sábado, 25 de julho de 2015

Petrolândia; Maria do Carmo conta sua história de 103 anos, completados hoje, em reportagem que será postada neste domingo (26)


Neste sábado (25), dona Maria do Carmo comemorou seu aniversário de 103 anos, com muita lucidez e sabedoria.

Ela nasceu no dia 25 de julho de 1912 na Fazenda Nunes, zona rural do município de Tacaratu (PE). Residente em Petrolândia desde 1956, ela foi costureira e uma das parteiras mais requisitadas da cidade, realizando partos dos quais nasceram, também, grandes amizades.

Mãe de 5 filhos, 19 netos e 18 bisnetos, dona Maria do Carmo é dona de uma lucidez invejável.

Na manhã de hoje, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia, dona Maria do Carmo mostrou todo o seu entusiasmo pela vida, afirmando que chegou aos abençoados 103 anos de vida com muita disposição, coragem e vontade de viver.

A entrevista na íntegra vai ser postada neste blog neste domingo (26), e irá ao ar na manhã de segunda-feira (27) no programa ''Acordando com as Notícias'', transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Governo entrega obras e anuncia novas ações para Bom Conselho


A visita do governador Paulo Câmara ao município de Bom Conselho, no Agreste Meridional, marcou a entrega de um conjunto de obras estruturadoras e o início de novas ações com a assinatura das ordens de serviço autorizando a construção da barragem do distrito de Logradouro dos Leões e do Abatedouro Regional de Bom Conselho. Ao lado do secretário de Agricultura, Nilton Mota, o chefe do Executivo estadual entregou 54 títulos de propriedade aos agricultores da região.

Com recursos de quase R$ 3 milhões oriundos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), executado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), também foi entregue oficialmente a pavimentação da Rua Professora Maria Cecília, inaugurada a revitalização das principais vias de acesso à cidade, do novo portal no Açude da Nação e a reforma do Centro de Atenção aos Idosos do município. O pacote ainda prevê a pavimentação de diversas ruas e a construção de um sistema de abastecimento de água no povoado de Lagoa de São José.

Abertas as contratações para agricultores familiares do ano safra 2015/2016

Agricultores de baixa renda podem contar com o microcrédito rural que permite o financiamento das atividades agropecuárias e não agropecuárias geradoras de renda

Com o início do ano safra 2015/2016, todos os bancos que operam o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) já estão aptos a iniciar as contratações de custeio e investimento para os agricultores familiares. O governo federal disponibilizou R$ 28,9 bilhões para financiar a safra, o que representa um aumento de 20 por cento ante o valor destinado na safra passada.

Passo a passo

O primeiro passo do agricultor é procurar o sindicato de trabalhadores rurais ou a empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de sua região para obter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento obrigatório.

Em seguida, o produtor deve procurar um agente financeiro que atua com o Pronaf para apresentar sua intenção de obter o financiamento. É possível também solicitar antes a visita de um técnico de Ater para elaborar um Projeto Técnico de Financiamento. Este projeto é encaminhado para análise de crédito e aprovação do agente financeiro.

Para conceder o crédito, o banco analisa também alguns requisitos como, por exemplo, se a família está em dia com as contas, se possui condições de assumir novas dívidas e se a atividade a ser desenvolvida vai gerar renda suficiente para honrar compromissos assumidos nos prazos definidos. O mesmo projeto técnico pode ser utilizado em outro banco.

Prêmio Excelência é entregue em Tupanatinga-PE neste sábado (25)

Fonte: TLN Pesquisas e Eventos

Esgoto tratado favorece agricultura e poupa água para consumo, mostra estudo


O emprego da água de esgoto tratado (efluente) na agricultura aumenta a produtividade, segundo estudo do Núcleo de Pesquisa em Geoquímica e Geofísica da Litosfera da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadores testaram, durante 15 anos, as vantagens do uso dessa água, que contém minerais e nutrientes como nitrogênio e fósforo, importantes no desenvolvimento das plantas.

Para o professor de geoquímica e ambiente da USP, Adolpho Melfi, a água usada atualmente na irrigação das lavouras pode ser substituída com segurança pelo efluente, o que pouparia água potável importante no abastecimento das cidades. “A agricultura utiliza praticamente 70% da água que poderia ser para o consumo humano”, explica ele. Atualmente, o efluente só pode ser usado na lavagem de ruas e irrigação de jardins, por não haver legislação que autorize o seu uso no campo.

O experimento feito nas cidades de Lins e Piracicaba, interior de São Paulo, mostrou que a economia no uso de fertilizantes nitrogenados chegou a 80% no plantio de capim, utilizado na alimentação do gado, durante um ano de baixa ocorrência de chuvas.

Os cientistas compararam a produtividade do capim irrigado com água comum e do irrigado com esgoto tratado. Ambos receberam a mesma quantidade de fertilizante necessário para o crescimento das plantas. O resultado foi uma produtividade de 33 toneladas de capim por hectare ao ano no caso das plantas que receberam irrigação comum, e de 39 toneladas por hectare ao ano no capim irrigado com efluente.

Tacaratu participa da fase regional dos Jogos Escolares de Pernambuco em Floresta


No período compreendido entre 12 a 17 de julho de 2015, na cidade de Floresta, houve os XXXVIII Jogos Escolares de Pernambuco (Fase Regional), onde o município de Tacaratu, mais uma vez, participou deste grandioso evento esportivo, através das Escolas Estaduais: Sérgio Magalhães e João Batista; Escolas Indígenas: Pankararu Ezequiel e Princesa Isabel; Escola Municipal: Inêz Beatriz; e Escola Particular: Educandário, todas organizadas, orientadas e com o acompanhamento do Departamento Municipal de Esportes de Tacaratu (Silvério Sertão/Júnior Barrocão e Romerson Duque), onde durante todo este período de jogos estiveram presentes, dando todo o incentivo e apoio necessário às escolas, e consequentemente aos alunos-atletas envolvidos nesta disputa.

A Escola Estadual Indígena Pankararu Ezequiel encheu de orgulho os corações de todos os tacaratuenses e de todos os que fazem o Departamento Municipal de Esportes, pois foi a Campeã Geral na modalidade de atletismo, vencendo 07 (sete) provas. Não foi diferente também a participação das outras escolas mencionadas acima, pois fizeram grandes jogos, chegando todas elas as semifinais e final, como é o exemplo da Escola Estadual Sérgio Magalhães, no Vôley de Areia (Infantil Feminino), pois só perderam de 02 pontos de diferença (22X20-semifinal). A dupla masculina perdeu ainda na 1ª Fase. Exemplo também foi a Escola Estadual João Batista, que no futebol de campo, perdeu somente na prorrogação por 01X00 (semifinal). Também não conseguiu chegar a final no futsal infantil masculino, pois perdeu na semifinal. A Escola Municipal Inêz Beatriz na modalidade de futsal mirim masculino perdeu por 02X01 (semifinal), e na competição de tênis de mesa-mirim feminino conseguiu o 2º lugar . A Pankararu Ezequiel na modalidade futsal Infantil Feminino perdeu na semifinal nos pênaltis. A equipe do mirim feminino foi até a final, mas não era ainda a nossa vez, e perdeu a partida. A Escola particular Educandário conseguiu o 3º lugar no Xadrez Mirim Masculino. 

O comportamento da Comissão que acompanhava os alunos-atletas como também deles próprios foi excelente, tanto no momento que ganhavam como também quando perdiam, onde o Departamento de Esportes sempre orienta os atletas que o que vale mais numa competição é ganhar ou perder, mas com honra, com ética, respeitando sempre o adversário, pois no final todos nós somos amigos, somos vizinhos, e a amizade que é feita no esporte, jamais se perderá de vista, pelo contrário, são amizades realmente concretas, profundas, 

O Departamento de Esportes de Tacaratu parabeniza todas as escolas, seus alunos-atletas e Comissão organizadora. Agradecemos as Escolas Municipais Maria Gomes de Oliveira, Inêz Beatriz e Claudionor Rodrigues Major por ter enviado alunos e seus professores para participarem do desfile de abertura no dia 12 de julho/2015. Não se esquecendo do verdadeiro show da banda marcial da Escola João Batista e da apresentação de alunos durante o decorrer do desfile. Agradecemos em especial a Instituição que nos acolheu (Escola Estadual Afonso Ferraz), em nome da sua gestora Jaciara, a qual, juntamente com toda sua equipe gestora, monitores, guardas, serviços gerais, etc, nos proporcionaram dias agradáveis, bem-estar, onde nos sentimos em casa. Nosso MUITO OBRIGADO!!!

Prefeitura Municipal de Tacaratu

Secretaria de Saúde de Petrolândia tem vagas para médicos e dentistas


A Secretaria de Saúde de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, anuncia que está contratando médicos e dentistas para trabalho no município.

Os interessados devem entrar em contato pelos números fixos (87) 3851-1287 e 3851-1192, ou pelo celular (87) 99957-0170.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria Municipal de Saúde

Confira os destaques das principais revistas da semana


Em troca de benefícios legais, Léo Pinheiro promete revelar, em delação premiada, o que viu, ouviu e fez nos anos em que compartilhou da intimidade do ex-presidente; Clique para ler Veja

É para ter medo?
O ataque de um tubarão a um surfista, ao vivo, pela televisão, faz renascer um dos temores clássicos de nosso tempo, multiplicado pelo cinema. As estatísticas mostram que a preocupação é exagerada. Clique para ler >Veja

Até você, ´baixinho?´
Romário tem conta milionária na Suíça - e não a declarou ao Fisco. No Senado, o ex-craque dispara lições de ética e denuncia falcatruas. Conta não declarada à Receita pode tisnar esse discurso. Clique para ler >Veja

A colaboração entre a força-tarefa e autoridades suíças rastreou as contas da Odebrecht – e pode esclarecer pontos obscuros do mensalão, como uma conta secreta num banco francês. Clique > Leia

A Lava Jato, agora, avança para o exterior
Policiais e procuradores de diferentes países colaboram para caçar corruptos internacionais. Clique >Leia

Procuradoria da República já tem "bala de prata" para denunciar Eduardo Cunha
Os responsáveis pela Lava Jato vão se basear no depoimento de um ex-diretor de informática da Câmara. Clique > Leia
Com ou sem Dilma na Presidência, o vice Michel Temer torna-se peça fundamental para assegurar a governabilidade do País.Clique > Leia

Saúde na pele
A medicina investe na criação de adesivos que imunizam contra doenças ou tratam males como a diabetes. Eles permitem ação rápida e prometem menos efeitos colaterais. No Brasil, a última novidade é um produto que controla os sintomas do Parkinson. Clique > Leia

Os empreiteiros...e os políticos
Lava Jato leva à condenação de ex-executivos da Camargo Corrêa. Acuados, tanto empresários como parlamentares aumentam o tom das críticas em relação à condução das investigações. Clique > Leia

Fonte: Rede Brasil de Notícias

Brasil enfrentará o Chile na estreia das eliminatórias para a Copa de 2018; confira tabela


Campeão da Copa América, o Chile será o adversário do Brasil na abertura das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, no início de outubro. Com a participação de Ronaldo e Forlán, a Fifa sorteou na tarde deste sábado, em São Petersburgo, uma das sedes da Copa de 2018, o desenho das Eliminatórias em todo o mundo e apontou que a primeira rodada do torneio sul-americano ainda contará como Argentina x Equador e Colômbia x Peru.

Na segunda rodada, a Seleção enfrentará em casa a Venezuela. Na terceira, provavelmente já com Neymar, a Argentina será a adversária. Um grande desafio também estará no quinto jogo no torneio, contra o Uruguai, que deve celebrar o retorno de Luis Suárez na ocasião.

As eliminatórias serão o mais importante desafio da Seleção depois da derrota por 7 a 1 para a Alemanha na semifinal do último Mundial, em casa. Desde que Dunga reassumiu o comando, tem afirmado que as Eliminatórias serão prioridade total. Conseguir uma vaga para ir à Rússia daqui a três anos e se manter como único país a disputar todas as Copas do Mundo é a meta a partir de agora. O Brasil lutará por uma das quatro vagas diretas a que tem direito a América do Sul. As 10 seleções jogarão entre si, em ida e volta, sob o sistema de pontos corridos. A quinta colocada ainda poderá tentar vaga numa repescagem, em confrontos com equipes de outros continentes.Confira a tabela completa:

Rodada 1
Colômbia x Peru
Chile x Brasil
Argentina x Equador
Venezuela x Paraguai
Bolívia x Uruguai

Ex-governador do Rio Grande do Norte é preso no Rio

Ex-governador Fernando Freire foi condenado à prisão no RN (Foto: Marcelo Barroso)

O ex-governador do Rio Grande do Norte Fernando Freire foi preso na manhã de hoje (25), na orla da Praia de Copacabana, zona sul da capital fluminense. A prisão foi feita por agentes da Subsecretaria de Inteligência (SSINTE) da Secretaria de Estado de Segurança. De acordo com a secretaria, Fernando Freire estava foragido da Justiça desde 2014 e tem contra ele quatro mandados de prisão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

O ex-governador foi levado para a 12ª Delegacia Policial (DP) em Copacabana. A Polícia Civil do Rio informou que ele será encaminhado para a Polícia Interestadual (Polinter) para os procedimentos de entrada no sistema penitenciário do Rio. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária é que vai definir para qual local o ex-governador será conduzido.

No dia 15 de julho o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) divulgou que a Câmara Criminal do órgão tinha negado mais um recurso pedido pela defesa do ex-governador contra a condenação que foi definida pela 8ª Vara Criminal de Natal. Na mesma decisão, segundo o tribunal, os desembargadores aceitaram denúncia do Ministério Público que apontou o reconhecimento na existência de crime continuado.

Assisão e Ronaldo Cesar encerram programação do Palco do Forró no Festival de Inverno de Garanhuns neste sábado

Assisão e Ronaldo César  

Um encontro de gerações vai garantir o melhor arrasta-pé no Palco do Forró neste sábado (25), noite de encerramento do Festival de Inverno de Garanhuns. Ronaldo Cesar e Assisão colocam o povo pra dançar já na madrugada do domingo, no Parque Euclides Dourado, no palco que horas antes também vê o encerramento dos shows de Pop Rock. Antônio Lira é quem abre a festa do forró, exatamente à meia-noite.

Considerado uma revelação na música pernambucana, o garanhuense Ronaldo Cesar sobe ao palco com seu show completo, a banda conduzida por Mestre Tuxinha e casais de dançarinos para relembrar sucessos de Accioly Neto, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, além, claro, de músicas de seu novo CD "Festa Nordestina", que ficou em segundo lugar no Prêmio da Música de Pernambuco, na Categoria Cultura Popular, no voto do público. Ronaldo Cesar tem em sua curta carreira três CD´s e um DVD, gravado ao vivo no próprio Festival de Garanhuns, além de ter se apresentado nos principais eventos da região. No ano passado, convidado pela Sociedade dos Forrozeiros Pé-de-Serra e ai, e Dudu do Acordeon, Ronaldo Cesar cantou no Galo da Madrugada, na capital pernambucana. Este ano, a Fundarpe selecionou o artista para a programação do FIG2015. "Cantar em casa, depois deste reconhecimento no estado, é festejar com os amigos. Vamos forrozar", faz o convite o artista.

Classificados Glória-BA: VENDE-SE um imóvel residencial com 3 quartos e ponto comercial, a 1 Km da Prainha



VENDE-SE na cidade de Glória, na Bahia, um imóvel com casa residencial e ponto comercial. O imóvel tem ótima localização, cidade é calma e tranquila para morar, passar finais de semana e feriados.

O imóvel situa-se a 1 Km do Balneário Prainha, vizinho à Câmara de Vereadores e à Prefeitura, em frente à Delegacia de Polícia. 

