segunda-feira, agosto 24, 2015

I Feira Nordestina do Livro (Fenelivro) acontece de 28 de agosto a 7 de setembro no Centro de Convenções de Olinda


Pernambuco realizará a I Feira Nordestina do Livro (Fenelivro) de 28 de agosto a 7 de setembro de 2015, no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento será gratuito com realização da Associação do Nordeste de Distribuidores e Editores de Livros (Andelivros) e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Marca ainda os cem anos da Imprensa Oficial do Estado. A coordenação de programação da feira está sob a curadoria do jornalista Evaldo Costa.

Oficinas literária, de crítica de cinema, e-books e projetos culturais, de graça

A I Feira Nordestina do Livro (Fenelivro) nasce não apenas como um evento literário para a venda de obras, mas também como uma oportunidade imperdível de se aprofundar por meio de cursos e oficinas. Os encontros terão a participação de nomes respeitados, como Raimundo Carrero, no universo literário, e José Geraldo Couto, crítico da sétima arte, que traz ao Recife o curso “Cinema e Literatura – Um diálogo fecundo”.

Além deles, o público poderá se debruçar nos workshops de José Fernando Tavares com “Livros digitais interativos”, “Como ler um livro digital” e “Produzir um e-book com Indesign. Desafios e oportunidades.”. Por fim, haverá um minicurso de “Elaboração de projetos culturais” com o produtor cultural e elaborador de projetos Alexandre Melo.

Intitulada “A sedução do leitor”, a oficina com Carrero pretende discutir e revelar os segredos da narrativa em Machado de Assis e Graciliano Ramos. “Sobretudo em Dom Casmurro e em Vidas Secas, que são romances eminentemente técnicos de dois dos autores mais importantes do Brasil. Mas cujas habilidades técnicas por algum motivo foram esquecidas pelos professores e pelos alunos. É preciso retomar tudo isso para que nós possamos colocar a literatura no lugar da literatura. A literatura é arte”, analisa.

Já o paulista José Geraldo Couto, um dos mais respeitados críticos de cinema do Brasil, vai abordar a transformação das palavras na sétima arte a partir de adaptações literárias nas obras: Morte em Veneza, de Thomas Mann, por Luchino Visconti; três adaptações de Macbeth, de Shakespeare: Orson Welles, Kurosawa, Polanski; e duas versões de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis: por Júlio Bressane e André Klotzel. Serão tratados ainda assuntos o filme como tradução de uma época a outra e a narração em primeira pessoa e a “câmera subjetiva”. São oferecidas 25 vagas para o minicurso, que acontecerá de 1 a 3 de setembro, sempre das 15h às 17h.

E para os que estão de olho no Edital do Funcultura, a dica é participar do curso com Alexandre Melo, nos dias 29 e 30, das 9h às 14h. O objetivo é preparar artistas, produtores independentes, professores, dirigentes de associações culturais e educacionais e demais interessados nos patrocínios do Governo de Pernambuco. Na pauta, o planejamento, a legislação, além de tirar dúvidas sobre o preenchimento dos formulários e anexos.

As inscrições para os cursos devem ser feitas pela fan page da Andelivros (21/8). É só curtir a página e enviar uma mensagem direta com o nome completo, e-mail e qual oficina deseja participar. No prazo de até 24 horas você receberá a confirmação da inscrição.

A Fenelivro oferecerá ainda workshops com inscrições gratuitas a serem feitas na hora da aula. Os encontros com José Fernando Tavares são direcionados ao público geral no caso do “Como ler um livro digital. Dicas Práticas”, em que o palestrante ensinará os softwares, além das diferenças quanto ao livro impresso. Esse módulo será oferecido nos dias 31/8 (18h), 1/9 (16h) e 2/9 (11h30).

Designers, autores e editoras são o público-alvo dos outros dois workshops. “Livros digitais interativos. Uma oportunidade”, por exemplo, trará dicas sobre onde vender e como produzir e será ministrado nos dias 31/8 (15h), 1/9 (13h) e 2/9 (9h).

A programação se completa com a aula sobre “Produzir um e-book com Indesign. Desafios e oportunidades”. Os encontros acontecem nos dias 31 de agosto (20h) e 1 (18h) e 2 de setembro (9h).

Lourival Batista Patriota, também conhecido por Louro do Pajeú, é um dos homenageados da I Feira do Livro do Nordeste (Fenelivro). Natural de São José do Egito, Louro do Pajeú foi um repentista brasileiro considerado o rei do trocadilho.

De família de repentistas, era irmão de outros dois repentistas famosos (Dimas e Otacílio Batista) e genro do poeta Antônio Marinho (a guia do sertão), tendo sido um dos grandes parceiros do paraibano Pinto do Monteiro. Satírico e rápido no improviso, era temido por seus competidores.

Fenelivro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário