quarta-feira, maio 28, 2014

Geração de energia eólica dos EUA em 2013 foi equivalente à retirada de 20 milhões de carros das ruas


Os 167,7 milhões de megawatt-hora (MWh) de energia eólica produzida nos Estados Unidos em 2013 reduziram as emissões de dióxido de carbono do país em 126,8 milhões de toneladas, o equivalente a cortar as emissões do setor de energia em mais de 5% ou retirar das ruas 20 milhões de automóveis, reportou a Associação Americana de Energia Eólica (AWEA).

Em um relatório publicado pelo órgão, intitulado ‘The Clean Air Benefits of Wind Energy’ (‘Os Benefícios do Ar Limpo da Energia Eólica’), a associação informa que a energia eólica já está ajudando quase todos os estados norte-americanos a progredirem na redução da poluição, algo que em breve será exigido pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA).

“A energia eólica é uma das formas mais rápidas e baratas de os estados cumprirem com a futura regra da EPA de limitar a poluição de carbono das atuais usinas de energia. E a melhor parte é que muitos desses estados e suas indústrias já estão familiarizados com o produto acessível e confiável que a energia eólica fornece”, observou Tom Kiernan, CEO da AWEA.

“Embora os detalhes ainda estejam por vir [em relação às regras da EPA], estamos confiantes de que a energia eólica pode ter um papel ainda maior em ajudar os estados a gerarem energia livre de carbono e estimularem o desenvolvimento econômico local no processo”, continuou Kiernan.

Projeto de Aécio desestrutura o Bolsa Família, afirma líder do PT no Senado


Por 10 votos a 9, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, na manhã desta quarta-feira (28), proposta de autoria do senador Aécio Neves (PSDB-MG) que altera as regras de estruturação do programa Bolsa Família. Na avaliação do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que apresentou voto em separado, o projeto apresentado pelo tucano desfigura e engessa o programa ao mexer em pontos sensíveis de uma das principais políticas sociais do Brasil.

A matéria ainda vai à Comissão de Direitos Humanos, onde será votada em caráter terminativo. Premiado no ano passado com o prêmio internacional ISSA, o equivalente ao Nobel social, o Bolsa Família retirou 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza é considerado uma referência global em transferência de renda.

Para o líder do PT, além de prejudicar as famílias já beneficiadas, as alterações propostas pelo pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, cria distorções ao inserir entre os beneficiários pessoas que não precisariam dele. “Garantir o pagamento de benefícios do Bolsa Família a quem não precisa é uma forma de desfigurar o programa, fragilizando-o, o que vai no sentido contrário de seu fortalecimento e de sua institucionalização”, declarou Humberto.

As normas atuais do programa já estabelecem que, no intervalo de dois anos, a renda per capita do beneficiado poderá crescer até meio salário mínimo, desde que não se mantenha ao longo do tempo. A proposta de Aécio acaba com o teto financeiro e amplia o período para dois anos e meio.

Armando e João Paulo percorrem Sertão do Estado

Foto: Bernardo Soares/Divulgação

O pré-candidato a governador, Armando Monteiro (PTB), e o pré-candidato a senador, João Paulo (PT) percorrem o Sertão do Estado a partir desta quinta-feira (29) e cumprem uma agenda que terminará no sábado (31). Armando e João passarão por seis cidades nos três dias, onde encontram com lideranças políticas, prestigiam eventos nos municípios e concedem entrevistas à imprensa.

Nesta quinta-feira (29), o primeiro compromisso é no município de Exu, onde Armando e João Paulo encontram lideranças políticas. Depois, vão para Trindade, onde participam da inauguração do Posto Avançado do Sesi Trindade. No mesmo dia, Armando e João Paulo viajam para Ouricuri e visitam a Feira de Comércio (Fecou) que acontece na Praça de Eventos da cidade.

Na sexta-feira (30) pela manhã, Armando e João visitam o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ouricuri e marcam presença no seminário da Associação dos Vereadores do Araripe. No município, ainda concedem entrevista à rádio Voluntários da Pátria e, à tarde, participam da inauguração do escritório de apoio técnico da Codevasf. Durante a noite, os pré-candidatos realizam um grande encontro com lideranças no município de Bodocó.

Como nascem os preconceitos - Artigo de Frei Betto


García Márquez, em Doze contos peregrinos, conta a história de um cachorro que, todos os domingos, era encontrado no cemitério de Barcelona, junto ao túmulo de Maria dos Prazeres, uma ex-prostituta.

Com certeza se inspirou nas histórias reais de Bobby, um terrier de Edimburgo, Escócia, que durante catorze anos guardou o túmulo de seu dono, enterrado em 1858. Pessoas comovidas com a sua fidelidade cuidavam de alimentá-lo. O animal foi sepultado ao lado e, hoje, há ali uma pequena escultura dele e uma lápide, na qual gravaram: “Que a sua lealdade e devoção sejam uma lição para todos nós.”

Em Tóquio, ergueram também uma estátua, na estação Shibuya, em homenagem a Hachiko, cão da raça Akita que todos os dias ali aguardava seu dono retonar do trabalho. O homem morreu em 1925. Durante onze anos o cachorro foi aguardá-lo na mesma hora em que ele costumava regressar. Hoje, a estação tem o nome do animal.

Cães e seres humanos são mamíferos e, como tal, exigem cuidados permanentes, em especial na infância, na doença e na velhice. Manter vínculos de afeto é essencial à felicidade da espécie humana. A Declaração da Independência dos EUA teve a sabedoria de incluir o direito à felicidade, considerada uma satisfação das pessoas com a própria vida.

Pena que atualmente muitos estadunidenses considerem a felicidade uma questão de posse, e não de dom. Daí a infelicidade geral da nação, traduzida no medo à liberdade, nas frequentes matanças, no espírito bélico, na indiferença para com a preservação ambiental e as regiões empobrecidas do mundo.

É o chamado “mito do macho”, segundo o qual a natureza foi feita para ser explorada; a guerra é intrínseca à espécie humana, como acreditava Churchill; e a liberdade individual está acima do bem-estar da comunidade.

Paulo se reúne com 500 lideranças do Recife para colher sugestões para programa de governo

 Fotos: Aluísio Moreira
Evento foi organizado pelo vereador Aerto Luna (PRP) em um clube na Imbiribeira

Na noite de terça-feira (27), o pré-candidato da Frente Popular de Pernambuco ao Governo do Estado, Paulo Câmara (PSB), participou de um evento coordenado pelo vereador Aerto Luna (PRP), no bairro da Imbiribeira, para apresentar suas ideias para o Estado e ouvir sugestões. Para uma plateia de aproximadamente 500 pessoas, formada por lideranças comunitárias e do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, o socialista ressaltou sua disposição em construir seu Plano de Governo baseado no diálogo com todos os setores da sociedade.

"Quando secretário da Fazenda, Aerto e Gilberto Luna (ex-vereador, já falecido) me trouxeram um pedido dos taxistas para isentar táxis e coletivos do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o GNV (Gás Natural Veicular). Conversando , nós concluímos que isso ia ajudar não apenas os motoristas, mas também no crescimento no Estado dessa importante matriz energética, que é o gás, gerando mais emprego, renda e desenvolvimento", explicou Câmara. A medida foi anunciada pelo Governo Eduardo Campos (PSB), em abril de 2013.

Jucepe vai liberar downloads de processos pela internet com Projeto Via Única


A Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) está implantando um novo sistema que vai reduzir de forma significativa o uso de papel nos processos de registro comercial e também possibilitar que mais de 10 mil pessoas por mês tenham que se deslocar até a Junta para retirar as vias de seus documentos deferidos. Isso porque os processos poderão ser baixados pelo computador, tablets ou smartphones. “Será um grande salto no processo de desburocratização que irá trazer benefícios para os clientes e racionalizar os custos operacionais”, afirma o presidente da Jucepe, Luís Lima.

Com o novo sistema, o empresário que for dar entrada em um processo de abertura, alteração ou extinção de empresas, por exemplo, só precisará entregar uma via dos documentos e não mais quatro, com acontece atualmente nos casos de registro de empresário (antiga firma individual), ou três vias, nos casos das demais categorias empresariais. Quando o processo for deferido, o empresário obterá, por meio do Portal da Jucepe na Internet, a sua via assinada digitalmente com o uso de certificado digital.

O presidente da Jucepe explica que com a introdução desse sistema o trâmite dos processos será mais rápido, uma vez que será eliminada a necessidade de uso de etiquetas adesivas que são coladas manualmente para autenticar os documentos. Ao invés disso, a via destinada ao cliente, pela Internet, receberá um quadro de informações contendo as assinaturas digitais do secretário geral e do analista que deferiu o processo, além do código de autenticação que permite a qualquer cidadão validar o documento por meio do portal da Jucepe. O quadro terá ainda a chancela digital e o QR Code, código de barras que permitirá a obtenção do documento deferido pela Junta por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets.

PM dispersa manifestação de professores no Rio e nem Batman escapa

Fotos: Vladimir Platonow/Agência Brasil

Nem o lendário Batman, personagem das histórias em quadrinhos incorporado pelo protético Eron Moraes de Mello, escapou da violência durante manifestação de professores estaduais e municipais, no início da tarde de hoje (28), em frente à prefeitura do Rio. Os educadores, em greve desde o dia 12, aguardavam em frente ao prédio o término de uma reunião com representantes do Executivo quando decidiram interromper a Avenida Presidente Vargas, que liga o centro à zona norte. Eles pretendiam seguir em passeata até a sede da Secretaria Estadual de Educação, no bairro Santo Cristo, na mesma região.

Em questão de minutos, policiais militares chegaram em diversas viaturas e fizeram uma primeira tentativa de desobstruir a avenida, empurrando os professores, formando uma linha e usando apenas os escudos.

Como os manifestantes se recusaram a sair da avenida, os policiais usaram spray de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo, provocando correria e protesto dos educadores. Neste momento, Mello acabou atingido na cabeça, que ficou ensanguentada, assim como sua fantasia de Batman. “Quando eu senti a pancada, comecei a sangrar na cabeça. Eu estava totalmente pacífico. Sou contra a violência. Ela veio por parte da polícia, que agiu truculentamente, sem necessidade, batendo nos professores. Me empurraram com o escudo e bateram com o cassetete”, contou.

Indústria têxtil pernambucana ignora crise no setor


A São Francisco Têxtil S/A, empresa especializada na industrialização, importação e exportação de fios, tecidos e confecções, tem andado na contramão do mercado têxtil nacional, aumentando sua capacidade de produção de 950 para 1.300 toneladas/mês nos últimos anos. A fórmula adotada pela indústria, localizada na cidade de Petrolina, no sertão pernambucano, é o financiamento do Banco do Nordeste que, desde 2005, tem apoiado o processo de modernização.

O diretor financeiro da São Francisco Têxtil, José Luiz da Silva, garante que os investimentos em tecnologia de ponta aumentaram a qualidade do seu produto, tornando-se os grandes responsáveis pelo sucesso da empresa. “Nós investimos muito nos últimos 10 anos na modernização do nosso parque industrial, priorizando a qualidade do nosso produto. Isso fez com que conseguíssemos enfrentar o momento de crise no setor têxtil nacional, que vem desacelerando em virtude do grande número de produtos importados, e aumentamos em sete vezes a nossa produção”, afirmou.

A empresa pertence ao grupo Covolan, para o qual destina 100% de sua produção mensal. Os fios, tecidos e confecções abastecem o mercado interno e também são exportados para os mercados latino-americano e europeu. “Quando começamos, tínhamos apenas 36 funcionários na empresa e hoje atingimos a marca de 380 profissionais. Apesar do alto grau de automoção, conseguimos ofertar ainda mais vagas de emprego, contribuindo com a geração de emprego e renda na região”, declarou o diretor.

Araripina sediará Encontro de Blogueiros nos dias 27 e 28 de junho

O Sertão do Araripe de Pernambuco vai sediar seu primeiro encontro de blogueiros. Nos dias 27 e 28 de junho, o ponto de parada será a cidade de Araripina, situada na divisa entre os estados de Pernambuco, Ceará e Piauí, uma das mais importantes cidades do Polo Gesseiro pernambucano, com população estima em 80 mil habitantes. O evento acontecerá na Câmara de Vereadores de Araripina, com organização do blogueiro Renato Araújo, do Blog Visão do Araripe (visaodoararipe.blogspot.com.br). 

