Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 18, 2016
Publicidade

MEC libera consulta de bolsas do Prouni 2016

Imagem
Prouni considera as notas do Enem para conceder bolsas de estudos. (Foto: Reprodução/TV Globo)
Ministério da Educação (MEC) abriu a consulta às bolsas de estudo que serão oferecidas na primeira edição de 2016 do Programa Universidade para Todos (Prouni). O Prouni oferece bolsas parciais ou integrais em universidades privadas para estudantes de baixa renda.

A consulta das bolsas pode ser feita no site http://siteprouni.mec.gov.br/. As inscrições começam nesta terça-feira (19) e vão até 23h59 de 22 de janeiro.

Também nesta segunda-feira o MEC liberou a lista dos aprovados para 228 mil vagas em universidades públicasque foram selecionados por meio da primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016.

Na próxima semana, entre os dias 26 e 29 começam as inscrições para contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Cronograma e inscrições do Prouni

Datena diz em rádio que não é mais pré-candidato à Prefeitura de SP

Imagem
O apresentador José Luiz Datena, da TV Bandeirantes, não é mais pré-candidato à Prefeitura de São Paulo nas eleições 2016. A informação foi passada por ele mesmo durante o programa na Rádio Bradesco Esportes FM, nesta segunda-feira (18).

“Oficialmente já estou avisando isso: oficialmente estou fora, não sou mais candidato a prefeito de São Paulo. Eu era pré-candidato pelo PP, não sou mais. Eu peço que retirem o meu nome das pesquisas, porque não sou mais candidato a coisa nenhuma”, disse Datena.

A informação não aparece no site do Partido Progressista (PP) nesta segunda-feira. O deputado federal Guilherme Mussi (presidente do PP estadual) está viajando, não foi localizado para comentar o caso. A assessoria dele informou desconhecer a desistência de Datena.

Ex-comandante da PM coronel Rocha morre em acidente no interior de Alagoas

Imagem
Corpo do coronel Rocha ficou caído na rodovia, que foi isolada (Foto: Charles Bertoldo/G1)
Coronel da Polícia Militar, Nilton Rocha, faleceu em acidente nesta segunda (18) (Foto: Ascom / PMAL)
Um grave acidente deixou uma pessoa morta na BR-424, no município deMarechal Deodoro, Região Metropolitana de Maceió, na tarde desta segunda-feira (18). Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL), a vítima foi identificada como um coronel e ex-comandante da Polícia Militar, Nilton Rocha. Outras pessoas ficaram feridas.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu entre uma Kombi, com placas NLY 1272, de Marechal, e um veículo Golf, de placas ORD 2020, de cor Preta.

Vítimas
Duas unidades de resgate, uma de salvamento e uma de incêndio do Corpo de Bombeiros foram acionadas para o local e efetuaram o resgate dos feridos para o Hospital Geral do Estado (HGE).

As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que …

Petrolândia: Família comemora entre parentes e amigos o batizado da pequena Ana Laura

Imagem
Ana Laura com os pais (Fotos: Assis Ramalho)

Nesse domingo (17), o casal Guilherme Teles e Paula Ramires, reuniu familiares e amigos para o batismo da filhinha Ana Laura. O batismo aconteceu após a Missa da manhã, celebrada pelo padre Nando, na Igreja Matriz de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.

Após o batismo, familiares e amigos reuniram-se na chácara da Família Almeida Teles, localizada às margens do rio São Francisco, para almoço e churrasco, para a festa de batizado na forma da tradição regional. 
Agradecemos a família pelo convite e desejamos muitas bençãos divinas à pequena Ana Laura.

Ver fotos, clique>Festa de Batizado de Ana Laura

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Refugiadas sofrem exploração e violência sexual, diz Anistia Internacional

Imagem
Nas 40 entrevistas feitas pela Anistia Internacional, todas as mulheres disseram se sentir inseguras e ameaçadas, inclusive em campos de recepção e registro de refugiados em solo europeu.

O intenso fluxo de pessoas que fogem de guerras, perseguições e da pobreza em busca de refúgio na Europa criou uma crise política e humanitária. E as mulheres que fazem essa perigosa e cansativa jornada para alcançar o território da União Europeia sofrem ainda mais, segundo relatório da organização não governamental Anistia Internacional, publicado hoje (18).

A entidade aponta que governos e as agências de ajuda humanitária não estão garantindo nem os direitos básicos às refugiadas que saem da Síria e do Iraque.