A propriedade mede 14 metros de frente por 22 metros de fundos (área total de 308 metros quadrados) e é composta por casa com três quartos, sendo um suíte com closet, duas salas, um banheiro social, área de serviço, forro em PVC, garagem para três carros e duas casas de cachorro. 

Ponto comercial com cozinha, WC e depósito. 

Valor - R$ 270.000,00 (duzentos e setenta mil reais)
Interessados, por favor, entrar em contato com Gené (87) 99637 7785.

Informações/fotos: Gené Almeida

Grêmio Petrolândia empata com União no último jogo antes das semifinais da Copa Wilkson Fernandes


Em jogo muito disputado, o Grêmio Petrolândia empatou em 4x4 com a forte equipe do União Valdivino, em partida realizada na noite dessa sexta-feira (24). O Grêmio Petrolândia conquistou a classificação para as semifinais da Copa Wilkson de Futsal com antecedência, na rodada anterior, na última terça-feira (21). 

No Ginásio Municipal de Cabrobó, cidade sede da competição, a representação petrolandense marcou com três Nickson e um de Fábio Gomes.

A primeira partida do Grêmio Petrolândia nas semifinais acontecerá na noite deste sábado (25), contra o segundo colocado da Chave A. 

Petrolândia: Torneio da Amizade acontece no Sítio Vila Nova no próximo sábado (1º)

Foto: José Epifânio

Será realizado no próximo sábado, 1º de agosto, o grandioso Torneio da Amizade, no Sítio Vila Nova (Salão), na zona rural de Petrolândia. 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no Sítio Vila Nova (procurar Môa) e Ginásio Municipal de Esportes (com Zé Epifânio).  

O valor da inscrição é de R$ 70,00 (setenta reais) por equipe. Premiação: dois carneiros (campeão e vice-campeão). Troféus e medalhas para campeão e vice. 

A equipe do Departamento de Esportes de Petrolândia estará presente, compartilhando o torneio, levando a equipe de arbitragem para abrilhantar o evento.

Participe!

Informações/foto: José Epifânio

Olinda sedia 9º Seminário Nacional “Educação? Presente.” nos dias 28 e 29 de julho


Nas próximas terça-feira (28) e quarta-feira (29) acontece, no Classic Hall, em Olinda, o 9º Seminário Nacional Educação? Presente. Este ano, o tema trabalhado será Por uma Educação Integral: reflexões e caminhos, e contará com a participação de educadores do Brasil e de Portugal, incluindo cinco mil profissionais da Rede Estadual de Pernambuco, ligados às 300 Escolas Integrais e 28 Escolas Técnicas Estaduais. O evento é uma realização da Secretaria de Educação do Estado e do Instituto Brasileiro Pró-Cidadania.

Durante os dois dias evento, serão apresentadas palestras por profissionais da educação e do mundo dos negócios, como o consultor organizacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes, Eduardo Shinyashiki, de São Paulo; a doutora em Educação Ariana Cosme, Portugal; e o teólogo, filósofo e cientista social Cipriano Luckesi, da Bahia, entre outros. A abertura terá apresentação de grupo musical do Conservatório Pernambucano de Música.

SERVIÇO:
9º Seminário Nacional Educação? Presente. Por uma Educação Integral: reflexões e caminhos
Local: Classic Hall, Avenida Agamenon Magalhães, S/N- Complexo salgadinho, Olinda-PE
Data: 28 e 29 de julho de 2015
Horário: 8h às 17h

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Humberto acredita em consenso entre prefeitos e Governo Federal

Humberto e o prefeito Guga Lins ao lado de trabalhadores da transposição em Sertânia (Foto: Divulgação)

O líder do PT no Senado, Humberto Costa, disse acreditar num consenso entre o Governo Federal e os gestores municipais brasileiros sobre o aumento do repasse para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os prefeitos esperam que a presidenta Dilma Rousseff elevem em 0.5 ponto percentual o FPM de 2015 e preparam uma agenda de mobilização para o mês de agosto. O assunto foi debatido durante reunião do Consórcio de Prefeitos do Pajeú, no município de Sertânia, no Sertão do Estado, na tarde dessa sexta-feira (24).

