06 outubro 2021

Adagro apoia ações do Grupo Una Ambiental no enfrentamento à mosca-dos-estábulos


O Diretor presidente da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro/PE), Paulo Roberto Lima, recebeu na semana passada representantes do Grupo Una Ambiental para discutir possíveis ações integradas de enfrentamento e redução dos danos causados pela mosca-dos-estábulos. A primeira atividade concreta é a realização do 1º Encontro Pernambucano de Combate à mosca-dos-estábulos (ENPECOM), que acontecerá em 30/10 na cidade de Barra de Guabiraba. A Adagro apoia a comissão organizadora na formatação e conteúdo das palestras.

A cama de aviário, conhecida como “cama de frango” pode ser usada apenas como adubo orgânico. O tratamento para eliminar agentes patógenos, o transporte e a utilização na adubação do solo são regulamentados pela Portaria Adagro Nº 31 (maio/2014), que visa combater a ocorrência da praga nas áreas próximas aos plantios.

A praga conhecida como mosca-de-estábulo alastrou-se em Pernambuco nos últimos 10 anos. A mosca é atraída pela “cama de galinha” que é largamente utilizada como adubo orgânico nas plantações, sobretudo de inhame nas regiões da Mata e Agreste. A infestação das moscas foge à região do plantio e se estende às áreas adjacentes causando prejuízo econômico aos criadores de bovinos e equinos, bem como transtornos aos moradores e aos animais domésticos.

Quase meio milhão de pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada em PE, aponta Programa Nacional de Imunizações

No estado, há 486 mil pessoas com a segunda dose em atraso. Análise foi feita a partir de dados preenchidos por 93% dos municípios pernambucanos. Foto: Reprodução TV Globo

Pernambuco tem quase meio milhão de pessoas com a segunda dose atrasada da vacina contra a Covid-19, segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O levantamento foi feito a partir de dados preenchidos por 93% dos municípios pernambucanos. Ao todo, 486 mil pessoas estão com a segunda dose em atraso, considerando o intervalo de cada fabricante do imunizante.

As informações foram divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde. São 254 mil pessoas com a segunda dose do imunizante da AstraZeneca/Fiocruz em atraso, acima dos 90 dias previstos.

Outros 93 mil pessoas que não tomaram a segunda dose da Coronavac/Butantan, passando dos 28 dias. Também há 138 mil pessoas que ultrapassaram o prazo de 60 dias para a segunda dose da vacina da Pfizer/BioNTech.

No Recife, 34 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada. Isso representa 4% dos que já podem se vacinar duas vezes e se considerar completamente imunizados.

Câmara de Deputados conclui votação de PEC que aumenta repasses para municípios

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6), por 456 votos a 3, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 391 de 2017. A medida aumenta em 1 ponto percentual os repasses de tributos da União para as cidades, por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A matéria segue para promulgação.

De autoria do Senado, a matéria prevê que de 50% da arrecadação total do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), 23,5 pontos percentuais ficarão com as cidades por meio do FPM.

O texto prevê que a União destinará ao FPM o repasse sobre produtos industrializados de 0,25% nos dois primeiros anos, 0,5% no terceiro exercício e 1% a partir do quarto ano. Caso seja promulgada ainda este ano, os novos repasses começarão em 2022. Os valores deverão ser depositados todo mês de setembro.

Senado aprova amplo atendimento a autistas pelo SUS


O Senado aprovou hoje (6) um projeto de lei (PL) que torna obrigatória a criação de centros de assistência integral ao paciente com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Sistema Único de Saúde (SUS). Essa obrigação se dá em virtude da criação da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA, prevista no projeto. O texto segue para a Câmara dos Deputados.

O projeto de lei determina que o SUS ofereça atenção integral às necessidades de saúde da pessoa com TEA. A atenção integral inclui diagnóstico precoce, atendimento multiprofissional e acesso a medicamentos e nutrientes. Os centros de assistência para pessoas com TEA facilitarão o acesso desses pacientes ao SUS e deverão contribuir para aumentar os serviços prestados, segundo avaliação da Comissão de Direitos Humanos do Senado.

O projeto foi originário de uma sugestão recebida pela ferramenta e-cidadania, de participação popular no Senado.

A autora da sugestão, a cidadã Irene Jucá, é mãe de uma pessoa com TEA. “Isso é uma demonstração de que ser cidadão não é apenas viver em sociedade, mas transformar essa sociedade. E você transforma a sociedade quando luta, quando cobra dos seus políticos, dos seus governantes a efetivação de seus direitos. Parabéns a essa sugestão e a essa mãe”, disse o relator do projeto, senador Fabiano Contarato (Rede-ES).

Agência Brasil

BH pode se tornar a capital brasileira do 'grau', prática de empinar moto

Foto: Bim da Ambulância/Arquivo pessoal

Belo Horizonte pode se tornar a capital nacional do “grau”, que nada mais é do que empinar moto. Também conhecida como “wheeling”, a prática é tema de um projeto de lei que foi aprovado em 1º turno pela Câmara Municipal da cidade nesta quarta-feira (6).

A justificativa do vereador Bim da Ambulância é trazer mais oportunidades de esporte, lazer, negócios e turismo para Belo Horizonte.

“A prática em via pública é tipificada como infração de trânsito gravíssima, e assim deve permanecer, por praticada sem as devidas cautelas coloca em risco a vida de quem pratica e a de terceiros’, diz o projeto.

Ainda segundo o texto, o esporte começou a se popularizar no Brasil nos anos 90. Recentemente, o “grau” foi homologado pela Confederação Brasileira de Motociclismo.

Petrolândia: Escola técnica CEAPE parabeniza o gestor do município Fabiano Marques pelo seu Dia


A escola técnica CEAPE parabeniza o prefeito da cidade de Petrolândia pelo dia do prefeito.

Nossa pequena homenagem para uma pessoa que está abrindo portas para o nosso ensino técnico.

Feliz dia do prefeito.

Escola técnica CEAPE - Petrolândia

Petrolândia e região agora têm MaxLimp, o máximo em limpeza, desinfetantes com venda no atacado e varejo


Em tempo de crise, investir em produtos mais econômicos e ao mesmo tempo eficientes na limpeza da casa é um desafio para o orçamento familiar. Para ajudar você a manter sua casa ou sua empresa com cheirinho de limpeza, Petrolândia e região tem MaxLimp, o máximo em limpeza, tem a solução.
MaxLimp tem mais de 10 fragrâncias para limpar e perfumar seu ambiente. Experimente!

Os produtos MaxLimp estão disponíveis para venda no atacado e no varejo. Faça o seu pedido e confira as condições de pagamento pelo número 87 9.9918-2361 (WhatsApp). Você pede e a MaxLimp chega até você!


Blog de Assis RamalhoPor - MaxLimp/Divulgação

Boletim desta quarta-feira (06/10/2021): Pernambuco confirma 440 casos de Covid-19 e 12 mortes ocasionadas pela doença



Pernambuco confirmou, nesta quarta-feira (6), mais 440 infecções e 12 mortes ocasionadas pela Covid-19. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), com os novos registros, o estado passou a totalizar 622.742 casos e 19.805 óbitos, números contabilizados desde março de 2020.

Ao todo, de acordo com a SES, 15 casos são de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Isso representa 3% do total de infecções confirmadas nesta quarta. Desde o início da pandemia, foram 54.106 ocorrências desse tipo.

Outros 425 casos são leves, de pessoas que não precisaram ser internadas ou que descobriram a infecção depois de curadas, por meio de testes sorológicos. Foram, ao todo, 568.636 quadros leves desde março de 2020.

Pernambuco recebe mais 326,6 mil doses de vacinas contra Covid-19


Pernambuco recebeu, na tarde desta terça-feira (05.10), mais 326.610 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, 155.610 unidades são da Pfizer/BioNTech, destinadas à aplicação da segunda dose na população em geral e à dose de reforço dos trabalhadores de saúde, e outras 171 mil doses são da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, que também serão utilizadas para completar o esquema vacinal da população.

Do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, as vacinas foram encaminhadas à sede do Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE) para conferência, separação dos quantitativos por município e envio, já na madrugada desta quarta-feira (06.10), às Gerências Regionais de Saúde (Geres).

Segundo o secretário estadual de Saúde, André Longo, os municípios estão sendo abastecidos com novas remessas para que possam continuar suas ações, tanto para a segunda dose quanto para o reforço dos públicos preconizados. “Fizemos uma grande mobilização em setembro para ampliar o número de pessoas vacinadas com a segunda dose e, neste mês de outubro, os gestores municipais devem continuar empenhados em buscar aqueles que estão em atraso”, afirmou Longo.

Chesf informa que a vazão máxima média mensal de Xingó será de 2.500 m³/s, nos meses de outubro e novembro


A Companhia Hidro Elétrica do São Franciso (Chesf) dá continuidade ao processo de comunicação da operação nos reservatórios do São Francisco e informa que a vazão máxima média mensal de Xingó será de 2.500 m³/s, nos meses de outubro e novembro, atendendo à solicitação do Operador Nacional do Sistema (ONS). Em se tratando do reservatório de Sobradinho, a vazão defluente média diária foi elevada, no último dia 30 de setembro, de 1.300 para 1.600 m³/s, permanecendo assim até nova avaliação.

A Chesf salienta que a vazão de Xingó poderá ser elevada até o valor médio diário de 2.900 m3/s, respeitando os limites de mínimo médio diário (800 m3/s) e máximo médio mensal (2.500 m3/s), para atendimento às necessidades do Sistema Interligado Nacional (SIN), conforme processo de otimização energética que envolve diversas regiões do País.

Ao longo desses dois meses, Sobradinho, por sua vez, poderá ter a vazão média elevada até 2.500 m³/s, de acordo com as necessidades supracitadas, e ainda para atender a manutenção do reservatório de Itaparica em no mínimo 30% de sua capacidade.