segunda-feira, janeiro 18, 2016

Redenção (CE) é o primeiro município brasileiro a contar com rede de fibra óptica totalmente subterrânea

A primeira Cidade Digital com fibra óptica totalmente subterrânea do Brasil foi inaugurada nesta sexta-feira (15) no município cearense de Redenção pelo ministro das Comunicações, André Figueiredo. O programa leva internet, incluindo rede Wi-Fi, para diversos pontos da cidade a partir da parceria com a Prefeitura local, além de entregar equipamentos para ampliar a infraestrutura de informática.

Redenção recebeu um anel de fibra óptica de 4 quilômetros que, vinculado ao cinturão digital do governo do estado, interliga 14 órgãos públicos e três pontos de acesso público a comunidade. A partir da instalação da infraestrutura da cidade digital, a prefeitura elaborou um projeto para expansão da rede a fim de contemplar mais 13 pontos por meio da fibra óptica e 20 pontos por antenas.

O investimento total foi de R$ 541 mil, que beneficia os 26 mil moradores do município. Já o investimento previsto total no Estado do Ceará é de R$ 11,7 milhões.

O ministro exaltou que as ações realizadas na região alcançam resultados positivos pois existe uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal. "Trabalhamos para conectar a população em tempo real a partir de uma rede de conexão eficiente. As regiões com limitações serão atendidas pelo satélite geoestacionário", destacou, ao assinar o termo de cessão de equipamentos e acessar a rede de Wi-Fi na Praça do Obelisco, no Centro da cidade.

Ao explicar que a internet permite a igualdade de oportunidades, o ministro disse que a banda larga é um dos principais instrumentos de inclusão de todas as classes. "Por isso, vamos ampliar a velocidade instalada nas escolas para 50 megabytes, o que permite aos alunos aprender o conteúdo em novas plataformas", ratificou o ministro, ao exaltar a integração do município com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Modernidade

Além de modernizar a gestão, o Cidades Digitais amplia o acesso aos serviços públicos, além de promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia.

Para isso, atua na construção de redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais; disponibiliza aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras; capacita servidores para uso e gestão da rede, além de oferecer pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

Correios

O ministro das Comunicações também visitou nesta sexta-feira a agência dos Correios de Acarape, no interior do Ceará. Em 2015, a unidade registrou o melhor resultado operacional proporcional no Estado, se destacando não somente com o serviço postal, mas também com a operação do Banco Postal para os cerca de 26 mil habitantes do município.

"A gente tem que valorizar as grandes atitudes. Essa conquista é fruto da dedicação dessa qualificada equipe. Vamos valorizar os funcionários comprometidos para que a empresa apresente um serviço cada vez melhor para todos os cidadãos", destacou o ministro.


Portal Brasil com informações do Ministério das Comunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário