compartilhado em seu perfil oficial no Facebook, na última segunda-feira, uma matéria sobre futebol, e mostrou a sua última visita ao estádio, no último domingo.


No vídeo, ele aparece com torcedores na arquibancada usando um boné com o símbolo do seu time, Fluminense, e canta um trecho do Hino nacional, antes da partida final.

Após passar por diversas redações, inclusive a TV Globo, Paulo Henrique estava trabalhando na TV Record, onde apresentava o programa "Domingo Espetacular". Ele estava afastado desde o mês passado. O jornalista deixa esposa e filha.

Jornal Extra-RJ

Petrolândia: Dr. Cleobenisson Cruz atende na MedClinic nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12/07/2019


Nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12/07/2019, o Cardiologista Dr. Dr. Cleobenysson Cruz atenderá na Medclinic Clínica Especializada.

Agende sua consulta pelos telefones: 87 996302907 - 87 38511879

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.

Também atendem na sexta-feira (5)

Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic

Augusto Coutinho vota a favor de projeto que regulamenta vaquejada


O deputado Augusto Coutinho votou a favor do Projeto de Lei que regulamenta a prática da vaqueja no Brasil. Essa proposta foi à votação na Câmara Federal nesta quarta-feira, 10, sendo aprovada por 402 votos, contra 32. Antes de proferir seu voto, o deputado discursou no plenário da Casa, defendendo que a vaqueja é um esporte e faz parte da cultura nordestina.

“Em Pernambuco, assim como em toda a região Nordeste, a vaquejada promove um grande envolvimento de sociedade, sendo uma atividade tradicional, característica da cultura e que movimenta a economia local. Então é preciso desmistificar isso. Vaquejada é sim um esporte. Hoje existem meios que são adotados para se proteger o animal sem inviabilizar este esporte e o que o parlamento precisa é respeitar nossa cultura, cuidando para que não se faça maldade aos animais”, disse Augusto Coutinho na Câmara.

A proposta regulamenta a emenda constitucional aprovada pelo Congresso Nacional (EC 96) que, dentre outros pontos, reconhece a vaquejada como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro. A emenda determinou a regulamentação da prática por uma lei específica, que assegure o bem-estar dos animais envolvidos.

De acordo com o texto aprovado no Senado, ficam reconhecidos o rodeio, a vaquejada e o laço como expressões esportivo-culturais pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro de natureza imaterial, sendo atividades intrinsecamente ligadas à vida, à identidade, à ação e à memória de grupos formadores da sociedade brasileira.

Assessoria de Comunicação

Fabrizio Ferraz comemora edital para reforma de cadeias públicas no Sertão


Foi publicado em Diário Oficial o edital de licitação para a contratação da empresa de engenharia que irá executar a reforma das cadeias públicas de Floresta, Belém do São Francisco e Cabrobó, todas no sertão pernambucano. Com as obras, as unidades de Floresta e Belém do São Francisco, que estavam desativadas, voltarão a funcionar. As propostas serão recebidas já na próxima semana.

A demanda foi um pedido do deputado estadual Fabrizio Ferraz que esteve na Secretaria de Ressocialização de Pernambuco cobrando agilidade no processo. O parlamentar também apresentou diversas Indicações ao Poder Executivo solicitando celeridade para o início dos trabalhos.

Ferraz reiterou a importância dos equipamentos para a manutenção da segurança e no reforço do sistema penitenciário no Estado. O parlamentar ressaltou que a legislação federal prevê que ‘cada comarca deve ter, pelo menos, uma cadeia pública a fim de resguardar o interesse da Administração da Justiça Criminal e a permanência do preso em local próximo ao seu meio social e familiar’.

“Essa é uma demanda antiga da nossa população e que agora será efetivada. Conseguimos atender ao nosso povo e para nós é motivo de muita satisfação. Seguiremos atuando por mais melhorias neste setor e em tantos outros. Encerramos o nosso primeiro semestre na Assembleia Legislativa com muito serviço prestado e motivos para comemorar”, disse.

O parlamentar reforçou ainda que o próximo passo é garantir melhores condições de trabalho para os agentes penitenciários. “Precisamos promover uma reflexão sobre o papel do agente penitenciário, definir suas responsabilidades, valorizar suas funções, dar-lhe condição de trabalho e segurança, como um dos pilares para a imediata reestruturação do sistema”, finalizou.

pOR Dianely Sales
jornalista
Assessora de imprensa - Dep. Fabrízio Ferraz

Petrolândia participa de seminário promovido pela AMUPE, em Recife


Petrolândia esteve presente no Seminário dos Municípios Pernambucanos, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). O evento reuniu gestores municipais de todo o estado, nesta terça-feira (09), no Centro de Convenções em Recife e teve como tema: Inovar para as pessoas.

Na ocasião, além da cerimônia de abertura com a presença do governador do estado e outras autoridades e da palestra magna que tratou dos desafios da gestão pública local no contexto latino-americano, foram oferecidas oficinas temáticas com os seguintes assuntos: o impacto da Reforma da Previdência nos municípios; o futuro da educação e o novo FUNDEB; Desenvolvimento Social como política de segurança; inovações tecnológicas e mídias sociais como ferramentas de comunicação; vida saudável para as pessoas: o combate às doenças endêmicas; e turismo e cultura como fortalecimento do desenvolvimento local.

Estiveram representando o município de Petrolândia, a prefeita Jane Souza; o secretário municipal executivo de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Sandro Alencar; o diretor municipal de cultura, Deison Bezerra; a secretária municipal de Educação, Alexandrina Neta; e a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Marília Cantarelli.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Petrolândia

Redes sociais lamentam morte de Paulo Henrique Amorim: “Muito triste”, tuita Glenn Greenwald


A morte do jornalista Paulo Henrique Amorim durante esta madrugada de terça-feira para quarta-feira (10), se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil com diversos jornalistas, políticos e artistas lamentando sua morte e homenageando sua trajetória. O nome do jornalista está, desde a manhã, entre os assuntos mais comentados do Twitter.

O jornalista Glenn Greenwald, editor do The Intercept Brasil, foi um dos que usou as redes para lamentar a partida do jornalista do Conversa Afiada.

FORUM

Morre de enfarte o jornalista Paulo Henrique Amorim


Morreu, na manhã desta quarta-feira (10), o jornalista Paulo Henrique Amorim, aos 77 anos. Amorim sofreu um enfarte fulminante na sua residência no Rio de Janeiro, a informação foi confirmada pela mulher do apresentador. Na noite anterior o jornalista tinha saído para jantar com os amigos. 

O jornalista fez sua estréia no jornal a Noite, no ano de 1961. Posteriormente, foi trabalhar em Nova York, como correspondente internacional da revista Realidade e logo depois da Revista Veja.

Na TV, passou pela extinta TV Manchete e pela TV Globo, onde também atuou como correspondente internacional em Nova York.

No ano de 1966 migrou da TV Globo para a TV Bandeirantes, onde apresentou o Jornal da Band e o programa Fogo Cruzado. Paulo Amorim também trabalhou para a TV Cultura.

Amorim foi contratado pela Record TV no ano de 2003, na emissora ele apresentou o Jornal da Record segunda edição, ajudou a criar a revista eletrônica Tudo a Ver e em 2006 se tornou o apresentador do Domingo Espetacular, até ser afastado no último mês.

Amorim deixa uma filha e a mulher, a jornalista Geórgia Pinheiro.

Por: Correio Braziliense

Petrolândia: Empresário e vereador Louro do Vidro recebe felicitações da família e amigos pela passagem de seu aniversário



Nesta quarta-feira, 10 de julho/2019, o empresário e vereador Lourival Joaquim, o 'Louro do Vidro', da Petrovidro, celebra idade nova e recebe felicitações de familiares e amigos.

Por meio do Blog de Assis ramalho, Creuza envia mensagem para o seu esposo, pela passagem da data.

Parabéns meu amor!

