segunda-feira, 28 de março de 2016

Petrolândia: Irmã e amiga que acompanhavam Rosely Rodrigues, vítima fatal de choque elétrico em festa, divulgam esclarecimentos na Web Rádio Petrolândia

Roseane, irmã de Rosely, e a amiga Suely estavam na festa

A integra da entrevista vai ao ar nesta terça-feira (29) no programa Acordando com as Notícias, apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado das 5h30 as 9h00 da manhã, transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Na tarde desta segunda-feira (28), uma irmã e uma amiga da adolescente Rosely Rodrigues da Silva, de 17 anos, vítima fatal de descarga elétrico na madrugada desse domingo (27), durante festa em casa de espetáculos de Petrolândia, concederam entrevista a Assis Ramalho, na Web Rádio PetrolândiaO objetivo das jovens foi esclarecer as circunstâncias em que o fato ocorreu, tendo em vista que, segundo elas, muitas inverdades foram divulgadas em relação ao lamentável episódio. Roseane Rodrigues da Silva, irmã, e a amiga Suely estavam em companhia de Rosely Rodrigues quando ela foi vitimada pela descarga elétrica. Roseane também foi atingida pela eletricidade. De acordo com Roseane, os seguranças da festa foram omissos, já que foram avisados e nada fizeram para socorre-las. Roseane também afirmou que não receberam socorro dos bombeiros, como chegou a ser divulgado.

"A gente estava dentro da festa, era por volta das 2h45 quando saímos para lanchar. Quando estavámos saindo - a Suely sai na frente, seguida de Rosely e eu -, eu dei apenas uns dois passos e quando eu peguei no escorrega mão, eu levei um choque muito forte e caí. Caí estirada e, como a Rosely estava na minha frente, as minhas mãos foram parar no pé dela. Eu fiquei pegando no pé de Rosely que estava segurando nas grades, já de cabeça baixa. Eu estava no chão, em estado de choque, já babando. O choque parou um pouco, mas começou tudo de novo e muito forte. Demorou muito e eu achei que ia morrer, e que tudo ia explodir. Mas o pior é que na nossa frente tinha os seguranças da festa, eles viram tudo e não fizeram nada. Eles achavam que nós estávamos bêbadas, mas a gente estava levando choque. Um dos guardas me pegou, me levantou e também levou um baita choque, caindo pra trás. Aí, chegou um outro rapaz, quando eu já estava quase desacordada e me levou [para o carro]. Quando eu cheguei no carro, a minha irmã Rosely já estava com outro rapaz. Não era nenhum bombeiro e nenhum carro de bombeiro chegou para socorrer a gente. A sorte foi minha amiga [Suely]. Ela botou a mão em mim, levou um choque, botou a mão na outra, também levou um choque. Ela falou que estava dando choque e pediu para que eles [os seguranças] desligassem. A gente foi para o Hospital e quando chegamos lá, a Rosely já estava desacordada, ou seja, ela já estava morta e eu não sabia. No Hospital foi prestado todos os socorros. Médicos, enfermeiros, tudo em cima dela, dando choques, tentando reanimá-la, mas não teve jeito por que ela já chegou morta. Eu fiquei no corredor, passando mal e não conseguia falar nem respirar. Depois a enfermeira chegou e botou oxigênio em mim e foi quando minha família chegou. Eu comecei a chorar, a gritar, e fiquei desesperada. Todos ficaram."

De acordo com Roseane, na hora do incidente a sua irmã não falou nada.

''A Rosely não gritou, não falou nada. Ela não caiu, ela ficou segurada nas ferragens e eu estava deitada no chão, segurada nos pés dela, mas eu também não gritava e nem falava nada. Eu só me chacoalhava e eu estava descendo a rampa."

Suely, amiga das vítimas, diz lembrar de tudo e fez críticas à segurança da festa. Na opinião dela, os seguranças foram omissos na prestação de socorro.