Segundo o estudo, mulheres e meninas são vítimas de violência, ataques, exploração e assédio sexual em todas as etapas da jornada da Turquia até a Grécia e, depois, cruzando os Bálcãs. O destino delas, assim como da maioria dos que buscam asilo na Europa, é a Alemanha.

Acidente grave mata sete pessoas em Patos, PB

Imagem
Uma colisão frontal por parte de um veículo Polo e uma colisão lateral por parte de um Mercedes causou a morte de sete pessoas na tarde de ontem, domingo, (17) na BR-230, próximo a cidade de Patos. Dentre as vítimas, o empresário Laércio Carneiro Vilhena, 63 anos, irmão do ex-deputado estadual Periclés Vilhena e do promotor Newton Vilhena, falecido recentemente.
Segundo informações, chovia muito no momento do acidente envolvendo uma Mercedes com placas de Natal-Rio Grande do Norte e um Polo, com placas de Sousa.

As informações repassadas pelo Cabo Santiago, do destacamento do Corpo de Bombeiros de Patos, dão conta que cada um dos veículos eram ocupados por quatro pessoas, sendo duas crianças. Um dos passageiros chegou a ser socorrido para o Hospital Regional de Patos, ainda com vida. Os demais ocupantes morreram no local da batida.

CPRH considera positivo resultado de fiscalização realizada nos litorais sul e norte

Imagem
Operações de fiscalização do litoral do Estado continuam e serão intensificadas durante todo o verão (Foto: Divulgação/CPRH)
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) considerou positivo o resultado das ações de fiscalização que realizou nos litorais sul e norte, no último sábado, dia 16.

Buscando priorizar o equilíbrio ambiental e a segurança da população, a autarquia, em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos de Pernambuco, Secretaria de Defesa Social (SDS) e a prefeitura do município de Ipojuca, focou a abordagem, por recomendação do Ministério Público de PE, na realização de eventos náuticos previstos para as localidades de Enseadinha, em Ipojuca e Pontal da Ilha de Itamaracá.

Suspeito de estuprar bióloga em Fernando de Noronha é preso em Boa Viagem

Imagem
Coletiva aconteceu na manhã de hoje, em Recife
Um cozinheiro, com 33 anos de idade, foi preso em cumprimento de mandado de prisão na sexta-feira 15 no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Ele é suspeito de ter estuprado uma bióloga de 33 anos no arquipélago de Fernando de Noronha no sábado 9. Detalhes da prisão foram divulgados durante coletiva de imprensa na sede da Secretaria da Mulher, na manhã desta segunda-feira 18.

Segundo o delegado João Paulo de Andrade, responsável pelo caso, a vítima procurou à delegacia no sábado para prestar queixa e de imediato foi iniciada as investigações, sendo ela encaminhada para fazer o retrato falado do suspeito. Na quarta-feira, o IP foi concluído e a prisão do cozinheiro foi representada junto ao Poder Judiciário. No dia seguinte, o suspeito foi preso em um empresarial de Boa Viagem por policiais civis do Departamento de Polícia da Mulher – DPMUL e da Diretoria Integrada Especializada - Diresp.

Comunidade de Umãs, em Salgueiro, recebe Comunicação Itinerante do Projeto São Francisco

Imagem
Apresentações serão realizadas das 8 às 16h e levarão informações sobre a importância e o andamento da obra (Foto: Assis Ramalho)

Os profissionais da Comunicação Itinerante do Projeto de Integração do Rio São Francisco levarão informações sobre a obra nesta terça-feira (19/1) à comunidade de Umãs e à Escola Municipal Maria Dalva Gonçalves de Barros. Umãs é distrito de Salgueiro (PE).

As apresentações têm como objetivo atualizar a população sobre o andamento das obras e esclarecer dúvidas sobre o maior empreendimento de infraestrutura hídrica do país.

O projeto

Opas alerta para aumento de síndromes neurológicas em países com vírus Zika

Imagem
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), órgão ligado à Organização Mundial da Saúde (OMS), emitiu uma atualização epidemiológica aos seus estados-membros devido ao aumento de anomalias congênitas e de ocorrência de Síndrome de Guillain Barré em áreas onde circula o vírus Zika.

Ao todo, 18 países nas Américas registraram a transmissão interna do vírus Zika: Brasil, Barbados, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Guiana Francesa, Haiti, Honduras, Martinica, México, Panamá, Paraguai, Porto Rico, São Martinho, Suriname e Venezuela. Nos Estados Unidos foram registrados dois casos da doença, mas de pacientes que foram infectados em outros países. O Zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo vetor da dengue e da febre chikungunya.