A Associação dos Blogueiros de Pernambuco já recebeu o convite para marcar presença e, na sexta-feira, 27 de junho, haverá uma recepção para os diretores da ABLOGPE e no sábado (28), a partir das 9 horas da manhã, no plenário da Câmara de Vereadores, blogueiros, facebooqueiros, editores de sites e portais da Região do Araripe vão estar reunidos pela primeira vez para debater assuntos relativos ao setor.

Fonte: ABlogPE

Copa: Governo de Pernambuco decreta ponto facultativo integral nos dias 20, 23 e 26 de junho


O Governo do Estado publicou na edição do Diário Oficial desta quarta-feira (28), decreto que estabelece os dias em que será adotado ponto facultativo integral durante os jogos da Copa do Mundo na Arena Pernambuco. O decreto é válido para os servidores estaduais das repartições públicas e entidades da administração direta e indireta localizadas na Região Metropolitana do Recife, com exceção para os serviços cujo funcionamento seja indispensável a juízo do chefe de cada órgão.

Ainda de acordo com o decreto, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o expediente nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta estadual acompanhará o que for decretado pelo Governo Federal em relação às repartições públicas federais.

No dia 20 de junho (sexta-feira), às 13h, jogarão na Arena Pernambuco as seleções da Itália e da Costa Rica. Já em 23 de junho (segunda-feira), às 17h, acontecerá o jogo México contra a Croácia. E no dia 26 de junho (quinta-feira), às 13h, Estados Unidos e Alemanha.

Assessoria de Imprensa da Casa Civil de Pernambuco

Frente Popular interpela prefeito de Camocim de São Félix na Justiça

Advogado Carlos Neves Filho (Foto: Wagner Ramos)
Uilson de Teté, do PTB, terá que explicar suposta tentativa de cooptação

A Frente Popular de Pernambuco tem mostrado que não deixará os ataques dos adversários sem respostas. Na terça-feira (27), o setor jurídico do PSB interpelou junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o prefeito de Camocim de São Félix, Uilson de Teté (PTB), para que ele explique acusações feitas contra seus candidatos e o Governo Estadual. O petebista afirmou ter sido procurado por um funcionário da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), afirmando que a cidade receberia recursos para a promoção do São João de sua cidade, se aderisse à chapa socialista.

O pré-candidato socialista ao Governo, Paulo Câmara, informou que deu total liberdade à coordenação jurídica da Frente Popular de Pernambuco para ingressar com ações na Justiça Eleitoral contra inverdades propagadas pelos adversários. "Não vamos deixar sem respostas as declarações irresponsáveis que coloquem em dúvida a minha conduta e da Frente Popular. Nós atuamos de forma limpa e transparente. Eles terão que provar o que estão dizendo", declarou.

No início de maio, o jurídico de Câmara também interpelou no TRE os prefeitos Izaías Régis (Garanhuns), Jorge de Melo (Iati) e Felipe Porto (Canhotinho-DEM), que também afirmaram em eventos da chapa petebista terem sido procurados por pessoas ligadas ao Governo Estadual, oferecendo benefícios em troca de apoio. O senador Armando Monteiro (PTB) e o deputado federal João Paulo (PT), também foram acionados, desta vez, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O petebista, inclusive, já foi notificado para que explique as acusações, na mesma linha.

Jatobá: Povoado Santa Rita recebe comitiva do prefeito Robson Leandro para almoço na chácara de seu Nadinho


Povoado Santa Rita - Jatobá - PE
Fotos: Assis Ramalho

Robson Leandro (prefeito de Jatobá) e Lula Cabeleira (prefeito de Delmiro Gouveia) em foto com os proprietários da Chácara - D. Madalena, Sandra do Hospital e seu Nadinho

Neste sábado passado, 24/05/ tivemos o prazer de conhecer o Povoado Santa Rita, distrito da cidade de Jatobá, Sertão de Itaparica. Na ocasião, a convite, acompanhamos a comitiva do prefeito de Jatobá, Robson Leandro, para um almoço na chácara e residência de seu Nadinho e dona Marlene, casal maravilhoso que  recepcionou a todos os presentes com uma deliciosa buchada, acompanhada de carne de bode, e bebidas. Também acompanhou a comitiva, o prefeito de Delmiro Gouveia, Lula Cabeleira, junto com o seu Secretário de Administração, Guarabira.

A convite do amigo Robson, Lula Cabeleira esteve em Jatobá, onde prestigiou a solenidade de entrega de Ambulâncias a comunidade jatobaense, em evento realizado na manhã de sábado, no centro da cidade.

Bom de papo, entre um gole e outro de cerveja, e em momentos de descontração, Lula Cabeleira contou vários causos, e várias histórias da sua longa e vitoriosa carreira política.

Em 1996, Cabeleira concorreu pela primeira vez a prefeitura de Delmiro Gouveia, e se elegeu. Voltou a ganhar em 2000, 2008 e 2012, se tornando um dos políticos mais influentes do Estado de Alagoas.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Para ver mais fotos do almoço na Chácara  de seu Nadinho e dona Madalena, clique>Comitiva de Robson Leandro em almoço na Chácara Santa Rita

Notícias relacionadas(clique para ler)
>Jatobá: Prefeito Robson Leandro entrega ambulâncias ao município e profere duras críticas à oposição
>Jatobá: Bar e Restaurante Mari-Sol, um local apropriado para quem gosta de apreciar a natureza
>Jatobá-PE: Bar do Popó e Dora é atração na Volta do Moxotó
>Jatobá: Em Itaparica, o Bar da Tia Nair é o ponto de encontro dos amigos
>Jatobá: Carismático e querido por todos, Jair do Picolé é o rei da simpatia em Itaparica

Crédito: Blog de Assis Ramalho

Gustavo Caribé (PSB), prefeito de Belém de São Francisco, é entrevistado por Assis Ramalho e faz balanço do seu governo

Gustavo Caribé, prefeito de Belém de São Francisco,
 em entrevista a Assis Ramalho - Foto: Lúcia Xavier

Na sexta-feira passada (23), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e as prefeituras de Petrolândia, Jatobá, Floresta, Belém de São Francisco, Tacaratu e Itacuruba assinaram, em evento realizado na Câmara Municipal de Petrolândia, o “Pacto dos Municípios pela Segurança Pública”. A mobilização é uma iniciativa do MPPE que já conta a adesão de municípios em todo o Estado, e propõe que todas as autoridades e sociedade civil unam forças e empreendam esforços na busca pela diminuição da violência. Na oportunidade, a reportagem do Blog de Assis Ramalho entrevistou Gustavo Caribé (PSB), prefeito de Belém de São Francisco.