O encontro teve a presença de prefeitos e representantes dos municípios integrantes do Consórcio, que reúne 22 municípios da Região. “Sabemos que Dilma já garantiu uma parcela pequena deste aumento, mas ainda não chegou naquilo que foi combinado com os prefeitos, que era esse aumento de 0.5 ponto percentual este ano. Mas acredito que a mobilização dos gestores e o diálogo vão resolver esse problema”, disse o senador.

“É preciso fazer Justiça. O senador Humberto Costa sempre atendeu todos os nossos chamados e não se furta de ir para a mesa e ouvir a nossa argumentação. Ele tem uma posição importante como líder do partido do governo, mas sabe da importância e do papel dos municípios e sempre trabalha para ajudar nesse entendimento”, afirmou o prefeito de Afogados da Ingazeira e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB).

Petrolândia: Família comemora os 103 anos de vida de dona Maria do Carmo, aniversariante do dia

 Dona Maria do Carmo

A família de dona Maria do Carmo comemora neste 25 de julho o 103º aniversário de dona Maria do Carmo. 

"E é com grande alegria que Dona Maria do Carmo e família celebram mais um ano de vida. Afinal, são 103 anos bem vividos... Que esta alegria acompanhe a senhora em cada momento da sua vida e que Deus continue guiando todos os seus passos e iluminando cada vez mais os seus pensamentos tão lúcidos e sábios... nós te amamos."

Parabéns a dona Maria do Carmo pela invejável idade de 103 anos, alcançada com saúde e lucidez. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/foto: Bernadete Matias

Pernambucano Sub-20 começa neste sábado (25)

Logo na primeira rodada haverá o clássico entre Porto x Central

Começa neste sábado (25), mais uma edição do Campeonato Pernambucano Sub-20. A competição tem 13 clubes participantes divididos em quatro grupos.

Todas as fases da competição serão disputadas em jogos de ida e volta. Os dois primeiros colocados da primeira fase avançam para a etapa seguinte. Na segunda fase, as equipes se dividirão em dois quadrangulares e os dois melhores colocados disputarão a terceira fase, que será formada por dois grupos compostos por quatro clubes (duas associações em cada grupo), que jogarão entre si em jogos de ida e volta, classificando-se os dois primeiros colocados, que farão a final do campeonato. Confira o regulamento aqui.

A competição começa, no sábado, com três duelos às 15h. Logo na primeira rodada haverá um clássico entre as equipes Porto x Central, no estádio Antonio Inácio, em Caruaru. Sport x Vera Cruz, América x Jaguar são os outros jogos do dia, no mesmo horário.

Técnica de fertilização in vitro completa hoje 37 anos

Há 37 anos nascia na Inglaterra Louise Brown, o primeiro bebê de proveta do mundo. Louise foi a primeira de mais de 6 milhões de crianças que nasceram com a ajuda da fertilização in vitro. A técnica consiste em retirar o óvulo da mulher, coletar o sêmen do homem e criar um embrião em laboratório para ser implantado no útero.

Em entrevista à Agência Brasil, o médico especialista em reprodução humana e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, João Sabino, explicou que a técnica surgiu para ajudar casais com dificuldade para engravidar, mas hoje vai além. Pode ser usada, por exemplo, por casais que têm algum problema genético e querem ter um filho saudável. “Eles podem usar a fertilização para fazer uma investigação genética nos embriões antes da transferência para o útero.”

O procedimento também pode ajudar mulheres que querem ter filhos mais tarde. “Por exemplo em uma mulher que tem câncer e vai fazer quimioterapia. Ela pode congelar os óvulos e fazer uma fertilização mais tarde.”