No alerta, a Opas recomenda que os países estabeleçam e mantenham a capacidade de detectar e confirmar casos de infecção por Zika e preparem seus serviços de saúde para responder a um possível aumento da demanda por assistência especiali…

Governo do Estado lança Chapéu de Palha no Sertão

Imagem
Secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral,  destacou a importância do programa coordenado por sua pasta (Fotos: Douglas Fagner)
Com a expectativa de atender cerca de dez mil trabalhadores da fruticultura irrigada, o Chapéu de Palha 2016 foi lançado na manhã desta segunda-feira (18) em Petrolina, no Sertão do São Francisco. Até a próxima sexta-feira (22), os interessados em se inscrever no programa poderão procurar um dos pontos de atendimento dos sete municípios - Petrolina, Lagoa Grande, Cabrobó, Orobó, Petrolândia, Belém de São Francisco e Santa Maria da Boa Vista – beneficiados pela iniciativa.

O secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, titular da pasta que coordena o Chapéu de Palha, presente ao evento, destacou a importância do programa. “Vamos investir, neste ano, R$ 70 milhões de recursos próprios, apesar do cenário de restrição fiscal, no Chapéu de Palha, que é um programa estratégico para o Governo Paulo Câmara, porque garante a subsistência dos trabalhador…

Codevasf fortalece agricultura familiar em comunidades de Sobradinho (BA)

Imagem
Com investimento de R$ 1,15 milhão, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio de sua 6ª Superintendência Regional, firmou convênio com a Prefeitura de Sobradinho (BA) para fortalecer a agricultura familiar no município da região Norte da Bahia.

Por meio do convênio serão adquiridos 170 kits de sistemas simplificados de irrigação, destinados a atender famílias de agricultores em situação de extrema pobreza de comunidades rurais. Os recursos são originários da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI) e vinculados ao Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal.

O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro (BA), José Hailton Carneiro de Oliveira, destaca a intenção da parceria firmada entre a Codevasf e a prefeitura: “Nosso objetivo é dar condições para que famílias de baixa renda tenham inserção socioeconômica e haja desenvolvimento local sustentável”.

Bancada de Oposição na Alepe afirma que tarifa única é mais uma promessa não cumprida pelo PSB

Imagem
A recente decisão do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que elevou a tarifa básica de transportes da Região Metropolitana do Recife de R$ 2,45 para R$ 2,80, reflete mais uma promessa não cumprida pelo PSB Pernambucano. O partido, que administra o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife, vem se notabilizando nos últimos anos por não honrar seus compromissos de campanha.

Durante as eleições para o Governo do Estado, em outubro de 2014, uma das promessas do então candidato socialista Paulo Câmara foi criar uma tarifa única para a Região Metropolitana, no mesmo valor vigente na época: R$ 2,15. Após tomar posse, em 2015, uma das primeiras ações do governador foi aprovar o aumento de 14%, elevando a tarifa a R$ 2,45, percentual repetido agora, com nova elevação de 14%, para R$ 2,80. Agora, o Governo Paulo Câmara acumula um reajuste de 30% nas tarifas de ônibus, sem nenhuma discussão ou contrapartida em melhorias do serviço.

Petrolândia: Veja resultado da Pelada da AVEPE realizada no domingo (17) no estádio ''O Galegão''

Imagem
Com três gols marcado, Euclides foi o destaque da pelada do domingo
Neste domingo, 17 de janeiro de 2016, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada no Estádio Municipal ''O Galegão''. Confira abaixo os resultados:

1ª Pelada (das 6 às 7 hs da manhã):
Camisa Azul 2 x 2 Camisa Amarela
Gol do Camisa Amarela: João Bocão e Bebeto
Gols do Camisa Azul: Loró (2)

2ª pelada (das 7 às 8 hs da manhã)
Camisa Amarela 5 x 1 Camisa Azul
Gol do Camisa Azul: João Bocão
Gols do Camisa Amarela: Deilton, Loró e Euclides (3)

Nova diretoria da AVEPE
Presidente: Vavá do Ouro
Vice-presidente: Zé Pezão
Tesoureiro: Gilvan
Dir. de Esportes: Eraldo
Dir. de sede: José Inácio

Para ver fotos, clique >Pelada da AVEPE realizada no domingo 17 de janeiro 2016

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

SUS incorpora remédio para comportamento agressivo em adultos com autismo

Imagem
Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (18) no Diário Oficial da União incorpora o uso da risperidona no tratamento de comportamento agressivo em adultos com transtorno do espectro do autismo no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2014, a pasta já havia anunciado a incorporação do remédio para tratar sintomas de autismo em crianças. A distribuição da droga, nesse caso, começou no ano passado. O medicamento também já é utilizado na rede pública para outros fins, como no tratamento de transtorno bipolar.

