Web Radio Petrolândia

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

MPPE ingressa com ação civil pública para suspensão de concurso público de Floresta


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ingressou com uma ação civil pública com pedido de liminar para que a Justiça determine a imediata suspensão do concurso público aberto pelo Edital nº001/2015, do município de Floresta. Além disso, o MPPE requer à Justiça que tanto o município quanto a empresa Concursos Públicos e Assessorias (CONPASS), organizadora do certame, depositem judicialmente todo o valor arrecadado a título de taxas de inscrição para que, na hipótese de anulação da contratação do concurso, os candidatos possam ser ressarcidos.

A ação civil pública, ingressada pela promotora de Justiça Evânia Cíntian Pereira Aguiar, foi motivada por denúncias de populares a respeito da idoneidade da empresa contratada para realização do certame. “Ocorre que, pelos elementos contidos em expedientes apresentados ao Ministério Público por populares do município, bem como conforme pesquisas realizadas junto a sites de busca na rede mundial de computadores, internet, a empresa supracitada, responsável pela realização do certame, fora criada por sócios ou pessoas ligadas à extinta ACAPLAM (Consultoria e Assessoria Técnica a Estados e Municípios). Com efeito, a ACAPLAM é envolvida em diversos escândalos, sendo acusada da realização de diversos concursos fraudulentos em vários municípios, em diferentes Estados do país”, explica a promotora de Justiça no texto da ação.

Servidores do Detran (PE) decidem encerrar greve


Os servidores do Detran em Pernambuco encerraram a greve nesta segunda-feira (24). Eles estavam paralisados desde o último 5 de agosto. De acordo com o Sindicato dos Servidores do Detran, o atendimento em todas as unidades do órgão volta ao normal a partir do meio dia.

O Detran confirma a informação e informa que deve estender o horário de atendimento da sede da entidade, no Recife, em uma hora para atender à população. "A demanda no interior está sob controle, temos um acúmulo mais na sede. Como no período da tarde constumamos ter uma demanda menor, vamos aumentar o horário de atendimento, indo de 16h30 para 17h30 até que normalizar o serviço. Acredito que em uma semana, uma semana e meia consigamos atender essa demanda reprimida", explica o diretor do Detran, Sebastião Carvalho.

Segundo o presidente do sindicato, Alexandre Bulhões, a categoria se reuniu com o presidente do Detran na última sexta-feira. "Ele afirmou que foi assinado um acordo garantindo que o plano de saúde que nós temos continue valendo até que se conclua a licitação [para contratar outro plano de saúde]", explicou Bulhões.

Pernambuco não terá concursos este ano, diz secretário da Fazenda


Os efeitos da crise também chegaram na contratação de novos servidores públicos. Na manhã desta segunda-feira, o secretário da Fazenda do estado, Márcio Stefanni, declarou que o governo não deverá realizar novos concursos públicos até o final deste ano. A justificativa foi a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O anúncio tira a expectativa de quem vinha se preparando para uma seleção pública para a Secretaria Defesa Social. Em maio deste ano, em comemoração aos oito anos do Programa Pacto Pela Vida, o governador Paulo Câmara (PSB), chegou a declarar que faria um concurso com 2.366 mil vagas para as polícias Civil e Militar.

“Não podemos (realizar novos concursos). A Lei de Responsabilidade Fiscal veda porque já estamos no limite prudencial”, disse Márcio Stefanni. A declaração do secretário foi dada logo após a reunião que governador Paulo Câmara realizou, na manhã desta segunda-feira, com a cúpula do governo para avaliar os efeitos da crise. O governador não falou com a imprensa, mas o estado deve economizar, só este ano, em torno de R$ 960 milhões. Não há previsão, ainda, sobre quais os setores que serão afetados com a medida.

Aposentados e pensionistas vão receber 1ª metade do 13º em setembro


O Palácio do Planalto anunciou na noite desta segunda-feira (24) o adiantamento integral em setembro de 50% do 13º salário dos aposentados e pensionistas que recebem do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os outros 50% serão pagos em novembro, como acontece normalmente. O 13º engloba 28,2 milhões de benefícios.

O Ministério da Fazenda havia discutido a suspensão do adiantamento de 50% do benefício por falta de recursos em caixa. O objetivo era pagar tudo somente na folha de novembro. Embora a antecipação do benefício não fosse obrigatória, ela ocorria há nove anos. A decisão de segurar o adiantamento causou polêmica e o Executivo precisou a rever sua posição.

Enterrado em Sertânia o corpo de homem atropelado por empresário no RJ


Foi enterrado no fim da tarde desta segunda-feira (24) em Sertânia, no Sertão de Pernambuco, o corpo do operário José Fernando Ferreira da Silva, de 44 anos. Ele morreu atropelado pelo carro de um empresário, na sexta-feira (21), no Rio de Janeiro. "É muito triste, de cortar o coração. Era ele quem sustentava os pais", disse o irmão da vítima, Antônio Ferreira da Silva.

José Fernando Ferreira da Silva foi atropelado pelo empresário Ivo Nascimento de Campos Pitanguy, que dirigia o carro. Este responderá por homicídio doloso e embriaguez ao volante, segundo a polícia. O inquérito aponta que o motorista estaria embriagado e dirigindo acima da velocidade máxima permitida. A família do empresário informou que está prestando assistência aos parentes da vítima.

Acidentes com fios da rede elétrica causaram 299 mortes em 2014

Ligação elétrica feita de forma clandestina, o famoso "gato", ficou em segundo lugar no ranking de periculosidade, com 24 ocorrências fatais. 

No ano passado, 299 pessoas morreram em acidentes envolvendo contato com fios da rede elétrica em todo o país, ante 317 em 2013. O levantamento foi feito pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica. O total de desastres caiu para 777 em 2014, ante 841 em 2013. O número de acidentes registrados em 2014 é o menor desde o início da contagem em 2001.

A pesquisa mostra que a maioria dos casos de morte ocorre na construção e manutenção de edifícios. No ano passado, foram 64 óbitos. Em segundo, com 24 ocorrências, está a ligação elétrica feita de forma clandestina, seguida pela instalação e reparo de antenas de TV (23 mortes), poda de árvores (13 mortes) e uso de pipa (7 mortes).

Petrolândia: Centro Beethoven participa da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência




José Luiz, o nome do cordel de Petrolândia

Fadilson Gomes, exemplo de superação

Foram iniciadas na manhã desta segunda-feira (24), as atividades da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, com o tema "Transversalidade: O caminho para as políticas públicas inclusivas''. A abertura aconteceu no Centro Cultural de Petrolândia, onde o Centro Beethoven de Educação Especial, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia,  O tema de ste ano


Na oportunidade, alunos, familiares, educadores e convidados assistiram à apresentação do poeta cordelista José Luiz. Em seguida, Fadilson Gomes fez um depoimento.

Na sequência, foram apresentadas duas palestras. "Reflexões acerca do Estatudo da Pessoa com Deficiência", proferida por Clodoaldo da Silva Feitoza, e "Benefício de Prestação Continuada (BPC)'', ministrada pela assistente social Daiane Chaves.


Veja programação da semana

Petrolândia: Na reabertura, Sandes Modas apresenta tendências mais atuais em moda feminina e masculina




Ricardo Oferr, cabeleireiro e maquilador

No último sábado (22), foi realizada a reabertura da Sandes Modas, uma das referências de bom gosto, sediada na cidade de Petrolândia. Além de um delicioso coquetel, os visitantes tiveram a oportunidade de conferir as últimas tendências de moda masculina e feminina, em um desfile bem perto do público com lindas modelos de Petrolândia e de Arcoverde.

José Sandes e Neide Espíndola, proprietários da Sandes Modas, recepcionaram com simpatia e descontração, marcas registradas do casal, os empresários locais, companheiros do Lions Clube Petrolândia e clientes que prestigiaram a reabertura da loja.

As modelos tiveram produção de cabelo e maquilagem com assinatura de Ricardo Oferr, cabeleireiro e maquilador, com espaço localizado também na cidade (Rua Auta Maria, na Quadra 05). Foi um dia de muito glamour e elogios à repaginada e moderna Sandes Modas.

Os empresários José Sandes e Neide Espíndola falaram da satisfação em realizar a reforma na loja, e saber que os clientes aprovaram.

''É prazeroso a gente fazer um trabalho visando dar mais conforto aos nossos clientes, e ver que eles aprovaram a nossa reforma. Então, eu só tenho a agradecer a todos e dizer que são trinta anos de sucesso, e que dividimos essa alegria com os nossos clientes amigos'', disse José Sandes à reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia.

A empresária Neide Espíndola considerou o ponto mais importante da reforma como o da possibilidade de oferecer, a partir de agora, mais conforto aos clientes em suas compras.

''Nós procuramos dar aos nossos clientes o que eles realmente merecem, por que o nosso sucesso depende exclusivamente deles. Sem eles, a gente não estava onde estamos hoje e já são trinta anos de sucesso. Então procuramos, através desta reforma, dar conforto e modernidade para eles, porque a gente nunca pode ficar na mesmice. Quando nós iniciamos, a gente ouviu dizer que o tempo de duração de uma loja de modas era de apenas dez anos, mas provamos que não era verdade, porque já são trinta anos, e se Deus quiser vem muito mais pela frente'', frisou a empresária.

O Grupo Sandes é formado por Sandes Modas, Sandes Esportes e Sandes Eventos.

Ver mais fotos, clique>Ver mais fotos reabertura da Sandes Modas


Redação do Blog de Assis Ramalho
Texto/informações: Ricardo Oferr/Sandes Modas
Fotos: Assis Ramalho

Receita reforçará fiscalização de encomendas do exterior


Até o fim do ano, a Receita Federal pretende reforçar a fiscalização de encomendas que chegam do exterior, disse hoje (24) o subsecretário de Aduana e Relações Internacionais do órgão, Ernani Checcucci. De acordo com ele, a Receita está trabalhando com os Correios para montar um sistema conjunto de controle e de monitoramento.

“A Receita concluiu a parte dela [na elaboração do sistema]. Nos Correios, o sistema de remessas deverá ficar pronto até o fim do ano”, disse Checcucci. Segundo o subsecretário, mesmo sem o sistema conjunto estar concluído, o número de fiscalizações de encomendas postais internacionais está aumentando.

Tacaratu: Tacaratu e Caraibeiras vencem na abertura da 2ª fase do Campeonato Municipal de Futsal


Na quinta-feira passada (20), no C.P.A. de Tacaratu, foi dado início à 2ª Fase do Campeonato Municipal de Futsal, onde se comfrontaram a equipe de Tacaratu x Tacaratuzinho. Foi um jogo de igual pra igual, independentemente do resultado. Os goleiros tiveram que fazer grandes defesas. Uma das melhores partidas até o momento, sem esquecer que a equipe do Tacaratuzinho vem fazendo partidas excelentes, pois já viraram um resultado de 5 x 1 para 6 x 5, já golearam e nessa partida perderam por 3 x 1. Mas o time ainda tem chances de classificação. Tacaratu, que não tem nada a ver com isso, venceu a partida, e está praticamente classificada, e depende de si mesma. 

A 2ª partida foi entre Caraibeiras x Expresso Jovem, onde o Expresso no início do jogo mantinha um equilíbrio, mas a equipe de Caraibeiras surpreendeu o adversário, demonstrando a todo tempo bastante vontade de ganhar a partida e assim o fez, vencendo por 7 x 0, e também praticamente classificando-se para as semifinais, dependendo de suas próprias forças. A equipe do Expresso precisa vencer e ainda ficar torcendo pra outro resultado na última partida de sua chave. 

Programa Paulo Freire alfabetiza jovens, adultos e idosos em Pernambuco


O Programa Paulo Freire – PE Escolarizado, coordenado pela Secretaria de Educação do Estado, concluiu nos meses de julho e agosto as turmas da primeira entrada da edição 2013/2014. O projeto atendeu as regionais de Araripina, Petrolina, Barreiros, Caruaru, Recife (Norte e Sul), Floresta e Salgueiro. Cerca de 100 mil aprendizes serão alfabetizados até o final desta edição.

Com atuação nas Gerências Regionais de Educação, o objetivo do Programa é introduzir a educação de base e letramento para a população jovem, adulta e idosa, assegurando seu ingresso e permanência no processo educativo. Os alfabetizandos podem dar continuidade nos projetos de educação que dispõe a Secretaria, exemplo, Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Prefeitura de Tacaratu e Conselho de Desenvolvimento Sustentável realizam entrega de cisternas nas comunidades Ouricuri, Pingos e Lúcio


Almeri, José Gerson e Dr. Jeovane na entrega de cisternas

A Prefeitura Municipal de Tacaratu, representada pelo prefeito José Gerson, e do vice-prefeito Dr. Jeovane, junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Tacaratu, participou da entrega de cisternas as famílias de agricultores nas comunidades Ouricuri, Pingos e Lúcio.