Pertencente à 4ª geração de prefeitos da família Caribé, Gustavo candidatou a vereador de Belém do São Francisco em 2004 e conquistou o 1º lugar na coligação e 2º lugar no geral, com 663 votos. Na Câmara Municipal Gustavo foi líder da oposição e marcou sua passagem no Legislativo

Em 2008, Gustavo Caribé candidatou-se a prefeito e obteve o total de 6.522 votos, eleito como um dos mais jovens prefeitos do país e o mais votado na história de Belém do São Francisco. Quatro anos depois, nas eleições de 2012, foi reeleito, tornando-se o primeiro prefeito do município com dois mandatos consecutivos.

Na entrevista concedida ao Blog de Assis Ramalho, com exclusividde, Gustavo Caribé fala sobre o "Pacto pela Segurança Pública dos Municípios", programa do MPPE, e faz avaliação dos trabalhos do seu governo no município de Belém de São Francisco.

Acompanhe abaixo a entrevista, na íntegra.

Assis Ramalho: Gostaria que o prefeito avaliasse o encontro de hoje, aqui em Petrolândia, no qual prefeitos do Sertão de Itaparica assinaram o Pacto pela segurança dos municípios com o MPPE.

Gustavo Caribé: A avaliação que eu faço é muito positiva, porque a partir do momento em que o Ministério Público toma a iniciativa de procurar outros órgãos públicos para se unir contra a violência no Estado de Pernambuco, é louvável e nos deixa bem mais tranquilos. E através destes diálogos, como aconteceu hoje, a gente vai conseguindo afinar essas conversas e, com certeza, o resultado de tudo isso vai ser o melhor para toda a comunidade. Então, é um ato que deve ser realmente admirado, de Dr. Fenelon, quando ele procura os municípios e coloca o Ministério Público à disposição dos municípios, das Câmaras, enfim, dos órgãos públicos, como eu já disse, para que a gente, juntos, possamos combater a violência e trazer mais tranquilidade para a nossa região.

Assis Ramalho: A partir do momento em que vocês, prefeitos que estiveram hoje aqui em Petrolândia, assinaram esse termo, a responsabilidade de vocês aumentou ainda mais com respeito à segurança publica de cada município?

Gustavo Caribé: Eu não quero acreditar que a responsabilidade aumentou. Eu quero acreditar que o efeito da nossa ação, agora, vai ter mais força, porque quando você luta só é difícil. Mas quando há uma união dos poderes, para que se lute contra um determinado mal, é mais fácil a gente vencer. Então, eu saio daqui muito tranquilo e feliz em saber que a gente vai estar trabalhando juntos e unindo essa força contra esse mal (da violência) que tem tentado diminuir o brilho da nossa região. E eu saio daqui com a esperança de que esse trabalho vai dar certo.

Blog: Gostaria que o prefeito fizesse um resumo da gestão de seu governo em Belém de São Francisco. O que tem feito e o que está por fazer?

Gustavo Caribé: Nós temos dedicado o nosso tempo integralmente ao município de Belém de São Francisco e temos conseguido diversas ações de obras importantes. Algumas já foram inauguradas, outras estão em execução, outras estão em licitação, e outras com ordens de serviços dadas. Então, nós temos conseguido contemplar todo o município de Belém de São Francisco. Quando eu falo isso eu quero dizer que nós temos obras e ações nos dois distritos e nos três povoados que nós temos em nossa cidade. Em toda a zona rural do município nós temos obras. Nós temos a nossa marca na zona rural, nas ilhas nós também temos as nossas ações. Agora mesmo, distribuímos 50 kits de irrigação aos ribeirinhos e estaremos distribuindo mais 30, a partir do mês que vem. Também estamos finalizando a requalificação e revitalização da Orla da cidade. Estamos finalizando a construção da urbanização do pátio da feira, onde a gente vai poder tirar a feira livre do centro da cidade e poder acomodar a feira em um local bem mais confortável e mais apropriado para receber os feirantes, assim como os consumidores. Nós vamos pavimentar toda a periferia do município, esse ano, onde já temos licitado um milhão e cinquenta mil reais de pavimentação. Através do FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal), estaremos licitando mais R$ 950 mil, todo para pavimentação. Também através de uma emenda do deputado federal Fernando Filho, estaremos pavimentando todo o distrito de Ibó e Riacho Pequeno. Estamos finalizando a construção de mais uma quadra (poliesportiva) coberta no município. Estamos avançando na obra de construção de uma creche no nosso município. Estamos construindo um Posto de Saúde em um bairo do município. Estamos recuperando e ampliando mais dois Postos de Saúde, sendo um no Riacho Pequeno e o outro no distrito do Ibó. Enfim, nós temos ações em todos os sentidos, em todas as localidades do município.

Assis Ramalho: E em relação às eleições deste ano, o prefeito já fechou apoio às candidaturas para deputado estadual, federal, senador, governador?

Gustavo Caribé: Com certeza, Assis. A gente já tem declarado o apoio à candidatura de Paulo Câmara (para governo do Estado), porque a gente acredita que quando Eduardo Campos escolheu o seu nome, ouvindo todo o grupo, Paulo Câmara foi o nome que teve uma aceitação de todos. Paulo Câmara trabalhou com Eduardo Campos durante quase oito anos, quando ele foi governador. Então, ele é uma pessoa capacitada para assumir o cargo. E eu quero dizer que eu confio muito no ex-governador Eduardo Campos. Acredito que ele ainda vai crescer muito nessa campanha (à presidência da República), e eu tenho plena certeza de que ele será o presidente eleito do Brasil. Também eu voto com Fernando Bezerra (para o Senado), porque eu penso que o maior representante da nossa região está na pessoa de Fernando Bezerra, e ele conta com o meu total apoio. Apoio Fernando Filho para deputado federal e Augusto César para deputado estadual.