''Eu lembro tudo. Simplesmente eu passei na frente e, quando eu olhei pra trás, Rosa (Roseane) estava no chão e Rosely estava segurada na grade. Eu voltei, peguei em Rosa, chamei ela e perguntei se estava bem e ela respondeu [com um gemido]. Também peguei na Rosely e ela respondeu com o mesmo gesto (hum). Aí eu falei para os seguranças ''c...! isso aqui está dando choque!'' Aí o segurança pegou também na grade e também levou choque. Aí, ele mandou desligar as ferragens. Ele puxou a grade e a Rosely caiu no chão. Ela caiu no chão e ficaram todos eles olhando, e ninguém socorreu. Eu fiquei gritando ''gente, ajuda, ajuda aqui que a menina está desmaiada!'' Todos eles estavam olhando e pensavam que ela estava bêbada, mas não era. Eu fiquei gritando socorro, gritando por um carro, foi que ''Neguinho'' disse  ''tragam elas aqui para o meu carro e vamos levar para o Hospital''. Ele (Neguinho) foi o único que ajudou. Em nenhum momento chegou bombeiros, como publicaram''.

De acordo com Suely, depois do incidente ninguém acionou o Corpo de Bombeiros, sendo preciso ela ir de mototáxi avisar a coorporação [Núcleo Avançado do Corpo de Bombeiros, situado na avenida da Orla de Petrolândia].

''Os Bombeiros ficaram sabendo porque eu peguei um mototáxi e fui até eles, porque disseram que a festa só parava se acionassem os Bombeiros. Quando os Bombeiros vieram chegar, já era quase 5 horas da manhã''.

Ainda de acordo com Suely, a festa não parou após a morte da amiga

''Eu ainda voltei na festa pra avisar ''gente, para essa festa que a minha amiga morreu lá nas ferragens, lá fora'', e não pararam. Só pararam depois que os Bombeiros foram lá e chegou três carros de polícia''.

De acordo com Roseane, o sonho da irmã era ser médica

"Essa morte  destruiu a Rosely e destruiu um sonho, porque ele era uma menina nova e muito estudiosa [aluna da Escola Delmiro Gouveia]. Ela tinha um sonho, sempre disse que ia para a faculdade e que iria ser uma boa médica. O sonho dela era a medicina, mas não foi possível."

A entrevista completa vai ao ar, na íntegra, nesta terça-feira (29) no programa Acordando com as Notícias, apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado das 5h30 as 9h00 da manhã, transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Web Rádio Petrolândia

Danilo Cabral e Felipe Carreras pedem exoneração do Estado e retomam mandatos para votar impeachment de Dilma Rousseff



Os secretários Danilo Cabral (Planejamento e Gestão) e Felipe Carreras (Turismo, Esportes e Lazer) comunicaram ao governador Paulo Câmara, nesta segunda-feira (23), o desejo de participar da votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. 

Segundo nota enviada à imprensa, "em respeito ao povo brasileiro, especialmente aos pernambucanos, que lhes delegaram confiança ao elegê-los deputados federais, eles solicitaram exoneração dos cargos para retomada dos mandatos parlamentares a fim de participar dessa votação que marcará uma nova página na história do Brasil". 

Ambos aguardam a orientação do Partido Socialista Brasileiro (PSB), ao qual são filiados, mas antecipam que são favoráveis ao afastamento da presidente.

Assessoria dos secretários Danilo Cabral e Felipe Carreras

Rodrigo Novaes destaca início das obras de pavimentação da PE-425

Segundo o parlamentar, ordem de serviço será assinada no próximo fim de semana (Foto: Roberto Soares)

O início das obras de pavimentação do trecho da rodovia PE-425, que liga Floresta a Carnaubeira da Penha, motivou, nesta segunda (28), um agradecimento do deputado Rodrigo Novaes (PSD) ao Governo do Estado. A assinatura da ordem de serviço será realizada pelo governador Paulo Câmara no próximo fim de semana.

“A PE-425 é talvez a rodovia mais importante do Sertão pernambucano, pois interliga o Ceará e a Bahia, passando por Mirandiba, Carnaubeira da Penha e Floresta”, apontou o deputado. “Agradeço ao Governador Paulo Câmara por garantir a pavimentação dessa estrada num momento tão difícil para o Estado, corrigindo injustiças e fomentando o desenvolvimento da região”, declarou Rodrigo Novaes.

Petrolândia: Corpo de Rosely Rodrigues da Silva é velado em sua residência; sepultamento será nesta terça as, às 7 hs


O corpo da adolescente Rosely Rodrigues da Silva, de 17 anos, que morreu vítima de um choque elétrico na madrugada deste domingo (27) em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, está sendo velado na residência da família, localizada na rua Rui Barbosa, na Quadra 11.