Almeri, coordenadora do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, acompanhada de seu vice-coordenador, agradeceu pela parceria da Prefeitura, salientando, inclusive, sobre as ações produtivas que se complementam entre si, como por exemplo o atendimento aos projetos pleiteados pelos agricultores, beneficiários das cisternas, tais como canteiros produtivos, galinheiros ou forrageiras.

Sem dúvida, em muito essas ações ajudam as comunidades, especialmente as famílias de agricultores, pois, no total, somam 175 famílias beneficiadas pelas cisternas e outras ações produtivas. 

Ver mais fotos>Entrega de cisternas área rural Tacaratu

Assessoria Prefeitura Municipal de Tacaratu

Após separação, Chimbinha faz denúncia à polícia por calúnia e difamação e pede perdão: ‘Não posso viver longe da Joelma’

Para Chimbinha, o que aconteceu foi um desgaste devido ao trabalho, o que o teria feito se distanciar de Joelma e dos filhos.

De acordo com o site Extra, apesar de Joelma estar decidida, Chimbinha tenta amolecer o coração da cantora. O casal, que anunciou a separação na última semana, já não está junto há dois meses. Mas amigos do guitarrista da Calypso contam que ele não queria se divorciar. Joelma, no entanto, só aguarda agora a primeira audiência com um juiz.

Enquanto a cantora se refugiou em Recife, Chimbinha está morando em Belém. Na tarde desta segunda-feira, os dois se encontram nos bastidores de um programa de TV.

Abatido e assustado com a situação, Chimbinha decidiu, através de sua assessoria jurídica, entrar com uma denúncia por calúnia e difamação contra pessoas que, segundo o cantor, espalharam boatos. “Ele já identificou algumas fontes que mandaram mensagens para o celular pessoal dele, alguns fãs, gente próxima que está contribuindo com mentiras para tornar este momento ainda mais delicado”, diz o assessor de Chimbinha, Mauro Neto.

Para Chimbinha, o que aconteceu foi um desgaste devido ao trabalho, o que o teria feito se distanciar de Joelma e dos filhos. “Para mim a minha família vale mais do que tudo na vida. Joelma é uma pessoa do bem, uma mulher linda, inteligente e integra, uma artista de qualidade internacional. Os nossos filhos amados são a nossa razão de viver. Estou muito triste e abalado com tudo isso.

Petrolândia: Sala do Empreendedor, na Sedetur, realiza atendimento a pequenos empresários do município


Atendimento ao público, com orientações, envolve vários órgãos de apoio ao desenvolvimento


Sedetur funciona no 1º andar do prédio do Cartório de Registro de Imóveis (Foto: Lúcia Xavier)

A Sala do Empreendedor foi inaugurada em Petrolândia no dia 25 de maio passado para trazer ao município o atendimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A sala funciona no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolândia (Sedetur), situado na esquina da Rua Dom Pedro II com Av. Auspício Valgueiro Barros, 1º andar.

No mesmo endereço, os empreendedores têm acesso, além dos serviços da Sedetur, de atendimento do Banco do Nordeste (Microcrédito), Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) e Câmara dos Diretores Lojistas de Pernambuco (CDL).

A criação da Sala do Empreendedor atende a uma das exigências da Lei Complementar 123/2006, conhecida como Lei Geral das MPEs, que tem como objetivo oferecer um tratamento diferenciado aos proprietários de micro e pequenas empresas para estimular o empreendedorismo e promover o crescimento econômico local.
Ver mais fotos>Sala do Empreendedor/Sedetur-Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Prefeitura Municipal de Petrolândia

TCE-PE multa ex-prefeito de Itaquitinga por irregularidades na contratação de artistas

Itaquitinga (Foto: Jornal de Pernambuco)
Uma auditoria especial, instaurada na Prefeitura de Itaquitinga no exercício de 2013, para analisar processos licitatórios do município, apontou falhas na execução de despesas realizadas durante festividades da Semana Santa. O relatório apontou indícios de irregularidades na contratação de artistas, shows de bandas, de grupos folclóricos e nos gastos com distribuição de peixe, acarretando um prejuízo no valor de R$ 185.480,00 para os cofres do município.