Assis Ramalho: O prefeito está pronto e com energia para enfrentar os desafios dos quase três anos que ainda restam do mandato na prefeitura de Belém de São Francisco?

Gustavo Caribé: Assis, a gente está pronto e com toda a vontade e coragem como se estivéssemos iniciando hoje esse mandato. A gente tem gás e coragem de trabalhar por mais uns dez anos, se quiserem ampliar os mandatos. A gente tem saúde, graças a Deus, e com certeza só quem vai ganhar com isso é o povo, porque os resultados a gente está mostrando. Este é o nosso segundo mandato. Eu fui o primeiro prefeito da história de Belém de São Francisco a ser reeleito. E isso é sinal de que o povo aprovou um trabalho bem feito. É sinal de que a gente pôde devolver ao povo a expectativa que ele tinha, quando votaram na gente nas eleições de 2008 e voltaram a votar na gente também em 2012. E estamos aí para cumprir com a expectativa de toda a população de Belém de São Francisco

Agradecemos ao prefeito pela atenção com a nossa reportagem.

Gustavo Caribé: Eu é que agradeço a você, Assis, e quero dizer que sempre estou às ordens para poder trazer a notícia de Belém de São Francisco, mostrando as nossas realizações. Um abraço.

Notícias relacionadas:
>Petrolândia sedia solenidade do MPPE para adesão do Sertão de Itaparica ao 'Pacto dos Municípios pela Segurança Pública'
>Prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba confirma possibilidade de aumento de 100% para secretariado.
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Armando aprova emissão eletrônica da Carteira de Trabalho

Foto: Ana Luiza Sousa/divulgação

Brasília – A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira (28), por unanimidade, o relatório do senador Armando Monteiro (PTB-PE) favorável ao projeto de lei que permite a emissão eletrônica da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O projeto apresenta benefícios importantes para os trabalhadores.

De acordo com Armando, a emissão eletrônica permite maior segurança na identificação dos trabalhadores, com a melhora nos indicadores de cidadania, além de reduzir custos aos empregadores e segurança nas relações contratuais.

“É uma alternativa válida de legislação para estimular o avanço nas discussões em torno da utilização da informática no processo de modernização das relações de trabalho no Brasil”, destacou Armando Monteiro.

Assessoria de Imprensa do Senador Armando Monteiro
Foto: Ana Luiza Sousa/Divulgação

Petrolândia: Mayara Sandes, aniversariante do dia, recebe os parabéns no Blog de Assis Ramalho

Mayara Sandes, aniversariante desta quarta-feira, 28 de maio

Nossa amiga Elizabete Ferraz envia recado, acompanhado de mensagem carinhosa para a aniversariante do dia: "Hoje os parabéns vão para Mayara Sandes!"

"Mayara,
Hoje o despontar do sol traz um brilho diferente, mas cintilante, mas perfumado, pois é, até a natureza resolveu modificar-se para agraciar este dia.
Desejamos a vc muita paz, saúde e sucesso. Que vc possa atingir todas as metas em busca de alcançar a realização de todos os sonhos que venham fazer dos seus dias os mais completos possíveis.
Neste dia que é todo seu, os nossos sorrisos se voltam a sua face e os nossos votos são de muita felicidade, não apenas hoje, mas sempre!
Feliz Aniversário! Que Jesus te cubra de bênçãos e que a luz do amor, da sabedoria e da gratidão te acompanhem todos os dias da sua vida.
Você traduz um imenso amor dentro de cada um de nós! Que bom poder compartilhar com vc deste dia! Felicidades....
<3 Amamos vc! Bjos!
Com carinho: Renatinho, Elizabete, Lourdes, Minininha, João, Gabriela e Ítalo."

Elizabete Ferraz para Blog de Assis Ramalho

Floresta: Coordenadoria de Juventude e Companhia Caroá abrem nova temporada de cineclube


Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Floresta

Recife sedia #BlogDay neste final de semana


Neste final de semana, a capital pernambucana estará reunindo blogueiros da região metropolitana e do interior do Estado. A 2ª Edição do Blog Day contará com a participação de blogueiros de sucesso. 
Mas nem de debates se faz o #BlogDay. A programação inclui várias atividades para que os participantes interajam e até mesmo criem conteúdo com outros blogueiros. 

O vice-presidente da ABlogPE, Lúcio Cabral, e o diretor-executivo, Cláudio André, já confirmaram presença no evento, que começará a partir das 13h deste sábado, 31/05. 

Mais informações e inscrição: http://www.blogday.com.br/recife/ 

Fonte: ABlogPE

Petrolândia: Aldo Silva & Banda é Só Desejjo



O cantor Aldo Silva divulgou a imagem da capa do novo CD, que já está à venda na Banca de Revistas LUMIAR, em frente ao Mercado Público de Petrolândia.

Contatos:
(87) 999-38355
(87) 9901-2068
(87) 9959-3052
(87) 9194-2231
Contato: aldosilvabandasodesejjo@hotmail.com
Para escutar músicas no Palco MP3: http://palcomp3.com/aldosilvaebandasodesejjo/

Trecho de apresentação (vídeo)


Fonte: Facebook Aldo Silva e Renata Héli

Petrolândia: Convite para aula inaugural do Curso de Aplicador de Revestimento Cerâmico nesta quarta-feira (28)



CONVITE

O Prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, em nome da Prefeitura Municipal de Petrolândia, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e do SENAI, convida os alunos e o público em geral para assistir à Aula Inaugural do Curso de Aplicador de Revestimento Cerâmico, a ser realizada nesta quarta-feira (28), às 19h00, no Centro Cultural, situado na Praça dos Três Poderes.

Atenciosamente

Lourival Simões
Prefeito

Fernando Bezerra Coelho defende criação da Universidade Federal do Sertão

Foto: Roberto Pereira

O pré-candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (PSB), defende a criação da Universidade Federal do Sertão, uma escola de ensino superior e pós graduação com capacidade de abranger o território que está fora do alcance da Universidade do São Francisco (Univasf). Fernando explica que o novo campus iria beneficiar milhares de jovens dos sertões do Moxotó, Pajeú, Araripe e Central, regiões que ainda enfrentam problemas com a formação profissional. A grade de cursos para esta nova fronteira do ensino, diz, seria definida após estudos de viabilidade técnica e debates com a sociedade organizada, envolvendo gestores públicos, organizações não governamentais, educadores e estudantes.

