sábado, julho 25, 2015

Central de Libras reinicia atendimentos em julho


Após um processo de reestruturação, a Central de Interpretação de Libras (CIL), programa do Governo Federal em parceria com o Estado de Pernambuco, normalizou os atendimentos no Recife Caruaru e Petrolina. O serviço é gratuito de apoio à pessoa surda e pode ser agendado, com intérpretes de Libras, de forma presencial, na sede da Sead, e virtual, por meio do Skype ou perfil da Sead no Facebook.

O serviço é prestado para garantir autonomia para que o surdo não seja mal interpretado em situações de consulta médica e depoimentos em delegacia, por exemplo. De acordo com Jaqueline Martins, coordenadora da CIL, o trabalho da Central quebra a barreira da comunicação, auxiliando as pessoas surdas a serem compreendidas pela sociedade.

"A sociedade não está preparada para lidar com esse tipo de linguagem ou muitas vezes não tem familiares que usem a linguagem de sinais", ressaltou Jaqueline. O CIL é vinculado à Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), que integra a Executiva de Segmentos Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).

No último dia de mutirão de negociação fiscal realizado no Recife, uma das intérpretes de Libras da CIL acompanhou Keyla na negociação de pagamento atrasado do IPTU do seu imóvel. O serviço da Central possibilitou a Keyla uma comunicação bem sucedida com o atendente da Secretaria da Fazenda, no Centro de Convenções, e ela teve seu problema resolvido e ganhou um desconto da dívida do IPTU.

Para realizar o agendamento dos serviços, os interessados devem procurar a Central de segunda à sexta, das 8h às 17h, nos locais indicados abaixo:

RECIFE
Local: Sead
Endereço: Rua João Ivo da Silva, 342, Madalena, Recife
Telefones: 3183.3224 ou 3183.3221

CARUARU
Local: Expresso Cidadão Caruaru
Endereço: Avenida Lourival José da Silva 80, Petrópolis, Caruaru
Telefones: (81) 3727.7546 ou (81) 3727.7547

PETROLINA:
Local: Expresso Cidadão Petrolina (River Shopping)
Endereço: Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio 1001, Centro, Petrolina
Telefones: (87) 3866.6735


Nenhum comentário:

Postar um comentário