Segundo o voto do relator do processo, conselheiro João Campos, aprovado por unanimidade, mesmo após a análise da defesa dos interessados, os gastos não foram esclarecidos. Desta forma, o processo (TC Nº 1302411-5) foi julgado irregular e aplicada multa de R$ 12.000,00 ao então prefeito Pablo José de Oliveira Moraes. Também foram multados membros da comissão de licitação de forma individualizada.

Petrolândia: Têm início nesta terça-feira (25) as incrições para Seleção Simplificada de Professores


Secretaria de Educação de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

Quem perdeu a oportunidade de participar da primeira seleção simplificada de professores, realizada pela Prefeitura Municipal de Petrolândia no início do ano, tem uma nova chance. O órgão divulgou o Edital 02/2015 para Seleção Simplificada de 07 (sete) professores, mais cadastro de reserva, para a rede municipal de ensino. As inscrições estarão abertas no período de 25 de agosto a 3 de setembro de 2015.

Os selecionados devem atuar na Educação Infantil (Creches), Ensino Fundamental Regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA)

As inscrições são gratuitas e o salário oferecido, de acordo com o Piso Nacional dos Professores, para 2015, é de R$ 1.438,34 (Um mil, quatrocentos e trinta e oito reais e trinta e quatro centavos), para carga horária de 150 horas-aulas/mês.

As inscrições devem ser feitas presencialmente, no período de 25 de agosto a 3 de setembro de 2015, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizado na Rua Aureliano de Menezes, nº 20 - Centro de Petrolândia. O horário de atendimento ao público é das 07h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira.

Mais informações>Edital 02/2015 - Pref. Mun. Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho

Corpo de operário atropelado por empresário no RJ chega a Sertânia, no Sertão de PE

José Fernandes, atropelado pelo filho de Ivo Pitanguy, saiu de Sertânia muito jovem para trabalhar em São Paulo e estava há dois anos no Rio de Janeiro. 'Era ele quem sustentava os pais', diz irmão

O corpo do operário José Fernando Ferreira da Silva, de 44 anos, chegou na madrugada desta segunda-feira (24) em Sertânia, Sertão de Pernambuco. Ele morreu atropelado pelo carro de um empresário, na sexta-feira (21), no Rio de Janeiro. "É muito triste, de cortar o coração. Era ele quem sustentava os pais", diz o irmão da vítima, Antônio Ferreira da Silva.

José Fernando Ferreira da Silva foi atropelado pelo empresário Ivo Nascimento de Campos Pitanguy, que dirigia o carro. Este responderá por homicídio culposo e embriaguez ao volante. A família do empresário informou que está prestando assistência aos parentes da vítima.

A família do operário em Sertânia afirma que ele saiu de Pernambuco muito jovem para trabalhar em São Paulo e estava há dois anos no Rio de Janeiro. "Foi uma tragédia. A gente está abalado. Se ele estivesse doente, ou fosse um acidente normal, mas foi um assassinato. Ele saiu daqui para ganhar o pão de cada dia. Não é fácil. Se fosse fácil, ele estava aqui em Sertânia, trabalhando", desabafa o servidor público Jamilton Vicente Ferreira, 44 anos, primo do operário.

Michel Temer deixa a articulação política do governo

Michel Temer (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O vice-presidente Michel Temer deixará o dia a dia da articulação política do governo, que comanda desde abril. Temer continuará atuando na articulação do Executivo com os demais poderes, com um papel mais institucional.

As funções do chamado varejo da articulação política, como a negociação de cargos e emendas parlamentares, ficarão sob a responsabilidade do ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, pelo menos até o dia 1° de setembro. Depois disso, o ministro deve passar a se dedicar exclusivamente à sua pasta.

A decisão de Temer foi comunicada à presidenta Dilma Rousseff na manhã de hoje (24). O vice-presidente e Eliseu Padilha participaram da reunião de coordenação política, com outros ministros, e depois permaneceram no gabinete para a conversa com Dilma.