“Precisamos investir em educação, qualificando melhor os nossos jovens para as oportunidades que estão surgindo no Sertão do Nordeste. Vamos levar esta proposta ao futuro presidente da República, Eduardo Campos”, disse Fernando. Ele lembrou ainda que a infraestrutura é outro desafio para os sertanejos. “Precisamos investir em estradas, por um lado, e por outro acelerar a obra do Ramal do Entremontes, que irá resolver o problema da água no Sertão Central e no Sertão do Araripe, abrindo outra perspectiva para a agricultura irrigada”.

Assessoria de Imprensa de Fernando Bezerra Coelho
Foto: Roberto Pereira

Petrolândia: II Exposição de artes plásticas de Joane Barboza é adiada para os dias 6 e 7 de junho

Joane Barboza (à direita) e seus pais (Foto: Assis Ramalho)

A II Exposição de obras da artista plástica Joane Barboza, anunciada inicialmente para o próximo sábado (31) foi adiada para os dias 06 e 07 de junho, sexta e sábado da próxima semana, na Câmara Municipal de Petrolândia.

Notícia relacionada:

Redação Blog de Assis Ramalho
Informações: Facebook Joane Barboza.com

Campanha deve coletar resíduos eletrônicos para a correta destinação e o reaproveitamento


A campanha “Eletro coletivo – nem tudo é lixo” quer coletar resíduos sólidos eletrônicos para destiná-los corretamente ou para o reaproveitamento. Organizada pelo governo federal, Exército e organizações como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a campanha terá início na Semana do Meio Ambiente, de 2 a 6 junho.

São considerados resíduos eletrônicos computador, periférico, MP3 player, calculadora, agenda eletrônica, câmera fotográfica, televisor, CD, DVD, HD’s internos e externos, vídeo-cassete, DVD player, aparelho de som, controle remoto, forno microondas, secador de cabelo, prancha de cabelo, telefone, celular, bateria, pilha e cabo de força.

Todo o “lixo” coletado pela campanha vai para a Organização da Sociedade de Interesse Público (OSCIP) - Programando o Futuro, na unidade de Valparaíso de Goiás (GO). A OSCIP será responsável por reaproveitar os resíduos ou descartar de maneira correta, sem degredação ao meio ambiente. Esses resíduos serão recolhidos em coletores especiais distribuídos pelos institutos que participam da campanha.

Petrolândia: EREM Mª Cavalcanti Nunes promove projeto 'Meio Ambiente: Todo dia é dia, toda hora é hora' nos dias 28, 29 e 30 de maio


Teve início nesta quarta-feira (28) e vai até sexta-feira (30) a apresentação do Projeto "Meio Ambiente: Todo dia é dia, toda hora é hora", na EREM Maria Cavalcanti Nunes em Petrolândia. 

Confira a programação completa do evento:

Fonte: EREM Mª Cavalcanti Nunes

Petrolândia: Convite da Secretaria de Saúde para apresentação de relatório de ações nesta quinta-feira (29)



CONVITE



A Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, convida a população para comparecer à Câmara Municipal de Vereadores nesta quinta-feira (29), às 9 horas da manhã, para apresentação do Relatório do 1º Quadrimestre de 2014.

Sua presença é muito importante. Compareça!

Secretaria de Saúde de Petrolândia

Pnuma e FAO lançam guia para evitar desperdício global de alimentos


O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e a Organização para Agricultura e Alimentação (FAO) lançaram um guia para evitar o desperdício global de comida. O documento vai servir de orientação para que governos estaduais e municipais, empresas e sociedade civil implementem programas eficazes para evitar que os alimentos acabem no lixo.

Segundo a ONU, 840 milhões de pessoas passam fome diariamente no mundo inteiro. Alcançar a segurança alimentar vai muito além de simplesmente aumentar a produção de comida. Para atingir esse objetivo, o Pnuma e a FAO afirmam que são necessários melhores sistemas de alimentos e um consumo e uma produção sustentáveis.

O diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, afirmou que o desperdício tem um impacto econômico e ambiental direto que acaba com a base de recursos naturais do país. As perdas e o desperdício de alimentos chegam a US$ 680 bilhões nos países desenvolvidos e US$ 310 bilhões nas nações em desenvolvimento

O guia chamado Think.Eat.Save versão 1.0 dá aos participantes a oportunidade de mapear e medir o desperdício de alimentos, como também desenvolver políticas e medidas nacionais e regionais.

Termina nesta sexta (28) prazo para entrega de projetos de combate à desertificação e de convivência com o semiárido


Termina na próxima sexta-feira, 30 de maio, o prazo para apresentação de propostas ao edital do Banco do Nordeste destinado a projetos de pesquisa e difusão de tecnologias, voltados para o combate à desertificação ou para a convivência com o semiárido.

As propostas devem ser apresentadas por meio do Sistema de Gerenciamento de Convênios. Para acessá-lo, os interessados devem ter solicitado senha até o último dia 16, no endereço https://www.bnb.gov.br/fundeci

Ao todo, estão sendo disponibilizados R$ 3 milhões em recursos não reembolsáveis, oriundos do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci). A divulgação da pré-seleção ocorrerá no dia 31 de julho.

Os temas e linhas de pesquisa do edital contribuem para o desenvolvimento do semiárido brasileiro e para a mitigação de riscos de operações de crédito realizadas nessa região prioritária para as aplicações do Banco.

Jatobá: Prefeito Robson Leandro entrega ambulâncias ao município e profere duras críticas à oposição




No sábado passado (24), o prefeito do município de Jatobá, no Sertão de Pernambuco, Robson Leandro (PT), entregou oficialmente ao serviço da população quatro novos veículos para a renovação da frota da Secretaria de Saúde, sendo três ambulâncias e um veículo Fiat Uno, adquiridos com recursos próprios da Prefeitura. Os veículos são equipados com ar condicionado.