A jovem foi atingida por descarga elétrica ao tocar em uma grade de ferro, durante festa em clube da cidade. O sepultamento será realizado às 7 horas da manhã desta terça-feira (29), no Cemitério São Francisco, em Petrolândia. 

Nossos pêsames à família enlutada pela perda trágica e inesperada. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

GRE-Floresta tem inscrições abertas até 22 de abril para I Campeonato de Pontes de Macarrão


Estudantes da Rede Estadual da GRE-Floresta e região, em Pernambuco, podem se inscrever, a partir desta segunda-feira, no I Campeonato de Pontes de Macarrão. A inusitada competição tem por objetivo colocar em prática conceitos aprendidos nas disciplinas de Física e Matemática.

As inscrições seguem até o dia 22 de abril e podem ser feitas com preenchimento do formulário abaixo: https://docs.google.com/…/1r3NaRkslJg8_-Aqj6VD6Qj4xaY…/edit…

Reprodução Facebook Secretaria de Educação de Pernambuco

Humberto cobra responsabilidade de Temer e do PMDB com o país

“Não pense que os que hoje saem organizados para pedir 'Fora, Dilma' vão às ruas para dizer 'Fica, Temer', para defendê-lo. Não o farão. E, seguramente, Vossa Excelência será o próximo a cair”, disse o senador. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

A um dia da convenção nacional do PMDB que vai decidir se o partido permanece ou não na administração da presidenta Dilma Rousseff, o líder do Governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), cobrou responsabilidade com o país por parte do PMDB e do vice-presidente da República, Michel Temer, que também é presidente da legenda.

O senador declarou nesta segunda-feira (28) que o Brasil precisa, atualmente, de uma imensa coalizão para sair do imobilismo - reflexo da crise política - e não de outra crise, de proporções muito maiores. Humberto ainda acredita que algumas lideranças do PMDB irão agir com a responsabilidade e o equilíbrio necessários na convenção desta terça-feira.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira abre inscrições para 2ª edição do projeto 'Cinema no Interior'


Em uma parceria com o Governo de Pernambuco, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira abriu inscrições para diversas oficinas de cinema dentro da segunda edição do Projeto Cinema no Interior. Na primeira edição, ocorrida ano passado, Afogados da Ingazeira foi destaque recebendo premiações pela produção do curta-metragem “A bailarina e a moça”, que chegou a ser apresentado em um festival de cinema na França. A execução do projeto é da produtora Monserrat Filmes.

Mais uma vez as oficinas serão o suporte, o pontapé inicial, para a produção de um novo filme que irá representar Afogados nas exibições itinerantes do projeto, e em outros festivais de cinema. As inscrições podem ser feitas Secretaria Municipal de Educação, das 7h30 às 11h30. As oficinas serão realizadas no Centro Tecnológico, no prédio da antiga CAGEPE. As Vagas são limitadas.

Petrolândia: Churros Express a sua espera nesta segunda-feira


Churros Express, onde você encontra os churros deliciosos, com recheios de leite condensado, chocolate e doce de leite está a sua espera nesta segunda-feira (28). Churros Express funciona ao lado da Praça da Matriz, próximo à Igreja São Francisco de Assis, no centro de Petrolândia.

Como novidade, a Churros Express também passa a servir aos seus clientes, churros, cachorro quente, sucos e salgados.

Churros Express
Organização de Sérgio e Elane
Contatos e encomendas: 87-9615-1952.

Ver mais fotos>Churros Express em novo endereço


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Lula diz à imprensa estrangeira que Sérgio Moro 'foi picado pela mosca azul'

Lula disse também, à exemplo da presidente Dilma Rousseff em entrevista coletiva para a imprensa internacional, na semana passada, que impeachment sem base legal é golpe

Em coletiva à imprensa internacional, na manhã desta segunda-feira (28) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o juiz Sergio Moro é uma pessoa "inteligente e competente", mas, que "foi picado pela mosca azul" (deslumbrada com o poder). O petista disse que não está longe o dia em que irão pedir desculpas a ele, segundo relato de jornalistas que participaram da entrevista.

Sobre as manifestações contrárias ao governo, o ex-presidente falou que pessoas que 'enchem pixuleco' nunca votaram no PT e acusou a mídia de estar levando o Brasil a um clima semelhante ao da Venezuela. Na avaliação de Lula, segundo informações dos jornalistas estrangeiros, os pobres poderão ser os salvadores da pátria.

Advogados pedem que OAB suspenda apoio ao impeachment


Um grupo de advogados e juristas vai entregar nesta segunda-feira, 28, ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, um requerimento para que a entidade suspenda o apoio ao impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A OAB agendou para esta segunda a entrega de um novo pedido de impedimento da presidente Dilma à Câmara, que inclui as declarações do senador Delcídio Amaral (sem-partido-MS) em delação premiada firmada com a Procuradoria-Geral da República no âmbito da Operação Lava Jato.

Liderado por Marcelo Lavènere, presidente da Ordem na época da renúncia do ex-presidente Fernando Collor de Mello, o grupo de advogados contra o impeachment alega que a posição assumida pela entidade não representa a categoria. O jurista Dalmo Dallari e o advogado Celso Antonio Bandeira de Mello também endossam o movimento contrário ao impeachment.

Grupo desarticulado em PE é suspeito de 24 homicídios

Armas e drogas foram apreendidas na operação Arreios da Lei (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Um grupo desarticulado durante a operação "Arreios da Lei" - deflagrada em 23 de março no Agreste de Pernambuco - é suspeito de 24 homicídios. A informação foi divulgada durante coletiva de impresa realizada no Recife, nesta segunda-feira (28). A Polícia Civil informou que os criminosos são suspeitos também de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e roubo em Caruaru e Bezerros.

Para a polícia, integrantes do grupo são responsáveis pela morte de um dançarino em 10 de novembro de 2015 no Bairro do Salgado, assim como a de uma mulher de 33 anos, assassinada a tiros em 26 de dezembro do ano passado.

Quinze pessoas foram presas - treze homens e duas mulheres, com idades entre 19 e 50 anos - segundo o delegado Bruno Vital. Uma das mulheres, de 19 anos, foi presa em 10 de março com 500 g de maconha e mais de R$ 8 mil em dinheiro.

Petrolândia: ASPA e CDL promovem evento 'Acelerando o Varejo' nesta quarta (30), no Centro Cultural

Rosemeire Souza/Feira Supermix

Puro Sabor sugere Torta Cremosa de Abóbora, sobremesa para adoçar as tardes

Informe publicitário
A Margarina Puro Sabor, marca da M.Dias Branco, sugere um doce simples e delicioso com abóbora e laranja para a sobremesa. 

A sugestão da marca é a Torta Cremosa de Abóbora. Fácil de preparar, a receita fica pronta em aproximadamente 45 minutos e usa ingredientes saborosos como biscoito maizena, abóbora, laranja e Margarina Puro Sabor.

Confira abaixo a receita completa.

Torta Cremosa de Abóbora
Ingredientes
Massa:
5 colheres (sopa) de Margarina Puro Sabor derretida
1 pacote de biscoito maizena sabor chocolate
Creme:
2 xícaras (chá) de abóbora cozida e espremida
¼ de xícara (chá) de suco de laranja
200g de creme de leite
2 ovos

Perpart Itinerante leva atendimento imobiliário a Caruaru

Equipe da Perpart entrega escrituras definitivas, resolve pendências documentais e oferece esclarecimentos; atendimento ocorre nestaa última semana de março, de segunda (28) a quinta (31) (Foto: Prefeitura de Vitória de Santo Antão)

O projeto Perpart Itinerante vai até Caruaru, dos dias 28 a 31 de março, para realização de atendimento imobiliário a cidadãos que moram nos núcleos habitacionais remanescentes de políticas públicas do Governo do Estado e que estão hoje sob responsabilidade da Perpart.

Os mutuários da antiga Cohab devem se dirigir à Escola Maria Auxiliadora Liberato, na Rua Major João Coelho, n° 80, no bairro de Rendeiras, das 9h às 12h ou das 13h às 16h. Serão contemplados 5275 imóveis, dos bairros de Parque Residencial Cedro I e II, Conjunto SSAM, Vila Kennedy, Boa Vista I e II, além dos imóveis atendidos pelos Programas Especiais (FICAM).

Petrolândia: Futebol e aniversário no domingo da AVEPE

Zé Osvaldo, o aniversariante do domingo (Fotos: Assis Ramalho)

Neste domingo, 27 de março de 2016, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada no Estádio Municipal ''O Galegão''. Confira abaixo os resultados:

1ª Pelada (das 6 às 7 hs da manhã):
Camisa Amarela 2 x 2 Camisa Azul
Gols do Camisa Amarela: Naldinho (2)
Gols do Camisa Azul: Loró e Nona

2ª Pelada (das 7 às 8 hs)
Camisa Amarela 5 x 4 Camisa Azul
Gols do Camisa Amarela: Naldinho Cancão (3), Naninho e Zezinho.
Gol do Camisa Azul: Veloso (2), Joilton e Loró

Após a pelada, durante a tradicional confraternização dos associados, na sede da AVEPE, o sócio Zé Osvaldo recebeu os parabéns pelo aniversário.