Condições estruturais da PRF são alvo de debate na Alepe

Dados apresentados pelo Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais de Pernambuco (SINPRF-PE), de 2010 a 2015, apontam que o trabalho da PRF resultou na economia de R$ 6,8 bilhões, em prevenção de acidentes. (Foto: Reprodução Facebook PRF 191 PE)

Os dois mil e trezentos quilômetros de estradas federais em Pernambuco contam, hoje, com a atuação de 430 policiais rodoviários. O número é metade do ideal, de acordo com a categoria. O aumento do efetivo é a principal reivindicação do grupo, que também busca a reativação de seis postos policiais, fechados nos últimos quatro anos. Essas e outras questões foram discutidas, na quinta-feira passada (20), em Grande Expediente Especial convocado pelo deputado Eduíno Brito (PHS) – que é policial rodoviário federal licenciado.

Ao abrir o debate, o primeiro vice-presidente da Assembleia, deputado Augusto César (PTB), apontou a desativação dos postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) como “prejudicial” para a população. “Isso torna menor o raio de ação dessa importante corporação”, avaliou. As unidades fechadas estão localizadas em Moreno (Região Metropolitana), Carpina (Mata Norte), Salgueiro (Sertão Central), Serra da Santa (Sertão do São Francisco) e em Ribeirão e Quipapá – ambos da Mata Sul. Atualmente, o Estado conta com 16 postos.

Eduíno Brito alertou que essa situação diminui a segurança viária, com a ausência de rondas e fiscalização. As atuais condições de trabalho também foram criticadas pelo parlamentar. “Faltam equipamentos e o número de efetivo é cada vez mais baixo. Há um esforço descomunal desses policiais para o cumprimento da missão”, denunciou.

MEC prorroga até amanhã prazo para incrição no Fies


O Ministério da Educação prorrogou o prazo para que os estudantes pré-selecionados para a segunda edição de 2015 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concluam a inscrição na internet, no SisFies. A conclusão da inscrição poderá ser feitas até amanhã (25). O prazo inicial tinha encerrado no domingo (23).

Ao acessar o site, o estudante deve clicar na opção Conclua sua inscrição. Após a conclusão no SisFies, o estudante precisa validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino em até dez dias, contados a partir do dia seguinte ao da conclusão da inscrição.

Por fim, deve comparecer a um agente financeiro do Fies em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil seguinte à data da validação das informações pela CPSA.

Éden Pedro, vereador de Abreu e Lima, é tema de capa da Total: um novo futuro por um novo líder

Eleições municipais 2016 em Abreu e Lima: vereador Éden Pedro é apontado como líder para renovar cidade que tem administração municipal mal avaliada por maioria da população (Fotos: Douglas Souza)

Por João Lopes

O vereador foi pela revista Total e falou de sua atuação no parlamento de Abreu e Lima, município situado na RMR. Éden Pedro é da bancada de oposição e desponta como possível candidato a prefeito em 2016.

A cidade de Abreu e Lima é considerada uma das maiores da Região Metropolitana do Recife, com uma população de aproximadamente 94.429 habitantes, segundo dados do IBGE, a mesma está situada a mais ou menos 18 quilômetros da capital Pernambucana.

Abreu e Lima possui uma grande extensão territorial, e cerca de 75% deste território é constituído de Zona Rural, com um diversificado comércio e um campo industrial em grande crescimento, vem acolhendo diversas empresas de nosso Estado, além das nacionais e multinacionais, entre elas Quartzolit que pertence a Weber Saint Gobain, um grupo francês, a Bombril que é uma marca de referencia em produtos de limpeza, a empresa produtora de ração Adimax, além da Venozan, Hair Flay e a Zecas que fazem parte do grupo das empresas nacionais situadas na cidade.

As mobilizações de agosto - Artigo de Doriel Barros

 Reprodução YouTube
Foto: Hans von Manteuffel

Por Doriel Barros, presidente da Fetape

A democracia do nosso país vivenciou, durante este mês, momentos de extrema importância e que mostraram o quanto ainda temos desafios a enfrentar para que possamos assegurar a nossa liberdade e os resultados das urnas. Mobilizações, em vários cantos do Brasil, revelaram ideologias, angústias e esperanças de sujeitos políticos que têm papel importante em regimes como o nosso. A voz das ruas deixou bem claro quais são os dois projetos de sociedade predominantes na atual conjuntura: um, que defende a democracia, e o outro, que defende o golpe politico.

A mobilização pautada pela Contag e movimentos e organizações de mulheres de todo o País, chamada de Marcha das Margaridas, levou mais de 70 mil pessoas à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no dia 12, em defesa de mais politicas públicas para o campo e a cidade e do respeito aos direitos humanos e à democracia. Essa pauta teve prosseguimento no dia 20, quando a CUT e diversos movimentos sociais e sindicais voltaram às ruas, dizendo não ao retrocesso, à retirada dos direitos dos trabalhadores, mas defendendo o respeito ao mandato da presidenta da República.

Governo anuncia corte de dez ministérios

Ministério de Dilma Rousseff em 1º/01/2015 (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou hoje (24) que o governo vai reduzir o número de ministérios do governo, baixando de 39 para 29 o total de pastas. A medida faz parte de um pacote de reforma administrativa apresentado hoje (24) a ministros durante a reunião da coordenação política com a presidenta Dilma Rousseff.

Os ministérios que serão extintos serão definidos até o fim de setembro por uma equipe do governo. “Nosso objetivo é chegar a uma meta de dez [ministérios]. Existem várias propostas possíveis para atingir essa meta. Precisamos ouvir todos os envolvidos, não tem nenhum ministério inicialmente apontado para ser extinto”, disse Barbosa.

“Esse é um processo que envolve todo o governo federal, todos os órgãos e autarquias, envolve também uma melhor governança de empresas estatais, é um processo que precisa ser construído a várias mãos, deve ser feito com participação dos diversos ministérios, dos diversos órgãos e estatais do governo”, acrescentou. A definição dos ministérios que serão extintos vai levar em conta critérios de gestão e políticos, como o atendimento a partidos da base aliada do governo, que comandam algumas pastas.

Rodada péssima: rivais vencem, e chance de queda do Vasco vai a 95%


A fase é complicada dentro de campo. E fora dele também falta um pouco de sorte. A 20ª rodada do Campeonato Brasileiro foi péssima para o Vasco. Além de levar 3 a 0 do Goiás (reveja os melhores momentos no vídeo abaixo), a equipe do técnico Jorginho viu quatro rivais diretos na luta conta o rebaixamento vencerem seus jogos: além do próprio Goiás, o trio Joinville, Coritiba e Figueirense também triunfou. A combinação de resultados aumentou para 95% o risco de rebaixamento do Cruz-Maltino - na rodada anterior, o índice era de 90%. Os dados são do site InfoBola, do matemático Tristão Garcia.

Com 13 pontos, o Vasco viu também crescer para nove a sua distância para o primeiro time fora do Z-4. Atual 16º colocado, o Goiás tem 22. O Cruz-Maltino é o único time da competição ainda longe da casa dos 20 pontos. Já são seis jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro, sendo cinco derrotas e um empate. Nessa sequência negativa, marcou apenas um gol e sofreu 12.

Em entrevista ao Blog de Assis Ramalho, Éder Rodrigo, presidente do PRB em Jatobá, desmente boatos de ter desistido de concorrer à prefeitura e fala sobre planos do partido para 2016

Em entrevista ao blog de Assis Ramalho Éder Carvalho comenta os planos do partido para as próximas eleições municipais (Divulgação)

Na tarde deste sábado (22), a reportagem do Blog de Assis Ramalho conversou, por telefone, com o pré-candidato a prefeito de Jatobá, Éder Rodrigo Carvalho. Presidente no município do Partido Republicano Brasileiro (PRB), o jovem formado em Administração atualmente cursa Direito em Brasília-DF, onde trabalha para o Serviço Público Federal. Confira nosso bate-papo.

Assis Ramalho: Boa tarde, Éder! Há algum tempo sabemos de sua intenção de ser prefeito de Jatobá, mas soubemos de rumores de que você desistiu de concorrer à prefeitura nas eleições de 2016. É verdade?

Éder Rodrigo: Primeiramente, Assis, eu quero agradecer a oportunidade de falar em seu blog. É um imenso prazer para mim poder contar com esse espaço democrático, que é reconhecido por todos os seus leitores como fonte de informações seguras e de credibilidade, e que promove um importante trabalho de utilidade pública para os cidadãos de todas as cidades da região. Quanto ao boato da minha desistência para concorrer ao cargo de prefeito de Jatobá, eu classifico como absurda e sem qualquer fundamento. 