Entre as autoridades presentes à cerimônia, estavam o ex-prefeito de Petrolândia, Dr. José Dantas de Lima, o prefeito de Delmiro Gouveia Lula Cabeleira, vereadores Paulo Daltro e Eraldo. Chefe de Gabinete Givonaldo Sandes, Assessor de Gabinete Jackson Barbosa, Secretário de AdministraçãoTácito Leite, Secretário de Saúde Arnaldo, Secretária de Assistência Social Mônica, Secretário de Infrainstrutura Ivan Tolentino, o Administrador do Distrito Volta do Moxotó Catê, a Primeira Dama do município Rayana Victória e Napoleão Leandro, pai do prefeito Robson Leandro.

Fazendo uso da palavra, o vereador Paulo Daltro parabenizou o prefeito Robson Leandro pela entrega das ambulâncias e lamentou a ausência de colegas vereadores da oposição, que não compareceram ao ato. Paulo Daltro disse ter certeza de que muitas obras ainda serão realizadas no governo de Robson.

O ex-prefeito de Petrolândia, Dr. José Dantas de Lima, presidente da Seccional da OAB em Petrolândia, disse ser uma satisfação testemunhar aquela ação pública na administração do governo de Robson.

"Talvez nem todas as pessoas aqui presentes saibam, mas eu fui administrador de Jatobá, quando eu era prefeito de Petrolândia. Na época, Jatobá ainda era distrito e Napoleão Leandro, pai do atual prefeito Robson, era o administrador desta vila, onde fez um bom trabalho. E hoje eu me sinto honrado em ver o seu filho administrando o município. Então, eu gostaria de parabenizar o povo de Jatobá e dizer que essa ação vem realmente ao encontro dos anseios da comunidade, porque a saúde pública no Brasil é algo que preocupa a todos. E hoje a gente vê que não é o caso de Jatobá. Isso porque Robson tem-se preocupado, e hoje realiza mais essa grande ação, fazendo a entrega de três ambulâncias à população", disse José Dantas.

Jackson Barbosa, Chefe de Gabinete da Prefeitura, disse que não "caiu de para-quedas" no município de Jatobá, onde teria chegado em 1988.

"Eu conheço Jatobá desde quando a terra ainda era batida e o esgoto passava pelas ruas. Mas, aos poucos, a gente está progredindo aos olhos dos nossos adversários. Agora, eu peço à oposição que divulgue o mais rápido possível que chegaram três ambulâncias em Jatobá, e que vocês também vão ser beneficiados com isso. E eu quero dizer que, desde que a gente assumiu a pasta de convênios e contratos, que não perdemos nenhum convênio. É verdade que passamos alguns tempos para organizar a casa, mas foi porque herdamos da administração anterior. Mas, eu não quero aqui falar dos defeitos deles, como eles fazem em redes sociais. E que Deus abençoe a vocês, opositores, e que fiquem sentados vendo a gente crescer, porque agora é a nossa vez", disse Jackson Barbosa.

Por sua vez, o prefeito Robson Leandro destacou a importância da entrega dos veículos à população e fez duras críticas aos seus opositores que, segundo ele, se utilizam das redes sociais e da Tribuna da Câmara para fazer críticas nem sempre justas.

"Esse é um momento que nós temos para comemorar. Mas a oposição desta cidade, se é que ela tem valor, está no hora de baixar a cabeça ou, pelo menos, começar a reconhecer que o prefeito da transformação não faz como eles falam, e sim faz e entrega ambulâncias, assim como nós estamos fazendo agora. Com todo o respeito aos ex-prefeitos do município, mas, hoje em dia, é muito difícil os gestores conseguirem realizar um evento como esse, onde se entrega ambulâncias com recursos próprios. Nós, enquanto prefeito, vamos fazer questão de destinar recursos para a saúde, de destinar recursos para o povo carente."

Robson Leandro diz que fez questão de entregar a população Ambulâncias com ar condicionado para os motoristas e pacientes.

"Eu gostaria de frisar que eu gosto de caprichar em tudo aquilo que eu faço. Se eu faço as coisas caprichadas para mim, eu também tenho que fazer as coisas caprichadas para o povo de Jatobá. Quando eu tive a ideia de adquirir essas ambulâncias, eu pensei simplesmente em um episódio que aconteceu comigo na cidade do Recife. Eu estava entrando na cidade, para mais uma missão da prefeitura, e vi a (avenida) Abdias de Carvalho com um engarrafamento quilométrico. E, passando pelas ambulâncias no meu carro, que tem ar condicionado, eu comecei a contemplar a agonia dos motoristas das ambulâncias das cidades do Interior, todos suados em um calor infernal, e eu pensei: 'Mas eles, os motoristas, ainda estão bem, porque quem deve estar ruim é o paciente, que está atrás, entre a vida e a morte, em um calor infernal e sem saber para onde vai'. Então, eu caprichei, e disse que essas ambulâncias teriam que vir com ar condicionado para os motoristas e para os pacientes."

Bateu, Levou! Prefeito Robson Leandro rebate críticas da oposição.

"É muito fácil ser criticado pela oposição, que entregou para mim, como se eu fosse uma pessoa que fosse morar em uma casa com o telhado depredado, instalação elétrica ruim, sem pintura e sem água. Essa mesma oposição que hoje cobra ação do governo, tem que se responsabilizar pelas mazelas que foram passadas para mim, no ano de 2013. E esse mesmo povo impaciente, deveria se cobrar mais, porque eles não fizeram no seu governo e agora querem que eu faça, como um mágico, tudo aquilo que eles desejam para o município de Jatobá. Eu fui eleito prefeito e não um mágico deste município. E para acabar com tudo aquilo que ficou de herdado de ruim, tem que haver uma demanda de tempo. Todos os prefeitos precisam de tempo para organizar as contas e a casa. E isso eu estou fazendo. Honrarei dia a dia o mandato que foi conferido a mim, porque eu sei que o povo de Jatobá, cansado da apatia de um governo que passou, apostou definitivamente na juventude de quem sabe fazer o melhor para esse município."