Ver fotos, clique > Futebol e aniversário no domingo da AVEP

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Moro envia planilha apreendida da Odebrecht para o STF


O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, decidiu enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) as investigações da 23ª e 26ª fases da Operação Lava Jato, batizadas de Acarajé e Xepa. O despacho com a decisão foi assinado por Moro na manhã desta segunda-feira (28). A 23ª fase da operação deu origem à 26ª.

Entre os documentos que foram colocados sob sigilo estão planilhas apreendidas na residência de Benedicto Barbosa da Silva Júnior, presidente da Construtora Norberto Odebrecht, e alvo da 23ª fase. Segundo Moro, os documentos identificam pagamentos a autoridades com foro privilegiado. Para o juiz, é prematura qualquer conclusão sobre a natureza ilícita, ou não, dos pagamentos que fazem parte da planilha.

"De todo modo, considerando a apreensão e identificação de tal planilha com Benedicto Barbosa da Silva Júnior, que retratam pagamentos do Grupo Odebrecht a autoridades com foro privilegiado, talvez lícitos, é o caso de remeter este processo", argumentou o juiz.

Ele disse ainda que "o ideal seria antes aprofundar as apurações para remeter os processos apenas diante de indícios mais concretos de que esses pagamentos seriam também ilícitos.

A cautela recomenda, porém, que a questão seja submetida desde logo ao Egrégio Supremo Tribunal Federal".

Ainda sobre a 23ª fase, Moro relatou que "a investigação está mais avançada em relação ao seu objeto inicial, ou seja, aos pagamentos efetuados por Zwi Skornicki e pelo Grupo Odebrecht a João Cerqueira de Santana Filho e a Mônica Regina Cunha de Moura, bem como aos pagamentos de Zwi Skornicki a Pedro José Barusco Filho e Eduardo Costa Vaz Musa".

No despacho, Moro explicou que, apesar dos investigados da 23ª não possuírem foro privilegiado, as planilhas que envolvem os que tem foro foram apreendidas na referente etapa. E que, por isso, foram encaminhadas juntamente com as da 26ª ao STF.

Do G1 PR

Concurso para escolha da logomarca da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem inscrições abertas até 15 de abril

O professor Roberto Oliveira, da GRE-Floresta-PE, solicita que todos os professores, principalmente de Física, da GRE do Submédio São Francisco participem deste concurso.

Este ano o público poderá criar a logomarca da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia cujo tema é “Ciência alimentando o Brasil”. Podem participar do primeiro concurso que irá escolher a logomarca alunos do ensino fundamental ao médio, do ensino médio integrado à educação profissional e do ensino médio especial, das redes pública e privada de todo o território nacional. As inscrições estão abertas e vão até o dia 15 de abril. Cada participante poderá submeter somente uma proposta, em formato de desenho ou produzido em Corel Draw.

O concurso inicia as atividades da 13ª Semana Nacional, que acontece de 17 a 23 de outubro. O intuito é estimular nestes alunos sua criatividade relacionada à ciência e tecnologia. A logomarca será usada em todo o material de divulgação do evento em todo o Brasil como folders, cartazes, outdoors, site, além de camisetas, bonés e brindes em geral etc, confeccionados pelo MCTI ou instituições parceiras em todo o Brasil. 

Adolescente morre ao levar choque elétrico quando alisava cabelo na BA


Uma adolescente de 14 anos morreu depois de levar um choque quando estava alisando o cabelo com chapinha, em um povoado conhecido como Santo Agostinho, no município de Pé de Serra, a cerca de 220 quilômetros de Salvador. Segundo informações da Polícia Militar, a morte aconteceu no sábado (27).

Ainda de acordo com a polícia, a adolescente estava com as mãos molhadas quando realizava o procedimento e levou o choque ao tocar em parte do fio que estava descascado. O equipamento foi recolhido pela polícia e vai passar por perícia.

A vítima chegou a ser socorrida pela família até o hospital, mas não resistiu. O corpo foi encaminhado até o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Paulo Afonso-BA sedia seminário de povos indígenas da Bacia do São Francisco de 31/03 a 02/04

Cacique Yssô debate com os índios Tabajaras (Foto: Ascom CBHSF)

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realizará, de 31 de março a 2 de abril, na cidade de Paulo Afonso (BA), o IV Seminário dos Povos Indígenas da Bacia do Rio São Francisco. Além de destacar a marcante presença indígena na bacia do Velho Chico, a iniciativa do Comitê busca discutir políticas públicas voltadas para os índios, como projetos de saneamento e recursos hídricos em territórios indígenas, além da questão fundiária, que tanto interessa a essas comunidades. A expectativa é de que o evento reúna, pelo menos, 150 representantes de povos de diversas tribos indígenas.

O antropólogo e pós-doutor em Ecologia Humana (UNL-Portugal), Juracy Marques, é um dos convidados do seminário e abordará os conflitos da atualidade. Marques é professor titular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), onde coordena o Mestrado de Ecologia Humana e Gestão Socioambiental – PPGECOH, e realiza estudos sobre os povos indígenas do São Francisco afetados por barragens. Outro pesquisador convidado pelo evento será José Augusto Laranjeiras, também professor da Uneb e especialista na organização social e política dos povos indígenas no Nordeste Brasileiro.

Moradores fazem protesto por emprego na Transposição em Floresta, PE


Moradores do assentamento Serra Negra, município de Floresta, PE, fizeram um protesto pacífico na manhã desta segunda-feira (28) em busca de emprego na transposição do Rio São Francisco. De acordo com os manifestantes, as  pessoas “da terra” não estariam sendo priorizadas.

Os homens chegaram a bloquear as duas entradas para os canteiros de obras na transposição. A Polícia Militar acompanhou a movimentação durante a manhã. Os funcionários já contratados não puderam entrar na obra e a firma está parada.

As negociações continuam.

Foto: Blog do Elvis/NE10

Força-tarefa do Governo Dilma quer trazer jovens de volta à escola, ressalta Humberto

Senador Humberto Costa (Foto: Agência Senado)

O Ministério da Educação (MEC) vem investindo fortemente na educação dos jovens brasileiros. O MEC anunciou, na última semana, que vai apresentar, no mês que vem, uma “força-tarefa” para trazer de volta às escolas 1,6 milhão de adolescentes entre 15 e 17 anos que abandonaram as instituições de ensino. O Censo Escolar 2015, que foi apresentado no último dia 22, estima que 3 milhões de crianças e adolescentes ainda estão longe das escolas no país.

Outra frente que o MEC está trabalhando é na educação profissional dos jovens. O Pronatec receberá R$ 13,1 milhões para cursos do Bolsa Formação. A iniciativa oferece cursos de educação profissional técnica de nível, de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. Para o líder do Governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), “o investimento na educação sempre foi prioridade nos governos Lula e Dilma e isso vem mudando o Brasil". "Foram dezenas de novas universidades públicas e escolas técnicas instaladas durante as duas gestões, milhares de jovens que foram formados pelo Pronatec e estão empregados atualmente, entre diversas outras ações na área da educação”, afirmou Humberto.

Falta de salva-vidas foi marcante para mortes em piscina de hotel em Boa Viagem

Mulher natural de Serra Talhada foi encontrada morta em piscina de hotel em Boa Viagem

Polícia Civil e o Instituto de Criminalística (IC) divulgam, até a próxima terça-feira (29), o resultado das investigações de duas mortes ocorridas na piscina de um hotel, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Nos dois casos ocorridos neste mês de março, o do turista paulista Bruno Ribeiro, 20 anos, e da serratalhadense Anne Trindade, 31 anos, há um fator comum. De acordo com o delegado Carlos Couto, responsável pelas ocorrências, faltou um salva-vidas na área de lazer do estabelecimento. E isso teve grande importância para os óbitos.

A ausência de salva-vidas fere uma norma estadual. A lei n° 15.240, de 19 de março de 2014, determina que em piscinas de uso coletivo é obrigatória a presença de guarda vidas durante os horários de utilização para o público. "Art. 1º Considera-se obrigatória a permanência de guarda vidas durante os horários de utilização nas piscinas de uso coletivo em escolas privadas, clubes sociais, associações e demais estabelecimentos ou instituições congêneres".