Que essa data se repita por inúmeros anos com muita saúde paz e felicidades, e que em cada uma delas possamos continuar sempre juntinhos, louvando e agradecendo a Deus por esse imenso Amor.

Feliz Aniversário!!! é o que te deseja sua esposa Creuza, filhos, noras e netos

As felicitações são também de nós que fazemos a Web Rádio Petrolândia e o Blog de Assis Ramalho.

Parabéns!


Tacaratu: Vice-prefeito Washington será entrevistado ao vivo no 'Acordando com as Notícias' desta quarta (10/07/) na Web Rádio Petrolândia


O vice-prefeito de Tacaratu - Washington Ângelo de Araújo (PSB), será entrevistado ao vivo nesta quarta-feira (10/07/2019), pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no 'Acordando com as Notícias', programa transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na entrevista, que deverá ter início a partir das 07h30, entre outros temas, ele vai falar sobre assuntos pertinentes ao município e fará avaliação do que se espera para as eleições de 2020.

Washington é um dos nomes cotados a concorrer a prefeitura do município nas eleições do próximo ano.
O ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

Posteriormente a entrevista será transformada em reportagem no Blog de Assis Ramalho.

Assis Ramalho apresenta o programa 'Acordando com as Notícias' de segunda a sábado, das 6h30 às 8h30. As notícias que serão notícias durante o dia, você sabe primeiro no 'Acordando com as Notícias'.

Escute a Web Rádio Petrolândia - 24 horas no ar - no seu computador no site Web Rádio Petrolândia, ou no smartphone e tablet com os aplicativos para Android e iPhone (iOS). Para instalar apps, escolha a opção abaixo:

>app Android

>app iOS (iPhone)

A Web Rádio Petrolândia também está disponível nos apps Android e iOs da Rádios Net.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Nutricionista Iara Nogueira atende na MedClinic nesta quarta-feira (10/07); agende já a sua consulta!



A MedClinic - Clínica Especializada informa que a nutricionista Iara Nogueira atenderá nesta quarta-feira, 10 de julho de 2019.

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia. Para marcações, o telefone é 87 996302907 - 87 38511879

Veja abaixo agenda de marcação da semana


Blog de Assis Ramalho
Com informações de MedClinic

Ibimirim: Pernambuco terá o 1º Sistema Agrovoltaíco em operação no Brasil


Legenda: Painéis solares no Serta em Ibimirim-PE

Ibimirim, no Sertão do Moxotó, será a primeira cidade. Painéis solares já foram instalados e serão vistoriados por técnicos da Celpe esta semana. A energia gerada se integrará a outras tecnologias hídricas e alimentares

Nesta quinta-feira (11), uma inovadora iniciativa científica e pedagógica dará um passo adiante para a produção conjunta de água, energia e de alimento no semiárido a partir das riquezas naturais do bioma Caatinga e das caraterísticas do clima semiárido transformada em energia elétrica. O município escolhido foi Ibimirim, no Sertão do Moxotó. Dentro da escola de Agroecologia Serta está sendo montado o 1ª Sistema Agrovoltaíco do Brasil. A tecnologia é formada por painéis solares que receberão a vistoria da Celpe e sua liberação para a distribuição dessa energia em rede. Ela será ligada a sistemas de produção de alimento (Aquaponia) e de água via placas, tanques e reatores para captação, tratamento e reuso para fins agrícola e plantio de muda de planta nativa com potencial bioeconômicas.

“Após a certificação dos painéis fotovoltaicos pela Celpe nesta quinta-feira no Serta, possibilitando inclusive que a energia gerada seja usada dentro da escola a partir da próxima semana, daremos então andamento a etapa final do projeto”, antecipa Francis Lacerda, pesquisadora do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e coordenadora do Ecolume - rede nacional de estudiosos responsável pela iniciativa, financiada pelo CNPq, do Ministério de Ciência e Tecnologia. O Ecolume é formado por instituições como a UFPE, Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e IPA.