Central de Libras reinicia atendimentos em julho


Após um processo de reestruturação, a Central de Interpretação de Libras (CIL), programa do Governo Federal em parceria com o Estado de Pernambuco, normalizou os atendimentos no Recife Caruaru e Petrolina. O serviço é gratuito de apoio à pessoa surda e pode ser agendado, com intérpretes de Libras, de forma presencial, na sede da Sead, e virtual, por meio do Skype ou perfil da Sead no Facebook.

O serviço é prestado para garantir autonomia para que o surdo não seja mal interpretado em situações de consulta médica e depoimentos em delegacia, por exemplo. De acordo com Jaqueline Martins, coordenadora da CIL, o trabalho da Central quebra a barreira da comunicação, auxiliando as pessoas surdas a serem compreendidas pela sociedade.

"A sociedade não está preparada para lidar com esse tipo de linguagem ou muitas vezes não tem familiares que usem a linguagem de sinais", ressaltou Jaqueline. O CIL é vinculado à Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), que integra a Executiva de Segmentos Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).

Faexpe não pode ser punida administrativamente porque não é credenciada no MEC, diz jornal


As Faculdades Extensivas de Pernambuco (Faexpe), que tiveram suas atividades suspensas pela Justiça em 25 cidades do interior, por suspeita de irregularidades, não poderão ser punidas administrativamente pelo Ministério da Educação. Caberá apenas ao Poder Judiciário definir o futuro da instituição, porque ela não é credenciada junto ao ministério.

A Faexpe, presente em 43 cidades de Pernambuco e em outros 11 estados, é acusada de ofertar cursos de extensão, graduação e de pós-graduação, incluindo mestrado e doutorado, sem credenciamento, autorização e reconhecimento do ministério.

Com 15 mil alunos, a instituição foi denunciada ao Ministério Público Federal por uma professora que verificou que as cargas horárias das disciplinas eram bem menores que as exigidas pelo MEC. O caso foi investigado por dois meses pelo repórter Jairo Bastos, da TV Clube/Record.

Em 14 de julho, o MPF em Serra Talhada conseguiu decisão liminar da Justiça Federal determinando a suspensão de atividades e interrupção das matrículas.

SARA lança Programa de Aquisição de Alimentos em São Vicente Férrer


Os agricultores familiares de São Vicente Férrer, no Agreste Setentrional, comemoraram, nesta sexta-feira (24), o lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação contempla pela primeira vez o município e será executada pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA), por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), junto à Prefeitura da cidade.

Inicialmente 30 agricultores serão contemplados. Os alimentos serão fornecidos quinzenalmente e irão compor a merenda de quase mil alunos da Escola Municipal André Cezário de Albuquerque, localizada no distrito de Siriji. Serão investidos no projeto, só nesse segundo semestre, cerca de R$ 75 mil.

O secretário Estadual de Agricultura, Nilton Mota, afirmou que “a preocupação do Governo do Estado vai além do estímulo à produção e visa também fortalecer a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar”. De acordo com ele, mesmo com esse momento crítico que o Brasil vem enfrentando, o governador Paulo Câmara vem se destacando na gestão pública. Executando projetos estruturadores, voltados para o desenvolvimento social e econômico do Estado. "Pernambuco deu exemplo na captação de recursos e será modelo, também, na execução do Programa” garantiu Mota.

Confira os jogos da 15ª rodada do Brasileirão da Série A deste sábado e domingo; Em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2, na Orla da cidade


Confira abaixo os jogos da 15ª rodada do Brasileirão da Série A deste sábado e domingo, que em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Jogos deste sábado (25)

Avaí x Atlético-PR - 18:30
Grêmio x Sport - 19:30
Atético-MG x Figueirense - 21:00

Jogos de domingo (26)

Santos x Joinvile - 11;00
Chapecoense x Fluminense - 11;00
São Paulo x Cruzeiro - 16:00
Ponte Preta x Internacional - 16:00
Coritiba x Corinthians - 16;00
Goiás x Flamengo - 16:00
Vasco x Palmeiras - 18;30

Clique e confira as notícias do esporte deste final de semana

Brasileirão Série A

Por Globoesporte.com

Confira resultado das loterias da Caixa de sexta-feira (24); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na sexta-feira (24), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.