O prefeito faz mais críticas à oposição e diz que vai municipalizar o Hospital de Itaparica, coisa que, segundo ele, o prefeito que o antecedeu não teve coragem de fazer

"Essa história de que tem gente falando mal de mim debaixo de barraca de feira, às vezes sentado em um bar, às vezes debaixo de uma árvore, eu abomino de uma vez por todas. E gostaria que aquele que tivesse a coragem de me criticar, que tivesse a mesma coragem que eu tenho que é de, às vezes, encontrar um amigo no caminho errado e chegar para ele e dizer: 'Amigo, venha cá. Você está fazendo alguma coisa de errado e eu tenho uma sugestão a dar'. Mas os covardes deste município ficam falando mal de mim nas esquinas, porque não têm coragem de falar de frente. É muito fácil para um vereador 'pequeno' chegar e me detonar em uma tribuna. A vitória que o povo de Jatobá me deu, de 1.200 votos de diferença, é a representação democrática e a prova de que o povo cansou daquele governo de apatia, daquele governo emergencialista, que acreditava que real no bolso comprava a dignidade e a honradez do povo de Jatobá. Esse povo que acreditou em Robson Leandro em 2012 vai agradecer e reconhecer em 2016. Eu soube que eu fui questionado na tribuna sobre o Hospital, dizendo que a saúde vai mal. Mas, a saúde ia mal no governo do ex-prefeito, no governo sem ideologia, no governo relaxado. Hoje nós temos 16 médicos especialistas, nós temos ambulâncias novas, nós temos medicamentos e no meu governo não vai acontecer o que aconteceu no governo deles. O meu secretário de Administração, que então era outro, que hoje é vereador, quando a sua mãe passou mal, ele saiu à procura de dipirona pra comprar, porque o gestor dele não tinha a dignidade de colocar medicamento no hospital. Eu gostaria que esses adversários, que se aproveitam em momentos na tribuna, que se aproveitam dos Facebooks, que eles tivessem a coragem de falar nos meus olhos aquilo que eles pensam. Mas eles não têm. É muito fácil um desqualificado pegar um Facebook e denegrir a minha imagem, falar de um homem de bem como eu, que só tem boas intenções. Pra falar de mim tem que ter a mesma história que eu tenho. Pra falar de mim tem que ter a mesma conduta. Pra falar de mim tem que ter a mesma moral. Na hora em que eu encontrar um homem desse na minha frente, eu refletirei, e reconhecerei que estarei errado, e seguirei novos rumos. Mas, enquanto esses homens se utilizarem de tribunas na Câmara de vereadores, de Facebook ou de jornaizinhos, esses homens têm que ser declaradamente abolidos da política de Jatobá, porque não querem ver o bem deste município. Nós estamos crescendo e eu espero que o povo de Jatobá se conscientize de que eu não sou prefeito das palavras. Eu sou prefeito das ações e vamos pavimentar várias ruas e avenidas da cidade, e estamos a caminho de municipalizar o Hospital de Itaparica. Por que isso está acontecendo agora? Por que o prefeito que passou neste município não teve a coragem que eu tenho de assumir e municipalizar o Hospital. E se eu tive coragem de enfrentar ele e esse grupo pequeno, quanto mais de assumir um Hospital que eu sei que vai fazer bem ao povo de Jatobá. Eu vou assumir o Acampamento de Itaparica porque ele se acovardou e, com esse novo Hospital, eu espero definitivamente marcar um novo período, entregando um Hospital de qualidade, para servir às pessoas mais carentes".

Robson Leandro finaliza as suas palavra pedindo o apoio e a confiança do povo no seu governo, e diz que não ser uma máquina e que não pode ser 100%

"Eu não posso fazer os 100%, porque eu também sou um ser humano e tenho defeitos. Às vezes, as pessoas chegam me cobrando coisas, como se eu fosse uma máquina, e infelizmente eu não sou. Emprego? Emprego é um problema no país inteiro. As pessoas pensam que Jatobá é um polo industrial, e acham que a prefeitura pode empregar todo mundo, mas infelizmente eu não posso. Enfim, eu gostaria de pedir que todos vocês comemorem e levem na mente de vocês que o recado está dado a todos aquele que falam de mim, e que não tem outro assunto para falar. E gostaria que vocês apostem e continuem acreditando neste prefeito que aqui está. Eu tenho a melhor das intenções, estou convicto do meu trabalho e sei que não é fácil, e a maioria também sabe que não é fácil a gente administrar um município endividado como eu peguei. Mas eu estou pronto para administrar o município em 2014, em 2015 e em 2016, e para caminhar em 2017, 2018 e 2019, para cada dia honrar a missão que vocês me deram."

Para ver mais fotos>Prefeitura de Jatobá realiza entrega de ambulâncias

 
Robson Leandro, prefeito de Jatobá, e Lula Cabeleira,
prefeito de Delmiro Gouveia-AL
 

Redação Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

MPPE: Escolas de Bodocó devem atentar para atos de indisciplina e bullying


Com a finalidade de sanar as práticas frequentes de indisciplina nas dependências da escola e o bullying, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendações aos profissionais da área da educação, professores, diretores e responsáveis por estabelecimentos de ensino pertencentes à rede pública estadual e municipal de Bodocó (Sertão do Araripe), que terão 60 dias para se adequarem. Segundo a Promotoria de Justiça, no último dia 14, foi realizada reunião com a Gerência Regional de Educação (GRE) e diretores de Escolas Públicas, que estabeleceu, dentre outras providências, a elaboração do ajustamento a ser seguido pelas escolas nas hipóteses de ocorrência de ato infracional praticado no interior delas.

De acordo com o promotor de Justiça Almir Oliveira de Amorim Júnior, que elaborou as recomendações, os profissionais de educação, ao tentarem coibir as práticas de indisciplina, têm adotado medidas que contrariam o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); e recomenda que o ato infracional praticado por adolescente entre 12 a 18 anos na escola seja analisado pela direção para ser encaminhado, em casos mais graves, à autoridade policial e, caso o fato seja comprovado é imprescindível a instauração de processo contra o adolescente, visando à aplicação de medida socioeducativa. Se o ato for praticado por criança menor de 12 anos, deve ser encaminhado ao Conselho Tutelar, como dispõe o ECA.

Em relação ao bullying, o MPPE recomendou que as escolas orientem os alunos sobre seus direitos e deveres, e promova debates para discutir o tema. Os professores deverão, ainda, ser capacitados para lidar com a problemática, para que possam atuar, caso necessário. Cada unidade escolar terá que enviar à Promotoria de Justiça relatório sobre as situações de violência ocorridas, as providências tomadas e as ações que pretendem tomar para implementar uma cultura de paz no ambiente da escola.