O foco da rede é encontrar soluções socioeconômicos e ambientais diante dos efeitos das mudanças do clima para populações e sobre a Caatinga. “É preciso adaptamos tecnologias e a nossa cultura (educação e ciência) a partir dos elementos da própria natureza através de riquezas do próprio bioma e do semiárido. O sistema agrovoltaíco visa mostrar que isso não só é possível como promissor nas esferas social, econômica e ambiental”, ressalta Francis, que é climatologista e doutora em Recursos Hídricos.

Com poucas placas solares já é possível gerar energia para a produção familiar de alimento (vegetal e animal) por meio do sistema de aquaponia. E ainda para a produção de mudas de planta nativas através de viveiros abertos e irrigados por tecnologias de reuso de águas do uso doméstico. Ambos os sistemas são muito simples e têm baixos custos, podendo ser replicados pelos pequenos agricultores em suas propriedades em todo o semiárido para fins alimentares, hídricos e energéticos”, conta Francis.

Ademais, a pesquisadora destaca que o cultivo de plantas sertanejas, a exemplo do umbu, amplifica os benefícios sociais e serviços ambientais do empreendimento. Além de contribuir com o replantio delas na região, o que vai auxiliando no restabelecimento da água no solo e na regulação do microclima local e assim com o clima geral do planeta, possibilita ainda criação futura de novas cadeias produtivas bioeconômicas a partir delas. O umbu, por exemplo, tem potencial da fabricação até mesmo de cerveja.

Em Afogados da Ingazeira, inclusive, já tem uma associação rural que fica dentro da reserva ambiental Serra do Giz interessada na construção do seu sistema agrovoltaíco em parceria com o Ecolume e a prefeitura local. A intenção é desenvolvê-lo para fins produtivos bioeconômicos.

No Serta, 10 painéis solares já foram instalados. Além da geração de energia, eles ainda têm a finalidade da captação da água da chuva e armazenamento. Também foi montado o sistema de tratamento e reuso de água para fins agrícola e de saneamento básico. Na sequência, o sistema de aquaponia será montado embaixo dos painéis, aproveitando a sua sombra e a água. O experimento terá a finalidade pedagógica. Os filhos de agricultores que estudam por lá terão a oportunidade de conhecer a tecnologia, aprender que é possível e replicá-la em suas comunidades no NE”, realça Francis.

Por Robério Coutinho
Assessoria de Imprensa Ecolume/IPA

Em áudio, coordenador da Lava-Jato Deltan Dallagnol comemora proibição de entrevista de Lula durante campanha


Em nova publicação do site The Intercept Brasil, foi divulgado nesta terça-feira (9) um áudio da conversa entre os membros da força-tarefa da Lava Jato a respeito da guerra jurídica em torno da entrevista de Lula à Folha de São Paulo. A entrevista em questão aconteceria durante a campanha eleitoral de 2018. 

No dia 28 de setembro do ano passado, a imprensa noticiou que o ministro do STF Ricardo Lewandowski havia autorizado o ex-presidente Lula a conceder uma entrevista à Folha. Em audio pubicado pelo The Intercept, o coordenador Lava-Jato, Deltan Dallagnol, aparece comemorando a liminar concedida pelo ministro do Supremo Luiz Fux que suspendia a decisão de autorizar a entrevista.

Dallagnol sugere ainda que não se deve "alardear" o caso, para "evitar a divulgação". "É... o pessoal pediu pra gente não comentar aí publicamente e deixar que a notícia surja por outros canais pra evitar... precipitar... recurso de quem é... tem uma posição contrária à nossa", explica.

O procurador conclui afirmando que a decisão foi uma "notícia boa" para terminar a semana. "Depois de tantas coisas ruins. E, começar bem o final de semana. Abraços, falou!", completou Dallagnol.

Por: Diario de Pernambuco

Vaquejada é regulamentada na Câmara Federal como esporte

Ícone da vaquejada de Petrolândia-PE, seu Daniel foi homenageado na Missa do Vaqueiro do ano passado no Parque João Pernambuco  

Foi aprovada, na Câmara Federal, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei 8240/17 que regulamenta os esportes equestres, incluindo a vaquejada. Apenas 32 parlamentares foram contra a proposta. Houve seis abstenções.