Casal morre após veículo colidir em bloco de concreto na BR-232, em PE

Carro capotou e bateu em blocos de concreto na BR-232, em Gravatá (Foto: Divulgação/PRF)

Um casal morreu em um acidente na BR-232 na madrugada deste domingo (27) em Gravatá, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do carro perdeu o controle do veículo, capotou e bateu em blocos de concretos que estavam próximos a um posto de combustíveis.

Ainda segundo a PRF, o homem e a mulher morreram no local do acidente - ocorrido no quilômetro 77 da rodovia. As vítimas seguiam no sentido Gravatá - Recife. Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

G1 Caruaru

Ex-funcionária diz que propina é prática antiga na Odebrecht e que guardou lista com mais de 500 nomes

A lista tem mais de 500 nomes, entre ex-ministros, ex-governadores, ex-prefeitos, senadores e deputados. Os que continuam na vida pública estão em vários partidos, tanto da base do governo quanto da oposição, e há pelo menos um jornalista.

Uma ex-funcionária da Odebrecht afirma que o pagamento de propinas a agentes públicos é uma prática antiga na empresa, segundo reportagem do Fantástico deste domingo (27). Conceição Andrade trabalhou como secretária do departamento financeiro da Odebrecht por 11 anos e guardou uma lista com mais de 500 nomes de políticos, empresários e agentes públicos que, segundo ela, recebiam propina da empresa na década de 80. A Polícia Federal afirma que está analisando a documentação.

Na semana passada, tornaram-se públicas planilhas que mostram doações feitas pela empresa a mais de 200 políticos de 24 partidos. Os políticos negam ter cometido irregularidades. Em despacho, o juiz Sergio Moro afirmou que vai decidir nesta segunda-feira se a lista será encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), já que nela aparecem nomes de políticos com foro privilegiado. O juiz também afirmou que é prematura qualquer conclusão sobre a natureza, lícita ou não, dos pagamentos que fazem parte da planilha.

Polêmica sobre questões de gênero pode deixar alunos do Recife sem livros didáticos

A diretora da Escola Municipal Abílio Gomes, Marta Beatriz de Araújo, defende o uso dos livros didáticos que os vereadores da capital pernambucana querem barrar (Fotos: Sumaia Vilela/Agência Brasil)

Alunos da rede municipal do Recife podem ficar sem livros didáticos de várias disciplinas por três anos caso a bancada cristã da Câmara de Vereadores consiga proibir o uso de obras que citam questões de gênero e homossexualidade. Os parlamentares pediram à prefeitura a retirada dos livros distribuídos pelo Ministério da Educação (MEC) que tratam de diversidade sexual. O Executivo local defende o uso dos títulos e avisa que não arcará com a reposição caso as obras sejam realmente proibidas. Em nota, o MEC afirma que não há possibilidade de substituição dos exemplares.

No centro do problema está um livro de ciências para alunos do 5º ano do ensino fundamental, cuja idade regular é 10 anos. No capítulo sobre sexualidade do ser humano, o livro Juntos Nessa 5, da editora Leya, traz dois parágrafos contestados pelos vereadores. O livro destaca que “faz parte da sexualidade conhecer a si mesmo e aos outros, e os comportamentos que estão relacionados à identidade sexual”. A explicação vem em outra parte da mesma página – identidade sexual quer dizer “identificar-se com o sexo masculino ou com o sexo feminino”.

Morre em Serra Talhada irmão que sofreu acidente na BR-232


Na tarde deste domingo (27), uma tragédia aconteceu em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. A ocorrência foi registrada na altura do Distrito de Varzinha, na BR-232 vitimando o jovem Alex, 25 anos, que veio óbito ainda no local.

Segundo informações, Alex vinha pilotando uma motocicleta e tinha bebido antes de pegar a estrada. Após fazer uma ultrapassagem, bateu de raspão num caminhão, caiu e morreu na hora. Já o irmão (Douglas), foi socorrido para o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), mas não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito.

Petrolândia: CFEPP Cursos tem matrículas abertas para treinamento de Bombeiro Civil e Pré-Enem


A unidade do CFEPP Cursos em Petrolândia tem inscrições abertas para oTreinamento de Bombeiro Civil. As aulas serão iniciadas no dia 2 de abril. Turmas aos sábados. São três horas de aulas/semana e 12 meses de duração. Consulte os horários disponíveis e garanta sua vaga!