Assis Ramalho: Faltando mais de um ano para a próxima eleição, como você avalia esses boatos sobre sua possível desistência ao governo de Jatobá? 

Éder Rodrigo: Talvez sejam uma manobra desesperada de alguém, querendo desestabilizar nosso projeto que vem ganhando força e densidade política no município, através dos inúmeros gestos de apoio que temos recebido desde o lançamento da nossa pré-candidatura. Aliás, quero aproveitar a oportunidade para agradecer as inúmeras mensagens de apoio e demonstração de carinho que tenho recebido da população de Jatobá. Por onde passo, as pessoas vêm nos cumprimentar e parabenizar pela iniciativa de promover e incentivar a participação e o engajameno no debate político do município, espaço esse que era antes dominado apenas por duas forças políticas locais, o que de certa forma empobrecia o processo político da cidade, onde os eleitores eram obrigados, por falta de outras alternativas, a escolher entre um grupo ou outro. 

Assis Ramalho: Como eu disse, ainda falta mais de um ano para a eleição, mas, hoje, você já tem certeza de que deseja se comprometer com o povo de Jatobá?

Éder Rodrigo: Estamos cada vez mais convictos dos nossos propósitos e da contribuição que podemos dar para a democracia do nosso município. Assim, vamos continuar fortalecendo o PRB para chegarmos fortes nas eleições municipais de 2016. Inclusive, pretendo, nesses próximos dias, me encontrar com o presidente estadual da sigla em Pernambuco, meu amigo Deputado Estadual Ossésio Silva, para discurtir as linhas e diretrizes de atuação do partido nas eleições municipais de 2016. Nessa conversa, não só vamos reafirmar o nosso nome para disputar as eleições de 2016 para o cargo de prefeito de Jatobá, como também traçar estratégias para formar alianças com outras agremiações e lideranças políticas do município para as eleições do próximo ano. 

Assis Ramalho: Nós agradecemos por você atender à reportagem do Blog de Assis Ramalho e deixamos o espaço aberto para suas considerações finais. 

Éder Rodrigo: Desde já, nós nos colocamos à disposição para dialogar com todos aqueles que queiram, de fato, contribuir para o desenvolvimento do município e queero mais uma vez agradecer ao Blog de Assis Ramalho pela oportunidade de esclarecimento. Meu muito obrigado a todos!

Matéria relacionada:

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Hospital Municipal convida pais e mães para a tarde "Troca de Amor e Conhecimento" nesta segunda (24)


A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima e o Grupo HumanizAção, convidam os pais e mães residentes no município para a tarde "Troca de Amor e Conhecimento", evento multidisciplinar com a participação de Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Enfermeiras e Psicóloga, a ser realizado na próxima segunda-feira, 24 de agosto, das 14 às 17h00, na Sala de Fisioterapia (Bloco B do Hospital Municipal).

A iniciativa acontece durante a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, a ser comemorada de 24 a 28 deste mês.

Saiba mais:
>Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é comemorada em Petrolândia com extensa programação


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Prefeitura Municipal de Petrolândia

Petrolândia: Após Dia D, campanha contra pólio prossegue até o dia 31. Atualize a carteira de vacinação das crianças.


No sábado passado (15), foi iniciada com várias ações de divulgação e animação, no Dia D da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil), que se estende até o dia 31 deste mês. Em Pernambuco, a meta é imunizar, no mínimo, 95% das 625.686 crianças entre 6 meses e menos de 5 anos (quatro anos 11 meses e 29 dias). Durante a campanha, também será atualizada a caderneta de vacinação das criança.

Em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, a Secretaria de Saúde promoveu visita de um grupo de animadores aos Postos de Saúde da Família e Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, para distrair as crianças durante a vacinação.

Quem não teve como levar as crianças aos postos no sábado passado, deve procurar o PSF mais próximo de sua residência, levando a carteira de vacinação. Participe da campanha: vacinar é proteger.

Ver mais fotos do Dia D:
>Vacinação no PSF Antônio Firmino
>Dia D da vacinação contra a pólio

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Secretaria de Saúde de Petrolândia