O pernambucano Sebastião Oliveira (PL) foi um dos 343 deputados federais que ajudou a aprovar a matéria. A importância cultural e econômica da vaquejada, principalmente, para os estados nordestinos, embasou o voto de Sebastião Oliveira em favor da medida.

“A vaquejada é uma manifestação que vai além da prática esportiva. Ela há muito tempo faz parte da cultura e da história do Nordeste, além disso, os eventos movimentam a economia dos municípios, gerando muitos empregos diretos e indiretos”, enfatizou Sebastião Oliveira.

Sebastião também faz questão de destacar que o Projeto de Lei aprovado garante a integridade física dos animais. “Estive bastante atento à questão dos bichos. Aprovamos um texto que exige dos realizadores das vaquejadas uma série de condutas, e quem não cumprir estará sujeito às penalidades da lei. Isso foi primordial para mim”, ressaltou Sebastião Oliveira.

Por: Blog da Folha

Guarda Municipal de Paulo Afonso terá autorização para uso de arma de fogo

Nova estrutura da Guarda Municipal auxilia polícias Militar e Civil na segurança pública. Foto: Ascom

A nova estrutura da Guarda Civil Municipal de Paulo Afonso permite a realização de ações conjuntas com as polícias Militar e Civil. No início de maio, o órgão recebeu duas viaturas dotadas de compartimento de custódia, para transporte de detentos até a delegacia regional.

O inspetor Mário Pinheiro observa a aquisição dos novos veículos como um avanço na segurança da população pauloafonsina. Para ele, os veículos com características de viaturas policiais garantem a integridade física, tanto dos custodiados, quanto dos GCMs.

“Antes, sempre que havia a necessidade de detenção de pessoas envolvidas em eventuais ocorrências, os custodiados eram colocados dentro de uma viatura comum, oferecendo risco, tanto para os guardas municipais, quanto para os próprios detentos. Agora, as novas viaturas proporcionam mais proteção”, diz o inspetor.

Pinheiro ressalta que a parceria com as polícias militar e civil tem proporcionado mais segurança à população, além de contribuir com a resolução de casos considerados comuns. As imagens gravadas pelas 24 câmeras do sistema de videomonitoramento implantado pela Prefeitura, em março deste ano, auxiliam na resolução de muitas ocorrências, e consequentemente na prisão de envolvidos. Em grandes eventos, de acordo com o perfil do público, a Polícia Militar solicita auxílio da GCM, o que garante a segurança dos cidadãos.

Ainda segundo o inspetor, em 2016, a Prefeitura celebrou acordo de cooperação técnica com a Polícia Federal, a fim de possibilitar a emissão de porte de arma de fogo na categoria funcional aos guardas municipais. A partir do convênio, 52 agentes passaram por curso prático e teórico, acompanhado por representante da PF (Reveja AQUI e AQUI)

“Após a conclusão do curso, todos os participantes foram submetidos a exame de psicoteste e 34 foram aprovados. A prefeitura já enviou ao Sistema Nacional de Armas (Sinarm), toda documentação exigida para autorização do uso de arma de fogo pela GCM. Em 4 de julho de 2019, o comandante do Comsetran, Cleston Andrade Cavalcante, enviou um ofício ao delegado superintendente da PF, Daniel Justos Madruga, solicitando agilidade no processo, e nós estamos aguardando a liberação dos portes, com previsão de 120 dias”, adiantou.

A Guarda Civil Municipal de Paulo Afonso, órgão ligado à Secretaria de Administração, possui um efetivo de 52 agentes, sendo que 40 atuam em trabalho operacional e 12 exercem funções administrativas. A frota conta com duas viaturas: O Grupo Especial de Ação Rápida (GEAR) e a RONDESP, que trabalham entre o Centro e o Bairro Tancredo Neves, fazendo a segurança das escolas municipais, unidades de saúde e logradouros públicos. Além disso, quatro motocicletas auxiliam no patrulhamento da cidade e em eventos especiais.

Inspetor Mário Pinheiro. Foto: Ascom

Por PA4.COM.BR