Para quem precisa se preparar para o próximo Exame Nacional do Ensino Médio, o preparatório Pré-Enem ainda tem vagas disponíveis. Seja fera, faça CFEPP!

O CFEPP também anuncia novas turmas abertas para os cursos de Inglês eManutenção de Computadores, Informática Avançada e Gestão Empresarial. 

Com excelente localização, no centro de Petrolândia, o CFEPP Cursos oferece ainda estrutura confortável e adequada, salas climatizadas, material didático atualizado e professores capacitados. 

CFEPP Cursos em Petrolândia está localizado na Avenida dos Três Poderes, entre as lojas Top 10 e Top 30, 1º andar, centro da cidade. Mais informações pelo celular (87) 99954-1287.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do CFEPP Cursos

Acidente envolvendo irmãos deixa vítima fatal na BR-232 em Serra Talhada, PE


Na tarde deste domingo (27), mais um acidente é registrado próximo do Distrito de Varzinha, na BR-232 em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco.

Um jovem, conhecido por Alex, 25 anos, morador da Barragem do Mel (zona rural de Flores), teria bebido antes de pegar a estrada, de moto. Segundo informações, o jovem se dirigia para o Saco da Roça para jogar uma partida de futebol com o irmão (Douglas) que vinha na garupa da motocicleta, quando bateu de raspão em um caminhão perdendo o controle da moto e vindo a óbito no local. Já o irmão, quebrou a perna, sendo encaminhado para o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam). O jovem Alex deixa esposa e dois filhos.

ACIDENTES DO FERIADO

Especialistas alertam para o risco de extinção de animais polinizadores no mundo

Além de borboletas e abelhas, outras espécies como moscas, besouros, pássaros, morcegos e alguns vertebrados também são polinizadores. 

A preservação de espécies de animais polinizadores é importante não apenas para a biodiversidade do planeta, mas para garantir a oferta de alimentos para a população. Mais de três quartos das principais lavouras de alimentos no mundo dependem, em algum grau, dos serviços de polinização animal, seja para garantir o volume ou a qualidade da produção e cerca de 90% das plantas também dependem dessas espécies.

Essas informações e os problemas que cercam os polinizadores foram estudadas pelos especialistas da Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), criada no âmbito das Nações Unidas. O grupo divulgou um estudo alertando que um número crescente de espécies de animais polinizadores está ameaçado de extinção em todo o mundo.

FPF assina convênio com Itep e Crea-PE para melhoria dos estádios

Foto: Divulgação FPF

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, assinou, no dia 16 deste mês, o termo de cooperação técnica com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) para o desenvolvimento de projetos especiais para estádios de futebol do Estado de Pernambuco. Participaram da reunião o presidente do Itep Geraldo Eugênio, Daniele de Castro representante da diretoria, além do presidente Evandro Carvalho.

A parceria entre as duas instituições vai possibilitar a elaboração de projetos de melhorias e de reestruturação dos estádios pernambucanos. A partir da assinatura do documento, todos os estádios pernambucanos serão fiscalizados e receberão assistência técnica para projetos de modernização, além de outras melhorias estruturais.

Atentado suicida no Paquistão deixa 72 mortos e 340 feridos

A maioria das vítimas são mulheres e crianças

Um homem-bomba matou 72 pessoas do lado de fora de um parque público na cidade de Lahore, capital de Punjab, no Paquistão. Outras 340 ficaram feridas. A maioria das vítimas eram mulheres e crianças, segundo serviços de resgate locais. Jamaat-ul-Ahrar, uma facção do Talibã assumiu a autoria do ataque e afirmou que o alvo era a minoria cristã do país, majoritariamente muçulmano. Corpos ainda estão sendo retirados do local e os números podem subir. O último balanço foi divulgada na manhã desta segunda-feira, 28 (horário local) pelo inspetor adjunto da polícia Haider Ashraf.

- Nós quisemos mandar essa mensagem para o primeiro-ministro Nawaz Sharif, de que nós entramos em Lahore. Ele pode fazer o que quiser, mas não será capaz de nos parar. Nossos homens-bomba vão continuar com esses ataques - disse um porta-voz da facção, Ehsanullah Ehsan.

Lahore, capital da província de Punjab, é o coração do território que dá apoio político ao premier. O país, de 190 milhões de pessoas, é atormentado pela insurgência talibã, gangues criminosas e violência sectária. Punjab é sua maior e mais rica província.