De acordo com a pasta, o autismo aparece nos primeiros anos de vida. Apesar de não ter cura, técnicas, terapias e medicamentos, como a risperidona, podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e suas famílias.

Mudança climática provoca ataques de gafanhotos na Argentina

Imagem
Um ataque inesperado de gafanhotos surpreendeu três províncias do noroeste da Argentina nos últimos meses. É o pior ataque do inseto "em mais de cinquenta anos", segundo o engenheiro agrônomo Diego Quiroga, diretor nacional de proteção vegetal do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentária (Senasa) do país.

A reportagem é de Marcia Carmo, publicada por BBC Brasil, 16-01-2016.

Em entrevista por telefone, ele atribuiu o fenômeno à mudança do clima. "Primeiro, tivemos uma forte seca durante três anos (2012, 2013 e 2014) nas províncias afetadas pela praga, e no ano passado um inverno com temperaturas altas e fortes chuvas", disse à BBC Brasil.

O gafanhoto, de acordo com Quiroga, costuma "se esconder no inverno" e aparecer para se alimentar nas outras estações, como a primavera.

Nordeste dispensa uso de usinas térmicas mais caras

Imagem
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
As usinas termelétricas que têm alto custo de geração de energia (superior a R$ 600 por megawatt/hora) não serão mais utilizadas de forma contínua no Nordeste. Os membros do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) avaliam que o risco de desabastecimento na região com ou sem essa energia mais cara é zero.

A decisão de dispensar as térmicas foi tomada em agosto de 2015 e, segundo o Ministério de Minas e Energia, gerou economia de R$ 5,5 bilhões entre agosto e dezembro do ano passado. As térmicas de Custo Variável Unitário (CVU) mais caro (que usam diesel, petróleo e gás, por exemplo) funcionaram de forma contínua durante todo o primeiro semestre de 2015 como forma de suprir a deficiência de outras usinas, sobretudo as hidrelétricas ao longo do Rio São Francisco.

Mesmo com a geração das hidrelétricas reduzida (Sobradinho, por exemplo, vem gerando o equivalente a um sexto de sua capacidade instalada), o comitê verificou que o Nordeste seguirá …

Curso gratuito de capacitação ensina sobre TDAH

Imagem
Projeto especial busca desmistificar o assunto e auxiliar envolvidos com este importante tema
Com o objetivo de disseminar informações corretas e promover a capacitação de pais, cuidadores, professores, gestores e profissionais da área da Saúde e da Educação, a Neuro Saber - que tem a finalidade de difundir a Neurociência e a Neurologia aplicada à Educação e áreas afins - vai realizar um Curso gratuito sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) durante a Semana "Entendendo o TDAH". A programação acontece dos dias 25 a 29 de janeiro por meio do site da instituição (www.neurosaber.com.br)
.
As aulas serão ministradas pelo neuropediatra Dr. Clay Brites. Um dos idealizadores da Neuro Saber, Dr. Clay é pesquisador e doutorando do Laboratório de Dificuldades e Distúrbios da Aprendizagem e Transtornos de Atenção (Disapre), da UNICAMP. Além disso, é professor do curso de pós-graduação de Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil na Unicamp e membro do Depart…

Vereador de Piranhas (AL) é encontrado morto dentro de casa

Imagem
Josiclei Dias Nobre, conhecido como “Cleudinho de Maristela”  (Foto: Divulgação/Facebook)
O vereador por Piranhas  (AL) Josiclei Dias Nobre, conhecido como “Cleudinho de Maristela”, 33, foi encontrado morto, na tarde deste domingo (17), na casa dos pais, no centro do Distrito do Piau (AL).

O edil foi encontrado dentro de um quarto, com uma marca de tiro e uma arma de fogo de calibre não divulgado próxima ao corpo. Policiais civis e militares que estiveram na localidade levantaram a hipótese de suicídio ou tiro acidental.

Concursos com salários de até R$ 12.375,53 abertos em Pernambuco

Imagem
Com pelo menos 130 editais de concursos públicos abertos, 2016 já oferece mais de 34 mil vagas para concurseiros de todo o país. Em Pernambuco, os salários variam de R$ 1.122,40, para a prefeitura de Petrolina (272 vagas, níveis médio e superior), até R$ R$ 12.375,53, para Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), com 951 vagas para os níveis médio e superior.

Com vagas para todo o Brasil, há o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE), com salários de até R$ 9.396,88 e até 600 vagas para níveis médio e superior, assim como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com salários que chegam a R$ 7.496,09 e 950 vagas.

Além disso, a Prefeitura de da cidade Brejinho-PE possui 158 vagas para os níveis técnico e superior com salários que chegam a R$ 1.350; O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão) também oferece 50 vagas para nível superior com salários de até R$ 4.014, e a Secretaria de Educação de Pernambuco abri…

Conselho aprova reajuste de 14,42% na tarifa do transporte público

Imagem
Tarifa de R$ 3,10, necessária para funcionamento do sistema, foi reduzida pelo Governo de PE, que aportará em subsídios cerca de R$ 150 milhões de recursos azul e branco (Raul Buarque/Secid)
Por Alessandra Cavalcanti

O Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) aprovou, na manhã desta segunda-feira, 18, a proposta de realinhamento tarifário para o transporte público de passageiros na Região Metropolitana do Recife (RMR) de 14,42%. A tarifa necessária, de R$ 3,10, terá o valor de R$ 0,30 bancado pelo Governo do Estado, o que representará, para este ano, cerca de R$ 150 milhões investidos no sistema.

Dessa forma, o anel A passa de R$ 2,45 para R$ 2,8037; o B, de R$ 3,35 para 3,8329; o D, de R$2,65 para 3,0258, e o G será reajustado de R$ 1,60 para R$ 1,8401. Tomando por base esses valores, que serão arredondados pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Delegados de Pernambuco (Arpe), o presidente do CSTM e secretário das Cidades, André de Paula, destacou que a tarifa do …

O segundo maior lago da Bolívia vai mesmo desaparecer?

Imagem
“Não há água, não há peixes”, disse Norma Mollo, do Centro de Ecologia da População Andina. “Isto está a afectar definitivamente as comunidades locais, que não têm agora meios de sobrevivência”.

A reportagem foi publicada por Público, 15-01-2016.

O lago Poopó, em Oruro, o segundo maior da Bolívia, secou e foi declarado como uma “zona de desastre”. Contudo, os esforços para recuperar a área não têm sido suficientes. Membros das comunidades locais, que viviam da pesca ou outras actividades ligadas à água do lago, foram forçados a migrar. “Há 40 dias havia água e os flamingos estavam lá”, conta Valerio Calle Rojas, um dos 150 pescadores da Comunidade Untavi. “Nos anos 90, havia pelo menos 2 mil quilómetros quadrados de água”, conta. “Em 1995, 1996, houve uma seca mas a água reapareceu rapidamente. Devia chover agora, mas não está a acontecer”.

Receita Amorela: Frango ao molho de laranja

Imagem
Frango ao molho de laranja
Ingredientes
1 kg de peito de frango temperado à gosto
1 pacote de creme de aspargo
Margarina Amorela o suficiente para fritar
2 copos de suco de laranja

Modo de Preparo:
- Tempere os file de peito de frango à gosto. Empane no creme de aspargo. Frite na frigideira com Margarina Amorela. Depois passe para um refratário. Cubra com o suco de laranja coado e leve para o forno até o suco reduzir.
- Sirva com arroz.

Sobre Amorela

Paróquia de Tacaratu realiza 2ª Romaria dos Vaqueiros com sucesso de público

Imagem
Dr. Érico Herbert, Ailton Viana (Viana Construcampo), e Dr. Amilton Viana
Fotos: Assis Ramalho)

Foi realizada nesse domingo (17) a 2ª Romaria dos Vaqueiros ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde, na cidade de Tacaratu, Sertão de Pernambuco.

A concentração dos vaqueiros ocorreu no Sítio Lagoa, de onde partiram em cavalgada de cortejo à imagem de N. Sra. da Saúde, em direção ao Santuário da Padroeira de Tacaratu, situado no centro da cidade.

Em frente à Matriz, o padre Domingos celebrou a Missa do Vaqueiro, seguida pela entrega de prêmios e troféus.

Em seguida, à tarde e noite, a programação cultural seguiu com aboiadores, forró pé-de-serra e cantorias.

Um grande público prestigiou os shows de Geninho Batalho, João Neto & Fabinho, Zé de Almeida, Olavo Silva e Manoel Cruz.
Também ouve a participação de Chameguinho & Nininho.
O Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia, presentes no evento,  felicitam os organizadores da festa, que sem dúvidas foi um sucesso.

Para ver fotos,…

Publicidade